Está en la página 1de 51

M

A N

U A

D O

SolidEdge 2D Drafting

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Copyright
2004 UGS Corp. Todos os Direitos Reservados O software, os formatos de arquivo e as exibies audiovisuais podem ser utilizados de acordo com o Contrato de Licena de Software aplicvel e contm informaes confidenciais e de propriedade da UGS Corp. protegidas pelas leis de sigilo comercial e de copyright. Este material no pode ser reproduzido ou transferido para outros documentos, nem utilizado ou divulgado a terceiros para fabricao ou qualquer outro fim, exceto se especificamente autorizado dentro das condies do Contrato de Licena de Software ou especificamente autorizado por escrito pela UGS Corp. Legenda de Direitos Restritos O uso, a duplicao ou a divulgao pelo Governo esto sujeitos s restries estabelecidas em DFARS 252.227-7013 (Out. 1988), DFARS 252.227-7014 (Junho 1995), FAR 52.227-19 (Junho 1987) e a qualquer regulamento similar ou sucessor, conforme aplicvel. Direitos no-publicados reservados sob as leis de copyright dos Estados Unidos. UGS Corp.

5400 Legacy Drive, Plano, Texas 75024

Garantias
Todas as garantias fornecidas pela UGS Corp. em relao ao software so estabelecidas no Contrato de Licena do Software, e nada que tenha sido declarado ou inferido por este documento ou seu contedo deve ser considerado ou julgado uma modificao ou emenda de tais garantias. As informaes e o software discutidos neste documento esto sujeitos a alterao sem prvio aviso e no devem ser considerados compromissos pela UGS Corp. A UGS Corp. no assume nenhuma responsabilidade por qualquer erro que possa surgir neste documento. O software discutido neste documento fornecido sob uma licena e pode ser usado ou copiado somente de acordo com os termos da licena. A UGS Corp. no assumir nenhuma responsabilidade pelo uso ou pela segurana do software diante de um equipamento que no tenha sido designado para a operabilidade do software por parte da UGS Corp. ou de suas empresas afiliadas.

Marcas Comerciais
Solid Edge uma marca comercial da UGS Corp. Microsoft, o logotipo Windows, Visual Basic, Windows e Windows NT so marcas registradas da Microsoft Corporation. IntelliMouse uma marca comercial da Microsoft Corporation. MicroStation uma marca registrada da Bentley Systems Inc. AutoCAD uma marca registrada da AutoDesk. TrueType uma marca registrada da Apple Computer, Inc. Netscape uma marca comercial da Netscape Communications Corporation. Todas as outras marcas e nomes de produto so marcas registradas ou comerciais de seus respectivos proprietrios.

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Explorando o Mdulo do SolidEdge 2D Drafting Gratuito

ndice

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Seja Bem Vindo!


A UGS a lder global em software e servios de PLM para o desenvolvimento, manufatura e gesto de produtos (gerenciamento do ciclo de vida do produto). A empresa conta com 46 mil clientes em todo o mundo com aproximadamente 4 milhes de licenas de software (CAD / CAM / CAE e PDM). As solues UGS capacitam os clientes a desenvolver produtos com alta qualidade e a gerenciar todo o processo de transformao desde o conceito inicial at o produto final. No Brasil, a empresa concentra suas atividades no escritrio de So Caetano do Sul-SP, que atua como sede das operaes para toda a Amrica Latina. Se sua compania utiliza processos de projeto 2D, voc ir se beneficiar com o SolidEdge 2D Drafting. O SolidEdge 2D oferece um escelente layout de projetos, diagramas, anotaes e controle de dimensionamento incluindo uma srie de padres internacionais: ISSO, ANSI, BSI, DIN, JIS e UNI e esta absolutamente livre para uso e donwload. . A borda contnua 2D que esboa capitalizes em 10 anos das potencialidades produo-provadas desenvolvidas para a borda contnua, e oferece a disposio extraindo excelente, diagramming, a anotao e calcular as dimenses dos controles que comply automaticamente com uma escala larga de padres esboando - including o ISO, o ANSI, o BSI, o DIN, o JIS e o UNI. E deve absolutamente LIVRE download e usar-se. A borda contnua 2D que esboam incluem uma riqueza das ferramentas projetadas facilitar a transio dos 2D usurios de AutoCAD que atualizam borda contnua, including wizards da importao, o WYSIWYG das limas importadas (combinar de pias batismais de AutoCAD e de esquemas de cor) e muitas outras potencialidades que lhe fazem uma aplicao compelindo para os usurios de AutoCAD 2D que procuram mais valor e produtividade de seus 2D assentos do CAD Solid Edge 2D Drafting includes a wealth of tools designed to ease the transition of 2D AutoCAD users updating to Solid Edge, including import wizards, WYSIWYG of imported files (matching of AutoCAD fonts and color schemes) and many other capabilities that make it a compelling application for AutoCAD 2D users looking for more value and productivity from their 2D CAD seats

Para obter mais informaes sobre os produtos e servios da UGS, acesse: www.ugs.com/brasil http://www.solidedge.com/free2d/ http://www.ugs.com

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Este exerccio no demonstra tudo que o SolidEdge 2D Drafting pode fazer, porm sua inteno mostrar quo diversificado e verstil o software

Perfis:
No Solid Edge, quando voc comea a trabalhar, voc tem opes de construir Rascunhos / Sketchs ou construir features, sem a necessidade de se construir Rascunhos / Sketchs, ou seja, voc pode desenhar dentro do comando. Quando voc selecione alguma feature para iniciar o trabalho e clica em um dos planos de referncia, voc comea a construir os seus perfis com comandos de linha / line, arco / arc etc. Tambm poder fazer relaes entre os perfis e at mesmo cot-los, a partir de agora, voc vai conhecer todos os comandos que o Solid Edge disponibiliza para que voc consiga desenhar os seus perfis.

Ferramenta de Seleo / Select Tool:


O comando Ferramenta de Seleo / Select Tool, utilizado para selecionar os elementos, com ele, voc pode mover, editar ou apagar os elementos como linhas, cotas etc. Para trabalhar com ele, basta acion-lo e clicar ou abrir uma janela, sobre o elemento desejado.

ou

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Linha / Line: Com o comando Linha / Line, voc constri linhas e arcos, dependendo da opo acionada, tambm podemos adicionar angulos e distncias.

Troca a cor da linha Linha Troca a espessura da linha Troca o estilo da linha Troca a cor da linha

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Ponto / Point: O comando Ponto / Point cria pontos em sua rea de trabalho, voc pode criar os pontos nos eixos x e y sendo que o centro dos planos o zero de origem.

O comando Curva / Curve cria curvas com formas livres com pontos determinados, incio, meio e fim.

Curva / Curve:

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Convert To Curve / Converter em Curva:

O Comando Convert To Curve / Converter em Curva, transforma um segmento de reta em curva, dentro desse comando, voc tem opes de como manipular uma curva.
Opes Edita a forma da curva localmente pelos pontos Mostra o pente de curvatura da curva Edita a forma da curva pelos pontos Troca a espessura da linha Adiona ou Remove os pontos de controle da Curva

Arco Tangente / Tangent Arc:

O comando Arco Tangente / Tangent Arc utilizado para desenhar um arco com o ponto inicial tangente a um elemento existente, se no tiver esse elemento, ele ir se comportar como um Arco por 3 Pontos / Arc by 3 Points.

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

O comando Arco por 3 Pontos / Arc by 3 points cria arcos de duas formas, definindo os dois pontos extremos e um terceiro que dinir o ponto mdio e a outra definindo o raio, as duas extremidades e a posio do arco.

Arco por 3 Pontos / Arc by 3 Points:

Arco pelo Centro / Arc by Center: O comando Arco pelo Centro / Arc By Center, cria arcos definindo um ponto do seu centro e o angulo do arco.

Crculo pelo Centro / Circle by Center: O comando Crculo pelo Centro / Circle By Center cria um crculo indicando o seu ponto central e o segundo vai ser o seu raio.

10

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Crculo por 3 pontos / Circle by 3 Points: O comando Crculo por 3 Pontos / Circle by 3 Points, cria crculos por trs pontos ao longo de uma circunferncia, definindo a localizao e o tamanho do crculo. ou definindo dois pontos tangentes relecionados com outros seguimentos de arco.

Crculo Tangente / Tangent Circle: O comando Crculo Tangente / Tangent Circle, cria crculos por trs pontos ao longo de uma circunferncia ou definindo dois pontos tangentes relecionados com outros seguimentos de arco.

UGS Corporation No copiar

11

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Elipse por 3 pontos / Ellipse by 3 Points: O comando Elipse por 3 Pontos / Ellipse by 3 Points cria elipses com trs pontos, sendo o primeiro ponto o centro do eixo, o segundo o comprimento e orientao do eixo e o outro a altura da elipse.

Elipse pelo Centro / Ellipse by Center: O comando Elipse pelo Centro / Ellipse by Center, cria elipses por trs pontos, sendo o primeiro ponto o seu centro, o segundo o comprimento e a orientao do eixo e o terceiro o comprimento do segindo eixo.

Retngulo / Rectangle: Esse

comando Retngulo / Rectangle permite criar retngulos de duas formas, uma seria clicando e arrastando na diagonal e outra seria clicando em dois pontos que formam a distncia lateral e o terceiro a altura.

12

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Filete / Fillet: O comando Filete / Fillet concorda dois segmentos de reta em


um raio, os elementos podem estar interseccionados ou no. Dentro desse comando, temos a opo se ele vai executar o trim ou no.

Essa opo o que controla se vai fazer o filete/fillet com trim ou no

UGS Corporation No copiar

13

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Chanfro / Chamfer: O comando Chanfro / Chamfer faz um chanfro entre


dois elemntos, nesse comando, voc poder definir o ngulo ou valores para fazer o chanfro.

Aparar / Trim: O comando Aparar / Trim, apaga seguimentos inteiros ou os


que se interseccionam. Voc pode apagar um seguimento apenas clicando sobre ele ou clicando e arrastando sobre o(os) seguimento(s).

14

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

O comando Trim Corner faz a concordncia de dois objetos extendo ou apagando os elementos, nesse comando voc tambm tem a opo de clicar e arrastar em dois elementos para efetuar a operao.

Aparar Canto / Trim Corner:

Estender / Extend to Next: O comando Estender / Extend, estende um


seguimento de reta at o prximo selecionado.

UGS Corporation No copiar

15

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

O comando deslocamento / offset duplica um elemento a uma determinada distncia paralelamente.

Deslocamento / Offset:

O comando Deslocar Simetricamente / Symetric Offset, desenha uma geometria deslocada a uma distncia determinada com uma linha de centro.

Deslocar Simetricamente / Symmetric Offset:

Incluir / Include: O comando Incluir / Include, copia elementos de um plano, sketch ou arestas de um slido, o elemento copiado, fica associado com o modelo anterior de onde foi copiado, quando a geometria original for modificada, o elemento includo, modifica junto.

16

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

O comando Geometria de construo / Construction Geometry, define um elemento como linha de centro, no fazendo parte do perfil.

Geometria de Construo / Construction Geometry:

Mover / Move: O comando mover / move utilizado para mover ou copiar


elementos.

Habilita a opo Copiar / Copy do comando.

UGS Corporation No copiar

17

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Rotacionar / Rotate: O comando Rotacionar / Rotate rotaciona objetos e


podem ser tambm copiados.

Habilita a opo Copiar / Copy do comando.

Espelhar / Mirror: O comando Espelhar / Mirror espelha objetos baseado


em um eixo de simetria, esse comando tambm permite a copia dos elementos.

Habilita a opo Copiar / Copy do comando.

Escalar / Scale: O comando Escalar / Scale aumenta ou diminui elementos conforme o fator de escala colocado.

Habilita a opo Copiar / Copy do comando.

18

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

comando de dimensionamento Smart Dimension usado na maioria dos casos no Solid Edge, por ser um comando fcil e rpido de utilizar, ele se enquandra na maioria dos casos de dimenionamento no Solid Edge como cotar raios, ngulos, dimetros.
ngular / Angle
Raio / Radius

Smart Dimension: O

ngular / Angle Comprimento / Lenght Metade / Completo Half / Full Tangente / Tangent Maior-Menor / Major-Minor

Distncia Entre / Distance Between: O comando Distncia Entre /


Distance Between cria cotas representativas, acumulativas e por dois pontos.

Dimension Axis

Por 2 Pontos

O comando ngulo Entre / Angle Between cria cotas angulares entre elementos.

ngulo Entre / Angle Between:

UGS Corporation No copiar

19

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Cota por Coordenada / Coordinate Dimension:

O comando Cota por Coordenada / Coordinate Dimension cota a dimenso de uma origem at os pontos do elementos.

Cota de Coordenada Angular / Angular Coordinate Dimension: O comando Cota de Coordenada Angular / Angular Coordinate
Dimension cota a dimenso de uma origem at os pontos dos elementos angularmente.

Dimetro Simtrico / Symmetric Diameter:

O comando Dimetro Simtrico / Symmetric Diameter utilizado para cotar dimetros ou objetos revolucionados.

20

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Relaes Geomtricas:
As Relaes Geomtricas so utilizadas para controlar os perfis construdos no Solid Edge, essas relaes fazem todas as amarraes necessrias para que o perfil fique de acordo com o desejado, ou seja, colocando as relaes corretamente, voc no ter nenhum problema quando fizer alteraes em cotas, pois manter o perfil conforme o desejado.

O comando Conectar / Connect une um pontochave de um elemento a outro, por exemplo, podemos conectar um perfil a um plano ou tambm os dois extremos das linhas, para fech-las.

Conectar / Connect:

UGS Corporation No copiar

21

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Concntrico / Concentric: O comando Concntrico / Concentric mantm centro coincidentes para arcos e crculos.

O comando Horizontal / Vertical torna uma linha vertical ou horizontal a um plano de referncia ou entre dois pontos.

Horizontal / Vertical:

22

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Colinear / Collinear: O comando Colinear / Colinear fora duas linhas a


ficarem colineares. Se o ngulo de uma das linhas mudar, a segunda linha alterar seu ngulo e posio para se manter colinear primeira.

Relao Paralela / Parallel Ralationship:

O comando Relao Paralela / Parallel Ralationship faz duas linhas compartilharem o mesmo ngulo de orientao.

Perpendicular: O comando Perpendicular, mantm um ngulo de 90 entre


dois elementos.

UGS Corporation No copiar

23

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

O comando Bloquear / Lock trava um elemento, impossibilitando que suas dimenes sejam alteradas.

Bloquear / Lock:

Conjunto Rgido / Rigid Set: O comando Conjunto Rgido / Rgid Set, possibilita adicionar uma rigidez a um grupo de elementos.

Tangente / Tangent: O comando Tangente / Tangent utilizado para estabelecer uma relao de tangncia entre dois elementos.

Igual / Equal:
entre os elementos.

O comando Igual / Equal estabelece relao de igualdade

24

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Relao Simtrica / Symmetric Relationship: O comando Relao Simtrica / Symetric Relationship torna os elementos simtricos a uma linha ou a um plano de referncia.

O comando Definir Eixo Simtrico / Set Symmetric Axis transforma uma linha ou plano em eixo de simetria.

Definir Eixo Simtrico / Set Symmetric Axis:

UGS Corporation No copiar

25

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Esse comando habilita ou desabilita a visualizao dos smbolos de relaes. Para acessar entre no Menu Ferramentas > Indicadores de Relaes / Tools > Relationship Handles.

Indicadores de Relaes / Relationship Handles:

26

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Esse comando indica as dimenses e relaes geomtricas que so necessrias adicionar ao perfil.

Assistente de Relaes / Relationship Assistant:

UGS Corporation No copiar

27

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

28

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Intellisketch:

O Intellisketch uma ferramenta utilizada para encontrar as relaes necessrias para desenvolver os perfis, nesse comando, voc configura as opes necessrias, como ponto mdio / mid point, extremidade final / end point etc. Esse comando encontra-se no Menu Ferramentas > Intellisketch / Tools > Intellisketch.

UGS Corporation No copiar

29

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Extremidade Final / End Point

Ponto Mdio / Mid Point

Ponto no Elemento / Point on element

Ponto Central / Center Point

Ponto de Silhueta / Silhouette Point

Perpendicular

Ponto de Interseco / Intersection Point

Editar Ponto / Edit Point

Vrtice de Controle da Curva / Curve Control Vertex

Ponto de Perfuao / Pierce Point

Tangente / Tangent

Horizontal ou Vertical / Horizontal or Vertical

30

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Formatando folhas padres no Solid Edge Drawing:


O Formato padro da folha do Solid Edge uma A2 wide, sendo que a qualquer momento podemos format-la para os padres da empresa.

Sempre que abrirmos o Solid Edge Drawing ele nos mostrar a folha acima sendo que essa ser a nossa folha de trabalho (working sheet), para mudarmos nossa folha, recomendamos que sempre usem o formato background sheet ou seja, a folha de rosto onde poderemos configurar legendas, smbolos da empresa etc.

UGS Corporation No copiar

31

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Para acionarmos a opo de background sheet temos que ir em:

Sendo que a parte inferior da tela ficar da seguinte forma:

Como foi dito anteriormente, a folha padro do Solid Edge uma A2, sendo que a folha correspondente a ela (background sheet) a A2-Sheet como mostra a imagem acima. Quando selecionamos a folha A2-Sheet, podemos apagar qualquer elemento padro da folha como mostra a imagem abaixo:

32

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Sendo que a folha tem uma marca dgua escrita BACKGROUND para diferenciar uma da outra. Quando fazemos qualquer alterao nessa folha e voltamos para a Sheet 1, percebemos que a mesma foi alterada, mas no temos controle sobre ela, ou seja, a folha working sheet para detalharmos e desenharmos as peas e o background sheet somente para configuraes da folha. Supondo que queremos fazer uma folha A4 no drawing, teremos que fazer o seguinte procedimento: Clique com o boto direito na aba sheet setup e mude na aba size o tamnho da folha para a4, conforme imagens abaixo:

Agora, na aba background, mude para o Background A4 e sua folha ficara com o formato do background desejado.

UGS Corporation No copiar

33

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Sua folha ficar da seguinte forma:

Suponhamos que agora queiramos fazer uma folha A0 com o logo da empresa ao fundo, faremos da seguinte forma: Clique com o boto direito sobre a aba e clique em INSERT, o Solid Edge ir inserir uma nova folha para voc.

34

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Nessa nova folha que foi inserida, clique com o boto direito e selecione Sheet Setup e selecione a folha A0 Tall.

Com isso voc ter uma nova folha A0 sendo que estamos fazendo apenas o Background da mesma. Agora, com as ferramentas de linhas, arcos etc, voc poder desenhar o perfil da sua folha.

UGS Corporation No copiar

35

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Sendo que essa folha que acabamos de criar um background.

36

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Mais comandos do Drawing Fill: Esse comando permite que voc faa hachuras em seu desenho conforme imgem abaixo:

Escolha o tipo de hachura que voc quer usar e selecione a onde ser hachurado.

Measure Distance: Esse


conforme mostrado abaixo:

comando mede a distncia entre dois pontos

UGS Corporation No copiar

37

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Measure Area: Esse comando permite que voc mea o valor da rea conforme imagem abaixo:

Measure Total Length: Esse comando mede o comprimento total de um


nico elemento ou o encadeamento do mesmo conforme imagem abaixo:

38

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Block: Esse comando permite gerar blocos dentro do Solid Edge.

Clique no comando Block e selecione as entidades que quer transformam em um bloco abrindo uma janela.

Aceite e em seguida d uma referncia para o bloco, como est na imagem acima. Depois d um nome ao bloco.

Em sua rvore (Edge Bar), existe uma opo chamada Show Blocks, nela ir conter todos os blocos criados sendo que para trazer um bloco para a tela, s clicar e arrastar para a folha.

UGS Corporation No copiar

39

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Block Label: Esse comando cria blocos com nomes.

40

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Group: Agrupa os elementos.

Ungroup: Desagrupa os elementos agrupados.

UGS Corporation No copiar

41

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Retangular Pattern: Esse comando mltiplica o elemento. Para usar o comando s clicar no elemento, e selecionar o retangular pattern, em seguida s preencher a ribbon bar.

Circular Pattern: Esse comando multiplica o elemento circularmente. Para usar o comando o mesmo procedimento do retangular pattern.

42

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Hole Table: Esse comando gera uma tabela de furos no Solid Edge.

UGS Corporation No copiar

43

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

44

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Esse comando usado para o usurio do 2D ter mais facilidade para desenhar no Solid Edge. Esse comando est localizado em Tools > Grid, voc notar que sua tela ficar toda quadriculada, facilitando a execuo dos desenhos.

Grid:

UGS Corporation No copiar

45

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Link com o Excel: O Solid Edge permite um link direto com o Excel para a parametrizao de seus perfis. Todas as cotas inseridas no seu perfil so armazenas em uma tabela de variveis que se encontra em Tools > Variables.

Note que no perfil existem 5 cotas e na tabela de variveis tambm. Se quisermos, podemos mudar as cotas pela tabela, mas o inteno aqui mostrar como linkar um arquivo excel ao Solid Edge 2D.

46

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Para comearmos a fazer o link, temos que abrir um arquivo Excel a colocar alguns valores (aleatrios ou no) conforme imagem abaixo:

Para transferir os dados do Excel para a tabela de variveis, basta copiar a clula do Excel e usar a opo PASTE LINK na tabela de variveis, conforme imagem abaixo:

UGS Corporation No copiar

47

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Note que o valor tanto da tabela quanto do perfil, foram mudados e manteram um link. Sempre que o usurio quiser mudar os valores das cotas, poder ser feito pelo Excel que automaticamente o Solid Edge ir alterar o valor no perfil.

48

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Layers: O layers no Solid Edge so muito fceis de usar, basta deix-lo ativo quando for desenhar conforme imagens abaixo:

Sempre que for desenhado algum perfil no Solid Edge 2D, o mesmo ser armazenado no Layer ativo, no caso esse que est com o smbolo de um lpis.

Note que temos dois elementos e dois layers.

UGS Corporation No copiar

49

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Movendo Layers: Esse comando permite que possamos mover o contedo de um layer, para outro layer. Para fazer isso, basta selecionar o elemento e selecionar a opo Move Layer na Edge Bar, confome imagens abaixo: Move Layer

50

UGS Corporation No copiar

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Mudando padres de linhas, cotas, hachuras e tabelas: Para que voc mude esses padres, voc dever ir em Format > Style e mudar o que deseja, conforme imagem abaixo:

Para fazer a modificao, basta clicar no que quer mudar e selecionar Modify para poder entrar nas configuraes e mudar os parmetros.

UGS Corporation No copiar

51

SOLID EDGE V19 2D Drafting FREE TRIAL

Todas as configuraes do Solid Edge tem que ser salva em um template e o mesmo se encontra na seguinte pasta: C:\Program Files\Solid Edge\Template, assim, sempre que abrirmos um novo arquivo, o mesmo estar salvo e configurado conforme imagem da caixa de dilogo abaixo:

52

UGS Corporation No copiar

También podría gustarte