Está en la página 1de 2

Sentir dor no corpo ao acordar pode indicar m postura durante o sono.

Alm do jeito de dormir, postura do dia a dia tambm influencia nas dores. Por outro lado, acordar cansado pode ser sinal de um distrbio do sono. A hora de dormir aquela hora para descansar e recuperar as energias para o dia s eguinte. Porm, algumas pessoas costumam acordar com dores no corpo e ainda mais c ansadas do que no dia anterior e isso pode ser um sinal de m postura durante o so no, como explicou o mdico do esporte Gustavo Magliocca no Bem Estar. Quando a pessoa dorme, ela passa em mdia oito horas na mesma posio se ela no for ade quada, pode acontecer o alongamento e tambm o encurtamento de alguns msculos, o qu e causa a dor. Em alguns casos, comum at a pessoa travar e no conseguir nem levantar da cama.

Por exemplo, dormir de lado com as pernas esticadas e as mos debaixo do travessei ro pode prejudicar diversas articulaes do corpo. Para se proteger, ideal que o travesseiro deixe a cabea em um ngulo de 90 graus em relao aos ombros e que a pessoa use um segundo travesseiro para abraar e outro par a colocar entre as pernas(como mostra o infogrfico acima). Dormir de bruos ou com a barriga para a cima tambm pode fazer mal. Alm das dores, d ormir de mau jeito pode causar tambm leses nos ligamentos da coluna e hrnia de disc o, como foi o caso do empreendedor William Hertz mostrado na reportagem da Daian a Garbin. Ele acordava todos os dias sentindo uma dor que irradiava por todo o corpo, incmo do que dificultava nas atividades mais simples do dia a dia, como escovar os den tes e levantar da cama (veja no vdeo ao lado). Para melhorar as dores que ele sentia ao acordar, ele teve que se exercitar e em agrecer, mas a luta no foi fcil. Segundo o mdico do esporte Gustavo Magliocca, essa dor limita movimentos simples e deve ser bem avaliada por um mdico para no atrapa lhar a vida do paciente. preciso prestar ateno tambm ao tipo do travesseiro, que so os maiores responsveis pel o torcicolo, um espasmo muscular causado por erro postural. O problema pode ser tratado com um relaxante muscular apenas, mas existem casos que precisam de mass agem, fisioterapia e at o uso do colar cervical. A dica para se proteger no usar o travesseiro muito alto ou muito baixo. O neurologista Marcelo Calderaro alertou que, fora as dores no corpo, tambm exist e a possibilidade de as pessoas sentirem dor de cabea ao acordar, o que pode prej udicar muito a qualidade do sono. As causas mais freqentes para esse problema geralmente no so graves, como estresse, ansiedade, depresso, uso excessivo de analgsicos, ressaca e at mesmo distrbios, com o a apneia do sono. A apneia, inclusive, pode fazer com que a pessoa acorde com sono porque, ao ronc ar, ela no consegue dormir direito. Outros distrbios como bruxismo e insnia tambm po dem prejudicar o sono e trazer conseqncias como mau humor e at queda do sistema imu nolgico. Dor nos ps A Marina Arajo foi conhecer a histria da professora Gilvana de Oliveira, que tem f ascite plantar e sente muitas dores no p, principalmente quando acorda (veja no vd eo ao lado). Segundo o ortopedista Gustavo Magliocca, a fascite plantar uma infl amao da musculatura da sola do p. A Gilvana fazia escalda-ps e alongamentos no fim d o dia, mas nada disse resolvia o problema, apenas aliviava as dores. Na maioria dos casos, a pior dor acontece de manh quando o msculo est estendido, co

mo explicou o mdico do esporte Gustavo Magliocca. Normalmente, comea a doer na reg io do calcanhar e, com o tempo, a dor vai se espalhando pela sola ou lateral do p, momento que mais incomoda. Usar calados adequados e anatmicos e fazer exerccios de pouco impacto, como ciclismo e natao, pode ajudar a aliviar os efeitos dessa infl amao, como disse o mdico.

Fonte: G1

También podría gustarte