Está en la página 1de 3

ELETRICIDADE

No mundo em que vivemos, a energia eltrica tem papel fundamental; difcil imaginarmos, algum, nos dias de hoje, vivendo sem a utilizao de energia eltrica. A humanidade j passou pela Idade da Pedra, Idade do Bronze e idade do Ferro. H dois sculos utiliza as mquinas trmicas e hoje convive com a era da eletricidade ou segunda revoluo industrial. As primeiras descobertas, relacionadas com fenmenos eltricos, foram feitas pelos Gregos, na Antigidade. O Filsofo e Matemtico Thales de Mileto, que viveu no sculo Seis a.C., observou que um pedao de mbar (Elektron em Grego), uma resina fssil, quando friccionada, adquiria a propriedade de atrair corpos leves (como pedaos de palha). Ento, podemos entender a eletricidade de duas maneiras distintas, uma como sendo uma propriedade dos corpos e a outra como a parte da fsica que estuda todos os fenmenos associados a uma propriedade fsica denominada Carga Eltrica. Divide-se em Eletrosttica, Eletrodinmica e Eletromagnetismo.

PRINCPIO DA CONSERVAO DA CARGA ELTRICA A carga eltrica total de um sistema eletricamente isolado sempre se conserva.

CARGA ELTRICA E A ESTRUTURA ATMICA

Como voc sabe, o tomo composto de vrias partculas, entre os quais esto as que interessam ao nosso estudo: os prtons, os nutrons e os eltrons. Os prtons e os nutrons esto presos ao ncleo atmico. Ao redor desse ncleo giram os eltrons. Convencionou-se que: Os Prtons tm carga eltrica positiva; Os eltrons tm Carga eltrica negativa; Os nutrons no tm carga eltrica. QUANTIZAO A CARGA ELTRCA Se um corpo encontra-se eletricamente carregado, possvel calcular o valor de sua carga eltrica total, pois a mesma uma grandeza quantizada. A quantidade de carga eltrica total (Q) sempre um nmero inteiro (n) de vezes o valor elementar (e):

ELETROSTTICA
a parte da Fsica que estuda as cargas eltricas em repouso, ou no caso de corpos em movimento, com condio de movimento relativo entre esses corpos. CARGA ELTRICA Propriedade Fsica fundamental, intrnseca a todos os corpos, que est ligada estrutura atmica da matria. PRINCPIOS DA CARGA ELTRICA PRINCPIO DA ATRAO E REPULSO ELTRICA Cargas eltricas de mesmo sinal (mesmo nome) repelem-se, e as de sinais diferentes (nomes diferentes) atraem-se.

Q = n.e
IMPORTANTE: A unidade de medida de carga
eltrica o Coulomb [Q] = C (Coulomb). CARGA ELTRICA ELEMENTAR o menor valor de carga eltrica encontrada na natureza, at o presente momento. Cada prton possui uma unidade positiva e cada eltron possui uma unidade negativa. Sua intensidade :

ELETRIZAO DOS CORPOS Dizemos que um corpo est eletrizado, quando o mesmo apresentar excesso de carga eltrica. Se apresentar excesso de carga positiva (nmero de prtons maior que o nmero de eltrons), o corpo est eletrizado positivamente, se apresentar excesso de carga negativa (nmero de prtons menor que o nmero de eltrons), o corpo est eletrizado negativamente. Mas se o nmero de

prtons for igual ao nmero de eltrons, o corpo est neutro. Como possvel eletrizar um corpo? H trs processos bsicos de eletrizao: por atrito, por contato ou por induo. ELETRIZAO POR ATRITO Eletrizao por atrito o processo bem simples de gerao de cargas eletrostticas, ele pode ocorrer sempre que dois corpos de materiais diferentes so esfregados um no outro. A eletrizao por atrito no acontece entre metais porque eles so bons condutores e a descarga muito rpida, no conseguindo mant-los eletrificado.

importante salientar tambm que est valendo o princpio da conservao das cargas eltricas, que diz que a quantidade de cargas eltricas antes do contato igual quantidade de cargas eltricas depois do contato. Se os dois corpos forem absolutamente idnticos, no final da experincia eles ficaro com a mesma quantidade de carga eltrica, que ser determinada pela mdia aritmtica da quantidade de cargas antes do contato.

importante assinalar que aps o atrito, os corpos atritados ficam com cargas de sinais opostos. Isso determinado por uma tabela chamada de srie triboeltrica. Na figura que segue temos uma verso resumida dessa srie.

ELETRIZAO POR INDUO


Na eletrizao por atrito e por contato, h obrigatoriamente a necessidade do contato fsico entre os corpos. Na eletrizao por induo isso j no necessrio e por isso que esse processo recebe esse nome. Considere trs condutores, um carregado eletricamente e ou outros dois neutros e encostados um no outro.

ELETRIZAO POR CONTATO A eletrizao por contato, diferentemente da eletrizao por atrito, necessita de pelo menos um dos corpos carregado eletricamente. Para entender o funcionamento do processo da eletrizao por contato, considere um condutor carregado positivamente e outro condutor neutro. Aproxima-se o condutor carregado dos condutores neutros. O condutor carregado ser o indutor e os condutores neutros, os induzidos. Durante essa aproximao, observa-se uma separao de cargas nos condutores neutros.

Agora com o indutor ainda prximo, separam-se os dois condutores que esto juntos.

F = fora (medida em Newton [N]); q = carga eltrica (medida em Coulomb [C]) r = distncia (medida de metros [m]) k= constante eletrosttica (medida em N.m2/C2) K uma constante de proporcionalidade chamada constante eletrosttica, cujo valor depende do meio onde as cargas esto imersas e do sistema de unidades utilizado. Obs.: Para o vcuo: K0 = 9.109 unidades (SI)

E por fim retira-se o indutor das proximidades dos outros dois corpos. Teremos como resultado os dois condutores que inicialmente eram neutros, agora carregados com cargas de sinais a opostos. Note que em momento algum houve o contato entre o condutor carregado e os condutores inicialmente neutros.

FORA ELTRICA Considere duas cargas eltricas puntiformes q1 e q2 separadas entre si de uma distncia d, num meio isolante.

Verifica-se que o sistema assim constitudo possui energia armazenada (energia potencial eltrica) e que as cargas ficam sujeitas ao de fora (fora eltrica). LEI DE COULOMB Coulomb descobriu que a fora eltrica que atua sobre dois corpos eletricamente carregados diretamente proporcional s suas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia.

Onde:

También podría gustarte