Está en la página 1de 27

Arranjo ferrovirio e espao urbano na regio dos Campos Gerais/Mata de Araucria (PR)

Coaracy Eleutrio da Luz*

Resumo Localizado na regio dos Campos Gerais/Mata de Araucria, o trecho Ponta GrossaUnio da Vitria da ferrovia So Paulo-Rio Grande foi construdo no incio do sculo 20. Neste percurso foi implantada uma infraestrutura conforme o grau de participao do local no movimento ferrovirio regional para o transporte de passageiros e cargas, constituindo-se em um importante aliado no desenvolvimento socioeconmico e na promoo de diversas alteraes no contexto espacial em questo. Assim, demonstra-se a relao existente entre o arranjo ferrovirio e o espao em que este se insere no decorrer de sua passagem histrica atravs da anlise dos principais conceitos urbansticos e arquitetnicos, e da formao de brownfields.

Palavras-chave: Ferrovia So Paulo-Rio Grande, sculo 20, Brasil. Ferrovias urbanas. Redesenvolvimento de brownfields.

Railway Arrangement and Urban Space in the Region of Campos Gerais/Mata de Araucria (PR)

Abstract In the stretch between Ponta Grossa and Unio da Vitria (city), located in the region of Campos Gerais/Mata de Araucria, it was constructed in the beginning of the twentieth century the So Paulo-Rio Grande railway. In that course, an infrastructure was implanted according to the level of the locals participation in the regional railway movement for passengers and loads transportation, what constituted in an important allied in the socioeconomic development and the promotion of several alterations in the space context in question. Thus, this work demonstrates the existent relationship between the rail arrangement and the space, in wich it inserts through its historical

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

166

context analysing the main urbanistic and architectural concepts and brownfields formation.

Key-words: So Paulo-Rio Grande brazilian railway history, 20th century. Urban railways. Brownfields redevelopment.

Introduo No incio do sculo passado, registra-se no Paran a construo de um importante eixo de ligao sobre trilhos entre a regio sul e os principais plos econmicos do pas So Paulo e Rio de Janeiro. Essa ferrovia, ento denominada So Paulo-Rio Grande, tinha como ponto de partida a cidade de Itarar em So Paulo e findava seu trajeto em Marcelino Ramos no Rio Grande do Sul, atravessando praticamente quase todos os estados sulinos.

Ao longo do traado desta ferrovia da Rede Viao Paran-Santa Catarina (RVPSC) erigiu-se uma diversidade de edificaes, tais como: estaes, paradas, oficinas, depsitos, guaritas, pontes, residncias, armazns, entre outros bens. Desta forma, o advento ferrovirio na regio implementou uma importante configurao espacial, tanto rural como urbana, diferenciada de acordo com as condies anteriores implantao de tal sistema de transporte. A partir da dcada de sessenta, entretanto, com a priorizao do transporte rodovirio, as ferrovias brasileiras entraram em um profundo declnio e inicia-se um grave processo de deteriorao, episdio que reforado por uma poltica neoliberal as conduziu, na dcada de noventa, ao poder da iniciativa privada.

Nessa contextura, o presente artigo busca abordar o fato ferrovirio pertencente ao trecho compreendido entre Ponta Grossa e Unio da Vitria (1) (FIGURA 01), considerando-o como um expressivo elemento que juntamente com alguns fatores preexistentes e relevantes na produo do espao e evoluo do territrio, contribuiu para a concepo da morfologia urbana presente na regio. De tal modo, pretendese demonstrar a relao existente entre o arranjo ferrovirio e o espao em que este se insere no decorrer de sua passagem histrica a partir da anlise dos principais

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

167

conceitos urbansticos e arquitetnicos relativos forma urbana, funo urbana, desenho urbano, contexto, elementos morfolgicos e formao de brownfields.

1 Ferrovia e transformaes espaciais nos Campos Gerais/Mata de Araucria (1904-2004) Os propsitos da construo da ferrovia So Paulo-Rio Grande tem seus primeiros indcios oficiais na ltima dcada do sculo 19, no entanto, a concretizao de tal
Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010 168

projeto concluiu-se na seo estudada at os primeiros anos do sculo seguinte. Este trecho, totalizando 264 quilmetros e conectado s ferrovias paranaenses que pleiteavam ao litoral, passou a servir ao trfego em 1905. O segmento entre os municpios de Ponta Grossa e Unio da Vitria foi dotado de uma significativa infraestrutura composta hierarquicamente conforme sua funcionalidade por estaes principais e estaes secundrias (LUZ, 2003, p. 34).

Alm desses imveis, tambm contava com o apoio tcnico de oficinas centrais; depsito de locomotivas com oficina reparadora; armazm do almoxarifado (depsito de materiais ferrovirios, como rolamentos vages, aparelhagem de freios, madeira para reparos em vages, chaparia e ferragens em geral) nas estaes com maior movimento. Alguns locais apresentavam embarcadouro para animais; girador; balana para vages (utilizada para pesagem das cargas); tringulo de reverso; britador (mquina para quebrar pedras, utilizada na manuteno dos trilhos) e trem de socorro (trem equipado para prestar auxlio em eventuais acidentes de trfego) (LUZ, 2003, p. 34).

Percebe-se com isso que a vasta infraestrutura ferroviria se projetou de forma diferenciada em cada municpio da rea em estudo conforme o seu grau de participao no movimento de transporte. importante complementar nesta parte que em um sentido mais amplo a cidade deixa de apresentar uma forma definida e marcada, evoluindo para um conjunto de formas inter-relacionadas entre si (a rede ferroviria) e com o territrio-suporte (a regio estudada). Pode-se afirmar que os meios de transporte originam novas formas de crescimento e modos distintos de compreenso do espao, visto que a mobilidade tornou-se uma quarta dimenso que j no pode ser ignorada quer na leitura quer na composio espacial (LAMAS, 2000, p. 66).

Em Unio da Vitria verifica-se que os equipamentos ferrovirios se mostraram com acentuada constncia, porquanto este local conta com uma suntuosa estao que serviu conjuntamente ao movimento de transporte do municpio catarinense de Porto Unio; alm desta, para se atender ao trfego existente no incio do sculo passado foram construdos depsitos de locomotivas, depsitos para cargas, depsitos para manuteno (ferraria, telgrafo, carpintaria, pintura, etc.), prdios administrativos,
Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010 169

oficinas, clube ferrovirio, estdio desportivo e edificaes residenciais (LUZ, 2003, p. 33).

Na rea urbana do municpio de Ponta Grossa, um dos mais destacados do trecho devido ao fato de j estabelecer ligao frrea com os portos de Paranagu e Antonina, arquitetou-se uma completa instalao ferroviria proporcionada pela presena de ptios para manobras e armazenamento de comboios e usinas de tratamento de dormentes e trilhos. Alm disso, tambm havia escolas

profissionalizantes, hospital, armazns e vilas operrias que contriburam para que a cidade fosse um dos principais e mais equipados centros urbanos da regio sul. Contudo, alguns equipamentos da ferrovia foram implantados inicialmente fora do permetro urbano, formando pequenos aglomerados devido s vilas de

trabalhadores e ao complexo de oficinas de vages, como o caso de Oficinas, que futuramente veio a constituir-se em um dos maiores e principais bairros da cidade (LUZ, 2003, p. 33).

Comentando sobre a notvel atuao ferroviria expressada na referida cidade, pode-se aqui explanar sobre o conceito de funo urbana que apresenta significativa relevncia, sendo este diretamente relacionado forma em toda concepo arquitetnica, podendo assim ser verificado na arquitetura e na cidade. A forma se relaciona com a funo de modo a permitir o desenvolvimento eficaz das atividades que nesta se processam (LAMAS, 2000, p. 48).

Em virtude do tamanho de tal infraestrutura ferroviria e da condio de entreposto comercial, Ponta Grossa, era parada obrigatria de trens que partiam de Curitiba e tambm dos veculos que trafegavam entre So Paulo e Rio Grande do Sul, com extenso ao Uruguai e Argentina, por este motivo foram instalados prximos estao vrios hotis, penses, bares, restaurantes e lojas de varejo para atender aos visitantes. Assim como em Rebouas (FIGURA 02) e em Unio da Vitria, em Ponta Grossa (FIGURA 03) foi construda uma praa atualmente chamada Joo Pessoa e at a dcada de trinta, denominada Munhoz da Rocha situada em frente estao principal, caracterizando-se como um local de pleno convvio social (LUZ, 2003, p. 47).

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

170

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

171

A respeito da imagem da antiga praa existente na cidade de Rebouas, esta datada do ano de 1942 apresentando os aspectos finais de sua construo, ainda no canto superior esquerdo pode-se visualizar a estao ferroviria que neste perodo j tinha passado por algumas mudanas em sua estrutura. Contudo, percebe-se o movimento de cargas de madeira e de erva-mate. Para enfatizar o dinamismo ocorrido neste elemento morfolgico do espao urbano de Rebouas vlido expor alguns relatos:
[...] Hoje Rebouas uma cidadezinha pouco movimentada, mas foi bem diferente nos ureos tempos da ferrovia. A extrao da madeira (araucria) e erva-mate foram seus principais meios de renda e existia l uma grande vila ferroviria, muitas serrarias, alguns hotis e movimento constante de viajantes que percorriam o trajeto vindos do sul ou do norte. A praa em frente foi por muito tempo um grande ptio onde se acumulavam pilhas de toras para embarque nos trens [...]. (Luciano Pavloski, 01/2003 apud GIESBRECHT, [2009], no paginado). [Estaes de A-Z, Estado do Paran: Rebouas (A Estao), atualizao 20/11/2006].

No momento atual, a praa construda em Rebouas foi demolida, restando apenas as praas de Unio da Vitria e Ponta Grossa. Ambas encontram-se em bom estado, sendo que esta ltima passou recentemente por processo de revitalizao, mantendo suas caractersticas originais.

Sobre a noo do emprego de praas em alguns locais abordados neste estudo possvel entender o significado de tal elemento da morfologia urbana conforme algumas ideias de Lamas que a considera como um elemento morfolgico de cidades ocidentais, distinguindo-se de outros espaos, que so o resultado acidental de alargamento ou confluncia de traados pela organizao espacial e intencionalidade de desenho. Ainda, complementa que esta, se diferenciando da rua e do traado que so os lugares de circulao, consiste no lugar intencional do encontro, da permanncia, dos acontecimentos, de prticas sociais, de manifestao de vida urbana e comunitria, de funes estruturantes e arquiteturas significativas (LAMAS, 2000, p. 100 e 102).

A maioria dos imveis erigidos na seo Ponta Grossa-Unio da Vitria pertencem ao estilo funcional; dentre as instalaes neste estilo arquitetnico explicita-se aqui o

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

172

caso dos municpios de Irati, Rio Azul e Mallet. Segundo informaes do relatrio da RVPSC (Rede Viao Paran-Santa Catarina) de 1937, em Irati a estao ferroviria constitua-se de um velho e pequeno edifcio de madeira, desprovido de higiene, segurana e conforto, cuja estrutura no suportava reformas, por isso, em 1935 j existia um projeto para substituio deste (FIGURA 04). Assim, foi erigida uma nova instalao ferroviria mais ampla e em alvenaria comportando de forma mais adequada o movimento ferrovirio, que se caracteriza atualmente pelo transporte de cargas comunicando esta regio poro central do Estado pelo ramal de Guarapuava (FIGURA 05).

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

173

Rio Azul teve primeiramente a construo de um posto telegrfico em 1902, o qual em 1934 recebeu um novo prdio para melhorar seu funcionamento. Ainda, em 1955 o municpio comportou a instalao da parada de Roberto Helling. O municpio de Mallet adquiriu sua estao em 1903 com o nome de Marechal Mallet, cuja denominao foi modificada posteriormente para Mallet. Nesse mesmo ano contou tambm com a estao de Dorizon e em seguida com a implantao de um posto telegrfico, a princpio chamado Vera Cruz, sendo substitudo por um novo prdio em 1936, que nos anos de 1950 recebeu o nome de Mindu (LUZ, 2003, p. 33-34).

Por meio destas revelaes percebe-se nitidamente que nas primeiras dcadas do desenvolvimento do modal ferrovirio na regio foram necessrias algumas readaptaes construtivas em alguns locais, alterando-se a forma das instalaes para seu melhor funcionamento. Percebe-se assim que a rede ferroviria sofreu certas variaes em sua estrutura relacionadas aos fatores tempo e espao devido ao avano participativo do movimento de transporte na regio, solidarizando ento outros lugares por meio de novas conexes, que passaram a constituir novos elementos em interao dentro da dinmica ferroviria.

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

174

Em alguns lugares a infraestrutura ferroviria impregnada de intensa simbologia geopoltica, destacando-se o caso da ferrovia em questo para as cidades de Unio da Vitria (PR) e Porto Unio (SC), nas quais o traado dos trilhos o marco divisrio entre os dois estados. Segundo Matzenbacher, o marco divisrio ParanSanta Catarina (FIGURA 06) situa-se margem esquerda do rio Iguau sob a ponte da Estrada de Ferro So Paulo-Rio Grande, construdo em virtude do acordo de 20 de outubro de 1916, quando a cidade de Porto Unio da Vitria foi dividida em duas partes, passando a divisa pelo eixo da referida estrada de ferro, sendo que a parte pertencente ao territrio catarinense chamou-se Porto Unio e a poro paranaense foi nomeada Unio da Vitria (1985, p. 12-13).

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

175

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

176

Atualmente, o marco divisrio Paran-Santa Catarina como pode ser observado na imagem encontra-se em plena situao de descaso, situando-se em uma rea da faixa de domnio da ferrovia que contm habitaes irregulares. Quanto aos trilhos e ponte ferroviria que juntamente com este monumento representam a diviso entre as duas unidades federativas, estes se apresentam da seguinte maneira:
[...] Embora a ponte sobre o rio Iguau tenha sido concretada e tenha tambm perdido seus trilhos, estes comeam hoje junto a ela e chegam estao, apenas alguns metros frente. Uma linha somente sobrou, justamente a da divisa, a segunda e a terceira linha foram retiradas. Hoje a divisa estadual passa por dentro da gare de uma estao abandonada at 2002 (...) Depois da gare, a linha segue por alguns quarteires, passa por um ptio de manobras ainda com seus trilhos e depois se divide em trs: a linha que vai para Matos Costa e Caador, a linha que segue para Mafra e So Francisco e a linha antiga, desativada em 1950 (...) linha esta que depois de desativada ainda serviu nos seus primeiros quilmetros com desvio particular e depois foi quase totalmente retirada [...].

(GIESBRECHT, [2009], no paginado). [Estaes de A-Z, Estado do Paran: Porto Unio da Vitria (Histria da Estao), atualizao 7/9/2009].

Ademais, o evento ferrovirio na regio foi complacente para algumas modificaes com menor expressividade no espao rural, sobretudo em Irati, Unio da Vitria e Paulo Frontin, onde ocorreu a fixao de ncleos coloniais de imigrantes holandeses, poloneses, ucranianos e alemes pelo governo federal nas primeiras dcadas do sculo passado. Ento, com o assentamento dessas etnias em pequenos lotes, presenciou-se uma considervel transformao do cenrio rural com destaque para os novos aspectos construtivos delineados pelas casas de madeira em forma de chals (LUZ, 2003, p. 40).

So notveis as diferentes relaes promovidas entre a construo da estrada de ferro e o contexto espacial principalmente do meio urbano da seo estudada no perodo que compreende praticamente a primeira metade do sculo 20. Entretanto, a partir da dcada de 1950 o pas insere-se na era do rodoviarismo por intermdio do Plano de Metas adotado pelo ento presidente da Repblica Juscelino Kubitschek, acontecimento que conduz a malha ferroviria nacional a um gradativo processo de sucateamento devido falta de investimentos. Uma vez que na dcada de 1990, amparada, sobretudo, por um sistema poltico neoliberal, tem-se a

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

177

desestatizao das ferrovias brasileiras, gerando-se uma nova configurao espacial da rede ferroviria no pas.

Diante desta ocorrncia apresentam-se a seguir as principais implicaes advindas da privatizao para o arranjo ferrovirio do trecho em questo. Um fator fundamental para se compreender estas mudanas espaciais remete-se remoo de parte dos trilhos da localidade de Engenheiro Gutierrez, no municpio de Irati, at Unio da Vitria, realizada pela Amrica Latina Logstica, atual concessionria que administra a Malha Sul. Esta atitude decorre do fato desta parte da ferrovia passar a ser considerada antieconmica sob o ponto de vista da nova gerncia, tornando inoperantes os bens imveis desse segmento, e permanecendo sob a posse da RFFSA (Rede Ferroviria Federal S. A.). Diante deste quadro, pode-se dizer que houve um rearranjo da ferrovia na rea estudada, causando a tomada de diferentes iniciativas positivas ou negativas por parte das prefeituras municipais quanto ao melhor emprego dessas instalaes.

Uma das aes proveitosas neste sentido refere-se identificao de monumentos ligados temtica ferroviria regional nos municpios de Ponta Grossa e Unio da Vitria exposio de locomotivas (FIGURAS 07 e 08). A locomotiva, conhecida por 250, e exposta em Ponta Grossa junto s plataformas de embarque e desembarque da antiga Estao Paran, serviu Rede Viao Paran-Santa Catarina e depois Rede Ferroviria Federal, sendo que atualmente faz parte do acervo da Casa da Memria Paran.

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

178

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

179

Em Unio da Vitria a locomotiva batizada como Quarentinha Paulista, exposta na praa em frente estao ferroviria, serviu Rede Viao Paran-Santa Catarina, desde a sua incorporao ao patrimnio. Subordinada ao Depsito de Mafra tracionava principalmente os trens de passageiros entre So Francisco do Sul e Porto Unio, passando a trafegar tambm na linha Sul a partir de 1947, quando da transferncia da Chefia do Distrito para Porto Unio da Vitria. Pelo seu desempenho ficara conhecida tambm na regio com o nome de batismo. A introduo da trao diesel-eltrica levou-a a ser utilizada ainda por um longo tempo em manobras e outros servios. Doada Prefeitura de Unio da Vitria em 1973, mas somente colocada na Praa Visconde de Ncar em 1977 (MATZENBACHER, 1985, p. 66).

Conforme afiana Lamas, o monumento versa sobre um dos elementos de maior potencial na composio da cidade, mesmo aps a perda de seu significado utilitrio, desta forma um edifcio pblico ou o monumento como individualidade e como localizao devem intervir consideravelmente na composio da cidade, pois no se localizam em qualquer ponto, tendo seu lugar marcado e servindo para compor a fisionomia urbana. O conceito de monumento foi ampliado nas ltimas dcadas passando a abranger tambm conjuntos urbanos, centros histricos ou as prprias cidades. Com isso, as reas histricas e as reas antigas vo dessa maneira constituir permanncia na cidade como monumentos, embora seu uso e funo possam ser completamente diferentes (2000, p. 104).

Meneguello trata o assunto afirmando que


A compreenso do patrimnio est atrelada compreenso da idia de monumento histrico. O monumento uma interpelao da memria; no apresenta nem carrega em si uma informao neutra, mas traz uma memria viva. Choay trabalha com a distino entre monumento e monumento histrico. O sentido inicial do monumento o de rememorao, para uma comunidade de indivduos, de outras geraes de pessoas, eventos, ritos, crenas; faz o passado vibrar dentro da existncia do presente, um universo cultural cuja funo mobilizar a memria coletiva e afirmar a identidade do grupo. Entretanto, essa funo de memria vai sendo progressivamente apagada, e o monumento torna-se a partir do sculo dezenove primordialmente uma experincia esttica. Quatremre de Quincy designa que o monumento construdo para estabelecer o que memorvel (o monumento

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

180

deixa de ser evidncia da memria e passa a cri-la), ou seja, o monumento histrico um agente de embelezamento das cidades. Ele passa a ser tambm a afirmao do design pblico, dos estilos, de manifestao esttica. Como conceito esttico, ele existe, assim, para o consumo imediato. (MENEGUELLO, 2000)

Outro aspecto decorrente da privatizao ferroviria constatado no contexto urbano relaciona-se com a permanncia da forma das edificaes e mudana da funo, como caso das estaes de Ponta Grossa (1894 e 1900), Teixeira Soares, Roberto Helling (2) e Unio da Vitria. Alm de continuarem presentes no contexto urbano ou na periferia da regio, todas estas instalaes contaram com a prtica de restauro (3) para sua efetiva funcionalidade e algumas foram protegidas por meio da aplicao de processos de tombo histrico, se encontrando nesta situao as duas estaes de Ponta Grossa e a estao de Unio da Vitria/Porto Unio.

Nestas edificaes nota-se a preocupao com a preservao patrimonial. Para enfatizar o assunto discutem-se alguns pontos proeminentes. Segundo Simo, um estudo que correlaciona o perodo Iluminista e a preservao do patrimnio no ocidente conclui que
as bases da preservao so lanadas (...) com o objetivo de estudar e analisar o objeto antigo, e no numa viso de retomada ou rearticulao com o passado. O fluir contnuo do tempo estava rompido e a obra do passado vista como algo estanque, pronta, impossibilitada de receber ulteriores intervenes, limitada a um determinado tempo e espao. (2001, p. 24)

Segundo Barreto, a medida legal mais concreta para proteger o patrimnio o tombamento - este consiste num registro do bem num livro de tombo, em cujas pginas inscrevem-se os bens considerados valiosos e sujeitos s leis de preservao patrimonial (2000, p. 14). Conforme esta autora, guardar diferente de resguardar, porquanto que preservar o patrimnio envolve a sua permanncia esttica e intocada, ao passo que conservar sugere integr-lo no dinamismo do processo cultural. Neste rumo de pensamento considera-se a preservao como uma proposta que acarreta, na maioria das vezes, a destruio gradativa do patrimnio pela falta de condies financeiras para obras de restauro ou de simples manuteno, e a conservao permite evitar a deteriorao dos bens, isto , a

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

181

atitude que promove a proteo do bem contra os efeitos do tempo (BARRETO, 2000, p. 15 e 17).

Nesta discusso Meneguello adverte que os imveis tombados pelas prticas de preservao do patrimnio tm importncia no estabelecimento de marcas do passado e de imagens que se busca associar a este. A referncia ao passado, entretanto, no pode se manter per si ou como um valor intrnseco, ainda mais se no houver uma meno a que histria est sendo resgatada, e sim uma mera recuperao de prdios e fachadas (MENEGUELLO, 2000).

Ainda, quanto permanncia e relao destes bens integrantes da infraestrutura ferroviria na regio com o contexto urbano, especialmente na sede do municpio de Ponta Grossa, sobressaem-se alguns questionamentos sobre as novas

transformaes provenientes do crescimento da cidade.

Para tanto se comenta primeiramente as implicaes da introduo de construes modernas para o patrimnio histrico neste local, descrevendo a situao vivenciada nas dcadas de 1980 e 1990 em Ponta Grossa referente retirada dos trilhos situados prximos s estaes na rea central da cidade, fato que constitui uma demonstrao de aes administrativas e urbansticas impensadas no tocante ao domnio das transformaes territoriais. Este episdio ocorreu devido ao declnio gradativo do movimento ferrovirio no ptio central da RFFSA (Rede Ferroviria Federal S. A.) na dcada de 1980 em virtude da construo de outra ligao ferroviria com o sul do estado de So Paulo (LUZ, 2003, p. 94).

Ademais, as dificuldades decorrentes da expanso urbana nesse local agravaram ainda mais o fato da proveniente desativao das estaes. Pois, a circulao das principais ruas e avenidas era interrompida por causa da movimentao dos comboios que manobravam no ptio da ferrovia. A partir de 1986, com o intuito de solucionar o problema do fluxo virio, a prefeitura municipal inicia as negociaes com a RFFSA para a compra da rea e a construo de um desvio na periferia da cidade variante Desvio Ribas-Tibagi que liga os dois extremos das linhas que cortavam o permetro urbano (LUZ, 2003, p. 94).

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

182

Com isso, a rea com cerca de 135.000 m do ptio central da RFFSA transformouse em um espao vazio, alvo de especulao e expectativa, proporcionando na poca uma disputa poltica envolvendo vrios segmentos organizados da populao local grupos financeiros apoiados pela administrao municipal, a comunidade acadmica e alguns vereadores. Concretizado em 30 de maro de 1990, o processo de negociaes entre a Prefeitura de Ponta Grossa e a Rede Ferroviria Federal divide a rea total de 368.816 m do terreno comprado em trs partes: Ptio Central de Manobras com 92.276 m, contendo as estaes Paran e Ponta Grossa, o depsito de locomotivas e quatro casas de alvenaria; acesso a Uvaranas, com 127.014 m e o acesso a Oficinas, com 149.527 m. Alm do pagamento, a prefeitura tambm se comprometeu a realizar alguns encargos para a RFFSA (LUZ, 2003, p. 95).

Para o novo emprego deste espao da cidade foram elaborados trs projetos Projeto da Prefeitura Municipal Arruamento e I Etapa de Ocupao do Antigo Ptio da Rede Ferroviria Federal S. A. (4) na gesto de Pedro Wosgrau Filho, Projeto Jaime Lerner (5) e Projeto do Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas. O terceiro plano (6) organizado pelo Escritrio de Arquitetura Luiz Forte Netto de Curitiba, foi eleito para ser implantado na rea do ptio ferrovirio, sendo inaugurado em novembro de 1996.

Sua idia inicial surgiu da caracterstica represadora que os equipamentos da RFFSA, sobretudo os trilhos, significavam para o avano da cidade, atribuindo o crescimento e a ocupao urbana na posse e consequente perda de espaos da natureza, distanciando esta do homem. Assim, se idealizou que neste local seria interessante o resgate dos elementos naturais (FIGURA 09) inexistentes na rea central de Ponta Grossa e que poderiam ser agrupados neste espao aberto (LUZ, 2003, p. 95). Como pode ser observado na imagem a presena de duas das quatro praas construdas neste espao Praa da gua e da Terra ambas prximas da antiga Estao Paran, apresentando no primeiro plano o espelho dgua e o monumento que simboliza a Terra, ao fundo visualizam-se tendas que fazem aluso ao elemento humano.

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

183

Dessa maneira, o complexo ambiental surge como decorrncia da trilogia cidade/natureza/homem em que a cidade representada pelas praas e suas funes, a natureza representada pelos elementos naturais ar, gua, terra e fogo valorizados pelas suas cores por meio das floraes de rvores tpicas das estaes do ano; e o homem representado pelos sentidos humanos olfato, paladar, viso, tato e audio. Este ambiente imaginado compe-se por quatro praas, sendo que cada uma apresenta uma funo especfica, relacionando-se com um elemento natural, um sentido humano, uma cor caracterstica e uma estao do ano. Um quinto sentido do homem a viso representa-se pelo grande eixo de interligao entre todas as praas, que permite a visualizao de todo o conjunto (MONASTIRSKY, 1997, p. 135).

Entre as vrias crticas sobre a implantao de tal plano ressalta-se a sua indiferena desempenhada em relao ao local que representa parte da histria da cidade desde o final do sculo 19 com a instalao frrea. Pois, o tombamento das edificaes (estao Paran, estao Ponta Grossa e depsito de cargas), atravs do Patrimnio Histrico, e o policiamento da depredao, sem, contudo, conservar a

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

184

representatividade que essas construes tiveram no passado da cidade no suficiente, especialmente quando se realam as construes em estilo futurstico contidas neste espao, as quais provocaram um contraste violento, reforando a perda simblica dos equipamentos ferrovirios (LUZ, 2003, p. 95-96).

Diante deste episdio, considerado decisivo na total transformao de um setor da cidade, concorda-se com Lamas que esclarece alguns pontos relativos ao domnio das transformaes territoriais, afirmando que no domnio encontram-se implcitas duas aes: a concepo e o controle. O controle do espao no pode ser exercido sem uma idia prvia (plano ou projeto); do mesmo modo, o plano no ter validade se no for implementado, exceto projetos que visam manifestos ou afirmaes polmicas e culturais, e no a realizao (2000, p. 112).

Assim, o domnio, consiste no conjunto de operaes que envolvem a concepo da forma urbana e as aes da sua concretizao, sendo que o urbanismo tem como objetivo dominar o territrio e os seus mecanismos de transformao: construir, adaptar ou conservar o espao. Todavia, entre a ambio do arquiteto e a possibilidade real de controle da cidade, existe uma grande distncia, regida pelo jogo de foras econmicas, sociais, administrativas, entre outras, que interferem na cidade (LAMAS, 2000, p. 112).

Outro tipo de transformao espacial, neste caso ocasionada pela privatizao da rede ferroviria na rea estudada, remete-se situao, sobretudo, das estaes, e outras instalaes que se encontram abandonadas em plena situao de descaso originando os chamados brownfields. Embora tenha pouco uso no Brasil, este termo tem sido objeto de investigao em vrios estudos nos Estados Unidos e em alguns pases europeus (7), sendo definido conforme a lei pblica norte americana 107-118 (H.R. 2869) Small Business Liability Relief and Brownfields Revitalization Act, assinada em 11 de janeiro de 2002. Na qual a seo 101 da CERCLA (Comprehensive Environment Response, Compensation, and Liability Act) de 1980 define brownfields como propriedades comerciais e industriais abandonadas, subutilizadas, cuja expanso ou redesenvolvimento complicado pela contaminao real ou percebida (IAOCHITE, 2004, p. 3).

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

185

Segundo Vasques sua traduo literal significa campos escuros/marrons, sendo usada inicialmente para distinguir-se dos chamados greenfields ou campos verdes que condizem s reas agrcolas localizadas longe dos centros urbanos como espaos previamente no desenvolvidos, em boas condies, ou ainda reas florestais, parques e esturios naturais (2004a, p. 135). Na Frana, a presena de friches em determinados espaos contribuem para desvalorizar o entorno; deteriorar a imagem da cidade perante a opinio pblica e os investidores; causam corte no tecido urbano; so ocupados clandestinamente, reforando a

desvalorizao do entorno e por fim representam riscos segurana, sade e aos ecossistemas (DATAR, apud IAOCHITE, 2004, p. 4).

Percebe-se ento que os estudos de reas abandonadas sejam estas industriais, residenciais ou comerciais, vm sendo tratados em diversos pases com diferentes nomenclaturas. No presente artigo ser adotado o termo norte-americano brownfield, que no Brasil conta com um pequeno nmero de estudos, demandando novas pesquisas sobre o tema, visto que existe no pas uma diversidade de espaos abandonados devido transio de ciclos econmicos ou abertura comercial ocorrida na dcada de noventa (IAOCHITE, 2004, p. 4).

Concluindo esta tentativa de definio do termo, considera-se brownfields como estruturas que testemunham antigas atividades econmicas encerradas. As suas antigas formas tornam-se obsoletas, incapazes de cumprir novas funes, convertendo-se em enclaves, objetos abandonados em dissonncia com o meio onde se inserem (VASQUES, 2004b, p. 2).

Uma soluo prtica para este impasse gerado em alguns locais estudados Guaragi, Paulo Frontin e Mindu (8) (FIGURA 10) est atrelada possibilidade de redesenvolvimento. Na imagem pode se exemplificar a situao fsica dos bens ferrovirios caracterizados como brownfields na rea estudada, esta estao que funcionava como posto telegrfico e em 1936 havia trocado de prdio, em 1950 recebe o nome de Minduhy, e posteriormente Mindu, na atualidade os trilhos foram retirados e esta instalao encontra-se totalmente abandonada e degradada.

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

186

As formas consistem em um resultado e um fator social, pois quando a sociedade impe novas funes no possvel extinguir todas as formas precedentes, eliminar todos os edifcios atravs da destruio, pode-se dizer que este ocasiona uma mescla de formas novas e velhas, ou seja, estruturas criando novas formas mais adequadas para cumprirem novas funes ou se adequando a formas velhas, criadas em instncias j passadas.

Assim, estas formas remanescentes de perodos anteriores necessitam ser redesenvolvidas a fim de que no comprometam a evoluo das funes futuras (VASQUES, 2004b, p. 2). De acordo com Iaochite (2004, p. 7) as propostas de redesenvolvimento devem considerar dois aspectos, sendo que o primeiro diz respeito aos aspectos econmicos, que devem ser observados considerando o mercado e a dinmica econmica local, e o segundo est relacionado s questes legais, que levam em conta o Plano Diretor do Municpio e o Estatuto da Cidade.

O redesenvolvimento de brownfields pode facilitar a criao de empregos; o aumento da base de impostos; o aproveitamento da capacidade de ao da

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

187

populao, a qual estar mais atenta ao meio ambiente e revitalizao fsica da rea atraindo pessoas, constituindo-se finalmente em um meio eficaz para o uso de uma infraestrutura existente (VASQUES, 2004b, p. 2).

No entanto, ao apontar tal alternativa para estes espaos, deve-se lembrar que a busca de auxlios governamentais, assim como incentivos fiscais so de extrema importncia. Entretanto, um grande obstculo ao redesenvolvimento refere-se fragmentao do Estado em mltiplos interesses com a existncia de muitos sistemas de polticas pblicas. Nesta perspectiva, os polticos e os profissionais envolvidos nos processos de redesenvolvimento devem ter em conta a especificidade dos conflitos gerados, sejam estes de interesses entre a populao afetada de forma positiva ou negativa e de diferentes polticas executadas no municpio, ou ainda conflitos entre o municpio e outras instncias do governo. Ademais, sugere-se como melhor procedimento nestas circunstncias uma poltica que tenha por objetivo auxiliar programas de redesenvolvimento de brownfields, contando com o reconhecimento do interesse pblico nesta questo, devendo estar aberto participao dos poderes pblicos e iniciativa privada, instituindo parcerias e propiciando um clima de cooperao entre os agentes envolvidos (VASQUES, 2004b, p. 2-3).

Imbuda nesta discusso podem-se citar algumas declaraes de Volkmer (2001) a respeito das potencialidades brasileiras na rea do patrimnio cultural e ambiental, acentuando-se neste mbito a conscientizao e a tomada de posio, para que as administraes municipais, estaduais e nacional assumam o compromisso de arregimentar e conseqentemente se engajar neste movimento em funo do resgate de muitos valores que esto sendo relegados ou esto sendo irremediavelmente perdidos (VOLKMER, 2001). Destaca-se tambm nesta questo a formao de consrcios intermunicipais designados por organizaes criadas a fim de atender s exigncias locais e necessidades regionais ou para ganhar economias de escala, eficincia e qualidade. Estas se caracterizam ainda como entidades que ao reunir diversos municpios para a realizao de aes conjuntas no obteriam os mesmos resultados ou utilizariam um volume maior de recursos, se fossem produzidas pelos municpios de forma isolada (LUZ, 2003, p. 6).

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

188

Concluses Considera-se que a instalao ferroviria na regio dos Campos Gerais/Mata de Araucria trouxe uma significativa mudana no contexto espacial espao urbano e rural destacando que esta se presenciou de forma distinta devido s condies socioeconmicas preexistentes e, consequentemente, ao grau de participao no movimento de transporte. Tais alteraes so percebidas de forma mais acentuada no espao urbano, j que a maior parte dos bens ferrovirios se localiza neste meio. Ao longo do sculo 20 esta infraestrutura ferroviria auferiu expressivas transformaes desestatizao. em funo do processo de sucateamento e decorrente

Este acontecimento alterou o significado destas edificaes em grande parte dos municpios da rea estudada, ordenando uma tomada de atitude conscientemente planejada em termos de arquitetura e urbanismo por parte das administraes locais, visto que um grande nmero de imveis foi considerado no operacional permanecendo de posse da RFFSA, gerando espaos residuais na regio. Contudo, possvel notar que diante de tal situao, vrias aes foram executadas pelas prefeituras locais a fim de promover uma destinao ou no a estas instalaes caso das demolies. Todas estas iniciativas proporcionaram implicaes passveis de anlises relacionadas arquitetura e urbanismo e seus efeitos na produo do espao, destacando ora seus aspectos positivos ora seus aspectos negativos.

Como aspectos positivos demonstrados no estudo destacam-se a preservao dos bens ferrovirios por intermdio das atitudes que promovem a valorizao cultural desses e a retomada de sua funo social, como o caso das estaes ferrovirias ou outras instalaes que apresentam algum tipo de funcionalidade na atualidade, da exibio de locomotivas, da revitalizao de antigas praas e ptios relacionados ao complexo ferrovirio em algumas cidades.

Dentre os aspectos negativos apontados menciona-se a ocorrncia de brownfields, espaos estes que se manifestam como reas residuais e vazias desvinculadas de uma funo social e que necessitam de maior ateno por parte das administraes pblicas para voltarem a se inserir na dinmica urbana e recuperarem seus valores esquecidos. Ademais, a falta de apreenso do poder pblico com a simbologia
Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010 189

existente em alguns espaos e bens ferrovirios da cidade ao passarem por processos de revitalizao, de modo a descaracteriz-los, tambm pode ser citada como um aspecto que afetou negativamente o patrimnio ferrovirio em questo.

Notas
(1) A seo estudada abrange ainda os municpios de Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Irati, Rebouas, Rio Azul, Mallet, Paulo Frontin e Paula Freitas.

(2) relevante mencionar que esta edificao ao ser restaurada sofreu algumas descaracterizaes.

(3) Para LAMAS o restauro a adaptao da forma primitiva imagem que dela possui a cultura local. Os conceitos de conservao, reabilitao, recuperao ou de restauro no tendem a manter imutvel a imagem da cidade mas antes a sua modificao controlada, admitindo a evoluo ao longo do tempo. Outra questo refere-se reutilizao das partes da cidade, em que as polticas de recuperao, reabilitao e restauro de reas urbanas pressupem diferentes usos e consequentes modificaes da imagem e da forma dos comrcios que se instalam, das habitaes que so recuperadas, dos pavimentos refeitos, da populao que varia, etc. (2000, p. 111-112).

(4) Dentre os diversos interesses polticos e econmicos para a implantao deste plano, menciona-se aqui um dos principais aspectos para sua no aplicao e consequente interveno da Secretaria de Estado da Cultura do Paran atravs do Conselho Estadual do Patrimnio Histrico e Artstico em prol da preservao dos prdios centenrios da RFFSA, que diz respeito ao seguinte propsito: a rua XV de Novembro passaria a cortar o espao do Ptio, dividindo a rea destinada s torres e a rea destinada ao shopping center. O terminal virio seria construdo ao longo da Fernandes Pinheiro e por sobre este, seria construdo um viaduto ligando a rua Fernandes Pinheiro rua Conselheiro Barradas (MONASTIRSKY, 1997, p. 125).

(5) Este tinha como diretrizes gerais a Estruturao Urbana e Urbanizao da Faixa da Ferrovia e o Transporte Urbano/Circulao, atendendo s prioridades estabelecidas pela Assessoria Municipal de Planejamento, entretanto, no foi executado devido arguio da permanncia dos trilhos e o uso destes no transporte coletivo urbano, considerado caro em termos de manuteno da infraestrutura e especfico para grandes massas populacionais em percursos de grande distncia (MONASTIRSKY, 1997, p. 124-125).

(6) Este ambiente tambm conhecido por Parque dos Quatro Elementos (MONASTIRSKY, 1997, p. 131).

(7) Como, por exemplo, a Inglaterra que vem estudando antigas reas industriais que se encontram abandonadas, denominando-as de derelict land terra abandonada (KIVELL, apud IAOCHITE, 2004, p. 3). A Frana vem estudando intensamente estas reas abandonadas, designando-as como friches, sendo estes terrenos e/ou edifcios outrora utilizados para fins econmicos, hoje totalmente ou em grande parte definitivamente abandonados por suas utilizaes, e degradados de tal maneira que todo novo uso no possvel sem que seja feito um notvel redesenvolvimento (BRUYELLE, apud IAOCHITE, 2004, p. 3).

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

190

(8) Embora o conjunto ferrovirio de Paulo Frontin (estao e casas) possua planos para futuro uso como conjunto habitacional, estes bens se inserem neste trabalho como brownfields.

Referncias bibliogrficas
ASSOCIAO PARANAENSE DE BOAS ESTRADAS, Mappa da Viao dos Estados do Paran e Santa Catarina. Curitiba,1930. 1 mapa: color.; 60x60. Escala: 1: 500.000.

BARRETO, M. Turismo e legado cultural: as possibilidades do planejamento. Campinas: Papirus, 2000.

GIESBRECHT, R. M. Ferrovia Itarar-Uruguai (Paran/Santa Catarina). In: Estaes ferrovirias do Brasil, [2009]. Disponvel em: http://www.estacoesferroviarias.com.br. Acesso em: 14 dez. 2009.

IAOCHITE, J. C. A formao de brownfields no municpio de Americana SP: origem e perspectivas de redesenvolvimento. In: SEMINRIO INTERNACIONAL O DESENVOLVIMENTO LOCAL NA INTEGRAO REGIONAL: ESTRATGIAS, INSTITUIES E POLTICAS, 1., 2004, Rio Claro. Relao de trabalhos. Rio Claro: UNESP, 2004. p. 1-9. 1 CD-ROM.

LAMAS, J. M. R. G. Morfologia urbana e desenho da cidade. 2. ed. Lisboa: F.G.C., 2000.

LUZ, C. E. Patrimnio ferrovirio e turismo na regio dos Campos Gerais PR. Ponta Grossa, 2003. 141 p. Monografia (Graduao em Geografia)Setor de Cincias Exatas e Naturais, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

LUZ, C. E. da. Rede e regio desmistificao do determinismo tecnolgico: o caso da linha frrea Ponta Grossa-Unio da Vitria nos Campos Gerais/Mata de Araucria (PR). Curitiba, 2006. 173 f. Dissertao (Mestrado em Geografia) Centro de Cincias da Terra, Universidade Federal do Paran, Curitiba, 2006. MATZENBACHER, L. Monumentos e marcos histricos de Porto Unio e Unio da Vitria. Porto Unio: Uniporto, 1985. MENEGUELLO, C. A preservao do patrimnio e o tecido urbano. Arquitextos, v. 1, ago. 2000. Disponvel em: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp007.asp. Acesso em: 19 ago. 2004.

MONASTIRSKY, L. B. Cidade e ferrovia: a mitificao do ptio central da RFFSA em Ponta Grossa. Florianpolis, 1997. 172 f. Dissertao (Mestrado em Geografia)Centro de Cincias Humanas e Filosofia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 1997.

SIMO, M. C. R. Preservao do patrimnio cultural. In: SIMO, M. C. Preservao do patrimnio cultural em cidades. Belo Horizonte: Autntica, 2001. p. 23-60.

VASQUES, A. R. Redesenvolvendo brownfields. Geografia, Rio Claro, v. 29, n. 1, p. 135-137, jan./abr. 2004.

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

191

__________. Redesenvolvimento de brownfields: estudos de casos, desafios e perspectivas. In: SEMINRIO INTERNACIONAL O DESENVOLVIMENTO LOCAL NA INTEGRAO REGIONAL: ESTRATGIAS,

INSTITUIES E POLTICAS, 1., 2004, Rio Claro. Relao de trabalhos. Rio Claro: UNESP, 2004. p. 1-13. 1 CD-ROM.

VOLKMER, J. A. Memria cultural e o patrimnio intangvel. Arquitextos, v. 1, fev. 2001. http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq009/arq009_02.asp. Acesso em: 19 ago. 2004.

Disponvel em:

Crditos
* Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paran (UFPR) e docente do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paran - Campus de Cornlio Procpio (UENP-CP). e-mail: coaraluz@yahoo.com.br

Revista CPC, So Paulo, n. 10, p. 166-192, maio/out 2010

192

También podría gustarte