Está en la página 1de 11

A aula de Portugus chata! No consigo aprender portugus porque a gramtica muito complexa! Os textos de interpretao so extensos e difceis de interpret-los!

s! Por que preciso aprender portugus?!

Para entender de vez o papel importantssimo que a Lngua Portuguesa representa, eis uma entrevista de emprego feita inusitavelmente por uma dentista e direcionada a uma candidata atendente, num consultrio odontolgico:

- Voc tem experincia como atendente, secretria ou recepcionista? - Sim, trabalhei como auxiliar de administrao no escritrio de contabilidade de um supermercado. Eu era encarregada de anotar todo o balano no final de cada ms, anotava chegada de mercadorias e ficava responsvel no recebimento de notas fiscais. - E por que voc saiu desse escritrio? - Remanejamento de funcionrios e conteno de despesas. - Sim, entendo. E por que veio se candidatar ao emprego de atendente?

- Eu estava lendo a seo de empregos num jornal e parei no anncio referente a essa vaga de atendente que tem a ver com minha funo. - E por que voc acha que irei aceit-la trabalhar aqui em meu consultrio? - Por causa das minhas funes que eu desempenhava com responsabilidade, e pela facilidade de comunicao com o pblico tanto na forma de compromisso profissional quanto no tratamento afetivo. - Correto. Voc sabe mexer no computador? - Sim, sei. - Ligue-o pra mim, pode ser? - Sim, claro. (1 min depois) - O que voc sabe fazer nele? - No meu outro emprego, as minhas funes eram executadas no Excell e no Microsoft Word.

- No Word, no ? Hummm...vejamos...Voc pode abrir o Word? - Sim, claro. 5 segundos depois, com o Word aberto, a dentista quis fechar a entrevista com a seguinte solicitao (quase uma exigncia) candidata:
- Agora, com o teclado a sua disposio, digite pra mim por que voc quer esse emprego. A candidata criou alguns cubinhos de gelo em quase todo o corpo. Apesar de algum nervosismo, atendeu a exigncia da dentista, produzindo o texto:

"Li o anuncio num jornal na sesso de empregos q oferecia uma vaga de atendente de consultorio odontgico q tem haver c/ minhas abilidades. Eu gostaria muito de ganhar o emprego pq naum quero ficar muito tempo longe do mercado de trabalho, tenho 2 filhos, sou separada, muitas contas p/ pagar, busco ser indepedente. O trabalho anterior me deu base p/ proseguir no ramo de adiministrao."

Analisando a situao:

A dentista foi criativa na forma de entrevistar a candidata. Nota-se que a aspirante vaga de atendente respondeu objetivamente s perguntas da empregadora, dentro das suas possibilidades. Entretanto, o destaque maior encontra-se na fase final da entrevista: a candidata mostrar profissional de odontologia que sabe utilizar as funes bsicas do computador. Era somente esse o propsito? Ou a ortografia foi levada tambm em conta? A criatividade se traduziu exatamente na avaliao da Lngua Portuguesa na parte ortogrfica.

Ser que a dentista foi muito radical na entrevista candidata? At na candidatura atendente, exige-se a escrita correta? Com que finalidade a dentista usou a entrevista inusitada? Respondendo s questes, o nvel de radicalidade depende da viso de cada um. A postura da empregadora no pode ser considerada absurda, pois cada empresa, firma, consultrio e at alguns estabelecimentos comerciais tm a sua maneira de selecionar candidatos a vagas numa determinada funo.

Ela apenas adotou critrios de avaliao considerados peculiares, de acordo com o perfil, digamos, ideolgico, caracterstica dela prpria. O recurso de usar como prova a ortografia uma ideia excelente porque mostra que a dentista leva a srio o seu ambiente de trabalho. Os prprios currculos, elaborados pelos candidatos, so analisados rigorosamente quanto aos erros de portugus, uma exigncia batizada h muitos anos pela maioria dos organizadores na seleo de emprego.

Resultado: a candidata, provavelmente, no conseguiu o emprego desejado. Ela pode ter se sado bem na linguagem falada, mas na escrita... Pela anlise, ela cometeu erros imperdoveis e inaceitveis por concursos e empresas que trabalham seriamente na seleo de candidatos: usou o internets em hora inapropriada para quem tinha grandes chances de ganhar a vaga; no acentuou algumas palavras; houve erros ortogrficos; usou uma palavra, apesar de escrita corretamente, no adequada ao significado

1) anuncio (faltou o acento agudo no U) 2) sesso (depende do contexto, pois existem ainda seo e cesso. No texto, o correto seria seo) 3) q (uso de abreviaes encontradas em redes sociais, e-mails, mensagens instantneas no MSN, por exemplo. O que custa escrever QUE?) 4) consultorio (onde est o acento agudo no O?) 5) odontgico (dois erros encontrados: uso incorreto do

acento agudo no O e faltaram as letras L e O) 6) haver (o certo a ver) 7) abilidades (faltou H no incio) 8) c/ (s pode ser tolerado em trocas informais pela internet; o mesmo acontece com o q de QUE) 9) pq naum (o internets jamais permitido num documento formal, principalmente numa entrevista de emprego realizada escritamente ou em redaes; portanto, escrever PORQUE NO o mais sensato) 10) indepedente (independente, certo?) 11) proseguir (prosseguir)

12) adiministrao (o D mudo, sem o I; logo, administrao) Para finalizar, um acadmico de mais alto nvel pode cometer alguns deslizes na escrita e na fala. um ser humano tambm e, por isso, natural que pode acontecer, tendo, porm, a atitude de reconhecer o erro e corrigi-lo de imediato.O nosso idioma conta muitos pontos na hora de avaliar currculos, de conquistar vagas em diversos concursos pblicos, inclusive em alguns vestibulares que adotam questes apenas discursivas, alm de ensinar a redigir uma carta de apresentao como possvel porta

de entrada para um emprego de alto nvel. Todo mundo tem a falsa impresso de que conhece o Portugus muito bem e acaba deixando de lado. Isso um erro. Por ter um peso muito grande, ele que diferencia muitos candidatos.

También podría gustarte