Está en la página 1de 21

http://do.arquivohistorico.com/br/diarios-dos-tribunais-de-justica-tj/sao-paulo-tj-sp/4-1ainstancia-parte-ii/2010-10-22/7755-pg.145 http://www.radaroficial.com.br/d/4494210 http://www.radaroficial.com.

br/d/4109523

6- Vale salientar, que aps a cessao do benefcio em epgrafe, j que persistiam os mesmos malefcios, a parte autora formulou novamente outros requerimentos de auxlio doena, mas teve como concluso o indeferimento de todos os pedidos, pelo motivo de: no constatao de incapacidade laborativa.

7- Vislumbra-se com a anlise dos fatos mencionados acima que o INSS toma suas decises sem nenhum tipo de cuidado, utilizando de recurso matemtico (alta programada) com presuno de que em determinado momento o autor restabelecer as condies de trabalho, como se relao humana pudesse ser previsvel.

13- Importante ressaltar, por oportuno, que aps o atropelamento ocorrido em junho/2007, o autor teve o seu quadro agravado com dor generalizada crnica, e desde ento no pode mais realizar movimentos repetitivos, carregar pesos ou posturas viciosas.

14- No fosse o bastante, a bursite no ombro direito vem causando ao autor fortes dores na articulao afetada, o impedindo praticar qualquer esforo fsico. Ainda na tomografia de joelhos ficou constatado que o autor apresentou derrame articular, o qual vem evoluindo com dor e piora da lombalgia crnica.

15- Dessa forma requer desde j, seja a parte autora avaliada por perito da confiana desse r. Juzo, especializado em ortopediae psiquiatria, devendo os mesmos responder aos quesitos anexos a presente inicial.
9- Posteriormente, j que persistiam os mesmos malefcios, na data de 05/10/2007 o autor protocolizou novo pedido de benefcio, perante a mesma agncia do INSS, o qual foi identificado com o nmero 31/560.833.535-6. Aps a avaliao mdica pericial, a parte autora teve como concluso o indeferimento do benefcio por no constatao de incapacidade laborativa, facultando a mesma que interpusesse Pedido de Reconsiderao.

11- Ressalte-se ainda, que no ano de 2008 a parte autora requereu outro benefcio por incapacidade identificado sob o n31/532.569.951-9 o qual foi indeferido pelo seguinte motivo: inexistncia de incapacidade laborativa. 12- Em virtude do agravamento da doena, e eventuais infortnios que poderiam ocorrer decorrente do estado de sade do autor, o mesmo formulou novo pedido de benefcio em 20/02/2009 junto Agncia do INSS denominada Pinheiros/SP, identificado sob o n. de benefcio 31/534.421.781-8. 13- Durante o interregno de 20/02/2009 a 08/10/2009 a parte autora recebeu o beneficio especificado, quando na percia mdica realizada em outubro/2009, o perito, por meio do software conhecida como alta programada, concluiu que o autor estaria apto para retorno s atividades a partir de 09/10/2009, conforme INFBEN (informaes do benefcio) anexo. 14- Em seguida, a parte autora interps Pedido de Reconsiderao na data de 05/11/2009, com o fito de comprovar a persistncia e o agravamento das doenas que o acometiam, porm, aps ser avalizado pelo douto Perito do INSS em 05/01/2010, obteve o parecer de indeferimento do pedido por inexistncia de incapacidade laborativa. 15- Vislumbra-se com a anlise dos fatos mencionados acima que o INSS toma suas decises sem nenhum tipo de cuidado, utilizando de recurso matemtico (alta programada) com presuno de que em determinado momento a parte autora restabelecer as condies de trabalho, como se relao humana pudesse ser previsvel.

16- Destarte, no restou alternativa a parte autora seno se socorrer do Poder Judicirio para obter o restabelecimento/concesso do benefcio por incapacidade o que faz jus.

III - DAS DOENAS INCAPACITANTES:

17- Os relatrios mdicos anexos informam que a parte autora padece das molstias conhecidas como: Lombalgia / Escoliose lombar direita com compensao do tronco (CID M54.5); Osteoartrose incipiente da coluna lombar; Seqelas de poliomielite (CID B91), Outras artroses especificadas (CID M19.8); Outros transtornos dos tecidos moles, no classificados em outra parte (CID M79); Outras artroses (CID M19); Lumbago com citica (CID M54.4); Poliartrose (M15); Gonartrose [artrose do joelho] (CID M17); encontrando-se em tratamento contnuo sem qualquer previso de alta mdica.

18- Ressalte-se por oportuno, que a parte autora necessita de seguimento ambulatorial contnuo por se tratar de doena crnica. Ainda, o relatrio mdico datado de 11/11/2009 relata que o autor necessita de tratamento cirrgico, devido deformidade em membro inferior esquerdo, a artrose da coluna lombar e artrose no joelho esquerdo, que vm se agravando gradativamente causando limitao de movimentos e deambulao.

19- Tais doenas impedem a parte autora de ter uma vida normal e por conseqncia exercer atividade laborativa, como bem reconheceu o perito mdico do ru ao longo de 05 (cinco) anos em que permaneceu recebendo beneficio.

13- Posteriormente a cessao / indeferimento desse benefcio, a parte autora tentou retornar ao mercado de trabalho em01/12/2008 na tentativa de exercer as atividades profissionais, porm, diante do agravamento da doena e quadro sintomtico o autor no reuniu condies de continuar exercendo as atividade laborativas, sendo assim, o autor protocolizou novo pedido de benefcio/requerimento em 10/02/2009, e, no entanto, aps submeter-se a percia mdica do ru em 18/02/2009 teve o seu pedido indeferido por parecer contrrio da percia mdica.

14- Vislumbra-se com a anlise dos fatos mencionados acima que o INSS toma suas decises sem nenhum tipo de cuidado, utilizando de recurso matemtico (alta programada) com presuno de que em determinado momento o autor restabelecer as condies de trabalho, como se relao do organismo humano pudesse ser previsvel.
16- Os relatrios e laudos mdicos acostados a presente ao, demonstram cabalmente que o autor padece das molstias conhecidas como: Dor lombar baixa (CID M54.5), Transtorno no especificado de disco intervertebral (CID M51.9); Espondilose no especificada (CID M47.9); Sndrome do tnel do carpo (CID G56.0); Lumbago com citica (CID M54.4); Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia (CID M51.1); Episdio depressivo grave sem sintomas psicticos (CID F 32.2); Transtornos de adaptao (CID F43.2); Estado de "stress" ps-traumtico (CID F43.1), encontrando-se em tratamento contnuo sem qualquer previso de alta mdica.

20- Dessa forma requer desde j, seja a parte autora avaliada por perito da confiana desse r. Juzo, especializado em ortopedia,devendo o mesmo responder aos quesitos anexos a presente inicial. III- DAS DOENAS

10- Conforme relatrio mdico em anexo, constatase que a parte autora padece de vrios males, tais como,ESPONDILOSE LOMBAR (CID M54.5), ESPONDILOSE NO ESPECIFICADA (CID M47.9), ARTROSE (CID M19) e LITASE RENAL (CID N20.0), PROTUSO DISCAL L4 - L5 / L5 - S1, TRANSTORNO MENTAL ( F99/ R25.1) G11.9, TRANSTORNOS MIOTNICOS (CID G71.1), encontrando-se em tratamento contnuo sem qualquer previso de alta mdica. Tais doenas impedem a parte autora de ter uma vida normal e por conseqncia exercer atividade laborativa, como bem reconheceu o perito mdico do ru ao longo de quase 02 (dois) anos em que permaneceu recebendo beneficio.

11- Dessa forma requer avaliao da parte autora com perito judicial com especialidade em ortopedia e clinica geraldevendo fundamentar seus exames com base nos relatrios mdicos em anexo, inclusive para o parecer indicando afastamento do trabalho formulado pelo mdico que o acompanha no tratamento das enfermidades.

V - DA ANALISE DOS REQUISITOS SUBJETIVOS DO AUTOR:

23- De acordo com a lei, a percia mdica deve, por ocasio do exame mdico, observar os critrios subjetivos do segurado, como por exemplo, a escolaridade, idade e atividade profissional para qual foi treinado.

24- Assim, requer desde j a determinao judicial para que o expert observe os critrios subjetivos do autor por ocasio da percia, devendo descrever no corpo do laudo mdico se estes requisitos atrelados s doenas incapacitantes o impedem de exercer atividade profissional ou de competir nas mesmas condies que os demais segurados no mercado de trabalho. III - DAS DOENAS INCAPACITANTES:

16- Os relatrios e laudos mdicos acostados a presente ao, demonstram cabalmente que o autor padece das molstias conhecidas como: Dor lombar baixa (CID M54.5), Transtorno no especificado de disco intervertebral (CID M51.9); Espondilose no especificada (CID M47.9); Sndrome do tnel do carpo (CID G56.0); Lumbago com citica (CID M54.4); Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia (CID M51.1); Episdio depressivo grave sem sintomas psicticos (CID F 32.2); Transtornos de adaptao (CID F43.2); Estado de "stress" ps-traumtico (CID F43.1), encontrando-se em tratamento contnuo sem qualquer previso de alta mdica.

17- Tais doenas impedem o autor de ter uma vida social normal e por conseqncia exercer atividade laborativa, como bem reconheceu o perito mdico do ru ao longo de quase 04 (quatro) anos em que permaneceu recebendo beneficio de auxlio doena previdencirio. 18- Ressalte-se, por oportuno, que a parte autora realizou inmeras sesses de fisioterapia, e no obteve melhora satisfatria do quadro lgico da doena, tendo em vista a permanncia de dores freqentes e limitaes funcionais aos movimentos, o qual dever permanecer em tratamento mdico por tempo indeterminado. 19- Ainda, de acordo com os relatrios mdicos anexos, a parte autora apresenta doena psiquitrica grave com quadro sintomtico, o qual vem se agravando gradativamente, no reunindo condies de exercer as atividades profissionais.

20- Dessa forma requer desde j, seja o autor avaliado por perito mdico da confiana desse r. Juzo, especializado empsiquiatria e ortopedia, devendo os mesmos responder aos quesitos anexos a presente inicial.

VII - DA TUTELA ANTECIPADA:

37- O artigo 273 do Cdigo de Processo Civil determina concesso de tutela antecipada quando se fizer presente os requisitos da prova inequvoca, dano irreparvel ou de difcil reparao, abuso de direito de defesa ou manifesto propsito protelatrio do ru. 38- Com relao ao cabimento ou no de tutela antecipada contra a Fazenda Pblica, embora haja disposio legal expressa vedando a concesso de liminares e antecipao de tutela contra a Fazenda Pblica (art.1. Lei 9.494/97) pacfica a jurisprudncia que essa restrio no subsiste quando a impossibilidade de aplicao da medida vier a acarretar danos irreparveis ou de difcil reparao, como o caso dos benefcios previdencirios que possuem natureza essencialmente alimentar. 39- Assim, no caso sub judice, o axioma do direito, que corresponde ao requisito legal da prova inequvoca e da verossimilhana da alegao, est presente nos fatos alegados e nos documentos juntados inicial.

40- Deste modo, a prova inequvoca do cumprimento da carncia e da qualidade de segurado do autor, est consubstanciada na cpia da CTPS, bem como, na concesso administrativa dos benefcios por incapacidade: 31/ 505.135.397-1, 31/ 505.422.762-4, 31/ 560.156.352-3, 31/529.990.999-0.

41- J, a existncia da doena incapacitante alm de estar esculpida na concesso do benefcio por incapacidade, tambm ratificada pelos documentos mdicos que acompanham a inicial, os quais analisados em conjunto com a atividade profissional habitual (PORTEIRO NOTURNO / VIGIA), idade e grau de escolaridade do autor no deixam dvidas quanto existncia da incapacidade laborativa.

42- Some-se a isso o fato de que os problemas de sade do autor so extremamente graves: Dor lombar baixa (CID M54.5), Transtorno no especificado de disco intervertebral (CID M51.9); Espondilose no especificada (CID M47.9); Sndrome do tnel do carpo (CID G56.0); Lumbago com citica (CID M54.4); Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia (CID M51.1);Episdio depressivo grave sem sintomas psicticos (CID F 32.2); Transtornos de adaptao (CID F43.2); Estado de "stress" pstraumtico (CID F43.1), evidenciando que o retorno do autor a atividade profissional de (porteiro noturno / vigia), a qual exercida mediante dispndio de fora fsica e psquica, pe em iminente risco a sua sade e integridade fsica.

43- Por sua vez, o periculum in mora est presente na natureza do benefcio por incapacidade, que pressupe a necessidade de tratamento mdico, com uso constante de remdios, bem como a necessidade de se adquirir alimentos necessrios manuteno da prpria vida, ou seja, a percepo desse benefcio conditio sine qua non, para fins de resguardo da sade e do sustento do autor. 44- Ex positis, no razovel, nem tampouco justo, forar o autor a suportar a demora na prestao jurisdicional, razo pela qual, requer a Vossa Excelncia, em CARTER LIMINAR, seja determinado ao instituto ru que proceda ao imediato restabelecimento do auxlio doena previdencirio - NB 31/ 529.990.999-0, devendo o mesmo ser mantido at concluso da percia mdica oficial a ser designada por esse r. Juzo.

VIII - PRODUAO DE PROVA ANTECIPADA:

45- Data vnia, caso os argumentos acima descritos no convenam Vossa Excelncia, requer subsidiariamente a concesso de liminar na forma do artigo 846 e seguintes do Cdigo de Processo Civil para determinar, em CARTER DE URGNCIA, a realizao de prova pericial, devendo ser deferida tal prova, a fim de que se apure, por intermdio de profissional habilitado especialista em psiquiatria e ortopedia, a existncia da incapacidade laborativa do autor, bem como, o seu grau, devendo os doutos Peritos responder aos quesitos anexos a presente ao.

IX - DOS PEDIDOS:

46- Diante dos fatos apresentados, demonstrando cabalmente a violao do DIREITO LQUIDO E CERTO do autor e flagrante ilegalidade, requer a Vossa Excelncia que se digne a:

A - Conceder tutela antecipada determinando ao ru que proceda imediatamente o restabelecimento do beneficio de n.31/529.990.9990, devendo ser mantido o benefcio at concluso da percia mdica oficial a ser designada por esse r. Juzo.

B- Em no acatando o pedido supra, requer subsidiariamente, a concesso de liminar para determinar a realizao, em carter de urgncia, de percia judicial para avaliao da sade do autor e condies do ambiente de trabalho, na forma dos artigos 846 e seguintes do CPC, com expertespecialista em psiquiatria e ortopedia, respondendo os doutos peritos aos quesitos anexos, facultando o autor a nomeao de assistente, com horrio e local para avaliao na forma da lei; C - Deferida a tutela antecipada com a conseqente liminar, seja expedido ofcio ao INSS para cumprimento da mesma; C1- Em no cumprindo a tutela antecipada, seja aplicada ao ru a pena de multa diria de R$ 1.000,00 (hum mil reais), bem como, seja a autoridade responsvel pelo descumprimento incursa no crime de desobedincia, devendo ser notificada autoridade competente para as providencias penais cabveis; D - Aps percia mdica judicial, caso ocorra constatao da existncia de incapacidade total e temporria do autor, requer seja restabelecido o auxlio doena previdencirio desde a data da alta indevida (30/11/2008), devendo o benefcio ser mantido at total recuperao do autor, ou at a concesso da aposentadoria por invalidez previdenciria (B32) ou do auxlio acidente; D1- No entanto, caso a percia mdica judicial conclua pela existncia da incapacidade total e permanente do autor, requer seja concedida a aposentadoria por invalidez previdenciria (B32), recalculando a renda mensal inicial, alterando o coeficiente de concesso do beneficio previdencirio para 100% da mdia apurada;

E- Em ambos os casos, seja deferido, caso se faa necessrio, o acrscimo de 25% sobre a renda mensal do beneficio constante do artigo 45 da lei 8213/91 F- Em sendo constatada a existncia de incapacidade parcial e permanente (reduo da capacidade laborativa) do autor, requer seja concedido o auxilio acidente, na conformidade do artigo 86 da Lei 8.213/91. G- Ao final, julgar totalmente procedente a presente ao condenando o ru a realizar e manter os pagamentos devidos a ttulo deauxlio doena previdencirio (B31) desde a data da alta indevida em 30/11/2008, compensando-se os valores eventualmente pagos pela previdncia social,devendo este benefcio, se for o caso, ser cessado para que seja concedida a aposentadoria por invalidez previdenciria (B32) ou o auxlio acidente previdencirio, conforme o grau de incapacidade do autor. H- Condenar o ru a pagar todos os valores devidos a ttulo de benefcio devidamente acrescido de juros e correo monetria;

I- Sejam arbitrados honorrios advocatcios na forma da lei.

J- Os benefcios da justia gratuita, visto que qualquer despesa ou custa processual acarretar srios prejuzos ao sustento do autor e de sua famlia, estando o mesmo amparado pelo artigo 4 da Lei n. 1060/50 e artigo 5, XXXIV, a da Constituio Federal;

K- Requer provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidas, especialmente por PERCIAS MDICAS, depoimento pessoal das partes, oitiva de testemunhas, expedio de ofcios, juntada de documentos e demais provas que se fizerem necessrias e pertinentes ao caso.

L- Citao do ru na pessoa de seu representante legal para que querendo conteste a presente ao sob pena de revelia bem como preste depoimento pessoal sob pena de confisso.

Atribui causa o valor de R$ 77.571,44 (setenta e sete mil, quinhentos e setenta e um reais e quarenta e quatro centavos) para que surta os devidos efeitos fiscais e de alada.

Termos em que, P. Deferimento

So Paulo, 10 de fevereiro de 2011.

_______________________ _____________________ Sinval Miranda Dutra Jnior Viviane Gomes Torres OAB-SP 159.517 OAB-SP 279.029

QUESITOS AO PERITO JUDICIAL

1- Qual o grau de escolaridade do autor, sua data de nascimento e atividade profissional exercida? 2- Em algum momento o autor foi encaminhado ao setor de reabilitao profissional pelo INSS?

3- As doenas que acometem o autor causam incapacidade laborativa? Se positivo esta incapacidade total e permanente ou total e temporria?

4- Caso a incapacidade seja parcial, informar se o autor teve reduo da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia, se as atividades so realizadas com maior grau de dificuldade e que limitaes enfrenta.

5- Analisando em conjunto atividade laborativa do autor (porteiro noturno / vigia), com as debilidades existentes pode o mesmo realizar seu trabalho, realizando esforos fsicos e movimentos repetitivos sem que coloque em risco sua vida, ou agrave seu estado de sade? 6- Quais foram os exames apresentados pelo autor e quais as doenas diagnosticadas pela percia mdica? Quais as caractersticas / sintomas? Especificar e descrever. 7- Do ponto de vista mdico social, a parte autora tem condies de competir no mercado de trabalho em igualdade de condies com os demais trabalhadores na ativa na funo habitual de porteiro noturno / vigia ou similar?

8- Quais as causas do Episdio depressivo grave sem sintomas psicticos (CID F 32.2),Transtornos de adaptao (CID F43.2) e Estado de "stress" ps-traumtico (CID F43.1) e os seus principais fatores de risco? Existe forma de tratamento adequado? Qual? 9- A crise psiquitrica, conforme cdigo da doena pode se dar a qualquer momento? Existe atualmente algum fator particular do autor que vem ocasionando a progresso da doena? Qual

10- Constatada a incapacidade, possvel determinar se esta decorreu de agravamento ou progresso de doena ou leso?

11- O autor apresenta dficit de concentrao e lentido psicomotora? H possibilidade de manter-se a parte autora neste estado clinico ou pode haver ainda maior agravamento? 12- Analisando a doena em conjunto com as condies sociais e a idade do autor, existe possibilidade de reverso da mesma?

13- A Sndrome do tnel do carpo acometida pela parte autora, aumenta a perda de fora e de movimentos da articulao afetada? Pode-se recomendar o descanso ou imobilizao temporria? 14- Os Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia causam a parte autora diminuio sensivelmente capacidade de movimentao/ limitao? Faz necessrio realizao de cirurgia ou fisioterapia? Qual o perodo? 15- Quais os fatores que contriburam para a progresso da doena ou leso? 16- Quais so as causas da espondilose e do Lumbago com citica, e os seus principais fatores de risco?

17- Do ponto de vista estrito a funo da parte autora existe incapacidade laborativa? 18- Tendo em vista a existncia das mesmas doenas: Dor lombar baixa (CID M54.5), Transtorno no especificado de disco intervertebral (CID M51.9); Espondilose no especificada (CID M47.9); Sndrome do tnel do carpo (CID G56.0); Lumbago com citica (CID M54.4); Transtornos de discos lombares e de outros discos intervertebrais com radiculopatia (CID M51.1); Episdio depressivo grave sem sintomas psicticos (CID F 32.2);

Transtornos de adaptao (CID F43.2); Estado de "stress" ps-traumtico (CID F43.1) c.c. a data da incapacidade laborativa fixada em 03/10/2003 em que o perito do INSS confirmou sua existncia em percia administrativa, indaga-se: Pode o senhor perito confirmar a existncia de incapacidade laborativa desde esta data? Justifique? 19- Entende o Senhor perito que houve recuperao da capacidade laborativa em 30/11/2008, ou se ocorreu alta indevida do benefcio?

20- Quais as limitaes provocadas pelas doenas que acometem a parte autora? Especificar e descrever.

21- Partindo da premissa de que o organismo humano varivel, pode ser possvel prever data de recuperao da capacidade laborativa com 100% de acerto to somente com base nos aspectos cientficos das doenas? Justifique.

22- possvel apontar a data do inicio da doena e a data da incapacidade laborativa? Se divergentes esta data quando ocorreu o agravamento, progresso ou leso da doena? 23- A incapacidade impede totalmente a parte autora de praticar outra atividade que lhe garanta subsistncia? Em caso negativo, responder que tipo de atividade o autor est apto a exercer. 24- A incapacidade insusceptvel de recuperao ou reabilitao para o exerccio de outra atividade que garanta subsistncia do autor?

25- Se a incapacidade for permanente e insusceptvel de reabilitao para exerccio de outra atividade que lhe garanta subsistncia, informar se a autora necessita de assistncia permanente de outra pessoa, enquadrando-se nas situaes previstas no Artigo 45 da Lei 8.213/1991. 26- Caso no seja constatada a incapacidade atual, informe se houver, em algum perodo, incapacidade laborativa.

27- Sendo o autor portador de seqelas, informe o senhor perito se estas decorrem de doena ou consolidao de leses e se implicam reduo da capacidade laborativa para o trabalho que habitualmente exercia.

28- Caso no seja constatada a incapacidade atual, informe se houver em algum perodo, incapacidade laborativa.

29- Caso no haja incapacidade do ponto de vista desta especialidade mdica informar se o autor apresenta outra molstia incapacitante e se faz necessrio realizao de percia com outra especialidade. Qual?

_____________________________ ________________________ Sinval Miranda Dutra Jnior Viviane Gomes Torres OAB-SP 159.517 OAB-SP 279.029

12
_________________________________________________________________________________
Rua Alberto Nagib Rizkallah, n 48 Campo Limpo Cep: 05758-010 - So Paulo / SP. Fone 5841-2669 e 5842-2663

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Apesar da incapacidade perdurar a autora apresentou ainda muitos requerimentos, porm restaram-se todos indeferidos, por concluir a percia pela inexistncia de incapacidade. A conduta do INSS est trazendo enorme prejuzo a autora, pois apesar de se encontrar doente e incapacitada desde a data do primeiro requerimento em 15/09/2007, somente gozou do respectivo benefcio nos perodos j apontados, estando em alta indevidamente, conforme demonstra atravs de relatrios mdicos e exames de diagnostico que sem dvida nenhuma comprovam sua incapacidade laborativa e para suas atividades habituais e outras doenas decorrentes. Diante da negligncia dos peritos da autarquia r que apesar de visualizarem o problema da autora concluem pela capacidade laborativa e atividades

habituais, desconsiderando os atestados e exames apresentados e o prprio estado periclitante da autora, no teve esta alternativa, a no ser valer-se dessa E. Justia Especializada para buscar amparo ao seu direito. Desta forma, alm o indevido indeferimento do benefcio que ora se busca restabelecer, ficou sem gozar o benefcio no perodo de: Novembro de 2007 at o presente momento.

QUESITOS PARA O PERITO MDICO (NEUROLOGIA):

1. A percia mdia analisou todas as doenas indicadas no pedido inicial? Quais so elas? 2. necessria a realizao de percia mdica em outras especialidades? Quais? Por que? 3. O(A) periciando(a) portadora de alguma doena ou leso? Quais? 4. Qual a(s) data(s) provvel(is) do(s) incio(s) da(s) doena(s)? 5. A incapacidade temporria ou permanente? Se temporria, quando seria necessria nova avaliao? possvel fixar data de alta automtica? 6. Conforme se verifica dos autos, o autor gozou dos seguintes benefcios: 570.636.644.2 (15/09/2007 a 23/10/2007).. Houve continuidade da incapacidade desde a data do requerimento do primeiro benefcio em 15/09/2007? 7. Caso o(a) periciando(a) esteja/foi acometido(a) de incapacidade decorrente de acidente de natureza diversa de acidente do trabalho, restaram seqelas que de alguma forma reduziram sua capacidade laborativa ou para as atividades habituais? Desde quando? 8. No sendo o(a) periciando(a) portador(a) de doena(s) ou leso(es) que a incapacita para o trabalho e para suas atividades habituais de forma total, em que elementos do exame se fundamentam a resposta? 9. Se constatada a incapacidade parcial, descreva o Sr. Perito a exata extenso da parcialidade, como por exemplo se ela ensejaria o afastamento do trabalho para a recuperao ou reabilitao. 10. Se temporria e/ou parcial, essa incapacidade suscetvel de recuperao ou reabilitao que garanta a subsistncia ao(a) periciando(a), levando-se em considerao sua idade, classe social, grau de instruo e atividade exercida nos ltimos anos? Quanto tempo estimado para uma possvel recuperao e desde quando? 11. Se for detectada INCAPACIDADE PARCIAL, indique de forma suscinta o tipo de tratamento (freqncia semanal, medicamentos, tempo dirio, etc) que o(a) periciando(a) dever ser submetido(a) para a cura dos males que o incapacitam, ainda que de forma parcial. 12. Caso fixada data para reavaliao, poder o(a) periciando(a) ser colocado(a) em alta automtica ou permanecer afastado at que se realize o novo exame mdico? 13. De forma resumida, explique no que consistem os exames realizados e/ou instrumentos utilizados, bem como respectivas finalidades. 14. Descreva sobre o significado dos documentos mdicos juntados aos autos e apresentados ao INSS e ao perito, indicando o modo que influenciaram nas concluses do laudo.

QUESITOS PARA O PERITO MDICO (ORTOPEDIA):

1. A percia mdia analisou todas as doenas indicadas no pedido inicial? Quais so elas? 2. necessria a realizao de percia mdica em outras especialidades? Quais? Por que? 3. O(A) periciando(a) portadora de alguma doena ou leso? Quais? 4. Qual a(s) data(s) provvel(is) do(s) incio(s) da(s) doena(s)? 5. A incapacidade temporria ou permanente? Se temporria, quando seria necessria nova avaliao? possvel fixar data de alta automtica? 6. Conforme se verifica dos autos, o autor gozou dos seguintes benefcios: 570.636.644.2 (15/09/2007 a 23/10/2007).. Houve continuidade da incapacidade desde a data do requerimento do primeiro benefcio em 15/09/2007? 7. Caso o(a) periciando(a) esteja/foi acometido(a) de incapacidade decorrente de acidente de natureza diversa de acidente do trabalho, restaram seqelas que de alguma forma reduziram sua capacidade laborativa ou para as atividades habituais? Desde quando? 8. No sendo o(a) periciando(a) portador(a) de doena(s) ou leso(es) que a incapacita para o trabalho e para suas atividades habituais de forma total, em que elementos do exame se fundamentam a resposta? 9. Se constatada a incapacidade parcial, descreva o Sr. Perito a exata extenso da parcialidade, como por exemplo se ela ensejaria o afastamento do trabalho para a recuperao ou reabilitao. 10. Se temporria e/ou parcial, essa incapacidade suscetvel de recuperao ou reabilitao que garanta a subsistncia ao(a) periciando(a), levando-se em considerao sua idade, classe social, grau de instruo e atividade exercida nos ltimos anos? Quanto tempo estimado para uma possvel recuperao e desde quando? 11. Se for detectada INCAPACIDADE PARCIAL, indique de forma suscinta o tipo de tratamento (freqncia semanal, medicamentos, tempo dirio, etc) que o(a) periciando(a) dever ser submetido(a) para a cura dos males que o incapacitam, ainda que de forma parcial. 12. Caso fixada data para reavaliao, poder o(a) periciando(a) ser colocado(a) em alta automtica ou permanecer afastado at que se realize o novo exame mdico? 13. De forma resumida, explique no que consistem os exames realizados e/ou instrumentos utilizados, bem como respectivas finalidades. 14. Descreva sobre o significado dos documentos mdicos juntados aos autos e apresentados ao INSS e ao perito, indicando o modo que influenciaram nas concluses do laudo.

DOR MUSCULOESQUELTICA A autora tem histrico de dor musculoesqueltica inespecfica, cujas caractersticas no seguem o ritmo, a periodicidade e a relao com eventos desencadeadores que se espera encontrar na presena de doenas osteomusculares especficas.

A dor crnica um fenmeno complexo porque pode ser modificado por dimenses biolgicas, psquicas e sociais, nem sempre guardando associao do tipo causa e efeito, com o trabalho, com traumatismos ou doenas. Identificar o papel que cada uma dessas dimenses exerce no fenmeno de sofrimento humano tem sido tarefa abraada por muitos pesquisadores, mdicos, cientistas sociais, filsofos. Por exemplo Margaret A.Caudill, assim se expressa quando conceitua dor: "a dor, assim como a febre, um sintoma. ela tambm um componente vital da experincia humana". A dor pode ter diversos significados: pode significar que o corpo foi danificado ( significado biolgico); pode significar que a pessoa est sofrendo psquicamente, independente de estar machucada (significado psicolgico); pode ser apenas um lembrete de que todos somos mortais ( significado espiritual) . A dor pode tambm ser a exteriorizao de transtornos de comportamento humano e representar a elaborao de sintomas originalmente decorrentes de um distrbio, doena ou de uma incapacidade fsica confirmada que se torna exageradamente prolongada. Tal situao pode ser desencadeada pela percepo que a pessoa tenha acerca de eventos de sua histria de vida, tais como medo evidente de ficar incapacitada, possvel compensao financeira ou desapontamento com o atendimento que tenha recebido .
4 5

Nobre Juzo os mdicos especialistas que acompanham a parte autora nos tratamentos mdicos, so unnimes em afirmar que o mesmo est incapacitado para o trabalho por perodo indeterminado, tanto que os laudos mdicos apresentados na percia mdica judicial datados de (09/01/2009) informam que o quadro lgico da doena crnico e irreversvel, causando a parte autora impedimento para exercer a atividade laborativa na funo de padeiro. Logo, a concluso que se chega que o exerccio da atividade profissional esta limitada, j que analisando a escolaridade do autor e a idade, deve se concluir que o mesmo somente se recolocar no mercado de trabalho em atividade profissional que exija esforo fsico. No entanto, tal limitao impede parte autora o desempenho da funo acima descrita, restando caracterizada a incapacidade laborativa.

DA ANLISE DA INCAPACIDADE SOB O PONTO DE VISTA MDICO E SOCIAL: Conforme entendimento j pacificado na Turma Nacional de Uniformizao e demais Tribunais Superiores, na concesso do benefcio por incapacidade (auxlio doena ou aposentadoria por invalidez), a incapacidade para o

trabalho deve ser avaliada do ponto de vista mdico e social, conforme interpretao sistemtica da legislao (Lei 7.670/88; Decreto 3.298/99; Decreto 6.214/07; Portaria Interministerial MPAD/MS n 2.998/010). Alm disso, o novel Decreto 6.214/07, aplicvel analogicamente ao caso estabelece: Art. 4. Para os fins do reconhecimento do direito ao benefcio, considera-se: [...] III - incapacidade: fenmeno multidimensional que abrange limitao do desempenho de atividade e restrio da participao, com reduo efetiva e acentuada da capacidade de incluso social, em correspondncia interao entre a pessoa com deficincia e seu ambiente fsico e social; (grifo nosso). Art. 16. A concesso do benefcio pessoa com deficincia ficar sujeita avaliao da deficincia e do grau de incapacidade, com base nos princpios da Classificao Internacional de Funcionalidades, Incapacidade e Sade - CIF, estabelecida pela Resoluo da Organizao Mundial da Sade no 54.21, aprovada pela 54 Assemblia Mundial da Sade, em 22 de maio de 2001. 1. A avaliao da deficincia e do grau de incapacidade ser composta de avaliao mdica e social. 2. A avaliao mdica da deficincia e do grau de incapacidade considerar as deficincias nas funes e nas estruturas do corpo, e a avaliao social considerar os fatores ambientais, sociais e pessoais, e ambas consideraro a limitao do desempenho de atividades e a restrio da participao social, segundo suas especificidades. (grifo nosso). Dessa forma, ainda que o laudo mdico pericial tenha concludo pela capacidade laborativa do autor, os fatores ambientais, sociais e pessoais presentes no caso concreto tambm devem ser considerados. Assim, h que se perquirir sobre a real possibilidade de reinsero do autor no mercado de trabalho. Para tanto, deve ser considerado o mercado de trabalho efetivamente disponvel para o autor, levando-se em conta, alm das doenas que lhe acometem (escoliose (cid m 41), outras artroses (cid m 19), sinovite e tenossinovite (cid m 65),sindrome do manguito rotator (m 75.1), outras artropatias por disposio de cristais (cid m11), a atividade profissional habitualmente exercida, a idade, o grau de escolaridade, a falta de qualificao profissional, etc. Com efeito, verifica-se que o autor, na data da realizao da percia mdica judicial, possua 60 (sessenta) anos de idade. Por outro lado, de acordo com laudo mdico o autor possui baixo nvel de escolaridade. No bastasse isso, conforme se depreende dos documentos juntados aos autos virtuais, anteriormente a incapacidade laborativa, o autor

exercia atividade profissional de padeiro. Assim notria a ausncia de qualificao profissional do autor. Some-se a isso o fato do autor estar afastado do mercado formal de trabalho h quase de 10 (dez) anos, j que de 2004 a 2007 recebeu o benefcio de auxlio doena previdencirio e, desde ento, mesmo perante a cessao do benefcio, no exerceu mais atividade de padeiro devido persistncia das doenas. Assim, ao analisar a incapacidade laborativa do autor levando em considerao suas condies de sade, as atividades profissionais exercidas ao longo dos anos, a idade, o baixo grau de escolaridade, a falta de qualificao profissional e o tempo de afastamento do mercado de trabalho, ponderando e associando esses fatores aos limites sofridos em decorrncia das doenas que o afligem, fcil concluir que desde a cessao do benefcio, o autor nunca mais recuperou a capacidade laborativa. Nesse sentido, alis, recentemente se pronunciou por unanimidade a Quarta Turma do Egrgio Tribunal Regional Federal da Quinta Regio, nos autos da apelao cvel 317122, processo n. 200184000106910-RN, sendo Relatora a Desembargadora Federal Margarida Cantarelli, publicada no DJ: 02/04/2008, p. 885, nr.63: PREVIDENCIRIO. RESTABELECIMENTO DE AUXLIO-DOENA. CONVERSO EM APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. IMPOSSIBILIDADE DE EXERCER ATIVIDADE HABITUAL. FALTA DE QUALIFICAO PROFISSIONAL.TEMPO DE AFASTAMENTO DO MERCADO DE TRABALHO. I. A aposentadoria por invalidez devida enquanto o segurado for considerado incapaz e insusceptvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia, nos exatos termos do art. 42, da Lei n 8.213/91. II. A incapacidade laborativa deve ser analisada levando-se em considerao as condies fsicas, o baixo grau de escolaridade, a falta de qualificao profissional e o tempo de afastamento do mercado de trabalho. Tais fatores devem ser ponderados e associados aos limites sofridos em decorrncia da doena que aflige o postulante, cegueira no olho esquerdo e comprometimento do olho direito, o que torna invivel a sua reabilitao. III. Juros de mora em 6% ao ano e correo monetria nos termos do Manual de Clculos da Justia Federal. IV. Honorrios advocatcios fixados em 10% sobre o valor da condenao, devendo ser observada a Smula 111 do STJ. V. REMESSA OFICIAL E APELAO PARCIALMENTE PROVIDAS. (grifo nosso). Assim considerando, as doenas diagnosticadas, a idade avanada, a ausncia de qualificao profissional, o fato de que as atividades exercidas pelo autor na funo de padeiro exige esforo fsico, indaga-se com a devida vnia esse juzo: Existe possibilidade do autor se manter no mercado de trabalho (formal ou informal) to competitivo, e, dessa forma obter recursos para adquirir alimentos e medicamentos necessrios ao seu tratamento de sade?

1 Smula 8: Em se tratando de matria previdenciria, incide a correo monetria a partir do vencimento de cada prestao do
benefcio, procedendo-se atualizao em consonncia com os ndices legalmente estabelecidos, tendo em vista o perodo compreendido entre o ms em que deveria ter sido pago, e o ms do referido pagamento.

17

También podría gustarte