Está en la página 1de 8

MANUAL PIM III

Gesto Financeira - Turma 2012

Sumrio
Manual PIM III
1. Introduo ................................................................................................................................... 03 2. Objetivos Gerais ......................................................................................................................... 03 3. Objetivos especficos ............................................................................................................... 03 4. Operacionalizao do trabalho .............................................................................................. 04 5. A empresa .................................................................................................................................... 04 6. Estrutura do projeto ................................................................................................................ 04 7. O PIM III abrange as disciplinas ............................................................................................ 05 8. Envio do projeto .........................................................................................................................07 9. Prazos e validao do recebimento do projeto ............................................................07 10. Dvidas do projeto ................................................................................................................ 08

Servio Social Gesto Financeira

MANUAL DE ORIENTAES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III PIM III CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTO FINANCEIRA

1. INTRODUO

Os Projetos Integrados Multidisciplinares PIM tm como sua principal caracterstica estrutural o desenvolvimento do trabalho no formato de um projeto. Seu propsito consiste em propiciar condies para que os alunos possam desenvolver de forma prtica seus conhecimentos tericos, baseados na integrao multidisciplinar e na organizao escolhida como foco de estudo, aplicando suas percepes e concluses atravs da metodologia cientfica para produo acadmica.
2. OBJETIVOS GERAIS

O Projeto Integrado Multidisciplinar PIM faz parte do Programa Pedaggico dos Cursos Superiores de Tecnologia a distncia da UNIP Interativa - Universidade Paulista. Os alunos devero realizar o levantamento das caractersticas e prticas existentes em uma organizao de qualquer natureza. Pois, atualmente, desempenhar bem as funes de gestor pode garantir no somente a eficcia na produtividade de uma organizao, como tambm a transferncia dos conhecimentos acadmicos adquiridos e sucesso profissional. O PIM busca inserir o aluno nas prticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos tericos adquiridos em sala de aula, com carter prtico complementar do processo de ensino-aprendizagem. O profissional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratgias organizacionais. Para os futuros profissionais, entretanto, essa habilidade somente ser vivel se houver uma conscientizao do real papel do gestor, por meio de uma viso bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais.
3. OBJETIVOS ESPECFICOS

So objetivos especficos do PIM: Desenvolver a experincia da realizao de um levantamento das caractersticas e prticas organizacionais de uma empresa, resultando numa pesquisa descritiva, mas sem abrir mo das suas ponderaes; Proporcionar condies para que o aluno desenvolva de forma prtica os conhecimentos tericos adquiridos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem; Propiciar ao aluno uma viso ampla das dificuldades existentes naimplementao, execuo e avaliao dos modelos administrativos.

Manual de Estgio Manual PIM III

4. OPERACIONALIZAO DO TRABALHO

As atividades do PIM so desenvolvidas em empresas reais previamente selecionadas pelos alunos. Nestas empresas sero realizadas pesquisas de avaliaes de itens especficos apontados para cada disciplina.Deve tratar somente das disciplinas apontadas no manual e com a estrutura apontada no manual geral. Obs. Esse o manual especfico, que trs informaes do curso de Gesto financeira. O manual Geral trs detalhamento estrutural do trabalho, e comum para todos os cursos. Deve observar os detalhes e seguir as regras metodolgicas.
5. A EMPRESA

O aluno e/ou grupo (composto de at seis pessoas), sendo alunos matriculados no mesmo curso, podendo ser de formatos diferentes (SEI/SEPI), dever escolher uma empresa real para realizao do trabalho. Devero ser privilegiadas empresas que estejam abertas atitude empreendedora. Recomendase que sejam escolhidas empresas de capital aberto ou que disponibilizem as informaes necessrias para o trabalho proposto, no havendo restrio quanto ao ramo de negcios. fundamental observar que tal escolha determinante da qualidade do trabalho a ser realizado. Uma escolha inadequada poder terminar em perda de tempo e resultados negativos para o trabalho em si. Orientao do Projeto: O desenvolvimento do projeto ficar sob a orientao de um Professor Orientador de Projeto via Frum de Discusso e via Chat, que ocorrer em datas previamente denidas e divulgadas, h ainda a orientao atravs da Tutoria Presencial do Plo e Tutoria a Distncia.
6. ESTRUTURA DO PROJETO

O aluno e/ou grupo dever identificar, descrever e analisar aforma de gesto da empresa utilizando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do mdulo. Dever ainda realizar um diagnstico organizacional, buscando identificar possveis anomalias e prticas diferenciadas de gesto, sugerindo, inclusive, melhorias para as prticas atuais, caso identifique falhas nas operaes da empresa. A base do PIM a disciplina: Fundamentos da gesto nanceira. Esses fundamentos devero ser aplicados realidade da empresa, utilizando como ferramentas as anlises contbeis e estatsticas. Depois de realizada a pesquisa, dever organizar os dados, anotar as informaes relevantes e escrever o projeto, com suas palavras. Isso significa que de fundamental importncia uma correta apresentao dos dados, fontes de pesquisa e resultados, de sua justificativa e concluso pertinentes. O objetivo PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR demonstrar a sua capacidade de anlise de processos e como solucionar os grandes desafios empresariais. Para isso, necessrio seguir certos padres para facilitar a compreenso do leitor. Observe a lista abaixo: 1. Capa 2. Folha de rosto 3. Resumo 4. Abstract

Servio Social Gesto Financeira

5. Sumrio 6. Introduo 7. Desenvolvimento Nessa etapa de desenvolvimento deve-se fazer: Descrio da empresa Abordagem das disciplinas do bimestre Criar um enlace entre os assuntos, aprofundando a multidisciplinaridade; As disciplinas devem ser separadas por captulos ou sub-captulos, conforme a preferncia. Observaes: Ressalta-se que, para a construo de um projeto acadmico preciso desenvolver textos consistentes, com fundamentao terica e para isso imprescindvel a pesquisa em bibliografias sobre o assunto. Alm disso, outro componente importante; a aderncia da pesquisa terica na situao prtica vivenciada na empresa escolhida como fonte de estudo. Pois, se isso no for feito, se no considerar as teorias estudadas como fonte de pesquisa e de anlise das prticas organizacionais o seu trabalho ser somente descrio da empresa, e o foco no somente descrever mas sim analisar, verificar se a aprendizagem obtida possibilita entender o que as empresas praticam. 8. Concluso 9. Referncias Todos esses itens devem ser contemplados (so obrigatrios). Para o melhor desenvolvimento, primordial a leitura cuidadosa do MANUAL GERAL, que explica em detalhe qual contedo e formato pertinente a cada assunto. As possveis dvidas podero ser solucionadas atravs da orientao via frum e/ou chat, ou ainda com o tutor do polo e/ ou tutor a distncia.
7. O PIM III ABRANGE AS DISCIPLINAS:

1. Fundamentos da Gesto Financeira 2. Contabilidade 3. Estatstica Aplicada A disciplina Fundamentos da gesto financeira a base inicial do PIM III, onde far anlise de ferramentas contbeis e uso de estatstica. 7.1 FUNDAMENTOS DA GESTO FINANCEIRA Essa etapa do trabalho deve descrever o funcionamento da gesto financeira da empresa, as reas, pessoas envolvidas, importncia que a empresa d para a gesto financeira. Ento far: Descrever as reas de decises da administrao nanceira, identificando a estrutura organizacional da funo financeira e as preocupaes da administrao, como: planejamento financeiro, controle financeiro, administrao de ativos, administrao do passivo, uxo de caixa. Descrever se os planejamentos de curto, mdio ou longo prazo etc.

Manual de Estgio Manual PIM III

Descrever as atribuies do administrador nanceiro, analisando as decises de levantamento e aplicao de recursos empresariais. As decises de levantamento e aplicao de recursos requerem nos tempos atuais, maior nvel de conhecimento e especializao do administrador financeiro, alm de uma viso estratgica e de sinergia com relao ao futuro dos negcios; Apontar como realizado o planejamento nanceiro, de curto, mdio ou longo prazo, apontar se atende ou no o Planejamento Estratgico da Empresa considerando seus objetivos e metas, abordando: o objetivo do planejamento financeiro, sua importncia, necessidade e controle de capital de giro, deciso de investimento e avaliaes finais.

Como dica: Ao visitar a empresa direcione a conversa no sentido de facilitar a descrio da empresa, exemplo; Pea para desenharem o organograma da rea financeira; Quais as funes de cada um dos setores apontados no organograma; Quais os relatrios utilizados pela alta gerncia para tomada de deciso? Custos, demanda, uxo de caixa etc. Como feito o planejamento financeiro da empresa? E depois de extrair essas informaes d sua contribuio dizendo se o que feito pela empresa atende as necessidades organizacionais, se os itens estudados esto alinhados com as prticas empresariais. 7.2 CONTABILIDADE Essa etapa do projeto deve possibilitar ao aluno entender o uso de ferramentas contbeis como instrumento de tomada de deciso da empresa. A primeira coisa a fazer deve ser: Levantar os demonstrativos contbeis da empresa dos ltimos dois anos. Os demonstrativos so: Balano Patrimonial, Demonstrativo do Resultado do Exerccio. Com posse desse documento far: Efetuar a anlise da estrutura do balano patrimonial e da demonstrao do resultado do exerccio, conforme Lei n 11.638/07, 11.941/09, (alm do CPC PME e/ou demais pronunciamentos contbeis) da empresa escolhida. Utilizar as tcnicas de anlise dos demonstrativos contbeis para discutir a parte contbil do projeto. Para fazer a anlise deve recorrer s anlises realizadas em aula, tais como: Comentar a situao de liquidez da empresa, considerando-se apenas esses dois grupos: Liquidez: geral imediata seca e corrente; Imobilizao do PL: Se a empresa aplica em ativo imobilizado, cite um exemplo; (terrenos, edicaes, instalaes, veculos, etc). Grau de endividamento. Cada uma das frmulas deve ser comentada, comparar o ano mais recente com o mais antigo, comentando se melhorou ou se piorou a situao da empresa. Obs: A administrao da liquidez consiste em equiparar os prazos das dvidas com os prazos dos ativos e outros uxos de caixa a fim de evitar a insolvncia da empresa. A mensurao da liquidez importante, pois apresenta a capacidade de a empresa gerar caixa suficiente para pagar seus fornecedores e credores.

Servio Social Gesto Financeira

Importante: caso a empresa no disponibilize as informaes reais para a elaborao do balano, o aluno e/ou equipe, poder utilizar dados fictcios, mas em ultimo caso. 7.3 ESTATSTICA APLICADA Iniciar essa etapa descrevendo a importncia do pensamento e conhecimento estatstico para tomada de deciso nas empresas, deve aqui defender a ideia de que esse conhecimento direciona a empresa em vrias aes. Para provar essa afirmao acima deve mostrar a aplicabilidade de dados estatsticos em alguma rea da empresa. Pode ser na folha de pagamento mostrando a participao da folha nas despesas totais, a participao de cada cargo ou rea no total da folha. Pode ser na rotatividade de funcionrios, mostrando a % de rotatividade da empresa em determinado perodo. A proporo de cada cargo dentro do todo, colocando os dados em grficos e fazer uma leitura dos grficos etc. Pode ser na anlise de mercado mostrando os clculos estatsticos na anlise de participao de mercado participao de cada cliente ou setor em relao ao total. Mostrando crescimento por segmento ou produto em determinado perodo, mostrando grficos para anlise. Pode ser analisando classificao ABC de estoque ou compras, dizendo o que os nmeros mostram percentualmente, proporcionalmente etc. Pode ser analisando controle de qualidade, mostrando ndice de defeitos ou de melhoria no passar do tempo, desvio padro em controle de qualidade. Pode ser uma anlise vertical ou horizontal de algum demonstrativo contbil, mostrando evoluo, e como que a estatstica pode auxiliar um gestor na tomada de deciso. H um leque de opes, no precisa analisar todos os itens mencionados, a ideia mostrar como que a disciplina pode auxiliar um gestor em tomada de decises. para fazer clculos e completar com relatrios de possveis decises a serem tomadas com esses clculos, inclusive com leitura de grficos. Fazer pelo menos quatro clculos e analis-los.
8. ENVIO DO PROJETO

Verificar informaes sobre o envio do trabalho no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA. As datas de entrega encontram-se publicadas no calendrio acadmico. * Os alunos reprovados em qualquer uma das disciplinas PIM s podero enviar seus Projetos caso estejam matriculados em regime de dependncia (vericar prazos na secretaria virtual).
9. PRAZOS E VALIDAO DO RECEBIMENTO DO PROJETO

No sero aceitos, em hiptese alguma, trabalhos aps as datas publicadas, ou por outros meios que no sejam os definidos pela UNIP Interativa. Portanto, no haver possibilidade de entrega do Projeto PIM via e-mail, correio, Digital Dropbox, FAX ou qualquer outro meio que no esteja ligado ao Campo de Envio destinado ao Projeto. O PIM um projeto que consta do Programa Pedaggico dos Cursos Superiores de Tecnologia e corresponde computao de 50 horas (para cada PIM), totalizando 100 horas no semestre, equivalendo

Manual de Estgio Manual PIM III

ao controle de frequncia e nota do aluno, desde que apresente conceito igual ou maior que 6,0 (seis). Caso o aluno obtenha o conceito final menor que 6,0 (seis) ou no envie o projeto dentro do semestre, ficar em situao de reprovado na disciplina PIM, e s poder reenviar seu projeto caso esteja matriculado em regime de dependncia* (via secretaria virtual) e siga as informaes sobre o projeto, contidas no AVA, no semestre que estiver cursando. * Ateno quanto aos prazos estipulados pela Secretaria virtual, na realizao das matrculas de disciplinas em que foi reprovado.
10. DVIDAS SOBRE O PROJETO

Caso o aluno tenha dvidas sobre o desenvolvimento do projeto PIM, poder contatar seu Tutor a Distncia, por meio dos canais de comunicao disponveis pela instituio. Bons estudos! Atenciosamente, CST Gesto

También podría gustarte