Está en la página 1de 5

4 - COMPONENTES HORÁRIAS

CURRICULARES

E

RESPECTIVAS

CARGAS

Os componentes curriculares e respectivas cargas-horárias que integram os três módulos estão assim organizados:
Componentes Curriculares 1º MÓDULO Anatomia e Fisiologia Humanas Introdução à Enfermagem (Fundamentos Patologia Enfermagem Básica Primeiros Socorros Radiologia Elementar Equipamentos Radiológicos Proteção e Higiene das Radiações 2º MÓDULO Psicologia e Ética Profissional Farmacologia Física Radiológica Anatomia Radiológica Técnicas Radiológicas Noções de Legislação Radiológica Processamento de Filmes e Imagens Digitais Tomografia 3º MÓDULO Informática Administração dos Serviços de Radiodiagnóstico Radioisotopia e Medicina Nuclear Meios de Contraste Mamografia Radiologia Odontológica Radioterapia Técnicas Radiológicas e Posicionamento 40 40 80 40 80 40 40 40 40 40 40 40 40 40 80 80 40 40 80 80 40 80 40 Carga horária Teóricas

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANAS a) Competências a serem adquiridas:  Conhecer a localização das estruturas anatômicas do corpo humano;  Conhecer o funcionamento dos órgãos do corpo humano. b) Conteúdo programático:  Conceitos e Sistemas;

em fístulas. na prestação de primeiros socorros a vítimas de acidentes ou mal súbito. Cuidados na manipulação e posicionamento dos pacientes. uretral.Esquelético Tegumentar Muscular Cardiovascular Respiratório Digestório Urinário  Órgãos Reprodutores: Masculino e Feminino ENFERMAGEM BÁSICA a) Competências a serem adquiridas:  Saber administrar os meios de contrastes por via oral. sonda retal. etc. b) Conteúdo Programático:     Métodos de administração de medicamentos. Assepsia e anti-assepsia de ambiente e equipamentos. etc. os acamados. b) Conteúdo Programático:  Epidemiologia do trauma. PRIMEIROS SOCORROS a) Competências a serem adquiridas:  Atuar como cidadão e profissional de saúde.. gástrica.  Conhecer os processos de contaminação presentes nos ambientes onde transitam doentes. visando manter a vida e prevenir complicações até a chegada do atendimento médico. portadores de moléstias infecto-contagiosas.  Relações humanas. biliar e/ou os que promovam acesso aos órgãos internos. vesical. idosos. especialmente: recém-nascidos. .  Ter habilidade para trabalhar em ambientes que não podem ser contaminados. vesical. parada cardíaca e estado de choque. Passagem de sondas: retal. drenos. especialmente os que inspiram maiores cuidados. os submetidos à sondas. politraumatizados. venosa.  Ter habilidade para posicionar e movimentar os usuários.  Recursos dos atendimentos de emergência em situações diversas. de modo a viabilizar o atendimento de emergência. gástrica e biliar.  Identificar os recursos disponíveis no meio. monitorizados e entubados.  Observações sobre parada respiratória. como os portadores de deficiência. tais como: centro cirúrgico. cânulas e os entubados. radiologia intervencionista.

 Saber preparar e utilizar soluções químicas na limpeza e descontam inação dos diversos tipos de materiais e equipamentos e do ambiente de trabalho.  Conhecer normas de prevenção e controle de contaminação. desinfecção. Meia-vida. distribuição física. b) Conteúdo Programático:            Detectores de radiação (dosimetria). bem como para usuários em geral.  Gerenciamento do descarte de resíduos. etc. Noções de levantamento radiológico. Princípios gerai de biosegurança.). descontaminação e esterilização. Conceitos de assepsia.  Saber atender e desenvolver programas de controle de qualidade. distância.  Saber utilizar as radiações.  EPIs (equipamentos de proteção individual) e EPCs (equipamento de proteção coletiva) – tipos e usos. Camadas semi-redutoras. Métodos e técnicas de limpeza e desinfecção terminal e concorrente.  Saber aplicar medidas de segurança no armazenamento. blindagem.  Princípios ativos dos produtos químicos e preparo de soluções. Higiene e profilaxia. Desintegração.  Conhecer critérios para instalação de fontes de radiação ionizantes (blindagem. Prevenção e controle de infecção. agentes biológico. bem como das técnicas adequadas de limpeza e/ou desinfecção de ambientes e equipamentos. no intuito de proteger o paciente/cliente contra riscos biológicos.  Conhecer os principais efeitos genéticos e somáticos. .PROTEÇÃO E HIGIENE DAS RADIAÇÕES a) Competências a serem adquiridas:  Conhecer os efeitos orgânicos que as radiações ionizantes ocasionam quando interagem como a matéria viva.  Adquirir habilidades para utilizar os métodos e equipamentos de proteção para o pessoal ocupacional exposto. anti-sepsia. minimizando os riscos danosos. fluídos. físicos e químicos. transporte e manuseio de produtos.  Conhecer e aplicar os princípios de proteção radiológica. Fatores de proteção radiológica: tempo. utilizando formulários adequados. RADIOLOGIA ELEMENTAR a) Competências a serem adquiridas:  Identificar e aplicar as técnicas de anamnese utilizadas em diagnóstico por imagem.

b) Conteúdo programático:  Fundamentos de biofísica aplicada às metodologias radiodiagnósticas. Identificar os protocolos de preparação prévia para exames radiográficos do sistema digestivo. conforto e transporte de pacientes. Conhecer o manuseio adequado do equipamento com vistas ao estabelecimento da intensidade de corrente e radiação. colocando o paciente na posição adequada para a visualização dos órgãos a serem diagnosticados. aceleradores linear.  Rotinas de preparo para exames radiológicos. cilindros. bombas de cobalto e césio. goniômetro. tirando deles o maior proveito em benefício do cliente. tomógrafos. chassis. ultra-sonografia.  Fundamentos de enfermagem aplicados aos procedimentos radiológicos. ressonância magnética. Correlacionar a anatomia humana com a anatomia radiológica. Identificar cuidados e restrições que envolvem a preparação para os diferentes procedimentos.  Saber acionar os comandos dos aparelhos.  Procedimentos relativos à movimentação. gama câmara. a partir das solicitações médicas. espessômetro. Diferenciar as características dos principais exames radiodiagnósticos. b) Conteúdo programático:  Acessórios: ecrans.  Fundamentos de biofísica aplicada à radiologia com a diferenciação do espectro de Raios-X. fatores geométricos e qualidade de imagem.      empregando e interpretando a terminologia específica da área.  Entender a produção e a utilização da eletricidade desde as usinas até o interior dos aparelhos de Radiologia. braquiterapia.  Saber manejar aparelhos de Raios-X e conhecer as técnicas aplicadas em aparelhos e exames.  Entender o funcionamento dos equipamentos de Radiologia. divisores.  Fundamentos de patologia aplicada ao radiodiagnóstico. Reconhecer a importância e saber como preparar psicologicamente o cliente/paciente para a realização de exames radiológicos. EQUIPAMENTOS RADIOLÓGICOS a) Competências a serem adquiridas:  Conhecer os acessórios utilizados na radiologia.  Radiografia em emergência e trauma.  Protocolos de posicionamento para exames de radiodiagnóstico. compressores. bem como regular a duração e a intensidade da exposição. antidifusores.  Noções básicas de: aparelhos convencionais. bem como saber utilizá-los de maneira adequada. identificando seus principais componentes mecânicos e eletrônicos. réguas escalométricas.  Aparelhos radiológicos: geradores e transformadores e seus .

b) Conteúdo programático:        Conceito de patologia. . Traumas. Fraturas.componentes. Infecções. Inflamação. PATOLOGIA APLICADA a) Competências a serem adquiridas:  Conhecer os processos infecciosos e formas de contaminação.  Ter noções de divergências entre as imagens radiológicas normais e patológicas. Neoplasias. Patologia aplicada: principais processos patológicos associados aos sistemas orgânicos.  Adquirir noções de prevenção.  Conhecer os conceitos de doenças e suas complicações.  Conhecer a implicação da patologia para a obtenção das imagens radiográficas.