Está en la página 1de 16

www.beiradapraia.com.

br

ANO 5 - N 237

23 de fevereiro de 2013

CAOS NA EDUCAO

JUSTIA REJEITA RECURSO DA EMPRESA RECICLE


PGINA 04

PREFEITO LEONEL ELEITO PRESIDENTE DA AMFRI


PGINA 05

POLMICA SOBRE PROJETO DE ESTERILIZAO DE CES E GATOS


Pais de alunos reclamam de m conservao das escolas, falta de merenda escolar, professores, e at problemas no transporte escolar. Detalhes nas Pginas 09 e 11.

PGINA 10

BLOCOS DOS SUJOS INTERMUNICIPAL DE ATRAI MAIS DE 7 MIL FUTEBOL DE AREIA EM PESSOAS PARA CAR- PIARRAS COMEA NAVAL DA ARMAO COM BOM NVEL PGINA 12
PGINA 15

02 OPINIO

Recentemente tem ganhado fora no pas certa opinio de que o dinheiro pblico no deveria nanciar festas como o carnaval, pois tais recursos seriam mais necessrios na sade e na educao. Tal argumento, no entanto, no usado quando se trata do nanciamento de festas de cunho religioso com o mesmo dinheiro pblico - no obstante a constituio vetar tal atitude, j que vivemos num Estado Laico, ou seja, onde religio e governo no se misturam, o que ao mesmo tempo resguarda a liberdade religiosa dos cidados, e evita que os governantes promovam uma religio em detrimento das outras. Na verdade, o que est por trs deste argumento contra o nanciamento do carnaval uma campanha de certas correntes religiosas contra essa prtica cultural. Anal, a maior parte das festas carnavalescas das grandes cidades bancada com recursos privados (patrocnios), e a ajuda do estado mnima. Se comparada ao montante de recursos necessrios a educao e a sade, ento, nem fariam a menor falta ao oramento. Vale lembrar que por lei, cada cidade obrigada a gastar 25% do oramento em educao, e 15% em sade. Penha j teve dois prefeitos com contas rejeitadas por causa disso e que caram inelegveis por oitos anos. Sinal que a lei sria e realmente cumprida. Mas mais relevante ainda, lembrar que o carnaval em si um evento turstico: e eventos tursticos trazem gente, que fazem gastos, e dessa forma geram emprego e renda nas cidades que visitam. Se tirar o carnaval de Salvador e do Rio de Janeiro, por exemplo, estar ali se prejudicando o turismo, da mesma como forma como aqui em Santa Catarina em

Carnaval X Festa Nacional do Marisco


Laguna ou Navegantes. S isso j justicaria qualquer nanciamento pblico a uma festa carnavalesca, ainda mais numa cidade turstica como a nossa. Portanto, o argumento contra o nanciamento do carnaval mera fachada para a verdadeira polmica, que tem cunho cultural-religioso. Em Penha, essa discriminao contra o evento tambm se manifesta com a realizao da festa nacional do Marisco, na mesma data. Mais de uma vez o prefeito Evandro Eredes dos Navegantes se referiu ao evento como uma festa da famlia, ou seja, uma alternativa de valor moral em relao ao carnaval, que desde a sua administrao, acontece na mesma poca. De fato, parte do pblico que vai a festa do marisco, e grande parte eleitores do prefeito Evandro, no iriam em eventos de carnaval, por se tratarem de um pblico evanglico, que tambm tem seu direito ao lazer e entretenimento. Mas seria necessrio realmente antagonizar esses dois segmentos colocando eventos para eles no mesmo perodo? No uma tradio a Festa do Marisco ser no carnaval. Antes do prefeito Evandro assumir, ela sempre aconteceu em janeiro, como forma de gerar atraes para os turistas que visitam nossa regio no vero. A mudana da festa para o carnaval claramente tem por objetivo aproveitar o pblico do feriado, que h dcadas vem para nossa regio, porque tem casa por aqui. Se antes esse pblico lotava os bares, restaurantes e casas noturnas durante o carnaval, agora esvaziam nosso comrcio local por que preferem as atraes gastronmicas e musicais da Festa do Marisco, obviamente. E por essa mesma razo, o poder pblico municipal no poderia nanciar

EDITORIAL

23 de fevereiro de 2013

O jornal Beira da Praia uma publicao da editora Beira da Praia Ltda. Rua Arthur Silvino dos Reis, 84 - Centro, Penha/SC. Site: www.beiradapraia.com.br. Email: contato@beiradapraia.com.br CNPJ: 09.317.656/0001-07.

EXPEDIENTE

o projeto do Bloco dos Sujos, de fazer um carnaval de quatro dias, porque isso iria concorrer diretamente com a Festa do Marisco, e poderia at esvazi-la. Ento ca novamente a pergunta, de que serve investir milhares de reais para uma festa que alm de no ajudar a trazer pessoas para Penha, porque naturalmente elas sempre vieram para c no feriado de carnaval, ainda por cima prejudica nosso comrcio? Seria bem mais til para Penha que a Festa acontecesse em outra data, preferencialmente no inverno, e de fato precisamos de investimentos para trazer gente para c, j que carecemos de atraes fora a praia. E dessa forma, muitos comerciantes de Penha, que no alugam stands na festa do marisco porque j esto ocupados com o movimento de vero, podero eles tambm lucrar com a festa do Marisco, e no apenas aqueles que vm de fora da nossa cidade. Por outro lado, poderamos deixar os dias de carnaval para os folies se divertirem, e quem sabe transformarmos essa tambm numa atividade turstica e de lazer, com tantas outras cidades fazem. Por que Penha tem que ter s uma festa, e no poderia ter duas, como Balnerio Piarras que tem um Carnaval cada vez mais forte e tambm a Fenapi? Quem no gosta de carnaval, que v para outro lugar, ou que em casa, anal ningum obrigado a ir. Penha tem dezenas de festas religiosas e para a famlia como alguns gostam de dizer. Todos merecem o mesmo carinho e a mesma ateno do poder pblico, sem engajamentos, nem participao em guerras religiosas que em nada ajudam nossa comunidade, apenas incentivam a discrdia e a desunio.

Editor-Chefe: Adriano de Souza, fone: 9220-1300. Jornalista Responsvel: Rafael Sizino Sebastio - SC-01546-JP. Impresso na Grca Rio Sul. Tiragem: 2.000 exemplares. Os textos assinados ou pagos no reetem as opinies, nem so de responsabilidade deste jornal.

23 de fevereiro de 2013

POLTICA peixera
ADRIANO de SOUZA

POLTICA 03

Um clima de intensa cordialidade marcou o incio do ano legislativo em Penha. Mesmo os requerimentos mais espinhososos como da vereadora Juraci, sobre as condies da Escola Laci Simo Corra, ou a falta de transporte escolar para os alunos de So Nicolau at a Santa Ldia, do vereador Jefferson, foram bem recebidos pelos governistas. A cordialidade era tanta que os governistas no s aceitaram o requerimento do vereador Srgio de Mello (PMDB) sugerindo diminuir o recesso parlamentar, como tambm sinalizando que a mesa diretora da Cmara poderia sim vir com projeto nesse sentido. O vereador Adriano Tibeco (PSDB) levantou a bandeira dos funcionrios pblicos municipais, pedindo ao prefeito, atravs de requerimento, a elaborao de um projeto de reforma administrativa, com a criao de um plano de carreira para os servidores, e tambm a realizao de concurso pblico. Um concurso pblico para Penha seria uma boa, haja visto que diversos cargos na administrao deveriam ser tcnicos e no polticos, com estabilidade assegurada. A demora do prefeito em nomear diretores e chefe de setor em algumas pastas, est adiando aes, como na FME, e foram uma das responsveis pelo caos recente no incio do ano letivo na rede municipal de ensino. E esses so apenas dois exemplos, h vrios outros.

De fato, nem parece que na Penha o prefeito se reelegeu, porque esse tipo de trauma de transio, acontece quando h transio de fato, no continuidade. Dizem os fofoqueiros de planto que o prefeito estaria passando por problemas pessoais, de forma que isso estaria afetando seu desempenho a frente do pao municipal. Ser? A Cmara de Balnerio Piarras, por outro lado, viveu sua primeira queda de brao na ltima tera-feira: o PP pediu em requerimento a construo de uma quadra poliesportiva anexa a escola do bairro Itacolomi, no valor de 574.755,34 reais, que a prefeitura teria recebido em caixa em 31 de dezembro. Os governistas rejeitaram a emenda, argumentando que antes era preciso concluir a escola que a administrao anterior deixou incompleta. No empate de cinco a cinco, foi a primeira de muitas polmicas que o voto do presidente Srginho Maia (PSD) teve que decidir. Outra bronca foi sobre o destino de pedras de pavimentao, que estavam armazenadas ao lado da garagem municipal e foram levadas para o ptio do antigo posto de gasolina Leo Branco. O vereador Chico Coradini (PP) entrou com o requerimento, que foi aprovado pelos governistas, decididos a tirar a histria a limpo. Segundo o lder do governo, Ivo Fleith (PSDB), quem tirou as pedras de l foi a administrao anterior.

Na ultima tera-feira, 19, durante sesso na Cmara de Vereadores de Balnerio Piarras, o vereador e Presidente da Cmara Sergio Maia apresentou requerimento solicitando a criao de uma unidade de PROCON, Programa Estadual de Defesa do Consumidor, no municpio. Aps concluir um abaixoassinado com mais de 5 mil assinaturas, o vereador solicita ao Prefeito Municipal que viabilize a abertura da unidade, que ajudar a populao e adiantar questes relacionadas aos direitos dos consumidores. O requerimento foi aprovado por unanimidade pela Casa. Com esse projeto, os moradores do municpio tero suas reclamaes e problemas resolvidos com mais rapidez e agilidade, frisa o vereador.

VEREADOR SERGIO MAIA QUER CRIAR O PROCON EM BALN. PIARRAS

Srginho Maia enviou pedido ao prefeito para criar rgo

MUDANA DE HORRIO - O presidente da Cmara de Vereadores, Srgio Maia, tambm alterou nesta semana o horrio de funcionamento da casa legislativa. Desde segunda-feira, ela

tambm est funcionando no expediente da manh, a partir das 8h. Antes ela funcionava apenas no perodo da tarde. J o vereador Srginho estar dando expediente todos os dias das 13 s 19 horas.

O Deputado Federal Rogrio Peninha Mendona do PMDB, esteve nesta tarde de quinta-feira, 14 de fevereiro no municipio de Penha, com o objetivo de visitar, apoiar e parabenizar o trabalho realizado pelos vereadores do seu partido, Maria Juraci Alexandrinho e Srgio de Mello. Na reunio, a vereadora Juraci aproveitou para solicitar verbas para a construo da creche, escola e quadra poliesportiva do grupo escolar municipal laci simo corra. O deputado se colocou a disposio do municipio. pois pretende ajudar a escola, mas armou que o prefeito Evandro Eredes dos Naveantes (PSDB) precisa fazer o projeto da constru-

PENINHA VISITA PENHA A CONVITE DE VEREADORES DO PMDB

o da nova creche e escola, e protocol-lo na SED (secretaria estadual de educao) e no FNDE (fundo nacional de desenvolvimento da educao), rgo do MEC. Somente com essa documentao encaminhada, poderemos em Braslia

liberar o recurso, armou o deputado federal. Srgio e Juraci falaram tambm de outros problemas do municpio, e o deputado colocou seu gabinete a disposio para ajudar a aprovar projetos em benefcio de Penha no governo federal.

04 POLTICA

23 de fevereiro de 2013

Cludio Bersi de Souza


claudiobersi@superig.com.br

Laos Fraternos

Natural da Ilha das Flores, a aoriana Ana Monteiro passa a temporada de vero na companhia de Margarete e Renato Amorim diretores do Hotel Aoriano e Pousada Bernncia, em Armao de Itapocori. Uma amizade de longos anos que comeou num intercmbio cultural distncia com seus pais Regina Meireles e Armando Monteiro... Desse intercmbio tambm fiz parte ganhando a amizade do nobre casal que tive o prazer de receber em novembro de 2008. Regina Meireles sentiu uma emoo forte ao chegar a Armao como se nesse pequeno recanto do Brasil tivesse encontrado marcas diretas de seus ancestrais. Ela tem representao do governo portugus na Ilha das Flores onde seu esposo Armando Monteiro, como Vereador, chegou vice-presidncia da Cmara. Armando , sobretudo, cantor com voz de tenor... Tenho uma coleo de suas lindas msicas gravadas em CD, presente seu. A visita de Ana Mon-

teiro nos encheu de alegria. Ela bela e atraente por sua simpatia, conquistando amizade fcil aonde chega. Participou do Sarau da Amark, a nossa Associao literria presidida pelo Jornalista Luiz Garcia, visitou lugares como Balnerio Cambori, Bombinhas, Florianpolis e Foz do Iguau. Curitiba, Estrada da Graciosa, Morretes e muitos outros pontos tursticos como o monumental Parque Beto Carrero World. Sua viagem de retorno est marcada para o prximo dia 19 do corrente ms de fevereiro, indo diretamente para a cidade de Ponta Delgada na Ilha de So Miguel a capital das nove ilhas do arquiplago Aoriano. Para sua despedida, o almoo foi em minha residncia com as presenas de Renato Amorim, Margarete e as filhas Pmela e Joana. Claro, eu e Dona Lucinha com as honras da casa... Nossos votos para que Ana faa boa viagem e que tenha um bom recomeo de suas atividades profissionais.

A desembargadora Cludia Lambert de Faria, do Tribunal de Justia de Santa Catarina, negou o agravo de instrumento interposto pela RECICLE para suspender os efeitos da deciso proferida pelo Juzo da 2 Vara da comarca de Balnerio Piarras que limitou em 8,11% reajuste da taxa de lixo em Penha. Assim, cam valendo os efeitos legais da liminar movida pela Associao Catarinense de Direitos Constitucionais (ACDC), que impedem a Recicle de cobrar um valor acima daquele estabelecido pelo contrato com a prefeitura em 2007: seguindo os critrios do IGP-DI (ndice Geral de Preos Diretos ao Consumidor), que no ano passado foi pouco mais de 8%. A liminar foi protocolada pelo advogado e presidente da ACDC, Ivan Natz, a pedido dos vereadores Maria Juraci e Srgio de Mello (PMDB). Os moradores de Penha continuam na dvida se devem ou no pagar os carns com o aumento abusivo de quase 250% pretendido pela empresa, porque os funcionrios da Recicle tem orientado os contribuintes a pagaram, sobre argumento de que entraram com recurso, e os inadimplentes sero colocados no SPC. Na sexta-feira passada, dia 15, os vereadores Felipe Rebello Schmidt e Isac da Costa (PSD) entraram com uma cmera escondida no escritrio da Recicle, em Balnerio Piarras, e conrmaram o descumprimento

JUSTIA REJEITA RECURSO CONTRA REDUCO DA TARIFA DO LIXO

Felipe Schmidt e Isac da Costa entregaram a promotora denncia que empresa estaria desacatando a Justia

da deciso judicial. O juiz Marcelo Trevisan determinou que a empresa pagasse uma multa diria de 5 mil reais enquanto continuasse cobrando o reajuste irregular. Tambm exortou a Recicle a recolher todos os carns com o reajuste de 250% e emitir um novo carn, com o reajuste permitido pela lei. A deciso da segunda instncia judiciria, de negar o recurso interposto pela Recicle, ratica ainda mais a deciso do juiz Marcelo. Os moradores no devem pagar os carns at agora emitidos, e aqueles que j pagaram, tem o direito de serem ressarcidos. O advogado Ivan Natz, presidente da ACDC, garante

que os moradores que forem colocados no SPC por no pagarem tem direito a uma indenizao no menor que 150 mil reais, e que seu escritrio est de portas abertas para representar os lesados, caso a Recicle cumpra a ameaa: Acredito que seja um blefe para pressionar o contribuinte a pagar um valor indevido, acrescentou. J o tambm advogado e vereador Felipe Rebello Schmidt j apresentou uma denncia formal ao Ministrio Pblico da Comarca de Itaja, sobre o descumprimento da deciso judicial pela Recicle. O desacato de uma ordem judicial pode ampliar as penalidades para a empresa, inclusive com a priso de seus diretores.

Encerrou na ultima sextafeira (15) o Curso de Treinamento para 43 novas Agentes de Sade, que iniciou no dia 04 de fevereiro. As palestras aconteceram no auditrio do NASF (Ncleo de Apoio Sade da Famlia) e o evento foi coordenado pelo Departamento de Ateno Bsica de Sade da Secretaria Municipal.

AGENTES COMUNITRIOS DE SADE CONCLUEM CURSO DE TREINAMENTO


Foram abordados durante o encontro temas como: Princpios e Diretrizes do SUS; Ateno Bsica de Sade; Estratgia Sade da Famlia, a importncia do trabalho das Agentes de Sade e os direitos do cidado sade. Palestraram profissionais da Secretaria desde mdicos s enfermeiras.

Elas esto prontas para o trabalho de campo. Vamos acompanhar as agentes em suas aes e temos a certeza que com o treinamento o objetivo de oferecer um atendimento de qualidade ao nosso cidado ser alcanado, afirmou Maurcio Coimbra, chefe do Departamento de Ateno Bsica de Sade do municpio.

23 de fevereiro de 2013

POLTICA 05

A Associao dos Municpios da Regio da Foz do Rio Itaja - AMFRI j tem um novo presidente. Eleito por aclamao na manh de sexta-feira (15), durante a Assemblia Geral de Prefeitos na sede da associao, o prefeito de Balnerio Piarras, Leonel Jos Martins assume a presidncia da entidade para o exerccio de 2013. Leonel ressaltou que sabe da importncia de presidir a AMFRI, por tudo o que a instituio faz para a regio, agradeceu aos prefeitos dos municpios que o elegeram como presidente. Tambm agradeceu ao seu municpio, que o proporcionou estar neste cargo de grande relevncia. Estaremos disposio para durante este ano realizar um trabalho de sucesso. Irei buscar com ajuda da equipe tcnica da AMFRI alcanar as expectativas em mim investidas, concluiu. Como primeira vice-presidente foi escolhida a prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, que disse estar muito satisfeita em participar da AMFRI, por sua preparao, em infraestrutura administrativa, consrcios e por todo o trabalho que desenvolvido. Divido esta satisfao com Leonel, em assumir este car-

PREFEITO LEONEL MARTINS ELEITO PRESIDENTE DA AMFRI

Leonel Martins (centro) com a vice-presidente Ana Paula da Silva e o ex-presidente Daniel

go, e iremos trabalhar nesta iniciativa de captar novos recursos para a regio, enfatizou. O prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza foi eleito como segundo vicepresidente. um honra ser presidente da AMFRI, mesmo que interinamente, mas agradeo a AMFRI e aproveito para parabenizar a instituio por sua infraestrutura, falou o prefeito de Ilhota, Daniel Christian Bosi, que foi o pre-

sidente interino da entidade do inicio deste ano at o momento da eleio. Ele realizou a abertura da Assembleia Geral, falando sobre a importncia dos municpios trabalharem coletivamente. O secretrio executivo da AMFRI, Clio Jos Bernardino, mostrou o Relatrio de Atividades e Prestao de contas do Consrcio Intermunicipal de Sade - CISAMFRI, citando que no ano de 2012 foram realizados

mais de 23 mil atendimentos a populao regional, em vrias reas da sade, como em Consultas, Fonoaudiologia, Oftalmologia, Exames de Imagem, entre outros. Em seguida apresentou os mesmos dados do Consrcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar CITMAR, destacando as duas maiores aes do ano realizadas pelo consrcio, a implantao de 116 placas de sinalizao turstica em toda

regio e a aquisio de 11 totens interativos contendo informaes tursticas dos municpios. Clio tambm apresentou o Relatrio de Atividades e Prestao de Contas da AMFRI do exerccio de 2012. O documento rene informaes sobre o trabalho de todos os setores da AMFRI, divididos em Arquitetura e Engenharia Civil, Assistncia Social, Contabilidade, Assessoria Jurdica, Departamento Administrativo e os responsveis por 14 colegiados, compostos por secretrios municipais. O relatrio demonstra o elevado nmero de aes que a entidade desenvolveu durante o ano passado. Entre os nmeros que chamam ateno est o de projetos elaborados pela equipe de arquitetura e engenharia civil da AMFRI. Foram 202 projetos, que representou uma economia de R$ 2,2 milhes para as prefeituras municipais. Outro dado importante se refere ao trabalho realizado pelo Movimento Econmico da AMFRI, que gerou um incremento para 2013 no retorno do ICMS para a regio de R$ 3,1 milhes mensais que correspondem a 8,59% em relao ao ano anterior.

A Secretaria de Sade da Prefeitura de Penha est mobilizando a sociedade civil, autoridades, movimentos sociais e demais interessados para a formao do novo Conselho Municipal de Sade. Para tratar do tema, uma plenria acontece dia 27 de fevereiro, s 14h, na Cmara de Vereadores, na Rua Antnio Joaquim Tavares, n 101, no centro. Segundo o secretrio de Sade, Cleiby Darossi, na ocasio ser apresentado um documentrio sobre as atribuies de conselhos do gnero, visando conscientizar a sociedade sobre essas atividades, e sero tambm definidas as entidades integrantes dessa nova formao. O conselho atual presidido pelo ex-secretrio de

ENTIDADES CONVOCADAS PARA NOVO CONSELHO DE SADE

Cleiby Darossi, secretrio municipal de sade. convoca entidades de Penha para participar

Sade, Clvis Bergamaschi (DEM), que em 2012, elegeuse vereador, da a necessidade de nova formao j que conselhos desse gnero no podem contar com represen-

tantes do Poder Legislativo, conforme determina o Ministrio da Sade. A tendncia que Cleiby passe a presidi-lo, por ser o gestor do setor em Penha.

A durao da formao do Conselho de Sade de dois anos. Metade da formao composta por entidades representativas dos usurios do setor, 25% por entidades de

trabalhadores da rea da Sade e os integrantes do governo, prestadores de servios e conveniados representam os 25% restantes. Cleiby destaca que a convocao para a plenria vale para entidades de trabalhadores da rea da Sade, servidores do Sistema nico de Sade (SUS), entidades ambientalistas ou religiosas, movimentos sociais em geral, associaes de pessoas com necessidades especiais e entidades de aposentados e pensionistas. Sindicatos patronais e trabalhistas, de defesa do consumidor ou associaes de moradores tambm podero participar. Interessados em marcar presena na plenria e integrar os novos quadros podem contatar Claudia, na Secretaria.

06 POLTICA

23 de fevereiro de 2013
George Alves, secretrio da Fazenda de Penha

O Vereador de Penha, Jefferson Ademir Custdio (PSDB), protocolou nesta segunda-feira, dia 18, requerimento propondo que se crie um consrcio intermunicipal de transporte urbano entre as cidades vizinhas de Navegantes, Penha e Balnerio Piarras. Jefferson acredita que esta a soluo para viabilizar um transporte pblico de qualidade para os moradores, tendo em vista que para se fazer a concesso para apenas uma das cidades acaba se tornando inviveis os investimentos por parte dos empresrios do ramos, devido ao numero muito baixo de usurios de cada cidade independente. Atualmente, trs empresas fazem o transporte pblico em Penha, sendo que duas delas, as viaes Navegantes e Rainha, fazem o intermunicipal at Balnerio Piarras. As principais reclamaes dos usurios das trs cidades so os horrios irregulares, a falta de nibus noite e de

VEREADOR PROPE CONSRCIO DE TRANSPORTE ENTRE CIDADES VIZINHAS

Jefferson sugeriu que prefeituras zessem um consrcio

madrugada, a ausncia de linhas que contemplem bairros populosos da regio, e a falta de abrigos nos pontos de nibus, alm da sinalizao adequada dos mesmos. Na sua proposta, o vereador Jefferson sugere aos prefeitos a criao do consrcio onde ser possvel fazer uma concesso de transporte pblico nica para as trs cidades. A empresa vencedora teria que construir trs ter-

Na tarde de tera-feira, estiveram em Florianpolis o Secretrio da Sade de Penha, Cleiby Darossi, e o vereador Adriano de Souza, o Tibeco (PSDB), para solicitarem uma ambulncia UTI Mvel para o municpio. Eles protocolaram ofcio junto ao deputado estadual Ismael dos Santos, que cou de agilizar a liberao do veculo junto a Secretaria Estadual de Sade. Tibeco apresentou ao deputado uma indicao de sua autoria aprovada pela Cmara de Vereadores de Penha na ltima segunda-feira, 18, pedindo pela ambulncia. Aproveitando a ocasio,

VEREADOR E SECRETRIO VO A FLORIANPOLIS PEDIR AMBULNCIA

minais urbanos e com capacidade para receber tambm linha de nibus intermunicipais, interestaduais e at internacionais, bem como a criao do fundo municipal de transporte e padronizao dos abrigos de passageiros de cada cidade. As prefeituras usariam este fundo para construir abrigos, e tambm teriam que dar os terrenos onde seriam construdos os terminais de nibus.

A Secretaria da Fazenda de Penha prorrogou o prazo de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) devido a problemas na confeco e entrega dos carns. Agora, os contribuintes municipais tem at o dia 11 de maro para ganhar 20% de desconto, ou ainda iniciar o pagamento parcelado do tributo. Como muitos contribuintes municipais no receberam os boletos at a data limite inicial, que era o dia 10 deste fevereiro, optamos pela prorrogao do prazo, explica o secretrio da Fazenda, George Alves. Quem ainda no recebeu os boletos pode ir at a Secretaria da Fazenda, no setor cadastral, para emisso gratuita da segunda via. O desconto de 20% no pagamento concedido aos proprietrios de imveis e terrenos que optarem pelo pagamento a vista em cota nica. uma das opes de pagamento mais vantajosas da regio da Amfri. Poucos municpios oferecem esse desconto aos seus contri-

PENHA PRORROGA PRAZO DE PAGAMENTO DO IPTU

buintes, ressalta Alves. O tributo tambm pode ser pago em doze vezes, cujo o vencimento tambm foi alterado para o prximo ms. Se as parcelas forem pagas em dia, o contribuinte ganha um desconto nal de 5%. Conceder desconto, mesmo no pagamento parcelado, uma forma de incentivar a quitao do principal tributo municipal, explica o secretrio. Penha emitiu cerca de 14 mil carns. A previso total de arrecadao de R$ 12.370 milhes. Contudo, a mdia de inadimplncia ca entre 20% a 30%. um ndice elevado para um municpio como o nosso e por isso concedemos incentivos em desconto para o contribuinte honrar com o pagamento, frisa o prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). O IPTU 2013 chega s mos dos penheses com um reajuste de 5,32%. Tal ndice foi estipulado ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA). o ndice acumulado dos ltimos doze meses, naliza Alves.

Tibeco e Cleiby se encontraram com deputado Ismael

o secretrio de sade Cleiby Darossi pediu ao deputado mais investimentos na rea de sade da Penha, relatando

os problemas que a cidade tem no setor, e como esses obstculos poderiam ser resolvidos.

23 de fevereiro de 2013

GERAL 07

MRIO GUARACY, VICE-PREFEITO, SEGUE COM ATENDIMENTOS NO GABINETE


Um dos poucos vice-prefeitos do litoral norte a despachar diariamente e em gabinete prprio no Poder Executivo, Mario Guaracy de Souza (DEM), vice-prefeito de Penha, iniciou o segundo mandato ao lado do titular, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) atingindo a marca de aproximadamente 200 atendimentos mensais comunidade local. O foco o encaminhamento de moradores nas mais diversas reas, agilizando as necessidades individuais. Segundo Guaracy, o trabalho, desenvolvido no Pao Municipal de Penha, possvel graas conana do prprio Evandro, mas tambm sintonia de trabalho proporcionada pelo prefeito. Guaracy lembra que na histria de Penha, em geral, os vice-prefeitos atuavam na Administrao Municipal, geralmente em funes de secretariado de primeiro escalo. Guaracy, na verdade, atua de fato como vice-prefeito, atendendo os moradores e buscando solucionar interesses mais diversicados possveis. Guaracy detalha que atende tanto por agendamentos como os muncipes que chegam diretamente no Pao Municipal. Eu fao o um processo de ltragem; sei que h assuntos relevantes que so exclusivos do prefeito, e respeito essa hierarquia, j que no posso esvaziar suas funes ou colocar obstculos ao trabalho dele, obser-

Vice-Prefeito Mrio Guaracy de Souza atende em gabinete prprio diariamente na prefeitura de Penha

va o vice. Por exemplo: eu posso receber o morador e ao sentir que a demanda trazida simplicada, acabo por resolver diretamente, graas a essa ltragem, acrescenta. O vice-prefeito observa, entretanto, que jamais intermediou assuntos do prefeito Evandro ou passou frente moradores que aportaram primeiro no gabinete do vice. Eu recebo a pessoa

e ouo o que ele quer; se a questo carece da posio do prefeito, eu no entro diretamente no gabinete do Evandro; eu encaminho ela para a secretria de gabinete dele, e h o agendamento. O mximo que fao antecipar o assunto ao Evandro, esclarece. No gabinete de Guaracy, a mdia de atendimentos vai de 8 a 10 ao dia.

O vice-prefeito de Penha, que assumiu a Prefeitura interinamente por trs oportunidades, lembra que o que facilitou a relao com Evandro foi no apenas a convivncia no Poder Legislativo ambos foram vereadores antes de serem eleitos duas vezes Prefeitura mas tambm a passagem de Guaracy pela Casa da Cidadania, entre 2009 e 2010. Fiquei um ano na Casa da Cidadania, que

EXPERINCIA NA CASA DA CIDADANIA

rene servios como agncia do Sine, Junta do Servio Militar, entre outros trabalhos comunitrios, lembra ele. A partir desse contato com a populao, j passei a ser muito procurado. Mas havia uma certa distncia do prefeito, e no novo gabinete, posso colaborar ainda mais, garante. O fone do gabinete de Guaracy o 3345-0200, ramal 245.

A Secretaria Municipal de Turismo iniciou nesta quartafeira (20) a segunda etapa de pesquisa mercadolgica em parceria com a Santur, com objetivo de diagnosticar a demanda turstica da cidade. no questionrio o turista deve responder itens que vo desde segurana, saneamento bsico, sinalizao turstica e os motivos que fez com que optasse visitar o municpio.

SECRETARIA DE TURISMO FAZ SEGUNDA ETAPA DE PESQUISA MERCADOLGICA


O trmino desta segunda etapa est prevista para a prxima tera-feira (26). A pesquisa esta sendo feita em trs pontos da cidade: a primeira na principal via de acesso a cidade, na Avenida Getlio Vargas, prximo da Casa do Turista; a segunda na da Avenida Nereu Ramos, prximo da ponte do rio Piarras; e a terceira no Terminal Rodovirio.

A falta de vagas e estrutura dos cemitrios de Penha esteve na pauta da primeira sesso ordinria da Cmara de Vereadores de Penha do ano, na ltima segunda-feira, dia 18. A vereadora Aurea Mrcia dos Santos Pinheiro (PSDB) apresentou um requerimento, solicitando ao prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) que estudasse a implantao de um novo cemitrio na cidade, com capela morturia. Atualmente em Penha h trs cemitrios, sendo que o nico que teria vagas de fato seria o do Gravat. Nos cemitrios do centro e Armao, os parentes dos nados podem autorizar a abertura de tumbas de outros familiares sepultados, para que os caixes sejam postos no mesmo jazigo. Uma das solues para evitar a superlotao de um novo cemitrio seria a verticalizao, sugeriu a vereador Mrcia, que tambm lembrou a necessidade de se seguir normais atuais de sade p-

VEREADORES DISCUTEM PROBLEMAS NOS CEMITRIOS DE PENHA

blica, j que estudos recentes mostram que cemitrios mal projetados podem por a populao em risco, por causa da poluio do lenol fretico, alm de demais agentes patolgicos que poderiam incubar nos tmulos. O vereador Felipe Rebello Schmidt (PSD) tambm contribui no debate, dando a sugesto que a prefeitura, se no tivesse recursos para construir um novo cemitrio, abrisse uma concorrncia pblica, para que uma empresa ganhasse a concesso do servio. Outra sugesto dele foi a instalao de um crematrio que tambm poderia atender os municpios vizinhos, j que o mais prximo se encontra em Balnerio Cambori. Outro vereador a tocar no tema foi Isac da Costa (PSD) que em indicao pediu ao prefeito que construsse uma Capela Morturia no Cemitrio do Gravat, onde a populao pudesse velar seus entes queridos.

A pesquisa tambm tem como objetivo e delinear o perl bsico do turista que visita a cidade e consequentemente avaliar o impacto econmico promovido pelos turistas. A primeira que iniciou foi feita entre os dias 23 e 29 de janeiro. Os resultados da pesquisa sero divulgados assim que os dados forem computados e posteriormente analisados.

08 GERAL

23 de fevereiro de 2013

A Secretaria da Educao de Balnerio Piarras informa que o incio do ano letivo da Escola Professora Francisca Borba ter incio no dia 11 de maro. A deciso foi tomada com objetivo de garantir a segurana dos alunos, professores e funcionrios, j que a obra de construo da nova escola sofreu atrasos e atualmente est em fase de acabamento. Vale lembrar, que ainda semana h no local entulho e outros materiais que podem colocar em risco os mais de 500 alunos matriculados na unidade escolar. A deciso foi tomada aps reunio, na tarde de ontem (14), entre a Prefeitura de Balnerio Piarras, a Empresa ESE (responsvel pela obra) e o Ministrio Pblico. Estavam presentes o prefeito Leonel Martins; a secretria municipal da Educao, Laureci Bernadete Pereira; a promotora de Justia, Viviane Valcanaia; o assessor jurdico da prefeitura; Juliano Cavalcanti e o empresrio Eduardo Schmitt Espndola

AULAS NA ESCOLA INAUGURADA EM DEZEMBRO S COMEAM NO DIA 11


LUANA GIRARDINI Farmacutica Industrial Ps graduada em Ateno Farmacutica

Leonel (dir) denunciou caso para a Promotora Viviane

Construes Ltda. No encontro foi assinado um Termo de Audincia, onde ficou acordado que a empresa se compromete a entregar a primeira etapa da obra no dia 04 de maro e a concluso definitiva no final do ms de maro. A ESE Construtora far isolamento da rea ainda em construo, para no colocar em risco os alunos. Outro item acordado na oportunidade foi a instalao de grade de proteo no fosso existente e a cobertura das rampas de acesso ao andar superior, tambm como

medida de segurana. Estamos nos empenhando para garantir que nenhum aluno seja prejudicado, por isso vamos elaborar um calendrio escolar especfico para a Escola Professora Francisca de Borba, explicou a secretria Laureci Bernadete Pereira. Vale lembrar, que a Administrao anterior inaugurou a escola em 28 de dezembro do ano passado e grande parte das matrculas foi feita em novembro tambm do ano passado.

A Secretaria Municipal da Sade est fazendo mutiro para realizar exames de ultrassonograa que estavam agendados desde o ano de 2011. Para isso, foram contratados prossionais da rea no incio do ano, que j zeram cerca 300 exames e estes j entregues com os seus devidos laudos. Segundo a chefe de Ateno Especializada da Secretaria Municipal de Sade, Anelise Bastem, assim que a

SECRETARIA DA SADE FAZ MUTIRO E REATIVA EXAMES DE ULTRASSOM


atual Administrao assumiu, foram encontrados no ms de janeiro deste ano, mais de 1.500 agendamentos para ultrassonograa que esperavam atendimento desde 2011. Encontramos os agendamentos dentro de envelopes em diversas gavetas do setor. Diante disso, foram contratados prossionais com o objetivo de suprir a demanda. Iniciamos ento o mutiro e esperamos regularizar a situao at maio deste ano, explicou Anelise. Ela explica que muitas solicitaes chegam diariamente ao setor e todos esto sendo marcados. Ela diz que atravs do mutiro, que est sendo feito com eccia, outro objetivo no deixar acumular os agendamentos. Os exames podem ser marcados diretamente no NASF (Ncleo de Apoio Sade da Famlia) localizado na Paulo Amandio de Borba, 535, bairro Santo Antnio.

As crises de ansiedade so respostas emocionais que o nosso corpo d quando estamos passando por uma situao de conito. Apesar de que a ansiedade seja um termo que se relaciona com o negativo, trata-se de emoo natural necessria como medo, alegria ou tristeza. A ansiedade nos avisa quando estamos em situaes de ameaa. uma emoo que temos quando estamos diante de situaes que causam medo ou opresso. Todos em algum momento da vida, possivelmente, j a experimentou. A ansiedade pode ocorrer quando h mudanas signicativas em nossas vidas. Algumas questes que nos preocupam como a sade, o trabalho ou os problemas pessoais so terreno frtil para provocar um estado de ansiedade. O problema quando as tenses se tornam crnicas de forma que a ansiedade seja incontrolvel. Isso acontece quando existem problemas de relaxamento, diculdades para dormir ou falta de concentrao. Nesse caso, convm buscar um mdico para iniciar um tratamento. uma condio que causa alguns desconfortos, como tremores, espasmos, tenso muscular, dores de cabea, ondas de calor, irritabilidade, tonturas, nuseas ou inclusive taquicardia. Isso geralmente acontece quando nos preocupamos de forma excessiva com algum evento em nossas vidas que nos impede de nos relacionarmos naturalmente. Pode chegar a produzir insegurana em nossas relaes sociais. Nem sempre a ansiedade pode ser controlada. s vezes, um sintoma de outras doenas mais graves, como depresso, distrbios alimentares, fobias e vcios, entre outros. Por isso muito importante consultar o seu mdico para que voc possa determinar a origem dos ataques de ansiedade. Para tratar esta doena frequentemente se recorre terapia psicolgica, tcnicas de relaxamento, terapia de grupo e uso de medicamentos, desde que necessrio. Portanto, se sentir que sua ansiedade est acima do normal, procure um prossional da rea da sade.

Por que se Produzem as Crises de Ansiedade?

Avenida Eugnio Krause, 538 Centro, Penha/SC Fone (47) 33458327 farmaciagirardini@ hotmail.com

23 de fevereiro de 2013

Dezenas de pais e funcionrios da escola municipal Laci Simo Crrea, localizada na comunidade de So Francisco de Assis, em Penha, foram at a Cmara de vereadores, na noite de segunda-feira, dia 18, para reclamar sobre as precrias condies estruturais da unidade escolar. Eles vieram em apoio ao requerimento da vereadora Maria Juraci Alexandrino (PMDB), que exortou a prefeitura a reformar a escola e a construir uma nova creche, j que a unidade de educao infantil para crianas menores de seis anos, est sendo fechada pela prefeitura na comunidade. Com indignao a vereadora apresentou fotos da escola e disse que a unidade escolar encontra-se em estado de decadncia, abandono, afronta e descaso, para com os professores, pais, funcionrios, comunidade e sobretudo para com as nossas crianas. Segundo a vereadora e professora Juraci, o estado que se encontra a escola pode interferir na auto-estima de todos os envolvidos, sobretudo das crianas que freqentam esta UNIDADE ESCOLAR. Lembrou tambm que Segundo a LDB, lei 9.394 de 1996, de diretrizes e bases da educao brasileira,

PAIS DE ALUNOS DENUNCIAM MCONSERVAO DE ESCOLA

GERAL 09

o municipio tem o dever de garantir padres mnimos de qualidade de ensino. A vereadora ainda lembra que a escola uma organizao de prestao de servios educacionais. Isso significa que todo e qualquer aluno tem direito aos mesmos servios, no mesmos padro de qualidade, independentemente da localizao ou tamanho da instituio de ensino que o aluno frequenta, detalhou. No seu discurso, enfatizou que no ms de janeiro de 2013 a presidenta Dilma Roussef anunciou a reabertura da adeso aos programas de construo de creches, escolas e quadras poliesportivas na rede pblica de ensino. A vereadora destacou que esses recursos provm do FNDE ( Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao).

Unidade escolar precisa de reforma urgente

O que falta vontade do governo municipal. Pois Penha recebe recurso federal . Somente este ano o governo federal atravs do Ministrio da Educao (MEC) oferecer mais de 3 mil novas creches para atender as mes trabalhadoras, finalizou. Os vereadores da bancada de sustentao ao prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), ressaltaram as obras que a atual administrao j fez em outras escolas do municpio, mas votaram a favor do requerimento de Juraci. Assim como foram feitas reformas e construdas novas escolas, a comunidade de So Francisco de Assis pode ter certeza de que a prefeitura vai arrumar l tambm, disse o lder da bancada governista, Adriano de Souza, o Tibeco (PSDB).

10 GERAL

23 de fevereiro de 2013

Em dezembro passado, aps uma srie de reunies com os prefeitos eleitos de Penha e Balnerio Piarras, a ONG Capivara divulgou, animada, a implantao de um Centro de Esterilizao de Animais e Educao em Sade Ambiental para atender ambas as cidades. O projeto seria uma parceria entre entidades, empresas, voluntrios e prefeituras com objetivo de dar soluo para o problema da superpopulao de ces e gatos. O centro funcionaria num espao emprestado pela Associao dos Moradores de So Francisco de Assis, no antigo prdio da escola Antnio Jos Tiago, onde ocuparia duas salas. L animais seriam castrados gratuitamente, alm de ser feito um monitoramento dos beneciados, para que no fossem posteriormente abandonados. No s os animais com proprietrios seriam atendidos, mas tambm ces e gatos de rua. A meta era atender 100 animais de cada cidade por ms. Dessa forma, dentro de seis meses se comearia a se resolver o problema da superpopulao de animais, explica Gilda da Silva, presidente da ONG Capivara. O projeto inclusive ganhou aval e apoio do GEDDA, o grupo especial de Defesa dos Direitos dos Animais do Ministrio Pblico de Santa Catarina. No incio do ano passado, inclusive, o

PROJETO DE CENTRO DE ESTERILIZAO AINDA NO SAIU DO PAPEL


MP enviou para as prefeituras de todo estado um conjunto de recomendaes diante do problema da superpopulao de ces e gatos e observando as questes de direitos dos animais. Os candidatos a prefeito Leonel Jos Martins e Evandro Eredes dos Navegantes se comprometeram com o projeto e garantiram apoio, segundo Gilda. Mas aps dois meses do incio de suas gestes, a iniciativa at agora no saiu do papel. O investimento necessria seria apenas de 6.500 reais por ms para cada municpio, o que pouco diante do oramento pblico municipal, diz Gilda. A superpopulao de ces e gatos no um problema s dos animais, mas tambm de sade pblica, que pode afetar os seres humanos, alerta. O prefeito Evandro no me recebe desde o ano passado. J o prefeito Leonel estou tendo diculdades para falar com ele, e no me deram mais uma posio, conta Gilda. Com a desistncia de Penha de participar do projeto, a idia era implantlo pelo menos em Balnerio Piarras. Segundo a assessoria da prefeitura de Balnerio Piarras, o prefeito Leonel Jos Martins simpatiza com o projeto, mas antes tem que ser estudada a forma de viabiliz-lo administrativamente. A Secretaria de Administra-

o do municpio precisaria pegar o projeto criado pela ONG e transform-lo num projeto de lei, alm leis complementares, como uma suplementao oramentria, que regularizaria de onde viriam os recursos municipais para bancar a empreitada, j que ele no estava previsto no oramento para 2013 elaborado pela administrao anterior. O argumento em Penha semelhante: No dissemos em nenhum momento que no faramos, armou o secretrio de pesca e agricultura de Penha, Fernando Vailatti, o Ferro. S no podemos implementar no local onde eles querem. preciso um ambiente adequado, pelas questes de higiene, alm da estrutura, explica. Ferro garante que o projeto no foi descartado pela administrao municipal e que ser analisado para poder ser viabilizado: A idia ter que se adequar aos princpios da administrao pblica. Essa atividade tem que ser administrao pelo governo municipal, porque envolve questes de sade e de nanas, a responsabilidade sempre acabar sendo do poder pblico municipal, no de terceiros, justicou. Tambm temos que planejar para que a ao tenha continuidade a longo prazo, no seja apenas feita na empolgao, e logo falhe por falta de estruturao, complementou.

CONSELHO TUTELAR ENCAMINHA MENORES ALCOOLIZADOS PARA O P.A 24H


Menores de idade que abusaram da bebida alcolica durante a 18 Festa Nacional do Marisco, entre 7 e 10 deste ms, em Penha, foram levados a atendimento mdico, no Pronto Atendimento 24h, e encaminhados para suas respectivas casas pelo Conselho Tutelar. Apesar do preocupante quadro da ingesto de alcolicos por menores de idade, o nmero total de jovens encaminhados foi de sete, mas apenas dois deles apresentavam quadro grave de embriaguez, segundo informa Sueli Aparecida Ramalho, presidente do Conselho Tutelar de Penha. Sueli comenta que apesar da situao delicada, o nmero considerado pequeno diante do volume de pessoas que passou diariamente pelo complexo de eventos ao lado da ponte do Rio Iriri, onde aconteceu a Festa Nacional do Marisco. Ao todo, quase 50 mil pessoas passaram pela festa. A conselheira e presidente ainda destaca que essa foi a primeira vez que o Conselho Tutelar local deu planto externo num evento de grande pblico, com resultados positivos. Os conselheiros atuaram com apoio da Assistncia Social local, com dois deles de forma permanente, mais o motorista, e outros trs conselheiros em revezamento. O grupo monitorou os procedimentos de venda de bebida alcolica por parte dos bares e guichs instalados na festa. Sueli assegura que tudo transcorreu regularmente. Os vendedores de bebidas solicitavam documentos de identidade quando viam jovens na la, revela ela, mas o fato que os maiores acabam repassando a bebida aos menores; agramos vrios desses casos, completa. Ao se deparar com os menores ingerindo a bebida, iniciava o processo de abordagem e vericao do estado deles. Abordamos muitos jovens para essa conversa. No contabilizamos esse nmero, mas a comunidade em geral aprovou ver o conselho em atuao na rua, assegura a presidente. A conversa geralmente resultava no descarte da bebida ingerida. Nos sete casos em que o atendimento mdico foi necessrio, cinco jovens foram atendidos no P.A 24 Horas, no Centro, e liberados em seguida. J nos casos mais graves, duas meninas, entre 13 e 15 anos de idade, tiveram de ser atendidas pelo mdico e levadas para casa. Ns conversamos com os pais diretamente na casa das jovens, observa Sueli. Eles se mostraram surpresos. Um deles disse que era a primeira vez que a lha saa de casa e que no seria mais liberada. O Conselho Tutelar de Penha informa que agora, proceder permanentemente no sentido de promover aes externas em eventos de grande pblico, e no descarta inclusive marcar presena na prxima Festa do Divino Esprito Santo.

23 de fevereiro de 2013

GERAL 11

O ano no comeou bem para a rede municipal de ensino pblico de Penha. Falta de professores nas creches, falta de merenda nas escolas, falta de transporte para os alunos que moram longe das unidades educacionais, e at o passe de nibus para os estudantes no foi ainda fornecido este ano. Revoltados, os pais dos alunos das escolas e creches de Penha tm procurado vereadores e imprensa, para cobrar uma atitude das autoridades pblicas municipais. Na internet, o facebook acabou se tornando um mural de desabafo. Marlene Pedroso, uma das mes, por exemplo, disse que est revoltada com a atual administrao: Fui levar meu lho na creche e quando cheguei l, no havia professores e quase todas as crianas tiveram que voltar pra casa, conta. O que est acontecendo gente, assim no d. Ns temos que tomar uma providencia, pois j basta o intervalo de m de ano, depois mais uma semana de intervalo para o carnaval e hoje que j era pra estar tudo organizado, pois o nosso se-

PAIS RECLAMAM DE CAOS NA REDE DE ENSINO PBLICO DE PENHA


cretrio de educao senhor Misael Cordeiro disse que no dia 18 tudo estaria pronto, falou, lembrando de entrevista do secretrio na rdio Prola. J Flvia Sagas teve problemas desde a matrcula da sua sobrinha numa das creches municipais. A funcionria da unidade de educao infantil aconselhou ela e sua irm, a me da criana, a procurarem a ajuda de um poltico, e foi o que zeram. S com a ajuda de um vereador, conforme relatado no facebook, que a prefeitura aceitou a matrcula da menina. Mas assim como outras famlias, quando chegou o dia da creche comear a funcionar, no puderam deixar a menina l, porque no havia monitores e professores para atender. O problema no se resume s a falta de professores e monitores. Segundo Olania Costa Martins, que tem netos na creche Anjos do Itapocori, l est sem energia eltrica: Imagine com aquelas salinha minsculas algumas com 20 crianas e com este calor infernal, como cam as crianas sem geladeira e ven-

tilador, questionou. Na escola Laci Simo Corra, na comunidade de So Francisco de Assis, a prpria unidade de educao infantil integral ser desativada, prejudicando a vida de dezenas de pais que trabalham fora, e contavam com a creche para seus lhos. Na segunda-feira, eles foram a cmara de vereadores cobrarem providncias. Alm da falta de professores e monitores, as escolas municipais de Penha tambm comearam o ano sem merenda em vrias unidades. As merendeiras tiveram que se virar para oferecer alguma coisa para as crianas comerem, mas nem sempre foi possvel.

O secretrio municipal da educao, Misael Cordeiro, admitiu os problemas, j adiantou que at esta sextafeira j estavam sendo todos resolvidos. Sobre a falta de professores, Misael argumenta que um processo normal, que acontece todos os anos, disse. Vrios municpios chamam professores na mesma poca, e da muitos que estavam aqui inscritos optam por dar aulas em outras cidades, explica. O secretrio se refere aos prossionais de contrato temporrio, que geralmente se inscrevem em mais de um municpio, a espera de uma vaga, e podem escolher para onde vo todo incio de ano letivo. J na educao infantil, o problema da falta de estagirios, j que uma lei mudou o processo de contratao deles, e agora a secretaria de

Secretrio diz que situao normal


educao ser obrigada a fazer um processo seletivo, semelhante aquele que fazem com os ACTs, para contratar esse pessoal que fundamental nas creches municipais. Estamos pegando alguns professores e colocando eles para cobrir o servio que era destes estagirios enquanto no iniciamos o processo seletivo, admitiu o Secretrio. J sobre a merenda, Misael disse que houve um atraso por parte do fornecedor, mas j na segunda-feira, ela havia chegado. Demos prioridade para as creches, mas hoje na sexta-feira, j h merenda em todas as escolas do ensino municipal, garantiu. Segundo o secretrio da educao, o incio turbulento do ano letivo em Penha foi devido a demora na nomeao dos diretores pelo governo municipal. So os direto-

O vereador Isac da Costa (PSD) apresentou requerimento, em sesso da cmara de vereadores da ltima segunda-feira, dia 18, pedindo a prefeitura que retomasse o projeto de implantao de uma estao de tratamento de esgoto na Praia de So Miguel. O Projeto, orado em um milho de reais, foi elaborado no nal da administrao do prefeito Julcemar Alcir Coelho (PMDB), e estava em processo de captao de recursos, mas parece ter sido arquivado pelo governo municipal nos ltimos anos. Ele por pouco no aconteceu, mas a FATMA (Fundao do Meio Ambiente) vetou o projeto original, pedindo que ele fosse revisado. A construo de uma estao de tratamento de esgoto prpria s para So Miguel se justica pelo isolamento daquela comunidade, que inviabilizaria a incluso dela num sistema municipal de coleta de resduos. De fato, a Praia de So Miguel no estava inclusa no projeto de implantao de uma rede municipal de esgoto elaborado pela Casan,

ISAC PEDE RETOMADA DO PROJETO DO TRATAMENTO DE ESGOTO EM SO MIGUEL

devido aos altos custos que haveria em transpor os morros que separam aquela comunidade do resto do bairro do Gravat. Seria muito mais barato fazer um sistema de coleta e uma estao de tratamento s para a Praia de So Miguel. Atualmente a Praia de So Miguel uma das que detm maior ndice de poluio no litoral penhense, sendo considerada imprprio para banho pela FATMA. A poluio tambm se verica no ar, onde o odor tem afastado cada vez mais os turistas. Nas ruas de So Miguel, se verica vrias casas de veranistas com a placa de Vende-se, sinal que a poluio tambm estaria desvalorizando imobiliariamente a rea, alm de prejudicar o comrcio local. O vereador Isac quer saber se a prefeitura est realizando estudos sobre o projeto e pediu da prefeitura uma previso de quando o sistema seria instalado. O requerimento foi aprovado por unanimidade e segue agora para a mesa do prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB).

Misael Cordeiro, Secretrio de Educao

res que coordenam tudo nas escolas, identicam os problemas e ajudam nas solues. Mas decidimos no atrasar o ano letivo, apesar desse problema, para que no precisssemos dar aula at dezembro. O que importa que tudo est se resolvendo, nalizou.

12 VARIEDADES

23 de fevereiro de 2013

O continer do Contm Cultura est em novo endereo. Depois de uma temporada na praia, em Balnerio Piarras, a unidade mvel faz a sua segunda parada desta etapa regional na cidade de Penha. Por aqui, a estrutura vai permanecer por duas semanas, oferecendo 150 horas de atividades gratuitas comunidade local. O processo de mudana foi feito no ltimo m de semana e j est concludo. A partir de hoje, segunda-feira (18), comeam os trabalhos com crianas e adolescentes. A estrutura ca na Rua Prefeito Jos Joo Batista, nmero 115 (ao lado da Secretaria de Educao), no Centro da cidade. At 1 de maro, a biblioteca volante car aberta todos os dias at as 19 horas. A programao prev ainda a realizao de ocinas de fotograa, de cartonaria e de formas animadas, alm de

PROJETO CONTM CULTURA J EST INSTALADO NA CIDADE

mostras de cinema, rodas de histria, guias de leitura e palestras sobre sade integral e educao ambiental. A exemplo do que aconteceu em Balnerio Piarras - onde mais de 500 pessoas foram atendidas - haver uma interao com a Prefeitura de Penha para que alunos da rede de ensino participem das atividades. O projeto uma parceria entre o Instituto Caracol e a Portonave, com patrocnio do Fundo Estadual de Incentivo Cultura (Funcultural). De acordo com os organizadores, o Espao um centro de convergncia de saberes, lugar criado para compartilhar e inventar novas expresses artsticas individuais. So ocinas especcas, onde as pessoas e os alunos podero descobrir seus talentos ou mesmo a aperfeioar conhecimentos, arma o secretrio de Educao da Prefeitura.

Pelo menos mais de sete mil pessoas foram curtir o Carnaval em Armao. Como acontece todos os anos, o bloco dos sujos liderou e organizou a animao, que percorreu as Avenidas So Joo e Itapocori, e teve sua apoteose no campo Domingos Aniceto da Costa, casa do clube de futebol Beira-Mar. Foi um carnaval difcil, porque pela primeira vez em muitos anos, o evento no ganhou apoio do poder pblico municipal. Mas como lembram os folies mais antigos, a tradio comeou h 28 anos sem ajuda da prefeitura, e quem faz a festa o povo. Toda a estrutura de trio eltrico e som foi bancada com apoio dos comerciantes locais. Os instrumentos emprestados por uma escola de samba de Navegantes. Rodrigo Custdio, presidente do bloco, faz um agradecimento especial para a moradora Bada Flores, que ajudou a ir no comrcio para arrecadar os fundos necessrios. No faltou nem bebida para o povo, j que ambulantes providenciaram o servio de bar. O campo do Beira-Mar acabou cedido porque

BLOCO DOS SUJOS FAZ ACONTECER CARNAVAL DA ARMAO

Carnaval reuniu milhares de folies nas ruas de Armao

o estado de conservao da Praa do Coreto era precrio, e ele poderia ruir durante a festa, causando uma fatalidade. Tambm no foi liberada a praa da integrao, devido ao acidente no ano passado, em que um motoqueiro acabou colidindo com uma marquise no meio da pista, colocada l por ocasio da realizao do Congresso Evanglico de Penha (Conepi). S na manh de segundafeira, poucas horas antes de comear a festa de carnaval, foi confirmado o uso do Beira-Mar e os prprios membros do bloco trataram de fazer a limpeza do campo, o preparando para recepcionar os folies.

Os nicos transtornos foram a falta de banheiros e as brigas. Queramos banheiros qumicos e contratar seguranas, essas foram algumas coisas que pedimos para o prefeito Evandro, explica o presidente do bloco, Rodrigo Custdio. Apesar de tudo fizemos o possvel, e da nossa parte, a inteno melhorar cada vez mais, garantiu. A prefeitura ainda no se pronunciou oficialmente porque no houve apoio para o carnaval deste ano. O prefeito Evandro j chegou a ser homenageado pelo bloco em 2009, e no ano passado, uma enorme faixa agradecia o apoio da prefeitura ao bloco.

O Dia Contm Cultura, em Penha, est marcado para amanh, sbado, 23. O data marca a passagem do continer pela cidade , quando esto previstas apresentaes de canto, de msica e de teatro, alm de sarau literrio, sesso de cinema e ocina de pinhole (foto na lata). Tudo de graa, com a participao de artistas locais. A abertura est marcada para s 9 horas, na Rua Prefeito Jos Joo Batista, nmero 115, ao lado da Secretaria de Educao onde a estrutura

DIA CONTM CULTURA

est montada desde a ltima segunda-feira, 18. Esta a segunda parada da etapa regional da unidade mvel, que at o ms de abril vai percorrer cinco municpios do litoral de Santa Catarina. A iniciativa uma parceria entre o Instituto Caracol e a Portonave, com o patrocnio do Fundo Estadual de Incentivo Cultura (Funcultural). Faz parte do Programa de Formao de Leitores do projeto, que oferece 150 horas de atividades gratuitas a moradores e turistas.

De acordo com a Secretaria de Turismo de Penha, perto de 50 mil pessoas passaram pelos pavilhes da 18 Festa Nacional do Marisco, ao longo dos quatro dias do evento. O bom pblico tambm favoreceu o consumo da principal iguaria gastronmica, que atingiu a casa de 2,4 toneladas. Foi uma das melhores festas j realizadas, definiu o prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). Os dados finais da festa colocados mesa durante uma reunio entre Prefeitura e a empresa contratada para realizar a festa (Litoral Eventos, Lego Estruturas Metlicas e GDO Produes). Ficamos extremamente sa-

PREFEITURA DIVULGA QUE MAIS DE 50 MIL PESSOAS FORAM A FESTA DO MARISCO


tisfeitos com os dados finais, apesar de o tempo chuvoso do feriado de carnaval. A empresa responsvel pela organizao est de parabns, apresentando shows de qualidade em uma estrutura moderna, completou. O pblico final foi obtido diante da apresentao de quatro shows de destaque: Luan Santana, Jeann e Jlio, Ivonir Machado e o grupo Sorriso Maroto. Entretanto, no domingo, 10, o tradicional almoo reuniu grande pblico. o principal evento municipal e importante trazer shows de grande destaque para chamar o pblico. Alm disso, a festa rica em sua gastronomia, fato que por si s j chama muitos vi-

sitantes, salientou Evandro. O consumo de mariscos se manteve na mdia dos ltimos anos: na casa das duas toneladas, segundo a Associao de Maricultores de Penha (AMAP). O pavilho gastronmico foi ampliado para dar mais comodidade s pessoas e aos doze estandes que comercializaram o marisco, enfatizou o secretrio de Turismo, Valdir Mafra Junior. Nesta edio, foram colocadas cerca de 500 mesas em um espao de 2,2m. Outro destaque da festa foi o quesito segurana. De acordo com o delegado da Polcia Civil, Allan Coelho, no foi registrada nenhuma ocorrncia de grande relevncia.

23 de fevereiro de 2013

SOCIAL 13

14 ESPORTES

23 de fevereiro de 2013

A reforma do Ginsio Municipal de Esportes Sebastio Joo de Souza prossegue. Os trabalhos caminham para a concluso de sua primeira etapa, j que o Governo Municipal vai promover novas melhorias, recuperando outros setores e a rea externa do complexo esportivo. As obras devem ser concludas at o ms de julho. O prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), esteve na obra durante a tarde de tera-feira, 19, e conrmou a ampliao da reforma. Agora, os vestirios sero recuperados e a rea externa ser reformulada. Vamos dar um novo aspecto para o ginsio, j que aps quatro anos fechado, precisa de investimentos maiores, arma. A inteno do Governo

RECUPERAO DO GINSIO DEVE FICAR PRONTA AT O MS DE JULHO

nico Ginsio de Penha j se encontra fechado a 4 anos

Municipal investir mais R$ 200 mil em novas reformas. At o momento, R$ 380 mil esto sendo aplicados na recuperao da cobertura, sistema eltrico e hidrulico, alm de aplicao de produtos especiais na estrutura de ao do complexo, elevando a durao do material.

Alm disso, o assoalhado da quadra e nova iluminao esportiva seguem em fase de instalao. As obras esto sendo realizadas pela empreiteira Tublocos Artefatos de Cimento, vencedora da licitao. Os recursos da obra so da prpria Prefeitura.

A Fundao Municipal de Esportes de Penha renovou, esta semana, o convnio de parceria com a Associao Pr Jud (APJ). Com a formalizao do apoio 56 alunos foram federados no Estado e podero participar de importantes competies representando as cores do municpio. Nas competies que a APJ participar, os alunos formaro a equipe da FME de Jud, dene o superintendente da FME, Luiz Amrico, o Luizinho. Os custos de federalizao, arcados com recursos municipais do fundo esportivo, giram em torno de R$ 4 mil. Mas a parceria ser ampliada, acrescenta. Atravs do convnio, a

FME RENOVA CONVNIO COM ASSOCIAO DE JUD E GARANTE COMPETIES


FME poder auxiliar a APJ em outros setores: apoio em competies paralelas, auxlio com transporte e incentivo de crescimento. Com a renovao do convnio, poderemos apoiar com maior mpeto esta Associao que realiza um grande trabalho social na cidade, dene o prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). Esse ano, a equipe de jud deve participar de 25 competies, promovidas pela Federao Catarinense e pela Liga Catarinense. So as principais competies estaduais da modalidade e teremos um bom nvel de atletas locais, arma o professor da APJ, Carlos Henrique Rgis. A APJ atua em Penha h

Professor Rgis assinou convnio com Prefeitura

6 anos e realiza um trabalho com 70 pessoas, de todas as idades. Os treinos da Associao so realizados em uma sala ao fundo do Bailo Silva, de segunda a quinta-feira, das 19h s 21h30.

DISTRIBUIDOR LIQUIGS

23 de fevereiro de 2013

ESPORTES

15

COM A PULGA ATRS DA ORELHA


Um aluno me perguntou, durante a semana, a origem da expresso Com uma pulga atrs da orelha! Na realidade, a expresso citada signica desconana. Contudo, onde e quando surgiu a ideia de que uma pulga representa preocupao? A pulga um inseto sem asas da ordem Siphonaptera. A pulga capaz de pular a uma distncia at 100 vezes mais que o tamanho do prprio corpo. Seria praticamente a mesma coisa que um ser humano saltar uma distncia de um campo ocial de futebol . A pulga depende de um hospedeiro para morar e se alimentar. Mas no so somente animais como cachorros e gatos que sofreram ou sofrem com as pulgas... O ser humano j penou muito com esse animalzinho que suga sangue e mede at 5 cm... At meados do sculo 20 as epidemias de pulgas eram bastante comuns. A mais importante doena transmitida pelas pulgas foi a peste bubnica. Tal peste, tambm chamada de peste negra, assolou a Europa durante o sculo 14, matando aproximadamente 75 milhares de pessoas. Alm das pulgas, os ratos tambm transmitiam a doena, j que a Igreja Catlica, com a Inquisio, perseguiu bruxas e feiticeiros, matando na fogueira milhares de gatos (predadores dos ratos). Nesse sentido, os ratos tiveram junto s pulgas a culpa pela proliferao da peste. No menos trgicos foram as perseguies que judeus e leprosos sofreram... Acusados de serem os proliferadores da peste bubnica, judeus e leprosos pagaram pelos efeitos causados pela pandemia que ratos e pulgas eram responsveis... Mas nem s de doenas a histria da pulga! Elas foram e, ainda so, usadas em circos... Isso mesmo! O Circo de Pulgas Cardoso, sediado em San Francisco, nos EUA, um exemplo disso! Apesar de ser impossvel ensinar o ofcio s pulgas, umas jogadas ilusionistas nos faz pensar que so excelentes artistas. As pulgas do, inclusive, nome aos cinemas com pouco requinte... Anal, quem nunca escutou que determinado cinema um verdadeiro pulgueiro? So aqueles cinemas antigos que possuem lustres enormes na entrada, cadeiras de madeira, bombonires com guloseimas baratas e banheiros mal conservados. Transmissoras de doenas, excelentes atletas, artista de picadeiro, presentes em cinemas ou no, o certo que quem tem uma preocupao sempre ter uma pulga atrs da orelha. Ainda que imaginria, uma nica pulga pode incomodar bastante gente...

Iniciou na ultima terafeira (19) o Intermunicipal de Futebol de Areia de Balnerio Piarras que este ano tem 16 equipes na disputa do ttulo. Os jogos acontecem na Arena Esportiva localizada no norte da praia Central, sempre nas teras, quartas e quintas-feiras, com o primeiro confronto iniciando s 19h45. Em nove jogos foram anotados 66 gols, resultando uma mdia de 7,3 gols por partida, confirmando o bom nvel tcnico da competio. Na tera o Spartacus perdeu por 7 a 4 para o Salo de Beleza Jhully; Real Charme venceu por 4 a 3 o Restaurante Recanto e o Conceio derrotou o Hangover pelo placar de 4 a 2. Na quarta-feira o Arkan

INTERMUNICIPAL DE FUTEBOL DE AREIA INICIA COM BOM NVEL

venceu por 5 a 4 a Construtora Silva; o Lagoa derrotou por 4 a 2 o Formiga e o Real Penhense goleou o Bar do Neni por 4 a 1. Na quinta o Albatroz perdeu por 3 a 1 para o Banfield; o Auto Posto Piarras fez 6 a 3 o MP Transportes e por fim o Formiga venceu por 5 a 4 o Real

Charme. As 16 equipes esto distribudas em grupos de quatro times, que jogam na primeira fase dentro de seus grupos todos contra todos, classificando os dois primeiros colocados de cada chave. Na fase seguinte, quartas-de-final a disputa ser eliminatria.

A Fundao Municipal de Esportes de Penha (FME) trabalha na formao de sete plos esportivos para o desenvolvimento de trs modalidades: futebol, futsal e voleibol. As escolinhas sero descentralizadas em Armao, Olaria, Santa Ldia, Centro, Nossa Senhora de Ftima, Mariscal e Cohab. Todos os plos esto em fase de formao, com os ltimos detalhes sendo definidos antes de fazermos o anncio oficial e iniciarmos o processo de inscrio, confirma o superintendente da FME, Luiz Amrico, popular Luizinho. O intuito envolver crianas de 6 a 17 anos e recolocar Penha nas principais competies promovidas pelo Governo do Estado.

GOVERNO MUNICIPAL TRABALHA NA CRIAO DE SETE PLOS ESPORTIVOS

Alm de contar com professores coordenadores, em cada escolinhas, a ideia incluir outros profissionais para obter maior rendimento no aprendizado esportivo de forma saudvel. Vamos incluir profissionais de nutrio e fisioterapia para proporcionar maior qualidade s crianas, acrescenta Luizinho. Assim que os ncleos es-

tiverem definidos, a FME vai percorrer todas as escolas municipais e iniciar o processo de inscrio dos alunos. Queremos reunir um grande nmero de alunos e garantir uma atividade extracurricular s crianas. Vamos recolocar a bandeira de Penha nas grandes competies escolares do Estado, finaliza o prefeito, Evandro Eredes.

16 DESTAQUE

23 de fevereiro de 2013

Durante o ms de janeiro o site eletrnico do Beira da Praia esteve fora do ar, acabando com o hbito de centenas de internautas que visitavam a pgina para se atualizarem sobre notcias de Penha e Balnerio Piarras. Pioneiro no servio de atualizao diria, o Beira da Praia se tornou um dos sites mais visitados da micro-regio envolvendo as duas cidades. A ausncia do site no incio do ano teve um bom motivo: Em 05 de fevereiro estreou a primeira pgina do novo portal Beira da Praia. Se trata de um projeto, mais uma vez pioneiro, na nossa micro-regio. Alm da volta da atualizao diria, com notcias de Penha e Balnerio Piarras, o site agora as divide em categorias, facilitando a pesquisa, para leitores interessados em determinado assunto, seja poltica, esporte, variedades, educao, sade, meio-ambiente, turismo, comunidade e cultura. Um mecanismo de busca tambm ser criado, bastando ao leitor digitar uma palavra, para encontrar qualquer coisa relacionada a ela no banco de dados do Beira da Praia. Uma vez que todos os jornais micro-regionais so semanais, a existncia de um site dirio de notcias se torna uma necessidade em tempos de ferramentas rpidas de comunicao como a internet, explica o editor do Beira, Adriano de Souza. Mas essa pgina apenas o comeo. Como um portal o Beira da Praia vai oferecer diversas pginas ao leitor. A prxima pgina a ser concluda e lanada nas prximas semanas a sesso de colunas

BEIRA DA PRAIA LANA NOVO SITE COM ATUALIZAO DIRIA

Notcias so antecipadamente lanadas no site dirio

do Beira da Praia. Alm dos colunistas habituais da edio impressa, haver colunas exclusivas na pgina da internet, e algumas tero atualizaes durante a semana, no necessitando ser semanais, como acontece no jornal. A coluna Poltica Peixeira, de Adriano de Souza, por exemplo, ter trs atualizaes por semana, e no apenas aos sbados. Cada colunista poder definir quantas colunas quer por semana, explica o editor. Outro espao praticamente pronto da pgina do jornal propriamente dito. O leitor que perdeu uma das edies do Beira da Praia, porque comum a edio impressa esgotar nos pontos de distribuio, pode ler o jornal, tal como foi impresso, de forma online, e alm disso, tambm baixar para ler no computador ou tablete, mais tarde, sem precisar estar conectado. O leitor tambm pode imprimir a edio, se quiser. O projeto que todas as edies j publicadas do Beira sejam disponibilizadas,

e um mecanismo de busca facilite encontrar edies onde assuntos pesquisados possam ser encontrados. O portal tambm ter pginas de imagens, cultura, turismo, e do leitor. Este ltimo est sendo construdo um projeto muito especial, que vai derrubar as barreiras entre reprter e leitor na comunicao local. Cada leitor poder enviar matrias e opinies para a pgina, sejam denncias ou notas sociais, como um aniversrio ou casamento. Esta pgina ainda vai demorar um pouco para ficar pronta, mas a perspectiva que esteja a disposio do leitor no mximo em dois meses. O endereo do Beira da Praia na internet www.beiradapraia.com.br. O leitor tambm pode acompanhar a atualizao diria das notcias atravs do facebook, acessando a pgina do Beira na rede social e clicando curtir, o que equivale a assinar e receber posts da pgina sempre que uma nova notcia for colocada na internet.

También podría gustarte