Está en la página 1de 11

ANTOLOGIA

POEMAS DA LNGUA PORTUGUESA BRASIL - PORTUGAL

Temas: Amor no Correspondido, Morte, Autoras: Aline Cristina, Andressa Silva, Elizabeth Cristina, Geisa Chaves e Jane Rocha.

Introduo

Por que ler, hoje em dia, poesias do sculo XIX?

importante ler as poesias do sculo XIX, porque elas marcam o perodo do verdadeiro nascimento da nossa literatura. Nele, enriqueceu-se a poesia, criaram-se o romance e o teatro nacionais e formou-se o circuito autor-obrapblico, to necessrio ao estmulo da vida literria. A literatura nesse perodo expressa uma ligao com a poltica e com o Romantismo, os sentimentos comeam a tomar o lugar da razo como instrumento de anlise do mundo, a vida passa a ser encarada de um ngulo bem pessoal, em que se destaca um intenso desejo de liberdade. Essa nsia de libertao que nasce no interior do poeta, em determinado momento alcana tambm o nvel social, com o artista romntico colocando-se como porta-voz dos oprimidos e usando seu talento para protestar contra as injustias sociais, ao mesmo tempo em que valoriza a ptria e os elementos que a representam.

SONETO DA MORTE- LVARES DE AZEVEDO


J da morte o palor me cobre o rosto, Nos lbios meus o alento desfalece, Surda agonia o corao fenece, E devora meu ser mortal desgosto! Do leito embalde no macio encosto Tento o sono reter! j esmorece O corpo exausto que o repouso esquece Eis o estado em que a mgoa me tem posto! O adeus, o teu adeus, minha saudade, Fazem que insano do viver me prive E tenha os olhos meus na escuridade. D-me a esperana com que o ser mantive! Volve ao amante os olhos por piedade, Olhos por quem viveu quem j no vive!

DESCRIO: O tema o sofrimento pela perda do amor duma mulher, a idia central do poema a de expressar o estado deplorvel fsico, bem como psicolgico em que o eu-lrico encontra-se. Outro ponto que no deve ser ignorado o de como o poeta trabalha esse amor perdido. O estado de luto, onde a tristeza prevalece, difere-se do estado melanclico, percebe-se que o abandono de sua amada, leva-o para um estado que beira a morte, visto que sua pele torna-se plida e descorada tal como a de um cadver. O estado de esprito do eu-lrico est mais do que explicito; ele tenta abandonar a tamanha tristeza que transborda em sua alma; vemos que o poeta pede esperana, fazendo tambm uso de exclamaes, que reforam o tom de comando e o desespero pela volta da amada. P este soneto traz tona a idia do amor frustrado, um amor que, quando no se realiza, sempre deixa o poeta a sofrer, a querer a morte, ou a deixar a sua alma ser apoderada por um estado semelhante ao perecer.

POR MIM?- LVARES DE AZEVEDO


Teus negros olhos uma vez fitando Senti que luz mais branda os acendia, Plida de langor, eu vi-te olhando Mulher do meu amor, meu serafim, Esse amor que em teus olhos refletia Talvez! era por mim? Pendeste, suspirando, a face pura, Morreu nos lbios teus um ai perdido To brio de paixo e de ventura! Mulher de meu amor, meu serafim, Por quem era o suspiro amortecido? Suspirava por mim? Mas eu sei! ai de mim? Eu vi na dana Um olhar que em teus olhos se fitava Ouvi outro suspiro desperana! Mulher do meu amor, meu serafim, Teu olhar, teu suspiro que matava Oh! no eram por mim!

DESCRIO: A figura feminina bela e plida que comparada a um serafim, isto , um anjo da alta hierarquia, desperta no eu-lrico uma paixo primeira vista. Por isso o leitor se depara com um jogo de seduo, que na ltima estrofe se revela enganoso. interessante destacar a presena de palavras ligadas morte, que se encontram distribudas ao longo de todo poema.

CORAO FRIO- AUGUSTO DOS ANJOS


Frio o sagrado corao da lua, Teu corao rolou da luz serena! E eu tinha ido ver a aurora tua Nos raios d'ouro da celeste arena... E vi-te triste, desvalida e nua! E o olhar perdi, ansiando a luz amena No silncio notvago da rua... - Sonmbulo glacial da estranha pena! Estavas fria! A neve que a alma corta No gele talvez mais, nem mais alquebre Um corao como a alma que est morta... E estavas morta, eu vi, eu que te almejo, Sombra de gelo que me apaga a febre, - Lua que esfria o sol do meu desejo!

DESCRIO: O poema d idia de barroco, romantismo e decadentismo. relacionado com a mitologia grega: lua = mulher, sol = homem. Fala de uma mulher amada, mas em relao ao seu sentimento, um amor no correspondido. O autor retrata como sua vida amargurada e notvaga, ou seja, uma pessoa que no tem ningum para amar ou ser amado. O autor compara os sentimentos de sua amada a uma alma morta. Ao mesmo tempo em que ela fria e sagrada, como a lua.

PREPARAO PARA A MORTE- MANUEL BANDEIRA


A vida um milagre. Cada flor, com sua forma, sua cor, seu aroma, cada flor um milagre. Cada pssaro, com sua plumagem, seu vo, seu canto, cada pssaro um milagre. O espao, infinito, o espao um milagre. O tempo, infinito, o tempo um milagre. A memria um milagre. A conscincia um milagre. Tudo milagre. Tudo, menos a morte. Bendita a morte, que o fim de todos os milagres.

DESCRIO: Manuel Bandeira demonstra-se um poeta maduro. Preparado para a morte. O poema mostra uma vontade que o autor tem de morrer, e essa vontade desdobra-se em certeza e disjuno entre vida e morte; e ainda mostra a morte como algo natural, que acontece a todos os homens na hora certa.

IDEALIZANDO A MORTE- ALCEU WAMOSY


Morrer por uma tarde assim como esta tarde: Fim de dia outonal, tristonho e doloroso, Quando o lago adormece, e o vento est repouso, E a lmpada do sol no altar do cu no arde. Morrer ouvindo a voz da minha me e a tua, Rezando a mesma prece, ao p do mesmo santo, Vs ambas tendo o olhar estrelado de pranto, E no rosto, e nas mos, palidezes de lua. Morrer com a placidez de uma flor que se corte, Com a mansido de um sol que desce no horizonte, Sentindo a uno do vosso beijo ungir-me a fronte, beijo de noiva e me, irmanados na morte. E morrer... E levar com a vida que se trunca, Tudo que de doura e amargor teve a vida: O sonho enfermo, a glria obscura, a f perdida, E o segredo de amor que eu no te disse nunca!

DESCRIO: Segundo o poeta, ao morrer, se passam milhares de coisas em nossa mente. A morte sempre aparece, em um dia tristonho, cinzento e doloroso, e mesto que haja sol, no o sentimos. A morte nos tira a oportunidade de tomar uma iniciativa que nunca tivemos coragem de tom-la, e nos trs apenas boas lembranas de felicidades realizadas e o arrependimento de desejos no realizados.

CANO PARA MINHA MORTE- MANUEL BANDEIRA


Bem que filho do Norte, No sou bravo nem forte. Mas, como a vida amei, Quero te amar, morte - Minha morte, pesar Que no te escolherei. Do amor tive na vida Quanto amor pode dar: Amei, no sendo amado, E sendo amado, amei. Morte, em ti quero agora Esquecer que na vida No fiz seno amar. Sei que grande maada Morrer, mas morrerei - Quando fores servida Sem maiores saudades Desta madrasta vida, Que todavia amei.

A CAROLINA- MACHADO DE ASSIS

Querida, ao p do leito derradeiro, Em que descansas desta longa vida, Aqui venho e virei, pobre querida, Trazer-te o corao do companheiro. Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro Que, a despeito de toda a humana lida, Fez a nossa existncia apetecida E num recanto ps um mundo inteiro... Trago-te flores, restos arrancados Da terra que nos viu passar unidos E ora mortos nos deixa e separados. Que eu, se tenho nos olhos mal feridos Pensamentos de vida formulados, So pensamentos idos e vividos.

DESCRIO: O poeta fala da morte de sua amada, e que ela foi e sempre ser o amor de sua vida. Portanto, passa a visit-la em seu tmulo, e leva-lhe flores, como prova de seu eterno sentimento.

También podría gustarte