Está en la página 1de 2

Apostila Preparatria Concurso CAIXA Cargo: Tcnico Bancrio Novo 2012

conta individual no solidria conta conjunta Tipos de conta solidria Menores de 18 e maiores de 16 anos. Menores de 16 anos.

Aula 01 - Abertura e movimentao de contas: documentos bsicos


Conhea os tipos de contas existentes: Conta individual: conta para um nico titular, que permite movimentao a crdito e a dbito. Conta conjunta Conta conjunta no solidria: conta para mais de um titular cuja movimentao a dbito somente poder ser feita com as assinaturas, sempre em conjunto, dos titulares. Conta conjunta solidria: conta para mais de um titular cuja movimentao a crdito ou a dbito poder ser feita por qualquer titular. Contas para menores Menores de 18 e maiores de 16 anos: conta em nome do menor, cuja movimentao ser livre, desde que autorizada pelo responsvel legal. A abertura e movimentao de conta de menor podero ser efetuadas sem a necessidade de autorizao por seu representante legal, desde que o menor seja legalmente emancipado e faa prova de sua emancipao. Menores de 16 anos: conta em nome do menor, cuja movimentao somente poder ser feita pelo responsvel indicado na abertura da conta.
conta para menores

Documentos necessrios para pessoa fsica: Para abertura de Conta de Depsito (contapoupana e conta-corrente) para maiores de 18 anos, necessria a cpia e o original dos seguintes documentos: documento de identificao (RG, Passaporte, Carteira de Trabalho, Documentao da Ordem, Carteira Nacional de Habilitao); CPF. comprovante de residncia; comprovante de renda - para conta corrente ( holerite, contracheque, IR, entre outros). Documentos necessrios para pessoa jurdica: documento de constituio da empresa (contrato social e registro na junta comercial) inscrio no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ); documentos que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatrios ou prepostos a movimentar a conta.

Questes de concurso comentadas


(Caixa Econmica Federal /FCC / Tcnico Bancrio /2004) Em relao conta corrente e sua movimentao, pode-se afirmar que: (A) o prazo de prescrio do cheque de 360 dias aps o prazo da apresentao de 180 dias. (B) a conta conjunta solidria necessita de assinatura de todos os titulares para movimentao. (C) os bancos podem recusar o pagamento de cheques nos casos em que havendo insuficincia de fundos h divergncia na assinatura do emitente ou irregularidade no preenchimento.

Todos os Direitos Reservados www.autodidataeditora.com.br Proibida a cpia e distribuio

Apostila Preparatria Concurso CAIXA Cargo: Tcnico Bancrio Novo 2012 (D) a conta corrente pode ser pessoal ou conjunta. A conta corrente conjunta pode, por sua vez, pode ser no solidria ou solidria. (E) o cheque pr-datado, aps aceito por um estabelecimento comercial passa a ter as caractersticas de uma nota promissria e no mais de uma ordem de pagamento vista. Comentrio A questo acima fala sobre movimentao de conta, ento as alternativas A, C e E pode-se desconsiderar, pois no est relacionado ao tema. O item B est errado, pois conta solidria qualquer titular pode assinar isoladamente. Gabarito: D (Caixa Econmica Federal / CESGRANRIO /Tcnico Bancrio/2008) A conta corrente o produto bsico da relao entre o cliente e o banco, pois por meio dela so movimentados os recursos dos clientes. Para abertura de uma conta corrente individual, so necessrios e indispensveis os seguintes documentos: (A) documento de identificao, como cdula de identidade (RG), ou documentos que a substituem legalmente, cadastro de pessoa fsica (CPF) e comprovante de residncia. (B) documento de identificao, como cdula de identidade (RG) ou documentos que a substituem legalmente, cadastro de pessoa fsica (CPF) e ttulo de eleitor com comprovante da ltima votao. (C) documento de habilitao com foto com o nmero do CPF, comprovante de residncia, certido de nascimento ou casamento e certificado de reservista. (D) cadastro de pessoa fsica (CPF), cdula de identidade (RG), comprovante de residncia, ttulo de eleitor e certido de nascimento ou casamento, se for o caso. (E) cadastro de pessoa fsica (CPF), cdula de identidade (RG), ttulo de eleitor com comprovante da ltima votao, certificado de reservista, e comprovante de residncia. Nacional de Habilitao, Carteira da Ordem, etc), cadastro de pessoa fsica (CPF) e comprovante de residncia. Gabarito: A (Caixa Econmica Federal / FCC / Tcnico Bancrio/2004) Est correto dizer que: a) A transformao de conta conjunta em individual feita mediante a solicitao de um dos titulares. b) Para abertura de uma conta corrente junto a uma instituio financeira necessrio apenas carteira de identidade. c) Para encerrar uma conta corrente junto a uma Instituio Financeira necessrio primeiramente verificar se todos os cheques emitidos foram compensados para no evitar a incluso do nome no cadastro de emitentes de cheque sem fundo. d) Abrir uma conta corrente s permitido aos maiores de 18 anos e aos menores, com idade entre 16 e 18 anos incompletos, desde que representados ou assistidos pelo responsvel legal e aos emancipados. e) Os menores emancipados no podem movimentar uma conta corrente. Comentrio A alternativa A est errada, pois para converter uma conta de conjunta para individual deve ter a assinatura de todos titulares. A alternativa B est incompleta com documentos para abertura de conta. A alternativa C errada, pois a parte de no evitar inverte o sentido da frase. A alternativa E errada, pois menores emancipados podem movimentar uma conta corrente. Gabarito: D

Aula 02 - Pessoa fsica e jurdica: capacidade e incapacidade civil, representao e domiclio


Pessoa Fsica o ser humano nascido da mulher. Sua existncia comea do nascimento com vida (a respirao a melhor prova do nascimento com vida) e termina com a morte.

Comentrio Para abertura de uma conta corrente individual, so necessrios e indispensveis os seguintes documentos: documento de identificao, como cdula de identidade (RG), ou documentos que a substituem legalmente (passaporte, Carteira

Todos os Direitos Reservados www.autodidataeditora.com.br Proibida a cpia e distribuio

También podría gustarte