Está en la página 1de 16

Ultrapassar os limites do texto: as tendncias de pesquisa em Lingustica Aplicada a partir de gneros escritos

Expedito Arantes*

Resumo O presente trabalho objetiva demonstrar, de uma maneira geral, quais as tendncias de pesquisa de que se ocupa atualmente a Lingustica Aplicada enquanto rea de investigao da linguagem. E, de uma maneira especfica, quais os enfoques que ela possui quando so pesquisados Processos de referenciao anafrica em gneros escritos. Para tanto, foram analisados os cadernos de trs importantes eventos da rea: O Congresso Brasileiro de Lingustica Aplicada (CBLA), em sua 9 edio, o Intercmbio de Pesquisas em Lingustica Aplicada (InPLA), pelo seu 18 ano, e o Grupo de Estudos Lingusticos (GEL), todos no ano de 2011. Baseando-nos no ttulo das comunicaes e seus respectivos resumos, pudemos constatar o distanciamento das pesquisas em Lingustica Aplicada para com assuntos que se refiram a processos referenciais, que, por sua vez, tambm tm mudado seus enfoques, no objetivando mais se ampararem em uma linha nica e exclusivamente voltada anlise de mecanismos textuais, evidenciando, outrossim, que a Referenciao j tem ultrapassado os limites do texto, preocupando-se com outros aspectos que se vero nesta pesquisa. Palavras-chave: Referenciao. Anforas. Lingustica Aplicada. Tendncias de Pesquisa.

1 INTRODUO
A Lingustica Aplicada (LA, a partir de agora), no seu panorama atual, uma rea que permite tendncias bastante diversificadas de investigao e pesquisa no que diz respeito aos assuntos que se derivam do uso da linguagem. Essa diversificao nos apontada por Archanjo (2011), segundo a qual h uma pluralidade de perspectivas, que abarca diversas reas, novos enfoques e novas problemticas e que foram traando os rumos e
______________ * Mestrando do Programa de Ps-graduao em Lingustica Aplicada (PPG-LA) da Universidade de Taubat-SP.

Viso Global, Joaaba, v. 14, n. 2, p. 273-288, jul./dez. 2011

273

Expedito Arantes

tendncias da LA desde o seu nascimento. Tal pluralidade foi constituindo-se, principalmente, ao longo dos ltimos anos e essa identidade pode ser comprovada a partir da anlise dos trabalhos apresentados no Congresso Brasileiro de Lingustica Aplicada (CBLA), especificamente. E foi a possibilidade de a LA abranger esses diversos enfoques e as novas problemticas que se tomou como propsito de investigao para este trabalho, particularmente, analisar as tendncias de pesquisas mais recentes engendradas no campo da Lingustica Aplicada quanto aos processos de referenciao em gneros escritos. A partir dos estudos da Referenciao, mais especificamente voltados para a ocorrncia de recursos coesivos, como as anforas assunto este que lida diretamente com o texto em si, delineando os processos de correferencialidade e no correferencialidade procurou-se encontrar uma relao destes com as pesquisas em LA, a fim de demonstrar se os propsitos de investigao dessa cincia, ou pelo menos uma considervel parcela destes ainda objetivam estudar os processos e mecanismos textuais de alguma forma. A indagao motivadora deste trabalho foi: Quais enfoques possuem o tema Referenciao quando pesquisado em LA? J que se trata de uma cincia que permite muitas reas e tendncias de pesquisa, nada mais justo que encontrarmos nas vozes que ecoam no discurso que a identificam (ARCHANJO, 2011, p. 628), propostas de pesquisas de uma linha que aqui trataremos como Processos de Referenciao Anafrica (PRA). Esta pesquisa justifica-se por uma razo bvia: muito importante que os pesquisadores principalmente aqueles que lidam e/ou pesquisam a referenciao, mais especificamente concentrados nos estudos das anforas (sejam elas diretas ou indiretas) tenham conhecimento das tendncias que a LA vem mantendo nos temas que lhes interessam. importante que eles saibam os rumos e vertentes que esto tomando essas linhas, pois alm de proporcionar-lhes uma viso de seus estudos, fornecem subsdios para eventuais futuras pesquisas. Para conduzir este estudo, foram analisados os cadernos de resumos constantes de trs importantes eventos da rea: O Congresso Brasileiro de Lingustica Aplicada (CBLA), em sua 9 edio, o Intercmbio de Pesquisas em Lingustica Aplicada (InPLA), de nmero 18, e o Grupo de Estudos Lingusticos (GEL), este ltimo mais aplicado s tendncias da rea de Lingustica terica, todavia que traz tambm pesquisas em LA.

274

Viso Global, Joaaba, v. 14, n. 2, p. 273-288, jul./dez. 2011

Ultrapassar os limites do texto: as tendncias ...

O artigo possui como principais sees as que se seguem: 2 Pressupostos tericos, dividindo-se em 2.1 O que Lingustica Aplicada?, que apresentar uma breve explanao acerca do incio e cenrio atual da LA; 2.2 Os Processos de Referenciao, que tratar das particularidades acerca das ocorrncias das chamadas anforas ou processos anafricos; 3 Procedimentos metodolgicos, trazendo consideraes sobre as perspectivas usadas para a realizao e conduo da pesquisa; 4 Resultados, o que, de fato, obtivemos como respostas s indagaes e 5 Concluses a que chegamos.

2 PRESSUPOSTOS TERICOS 2.1 O QUE LINGUSTICA APLICADA?


Segundo Celani (1992), j se falava em Lingustica Aplicada desde 1946. E o percurso daquela poca at h alguns anos ainda foi marcado por uma indefinio do que seria realmente a (pre)ocupao da LA no tocante linguagem e pesquisa. notrio asseverarmos que a LA, ainda de acordo a autora, apontava suas tendncias para uma rea de estudo de lnguas, principalmente com a criao do Teachers of English to Speakers of other Languages (TESOL), nos EUA. A partir da dcada de 1970, a LA passou a ser considerada uma subrea da Linguistic Society of America (LSA), todavia suas pesquisas caminhavam em outras direes e a proposta de ser uma subseo no se concretizou. Tambm no Brasil, a LA era encarada com uma subrea da Lingustica terica, contudo essa ideia foi sendo abandonada a partir da criao do primeiro Programa de Estudos Ps-graduados em Lingustica Aplicada (LAEL, na PUC-SP). Muitos pesquisadores reconheceram que j havia um grupo consistente, cujas pesquisas engendradas j se mereciam reunies e discusses (CELANI, 1992). a partir dessas pesquisas e dos rumos que elas foram tomando que hoje possvel entendermos o papel dos linguistas aplicados: [...] estarem diretamente empenhados na soluo dos problemas humanos que derivam dos vrios usos da linguagem [...] (CELANI, 1992). importante destacar, a meu ver, que a LA vem, ao longo das dcadas, revendo os seus conceitos bsicos para estar, por assim dizer, em consonncia com as principais mudanas na forma de entender a linguagem. Essa atitude tem corroborado para que a LA se torne mais que uma cincia aplicada, mas uma cincia aplicada e interdisciplinar.
Viso Global, Joaaba, v. 14, n. 2, p. 273-288, jul./dez. 2011

275

Expedito Arantes

A esta altura, ento, ser-nos-ia improvvel dizer que a LA seja simplesmente uma mera aplicao da Lingustica, pois conforme Celani (1992), aquela estaria em p de igualdade com esta, alm de tambm o estar com outras disciplinas, como a Antropologia, a Psicologia, a Sociologia etc. A questo da interdisciplinaridade, marcante nos escritos de Celani (1992), tambm nos apontada por Moita Lopes (1996). Segundo o autor, que da mesma forma acredita que a LA ocupa-se em investigar os problemas do uso da linguagem, ratifica mais veementemente que a LA alia tambm o conhecimento terico proveniente de diversas disciplinas, como, por exemplo, a prpria Lingustica, a Psicologia e a Educao, atuando como mediadora ao investigar os problemas da linguagem. Entende-se aqui por mediao, justamente, a posio da LA em tratar um problema da linguagem no apenas com subsdios de seu campo de atuao, entretanto, utilizando-se de pressupostos tericos de outras disciplinas (MOITA LOPES, 1996). desse mesmo autor uma definio bastante esclarecedora acerca da LA. Segundo ele, as pesquisas so:
a) de natureza aplicada em Cincias Sociais; b) que focaliza a linguagem do ponto de vista processual; c) de natureza interdisciplinar e mediadora; d) que envolve formulao terica; e) que utiliza mtodos de investigao de base positivista e interpretativista. (MOITA LOPES, 1996, p. 19).

E os processos de pesquisa de base interpretativista, a que se refere o autor, perpassam por uma investigao de cunho revelador, apontando sempre para novas descobertas, e o mtodo que mais tem sido focado pelos linguistas aplicados na atualidade. Uma rea mediadora, interdisciplinar e centrada na soluo de problemas de uso da linguagem como se resume o panorama atual da LA, de acordo com Moita Lopes (1996). Todavia, no se pode negar a forte relao da LA com a Lingustica terica, conforme nos lembra Lopes-Rossi (2009), e o que vai diferi-las , em certa medida, a noo de interdisciplinaridade com as diversas reas que mantm a LA. A partir de todas essas concepes, penso que, com uma coisa todos concordam: a interdisciplinaridade uma realidade inerente LA, alm de ser uma rea que permite muitas tendncias de pesquisa e, se isso a essncia da LA atual, veremos a seguir se os PRA so tambm realidades de pesquisa abarcados por ela.

276

Viso Global, Joaaba, v. 14, n. 2, p. 273-288, jul./dez. 2011

Ultrapassar os limites do texto: as tendncias ...

2.2 OS PROCESSOS DE REFERENCIAO


A referenciao um processo extremamente importante de coeso e progresso textuais nas diversas produes discursivas, como afirma Koch (2008, 2011). ela que sinaliza uma possvel relao de um termo antecedente (antes citado), com o que se diz. Digo possvel, pois, por vezes, no estar to clara a sua relao, permitindo que o leitor se utilize de processos cognitivos, associaes e conhecimentos extralingusticos. A partir desse conceito, ainda segundo a autora, atualmente:
[...] no se entende aqui a referncia no sentido que lhe mais tradicionalmente atribudo, como simples representao extensional de referentes do mundo extramental: a realidade construda, mantida e alterada no somente pela forma como nomeamos o mundo, mas, acima de tudo, pela forma como sociocognitivamente, interagimos com ele [...]. A referncia passa a ser considerada como o resultado da operao que realizamos quando, para designar, representar ou sugerir algo, usamos um termo ou criamos uma situao discursiva referencial com essa finalidade: as entidades designadas so vistas como objetos de discurso e no como objetos do mundo. (KOCH, 2011, p. 79).

A referenciao , por assim dizer, constituda atualmente de um carter sociocognitivo que simplesmente de uma pura citaoretomada. A esse processo damos o nome de Anfora, ou, como citam alguns autores, termo anafrico. H tambm o processo inverso de referenciao, em que o termo que retoma precede o termo retomado. A isso, chamamos catfora. Contudo, nosso propsito de investigao est pautado na ocorrncia das relaes anafricas em pesquisas na linha da Lingustica Aplicada, sendo assim, nossos esforos estaro concentrados nesse tipo de processo referencial. Figueiredo (2001), citando Kleiber (1994), assevera que a anfora , sobretudo, um fenmeno textual que depende de outra expresso mencionada ou evocada anteriormente. A partir dos estudos da referenciao, encontrados em Apothloz (2003), Cavalcante (2001), Conte (2003), Figueiredo (2001), Koch (2008, 2011), Koch e Marcuschi (1998), Mondada e Dubois (2003) e Zamponi (2003), entendemos que a utilizao da anfora em determinado texto escrito sempre uma escolha que faz aquele que escreve a fim de corroborar para a interao discursiva. Qualquer expresso referencial, ao longo de um texto, pode ser substituda por outra expresso, contanto que esta mantenha uma relao com aquela ou pelo menos estabelea algum tipo de associao. As anforas tambm podem apontar, ainda consoante aos estudos desses autores, no apenas para um termo especfico, antes mencionado,
Viso Global, Joaaba, v. 14, n. 2, p. 273-288, jul./dez. 2011

277

Expedito Arantes

mas, sobretudo, possvel referenciar-se a uma poro de texto, trazendo ento um carter resumitivo, uma espcie de encapsulamento. Desse modo, as anforas caracterizam-se como uma atividade discursiva denominando como objetos de discurso, os referentes citados, e no como simples objetos de mundo. Esse processo, ademais, no se esgota to somente nessa reativao ou nessa espcie de prolongamento referencial, de um referente nico ou de uma poro de texto, de acordo com Koch (2011), mas sim, h de se considerar que notria uma ativao dos mecanismos e dos conhecimentos armazenados em nossa memria discursiva, o que traz subjacente esse carter cognitivo ao uso das anforas. Por essa perspectiva, no se pode restringir o processo de referenciao anafrico a uma nfima permutao de um termo por outro, entretanto, preciso considerar as relaes lingusticas, cognitivas e sociais. Foi em Apothloz (2003) que as anforas receberam uma classificao: Anfora fiel, infiel, por nominalizao e associativa. Diversos autores diferem-nas em diretas, as trs primeiras, e em indireta, esta ltima. Outros, porm, asseveram que as duas ltimas so enquadradas como Anforas indiretas. A anfora fiel trata-se da retomada do mesmo ncleo do sintagma nominal j mencionado e determinado por um artigo ou pronome. Chega um rapaz e senta-se ao meu lado. S depois reparo que o/ este rapaz cego. Conforme o exemplo, o ncleo do sintagma representado pelo termo rapaz novamente retomado e o que poder diferenci-lo somente o determinante. J os casos em que compreendem a anfora infiel so, justamente, ligados ocorrncia da retomada de outro termo que, na maioria das vezes, representado por um sinnimo ou um hipernimo. Alguns autores tambm definem como uma recategorizao do ncleo do sintagma precedente. Chega um rapaz e senta-se ao meu lado. S depois percebo que esse garoto cego. A orao (fabricada) demonstra a retomada de outro termo, tambm possvel, e determinado pelo pronome demonstrativo esse. O termo garoto trata-se de um sinnimo possvel para o referente rapaz. Conforme dito, possvel entendermos tambm esse processo como uma esp-

278

Viso Global, Joaaba, v. 14, n. 2, p. 273-288, jul./dez. 2011

Ultrapassar os limites do texto: as tendncias ...

cie de recategorizao, ou seja, a palavra garoto outra possibilidade de categoria da palavra rapaz. Alm dessa ligao sinonmica, possvel encontrarmos tambm uma relao semntica entre os termos, a partir de um hipernimo, ou seja, uma palavra que pertence ao universo do termo precedente, contudo com um carter mais abrangente. Na casa de minha av tem uma macieira. Aquela rvore est h anos na famlia. O termo rvore trata-se de uma possibilidade lexical dentro do mesmo campo semntico de seu precedente (neste caso, a palavra macieira), tendo aquela, conforme mencionado, uma perspectiva mais abrangente que o termo anterior. Ainda segundo Apothloz (2003), a anfora por nominalizao, por sua vez, trata-se de um processo anafrico exclusivamente de base interpretativa, que se utiliza de um nome, o qual segundo Conte (2003), [...] um nome avaliativo, um nome axiolgico e que possui uma clara preferncia por um determinante demonstrativo. Esse tipo de anfora permite uma transformao lexical e sinttica, por um lado e, por outro, traz um carter resumitivo e sinttico progresso textual. Apothloz (2003) ainda aponta que, a partir do uso de uma anfora por nominalizao, o termo anafrico faz com que o texto caminhe em uma nova direo e perspectiva. Figueiredo (2001) descreve uma importante concepo acerca das anforas por nominalizao:
[...] por isso que se compreende que a maioria dos nomes que constituem a anfora por nominalizao sejam derivados abstractos nomes sincategoremticos. que estes nomes, porque manifestam uma dependncia ontolgica a respeito de outras ocorrncias, esto mais preparados para englobar o conjunto do contexto precedente [...]. (FIGUEIREDO, 2001, p. 404).

Um substantivo abstrato de origem verbal (deverbal) ou de um adjetivo (deadjetival) o elemento que, na maioria das vezes, far a retomada dos termos precedentes, segundo a autora. Ela ainda apresenta dois exemplos nessa perspectiva: As portas s se abriram na hora do espetculo. A abertura tardia fez com que o concerto comeasse mal.
Viso Global, Joaaba, v. 14, n. 2, p. 273-288, jul./dez. 2011

279

Expedito Arantes

O termo abertura exemplo de uma retomada, utilizando-se uma expresso deverbal e de carter abstrato. O poema era muito difcil. Foi esta dificuldade que fez com que ele tirasse (nota) negativa. J o exemplo acima demonstra um elemento derivado do seu referente adjetival. A palavra dificuldade exemplifica essa estrutura de retomada por termo abstrato e agora por uma derivao, podemos assim dizer, de um adjetivo (difcil). Nessa mesma linha conceitual, encontramos em Cavalcante (2001) as diversas possibilidades em que as nominalizaes podem aparecer, como:
[...] - um nome morfologicamente derivado de um verbo da proposio que forneceu as informaes-suporte, como alegar a alegao; afirmar essa afirmao; recomendar tal recomendao etc.; ou uma forma supletiva ( falta de um correspondente na lngua), como em o sono, o medo, este encargo etc.; - um nome que evidencie o valor ilocutrio ou perlocutrio da enunciao, como em o aviso, essa explicao, este comentrio etc.; - um nome que transforme processos especficos em processos genricos, como em essa tarefa, a anlise, esta distino etc.; - um nome que exprima juzo de valor, como em essa desculpa, este preconceito, esse erro de interpretao etc. (CAVALCANTE, 2001, p. 128).

Koch (2008) enfatiza que o uso das anforas nominais progresso textual um importante recurso para a construo e reconstruo dos objetos de discurso e que essa utilizao serve para categorizar e recategorizar os termos precedentes sumarizando-os, encapsulando-os e rotulando-os, razo pela qual muitos autores definiro esse tipo de anforas como encapsuladoras, outros como rotulaes e outros como nomeaes. H, ainda, por fim, anforas que no tm, exatamente, o carter de reativar o termo que foi previamente citado no texto, mas sua funo ativar processos de associao entre o precedente e a sua extenso. Essas anforas so chamadas de associativas. Zamponi (2003) esclarece que a anfora associativa:
Refere um objeto que, embora apresentado como conhecido, novo no discurso e que no foi, consequentemente, mencionado explicitamente no contexto anterior;

280

Viso Global, Joaaba, v. 14, n. 2, p. 273-288, jul./dez. 2011

Ultrapassar os limites do texto: as tendncias ...

Pode ser interpretada referencialmente somente em relao a dados introduzidos anteriormente no universo de discurso, propriedade que justifica o termo anfora. (ZAMPONI, 2003, p. 72).

A partir dessa definio entendemos que os objetos de discursos (que so tratados nesse contexto como os possveis referentes) no esto diretamente interligados ao termo precedente, contudo, h uma notria associao entre eles. Ainda conforme Figueiredo (2001), as anforas associativas so revestidas por uma relao meronmica (relao parte/todo), o que introduz um carter de pertena dentro do mesmo campo ontolgico, ou seja, tanto o termo precedente quanto o novo termo que traz a retomada necessitam estar dentro de um saber partilhado, algo recorrente entre uma mesma comunidade lingustica, que se entende aqui como termos que so conhecidos dentro desse universo e, alm disso, possvel tambm esclarecer que h uma relao de ingredincia, principalmente do segundo termo. A autora ainda exemplifica: A casa foi restaurada, mas as janelas ainda no. Perceba que o termo janela no foi sequer mencionado no contexto anterior, todavia h uma associao entre a palavra casa e janela. Esta um ingrediente, ou seja, parte daquela. Janela uma parte de um todo que casa. Todos esses exemplos retratam a realidade do fenmeno de processos anafricos que encontramos em nossa lngua.

3 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS
Bem visto que as anforas constituem um processo, segundo Koch (2008), dos mais eficazes para a construo dos objetos de discurso alm de, tambm, serem importantes recursos coesivos e de constiturem uma atividade discursiva, pois durante a interao verbal, o sujeito faz escolhas significativas para concretizar sua proposta de sentido (KOCH, 2008). O presente trabalho visou especular a quantas andam as pesquisas desses processos referenciais na rea da Lingustica Aplicada. Para realizar tal investigao, foi necessrio debruar-se sobre os mais recentes congressos e eventos na rea da LA, a fim de verificar os rumos que est tomando essa linha especfica de processos referenciais.

Viso Global, Joaaba, v. 14, n. 2, p. 273-288, jul./dez. 2011

281

Expedito Arantes

Analisamos os cadernos de resumos de trs eventos da rea: O Congresso Brasileiro de Lingustica Aplicada (CBLA), em sua 9 edio, o Intercmbio de Pesquisas em Lingustica Aplicada (InPLA), de nmero 18, e o Grupo de Estudos Lingusticos (GEL), este mais voltado para as pesquisas que trilham os caminhos da Lingustica terica. Os procedimentos para realizar tal pesquisa foram centrados na anlise dos cadernos de resumos dos trs eventos supracitados e todos os ttulos das apresentaes orais/individuais (tambm chamadas de sesses de comunicao) e das sesses coordenadas. Alm dos ttulos, foi preciso, em determinados momentos, verificar os resumos dos trabalhos para que se constatasse com mais clareza o sentido com que determinadas pesquisas foram construdas. Essa anlise permitiu identificar se o tema referenciao era abordado por alguma pesquisa e quais os rumos desses processos quando pesquisados dentro da LA. A partir desse procedimento, os resultados a que chegamos so expostos na seo a seguir.

4 RESULTADOS
Como resultado dessa pesquisa, pudemos constatar no Congresso Brasileiro de Lingustica Aplicada (CBLA), 408 ttulos em sesses coordenadas e 340 de Comunicaes individuais. Destes, identificamos trs ttulos que apresentaram a linha de pesquisa em processos referenciais, que so: Comunicaes individuais: 1. 2. Mecanismos de coeso referencial na produo escrita de alunos concluintes do ensino fundamental; Referenciao: prticas discursivas e identitrias na zona rural de Riacho do Jacupe-BA;

Sesses coordenadas: 3. Polissemia e progresso referencial pela abordagem cognitivista. Esses dados correspondem a 0,25% dos ttulos das sesses coordenadas; e a 0,59% dos ttulos das comunicaes individuais. Quanto aos dados do Intercmbio de Pesquisas em Lingustica Aplicada (InPLA), foram apresentados no total, em sesses de comunicao:

282

Viso Global, Joaaba, v. 14, n. 2, p. 273-288, jul./dez. 2011

Ultrapassar os limites do texto: as tendncias ...

412 trabalhos; em sesses coordenadas: 504 trabalhos; em psteres: 44 apresentaes. Nesse evento houve sete ocorrncias de apresentao de pesquisas sobre o assunto processos de referenciao. Os ttulos dessas pesquisas foram: Sesses coordenadas: 4. 5. 6. 7. Referenciao e orientao argumentativa no gnero artigo de opinio; Estratgias de progresso referencial em textos escritos por alunos surdos; Procedimentos de referenciao em notcias de popularizao da cincia; Caso Nardoni: a neutralidade da imprensa em questo;

Sesses de comunicaes: 8. As rotulaes e seu papel na dinmica textual-discursiva: proposta de aplicao pedaggica;

Pster: 9. A importncia da referenciao para a compreenso das tiras da Mafalda; 10. Rotulaes na internet das obras de Gguy Delisle: quais so e porque interferem na leitura. Das 44 apresentaes em psteres, em duas delas foi pesquisada a referenciao, o que significa 4,55% e dos 504 trabalhos em sesses coordenadas, quatro deles seguem a mesma linha, representando 0,79% dos ttulos; por fim observamos uma ocorrncia nos 412 ttulos das sesses de comunicao, que representam 0,24%. No houve incidncia de pesquisa sobre processos de referenciao na linha de Lingustica Aplicada entre os trabalhos apresentados no Grupo de Estudos Lingusticos (GEL). Tendo em vista essas constataes, consideramos que entre todos esses eventos e as centenas de ttulos que comportaram, houve 10 ttulos que direcionaram suas pesquisas para a linha de referenciao. Um n-

Viso Global, Joaaba, v. 14, n. 2, p. 273-288, jul./dez. 2011

283

Expedito Arantes

mero consideravelmente pequeno, haja vista a importncia desse assunto, como afirma Koch (2008). Baseando-nos nos ttulos supracitados e os respectivos resumos desses trabalhos mesmo que em pequeno nmero possvel relacionarmos os enfoques que essas pesquisas delinearam: a) Os processos referenciais no se (pre)ocupam mais com mecanismos textuais isolados; b) As pesquisas de referenciao apresentam estruturas mais elaboradas que simples investigaes de materialidade textual; c) Os trabalhos ponderam mais seguidamente para uma linha textual-discursiva que nica e exclusivamente textual. Diversas palavras-chave constantes no mbito dessas pesquisas so notrias para exemplificar essas constataes:
Quadro 1 Palavras-chave dos ttulos pesquisados Ttulo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Palavras especificadoras do tema da pesquisa baseadas no ttulo e no resumo do trabalho. Coeso referencial. Referenciao; Prtica discursiva; identitria. Polissemia; progresso referencial; Cognitivismo. Argumentao; artigo de opinio. Estratgias; progresso referencial. Referenciao; notcias; popularizao da cincia. Neutralidade; imprensa. Rotulaes; dinmica textual-discursiva; aplicao pedaggica. Referenciao; compreenso; tiras;

10 Rotulaes; internet; leitura. Fonte: o autor.

5 CONCLUSO
Conclumos, por fim, que o assunto citado no tem sido enquadrado nas pesquisas atuais da LA e nem muito difundido nesta. A isso, possvel considerarmos, como explicao plausvel, que a referenciao pertence mais adequadamente linha da Lingustica Textual e no propriamente LA, e parece-nos que realmente a LA tem deixado a cargo daquela cincia o tratamento dessa questo da referenciao. Mesmo sendo uma cincia

284

Viso Global, Joaaba, v. 14, n. 2, p. 273-288, jul./dez. 2011

Ultrapassar os limites do texto: as tendncias ...

que abarca diversas tendncias de pesquisa, notrio vermos que a LA no se aprofunda no assunto de processos referenciais. Contudo, vemos apenas uma pequena preocupao dela para com esses mecanismos. Diferentemente do que encontramos em assuntos, como a formao de professores, gneros discursivos, ensino de lngua estrangeira, que so muito abarcados e pesquisados no mbito da Lingustica Aplicada, a referenciao parece-nos, primeira vista e de uma maneira preliminar , ser uma linha pouco estudada pelos linguistas aplicados (pelo menos no que verificamos nos eventos mencionados da rea). E, ainda, entre as dez ocorrncias que encontramos, o pouco que se pesquisou do referido assunto, objetivou-se como caractersticas essenciais s pesquisas, uma linha nada voltada para a anlise nica e exclusiva dos mecanismos textuais em si, ou seja, as pesquisas de referenciao na LA tm se ocupado mais com a dinmica textual-discursiva, como podemos ver no trabalho de nmero 8 das sesses de comunicao do InPLA e no trabalho 2 das Comunicaes individuais do CBLA. Alm dessa relao, tambm constatado que os processos de referenciao podem manifestar prticas identitrias dos indivduos, pois esses, quando escrevem, expressam suas identidades, como encontramos nessa ltima pesquisa do CBLA. Esses processos, conforme visto nos ttulos, so importantes recursos coesivos presentes tambm em gneros da cincia, como no artigo de nmero 6 e esto na imprensa, na internet, em obras artsticas, nas salas de aula e na sociedade em geral, evidenciado seu carter social, de acordo com os trabalhos 7, 10, 1, 2, respectivamente. Ainda que manifestando uma interao coesiva, todos os trabalhos basearam tambm suas perspectivas dentro de uma linha cognitivista, pois os processos referenciais anafricos de retomada sugerem, como j visto, elementos que categorizam e recategorizam, fazendo com que haja uma construo de sentidos que por muitas vezes ou pelo menos em sua maior parte por escolha do falante/escrevente e essa escolha depende, por sua vez, sempre de uma ao cognitiva. Esse carter possvel ser encontrado no trabalho de nmero 3 das sesses coordenadas do CBLA. Revestidas dessas proposies que se distanciam do texto em si, uma vez que acabam por ultrapassar os limites desse texto, as pesquisas acerca dos processos referenciais poderiam, a meu ver, ter um espao mais considervel no mbito da Lingustica Aplicada, j que os estudos da referenciao abandonaram, podemos assim dizer, esse carter meramente

Viso Global, Joaaba, v. 14, n. 2, p. 273-288, jul./dez. 2011

285

Expedito Arantes

unilateral de se pesquisar o texto pelo texto, dando nfase a outros aspectos, como, por exemplo, atualmente: a) Os processos anafricos possuem sempre uma relao discursiva; b) Expressam a identidade daqueles que as utilizam como prtica discursiva; c) Refletem sempre escolhas dos que escrevem trazendo um carter cognitivo; d) So produtos de interao social; e) Auxiliam nos processos de argumentao; f) Transformam o discurso sugerindo novos referentes; g) Introduzem os referentes como objetos de discurso e no como simples objetos do mundo que vo se construindo progressivamente no discurso. Essas caractersticas, intrnsecas aos processos de referenciao, revelam uma preocupao em focarem-se em outros elementos textuais, alm de propor solues adequadas ao falante/escrevente quando este demonstra alguma incapacidade na (re)ativao ou retomada dos referentes ou na progresso textual como um todo, procurando, de maneira geral, desenvolver as habilidades de leitura e de produo escrita. Tendo em vista tais constataes, perguntamos: No so consideradas essas manifestaes, produtos dos problemas que se derivam do uso da linguagem, qual se ocupa a LA? No esto esses pressupostos enquadrados numa relao interdisciplinar? Que propem elementos sociocognitivos (KOCH, 2011), discursivos, argumentativos? Necessita-se, outrossim, repensar e valorizar, ento, pesquisas dessa natureza no vis da Lingustica Aplicada atual. Abstract This present study aims to demonstrante, in a general way, which are the Applied Linguistics research tendencies, as a language investigation area. And, in a specific way, which approaches are given in the research of anaphoric referentiation process. Three important event publications of this area have been studied in this work: 9 edition of the Applied Linguistics Brazilian Congress (Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada-CBLA); 18 Applied Linguistics research exchange (Intercambio de Pesquisas em Linguistica Aplicada-InPLA) and the Linguistics Study Group (Grupo de Estudos LinguisticosGEL), all of them related to the year of 2011. Considering the titles used in 286
Viso Global, Joaaba, v. 14, n. 2, p. 273-288, jul./dez. 2011

Ultrapassar os limites do texto: as tendncias ...

communications works and its abstracts, we concluded the existing distance of the researchs to subjects that refer to referentiation process, which have been changing its views, not looking for support in a single path that leads to textual mechanisms analysis, outstanding, therefore, that referentiation has already gone beyond the limits of the text, concerning about other aspects that will be seen within this study. Keywords: Referentiation. Anaphora. Applied Linguistics. Trends of research.

REFERNCIAS
APOTHLOZ, Denis. Papel e funcionamento da anfora na dinmica textual. In: CAVALCANTE, M. M.; RODRIGUES, B. B.; CIULLA, A. (Org.). Referenciao. So Paulo: Contexto, 2003. p. 53-84. ARCHANJO, Renata. Lingustica Aplicada: uma identidade construda nos CBLA. RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 609-632, 2011. CAVALCANTE, Mnica. M. As Nomeaes em diferentes Gneros Textuais. Cad. de Estudos Lingusticos, Campinas, v. 41, p. 127-140, jul./dez. 2001. CELANI, M. A. A. Afinal, O que Lingustica Aplicada? In: PASCHOAL, Mara S. Z. de; CELANI, Maria A. A. (Org.). Lingustica Aplicada da aplicao da lingustica lingustica transdisciplinar. So Paulo: Educ, 1992. CONTE, Maria-Elisabeth. Encapsulamento anafrico. In: CAVALCANTE, M. M.; RODRIGUES, B. B; CIULLA, A. (Org.). Referenciao. So Paulo: Contexto, 2003. FIGUEIREDO, Olvia M. Consideraes sobre o emprego da Anfora Nominal em textos de alunos. Revista da faculdade de Letras Lnguas e Literaturas, Porto, XVIII, 2001, p. 395-410. LOPES-ROSSI, Maria A. G. Tendncias atuais da pesquisa em Lingustica Aplicada. SEMINRIO DE PESQUISAS EM LINGUSTICA APLICADA (SePLA), 5, 2009, Taubat. Anais. Taubat: Programa de Ps-graduao em Lingustica Aplicada da Universidade de Taubat, 2009. CD-ROM. MOITA LOPES, Luiz P. Oficina de Lingustica Aplicada. Campinas: Mercado das Letras, 1996. MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construo dos objetos-de-discurso e categorizao: uma abordagem dos processos de referenciao. In: CAVALCANTE, M. M.; RODRIGUES, B. B.; CIULLA, A. (Org.). Referenciao. So Paulo: Contexto, 2003.

Viso Global, Joaaba, v. 14, n. 2, p. 273-288, jul./dez. 2011

287

Expedito Arantes

KOCH, Ingedore; MARCUSCHI, Luiz Antonio. Processos de referenciao na produo discursiva. DELTA, So Paulo, v. 14, n. especial, 1998. KOCH, Ingedore. As tramas do texto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. KOCH, Ingedore. Desvendando os segredos do texto. So Paulo: Cortez, 2011. ZAMPONI, Graziela. Processos de referenciao: Anforas associativas e nominalizaes. 2003. 280 f. Tese (Doutorado em Lingustica)Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Recebido em 20 de agosto de 2012 Aceito em 25 de setembro de 2012

288

Viso Global, Joaaba, v. 14, n. 2, p. 273-288, jul./dez. 2011

También podría gustarte