Está en la página 1de 29

ATOS DO ESPRITO SANTO

William M. Branham 19 de dezembro de 1954 Jeffersonville - Indiana - U.S.A.

. . .Ao redor da igreja. Acabamos de ter um culto fnebre nesta tarde, tivemos outro de manh. Ento eu disse: Vamos rapidamente para a igreja, bem depressa agora, ento no perderemos nenhum culto.
2 E eu no sabia que o irmo Neville ia dizer: Suba aqui e fale um pouquinho. Mas estou simplesmente to feliz pela oportunidade de saud-los novamente no Nome do Senhor Jesus, pelo Seu amor, bondade, e misericrdia para com todos ns; e para com o nosso irmo aqui, o pastor.

Voc sabe, o irmo Neville um pouquinho diferente de muitos ministros. Eles apenas. . .quando um ministro, quando ele entrega o seu plpito, isto significa muito para ele. Voc simplesmente no imagina o que isto. Mas, o irmo Neville sempre tem sido to amvel e atencioso que ele sempre me entrega o seu plpito quando eu chego. E diz: Irmo Bill. . . E nem se quer pergunta se voc deseja; ele te persuade a vir, voc sabe. E isto simplesmente te faz sentir duplamente bem-vindo. E estou muito feliz por isto, vejam. Voc simplesmente no pode rejeitar algum assim. Eles so simplesmente to educados e bons desta maneira.
4 Eu lhe ouvi dizer que seu beb estava vomitando e doente. E eu. . .irmo Junior, eu creio que era o seu beb que ouvi tossindo ali atrs h poucos minutos. seu beb, Junior, que estava tossindo? E h muito resfriado e coisas acontecendo. Teremos que orar pelos enfermos, daqui a pouco.

Agora, eu simplesmente comearei onde eu parei nesta manh ento, l no captulo 4 de Atos. E ento. . .E comeando, eu creio, por volta do versculo 10 do captulo 4 de Atos dos Apstolos, ou Atos do Esprito Santo nos apstolos. Vem? Sempre pensamos nisto, o chamamos de Os Atos dos Apstolos. Mas aqueles no foram atos dos apstolos. Foi o Esprito Santo nos apstolos, atuando, veja voc. Os homens, eles mesmos, eram homens, e eles no podiam agir. Antes de eu ir mais adiante. . .
6

Eu estava assentado l atrs com o irmo Woods, h poucos minutos atrs.

A PALAVRA ORIGINAL

E um sujeitinho, que por muito tempo tem estado por aqui na igreja, ele sempre quis encontrar o seu lugar. Eu creio que eu poderia lhe falar, se ele simplesmente fizesse isso. Ele est cantando. Irmo Temple, voc -- voc pode fazer uma coisa e outra, mas voc um bom cantor. Ento eu -- eu com certeza aprecio isto. E se voc simplesmente se soltasse para o cntico, Deus te usaria. Mas voc -- voc. . .?. . .ao redor de tudo mais, exceto da coisa correta. Comece a cantar. A est o seu talento. Voc tem que us-lo. Maravilhoso. Eu gosto daqueles velhos hinos. Vocs no gostam? [A congregao diz: Amm. -- Ed.] Sim, senhor. Ouvir aquilo, l atrs assim, eu gosto disto, irmo Neville. Claro que sim. Um. . .
7 Eu gosto da pregao do irmo Neville e tudo mais. E com certeza gosto daquele bom e antigo hino que ele e as irms cantam, tambm, no -- no programa de rdio. Se vocs nunca os ouviram ainda, muitos de vocs, ora, liguem no sbado de manh e os oua, e com certeza vocs sero abenoados. Ora, minha esposa e as crianas e todos, esto ouvindo aquele programa, exatamente como se fosse eu mesmo que estivesse ali embaixo, e eu estava l, um dos -um amado da famlia. Ns buscamos aquele plpito, ou melhor, aquele programa no sbado de manh, e estamos felizes por ele.

Voc sabe, nesta manh algo aconteceu aqui que eu -- que no pude superar ainda, foi a respeito daquele beb. Eu tive a mais misteriosa sensao sobre aquilo. E simplesmente gostaria de saber. Quando me levantei nesta manh, olhei para minha esposa e disse: Querida, eu -- eu tive um sonho ou uma viso. E eu, eu disse: eu -- eu no vou dizer que foi uma viso, porque posso ter dormido. Mas, eu disse: isto foi simplesmente to real! E eu estava assentado ali em cima no quarto quando isto terminou. Eu disse: Eu no recordo, embora, eu tenha despertado. . .na viso, quando me atingiu. Mas quando cheguei aqui embaixo, isto. . .e vi todas aquelas coisas se movendo exatamente daquele modo. E eu tinha telefonado para a irm Cox e havia lhe contado h poucos dias atrs, sobre um beb daquele mesmo jeito. E aquele devia ser o beb. E o sujeitinho, seus olhos comidos pelo cncer. O seu olhinho, aqui, j desapareceu, e s tem uma casca ali. Aquilo passou para o outro olho, e o beb est simplesmente deitado, sem vida. E um famoso cirurgio em Louisville, disse me para traz-lo aqui para mim, para receber orao. Ento isto. . .Ento todo. . .eu simplesmente cri que Deus estava concedendo. . .tinha dado a viso para aquele beb. E simplesmente to certo como creio que estou de p nesta plataforma, nesta noite, esse beb est curado. Sim, senhor. Eu apenas. . .eu sempre, irmo Cox, estou envolvido em coisas deste tipo. Agora, eu certa vez, no pude deixar isto claro sobre o irmo George Wright, quando eu. . .o irmo McDowell havia me telefonado, para -- para ir ao seu
10 9

ATOS DO ESPRITO SANTO

trabalho, ou melhor, a me de Charlie ali em cima. E ela estava deitada quase sem vida no hospital. E o irmo Mack queria que eu fosse, ento eu -- eu subi para ver o beb. E eu havia descido l no irmo George por uns quatro dias. E eu o amava. Mas com todo o meu corao eu cri que ele estava partindo. Correto. Eu cri que ele estava morrendo. E os mdicos: No h nenhuma chance para ele. Cogulos sanguneos indo para o seu corao, ento no havia nada que pudesse ser feito.
11 A Sra. Wright, assentada aqui, nossa irm, perguntou o que eu pensava sobre aquilo. Depois de quatro dias orando por ele, eu disse: Eu creio que ele se vai.

E a pequena Edith me perguntou sobre isto. Eu no quis lhe dizer. Eu disse: Oh. . . Mas ela ainda tinha f. Ela cria. Ela ficou firme. E eu. . .
13 O irmo Sherby est assentado ali atrs, exatamente como se fosse meu prprio irmo de sangue. Ele me encontrou ali fora, disse: O que voc acha de papai?

12

Eu disse: Sherby, eu realmente creio que ele est partindo. Eu disse: Eu creio que ele -- ele vai nos deixar. Eu disse: Bem, ele tem setenta e trs anos, e ele j viveu o seu tempo. E Deus prometeu apenas setenta. Eu disse: Eu creio que ele vai partir. E naquela noite quando cheguei em casa vindo dali, o irmo Mack insistiu para que eu subisse ali. E Charlie me levou at l, de modo . . .Ele subiu ali, e no voltou at tarde da noite, ou cedo de manh. E eu simplesmente fui e orei pela mulher, foi tudo que pude fazer. E quando voltei para casa, entrei no quarto, e tirei minha roupa e estava pronto para ir para a cama. E quando eu o fiz, eu ouvi algum conversando. E olhei ali, e havia uma mulher de cabelos grisalhos. E ela estava de p na cozinha, falando com algum no telefone. E aconteceu, de ser a me daquele rapaz. Correto. E eu. . . Ento eu vi o -- o velho p de salgueiro bem ao lado da casa do irmo George, e vi uns torres caindo, de lama ou terra, parecia barro. E era terra, lama. E Ele disse que era a sepultura. Algo a respeito de uma sepultura: E quase todos aqueles que estavam rindo dele, estariam na sua sepultura antes dele, ou algo assim. E no pude compreender aquilo direito. Ento rapidamente, entrei em contato com a irm Wright, e lhe telefonei e disse (irm Wright, eu creio que foi) que no tinha compreendido exatamente o que era a viso.
18 Contudo, a me do Charlie foi para casa, e estava em casa e falava ao telefone, e tudo mais exatamente como a viso dizia. Eu penso que ela partiu 17 16 15

14

A PALAVRA ORIGINAL

agora. Mas, ela foi para casa exatamente como foi dito, quando eles disseram que ela no podia viver nem mesmo at a manh seguinte; mas ela viveu. Agora, aquilo foi apenas uma considerao de Deus em nos deixar saber que Ele tinha respondido nossa orao. Algum perguntou outro dia, ou mesmo o -- o homem que escreveu o livro recentemente, disse: Um homem que tinha problema na prstata, e, disse: ele foi curado. E um ano mais tarde, ele estava enfermo novamente.
20 Ora, absolutamente. Voc pode ser curado nesta noite, e pode ficar doente outra vez pela manh, da mesma coisa. Voc pode ser um pecador nesta noite, e um. . .Voc pode ser um pecador nesta noite, e um cristo de manh. Voc pode ser um cristo nesta noite, e um pecador pela manh. Claro. 21 Um mdico pode dar penicilina a um homem para um resfriado ruim ou pneumonia, e cur-lo neste momento. E eles podem fornecer um exame; mostrar que est perfeitamente limpo, sem nenhum pouquinho de pneumonia nele, ou febre; e amanh ele pode morrer com pneumonia, a mesma coisa. Correto? Aquilo no tem nada a ver com isto. 22 Vem, apenas: Coando um mosquito, e engolindo um camelo, assim o velho ditado. 19

Mas, de qualquer forma, ento, voltando a falar da irm Wright. E fui ento, e novamente tive uma viso, e vi o irmo George Wright assentado bem ali atrs, e eu entrando pela porta. Ele chegou bem por aqui, atravesssou este corredor, e foi bem ali embaixo e estreitou a minha mo, andando.
24 Ele no podia andar; todos vocs conhecem sua condio. O cogulo sanguneo simplesmente abalou suas pernas assim, e o mdico disse: Isto vai para o seu corao. Ele morrer a qualquer hora. Ento, com setenta e trs anos de idade, no havia uma s chance para ele viver. 25 E eu voltei e disse igreja, telefonei para a irm Wright. No somente isto, mas eu desci ali. E ali em casa, o povo. . .Dois homens estavam assentados em sua casa, eu creio, naquela manh. No isto, irmo George? Dois homens estavam na sua casa, na manh que cheguei ali. Um vizinho e outro grandalho. Eu disse: Oh, sim. . . [O irmo George Wright diz: O senhor deve ter falado com eles. Eu no recordo. -- Ed.] Como? [Voc deve ter falado com eles. Eu no me lembro.] E creio. . .No foi isto, Edith? Sim, ali havia dois. Sim, ele estava numa aparncia ruim. 26 Mas eu disse: No deixe nada te incomodar, porque o irmo Wright vir ao tabernculo andando novamente, porque isto o Assim Diz o Senhor.

23

ATOS DO ESPRITO SANTO


27

Eu fiquei confuso com aquilo. Eu disse: H algo sobre uma sepultura. E o que era ento, quando a viso me foi revelada claramente, o que aquilo era, era que aqueles que haviam criticado dele sobre deixar a igreja na qual ele estava, que no cria na cura divina. E ele veria suas sepulturas cavadas, e saberia que eles partiriam antes dele. Quantos partiram, desde ento? [O irmo George Wright diz: Quatro ou cinco foram enterrados desde que eu melhorei. E meu pregador que me fez sair da minha igreja, foi colocado para fora cerca de duas semanas atrs. -- Ed.] O Senhor est correto? Sim, senhor. Claro. Foram cinco de. . .Aqueles quatro, e aquele, sero cinco. Cinco partiram. E ainda no passou um ano, passou, irmo George? [Quase um ano.] Quase um ano, desta vez. Isto o que , vem? Quando o Senhor fala, absolutamente perfeito. Eu nunca vi uma s delas falhar. E no importa o que, se. . . Nossos amados mdicos e outros tm trabalhado com aquele beb, e tudo tem sido feito. Eu no tenho certeza absoluta, mas estou quase certo que aquela a mesma coisa, porque eu vi aquela mulher com aquela coisa nela, voc sabe, batom em seus lbios; e -- e estava de p onde o funeral da minha esposa foi pregado. E o beb parecia com o meu beb, a Sara, ali atrs, vejam. E aquele o beb, tenho quase certeza absoluta. Se , no h nada mais no mundo. . .Mas eu vi aquele beb, da morte voltar para vida. Vem? E ele viver, to certo o quanto Deus est no cu nesta noite, e Suas Palavras so verdadeiras. Sim, senhor. Eu creio nisto com todo o meu corao. Ento, ns observaremos e veremos. O Senhor maravilhoso. No ? [Congregao diz: Amm. -- Ed.] Quo bom Ele para conosco!
30 Agora estvamos estudando, nesta manh, l no livro de Atos, sobre a igreja, simplesmente se incandescendo com a glria de Deus. Como o Senhor Jesus veio como uma testemunha para a terra, pois Ele era o Filho de Deus. Como eles tinham grande confiana Nele. E como Ele lhes disse que era impossvel para Ele, no corpo de carne, estar em todos! Ele poderia estar apenas em um corpo. Mas ento, se Ele fosse embora, Ele retornaria novamente na forma de Esprito, e ento Ele viria a cada corao faminto que estivesse faminto e sedento por Ele. E as prprias obras que Ele realizou na terra, Ele continuaria com elas na Sua Igreja, at o fim do mundo. 31 No est voc feliz por estar nessa Igreja, nesta noite? No sob o. . .No este, este -- este telhado na igreja. Eu quero dizer, na Igreja. H somente uma Igreja. E -- e voc no se une a Ela. Voc -- voc -- voc simplesmente nasceu Nela, isto tudo. E voc nascido naquela Igreja e atravs da graa que voc nascido Nela. Voc no poderia desejar entrar Nela; voc no tem nenhum desejo disto, voc odeia os prprios pensamentos disso, a no ser que Deus, Ele mesmo, tenha ordenado que voc deve entrar naquela Igreja. E se voc 29 28

A PALAVRA ORIGINAL

estivesse. . .Se alguma vez voc estiver naquela Igreja, Deus sabia disto antes da fundao do mundo, que voc estaria naquela Igreja. E Ele ordenou isto, e te predestinou para estar naquela Igreja. No isto maravilhoso?
32 Todos que ouvirem a Minha Voz viro a Mim. Correto? E todo aquele que o Pai tem Me dado vir a Mim, e Eu o levantarei novamente no ltimo dia.

Vejam, agora, as pessoas dizem: Eu no creio em tal coisa! No as despreze. Sinto muito por elas, vem. Ore por elas. Porque, elas -- elas no tm nada aqui e provavelmente nunca tero nada, para fazer com que creiam. Elas crem nisto de um -- um ponto de vista teolgico. Elas dizem: Bem, sim, eu creio que aquilo apenas. . . Mas, quero dizer, elas no podem crer a no ser que Deus esteja realmente no corao. Vem? E voc no pode. . .
34 Jesus disse: Aquele que ouve as Minhas Palavras, e cr Naquele que Me enviou, tem a Vida Eterna. No porque ele se uniu igreja, no porque ele foi batizado, no porque ele fez isto, porque ele gritou, porque ele fez aquilo outro. Estas coisas esto bem; unir igreja, batizar, gritar. Mas Ele disse: Aquele que tem Vida eterna, porque creu. 35 Agora, em Atos 2:38, Pedro disse: Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado no Nome de Jesus Cristo para a remisso dos pecados, e recebereis o dom do Esprito Santo.

33

E sempre quis saber, atravs dos anos, quando eu via aquilo e lia. Eu pensava: Senhor, aqui vm homens e mulheres. Os tenho visto vir at o altar, e se ajoelhar e chorar, e orar, serem batizados no Nome do Senhor Jesus, e uma semana depois, esto fora no mundo novamente. Eu pensava: Deus, certamente a Tua Palavra no est errada. Eu simplesmente no posso entendla. Porm Tu, Senhor, se eu continuar Contigo, Tu disseste que a Tua Palavra habitaria em mim.
37 Ento eu continuo com Ele, vejo agora o que isto . Ele tem feito isto conhecido, vejam. E eu nunca soube disto at que o Senhor simplesmente o abriu, um dia, e ali isto estava bem na minha frente. Ento eu vi que aquelas pessoas no eram o que elas pareciam ser no princpio, vejam isso: Ningum pode vir a Mim, a no ser que Meu Pai o traga. No aquele que deseja ser; Deus que o elege a ser. No se voc deseja Isto, ou no, voc no tem nada a ver com isto. Deus. Ele: Ele endurece a quem Ele deseja endurecer. Ele tem misericrdia de quem Ele tem misericrdia. Isto certo. No importa quem seja voc, que posio voc tenha, se voc o presidente ou se voc um vagabundo na rua, no faz nenhum pouquinho de diferena. Deus tem misericrdia de quem Ele tem misericrdia. 38

36

E antes do comeo do mundo, Ele ordenou que tantas pessoas atravs das

ATOS DO ESPRITO SANTO

eras, seja quem elas fossem, seriam salvas. E cada um que Ele ordenou vir a Ele. Correto. Cada um vir, e nenhum deles estar perdido. Ele ordenou, disse que haveria uma Igreja ali, Ela seria sem mancha; Ela seria sem ruga.
39 E agora, medida que as eras passaram, e as vimos nesta manh, na lio, e aqueles grandes mestres ortodoxos, to clebres e educados quanto podiam ser, simplesmente to santos o quanto podiam andar na terra. E a Bblia. . .Ouam. A Bblia diz: Eles eram encontrados sem culpa. Porque, eles diziam: Oh, eu no tocaria naquilo. Eu no faria isto. Vem, mas aquilo no era graa; aquelas eram obras.

E ns no somos salvos por obras, pelo que fazemos. No o que eu fiz que me salva. o que Cristo fez que me salvou. Vem? No o que. . .eu no tenho nenhuma santidade.
41 Se eu tentasse dizer: Bem, eu parei de beber. Eu parei de fumar. Eu parei de roubar, mentir e assim por diante. Isto foi o que fiz, vem. Aquilo seria eu mesmo. Eu teria algo com que me jactanciar.

40

Mas eu no -- eu no parei com nada. Ele simplesmente veio a mim e tirou aquilo de mim. Vem? isto. Ento no o que fiz. o que Ele fez.
43 E, ento, o Esprito Santo habita dentro, e cresce diariamente ; cresce, Se fazendo maior e maior; tirando fora as coisas, as ansiedades, a tentao. medida que voc as vence, o Esprito Santo toma o Seu lugar. Voc sabe de uma coisa? Se voc tiver uma m tentao de algo que no est certo; vena aquela coisa algumas vezes, e observe se o seu testemunho no floresce quanto quilo.

42

Veja Sanso. Quando ele encontrou. . .o leo correu para mat-lo, e ele matou o leo quando o Poder de Deus veio sobre ele. O matou com a sua mo vazia, provavelmente separou as suas mandbulas. Um pequenino, insignificante sujeito de cabelos encaracolados, mais ou menos desta altura. Pequenino sujeito, de aparncia esqueltica, na rua, sete trancinhas penduradas na sua cabea, como um pequeno efeminado. E ele no passava de um pequeno efeminado, at que o Esprito de Deus veio sobre ele.
45 Agora, no seria difcil crer que um grande e forte gigante pudesse matar um leo com suas mos. Eu creio que ele poderia faz-lo. Mas o engraado da coisa foi que, quem o fez, foi este sujeitinho.

44

Mas o Esprito no Senhor veio sobre ele, e ele matou o leo, e o jogou do outro lado. E as abelhas construram sua colmia ali. E Sanso. . .o mel mais doce que ele havia comido, vindo da carcaas daquele leo morto. Correto? Por que? Ele venceu com o Poder de Deus.

46

8
47

A PALAVRA ORIGINAL

E se voc tem algo de onde voc deseja comer algum mel doce, vena aquilo com o poder de Deus. Certo. Veja quo bom . Oh, que coisa. Passe. . .talvez voc tenha sido um bbado, e mesmo assim, todas as vezes que voc sente cheiro de usque ou de cerveja, ou algo, voc deseja beber. Vena isto pelo Poder de Deus; e passe por aquilo uma vez, e veja que sentimento voc tem no seu corao, quando tudo estiver morto e acabado ento, tudo terminado. Oh, que coisa, extraia daquilo aquele doce mel!
48 Agora, aquelas pessoas realmente venceram. No dia do Pentecostes, todas elas se encheram com o Esprito Santo. Os poderes de Deus estavam sobre elas. Elas tinham dons que lhes foram dados, para falar em lnguas, e tudo mais. Eles simplesmente estavam tendo um maravilhoso tempo, e a Igreja estava em fogo. 49 Agora eu me aproximarei de outro pequeno ponto de vista aqui, de Estevo, durante este tempo, at eu voltar para o meu texto original novamente, se eu puder. Observe, ali est um homem chamado Estevo. Ele no era um dos apstolos. No, ele no era. Ele era apenas um dicono. Mas, oh, irmo, ele tinha algo no seu corao. Ele no podia ficar quieto.

Esta a maneira que todo homem fica quando ele recebe Isto no seu corao. Simplesmente no pode suportar; oh, ele tem que contar para algum! E aqui estavam eles, fora na rua, tendo um reavivamento, e simplesmente tendo um tempo glorioso. Ora, isto foi como um incndio em cada casa, como um vento forte. Voc simplesmente no conseguiria apag-lo. Isto tudo. Ento eles o apanharam na rua, e o levaram para a Corte do Sindrio. Disseram: Irmo, ns prenderemos esse sujeito. Pararemos com todo aquele fanatismo. E eles o colocaram na cadeia at de manh. A Corte do Sindrio se reuniu, talvez meio milho de pessoas, ou mais, se reuniu ali. Eles empurraram o pequeno Estevo ali para fora. Mas quando ele saiu, irmo, ele apareceu, sua face brilhava como a de um Anjo. Irmo, eu no o imagino brilhando como uma luz, mas ele brilhava com compostura, sabia a respeito do que estava falando. Eu no imagino um anjo que estivesse talvez brilhando, uma luz ou algo brilhando. Mas isto significava que ele brilhava com aquilo, que ele entendia a respeito do que falava. A Bblia diz que ele tinha ousadia. Saiu dali, firme, e disse: Vs homens de Israel. . . Sozinho, como um cordeiro no meio de dez mil lobos famintos, rangendo os dentes por sangue. Disse: Vs homens de Israel, e todos vs da Judia, e assim por diante, e pais! Que isto lhes seja notrio, o Deus de Abrao. . .O Deus de nossos pais apareceu para Abrao, o tirou da Caldia, deu-lhe a promessa
54 53 52 51

50

ATOS DO ESPRITO SANTO

desta terra. E -- e o trouxe em Jesus Cristo, o qual vs, atravs de mos mpias, crucificaram e mataram.
55 E quando ele terminou de dizer aquilo, ele disse: Oh, vs de dura cerviz, incircuncisos de corao e ouvido, sempre resistis o Esprito Santo! Como vossos pais fizeram, assim fazeis! Oh, que coisa! Eu gostaria de ouvir aquele sermo em uma gravao. Irmo Beeler, gostaria de ter gravado aquilo. Sim, senhor. Ele disse: Vs de dura cerviz, incircuncisos de corao e ouvidos, sempre resistis o Esprito Santo! Como vossos pais fizeram, tambm fazeis! Irmo, aquilo no poupou nenhum soco (poupou?), ele sabia que seu sangue seria derramado daquele jeito.

A Bblia diz: Ele era um homem cheio. . . Cheio de que? Cheio de tolices? No, senhor. Cheio de teologia? No, senhor. Ele estava cheio do Esprito Santo. E a onde todas estas grandes, boas qualidades vo por terra, porque ele estava cheio. O mundo havia sido tirado, e o Esprito Santo estava nele. Ele era um homem cheio do Esprito Santo. Oh! Par-lo? Voc no poderia faz-lo. No havia como par-lo. Ele estava ardendo, irmo. Ele tinha que pregar o Evangelho. E Ele pregou o Evangelho e fez milagres e sinais. E aps algum tempo, quando eles rangiam os dentes para ele, o tiraram da Corte e o levaram para fora, e o mataram. E eles jogavam torres e pedras nele, esmagando-o at a morte. Ali de p estava Paulo, testemunhando aquilo, e Paulo olhou e viu Estevo morrendo. Estevo olhou para cima e disse: Vejo os cus se abrirem. Vejo os cus abertos e Jesus de p destra de Deus. Paulo olhou para baixo. Eu imagino que ele coou a sua cabea, e pensou: O que est acontecendo? Ele disse: Senhor, no lhes impute este pecado.
59 E dormiu nos braos de Deus, acalentado. Por que? Daquela hora em diante ele no sentiu mais nenhuma pedrada. Deus o acalentou fazendo-o dormir em Seus braos, exatamente com uma me faria com seu beb a quem est amamentando. Deus o levou para o seio de Cristo, para o Trono de Deus, no alm, onde ele est em paz; contado entre os mrtires, com uma coroa de mrtir ali nesta noite, imortal, entre os homens. Aquele foi Estevo, cheio do Esprito Santo. Correto. Os torres, as grandes pedras, enquanto acertavam na sua cabea, apenas fizeram com que ele perdesse o sentido. Deus o embalou para dormir. A Bblia nunca diz que ele morreu. A Bblia diz: ele adormeceu. Amm. Esta a forma que os cristos morrem. Amm. Correto. 58 57

56

Agora, eles estavam tendo um bom tempo. Aquela notcia voltou; como o irmo Neville disse, h algum tempo atrs. No apenas. . .simplesmente uma

60

10

A PALAVRA ORIGINAL

espcie de rajada nos apstolos, e assim por diante. Eles tinham que fazer algo a respeito disto. Imediatamente eles saram novamente, o mais rpido que puderam ir, pregando o Evangelho. Pedro e Joo, dois ignorantes, homens iletrados, passaram pela porta chamada Formosa. Oh! O diabo disse: Bem, agora, eles esto simplesmente ali fora pregando, ento isto, no causa dano algum. Ento, todas aquelas pessoas creram na pregao, em tudo.
62 Mas quando passaram pela porta chamada Formosa, ali estava um homem. O Esprito Santo disse: Pedro, aquele homem pode ser curado. Ele tem f. Quando ele percebeu que ele tinha f para ser curado, ele disse: Fique de p. E ele o apanhou, e o segurou at os seus tornozelos receberem fora. E l foi ele, saltando e pulando, e louvando a Deus. Sabe de uma coisa? Aquilo causou mais problema do que toda a pregao que eles fizeram. 61

Irmo, simplesmente deixe que algo extraordinrio comece, e observe como cada patife, cada co do inferno rosnar para ele, desejando sangue. No isto certo? Verdade.
64 Eu lhes digo, Pedro pregou um sermo no Dia de Pentecostes, e trs mil almas foram salvas. O diabo nem mesmo se moveu na sua cama. Correto. Oh, bem, deixe-os. Vem?

63

Porm ele passou pela porta chamada Formosa, no dia seguinte, e curou um homem, e era aleijado desde o ventre de sua me, e todo o inferno veio sobre ele. Correto. O lanaram na cadeia e fizeram com que ele passasse a noite ali. Sim, senhor. O colocaram na priso, na cela interior ali, por causa do prodgio. O diabo disse: Eu no posso deixar esta coisa comear agora, a cura divina. Se eles continuarem, eles realmente vo tirar minhas escoras de sob mim. Correto. Porque, eu posso engan-los ao redor com um pouquinho de teologia, por algum tempo. Mas com certeza no posso enganar aquela Coisa real que sai e o povo v aquilo ser feito. Eu simplesmente vou parar com aquilo antes que aquele outro grupo entre em -- em cena.
66 Ele nunca parou com aquilo ento. Ele no pode parar com isto agora. Correto. O Evangelho de Deus se mover, sempre, sempre e sempre. E quando no houver mais cus ou no houver mais a terra, aquela Palavra ainda permanecer a mesma. Pois os cus e a terra passaro, mas Minhas Palavras nunca passaro. No pode passar. Aquelas Palavras so simplesmente to imortais como o Prprio Deus. Ela no pode passar. Eu creio em cada Palavra Dela. Todas as coisas que Jesus foi, Ele agora, e sempre ser. Correto. Ele o mesmo, ontem, hoje e eternamente.

65

ATOS DO ESPRITO SANTO


67

11

O mesmo Esprito Santo que caiu no Dia de Pentecostes o mesmo Esprito Santo de hoje. Eu admitirei que Ele tem sido pisado, criticado, mal interpretado, mal representado, e tudo mais assim; isto apenas o diabo, simulando. Mas existe o verdadeiro, o batismo genuno do Esprito Santo, que traz os mesmos resultados que eles tiveram no Dia de Pentecostes. Correto. Claro, o diabo possui as velhas iscas de corvo ali fora. Eu lhes digo a verdade. Toda vez que voc vir um espantalho, recorde, h alguma coisa boa por ali. Correto. Claro. Voc no v um espantalho em abacaxis velhos. . .ou melhor, numa rvore ornamental ali fora. Voc o encontra sob as grandes rvores frutferas, onde voc v o espantalho, porque eles esto querendo espantar. O diabo finca espantalhos ao redor de toda verdadeira e boa religio do Esprito Santo, o que ele pode colocar ali ao redor. Porque, bem ali est Jesus Cristo, o ressurreto Filho de Deus, com o Seu Poder imortal, o mesmo, ontem, hoje e eternamente. Amm! Isto significa Assim seja. Correto. Agora, ns encontramos, eles os colocaram numa cela interior. Na manh seguinte, lhes deram uma boa surra, e os mandaram embora.
70 Agora, encontramos Pedro, nesta manh, de p no meio deles, aqui no captulo 4. E ele disse, Ora, vs homens de Israel, e vs que habitais na Judia! Que isto vos seja notrio. Jesus de Nazar, como Ele provou ser Ele um Homem de Deus. Todos os sinais e maravilhas que Deus fez atravs Dele, provaram que Ele era um Homem de Deus. Eles sabiam que Ele era um Homem de Deus. E ento ele disse: Vs, com mos impuras, crucificastes e matastes o Prncipe de da Vida; o qual Deus ressuscitou, e somos testemunhas disto. 69 68

Disse: Pela f em Seu Nome este homem foi curado. Disse: Se somos examinados hoje pelas boas obras que fizemos, que seja conhecido entre vs, e toda a casa de Israel, que atravs do Nome de Jesus Cristo este homem foi curado. Quando eles questionaram: Qual -- a qual grupo religioso eles pertencem? Onde eles foram ordenados? De qual seminrio eles saram? Ou algo assim: De onde veio tudo isto? Onde vocs obtiveram os seus direitos para fazer isto? Mostra-nos o grupo que vocs representam, para que ento possamos voltar aos ancios e descobrir porque vocs esto fazendo isto. Sim, senhor. Queremos descobrir que igreja ensina este tipo de heresia por aqui. De onde vocs so?
73 Pedro disse: No Nome de Jesus Cristo, atravs da f em Seu Nome, este homem foi curado. Amm. 72

71

E eles no podiam dizer nada sobre aquilo, porque ali estava o homem, e eles o conheciam. Amm. Amm.

74

12
75

A PALAVRA ORIGINAL Observem, veja o que ele disse aqui agora:

E a pedra que foi rejeitada pelos edificadores,. . . Em nenhum outro Nome h salvao, porque tambm debaixo do cu nenhum outro nome h, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Oh, a Pedra rejeitada! A pedra que foi rejeitada. Por que? Quando eles construram o templo de Salomo. . . Eu quero que voc observe um quadro muito bonito aqui. Quando eles foram construir o templo de Salomo, as pedras foram cortadas, de um lugar, e outro lugar, e outro lugar. Algumas foram cortadas deste modo, e outras daquele jeito. Mas a Bblia diz que quando elas se ajuntaram. . .Aquilo levou quarenta anos, eu creio, para levantar o templo. E ali no havia serra circular, nem o som de um martelo, em quarenta anos. As pedras sendo colocadas juntas, pedra sobre pedras; a nica coisa que tinham que fazer era lambuzar um pouco de argamassa sobre ela e assent-la ali. E aquilo grudava, pedra por pedra, pedra por pedra. Pense nisto.
78 Agora, aqui est a minha idia sobre isto, irmos. Quando o. . .Aquele templo ali representava o Templo, espiritual, o Templo no qual estamos agora. Eles entravam no templo para suas bnos. Ns somos batizados no Templo de Deus, no Corpo de Deus, dentro do Corpo de Jesus Cristo. E estamos em Cristo, atravs do batismo com o Esprito Santo; I aos Corntios 12. Portanto no h condenao para aqueles que esto em Cristo Jesus, Romanos 8:1 Que no andam a segundo a carne, mas segundo o Esprito. Eles desejam coisas espirituais. Eles no se importam com as coisas carnais. 77 76

Minha carne diz: Estou muito cansado.


79

Meu esprito diz: Voc no est. Eu sou seu Chefe. Siga-me. Amm.

80 Veja um caso ali, e o mdico diz: Voc sabe que aquele caso no pode melhorar. Aquele caso est liquidado. Eu vou dar uma olhada nele, eu digo: Tudo bem.

Mas o Esprito Santo chega e mostra uma viso, diz: Vai ficar bom. Ento eu digo Assim diz o Senhor: o homem viver.
82 E no andamos mais segundo as coisas da carne, andamos segundo as coisas do Esprito. Correto. 83

81

Agora, quando aquelas pedras se juntaram. . .Elas foram cortadas, ao redor

ATOS DO ESPRITO SANTO

13

de todo o mundo, em lugares diferentes. A madeira e o. . .extrada dos altos cedros do Lbano, foram cortadas e trazidas a Jope, em um carro de boi, e atravs de outras coisas, por uma jangada, at que chegaram para fazer o -- o templo. Mas quando se ajuntaram, nenhuma. . . Eu quero que voc observe. Uma pedra foi cortada deste modo, outra pedra cortada de outro modo. Talvez, quando os pedreiros as estavam cortando, eles devem ter discutido e agitado e tudo mais.
85 Como um punhado de pregadores fazem hoje, Eu sou metodista. Eu sou da igreja de Deus. Glria a Deus, eu perteno s Assemblias. Eu a esta. Voc continua agitando. Mas, recordem, Deus o nico que est fazendo o corte. 86 84

E quando este cortava deste lado, e aquele daquele lado, eles no podiam compreender. Mas quando foram junt-las, a coisa toda estava colocada no cho. E eles as colocavam, pedra sobre pedra, pedra sobre pedra, e no tinham que cortar mais. Eu creio, num destes dias gloriosos, quando esta confederao unida de igrejas se reunir, e o novo papa for trazido dos Estados Unidos e for colocado ali de acordo com a profecia, ento eles formaro uma imagem besta. E eu lhes digo, a verdadeira Igreja de Deus ser juntada. Os reais, verdadeiros crentes da metodista, da batista, da presbiteriana, da pentecostal, da nazarena, da Peregrina da Santidade, seja qual for, se ajuntaro, e sero cimentados pelo amor de Deus, e aquilo formar o corpo do Senhor Jesus Cristo, todos os crentes. E os agnsticos e os de mentes nscias sero lanados de um lado; eles iro diretamente para a confederao de igrejas. E eu li outro dia, at mesmo as Assemblias de Deus foram para a confederao de igrejas. Oh, que coisa! Tiveram que negar sua doutrina evanglica, para faz-lo. Correto. E todos seus sinais pentecostais e maravilhas, princpios, tiveram que negar aquilo, para estrar na confederao de igrejas. Tiveram que negar isto, oh, irmo, para ter prestgio. Eu preferiria, como eu disse muitas vezes, deitar sobre meu estmago e tomar gua do riacho, e comer bolachas de sal, e ser popular com Deus, e ser servo de Deus; do que ter o melhor que h, que este mundo d, se eu tivesse que comprometer a minha f no Senhor Jesus Cristo e a Sua Bblia. Eu creio que Esta a infalvel Palavra de Deus, e cada palavra Dela est correta. Sim, senhor.
90 Agora observaremos ali como estavam eles. Eles rejeitaram. . .Eles vieram, colocando suas pedras. E chegaram a um lugar, que encontraram uma pedra de aparncia esquisita. Eles no puderam usar aquela pedra. Disseram: Essa 89 88 87

14

A PALAVRA ORIGINAL

pedra no boa. E eles a jogaram fora, em cima de um monte de ervas daninhas em algum lugar. Eles no puderam us-la. Ela tinha uma aparncia estranha. E eles tentaram levantar o edifcio. E chegaram a um lugar e colocaram todas as pedras, e as colocaram desse jeito. Chegaram a um lugar, e no puderam encontrar agora nenhuma pedra para encaixar naquele canto. Eles continuaram construindo e construindo e construindo. E o edifcio subiu at determinada altura, eles no puderam subir mais, pois precisavam de uma pedra angular. Eles olharam em todas as pedras, tentando encontrar a pedra angular, mas no puderam encontrar nenhuma. E a primeira coisa voc sabe, algum foi at o monte de ervas daninhas. E a prpria pedra que eles rejeitaram era a pedra angular principal.
91 E assim hoje, amigos. Tudo bem com a Igreja Metodista. Tudo bem com a Igreja Batista. A Presbiteriana, a Pentecostal, a Nazarena, a Peregrina da Santidade, seja o que for, tudo bem com elas. Mas o problema , irmo, elas esto rejeitando a verdadeira Pedra Angular. [O irmo Branham bate no plpito cinco vezes -- Ed.] por isto que o Evangelho no foi para todo o mundo, atravs da demonstrao de poderes e sinais, porque as denominaes tm cortado o prprio Poder de prodgio, dizendo: Os dias de milagres passaram. No existe tal coisa como a cura divina. No existe tal coisa como falar em lnguas. No existe tal coisa como o sobrenatural. Isto foi para os dias passados. 92 E voc descobrir, irmo, que, cada um daqueles que faz isso, colocado de lado. Eles no so mais do que organizaes de lojas. Eles tm um grupo de scios, correto, mas a Bblia diz: Eles, tm forma de santidade, mas negam o seu poder; dos tais afasta-te. 93 Mas como igrejas, eles descobriram, todas estas denominaes tentaram construir. Elas no podem construir sobre nada menos que em Jesus Cristo e retido. E se voc recebe Jesus Cristo, e diz que tolice. . .Diz: Oh, eu recebi Jesus. 94 Se voc recebe Jesus, voc recebe Algo que lhe diz que, Esta Palavra de Deus inspirada; e Ele o mesmo Senhor Jesus, nesta noite, realizando e fazendo as mesmas coisas que Ele disse que Ele faria, ou voc no recebeu o Senhor Jesus. Voc recebeu alguma teologia, mas no o Senhor Jesus. Pois quando Jesus entra no seu corao, h algo acontecendo, pois voc cr em tudo que Deus diz.

No somente isso, mas voc sabe que Ela assim. Todos os demnios do inferno no podem tir-La de voc. Ora, claro, voc cr Nela. Deus disse assim, e isto est estabelecido. Quando o Assim Diz o Senhor vem, voc deposita suas esperanas bem ali. Para viver ou morrer, voc cr Nela, de qualquer modo. Voc est pronto para selar o seu testemunho com seu sangue, a qualquer

95

ATOS DO ESPRITO SANTO

15

hora, pois voc cr que Ela a Verdade. Voc sabe que Ela a Verdade, pois assim disse Deus. E algo dentro de voc sabe que Ela a Verdade.
96 Mas, agora, se voc simplesmente chega de um ponto de vista educacional, e, ora, voc pode argumentar isto e argumentar aquilo, e dizer, No isto, e no aquilo. E no cremos nisto, e no cremos naquilo . Voc sabe, argumentar. Voc diz: Oh, bem, no posso crer em tal coisa como aquela. Talvez voc atingiu a mesma coisa em New Albany, nesta noite; argumentando contra Deus. Por que isto? 97 Ouam um pouquinho mais adiante, e descubram a orao que estas pessoas oraram. Disseram:

. . .Por que bramam as gentes, e os povos imaginam coisas vs? . . .verdadeiramente Senhor, . . .teu Filho Jesus. . . .e conceda a teus servos,. . .
98

Quando oraram em um s acordo, disseram:

. . .conceda a teu servo, que. . .fale -- fale a Palavra de Deus com ousadia, Enquanto estendes a mo de teu Filho Jesus, para curar o enfermo;. . .
99 Amm. Deus nos ajude a ter uma reunio de orao como aquela! E quando eles oraram o edifcio onde eles estavam reunidos estremeceu . Oh, que coisa. Isto o que precisamos nesta noite, homens e mulheres, de um s corao e um acordo, como estavam eles. Eles no prestavam nenhuma ateno a isto ou quilo, ou em qualquer outra coisa, mas voc est perdido em Cristo Jesus. Minhas esperanas no esto edificadas em nada menos que no Sangue de Jesus e na retido. Se o sol aparecer amanh, ou no; ns nos unimos com um juramento, diante de Deus, que serviremos ao Senhor Jesus e andaremos nas Suas pegadas, no importando o preo. Ento encontraremos uma igreja se movendo. Amm. Disseram:

E em nenhum outro nome h salvao, porque tambm debaixo do cu nenhum outro -- outro nome h dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
100 Uma determinada senhora que vm a esta igreja, ela no membro aqui. Ela uma metodista, mas ela nos ama. E ela vem igreja. 101

E outra senhora disse: Que igreja voc frequenta? Telefonou para ela. Eu

16

A PALAVRA ORIGINAL

ouvi sobre isto. Disse: Onde, a qual igreja que voc vai? Disse: Eu estou indo ao Tabernculo Branham. Ela disse: Voc quer dizer que vai ali e ouve aquele tipo de doutrina, se assenta em tal lugar como aquele? Disse: Que tipo de doutrina?
103 Bem, eles fazem muito alarme a respeito de Jesus; sobre o batismo, usando Seu Nome no batismo, usando o Seu Nome em tudo mais. 102

Ora, a Bblia diz meus irmos: No existe outro nome sob o cu dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos. Com certeza.
105 Eu lhe digo irmo, eu -- eu no sou um alvoroado. Mas eu gostaria de ver qualquer homem, em qualquer parte, em qualquer tempo, atravs da Bblia, provar que isso no est certo. [O irmo Branham bate no plpito cinco vezes - Ed.] Correto. No importa o que eles dizem: Voc louco, e tudo mais; no faz nenhuma diferena. 106 De p em uma livraria outro dia, onde eu ia comprar alguns livros. E uma senhora disse: Eu, no os teria na minha estante. Eu no os vendo. Disse: Uma senhora passou e comprou todos eles. Eu acho que ela simplesmente queria se livrar deles. E havia. . . 107 O assunto era sobre a cura divina. Ali, estavam dois pregadores metodistas, e um presbiteriano. Os pregadores metodistas, e o pregador presbiteriano, estavam do meu lado. Disseram: Voc est certa. Quando fui sair, eu quis saber o que. . .o irmo Shire estava ali de p presente na mesma hora. O irmo Creech entrou, na mesma hora. 108 Quando todos eles comearam a descer, e comearam a se mover por ali um pouquinho, aquele pregador metodista se aproximou e colocou as suas mos no meu ombro. Ele disse: Irmo Branham, quando voc no passava de um garoto, eu fui at onde voc subia em postes, trabalhando, usando um par de esporas, e com a cara suja. E disse: Eu sabia que voc ensinava a cura divina. E minha pobre velha me estava deitada ali, com uma enfermidade no rim. E nunca ficava boa. Ela estava deitada morrendo. E voc chegou e tirou as suas esporas e ferramentas, e se ajoelhou no cho e orou por minha me. Uma semana depois, o mdico disse que ela estava perfeitamente boa. Disse: Isto foi h vinte e trs anos atrs, e ela est perfeitamente sadia hoje. No me importa se da minha igreja, ou seja o que for; eu creio! Aleluia! A est. 109

104

Sobre esta rocha edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno no

ATOS DO ESPRITO SANTO

17

prevalecero contra Ela. O tempo pode vir e passar, e as coisas podem mudar, porm o Evangelho de Jesus Cristo permanecer o mesmo atravs das incessantes eras.
110 Sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja. Que Igreja era aquela? Que pedra, rocha era aquela?

Voc pergunta Igreja Catlica. Eles dizem: Era uma grande pedra, rocha que estava ali. A Igreja Catlica, a hierarquia sobre a qual est assentada nesta noite, sobre esta pedra, dando poderes s outras igrejas, perdoando pecados. isto na definio catlica. Se voc quiser descobrir, pergunte ao protestante, diga: O que era aquela pedra, rocha?
113 112

111

Ele dir: Aquele era Jesus Cristo, a rocha. Oh, irmo!

114 O que Jesus disse sobre isto? Pedro disse. . . Quem voc diz? Ele disse: Quem dizem que sou? Ele no estava falando sobre Si Mesmo. Ele disse: Quem dizeis que sou?

Alguns dizem que Tu s Moiss, e outros que Tu s Elias. Mas quem dizeis que sou eu? Pedro disse: Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo.
115 Ele disse: Bendito s tu, Simo Barjonas, pois no to revelou a carne nem o sangue. Voc nunca tomou alguma teologia humana sobre isto. Voc nunca aprendeu isto em algum seminrio. Mas Meu Pai que est no Cu, to revelou. E sobre esta rocha. . . Aleluia! Que rocha? A revelao espiritual de Deus Se manifestando ao indivduo. Aleluia! Sobre esta rocha edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra Ela. 116 Quando um homem verdadeiramente nascido do Esprito de Deus, do topo da sua cabea at o fim da unha de seus ps, ele mudado atravs do poder da ressurreio do Senhor Jesus Cristo. E suas prprias idias egostas desapareceram, e Deus tem controle completo daquele homem. Ele cr em cada palavra escrita do Senhor Jesus Cristo, e praticar a mesma.

Sobre esta rocha edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra Ela. Amm. Isso te faz sentir religioso, no faz? Claro que sim!

117

Esta a pedra que nenhum dos edificadores,. . .

18

A PALAVRA ORIGINAL

E nem mesmo h salvao em nenhum outro nome, a no ser no Nome do Senhor Jesus;. . .
118

E a Bblia diz, que: . . .Eles perceberam que eram ignorantes e iletrados. . .

119 De que escola eles vieram? Um grupo de ignorantes veio dali. Bem, este grupo de iletrados, iletrados e incultos? Bem, os homens nem mesmo sabem seu ABC. Ora, veja a linguagem que esto usando. Que tipo de gente esta? Ora, de que seminrio voc saiu? Voc o doutor quem? Vem?

. . .mas eles tiveram que tomar conhecimento deles, pois perceberam que eles haviam estado com Jesus. [O irmo Branham bate no plpito quatro vezes -- Ed.] Esta a coisa principal, irmo. [O irmo Branham bate palmas duas vezes.] Se voc no sabe a diferena entre caf e feijo; se voc conhece o Senhor Jesus Cristo, e o Poder da Sua ressurreio, eu preferiria ter isto do que qualquer outra coisa. Sim, senhor. Oh, que coisa! Deus, me ancore ali! Deixe-me descansar sob a rvore, Onde a fonte to livremente flui, Onde o Cordeiro a Luz, E a alma do salvo nunca morre. Deixe-me ancorar ali! Oh, que coisa! Deixe-me assentar ao lado da rvore sempre-viva, quando a viagem desta vida terminar. Oh! No cobicem as vs riquezas deste mundo, Que to rapidamente acabam, Procurem ganhar aqueles tesouros celestiais, eles nunca passaro! Segure na imutvel mo de Deus! Segure na Sua imutvel mo! (Correto.) Quando esta viagem se completar, Se com Deus voc foi verdadeiro, Lindo e brilhante seu lar no glria, Sua alma raptada vislumbrar.
122 Numa destas noites, numa destas manhs, ou num destes meio-dias, sua alma sair do seu corpo, como um dente sendo extrado. Voc est andando em fios frgeis que podem se romper a qualquer hora. Mas o que me importa? O 121 120

ATOS DO ESPRITO SANTO

19

que te importa? Pois Ele o levantar com Suas asas eternas. Ele o apanhar, quando aquela alma saltar daqui. Haver algum de p no fim do caminho, oh, oh, para carreg-lo e envolv-lo com Seus braos eternos, e passar com ele pelo vale da sombra da morte, para apresent-lo ali, sem culpa e sem mancha, diante do Pai. Ento por que nos preocuparamos? Por que nos preocuparmos com o que o mundo tem a dizer, ou o que isto, aquilo ou aquilo outro? Contanto que tenhamos a mo imutvel de Deus na nossa, para que nos preocuparmos? Deixe o povo, deixe todos, deixe homens e mulheres, deixe as crianas, deixe todos aqui que no conhecem o Senhor Jesus Cristo me dar uma razo por que voc no deve servi-Lo. D-me uma razo porque voc deixar este Natal passar sem aceitar o Senhor Jesus Cristo. Pare de pensar sobre isto ou aquilo. Pare de pensar sobre se eu devo fazer isto ou aquilo? Estou lhe pedindo uma coisa slida, tem voc crido no Senhor Jesus Cristo? Se voc realmente cr, eu provarei atravs da Bblia que voc tem Vida eterna e no pode perecer. Aquele que ouve Minhas Palavras, e cr naquele que Me enviou, tem Vida eterna. Jesus Cristo falou aquelas palavras! Pedro as falou, no Dia de Pentecoste! Jesus as falou, bem aqui em So Joo 5! Eles falaram, atravs de toda a Bblia!
125 124 123

O homem tem torcido isto, e misturado, e tentado fazer isto com Isto, e feito isto, para criar organizaes e tudo. Alguns disseram: Sim, apenas creia que Ele o Senhor Jesus Cristo, e entre. Isto tudo. V o truque do diabo? Um diz: Oh, irmo, ficamos to felizes, gritamos. V o truque do diabo? Tudo bem com estas coisas, mas isto ainda no Cristo. Claro, veja voc.
126 Quando um homem realmente creu no Senhor Jesus Cristo, ele tem Vida Eterna, no momento em que ele cr. Correto, quando voc cr! Sua vida lhe dir o que voc . Sua vida!

E tudo isso acontecer. Todas estas coisas, como gritar, e regozijar, e falar em lnguas, e curar os enfermos, e todos os outros dons, e coisas, no ser porque voc fez aquilo. Isto te seguir, como um verdadeiro sinal de Deus. Vem? Oh! Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e Sua justia, e as outras coisas vos sero acrescentadas. Quando penso neste mundo que est se desvanecendo! E olho ao redor e vejo a escritura na parede, em cada nao! E vejo as bombas atmicas sacundindo o povo, quando grandes governantes e coisas. . .Vocs deveriam ler o que eles dizem do Pentgono, sobre estas coisas acontecendo. Voc deveria ver o que esta nao. . .Irmo, deixe-me lhe dizer algo, estamos colocando um grande, corajoso na frente. Quando, bem l no ncleo desta nao, eles esto
128

127

20

A PALAVRA ORIGINAL

freneticamente assustados. Voc sabe disto. Pode muito bem admitir a verdade. E voc tem direito de estar assustado.
129 H somente uma pessoa que no tem o direito, de modo algum, de estar assustada, esta o homem ou a mulher que nasceu do Esprito de Deus. A bomba atmica uma passagem do crente para o cu. Aleluia! Sim, senhor. A morte no pode fazer nada por voc mas. . .Uma morte rpida uma entrada rpida na Glria. Correto.

Este manto de carne eu deixarei, Pegarei e levantarei o galardo eterno, E gritarei enquanto passar pelo ar, Adeus, Adeus, doce hora de adorao.
130 Partiu! O que a bomba atmica significar para estes velhos santos de cabeas grisalhas? Um jovem homem e uma jovem mulher novamente! O que a bomba atmica significa para aqueles lares onde quase todos eles j partiram, e foram deixados ss aqui? Toda a famlia junta novamente! Glria a Deus irmo! [O irmo Branham bate palma uma vez -- Ed.] O que mais poderia voc ter maior do que aquilo? Com a segurana perfeita de que o seu corao est descansando alm no Calvrio, que no h nada no mundo que possa te agitar, te mudar, te sacudir!

Voc est em Cristo Jesus, ancorado no Reino de Deus, at o dia da sua Redeno, para ser apresentado sem falta diante Dele. No o que voc fez, Se -- se eu apenas puder parar com isto, e se puder apenas parar com aquilo. No nada que voc fez. o que Ele faz por voc. Voc cr com todo o seu corao, com toda a sua alma, com toda a sua mente?
132 Quando Pedro estava indo, ou quero dizer. . .Filipe, quando ele ia batizar o eunuco. Ele disse: Aqui est a gua, o que me impede de ser batizado? Pedro. ..

131

Filipe disse: Espere um momento. Se tu creres com todo o teu corao, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento! Se tu creres Nisto!
134 Ele disse: Eu creio, de todo o meu corao, alma e mente que Jesus Cristo o Filho de Deus.

133

Parou a carruagem; l na gua e o batizou. Ento o Esprito Santo tirou a viso de Filipe at ele no enxergar mais. E o levou atravs do espao por cerca de umas duzentas milhas, e o colocou ali e comeou um reavivamento outra vez. Correto. Correto. Oh, que coisa! Aquele que vivia naquele dia o mesmo Deus de hoje.
135

ATOS DO ESPRITO SANTO


136

21

Quando penso em Paulo ali fora no barco naquela noite; todas as esperanas tinham acabado, eles nunca seriam salvos. O velho barquinho estava cheio de gua, e ele estava em uma terrvel condio. Todas as esperanas, todos desistiram. E Paulo assentado ali embaixo na popa, naquela noite, provavelmente orando. O anjo do Senhor chegou para ele, disse: No temas, Paulo. No temas, pois Eu te levarei diante de Csar. Voc tem que testificar ali. E Eu te darei todos que navegam contigo.
138 E posso ver Paulo correr at a parte alta do barco, e balanar sua mo, e gritar: Aleluia! Gritando: Espere um minuto, irmos! Esperem um minuto! 137

Eles disseram: Oh -- oh, o homem ficou to furioso que perdeu a sua mente. A est voc. E todos os doutores da divindade saram para ver qual era o problema. Disse: Tende bom nimo! Tende bom nimo!
140 Disseram: Pobre sujeito, ele ficou louco ali. A est. Ele tem jejuado por tanto tempo. Ele tem feito tudo isto, e ele est quase acabado agora.

139

Disse: Tende bom nimo! Pois ali se colocou ao meu lado ontem noite o Anjo de Deus, do Qual sou servo, dizendo: No temas, Paulo, pois voc deve ser levado diante de Csar. E, Deus tem lhe dado todos aqueles que navegam contigo. Disse: Seja como for, o navio ser destroado em determinada ilha, pois vi isto em uma viso. Mas eu creio em Deus, que isto ser exatamente como Ele me mostrou. E isto aconteceu, exatamente, palavra por palavra. Correto.
142 Agora, ento quero que voc observe algo, para que ento voc possa ver do outro lado, uma viso disto. Vejam. Quando eles abaixaram os botes e comearam a fugir, Paulo disse: A nica maneira pela qual vocs podem ser salvos permanecendo neste barco. [O irmo Branham bate no plpito vrias vezes -- Ed.] Tinha que fazer isto de acordo com o Assim Diz o Senhor. O Senhor tinha dado uma viso, mas isto teria que ser feito de acordo com Seu modo. E quando. . .

141

Deus d um modelo, da igreja do Esprito Santo, irmo, como tirar esta coisa do caos. Voc pode ter quatro grandes potncias, e pentgonos, e tudo que voc deseja ter; voc pode ordenar igrejas e ministros, fazer teologia e educ-los. Isto nunca surtir efeito a menos que o povo volte novamente para o caminho eterno de Deus e receba o batismo do Esprito Santo e siga adiante, pregando, com sinais e maravilhas acompanhando seu ministrio. Nunca surtir efeito a menos que seja assim. Deus tem o programa, mas voc tem que vir ao programa.

143

22
144

A PALAVRA ORIGINAL

Deus, ajude-nos, nesta noite! Irmo Neville! Ajude-nos a crer nisso nesta noite, minha orao.
145 Pois no h salvao em nenhum outro nome, exceto no Nome do Senhor Jesus. 146 Agora, enquanto estamos nos aproximando da poca do Natal agora, e aqui as coisas esto todas decoradas com o Papai Noel em vez de Jesus. Eles nem mesmo soletram isto mais. X-m-a-s Eles no soletram mais Christ em Christmas Eles colocaram. . .Ora, o povo nunca -- nunca nem mesmo pensa sobre o nascimento ou qualquer coisa, de Cristo, o que realmente . A nica coisa a respeito do que pensam sobre o Papai Noel que tomou o Seu lugar. E em vez de se regozijar sob o Esprito de Deus, eles saem e ficam bbados e se alegram. Vem? Isto o que faz a diferena. 147 Ento, depois de tudo, irmo, irm, eu no posso parar aquilo. Voc no pode parar aquilo. A Palavra de Deus diz que isto seria desta maneira. Os homens seriam mais amantes de prazer, do que de Deus. Como voc vai romper aquilo? Tendo aparncia de piedade. . . Cada um deles vai igreja. Sim, senhor. Tendo aparncia de piedade, mas negando sua eficcia; destes afasta-te. 148 Estou to feliz nesta noite, amigo cristo, de estar aqui com vocs nessa noite. Estou to feliz que eu -- eu tive o privilgio de falar a vocs, com meu corao. 149 E todo o meu corao est envolto nesta mensagem. Isto est aqui desde o prprio dia que Deus me deu o batismo com o Esprito Santo, bem aqui em Jeffersonville, Indiana, quando eu cri no Seu Filho Jesus Cristo e O aceitei aqui em uma pequena choupana, como meu Salvador pessoal. E o Senhor veio sobre mim naquela noite, e lanou uma Luz, atravs do quarto. E eu olhei para Ela to assustado que no pude nem mesmo me mover. Ajoelhei-me em um velho saco de capim, ali embaixo na Avenida Ohio. E eu vi aquela Luz formar uma cruz e Algo naquela cruz falou comigo. Desde aquela noite, minhas esperanas no esto edificadas em nada menos que na Palavra de Deus, em Jesus Cristo e retido. A est no que creio com todo o meu corao. Deixe vir o que vier; minha esperana continua ancorada bem ali.

E estou feliz, nesta noite, por estar assentado em uma companhia como esta, que cr na mesma coisa, tem recebido o mesmo Senhor Jesus Cristo. Atravs de anos, atravs de muitos perigos, labutas e ciladas, Eu j passei; Isto me amadureceu. Isto me quebrou. Isto me descascou.

150

ATOS DO ESPRITO SANTO Mas foi a graa que me trouxe seguro at aqui, a graa que me levar adiante. E quando estivermos ali por dez mil anos, Luzentes, brilhando como sol; No teremos menos dias para cantar louvores a Deus Do que a hora em que primeiro comeamos.

23

Quando Daniel teve uma viso disso, e ele disse: Os mpios procedero impiamente; mas aqueles que conhecem seu Deus faro proezas nos ltimos dias, falando deste tempo. Sabe o que proezas significam? proezas de f, realizariam sinais e maravilhas. Mas os mpios procedero impiamente. Disse: Eles correro de um lado para o outro, e a cincia se multiplicar. Mas, disse: feche o Livro, , Daniel. Tu repousars com tua parte, porm levantars no ltimo dia. E aqueles que forem sbios a muitos levaro a Cristo. Eles brilharo como estrelas do cu, para sempre e sempre. Quarenta anos me quebraram em pedaos. Oitenta anos talvez te quebraram em pedaos. Talvez trinta anos tem feito de voc uma pessoa diferente, apenas um pedacinho de tempo assim. [O irmo Branham estala seu dedo uma vez -Ed.] Mas voc j olhou para a estrela da manh quando ela nasce de manh? Voc j levantou cedo e olhou para ela pairando no alm dos cus, quando ela est brilhando e gritando, e se regozijando no cu? Ela nunca perdeu nenhum pedacinho de sua beleza. Ela simplesmente to brilhante e bonita como ela era no dia em que Ele a pendurou, Deus a colocou na sua rbita. Ela nunca perdeu seu tempo. E est ali por milhares vezes milhares de anos, e nunca perdeu sua beleza.
154 E a Bblia diz: Os que a muitos ensinarem a justia, brilharo mais que as estrelas, para sempre e sempre. Aleluia! Irmo, uma boa coisa ser pregador, depois de tudo. No ? [Congregao, Amm. -- Ed.] Sim, . uma boa coisa ser um cristo. 155 Os tempos podem estar difceis. Deus no prometeu um mar de rosas de tranquilidade, mas Ele prometeu graa sufuciente para cada prova que te atingir. Correto. Sim, de fato, a graa suficiente. No que Ele esteja em um mar de rosas de tranquilidade, porm Ele prometeu graa para vencer cada tentao. Quando a cruz ficar pesada, Cristo prometeu estar contigo. Sim, senhor. 156 Num dia glorioso, quando tudo terminar, ns nos encontraremos com Ele em paz. Deus conceda que cada um de vocs receba a mesma coisa. 157 153 152

151

Se houver um incrdulo aqui, nesta noite, creia no Senhor Jesus Cristo; e no

24

A PALAVRA ORIGINAL

momento que voc crer, Deus te dar testemunho disto. Ele te selar no Seu Reino para sempre. Se h qualquer coisa batendo no seu corao, e voc sente isto, e voc recusa receber isto, voc ser um homem e mulher miservel at que voc diga: Sim, Senhor Jesus. E que voc, atravs desta prxima semana, nesta poca de Natal, enquanto esto todos felizes e cantando, um para o outro; possa voc, com os braos. . .como Simeo na antiguidade, quando naquela maravilhosa poca de Natal, ele andava pelo templo, e com seus fortes braos, oh, apanhou o Salvador nos seus braos e o abraou e disse: Senhor, despea o Teu servo em paz, de acordo com a Tua Palavra, pois meus olhos viram a Tua salvao. Que voc, com seus braos de f, do mesmo modo, neste Natal, abrace, no um Papai Noel, no a troca de um presente, mas que voc possa convidar e abraar no seu corao, com braos de f, o mesmo Senhor Jesus que Simeo segurou nos seus braos, anos atrs. E Ele te abenoar e te dar Vida Eterna. E voc no pode perecer, porque voc tem a Vida de Deus em si.
159 Voc sabe o que a palavra. . .No entrando nas coisas em grego. No falamos grego aqui. Ns falamos sobre Jesus Cristo, neste tabernculo. No viemos com grandes palavras aqui. Estamos aqui no sabendo nada a no ser do Poder da ressurreio de Cristo. Mas a prpria palavra, a palavra grega, significa Vida Eterna. A prpria palavra grega, traduzida. . .Eu tenho em hebraico e no grego, ambos, e eu estudei isto. Eu no sou um estudante disto. Eu apenas sei algumas palavras, apenas algo para me ajudar. Quando algum sai alvoroando, eu sei como cort-los nisto. Mas quando chega a um lugar como este, que quando. . .Aquela mesma palavra grega que fala da Vida de Deus, fala da Vida de Deus ou Vida Eterna, pronunciada Zoe. Z-o-e: Vida. 158

E todo que vem a Mim, Eu lhe darei Zoe, Minha prpria Vida; lhe darei Minha Prpria Vida, e ele nunca perecer. E eu o levantarei no ltimo dia. Em outras palavras: Cada um que vier a Mim, Eu o envolverei em Mim. Amm. E ele se tornar parte de Mim. E ele no poder morrer como no posso morrer, pois Sou imortal e no posso morrer, e sua alma imortal e no pode morrer. E Eu o levantarei no ltimo dia. Oh! Que coisa! Ento aquilo simplesmente nos faz dizer, quando as velhas provas se tornam difceis: Em mim habita o Esprito de Deus. No h nada bom aqui mas Naquele que est ali. No perteno a mim mesmo; sou Dele. Eu no procuro pelas coisas do mundo. Eu procuro por Ele, pois minhas esperanas esto edificadas Nele. Um dia eu O verei, e isto tudo que tenho almejado. A razo pela qual vivo, para levar o povo at Ele. E eu lhe digo, as velhas algemas comeam a cair, e voc comea a andar outra vez.
162 161

160

Deus te abenoe. Eu espero que voc creia com todo o seu corao.

ATOS DO ESPRITO SANTO Enquanto oramos:

25

Pai Celestial, ns Te agradecemos nesta noite, pelo sangue do Teu Filho justo, o Senhor Jesus. Eu te agradeo, nesta noite, pelo Esprito Santo, e pela Sua visita bem aqui neste edifcio, e mesmo aqui agora. O prprio Esprito, de acordo com a Palavra de Deus que infalvel e no pode falhar, o mesmo Esprito que ressuscitou Jesus da sepultura, est bem aqui no nosso meio agora. Deus, que os filhos aqui, que no Te conhecem, que eles possam aceitar isto, nesta noite, e crerem no Senhor Jesus Cristo, e terem a Vida eterna. Conceda isto. Que eles possam crer na Vida eterna, neste momento. Cure o enfermo e o aflito. Lembre dos lares desolados, Senhor. Oh, Deus, e de p ao redor daqueles caixes, e talvez homens e mulheres no salvos. O que a gente pode dizer? E sabendo que o Evangelho foi pregado bem no meio deles, centenas de vezes e centenas de vezes. Oh, Pai, eu oro para que homens e mulheres aqui tenham uma viso, nesta noite, e vejam que cada um de ns mortal, e no sabemos a que horas poderemos ser chamados para respondermos l no julgamento, e para darmos conta pelo que fizemos com Jesus Cristo. E ento o caso encerrado, o livro fechado; est ali fechado, e no h nada que possa ser feito. Ns nos julgamos ao julg-Lo. Pai, oh, examine meu corao, nesta noite, Senhor, Sonda-me, disse Davi, e prove-me. No somente Davi, mas eu digo a mesma coisa. Se houver algum caminho mau em mim, Senhor, tira-o. Deus, no o deixe ao meu redor, Senhor. Eu no o quero. Eu no o quero, Pai, Deixe-o ir. No somente para mim, mas para todas estas pessoas que esto aqui nesta noite, que me ouviram pregar, Pai. Eu oro que caso haja alguma impiedade, algum pecado, neste povo aqui, que Tu tires tudo isto deles, Senhor. No deixe isto pairando ao redor destes Teus filhos. Deus, afaste isto. D-lhes graa, para vencer em cada prova. Conceda isto, Senhor. Que a Semente de Deus, saia da palha agora, e enraze nos coraes do povo, e cresa na Vida eterna. Estas bnos pedimos no Nome de Jesus Cristo. Amm. Oh, eu quero v-Lo, quero olhar na Sua face, Cantar ali para sempre a Sua graa salvadora; Nas ruas da glria deixe-me levantar minha voz; Quando todos os cuidados passarem, finalmente no lar, sempre regozijando. Enquanto viajo atravs desta terra, cantando enquanto vou, Apontando almas para o Calvrio, no Teu fluxo carmesim,
167 166 165 164

163

26

A PALAVRA ORIGINAL Oh, muitas flechas penetraram na minha alma por dentro e por fora; Mas meu Senhor me guia at Ele, eu devo vencer. Oh, eu quero v-Lo, olhar na Sua face, Cantar ali para sempre a Sua graa salvadora; Nas ruas da Glria, deixe-me levantar minha voz; Quando todos os cuidados passarem, finalmente no lar; sempre regozijando.

168 Oh, eu quero cantar, num destes dias. Eu creio que o Senhor me deixar cantar, num destes dias. Sim. Quando eu atravessar o rio, correto, quando atravessar ao outro lado. Talvez no deste lado. Eu no posso cantar. Mas voc sabe que hino eu cantarei?

No h nada entre minha alma e o Salvador, Nada do sonho de iluso deste mundo; Eu renunciei todo prazer pecaminoso, Jesus meu, no h nada entre. . .(Oh, coisa!) . . .entre a minha alma e o Salvador, Nada do sonho de iluso deste mundo; Eu renunciarei todo prazer pecaminoso, Jesus meu, no h nada entre ns.
169 Quantos podem cantar isto nesta noite, como um testemunho com sua mo levantada?

No h nada entre a minha alma e o Salvador, Nada do sonho de iluso deste mundo; Eu renunciarei todo prazer pecaminoso, Jesus meu, no h nada entre ns.
170 Isto no te faz sentir maravilhoso? Aquele que ouve a Minha Palavra, e cr Naquele que Me enviou, tem Vida eterna. Nunca entrar em condenao, mas j passou da morte para a Vida.

Aqui estamos nesta noite, com nossas mos levantadas, cantando: Eu renunciei todos os prazeres pecaminosos. Jesus meu, no h nada entre ns. Meu trabalho, meus amigos, meus queridos, meu povo, minha esposa, meus filhos, nada que existe sobre esta terra, no importa o que seja, nada entre a minha alma e o Salvador. Jesus meu, no h nada entre ns. Todas outras coisas so secundrias. No isto maravilhoso?
172

171

Em uma destas manhs, quando voc ouvir algum cantando Sublime graa,

ATOS DO ESPRITO SANTO quo doce som, quando voc tiver realmente atravessado o Rio, voc sabe.

27

Ao chegar ali e voltar a ser um jovem e uma jovem, encontrando com todos os seus jovens parentes Ali, voc sabe. E seus amados, seu pai e me, estreitando as mos com eles, dizendo: Oh, me, to bom v-la novamente. Bem, veja, ali, l vem o irmo John! Aqui vem o irmo Joe! Bem, veja aqui, no estamos tendo um bom tempo? E do outro lado da colina, ali em algum lugar, voc ouvir algum cantando: Sublime graa, quo doce , que salvou a um perdido com eu. Corra ao topo da colina e olhe, quando voc vir aquela cabana ali do outro lado no canto, o irmo Branham estar l de p cantando: Sublime graa. Voc diz: Bem, glria a Deus! Ele chegou em casa. A est ele, cantando: Sublime Graa. Oh, que coisa! Sublime Graa! Quo doce o som, Que salvou um perdido como eu! Uma vez estava perdido, mas agora, fui encontrado, Estava cego, mas agora eu. . .[Espao vazio na fita -- Ed.]
176 Foi a graa! Bem antes do mundo ser formado, Deus falando aos Seus Seres Angelicais, disse: Eu terei algum chamado William Branham pregando o Evangelho. 175 174

173

Foi a graa que ensinou meu corao a temer, Foi a graa que aliviou meus temores; Quo preciosa aquela graa apareceu, Na hora. . .(Agora?). . .que primeiro cri! Oh, como amo a Jesus, Oh, como amo Jesus, Oh, como amo Jesus, Porque Ele primeiro me amou. Eu nunca O abandonarei, Eu nunca O abandonarei, Eu nunca O abandonarei, Porque Ele primeiro me amou. Eu tenho um Pai l em cima, Eu tenho um Pai l em cima, Eu tenho um Pai l em cima, Na outra margem.

28

A PALAVRA ORIGINAL Oh, algum dia brilhante me encontrarei com Ele, Em um dia brilhante me encontrarei com Ele, Em um dia brilhante me encontrarei com Ele, Na outra margem. Oh, no essa uma reunio feliz? No essa uma reunio feliz No essa uma reunio feliz Na outra margem. Bem, aquele dia brilhante pode ser amanh, Aquele dia brilhante pode ser amanh, Aquele dia brilhante pode ser amanh, na outra margem.

177 No ser isto maravilhoso? [Congregao, Amm. -- Ed.] Eu gosto do hino Pai.

Meu Pai rico e tem casas e terras, Ele segura a riqueza do mundo na Sua mo! De rubis e diamantes, de prata e ouro Seus cofres esto cheios, Ele tem riquezas incontveis. Sou um filho do Rei! Um filho do Rei! Com Jesus meu Salvador, Sou um filho do Rei! Uma tenda ou um rancho, por que devo me preocupar? Eles esto construindo um palcio ali em cima para mim! Embora exilado de casa, mas ainda posso cantar: Oh glria a Deus, sou filho do Rei! Sou um filho do Rei! Sou um filho do Rei! Com Jesus meu Salvador, Sou um filho do Rei!
178 Nosso Pai Celestial, enquanto nossos coraes se comovem com estes velhos hinos que foram escritos pelo Esprito Santo, H muitos anos atrs, quando os irmos que j partiram, apanharam a viso. Ns os amamos, pois eles nos do uma fundao slida atravs destes tempos de problemas. Deus, conceda, nesta noite, que todo o pecado seja tirado de ns agora. Enquanto estaremos entrando na vspera do Natal, tire o pecado, tire a enfermidade, Senhor.

ATOS DO ESPRITO SANTO

29

Deus, abenoe os necessitados nesta noite, em todas as partes. Pois o pedimos no Nome de Jesus.
179 H pessoas agora que gostariam de subir at o altar, para serem ungidas e receber orao? Vocs podem vir enquanto sussurramos este hino, Filho do Rei, novamente. Vem? Se voc est de p neste lado. . .!

ATOS DO ESPRITO SANTO

N 223
Esta mensagem foi pregada pelo irmo William Marrion Branham, no dia 19 de dezembro de 1954, em Jeffersonville - Indiana - U.S.A. E esta traduo ao portugus foi publicada em maro de 2004 pela A Palavra Original.

A PALAVRA ORIGINAL Caixa Postal 15020 74501-970 - Goinia - GO

También podría gustarte