Está en la página 1de 4

Aula 2 - Psicologia da Aprendizagem Psicologia da Aprendizagem PSICOLOGIA DA EDUCAO AULA 3 O que Aprendizagem

Usamos o termo aprender sem dificuldades, pois sabemos que, se somos capazes de fazer algo que no fazamos, porque aprendemos. Porm, para a Psicologia, o conceito de aprendizagem no to simples assim. H diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, h vrios fatores que nos levam aprendizagem. Sendo assim a Psicologia transforma a aprendizagem num processo a ser investigado. Algumas definies de aprendizagem: Aprendizagem a progressiva mudana do comportamento que est ligada, de um lado, a sucessivas apresentaes de uma situao e, de outro, a repetidos esforos dos indivduos para enfrent-la de maneira eficiente.(McConnell) A aprendizagem uma modificao na disposio ou na capacidade do homem, modificao essa que pode ser anulada e que no pode ser simplesmente atribuda ao processo de crescimento. (Gagn) Normalmente, consideram-se como aprendidas as mudanas de comportamento relativamente permanentes, que no podem ser atribudas maturao, leses ou alteraes fisiolgicas do organismo, mas que resultam da experincia. (Sawrey e Telford)

Caractersticas da aprendizagem
Das definies de aprendizagem apresentadas podemos extrair duas concluses principais: 1) Aprendizagem mudana de comportamento. Isto : quando repetimos comportamentos j realizados anteriormente, no estamos aprendendo. S h aprendizagem na medida em que houver uma mudana no comportamento. 2) Aprendizagem mudana de comportamento resultante da experincia. Quase todos os nossos comportamentos so aprendidos, mas no todos. H comportamentos que resultam da maturao ou do crescimento de nosso organismo e, portanto, no constituem aprendizagem: respirao, digesto, salivao. Estamos continuamente aprendendo novos comportamentos ou modificaes de comportamentos. Aprendemos em toda parte, na escola e fora dela. Aprendemos de forma sistemtica, organizada, mas aprendemos tambm deforma assistemtica.

Figura 1 - Aprendizagem

A realizao do processo de aprendizagem depende de trs elementos principais: a) Situao estimuladora (ambiente): todos os fatores que estimulam os rgos dos sentidos da pessoa que aprende. Se houver apenas um fator, este recebe o nome de estmulo. b) Pessoa que aprende (foras internas do indivduo): indivduo atingido pela situao estimuladora. c) Resposta: ao que resulta da estimulao e da atividade. Ouvindo seu nome, a pessoa responde: O que foi? Diante da ordem, a pessoa obedece e senta-se. Na falta de luz, o indivduo acende um fsforo. Nesses casos, temos comportamentos aprendidos anteriormente. Uma vez aprendidos comportamentos, tambm chamados respostas, so repetidos sempre que ocorre a situao estimuladora. PARA REFLETIR: APRENDER um processo que se d no decorrer da vida, permitindo-nos adquirir algo novo em qualquer idade.

Etapas no processo de aprendizagem


De acordo com Mouly (op. cit., p. 218-21), o processo de aprendizagem tem sete etapas: a) Motivao: Sem motivao, no h aprendizagem. Ambiente - organismo - interesse ou necessidade - objeto da satisfao. Est montada a cadeia da motivao. b) Objetivo: Qualquer pessoa motivada orienta seu comportamento para os objetivos que possam satisfazer suas necessidades. O comportamento sempre intencional, isto , orientado para um objetivo que satisfaa alguma necessidade do indivduo. c) Preparao ou prontido: De nada adianta o indivduo estar motivado, ter um objetivo, se no for capaz de atingir esse objetivo para satisfazer sua necessidade. Por exemplo, no adianta ensinar a criana a andar, antes que suas pernas estejam prontas, ou seja, desenvolvidas o suficiente para andar. Muitas das dificuldades escolares surgem porque o aluno no est preparado para a aprendizagem que lhe est sendo proposta. Este ensino prejudicial ao aluno. d) Obstculo: Se no houvesse obstculos, barreiras, no haveria necessidade de aprendizagem, pois bastaria o indivduo repetir comportamentos anteriores. Por exemplo: quando algum tem sede, vai torneira. Se h gua, no h necessidade de aprender novos comportamentos para conseguir gua; se no h gua na torneira, precisar encontrar outro meio de achar gua. e) Respostas: O indivduo vai agir de acordo com sua interpretao da situao, procurando a melhor maneira de vencer o obstculo. Por exemplo: a criana tentar dividir o tempo entre estudar e jogar bola, o aluno procurar uma maneira de conseguir o material, etc. f) Reforo: Quando a pessoa tenta superar o obstculo at conseguir, a resposta que leva satisfao da necessidade reforada e, futuramente, em situaes semelhantes, tende a ser repetida. Se deu certo, a criana poder voltar a dividir o tempo entre estudar e jogar bola; o aluno tender a repetir a maneira de conseguir o material escolar... g) Generalizao: Consiste em integrar a resposta correta ao repertrio de conhecimentos. Essa generalizao permite que o indivduo d a mesma resposta que levou ao xito diante de situaes semelhantes. A nova aprendizagem passa a fazer parte do indivduo e vai ser utilizada sempre que for preciso.

Figura 2 - Processo de ensino aprendizagem

PARA REFLETIR: O contato com o mundo permite incorporar elementos relevantes. Falamos de aprendizagem significativa e de pontos de ancoragem sempre que algum contedo novo deva ser aprendido.

Tipos de aprendizagem
Aprendemos muitas coisas na vida, umas diferentes das outras. Essas diferentes formas de aprendizagem exigem condies diferentes para ocorrer. a) Aprendizagem de sinais: Ter simpatias e antipatias, preferncias, medo da gua ou das alturas. Na vida diria, as pessoas aprendem vrias coisas por esse mecanismo, sem que estejam conscientes do que esto aprendendo. b) Estmulo-resposta: Neste caso, a aprendizagem consiste em associar uma resposta a um determinado estmulo. c) Cadeias motoras: Nenhum comportamento existe isoladamente: nadar consiste numa sucesso de movimentos, assim como andar de bicicleta, tocar piano, danar, jogar basquete. Cada um desses comportamentos compe-se de uma sucesso de comportamentos mais simples: forma-se uma cadeia contnua de estmulos e respostas. Em alguns casos, para que tais cadeias sejam aprendidas, necessrio que se sucedam uma outra, sempre na mesma ordem, e que sejam repetidas muitas vezes: assim, para aprender a nadar preciso repetir os mesmos movimentos, na mesma ordem. d) Cadeias verbais: A memorizao torna-se mais eficiente quando associamos as palavras, formando cadeias. Neste caso, uma palavra funciona como estmulo para a lembrana de outra: ao pensarmos em belo, recordamos um sinnimo(bonito) ou um antnimo (feio), etc. e) Aprendizagem de discriminao: Discriminar consiste em dar respostas diferentes a estmulos semelhantes. Por exemplo, uma criana v um passarinho e diz: Pintassilgo; v outro e diz: Andorinha; v um terceiro e grita: Canrio; etc. Os trs passarinhos so semelhantes: tm caractersticas iguais (duas patas, cabea, bico, penas, etc.), mas tm tambm caractersticas diferentes (cor, tamanho, forma do rabo, etc.) e a criana aprende a discriminar, a distinguir essas diferenas, atribuindo nome diferente a cada passarinho. f) Aprendizagem de conceitos: Na aprendizagem de conceitos, o indivduo aprende a dar uma resposta comum a estmulos diferentes em vrios aspectos. Por exemplo, uma pessoa aprende o conceito de pssaro - um animal voador, com duas patas, penas, asas, rabo, bico, etc., e j viu canrios, pintassilgos e andorinhas, mas nunca viu um sabi. Aparece um sabi e a pessoa logo o identifica como um pssaro, embora no saiba discrimin-lo pelo nome, pois, na aprendizagem de discriminao, nova aprendizagem necessria para cada estmulo diferente. g) Aprendizagem de princpios: Princpio uma cadeia de dois ou mais conceitos. Para aprender um princpio necessrio ter aprendido previamente os conceitos que o formam

Figura 3 - Estilos de Aprendizagem

h) Soluo de problemas: Essa a forma superior de aprendizagem, pois permite pessoa enfrentar suas dificuldades, solucionar seus problemas, mediante a aplicao de princpios conhecidos. Para que o indivduo possa solucionar os problemas, necessrio que conhea os princpios aplicveis, seja capaz de lembrar-se deles e de aplic-los conforme o caso. PARA REFLETIR: motivar o aluno um dos desafios do trabalho do educador. Desejar saber deve passar a ser um estilo de vida.

Figura 4 - Processo de ensino aprendizagem

H algumas maneiras de aumentar o interesse do aluno pelo processo de ensino aprendizagem, por exemplo: - Propiciando a descoberta. - Desenvolver nos alunos uma atitude de investigao. - Falar ao aluno sempre numa linguagem acessvel, de fcil compreenso. - Os exerccios e tarefas devero ter grau adequado de complexidade. Um exerccio difcil gera sensao de fracasso. - Compreender a utilidade do que se est aprendendo.

También podría gustarte