Está en la página 1de 21

nica obra no Par - na capital paraense que o arquiteto internacionalmente conhecido, Oscar Niemeyer deixou seu rastro de brilhantismo.

. Uma das obras que retratam um episdio marcante no Estado do Par e na histria do Brasil, o 'Memorial da Cabanagem' a nica em solo paraense, a ser criada pelo eterno arquiteto. O monumento fica localizado no complexo do Entroncamento, em Belm. O Memorial da Cabanagem tem 15 metros de altura por 20 de comprimento. uma obra toda em concreto. A nica do arquiteto em territrio Paraense. O monumento foi construdo para compor as comemoraes do sesquicentenrio da Cabanagem, que ocorreu em janeiro de 1985. Para Niemeyer, o 'Memorial da Cabanagem' representa a luta herica do povo cabano, e foi um dos movimentos mais importantes de todo o pas. A definio de Niemeyer para o monumento que a rampa elevada em direo ao firmamento representa a grandiosidade da revolta popular que chegou perto de atingir seus objetivos e a 'fratura' alusiva ruptura do processo revolucionrio. Embora o movimento tenha sido sufocado, a Cabanagem permanece viva na memria do povo, por isso, o bloco da sentido de continuar sempre subindo rumo ao infinito, simbolizando que a essncia, os ideais e a luta do povo cabano continuam latentes na histria do Brasil.
Governo diz que vai garantir reduo de 20% da tarifa de energia Assegurada reduo mdia 17% a partir de fevereiro de 2013. 'O resto, o governo ainda ir atrs' O governo estuda como far para garantir reduo de 20,2% da tarifa de energia, disse hoje (5) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele ressaltou que est assegurada reduo mdia 17% a partir de fevereiro de 2013. 'O resto, o governo ainda ir atrs', disse Mantega. O ministro ressaltou que o governo j deu sua contribuio para queda nas tarifas. Ele disse que no h espao fiscal para reduo das contribuies para o Programa de Integrao Social (PIS) e para a Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) como forma de garantir o desconto mdio de 20%. Segundo ele, o governo estuda outras desoneraes mas as contas esto apertadas. Mantega disse que se surpreendeu com a recusa de algumas concessionrias em aderir proposta do governo.'Ficamos surpresos com a falta de colaborao em uma medida to importante para a economia brasileira e para todos. A desistncia dessas empresas nos coloca um problema para resolver. Estamos estudando para ver como que vamos fazer', disse. O ministro destacou o fato de as concessionrias desistentes atenderem aos estados de So Paulo, Minas Gerais, do Paran e de Santa Catarina. 'So empresas nos estados que mais vo se beneficiar, principalmente So Paulo e Minas, pela alta concentrao de indstria, comrcio e servios. Temos dado crdito, espao fiscal, trabalhado para que esses estados ampliem os investimentos', disse. Mais cedo, a presidenta Dilma Rousseff tambm comentou a reduo das tarifas em um evento da Confederao Nacional da Indstria (CNI). Ela disse que o governo no abrir mo das taxas mais baratas. O percentual menor do desconto atribudo recusa das companhias Energtica de So Paulo (Cesp), Energtica de Minas Gerais (Cemig) e Paranaense de Energia (Copel) em aderir proposta.

Produo de gs natural recorde em outubro Os dados foram divulgados pela Agncia Nacional de Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP) Depois de meses de quedas consecutivas a produo de petrleo no pas voltou a subir em outubro, expandindo 4,6% em relao a setembro. A produo de gs natural tambm cresceu 1,7% em outubro, registrando recorde na produo nacional. Os dados foram divulgados pela Agncia Nacional de Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP) e indicam que a produo de petrleo atingiu a mdia diria de 2 milhes e 11 mil barris por dia em outubro, enquanto a produo de gs natural chegou a 73 milhes de metros cbicos dirios, superando a marca de junho de 2012 quando atingiu 72 milhes de metros cbicos por dia. ANP informa ainda que a produo total de petrleo equivalente (petrleo e gs natural) registrou em outubro 2,47 milhes de barris por dia. A agncia atribui o resultado produo do Campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, o de maior extrao de leo em outubro, com uma mdia diria de 326,8 mil barris de petrleo equivalente por dia. Aproximadamente 90% da produo de petrleo e 76,7% da de gs natural foram extrados de campos martimos, dos quais cerca de 94% tm origem em campos operados pela Petrobras. A produo na camada pr-sal foi 181,6 mil barris de petrleo por dia e de 5,6 milhes de metros cbicos dirios de gs natural, totalizando 216,7 mil barris de leo equivalente, resultando em uma diminuio de 1,5% em relao a setembro. Apesar da queda entre setembro e outubro, ainda assim, a produo no pr-sal ficou acima dos 200 mil barris de petrleo equivalente pelo quarto ms consecutivo.

Hospital de Curu ser desativado para desinfeco


Pacientes sero transferidos e unidade passar por desinfeco
05/12/2012 - 07:20 - Par

Seis funcionrios do Hospital Municipal de Curu que esto internados no municpio sero transferidos hoje para Castanhal, nordeste do Estado. Eles esto hospitalizados desde o ltimo dia 23 de novembro, depois que comearam a apresentar sintomas como febre baixa, falta de ar, oligria (volume reduzido de urina), hipotenso, hipoglicemia, bradicardia (baixa frequncia cardaca) e manifestaes hemorrgicas no sistema digestivo. Apesar disso, o clima na cidade no de pnico. O hospital foi isolado e apenas cinco doentes aguardam transferncia para hospitais de Belm e se queixam de terem sido deixados para trs em um local sem estrutura. A equipe da unidade, drasticamente reduzida aps a epidemia, desafia a prpria sorte e segue cuidando dos colegas infectados. Prefeitura de Curu informou que a unidade ser desativada para desinfeco assim que os ltimos pacientes deixarem o local. A unidade s deve voltar ao seu funcionamento normal em 2013.

Relatrio apresenta panorama dos direitos humanos no Brasil O relatrio foi elaborado com a colaborao de mais 30 organizaes sociais

05/12/2012 - 20:21 - Brasil A Rede Social de Justia e Direitos Humanos lana nesta quarta-feira (5), no Sesc Consolao, em So Paulo, mais uma edio do Relatrio Direitos Humanos no Brasil. O documento, que divulgado anualmente h 13 anos, apresenta um panorama sobre os direitos humanos no pas durante o ano de 2012, discutindo questes como o trabalho escravo, a violncia contra os indgenas, a homofobia, a Lei da Anistia e a onda de violncia em So Paulo, entre vrios outros temas. A partir de na quinta-feira (6), o relatrio j poder ser lido no site da Rede Social. O relatrio foi elaborado com a colaborao de mais 30 organizaes sociais. 'Nossa inteno ampliar a noo que as pessoas tm de direitos humanos, algumas vezes associada a uma imagem reacionria de defesa dos bandidos. Na realidade, mostramos que direitos humanos esto relacionados ao dia a dia de todos ns, ao direito ao trabalho, sade, educao e ao meio ambiente', disse Maria Luisa Mendona, codiretora da Rede Social de Justia e Direitos Humanos e uma das coordenadoras do relatrio.

A Segup (Secretaria de Segurana Pblica e Defesa Social do Estado) divulgou em coletiva imprensa nesta quinta-feira (6) o balano da Operao 'Eirene', realizada em Belm. Cerca de 600 agentes do estado e municpio trabalharam ostensivamente em dez bairros da capital: Telgrafo, Barreiro, Sacramenta, Marco, Pedreira, Mangueiro, Parque Verde, Bengui, Cabanagem e Coqueiro.

Segundo a Segup, durante a operao foi registrado apenas um latrocnio (roubo seguido de morte) no bairro do Marco que vitimou um investigador de policia. Alm de drogas, a operao resultou em apreenses de revlveres, espingardas, cartuchos de munio. Pelo menos 105 motocicletas e 16 carros foram apreendidos, alm de 60 mil mdias piratas, 76 mquinas caa-nqueis. Trs colombianos tambm foram presos por trfico de drogas e encaminhados para a Polcia Federal. No prximo final de semana pretendemos continuar com a ao integrada nos Crios de Outeiro e Mosqueiro e dar continuidade nas festas de fim de ano. S assim com o trabalho intensivo da policia militar e os demais rgos envolvidos, podemos controlar a criminalidades em nossa cidade, disse o comandante geral da Polcia Militar, Hilton Souza. O Sistema de Segurana Pblica decidiu continuar a operao por tempo indeterminado. Sistema de monitoramento ter mais de 260 cmeras na Regio Metropolitana Cmeras so colocadas em reas de maior incidncia de criminalidade
06/12/2012 - 20:47 - Polcia O sistema de segurana pblica conta com mais de 100 cmeras de monitoramento para prevenir e combater a criminalidade na Regio Metropolitana de Belm (RMB). A vigilncia eletrnica, que possua 53 cmeras, passou a contar nos ltimos dois anos com 118 equipamentos, estrategicamente instalados nos bairros da capital e em locais especficos da RMB. E j esto em processo de instalao mais 143 cmeras, que totalizaro 261 equipamentos, ampliando o apoio s aes do sistema de segurana pblica. Os pontos de monitoramento eletrnico so determinados pela equipe de inteligncia da polcia, que prioriza locais com grande incidncia de crimes. As cmeras, que possuem giro de 360 graus e visualizao de at 1 km, so instaladas em locais discretos. O sistema de vdeomonitoramento das vias funciona nas 24 h do dia, no Centro Integrado de Operaes (Ciop), onde policiais e bombeiros militares especialmente treinados acompanham pelas cmeras a movimentao nas ruas.

Polcia Militar inicia nesta sexta a operao Natal de Paz

Ao todo, 320 agentes participam do trabalho, reforando o policiamento ostensivo nas ruas
06/12/2012 - 23:35 - Polcia Com o objetivo de reduzir os ndices de criminalidade na regio metropolitana de Belm no ms das festas de fim de ano, com aes preventivas e repressivas, a Polcia Militar inicia nesta sextafeira (7) a operao Natal de Paz. Ao todo, 320 agentes de segurana participam do trabalho, reforando o policiamento ostensivo nas ruas e em pontos de grande circulao de pessoas. A operao prossegue durante todo o ms, at o incio de janeiro de 2013. Pontos comerciais, bancos, caixas eletrnicos, farmcias, supermercados, restaurantes, pontos tursticos e logradouros pblicos com grande movimentao em funo das compras de fim de ano recebero reforo na segurana. O objetivo coibir delitos, como pequenos furtos, saidinha bancria e at a ao de grupos organizados. A operao ter ainda barreiras policiais, com o apoio do Comando de Misses Especiais, nos principais corredores virios da regio, alm do servio de recobrimento bancrio, cobertura nas reas de festas de fim de ano e as aes Saturao e Hypnus. Estaro envolvidos na operao policiais militares dos comandos da Regio Metropolitana e de Misses Especiais e Policiamento Especializado. O trabalho tem a parceria ainda da Polcia Civil, Polcia Rodoviria Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Departamento de Trnsito do Estado (Detran) e Guarda Municipal de Ananindeua.

Mercosul concede a Niemeyer ttulo de Cidado Ilustre Post Mortem A iniciativa foi uma proposta da delegao da Venezuela e teve apoio unnime dos demais pases
06/12/2012 - 16:23 - Brasil Os ministros das Relaes Exteriores do Mercado Comum do Sul (Mercosul) decidiram hoje (6) conceder o ttulo de Cidado Ilustre Post Mortem (aps a morte) ao arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu na noite passada aos 104 anos, no Rio de Janeiro. A iniciativa foi uma proposta da delegao da Venezuela e teve apoio unnime dos demais pases representados. O ministro das Relaes Exteriores, Antonio Patriota, disse que o ttulo uma homenagem genialidade e criatividade do arquiteto.

Polcia Federal indicia 23 pessoas na operao Porto Seguro Entre os indiciados est Rosemary Nvoa de Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidncia em So Paulo
08/12/2012 - 20:38 - Brasil

A Polcia Federal indiciou 23 investigados na Operao Porto Seguro, suposto esquema de corrupo e trfico de influncia a partir do escritrio da Presidncia da Repblica em So Paulo. A PF encaminhou os autos da investigao 5 Vara Criminal da Justia Federal em So Paulo ontem, dia 7. O relatrio final do inqurito aponta entre os indiciados est Rosemary Nvoa de Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidncia em So Paulo. A PF enquadrou Rose em quatro crimes: falsidade ideolgica, corrupo passiva, trfico de influncia e formao de quadrilha. A PF concluiu que Rose mantinha 'relao estvel' com os outros integrantes do grupo que corrompia servidores pblicos para compra de pareceres tcnicos favorveis a interesses empresariais. Tambm foram indiciados o ex-diretor da Agncia Nacional de Transportes Aquavirios (Antaq), Thiago Lima, por corrupo passiva.
A Operao Porto Seguro foi deflagrada em 23 de novembro com o objetivo de desarticular organizao criminosa que se infiltrou em diversos rgos federais com o fim de influenciar na

elaborao de pareceres tcnicos fraudulentos em rgos pblicos e agncias reguladoras para beneficiar interesses privados.

Morre Manoel Augusto Rezende, ex-prefeito de Belm Corpo do ex-prefeito est sendo velado na sede da Prefeitura de Belm No Dia Internacional de Combate Corrupo, juiz defende mobilizao da sociedade Para ele, a sociedade foi muito importante para conquista da aplicao da Lei da Ficha Limpa
09/12/2012 - 12:50 - Brasil Para que o Brasil avance no combate corrupo preciso que seja implementada a reforma poltica no pas, avalia o juiz Marlon Reis, um dos coordenadores do Movimento de Combate Corrupo Eleitoral (MCCE), rede com mais de 50 entidades nacionais. Para ele, a sociedade deve se mobilizar com esse objetivo, como fez para conquistar a aplicao da Lei da Ficha Limpa. Reis, um dos idealizadores e redatores do texto legal, lembrou que a lei que impede a participao nas eleies de candidatos que sofreram condenao criminal por deciso de um colegiado fruto de iniciativa popular. Cerca de 1,6 milhes de assinaturas foram reunidas em seu favor. Aplicada pela primeira vez nas eleies municipais deste ano, a Lei da Ficha Limpa barrou mais de 900 candidaturas em todo o pas. 'Todo mundo fala que a reforma poltica fundamental no pas, ento temos que comear a agir de acordo com essa convico. No se deve esperar pelo Congresso Nacional apenas, a sociedade pode se articular e se mobilizar para esse fim', disse o juiz, que recebeu na ltima sexta-feira (7) um prmio do Escritrio das Naes Unidas sobre Drogas e Crimes (Undoc) pelo seu trabalho no combate e na preveno corrupo. O reconhecimento foi feito em um evento, organizado pelo rgo em parceria com a Controladoria-Geral da Unio (CGU), que antecipou a comemorao pelo Dia Internacional de Combate Corrupo, lembrado neste domingo (9).

Alimentos perdem fora na inflao oficial de novembro Segundo o IBGE, a inflao oficial fica em 0,60% em novembro
07/12/2012 - 13:36 - Economia O grupo Alimentao e Bebidas foi o que mais contribuiu para a inflao de novembro medida pelo IPCA, mas houve desacelerao significativa na taxa em relao a outubro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Os preos passaram de uma alta de 1,36% em outubro para uma variao de 0,79% em novembro, o que resultou em uma contribuio de grupo de 0,19 ponto porcentual para o IPCA de 0,60% de novembro. Enquanto isso, os produtos no alimentcios mostraram acelerao no ritmo de aumento de preos, passando de 0,35% em outubro para 0,54% em novembro, o que, segundo o IBGE, manteve a taxa de inflao em patamar similar do ms passado, quando o IPCA ficou em 0,59%. 'Os alimentos perderam fora na inflao de novembro. Por outro lado, outros itens importantes subiram, equilibrando a taxa, como passagens areas, energia eltrica e empregado domstico', justificou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de ndices de Preos do IBGE.

Trfico de Pessoas discutido em Belm Brasil ocupa a quinta posio entre os pases com maior incidncia de trfico humano
07/12/2012 - 15:49 - Belm

Nesta segunda-feira (10) acontece em Belm uma mesa redonda sobre trfico de pessoas, com objetivo de esclarecer a sociedade belenense sobre o combate ao crime que vitima pessoas para o trabalho escravo, para o trfico de rgos e principalmente para a explorao sexual. O evento promovido pela Igreja Anglicana e ser realizado a partir das 19h na sede da prpria igreja (Rua Serzedelo Correia, n 100).

O presidente da CPI do Trfico de Pessoas da Cmara, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), explicar sobre as atividades das redes criminosas no Brasil, que tm, inclusive, como uma das principais rotas o Estado do Par. 'No h uma legislao muito slida para combater este crime. A sociedade no est atenta para isso, portanto preciso esclarecer sobre o assunto', afirmou o parlamentar. Segundo Jordy, o Brasil ocupa a quinta posio entre os pases com maior incidncia de trfico de pessoas. Dois prefeitos eleitos do Par so diplomados pelo TRE 12/7/2012 - 5:25:0 Manoel Pioneiro e Antnio Armando participaram de cerimnia nesta sexta-feira Dois futuros prefeitos de municpios paraenses j esto prontos para a posse que acontece no prximo dia 1 de janeiro. Manoel Pioneiro e Antnio Armando, de Ananindeua e Marituba, respectivamente, foram diplomados nesta sexta-feira (7).

Mercosul ter incentivo concesso de bolsas de estudo e a pequenos empreendedores Os programas sero: Sistema Integrado do Mercosul (SIM) e o Cincia e Tecnologia do Mercosul
07/12/2012 - 15:12 - Poltica A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (7) que sero criados dois programas de incentivo educao, cincia, tecnologia e inovao nos pases que integram o Mercosul: o Sistema Integrado do Mercosul (SIM), cujo objetivo a concesso de bolsas de estudo, e o Cincia e Tecnologia do Mercosul, que se destina s empresas de pequeno porte. Na abertura da Cpula dos Chefes de Estado do Mercosul, no Palcio do Itamaraty, Dilma disse que o SIM pretende ampliar a concesso de bolsas de estudo na regio e que o programa destinado s empresas de pequeno porte quer estimular a participao dos pequenos empreendedores com vocao de investimentos no mercado regional. Os negociadores brasileiros, que participam das reunies, disseram que ambos os temas esto sendo tratados pelas reas especficas. No caso do Brasil, os ministrios da Educao, da Cincia, Tecnologia e Inovao, e da Indstria e Comrcio. Os detalhes de ambos os programas esto em fase final de definio.

Cientistas criam aparelho que monitora o olhar de orangotangos Objetivo estudar maneira como animal procura objetos 08/12/2012 - 20:57 - Tecnologia
Pesquisadores na Malsia criaram um aparelho para seguir o olhar de orangotangos. O aparelho capta os movimentos dos olhos do animal e envia as informaes diretamente para um computador responsvel pela monitorao dos dados.

O objetivo dos especialistas do campus da Malsia da Universidade de Nottingham a matriz fica na Inglaterra entender como os orangotangos usam o crebro para aprender e fazer previses enquanto buscam por objetos em espaos tridimensionais. Como o orangotango uma das espcies mais prximas ao ser humano, os resultados do trabalho devem trazer tambm informaes importantes sobre a cognio humana durante a realizao de tarefas feitas com naturalidade. EUA querem usar celulares para monitorar terremotos Projeto, liderado por cientistas da Universidade de Berkeley, ainda est em fase inicial
08/12/2012 - 12:58 - Tecnologia Uma equipe de pesquisadores do laboratrio ssmico da Universidade da Califrnia em Berkeley anunciou a inteno de usar telefones celulares para monitorar terremotos. O objetivo usar os acelermetros presentes nesses dispositivos para criar uma rede ultrarrpida de compartilhamento de informao em tempo real sobre os tremores. Para tornar a ideia realidade,

os cientistas esto desenvolvendo um aplicativo que registre os abalos e, em seguida, envie os dados para um servidor central atravs da rede de telefonia mvel. Com o grande nmero de smartphones em circulao, os estudiosos afirmam que podero obter detalhes sobre onde e quando os terremotos foram sentidos. Trata-se, segundo os pesquisadores, de uma informao muito til para elaborar um plano de risco e evitar catstrofes. Tais dados, acrescentam os cientistas, tambm podem ter um papel importante no sistema de alerta de terremotos da Califrnia.

Denncias de violao dos direitos humanos crescem 77% Dados foram divulgados hoje pelo servio Disque 100
10/12/2012 - 13:56 - Brasil O nmero de denncias de violaes de direitos humanos, feitas por meio do Disque 100, alcanou 155.336 de janeiro a novembro deste ano. Os registros representam aumento de 77% em relao ao mesmo perodo de 2011, quando foram registradas 87.764 denncias. Ao todo, considerando tambm as ligaes com pedidos de orientaes e de informaes, foram feitos, de janeiro a novembro de 2012, 234.839 atendimentos. Os dados foram divulgados hoje (10) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica, responsvel pelo servio, para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Para a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosrio, o aumento nos nmeros ocorreu porque a populao percebeu que o servio confivel. 'Se a populao no percebesse que h resultados e que a rede de acolhimento e de encaminhamento est melhorando, no continuaria denunciando por meio do servio', disse. Ela destacou, no entanto, que o incremento no significa, necessariamente, aumento dos casos de violncia no pas, mas indica que as violaes de direitos humanos 'no ficam mais invisveis'. 'Isso comprova que o Brasil se importa e que qualquer pessoa que sofra uma situao desse tipo sabe que no justo e que ela pode denunciar', acrescentou.

Jacars e carne de capivara so apreendidos em Soure Mais de 20 animais acabaram mortos

Polcia Rodoviria Federal alerta motoristas que vo viajar no fim de ano Durante perodo de fim de ano as pessoas acabam abusando do lcool e a imprudncia aumenta, diz PRF
09/12/2012 - 19:35 - Brasil Os feriados de final de ano e a proximidade das frias escolares aumentam o fluxo de veculos nas rodovias de todo o pas e a Polcia Rodoviria Federal (PRF) comea a planejar as estratgias para o perodo. Um dos primeiros pontos ser o reforo do policiamento em trechos crticos das estradas. 'Nesta poca, a PRF trabalha com todo o seu efetivo, suspendendo frias e com escalas de reforo extraordinrias', diz o assessor de imprensa da PRF, inspetor Fabiano Moreno. Segundo ele, nesses perodos, as pessoas acabam abusando do lcool e a imprudncia aumenta. Por isso, a Lei Seca ser um dos principais instrumentos de fiscalizao. 'Sem dvida a chamada Lei Seca uma das principais armas da PRF na reduo de acidentes'.

Tribunal de Justia do Rio oficializa 92 unies estveis homoafetivas Cerimnias aconteceram este domingo
09/12/2012 - 23:00 - Brasil Noventa e dois casais homossexuais oficializaram hoje (9), em uma cerimnia coletiva, no Tribunal de Justia do Rio de Janeiro (TJRJ), o reconhecimento judicial de unio estvel. Este foi o terceiro evento do tipo no estado e o segundo ocorrido no TJRJ, em parceria com o Programa Rio sem

Homofobia, do governo fluminense. A celebrao ocorreu na vspera do Dia Internacional dos Direitos Humanos, festejado anualmente em 10 de dezembro.

Ambulantes aguardam deciso do novo prefeito sobre remanejamento Os informais das ruas Joo Alfredo e Santo Antnio tero at janeiro para trabalhar tranquilamente
09/12/2012 - 08:45 - Belm Os vendedores ambulantes das ruas Joo Alfredo e Santo Antnio tero at o incio de janeiro do prximo ano para trabalhar, tranquilamente, nas duas principais vias do Centro Comercial de Belm. Aps esse perodo, sero retomadas as discusses para saber qual vai ser o destino dos trabalhadores da rea, que aguardam o remanejamento para um shopping popular construdo pela prefeitura. O presidente da Associao dos Ambulantes do Centro Comercial de Belm, Raimundo Moraes, lamenta no ter a garantia de melhores condies de trabalho para os associados entidade. As principais razes para o descontentamento esto na demora para a liberao dos espaos para onde os vendedores sero remanejados. O prdio do shopping Joo Alfredo ainda no oferece segurana em sua estrutura fsica, segundo Raimundo. Ele tambm aponta a falta de concluso da obra de revitalizao da Santo Antnio, que transcorre h mais de um ano.

Imetropar comea operao para fiscalizar qualidade de brinquedos Operao acontece em Santarm
09/12/2012 - 21:40 - Par Verificar se os brinquedos vendidos esto de acordo com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) o objetivo da Operao Papai Noel, que o Instituto de Metrologia do Par (Imetropar) realiza em Santarm, no oeste do Estado, a partir desta segunda-feira (10). 'Com o aumento da fiscalizao do Imetropar na grande Belm houve um maior nmero de casos registrados na regio de Santarm', informou Luiziel Guedes, presidente do rgo. No ano passado foram apreendidos, em Santarm, mais de 2 mil brinquedos sem o selo do Inmetro e outros mil que estavam com o selo falsificado. 'O selo do Inmetro a garantia de que o brinquedo foi testado e seguro para a criana. Os pais devem sempre observar se h o selo no presente que esto comprando para os filhos', reforou Guedes.

Receita libera verso beta do programa gerador do Imposto de Renda 2013 Verso beta do programa est disponvel at o dia 28 deste ms
09/12/2012 - 22:35 - Economia A Receita Federal liberou a verso beta do programa gerador da declarao do Imposto de Renda Pessoa Fsica 2013. Para usar o programa, o contribuinte ter que acessar a pgina da Receita na internet e procurar a seo Novidades (http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/VersaoBetaIRPF2013.htm). De acordo com a Receita, a verso beta do programa est disponvel at o dia 28 deste ms e permitir que os contribuintes conheam as principais novidades para elaborao da Declarao de Ajuste Anual, Final de Esplio e Sada Definitiva do Pas, do exerccio 2013, ano-calendrio 2012. A verso chamada de beta porque no definitiva, e usada para testar programas de computador em fase de desenvolvimento, podendo sofrer modificaes at que o produto se torne definitivo.

Aes preventivas de combate malria sero avaliadas em Belm

De janeiro a novembro de 2011 foram registradas 107.965 ocorrncias de malria no Par


09/12/2012 - 21:10 - Sade Em 2012, o Governo do Par j conseguiu reduzir em 32% o nmero de casos de malria em todo o Estado. O avano resultado das aes preventivas que a Secretaria de Estado de Sade Pblica (Sespa) vem realizando em parceria com os municpios. Segundo o diretor estadual do Departamento de Controle de Endemias, Bernardo Cardoso, o Par tirou cerca de 2,8 milhes de pessoas da situao de risco, o que decisivo para os resultados positivos. Essas aes sero discutidas em Belm na quarta-feira (12) e na quinta-feira (13), durante a "II Avaliao do Programa de Controle da Malria no Par" em 2012, promovida pela Coordenao Estadual de Malria, vinculada Sespa, com a participao de secretrios municipais de Sade, diretores de Centros Regionais de Sade e coordenadores de endemias das regies norte, norteleste, extremo norte, nordeste, sudeste e sul do Par. No ms passado foram avaliadas, em Santarm, as aes executadas pelos municpios das regies oeste e centro-oeste do Estado. O objetivo reduzir o nmero de casos de malria no Par.

Chvez anuncia nova cirurgia e pede apoio a seu vice na Venezuela Presidente volta a Cuba para tratar de novas 'clulas malignas'
09/12/2012 - 09:20 - Mundo O presidente da Venezuela, Hugo Chvez, anunciou neste sbado (8) que vai se submeter a uma nova cirurgia contra o cncer em Cuba e advertiu para um cenrio poltico no qual poderia no estar presente. Em uma mudana de tom em relao a seu discurso habitual, Chvez pediu que, no caso de algo lhe acontecer, o povo venezuelano apoie o vice-presidente, Nicols Maduro, como seu possvel sucessor, caso seja necessria uma nova eleio. a primeira vez que Chvez admite, publicamente, que a doena pode impedi-lo de seguir frente do pas, cerca de dois meses aps sua reeleio. A Constituio da Venezuela estabelece, que se ocorrer a falta absoluta de um presidente antes da posse, devero ser realizadas novas eleies em um perodo de 30 dias e, enquanto isso, o presidente do Parlamento assumir o cargo.

Crescem denncias de violncia contra populao LGBT Mas muitas vtimas ainda temem relatar as agresses
09/12/2012 - 22:10 - Brasil As denncias de violncia contra a populao LGBT (lsbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgneros) esto aumentando, mas muitas vtimas ainda temem relatar s autoridades competentes as agresses, alm dos que deixam de denunciar por desconhecimento de seus direitos ou por no saber como faz-la.

Segundo a Defensoria Pblica, o nmero de relatos de homofobia encaminhados ao Ncleo de Combate Discriminao, Racismo e Preconceito do rgo tem aumentado nos ltimos anos. Em 2008 foram registrados 29 casos e, no ano passado, o nmero de denncias recebidas chegou a 66, o que representou crescimento de 227%. No primeiro semestre de 2012, a Defensoria recebeu 50 ocorrncias. A projeo que o ano termine com aumento de 15% no nmero de casos relatados em relao a 2011.

Fiscalizao tenta coibir repasse de produtos roubados na regio metropolitana A pessoa chega a encontrar um iPhone por R$ 100 sendo que o preo R$ 2 mil
09/12/2012 - 09:00 - Polcia

Joias, relgios, peas de carro, sons automotivos, aparelhos celulares, bicicletas e eletroeletrnicos so alguns dos objetos comercializados em muitas feiras da Regio Metropolitana de Belm (RMB). No entanto, muitos destes objetos, afirma a polcia, so provenientes da ao dos bandidos que atacam pessoas, arrombam veculos e invadem casas para furtar ou roubar. Apesar da forma como chegam s mos dos compradores, os produtos fazem sucesso nas feiras, j que so mais baratos do que os encontrados nas lojas. A concorrncia entre os preos, nestes casos, chega a ser desleal, uma vez que os objetos ofertados por estes vendedores so obtidos sem qualquer custo. Quem trabalha nestes locais, entretanto, garante que somente 30% dos vendedores repassam produtos adquiridos a partir de aes criminosas. Eles tambm afirmam que os outros 70% vendem apenas produtos com origem 'certificada', e que os preos competitivos vm da forma como os produtos so adquiridos - algumas vezes por meio da troca com um cliente ou com a compra de objetos com algum tipo de defeito, que so consertados pelos prprios comerciantes. As feiras mais famosas esto nos bairros do Paar, Terra Firme e Barreiro, mas possvel encontrar pontos de venda como estes por outros bairros da regio metropolitana. Justamente pelo comrcio de produtos de origem duvidosa, esses locais ficaram conhecidos como 'robautos' e se tornaram populares entre aqueles que no medem esforos para economizar. Mesmo quando incentivam, ainda que indiretamente, os crimes ou se arriscam a passar uma temporada na cadeia acusados de receptao.

Internado h dois dias, Mandela far exames mdicos Mandela passa bem, mas no h detalhes sobre o que provocou a internao, nem quando ele ter alta 10/12/2012 - 14:48 - Mundo
Internado h dois dias em Pretria, capital administrativa sul-africana, Nelson Mandela, 94 anos, far mais exames mdicos, segundo informaes do porta-voz da Presidncia da Repblica do pas, Mac Maharaj. De acordo com as informaes, o ex-presidente da frica do Sul e Prmio Nobel da Paz passa bem, mas no h detalhes sobre o que provocou a internao, nem quando ele ter alta. "O ex-presidente Nelson Mandela teve uma noite sossegada", disse o porta-voz, informando que ele ser submetido a vrios exames clnicos no hospital militar. A ministra da Defesa da frica do Sul, Nosiviwe Mapisa-Ngaqcula, acrescentou que Mandela "est muitssimo bem". Maharaj agradeceu s milhares de mensagens que os cidados tm enviado para a Presidncia desejando melhoras a Mandela.

Protestos marcam mais um dia de tenso no Egito Os protestos so contra e a favor do governo do presidente do egito Mouhamed Mursi
11/12/2012 - 07:18 - Mundo No Egito, o dia hoje (11) ser de mais protestos contra e a favor do governo do presidente Mouhamed Mursi. A Praa Tahrir, no Cairo, capital do pas, deve reunir opositores de Mursi, contrrios s medidas adotadas por ele recentemente, e seus aliados que defendem o governo. Para os manifestantes contrrios a Mursi, o referendo sobre a nova Constituio, marcado para o dia 15, no representa o desejo do povo egpcio. Os protestos contra o presidente so liderados por organizaes laicas e setores cristos, enquanto a Irmandade Muulmana coordena as manifestaes em favor do presidente. Para os setores de oposio, o texto constritucional abre espao para uma extenso da aplicao da sharia (lei islmica) e oferece poucas garantias para as liberdades.Os protestos se tornaram constantes no Egito desde que Mursi editou um decreto ampliando seus poderes e reduzindo os do Judicirio e do Legislativo, alm de definir que o Exrcito fique nas ruas para garantir segurana at a realizao do referendo. S ontem (10) pelo menos nove pessoas ficaram feridas nas manifestaes.

Denncias de violao dos direitos humanos crescem 77% Dados foram divulgados hoje pelo servio Disque 100

10/12/2012 - 13:56 - Brasil O nmero de denncias de violaes de direitos humanos, feitas por meio do Disque 100, alcanou 155.336 de janeiro a novembro deste ano. Os registros representam aumento de 77% em relao ao mesmo perodo de 2011, quando foram registradas 87.764 denncias. Ao todo, considerando tambm as ligaes com pedidos de orientaes e de informaes, foram feitos, de janeiro a novembro de 2012, 234.839 atendimentos. Os dados foram divulgados hoje (10) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica, responsvel pelo servio, para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Para a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosrio, o aumento nos nmeros ocorreu porque a populao percebeu que o servio confivel. 'Se a populao no percebesse que h resultados e que a rede de acolhimento e de encaminhamento est melhorando, no continuaria denunciando por meio do servio', disse.

Aes de combate corrupo foram intensas no Par Dados foram divulgados pelas instituies federais que combatem o crime no Estado
10/12/2012 - 13:54 - Belm Pelo Dia Internacional de Combate Corrupo, comemorado no ltimo domingo (9), instituies federais como a AGU (Advocacia Geral da Unio), CGU (Controladoria Geral da Unio), MPF (Ministrio Pblico Federal) e PF (Polcia Federal) divulgaram, na manh desta segunda-feira (10), em Belm, o balano do combate corrupo no Par em 2012. Em aes conjuntas, as instituies desmacharam esquemas de corrupo com verbas da Unio e cobraram nos tribunais a responsabilidade de quem estava desviando os recursos dos cofres pblicos.

Anac fiscalizar 12 aeroportos neste final de ano 290 servidores trabalharo na fiscalizao e na prestao de informaes aos passageiros.
10/12/2012 - 13:33 - Brasil A Agncia Nacional de Aviao Civil (Anac) vai intensificar a fiscalizao em doze aeroportos do Pas entre 13 de dezembro e 14 de janeiro para evitar problemas durante as viagens de fim de ano, informou, nesta segunda-feira (10), o ministro-chefe da Secretaria de Aviao Civil, Wagner Bittencourt. Em 2012, a fiscalizao foi feita em seis aeroportos. Segundo ele, a autarquia ter 290 servidores que trabalharo na fiscalizao e na prestao de informaes aos passageiros. Os aeroportos que tero esse reforo so: Galeo e Santos Dumont (RJ); Braslia; Congonhas, Guarulhos e Viracopos (SP); Confins (MG); Salvador; Fortaleza; Recife; Porto Alegre e Curitiba. De acordo com Bittencourt, a Anac est oferecendo treinamento para as companhias areas e para seus servidores para prepar-los para o fim do ano. 'Estamos preparando atuao conjunta para que possamos funcionar de maneira estruturada e organizada', disse. A estimativa da secretaria de que em dezembro 17,4 milhes de pessoas passem pelos aeroportos do Brasil, nmero 8% maior do que o registrado em igual ms de 2011

Dilma vai Frana falar sobre crise econmica, defesa e cincia e tecnologia Na quarta-feira, dia 12, presidenta viaja para Moscou, na Rssica
09/12/2012 - 11:44 - Poltica A presidenta Dilma Rousseff viaja neste domingo (9) para Paris, capital francesa, onde ficar at quarta-feira (12), depois segue para Moscou, na Rssia. Em Paris, Dilma dever concentrar sua ateno em trs temas: medidas para conter os impactos da crise econmica internacional, que atinge principalmente os pases da zona do euro (17 naes que adotam a moeda nica), questes relacionadas defesa, pois os franceses negociam a venda de avies caas para o Brasil, e cincia, tecnologia e inovao.

Dilma deve se reunir j na segunda-feira (10) com o presidente da Frana, Franois Hollande. Ambos conversaram h seis meses, na Conferncia das Naes Unidas para o Desenvolvimento Sustentvel, a Rio+20, no Rio de Janeiro. Para negociadores franceses e brasileiros, um dos temas tratados ser a venda de 36 caas franceses para o Brasil. Em agosto, os ministros, Antonio Patriota, das Relaes Exteriores, e Celso Amorim, da Defesa, se reuniram com autoridades francesas para conversar sobre o assunto. Os Rafale, da fabricante francesa Dassault, concorrem com os caas F/A-18E/F Super Hornet, da norte-americana Boeing, e com os Gripen NG, da sueca Saab. Mas o processo ainda est indefinido.

Na tera-feira (11), Dilma e Hollande participam do seminrio Frum pelo Progresso Social - O Crescimento como Sada para a Crise, promovido pelo Instituto Lula e pela Fundao Jean-Jaurs. A proposta do seminrio, segundo organizadores do evento, promover uma reflexo e analisar os desafios impostos pela globalizao. Participaro do seminrio o ex-presidente Luiz Incio Lula da Silva, no dia 12, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. No total, foram convidados 25 pessoas consideradas de destaque internacional. Lula participar da mesa redonda intitulada Reflexes para o Futuro e Mantega dos debates sobre justia social em uma economia globalizada. Durante a viagem Frana, Dilma tambm quer conversar sobre a ampliao de parcerias com a Frana nas reas de educao, cincia, tecnologia e inovao. Em discusso o programa Cincia sem Fronteiras. Depois, a presidenta segue para a Rssia onde deve permanecer at o final desta semana. A viagem Rssia deve ser a ltima internacional de Dilma em 2012. Paraguai diz que vai insistir no fim das sanes ao pas O pas no vai ceder em sua dignidade e as solues devero partir do prprio Mercosul'
11/12/2012 - 09:10 - Mundo Suspenso do Mercosul e da Unio de Naes Sul-Americanas (Unasul) at abril de 2013, o Paraguai informou que vai insistir no fim das sanes impostas ao pas. O ministro das Relaes Exteriores paraguaio, Jos Fernndez Estigarribia, disse ontem (10) que o governo atua para tentar revogar a suspenso e que os blocos reconheam que a medida foi um erro. Na semana passada, o Mercosul reiterou a suspenso. "O prprio Antonio Patriota [ministro das Relaes Exteriores do Brasil], descreveu o que ocorre como uma 'baguna jurdica'. Estamos abertos ao dilogo e busca de solues. Ns temos uma ideia de como isso poderia ocorrer, mas passa necessariamente pelo reconhecimento dos pases [do Mercosul e da Unasul] de que foi cometido um erro em relao ao Paraguai", disse o chanceler. O Paraguai foi suspenso do Mercosul e da Unasul em junho, aps a destituio do ento presidente Fernando Lugo do poder. Para os presidentes sul-americanos, a forma como ocorreu o processo envolvendo Lugo foi de rompimento da ordem democrtica. As autoridades paraguaias negam irregularidades. "O pas no vai ceder em sua dignidade e as solues devero partir do prprio Mercosul, que vive um momento de paralisia. Pases da Europa e o Canad se disseram preocupados com a situao definida [pelos sul-americanos em relao ao Paraguai], ressaltou o chanceler. Estigarribia negou que, no momento, o governo do Paraguai estude a possibilidade de recorrer ao Tribunal de Haia contra a suspenso do pas do Mercosul e da Unasul. "Fazemos uma resistncia todos os dias. No aceitamos essas medidas arbitrrias, mas seguimos em frente com o nosso processo democrtico, que termina nas eleies [em 21 de abril de 2013] e ter sua fase final com a entrega do poder em 15 de agosto de 2013. Nesse sentido, o Paraguai d um exemplo para muitos pases do mundo ", disse o chanceler.

Ibre-FGV estima crescimento do PIB em 1% em 2012 A produo industrial fraca e a baixa taxa de formao bruta de capital fixo corroboram a estimativa
10/12/2012 - 17:51 - Brasil

Os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, que apontaram taxa de crescimento de 0,6%, levaram os economistas do Instituto Brasileiro de Economia da Fundao Getulio Vargas (Ibre-FGV) a confirmar para 1% a projeo para o desempenho do PIB este ano. Talvez um pouquinho menos, algo como 0,9%, admitiu, em entrevista Agncia Brasil, o pesquisador do Ibre-FGV, Rgis Bonelli, coordenador do seminrio trimestral de Anlise Conjuntural que o instituto promove nesta segunda-feira (10), na sede da FGV, no Rio de Janeiro. A produo industrial fraca e a baixa taxa de formao bruta de capital fixo (taxa de investimento domstico) corroboram a estimativa do Ibre-FGV. A queda da taxa de investimento pelo quinto trimestre consecutivo pode afetar a taxa de crescimento do PIB em 2013. A projeo que a expanso se aproxime de 2,9%, ficando abaixo da meta revista pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, de 4,5% para 4%.

Governo tenta reverter embargo do Japo carne bovina Na sexta-feira (7), o Japo suspendeu as compras do produto alegando a comprovao de contaminao
10/12/2012 - 19:08 - Economia O Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento est tentando reverter o embargo japons carne bovina brasileira. Hoje (10), o rgo divulgou um comunicado afirmando que est empenhado em prestar esclarecimentos ao pas asitico e s demais naes importadoras das carnes do Brasil. Na sexta-feira (7), o Japo suspendeu as compras do produto alegando a comprovao de contaminao pelo agente causador da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), tambm conhecida como doena da vaca louca. O embargo aconteceu aps o governo brasileiro ter comprovado a presena do agente da doena em anlises dos restos de uma vaca morta no Paran, em 2010. No documento divulgado nesta segunda-feira, o governo brasileiro argumenta que o caso do Paran foi uma ocorrncia no clssica da EEB, ou seja, apesar da presena do agente a doena no se manifestou no animal. De acordo com informaes do ministrio, a presena do agente da vaca louca foi descoberta dois anos depois da morte em anlises extras dos tecidos. O comunicado informa que hoje o adido agrcola japons no Brasil, Kentaro Morita, se reuniu com tcnicos do ministrio para obter informaes sobre o assunto. Ainda segundo a nota, o adido agrcola brasileiro no Japo, Gutemberg Barone, prestar amanh (11) esclarecimentos ao diretor de Segurana de Importaes de Alimentos daquele pas, Hideshi Michino, e entregar um relatrio completo sobre o caso. Barone deve entregar ainda s autoridades japonesas ofcios de entidades internacionais validando os procedimentos de defesa sanitria animal adotados pelo Brasil O Ministrio da Agricultura tambm planeja visitas tcnicas aos 20 principais parceiros comerciais de importao de carne.
Fonte: Agncia Brasil

Brasil comnts Tamanho: a+ a-

Presidente Dilma foca, em programa de rdio, o Minha Casa Minha Vida A presidente relembrou que a meta de contratar um total de 3,4 milhes de casas at 2014
10/12/2012 - 11:42 - Brasil A presidente Dilma Rousseff citou os resultados do programa 'Minha Casa Minha Vida' na edio desta segunda-feira (10) do programa semanal de rdio 'Caf com a Presidenta'. 'Ns comemoramos a entrega de 1 milho de casas do programa Minha Casa Minha Vida', disse. Dilma

Roussedd destacou que mais da metade das famlias atendidas tem renda mensal de at R$ 1,6 mil 'Isso mostra que o programa est ajudando quem ganha menos, quem realmente precisa', comentou Dilma. A presidente relembrou que o governo federal trabalha com a meta de contratar um total de 3,4 milhes de casas at 2014. Dilma Rousseff garantiu que o objetivo ser alcanado, pois alm da fatia de 1 milho de casas j entregues, j h mais 1 milho de casas contratadas. 'Isso significa que falta contratar mais 1,4 milho de casas at 2014', disse a presidente. Dilma Rousseff explicou que o 'Minha Casa Minha Vida' atende famlias que ganham at R$ 5 mil por ms e para cada faixa de renda h uma regra. Para as famlias mais pobres, com renda at R$ 1,6 mil, o governo paga mais de 90% do valor da casa e a prestao no pode passar de 5% da renda da famlia ou, no mnimo, R$ 25,00. Em relao s faixas de renda maiores, Dilma explicou que o governo ampliou o subsdio para quem recebe at R$ 3.275,00 por ms. Nesse caso, o subsdio pode chegar a R$ 25 mil. Dilma explicou que para as famlias que ganham de R$ 3.275,00 at R$ 5 mil, o incentivo dado pelo pagamento de parte do seguro, que utilizado nos casos de morte ou invalidez permanente.

Moagem de cana-de-acar aumenta 4,6% em 2012 O resultado representa um aumento de 4,62% em comparao moagem no mesmo perodo do ano passado
10/12/2012 - 15:26 - Economia A quantidade de cana-de-acar processada pelas usinas da regio Centro-Sul do pas este ano, at 1 de dezembro, totalizou 510,5 milhes de toneladas. O resultado representa um aumento de 4,62% em comparao moagem no mesmo perodo do ano passado (487,9 milhes de toneladas). O balano foi divulgado hoje (10) pela Unio da Indstria de Cana-de-Acar (Unica). Segundo a Unica, o clima seco nos ltimos meses tem permitido o avano da colheita e pode levar, ao final da safra, a uma moagem levemente superior s 518,50 milhes de toneladas estimadas no incio do ano pela entidade. No acumulado do ano, a quantidade fabricada de acar atingiu 32,9 milhes de toneladas, contra 31,08 milhes de toneladas apuradas em igual perodo de 2011 (alta de 5,8%). A produo acumulada de etanol somou 20,3 bilhes de litros (0,5% a mais do que no ano passado), sendo 8,4 bilhes de litros de etanol anidro (8,1% a mais que em 2011) e 11,9 bilhes de litros de etanol hidratado (queda de 4,2%), utilizado nos carros flex (movidos a lcool ou gasolina).

Cepal: Amrica Latina deve fechar ano com crescimento menor O Brasil teve queda no crescimento em relao ao ano anterior
11/12/2012 - 16:01 - Brasil Os pases da Amrica Latina e do Caribe devem encerrar o ano com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) 1,2% menor em comparao a 2011. Em 2012, a expanso do PIB da regio foi 3,1%, enquanto em 2011 foi 4,3%. O fraco desempenho do Brasil e da Argentina prejudicaram o dado geral de crescimento da regio. Os nmeros so do Balano Preliminar das Economias da Amrica Latina e Caribe 2012, divulgado hoje (11) pela Comisso Econmica para a Amrica Latina e o Caribe (Cepal). O Brasil teve queda no crescimento em relao ao ano anterior. Em 2012, registrou crescimento de 1,2%, contra a expanso de 2,7% no ano passado. Do conjunto de pases latino-americanos, o Brasil est na frente apenas do Paraguai, no ranking da Cepal. A Argentina cresceu 2,2% em 2012, ante 8,9% em 2011. A maior parte dos pases latino-americanos teve crescimento superior a 3,1% este ano. O desempenho da regio explicado pela desacelerao da economia mundial em funo da recesso na zona do euro e tambm da menor expanso da economia chinesa, o que enfraqueceu a demanda externa. A queda nas exportaes um dos temas que mais preocupa, de acordo com a secretria executiva da Cepal, Alicia Brcena.

Brasileiros relatam instabilidade do Facebook Rede social saiu do ar na noite desta segunda, 10. Usurios reclamaram sobre o problema no Twitter
10/12/2012 - 21:23 - Tecnologia A rede social Facebook se encontrou indisponvel para parte dos usurios na noite desta segundafeira (10). Muitos deles reclamaram sobre a falha no microblog Twitter. Por conta disso, a hashtag "Mark Zuckerberg" figurou entre os tpicos mais comentados no Brasil.

'Telefonia mvel no alcanou qualidade', diz Anatel 'Infinito e ilimitado' deveriam sair do vocabulrio de propaganda das empresas, avalia
11/12/2012 - 17:47 - Brasil O presidente da Agncia Nacional de Telecomunicaes (Anatel), Joo Rezende, disse hoje (12) que ainda no foi observada uma melhoria substancial nos servios das operadoras de telefonia mvel, depois da suspenso da venda de novas linhas, em julho deste ano. A liberao das vendas foi condicionada apresentao de planos de melhoria dos servios pelas operadoras TIM, Claro e Oi. Ainda no d para inferir que houve uma melhoria substancial, apenas estamos constatando que h uma estabilidade na prestao de servio. Embora haja esforo das empresas, achamos que ainda est faltando muito para atingir o nvel de qualidade que o Brasil precisa, disse Rezende, que participa de audincia pblica da Comisso de Cincia e Tecnologia da Cmara dos Deputados.

MPF no Par cobra melhorias na sade indgena 24 recomendaes foram enviadas para prefeituras, casas do ndio e Secretaria de Sade do Indigena
11/12/2012 - 21:10 - Par O Ministrio Pblico Federal (MPF) promoveu o Dia D da Sade Indgena, uma atuao conjunta nos estados, envolvendo o ajuizamento de aes civis pblicas e recomendaes a rgos pblicos, a fim de proporcionar, proteger e recuperar a sade das comunidades indgenas em todo o pas. No Par, foram expedidas 24 recomendaes e ajuizada uma ao civil pblica cobrando melhorias no atendimento aos ndios. As recomendaes foram expedidas por procuradores da Repblica em Santarm, Marab, Altamira, Paragominas e Belm. As prefeituras de 18 municpios paraenses receberam recomendaes para prestar contas de mais de R$ 24 milhes, dinheiro recebido do Incentivo de Ateno Bsica aos Povos Indgenas (IAB). O valor pode subir porque os valores que esto nas contas de sete prefeituras da regio sudeste do Par ainda sero apurados pelo MPF. Alm de prestar contas em 30 dias, as prefeituras tambm tem que elaborar, junto com as comunidades indgenas envolvidas, planos para aplicao dos saldos remanescentes do IAB. A aplicao deve ser em melhorias no atendimento de sade dos ndios.

'No abrimos mo de estmulos fiscais', diz Dilma Declarao foi feita em entrevista coletiva no Palcio Eliseu ao lado do presidente da Frana
11/12/2012 - 19:52 - Brasil A presidente Dilma Rousseff disse nesta tera-feira (11) que o Brasil 'no abre mo' de usar o estmulo fiscal como parte do receiturio para sada da crise. 'Acredito que todos ns enfrentamos uma situao extremamente difcil. No nosso caso, no abrimos mo de estmulos fiscais porque temos uma situao bastante estvel', disse em entrevista coletiva no Palcio Eliseu ao lado do presidente francs, Franois Hollande

'O Brasil gasta seu Oramento em um processo de melhoria das condies macroeconmicas do Brasil. Desonerando investimento em gargalos de infra e tambm procurando manter nossos ganhos sociais', disse a presidente. Para Dilma, o Brasil pode usar o estmulo fiscal porque a situao macroeconmica do Pas permite. A presidente citou como exemplos a relao entre a dvida lquida do setor pblico e o Produto Interno Bruto (PIB) em torno de 34%, a inflao sob controle e as reservas internacionais 'significativas' como argumentos da situao favorvel da economia brasileira.

Oi investe R$ 10 mi em parque industrial para reciclar lixo eletroeletrnico Sero cinco fbricas localizadas no AM, GO, PE, RJ e RS
11/12/2012 - 16:31 - Tecnologia A Oi investir R$ 10 milhes na construo de um parque industrial destinado logstica reversa para reciclagem de lixo eletroeletrnico. Sero cinco fbricas localizadas no Amazonas, Gois, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A operadora de telefonia fechou a parceria estratgica com a Descarte Certo, empresa especializada em servios de coleta, manejo de resduos e reciclagem de produtos eletrnicos do grupo Ambipar. O objetivo da Oi dar destinao ao lixo eletroeletrnico produzido pela empresa, fornecedores, clientes e colaboradores. "As novas fbricas atendero a demanda da Oi e vo compor um parque industrial no Brasil capaz de processar resduos de outras indstrias eletroeletrnicas", afirmou a operadora de telefonia, em comunicado imprensa. Os aportes devem ocorrer ao longo dos prximos seis anos. As cinco unidades devem gerar 5 mil empregos diretos e indiretos, projeta a companhia.

Nascimento de beb na Santa Casa marcado por simbolismos neste 12/12 O nome Kayque Leonan tambm composto por 12 letras
12/12/2012 - 17:27 - Par A maior maternidade do Norte do Pas realizou, s 12h desta quarta-feira (12), o parto de Maemy Fernandes Leite, moradora do bairro do Guam, em Belm. Seria mais um procedimento de rotina do hospital no fosse o misticismo que envolve essa data, composta por quatro sequncias de nmeros 12 (hora, dia, ms e ano). Maemy precisou ser internada s pressas para a cirurgia, por apresentar uma gestao de risco. A jovem estava grvida de oito meses. A me de Maemy, Maria de Nazar Fernandes Monteiro, no disfarava a aflio pela sade da filha e pelo nascimento do primeiro neto, que recebeu o nome de Kayque Leonan.

Apple dar 12 dias de presentes a seus usurios no fim do ano Usurio poder baixar msicas, livros, vdeos e apps de graa
14/12/2012 - 19:22 - Tecnologia A Apple anunciou que dar 12 dias de presentes a seus usurios a partir do dia 26 de dezembro, para comemorar o Natal. Segundo a empresa, sero 12 dias com 12 diferentes presentes liberados para download durante 24 horas. A companhia informa que o usurio poder baixar msicas, vdeos, aplicativos e livros de maneira gratuita com a promoo. Quem quiser receber notificaes sobre os presentes pode instalar o aplicativo da promoo (acesse aqui). Segundo a Apple, podem baixar os presentes os usurios de iPhone, iPad, iPod touch e Mac.

Cmara aprova medida que diminui conta de luz A medida trata de concesses de gerao, transmisso e distribuio com vencimento entre 2015 e 2017 12/12/2012 - 22:30 - Economia

A Cmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) a Medida Provisria 579 que trata de concesses de gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica com vencimento entre 2015 e 2017. A proposta tambm diminui encargos setoriais e reduz at 20% o preo da conta de luz a consumidores e empresas. Aps a votao dos destaques, a matria segue para votao pelo Senado. A MP permite a renovao antecipada, por at 30 anos, de contratos de concesso nas reas de gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica e diminui o peso de encargos setoriais embutidos no preo final das tarifas, como a Reserva Global de Reverso (RGR), que ser extinta. A prorrogao das concesses das usinas termoeltricas ser at 20 anos. Com a edio da medida provisria, o governo muda o Marco Regulatrio do Setor Eltrico brasileiro e autoriza a Unio a adquirir crditos que as Centrais Eltricas Brasileiras S.A. (Eletrobras) detm com a Itaipu Binacional, como forma de compensar eventuais perdas na arrecadao.

Dilma anuncia construo de 800 aeroportos regionais no pas Cada cidade com at 100 mil habitantes dever ter um aeroporto a, no mximo, 60 km de distncia 12/12/2012 - 17:11 - Brasil
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (12), em Paris, que o governo pretende criar cerca de 800 aeroportos regionais no pas. Segundo presidenta, pelo projeto, cada cidade com at 100 mil habitantes dever ter um aeroporto a, no mximo, 60 quilmetros de distncia. uma necessidade tambm importante para o crescimento do pas, disse Dilma a empresrios franceses, aps participar do seminrio empresarial Desafios e Oportunidades de uma Parceria Estratgica. Dilma falou sobre a importncia da privatizao de grandes aeroportos e da recapacitao da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroporturia (Infraero) e ressaltou a necessidade de interiorizao do transporte aerovirio num pas continental como o Brasil. A presidenta enfatizou a importncia de fortalecer a aviao regional no pas, 'diferenciada da aviao de longo alcance'. Segundo ela, preciso interiorizar o transporte aerovirio no Brasil. 'Ns precisamos de mdias empresas regionais de aviao.

Novas regras da Lei Seca devem ser aplicadas antes do perodo de frias Pedido de aprovao rpida do Ministro da Justia
13/12/2012 - 16:23 - Brasil O ministro da Justia, Jos Eduardo Cardozo, pediu hoje (13) agilidade na aprovao do Projeto de Lei da Cmara 27/2012 que altera a Lei Seca. Ele disse que a ao fundamental para garantir a aplicao das sanes previstas no texto a motoristas flagrados sob efeito de lcool nas operaes da polcia rodoviria durante o perodo de frias. O projeto foi aprovado ontem (12) na Comisso de Constituio, Justia e Cidadania do Senado e segue para votao em plenrio. Depois de aprovado, ser encaminhado para sano presidencial.

O que ns gostaramos de solicitar que ele [o projeto de lei] fosse aprovado sem alteraes para que pudesse ser sancionado pela presidenta Dilma Rousseff ainda este ano, de modo a ter incidncia agora. importante para a operao de frias e do carnaval que a gente tenha um texto que nos permita o rigor da lei, disse, durante lanamento da nova edio da Campanha RodoVida. uma lei importante porque permite sano por parte do Estado em relao s pessoas que dirigem em estado de embriaguez, acrescentou. Justia libera registro de genricos contra depresso Princpio ativo oxalato de escitalopram combate a doena e tambm ansiedade e sndrome do pnico
13/12/2012 - 10:39 - Sade

A Justia liberou a fabricao de genricos para remdios contra depresso. A informao da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa), que brigava pelo caso contra o laboratrio que produz o medicamento Lexapro, referncia no combate doena. A deciso da Justia se refere liberao do princpio ativo oxalato de escitalopram, responsvel por combater a doena, alm da ansiedade e a sndrome do pnico. A empresa que se interessar em produzir verses genricas dos tradicionais produtos vendidos no mercado deve abrir processo junto Anvisa para obter o registro. A justificativa para a proibio dos genricos, at ento, era o argumento do laboratrio oficial, Lundbeck Brasil, de que as empresas se beneficiariam de resultados de testes particulares. O Tribunal Federal da 1 Regio chegou a concordar com a tese e proibiu o registro de outros medicamentos.

Aps Japo, China e frica do Sul tambm anunciam embargo carne brasileira Apesar da presena do agente causador da EEB no houve manifestao da doena da vaca louca
17/12/2012 - 13h55

Datafolha: Aps meio mandato, Dilma aprovada por 62% Publicidade

Aps dois anos frente da Presidncia da Repblica, a presidente Dilma Rousseff (PT) tem seu governo avaliado como timo ou bom por 62% dos brasileiros, mesmo ndice verificado em agosto deste ano. A fatia dos que consideram a gesto ... Clique aqui para ler o post completo do blog Principal grupo da oposio egpcia denuncia irregularidades no referendo A Frente de Salvao Nacional (FSN), que agrupa grande parte da oposio egpcia no islamita, denunciou neste sbado "irregularidades generalizadas" no referendo constitucional e acusou a Irmandade Muulmana de querer fraudar o processo. Em comunicado, o FSN expressou "sua profunda preocupao e seu desgosto pelo volume de irregularidades durante o referendo", e assegurou que isso "demonstra a inteno clara da Irmandade Muulmana de fraudar a vontade dos eleitores para validar a Constituio". A Sala de Operaes da FSN, que realiza o acompanhamento da consulta popular, assinalou que as irregularidades "so generalizadas em todas as provncias". 04/12/2012 - 11h57 / Atualizada 04/12/2012 - 16h03

Governo anuncia medidas de estmulo para o setor de construo


LEIA MAIS Cenrio pessimista v expanso de 0,8% no 4 tri, diz Mantega Produo industrial cresce 2,3% em outubro, 1 alta anual em 14 meses Mantega diz que governo vai continuar reduzindo impostos

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta tera-feira (4) o corte de impostos trabalhistas para o setor de construo civil, para reduzir os custos de funcionrios. Medida semelhante j tinha sido anunciada para outros 40 setores da economia. A inteno evitar demisses ou incentivar contrataes de mais trabalhadores, e tentar combater os efeitos da crise econmica global. Com essa medida, o governo deve deixar de arrecadar R$ 2,8 bilhes por ano. Mantega ainda informou que haver reduo da alquota do Regime Especial de Tributao sobre o faturamento de 6% para 4% para o setor de construo civil. O anncio foi feito durante evento para comemorar a entrega 1 milho de moradias do programa Minha Casa Minha Vida. No evento, o ministro ressaltou a importncia da construo civil para o Brasil. [O setor ] responsvel por quase metade do investimento que ns fazemos no pas. Portanto, estimular a indstria de construo estimular o investimento no pas. Segundo ele, o setor tambm importante porque contribui para dois dos maiores sonhos da populao: ter uma casa prpria e conseguir um emprego.

Mxico inaugura biblioteca do tamanho de uma pequena cidade


Redao em 04/12/12 A Cidade dos Livros, como conhecida, um espao que vai abrigar mais de 350 mil volumes Foi inaugurada, na Cidade do Mxico, uma biblioteca de bibliotecas chamada La ciudad de los libros (A cidade dos livros). O projeto do governo mexicano revitalizou o espao da antiga Biblioteca do Mxico Jos Vasconcelos, conhecida como La Ciudadela, acrescentando novas reas que abrigaro os diversos ambientes da cidade. Nela, podero ser encontradas as bibliotecas pessoais de escritores como Jos Luis Martnez, Antonio Castro Leal, Jaime Garca Terrs, Al Chumacero e Carlos Monsivis. Estes e outros acervos somaro um total de mais de 350 mil volumes. Senado aprova Vale-Cultura, que aguarda a sano de Dilma Benefcio mensal de R$ 50 para compra de livros e ingressos para shows e peas j passou pela Cmara Como j havia acordo entre o governo e a oposio, votao ocorreu em tempo recorde no plenrio O Senado aprovou ontem projeto que cria o Vale-Cultura, benefcio mensal de R$ 50 para quem recebe at cinco salrios mnimos (R$ 3.110) gastar em produtos culturais -como entradas para shows e peas e compra de livros. O auxlio funcionar como uma espcie de "vale-alimentao" e poder ser usado em todo o territrio nacional. O projeto agora segue para sano da presidente Dilma Rousseff. No houve mudanas, no Senado, em relao ao texto que passou pela Cmara em novembro. A votao ocorreu em tempo recorde no plenrio, de forma simblica (sem registro do voto no painel da Casa), depois de acordo fechado entre governo e oposio. A CCJ (Comisso de Constituio e Justia) endossara o texto na manh de ontem. Segundo o projeto, o prazo para gastar o benefcio dever ser definido posteriormente em regulamento. O texto tambm estipula que o vale seja disponibilizado aos empregados

Brasil condena Coreia do Norte por lanamento de mssil ao espao

O lanamento foi considerado uma ameaa e uma transgresso pela Organizao das Naes Unidas 12/12/2012 - 23:10 - Mundo O governo do Brasil, por intermdio do Ministrio das Relaes Exteriores, condenou hoje (12) o lanamento de msseis de longo alcance pelas autoridades da Coreia do Norte. O lanamento foi considerado uma ameaa e uma transgresso pela Organizao das Naes Unidas (ONU). Em nota, o Itamaraty apela para que as autoridades norte-coreanas contribuam para a paz na regio. O governo brasileiro conclama a RPDC [Coreia do Norte] a cumprir plenamente as resolues pertinentes do Conselho de Segurana e contribuir ativamente para criar as condies necessrias retomada das negociaes relativas paz e segurana na Pennsula Coreana, diz o comunicado. Ministrio da Justia notifica 6 maiores bancos do Pas por causa de tarifas De acordo com o ministrio h indcios de falta de informaes sobre pacotes bancrios 13/12/2012 - 17:26 - Brasil Os seis maiores bancos do Pas foram notificados nesta quinta-feira pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministrio da Justia para prestarem esclarecimentos sobre pacotes de servios bancrios oferecidos aos consumidores. O ministrio diz que h indcios de falta de informaes sobre pacotes bancrios. Cita ainda a insero de servios essenciais e gratuitos dentro dos pacotes, o que pode dificultar a escolha do consumidor. Foram notificados Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econmica Federal, HSBC, Ita e Santander, por meio do Departamento de Proteo e Defesa do Consumidor (DPDC).

Governo lana Operao de Enfrentamento Violncia no Trnsito Ao resposta deciso da ONU em reduzir 50% o nmero de mortes no trnsito no mundo 14/12/2012 - 11:50 - Par O Governo Federal vai reunir quatro ministrios em uma ao integrada para reduzir o nmero de acidentes no trnsito no perodo de 15 de dezembro de 2012 a 13 de fevereiro de 2013. A Operao Integrada denominada Rodovida 2012/2013, ter aes dos ministrios das Cidades, Sade, Transportes e Justia e sero desenvolvidas em trs eixos: educao, conscientizao e fiscalizao. No estado do Par o lanamento da operao ser s 9 horas deste sbado (15), no quilmetro 20 da rodovia BR-316, em frente ao posto da PRF em Benevides (PA). A Rodovida faz parte do Parada Um Pacto pela Vida lanado pelo governo brasileiro em resposta a deciso da ONU de reduzir em 50% o nmero de mortes no trnsito no mundo, durante a dcada de 2010 a 2020. Par registra diminuio nos casos de malria em 2012 Em 2012 houve reduo de 32% no nmero de casos da doena no Estado 13/12/2012 - 07:10 - Par

A quantidade total de casos de malria diminiu cerca de 90 mil nos ltimos dois anos. A informao foi dada ontem pela Secretaria de Estado de Sade Pblica (Sespa). As notificaes caram de 182 mil, em 2010, para 88 mil neste ano. Em 2012, houve reduo de 32% no nmero de casos da doena no Estado, de janeiro a novembro foram registrados 73 mil novos infectados e 15 mil de pessoas com recada, contra 107 mil dos dois tipos no mesmo perodo de 2011. Os dados forma fornecidos pelo diretor do Departamento de Controle de Endemias da Sespa, Bernardo Cardoso, na 2 Avaliao do Programa de Controle da Malria, no qual estiveram presentes coordenadores municipais de endemias e diretores das regionais da Sespa. 'Malria no tem segredo, o segredo da malria ter responsabilidade', opinou o diretor da Sespa.
Aps cinco meses de queda, preo do aa aumenta O litro do aa do tipo mdio, mais consumido na regio, foi comercializado a R$ 10,27 em mdia 14/12/2012 - 16:46 - Economia Os consumidores do aa pagaram mais caro pelo produto durante o ms de novembro de 2012, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Dieese no Par (Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos). A pesquisa, realizada em 25 pontos de vendas em feiras livres e supermercados da grande Belm, afirma que houve um aumento de preos do litro do aa em novembro aps cinco meses consecutivos de quedas, com exceo do aa do tipo 'papa', nico a apresentar recuo no ms.

Par ainda lidera casos de trabalho escravo no pas Maioria das ocorrncias foi verificada em fazendas no Estado 17/12/2012 - 07:15 - Par Um campanha nacional de combate ao trabalho escravo, da Comisso Pastoral da Terra, divulgou os dados parciais de trabalho escravo no Pas at 10 de dezembro deste ano, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Segundo os nmeros, dos 168 casos registrados pela campanha, 63 ocorrncias, o equivalente a 37,5%, foram encontrados no setor da pecuria. Esses casos envolveram 663 trabalhadores, mais de 21% do total, tendo sido libertadas 473 pessoas. A atividade que concentrou o maior nmero de pessoas libertadas foi a da produo do carvo vegetal, com 523 libertados, 23,9% do total. Na categoria desmatamento, foram registrados 13 casos, dois a mais que no ano anterior, envolvendo 345 trabalhadores, dos quais 121 foram resgatados.

También podría gustarte