Está en la página 1de 17

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

cap. I - COMBUSTO

Reaes de combusto so reaes qumicas que envolvem a oxidao completa de um combustvel. Materiais ou compostos so considerados combustveis industriais quando sua oxidao pode ser feita com liberao de energia suficiente para aproveitamento industrial. Os principais elementos qumicos que constituem um combustvel so Carbono, Hidrognio e em alguns casos, Enxfre. Estes elementos reagem com oxignio, e na sua forma pura apresentam a seguinte liberao de calor:
C + O2 H2 + S
1 2

CO2 SO 2

393.500 kj / kmol 29.300 kj / kmol

O2

H 2 O 241.800 kj / kmol

+ O2

1.1 - Composio tpica dos combustveis A maior parte dos combustveis fsseis so hidrocarbonetos, e as composies tpicas so de: carbono, hidrognio e oxignio. Combustveis vegetais, produtos de madeira e refugo (bagao, serragem, cascas, etc.) so carboidratos que contm 1/2 tomo de oxignio para cada atomo de hidrogenio. Seus produtos de combusto so similares aqueles dos hidrocarbonetos ( CO2 e H2O) mas a energia liberada durante a combusto comparativamente menor.

Tabela 1.1 - Composio tpica de alguns combustveis C Gs Natural Petrleo Carvo Mineral Lenha ~75 84~86 78~95 49 H ~25 11~14 ~7 6 O 0~3 1~15 43 N,S,etc. 0~5 1~5 ~1

1.2 - Anlise dos combustveis Os combustveis gasosos so usualmente misturas de gases que podem ser identificados individualmente. Combustveis lquidos destilados tais como a gasolina ou o querosene tambm so misturas de hidrocarbonetos simples que podem ser separados e identificados. Carves, leos combustveis residuais e combustveis vegetais tm estruturas complexas, difceis de se reduzir a componentes individuais. No entanto, para a maior parte de nossos propsitos a anlise ELEMENTAR do combustvel 1

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

tudo o que preciso. Dada a anlise elementar de um combustvel em termos de C, H, O, S, etc., possvel calcular-se o requisito terico de ar e a quantidade e composio dos produtos de combusto.

1.3 - Estequiometria da combusto A maioria dos processos industrias de combusto utiliza o ar ambiente como fonte de fornecimento de oxignio para a combusto. O conhecimento das necessidades de ar para combusto, bem como da composio e volume dos produtos de combusto fundamental para o projeto e contrle de equipamentos de combusto. A estequiometria qumica nos fornece os principais dados necessrios aos clculos de combusto. Os psos atmicos dos principais elementos envolvidos em combusto, bem como a composio do ar ambiente encontram-se na tabela abaixo:

Elemento oxignio nitrognio

em massa 23,2% 76,8%

em volume 21% 79%

Elemento Carbono Hidrognio Oxignio Nitrognio Enxfre

Peso Atmico 12 1 16 14 32

Sabe-se que alguns dos nmeros acima requerem correo decimal. Os erros so pequenos e podem ser ignorados em grande parte se tomados no contexto da preciso das medies industriais comuns. O peso molecular de um material a soma dos pesos atmicos que o constituem. Por exemplo, o peso molecular do monxido de carbono, CO, : 12 + 16 = 28 da gua, H2O, : 2 + 16 = 18, e assim por diante. No existem unidades comuns, mas uma unidade prtica a molculagrama, ou grama-mol, escrita normalmente como gmol, que em efeito, o peso molecular expresso em gramas. Assim a molcula grama, ou o gmol do monxido de carbono pesa 28 gramas. Anlogamente pode ser utilizado a molcula-quilograma, o kgmol, ou a molcula-libra, o lbmol, o equivalente no sistema ingls. Se uma reao for escrita em forma molecular, ela pode ser tomada para representar as quantidades relativas de reagentes em termos destas unidades prticas, por exemplo: 2

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

O2

->

CO2

uma equao que indica o que acontece quando um tomo de carbono e uma molcula de oxignio reagem completamente. Em termos prticos ela estabelece que 1 kmol de carbono reage com 1 kmol de oxignio para formar, no final, 1 kmol de dixido de carbono. A utilizao de pesos atmicos ou moleculares para os elementos vai se tornar evidente quando os clculos acima forem estudados. Os pesos atmicos so usados para elementos que so gasosos em CNTP. Para produtos e combustveis gasosos, esta prtica pode ser levada um estgio adiante. A teoria de Avogadro estabelece, na verdade, que volumes iguais de gases diferentes sob as mesmas condies contm um nmero igual de molculas de gs. Por exemplo, 1 metro cbico de nitrognio em CNTP contm tantas molculas de nitrognio quanto 1 metro cbico de dixido de carbono contm de molculas de dixido de carbono a CNTP. Segue-se que a reao molecular, quando escrita para combustveis gasosos, no s indica a reao e os produtos em termos de molculas-kg mas tambm em termos de volumes. Por exemplo, se o metano queima com oxignio e reage completamente com tudo permanecendo em estado gasoso e sendo medido sob as mesmas condies de presso e de temperatura, temos:

CH4 1 kmol 1 volume

2 O2

2 kmol 2 volumes

+ 2 H2 O 1 kmol 2 kmol 1 volume 2 volumes CO2

Os requisitos de energia da grande maioria dos processos industriais so obtidos originalmente de combustveis convencionais atravs de uma complexa cadeia de reaes denominada combusto. Felizmente para a maioria das aplicaes, esta situao de combusto potencialmente complicada pode ser reduzida a uma considerao sobre os materiais de partida - combustvel mais oxignio, normalmente como um componente do ar - e os produtos finais. Tal simplificao facilita por exemplo o clculo do ar ou do oxignio necessrio para um combustvel, o desprendimento potencial de calor e temperatura e a composio ideal dos produtos gasosos de combusto produzido. Este ltimo ponto til ao inverso, em que uma comparao da composio real de gs de combusto com a composio ideal indica o rendimento do processo de combusto.

1.4 - Clculo da proporo terica de Ar/combustvel Qualquer combustvel convencional requer, de acordo com sua composio, uma quantidade especfica e calculvel de oxignio (e portanto de ar, uma vez que este o agente comum de fornecimento) para atingir teoricamente uma reao completa. Menos do que essa quantidade vai produzir combusto incompleta e portanto perda de calor potencial. Mais do que essa quantidade, gera perdas excessivas de gs de combusto e da temperatura. Na prtica, um pouco mais do que a quantidade terica usada por razes posteriormente explicadas. Para um material simples tal como o metano, constituinte principal do gs natural, pode ser escrita a equao de combusto:

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

CH 4 +2O2 (+ N 2 do ar )CO2 +2H 2O+(N 2 do ar, no modificado)


A rigor, o fenmeno da dissociao vai alterar um pouco esta reao. Isto, de fato, significa a separao de parte dos produtos da combusto em outros compostos que no sejam CO2 e H2O, e consequentemente a perda de calor, de acordo com as condies exatas de equilbrio relacionadas s temperaturas, presses e concentraes. A dissociao tpica do dixido de carbono representada por:

2 CO2

2 CO + O2

Na maioria das condies industriais, a dissociao no est muito em evidncia, e, apesar de sua importncia ser reconhecida, ela no levada em conta para os propsitos deste captulo introdutrio. As tcnicas de clculo estabelecidas esto disponveis na literatura especializada. Segue-se da equao que 1 Kgmol de metano requer 2 Kgmol de oxignio para a reao terica completa. Portanto, convertendo para uma base de massa, 16 Kg de metano requerem 64 Kg de oxignio o que, uma vez que o ar contm 23,2% de oxignio por peso, d uma proporo terica de ar/combustvel de 17,25: 1. visto que, em base de volume, 1 volume de metano requer 2 volumes de oxignio de forma que a proporo volumtrica correspondente de ar/combustvel 9,53 : 1 . Tal mistura quimicamente correta uma mistura estequiomtrica. As situaes em que uma equao exata pode ser escrita so poucas e so quase exclusivamente para combustveis gasosos de composio conhecida ou determinada. Exatamente o mesmo procedimento pode ser seguido em qualquer caso onde equaes exatas possam ser formuladas para os constituintes reativos, tomando-se os inertes como no-afetados e qualquer oxignio livre na mistura original como disponvel para a combusto. Exemplo 1.1: Determine a proporo estequiomtrica de ar/combustvel para o propano. O balanceamento das equaes feito levando-se em conta a conservao da massa dos elementos qumicos, ou seja, para um determinado elemento, carbono, por exemplo, o nmero de tomos que existir nos produtos de combusto o mesmo nmero de tomos dos reagentes.

C3 H 8 + x(O2 + 3,76 N 2 )3CO2 +4H 2O+ y N 2


A quantidade "x" o nmero de molculas de O2 necessrios a combusto completa do propano. Como a combusto feita, no caso, com ar atmosfrico, para cada molcula de oxignio do ar, considerado obrigatriamente 3,76 molculas de nitrognio (a relao de volumes entre os dois gases no ar atmosfrico). A necessidade de oxignio "x" calculada fazendo-se o balanceamento dos tomos de oxignio:

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

2 x=(3 2) + 4 x=5 y = 3,76 x = 18,8

Isto significa que para cada mol de propano, ou cada volume de propano so necessrios 5 volumes de oxignio e consequentemente:

5 (1 + 3,76) = 23,8

volumes de ar atmosfrico.

conveniente para os combustveis gasosos tomar-se uma base arbitrria de 100 volumes, metros cbicos, ou qualquer unidade que seja apropriada. Para os constituintes ativos, as reaes so escritas levando-se em conta o nmero de volumes presentes por 100 volumes da mistura. A proporo estequiomtrica de ar/combustvel para esta mistura gasosa em uma base de volume , ento, 23,8 : 1. Uma vez que a relao entre volumes, molculas e molculas-Kg estejam bem estabelecidas um problema fcil converter em base de massa. No necessrio dizer que, todos os volumes relativos precisam ser medidos sob condies semelhantes. No exemplo acima, a relao ar/combustvel em massa pode ser calculada com base nos pesos moleculares: 1 mol de propano pesa 44 kg e necessita 23,8 kmol de ar, que pesa 686,4 kg, ou seja, a relao A/C em massa 15,6 : 1. A massa de ar necessria foi calculada multiplicando-se diretamente o ndice "x" pelos pesos moleculares do oxignio e nitrognio, levando-se em conta a sua devida proporo:

(5 32) + (5 3,76 28) = 686,4


O2 N 2

Para a maioria dos combustveis slidos e lquidos, tais equaes exatas no so possveis devido complexidade delas e em alguns casos, devido sua composio indeterminada. No entanto, uma simplificao pode ser aplicada de tal forma que a anlise qumica bsica (quantidade de elementos constituintes) possa ser avaliada, no fazendo nenhuma referncia, qualquer que seja, ao modo pelo qual esses elementos so combinados no combustvel. Para combusto completa, as exigncias de peso lquido de oxignio so obviamente as mesmas e assume-se que qualquer oxignio no combustvel est disponvel para reao. A posio provvel para tal oxignio que ele tenha combinado com a estrutura dos combustveis, tendo assim o mesmo resultado final.A anlise bsica comumente determinada em base gravimtrica ou de peso e usada com referncia a Kgmol. O modo de aplicao ilustrado melhor pelo exemplo. Exemplo 1.2 : 5

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Uma amostra de querosene tem uma anlise bsica de 86% de carbono e 14% de hidrognio por peso. Determine a proporo estequiomtrica de ar/combustvel. Tome uma base arbitrria de 100 Kg de querosene e converta a quantidade em massa de cada elemento em quantidade de kmol:

cada 100 kg de combustvel possui: 86 kg de C, que corresponde a 86 = 7 ,17 kgmol de C 12 14 = 14 kgmol de H 1

14 kg de H, que corresponde a

a reao estequiomtrica pode ser escrita, fazendo-se o devido balanceamento:

7,17C +14H + x(O2 + 3,76 N 2 ) 7,17CO2 +7 H 2 O+ yN 2 2 x = 7,17 2 + 7 x = 10,67 massa de ar necessria : 10,67 32 + 10,67 3,76 28 = 1464,8 kg relao A/C em massa : 1464,8 = 14,6 100
Assim a proporo estequiomtrica de ar/combustvel, Kg/Kg 14,6:1. Observe que nenhuma referncia, qualquer que seja, feita maneira em que o carbono e o hidrognio so ou podem estar combinados no querosene. Um exemplo a mais ilustra o tratamento dos materiais inertes e do oxignio composto. Exemplo 1.3 : Um combustvel fssil tem uma composio em peso de: Carbono, 72,0%; Enxofre, 3,2%. Hidrognio, 14,0%, Oxignio, 8,0%; Nitrognio, 2,8%;

Determine a proporo estequiomtrica de ar/combustvel.

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

massa do constituinte, kg/100 kg de combustvel kgmol de cada

72 6,0

14 14,0

8 0,5

2,8 0,2

3,2 0,1

a equao estequiomtrica fica:

6C + 14H + 0,5O + 0,2 N + 0,1S + x(O2 + 3,76 N 2 ) 6CO2 + 7 H 2 O + 0,1SO2 + yN 2 2 x + 0,5 = 6 2 + 7 + 0,1 2 x = 9,35 massa de ar necessria : 9,35 32 + 9,35 3,76 28 = 1283,6 kg relao A/C em massa : 1283,6 = 12,8 100
A proporo estequiomtrica de ar/combustvel em base de peso 12,8:1. Observe que se assume que o contedo de enxofre est convertido em dixido de enxofre. Se um clculo for feito para incluir uma quantidade de ar em excesso, o procedimento como o de cima, com um fator de excesso sendo introduzido na ltima etapa. Vamos definir aqui o coeficiente de excesso de ar como a relao entre o n de moles realmente utilizado na combusto e o n de moles estequiomtricamente necessrio:

n mol realO2 n mol esteqO2

& mrealO2 & mesteqO2

Por exemplo, se este combustvel fosse queimado com 20% de excesso de ar, ento a proporo de trabalho de ar/combustvel 1,20 vezes a proporo estequiomtrica. A proporo ar/combustvel com 20% de excesso de ar = 12,8 x 1,20 = 15,36 : 1. Quando um combustvel contm cinza ou umidade, estas podem ser tratadas como constituintes inertes para aparecerem como tais nos produtos finais da combusto. Os principios utilizados nestes exemplos podem ser aplicados com igual facilidade a todos os combustveis. 1.5 - Avaliao do rendimento da combusto Se a composio do combustvel e a composio dos produtos de sua combusto so medidos, o rendimento da combusto pode ser calculado. A quantidade terica de ar (ou oxignio) para combusto completa e a composio estequiomtrica dos produtos combustveis so calculados e comparados com a composio real obtida pela anlise dos gases de combusto; isto pode mostrar: 7

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

a) que quantidade de calor est sendo desperdiada em aquecer quantidades excessivas de gases de combusto; isto quer dizer que est sendo usado mais ar que o necessrio. (Na prtica um pequeno excesso sobre o ar estequiomtrico necessrio para assegurar uma completa combusto). b) Se parte do combustvel est escapando da regio de combusto sem estar completamente queimado. Isto demostrado pela presena de CO, fuligem, combustvel no queimado e possivelmente hidrognio nos produtos combustveis. A anlise dos gases de combusto ou de gases perdidos dos processos de combusto comumente relatada em base sca de volume, isto , sem referncia gua no gs. Uma grande variedade de equipamentos para anlise do gs usada, desde os tipos simples de aparelhos, Orsat e Fyrit aos mais sofisticados aparelhos contnuos. O valor da anlise do gs de combusto reside na informao que tal anlise capaz de proporcionar e na interpretao posta em tal informao. Como foi observado previamente, um combustvel especfico requer uma quantidade especfica de ar para a combusto completa terica, com alguma quantidade adicional para atingir praticamente a combusto completa. Abaixo desta quantidade prtica, que uma funo do tipo de combustvel, do rendimento do queimador e das condies de combusto, desperdiado combustvel e esta condio pode ser reconhecida pelo aparecimento de quantidades excessivas de monxido de carbono no gs de combusto, um pouco antes da produo da fumaa prta (fuligem). Acima desta quantidade, o calor perdido junto com quantidades excessivas de gs de combusto e reconhecido pela grande quantidade de oxignio no gs de combusto. A aplicao do bom senso ao interpretar a anlise do gs de combusto pode levar, por exemplo, descoberta de deficincias no processo de combusto, vazamento no forno ou no sistema condutor e inconsistncias na anlise e especificao do combustvel.

1.6 - Teor de CO2 no gs de exausto A medida do teor de CO2 no gs de exausto seco (uma medio simples e comum) d uma medida til do rendimento da combusto de um determinado combustvel. A proporo mxima de CO2 nos produtos de combusto ser encontrada quando a relao ar/combustvel for estequiomtrica, figura 1.1. Observemos que em relaes abaixo da estequiomtrica, o teor de CO2 tambm cai, porm h o aparecimento de monxido de carbono.

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Fig.

1.1 - Teor de CO2 no gs de exausto

Na prtica as concentraes de CO2 devem ser mais baixas que a estequiomtrica pela necessidade de se usar ar em excesso a fim de se atingir a combusto completa. A quantidade de excesso de ar necessria decresce com o aumento da capacidade e com o rendimento maior no equipamento de combusto. Valores tpicos so: Gases: Lquidos: Slidos: 0 a 10% 2 a 30% > 50%

1.7 - Determinao da Anlise Terica do Gs de Combusto Uma vez que, segundo a Lei de Avogadro, o Kgmol e o volume so numericamente parmetros permutveis sob condies adequadas, a determinao das propores de ar/combustvel est encaminhada a partir dos produtos da anlise terica do gs de combusto. A qualificao terica est assinalada aqui porque, devido a pontos prticos observados anteriormente, algumas diferenas podem ser encontradas entre a anlise real do gs e a proposta nas mesmas condies iniciais. Ento, a anlise terica indica a situao ideal, e quando mais perto a anlise prtica estiver desta tanto melhor. Para qualquer instalao que utiliza combustvel, a experincia vai ditar o limite desta aproximao. Para combustveis gasosos, a estimativa da anlise do gs de combusto um clculo feito diretamente em base volumtrica. Suponha que o metano seja queimado completamente com sua quantidade estequimetrica de ar:

CH 4 + 2 O2 + 7 , 52 N 2 (do ar) CO2 + 2 H 2 O + 7 , 52 N 2 (sem modificar)


Nos gases de combusto secos, portanto, existe 1 volume de CO2 para 7,52 volumes de N2. Isto d um contedo de dixido de carbono (talvez o tem mais utilizado em tais anlises) de 11,73%. Um grfico com o contedo de CO2 no gs de combusto e com a relao ar/combustvel vai mostrar um pico terico na condio estequiomtrica, da a importncia deste item para o rendimento total e como uma indicao das condies de 9

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

operao.Quando fornecido ar em excesso, o ar excedente passa atravs do sistema, inalterado. Isto uma extenso do clculo acima para uma mistura gasosa e ser apreciado atravs de um exame do seguinte exemplo de anlise de gs. Exemplo 1.4:

Um gs de composio: C3H8 20 CO 25 H2 30 N2 10 CO2 10 O2 5 %,

em volume, queimado com 20% de excesso de ar. gs de combusto sco. Balano estequiomtrico:

Determine a anlise do

20C 3 H 8 + 25CO + 30 H 2 + 10 N 2 + 10CO2 + 5O2 + x(O2 + 3,76 N 2 ) 95CO2 + 110 H 2 O + yN 2 balano de oxignio : 25 + 2 10 + 2 5 + 2 x = 2 95 + 110 x = 122,5 volume de ar necessrio : 122,5 + 122,5 3,76 = 583,1

relao ar/combustvel estequiomtrica : 583,1 = 5,83 100

Foi mostrado que 100 volumes deste gs requer 122,5 volumes de oxignio, ou 583 volumes de ar atmosfrico. Dessa forma, 20% de excesso significa que 24,5 volumes extra de oxignio so fornecidos, para ir atravs do sistema sem se alterar. Associado a este total de 147 volumes de oxignio, haver 553 volumes de nitrognio para se acrescentar aos 100 de combustvel. A composio em volumes dos produtos de combusto, includos o excesso de ar fica:

10

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

95 CO2 + 110 H 2 O + 552 , 7 N 2 + 24 , 5 O2 volume total dos gases secos: composio dos gases secos: CO 2 : O2 : N2:
95 672,2 24 ,5 672 ,2 552 ,7 672 ,2

95 + 552 , 7 + 24 , 5 = 672 , 2

= 0 ,141 = 0 , 036 = 0 , 823 95 + 110 + 552,7 + 24,5 = 782,2

volume total dos gases midos: composio dos gases midos: CO 2 : H 2 O: O2 : N2:
95 782 ,2 110 782 ,2 24 ,5 782 ,2 552 ,7 782 ,2

= 0 ,121 = 0 ,140 = 0 , 031 = 0 , 706

Exemplo 1.5 : Metano queimado com uma deficincia de 5% de ar estequiomtrico. Calcule a anlise do gs de combusto. Estequiomtricamente, a combusto completa de metano com ar pode ser representada como antes:

CH 4 +2(O2 + 3,76 N 2 ) CO2 +2H 2O +7,52 N 2

e com uma deficincia de de ar de 5%:

CH 4 + 1,9(O2 + 3,76 N 2 ) aCO2 + bCO + c H 2 O+ 7,14 N 2


assumido que a oxidao do hidrognio do combustvel inicialmente completada, sua reao pode ser representada como:

H4 + O2 2 H2 O
Portanto sobram 0,9 O2 para oxidao de 1 C, representada em 2 etapas:

11

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

C + 0, 9 O2 CO + 0, 4 O2 CO + 0, 4 O2 0, 8 CO2 + 0, 2 CO
Assim a=0,8 e b=0,2, de forma que toda a equao :

CH 4

+ 1, 90 O2

+ 7 , 14 N 2

0, 8 CO2
ser que

+ 2 H 2 O + 7 , 14 N 2
aplicado a combustveis mais esta simples aproximao tem

Um processo semelhante pode complexos mas precisa-se lembrar limitaes especficas.

1.8 - Determinao da Quantidade do Excesso de Ar da Anlise do Gs de Combusto O uso da anlise de gs de combusto para determinar a quantidade de ar excedente, se intencionalmente fornecido para a integridade da combusto ou se involuntariamente fornecido atravs de vazamento, consiste essencialmente em fazer os clculos anteriores ao inverso e equilibrar os elementos que entram no processo com aqueles que saem. Esses equilbrios dos elementos necessrio, uma vez que as anlises so usualmente apresentadas em percentagens, e no em quantidades absolutas. Alguns exemplos vo demonstrar a aproximao utilizada. Exemplo 1.6 : O metano queimado com excesso de ar e d uma anlise de gs de combusto seco de: CO2 9,15%, O2 4,58%, N2 86,27 % por volume (ou kmol/100 kmol).

Calcule a quantidade de ar excedente utilizada.

Reescrevemos agora a equao da combusto do metano includo o coeficiente de excesso de ar:

CH 4 + 2(O2 + 3,76 N 2 ) CO2 +2H 2O +( 1)2O2 + 7,52 N 2

Observe que o oxignio estequiomtricamente excedente, bem como o nitrognio associado sai junto com os produtos da combusto, compondo assim a massa total dos gases na sada. Para cada kmol de metano queimado nestas condies, produzido um total de : 12

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

1 + 2 + ( 1)2 + 7,52 = 1 + 9,52 kmol de produtos de combusto mido, ou 1 + ( - 1)2 + 7,52 = 9,52 1 kmol de produtos de combusto secos

Se a concentrao de CO2 de 9,15% nos gases secos, possvel determinar o coeficiente de excesso de ar:

0, 0915 =

1 = 1, 25 9 , 52 1

Quando a combusto foi incompleta e algum monxido de carbono foi produzido, o clculo de ar excedente precisa levar isto em conta e fazer concesso ao oxignio presente no gs de combusto, que pertence ao monxido de carbono. O aparecimento de monxido de carbono, devido combusto incompleta, num gs de combusto em que ar excedente utilizado, no prontamente previsvel mas o efeito de sua presena visto na anlise do gs.

Exemplo 1.7 :

Um combustvel de composio C H O N 2,8 S 3,2 Cinzas 5,6

72,0 8,4 8,0 (porcentagem em massa)

produz uma anlise de gs de combusto sco de:

CO2

O2

CO

N2 por diferena

12,0 5,0 1,2 (porcentagem em volume)

e o resduo slido da combusto contm 25% de carbono. Determine a quantidade de ar excedente que fornecida. Existem trs etapas para resolver neste clculo: (1) Calcular as exigncias tericas de ar; (2) Fazer o balanceamento do carbono, determinando assim a parcela de carbono que queimou esaiu com os produtos de combusto, por unidade de combustvel queimado. (3) Fazer o balano de oxignio, considerando a devida proporo entre CO2 e CO e O2.

13

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

1 etapa: partindo de l00 kg de combustvel, incluso as cinzas, j calculamos diretamente o n de kmol de cada elemento:
6C + 8,4 H + 0,5O + 0,2 N + 0,1S + x(O2 + 3,76 N 2 ) 6CO2 + 4,2 H 2 O + 0,1SO2 + x3,76 N 2 0,5 + 2 x = 6 2 + 4,2 + 0,1 2 x = 7,95

exigncia de oxignio = 7,95 Kg.mol/100 Kg de combustvel 2 etapa: Para 100 kg de combustvel existem 72,0 Kg de carbono. O resduo slido da combusto contm a cinza indicada na anlise mais carbono no queimado (25%). O resduo total assim 5,6 de cinza mais 1,87 Kg de C. A quantia de C queimado dessa forma, 5,84 Kg.mol (72 kg - 1,87 kg). 6C + 8,4H + 0,5O + 0,2 N + 0,1S + 7,95(O2 + 3,76 N 2 )

5,31CO2 + 0,53CO + 4,2H 2 O + 0,1SO2 + zO2 + ( 3,76 7,95 + 0,2)N 2 + 0,16C (nas cinzas) %O2 5 = = 0,4167 z = 0,4167 5,31 = 2,21 %CO2 12

Observe que foi descontado o parcela de carbono que no queimou, e foi mantido a relao CO2/CO, possibilitando o balanceamento correto da equao e o clculo do coeficiente z, relativo ao O2, pela relao O2/CO2.

3 etapa:

o volume total de gases seco produzido : 5,31 + 0,53 + 0,1 + 2,21 + ( 3,76 7,95 + 0,2 ) = 29,892 + 8,35 sendo o teor de CO 2 igual a 12%, o coeficiente de excesso de ar calculado : 5,31 = 1,20 29,892 + 8,35

0,12 =

A avaliao do excesso de ar assume combusto completa, e portanto o excesso precisa ser relatado nesta base. A determinao de acusou um excesso de 20,0%. O Oxignio em excesso devido a somatria das parcelas de oxignio oriundos do prprio ar em excesso fornecido, de oxignio devido ao 14

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Carbono que no queimou e apareceu nos residuos de cinzas, e de oxignio devido a formao de monxido de carbono, que no foi oxidado completamente em CO2.

A importncia dos clculos de combusto em circustncias industriais usuais foi mostrada e os exemplos escolhidos aqui no pretendiam somente mostrar o processo de clculo mas salientar alguns pontos assinalados. No est implcito que o mtodo de clculo demonstrado aqui seja o nico mtodo ou mesmo o melhor, mas um enfoque dos princpios bsicos, e como tal, flexvel e amplamente aplicvel. Existem situaes aqui minimizadas para maior clareza, nas quais os clculos necessrios so muitos, e muito mais sofisticados, como por exemplo, os processos de altas temperaturas onde os efeitos da dissociao so mais importantes. Um enfoque de tais situaes pode ser feito, fundamentado no mtodo de clculo anterior.

1.9 - Temperatura de Chama Qualquer reao de combusto, na verdade qualquer reao qumica, pode ser geralmente representada pelo esquema:

reagentes

(cadeia de reao) produtos

Vamos apresentar isto simbolicamente como:

Na verdade, no vai haver nunca uma transformao completa de A e B para C e D. Antes, atingida uma situao de equilbrio, a qual deveria ser representada como:

Naturalmente, so estabelecidas reaes para se atingir os produtos, de forma que na maioria das circustncias usuais o equilbrio muito mais para a direita, com C e D predominando. No entanto, se os intrumentos analticos so bons o bastante, os traos de A e B sero detectados qualquer que sejam as circustncias. Tambm, como a reao uma cadeia de reaes, podemos esperar encontrar traos dos materiais de cadeia. Os fatores que controlam o grau de dissociao para qualquer reao dada (isto , a posio de equilbrio) so: temperatura, presso e concentrao. O princpio de Le Chatelier diz que se uma varivel que afeta o equilbrio de um sistema modificada, ento a posio de equilbrio deslocada para se opor mudana.

15

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

Para efeito de clculos de combusto industrial, onde os nveis de temperatura so usuais at um mximo de 1500 ~1600 K, a dissociao assume pouca ou nenhuma importncia. A dissociao do CO comea a ser detectada por volta de 2000 K, e apresenta-se como um caso particular dos processos gerais de combusto e no ser aqui tratada em detalhes. Os prncipios gerais da dissociao so encontrados na literatura de cintica qumica e sua aplicao especfica em combusto necessria quando a combusto uma parte de um processo e determina sua eficincia, tais como nos processos de incinerao trmica, na gaseificao de carvo e lenha, ou na fabricao de combustveis sintticos.

1.10 - Medio do rendimento de combusto Para se calcular o rendimento de calor til de um sistema de combusto necessrio saber o Poder calorfico do combustvel, a relao ar ( ou oxignio) /combustvel e o grau de complexidade da combusto. O Poder Calorfico de um combustvel definido como a quantidade de calor desprendido pela combusto completa do combustvel. Se esta quantidade de calor medida com os produtos de combusto saindo completamente na fase gasosa, este denominado Poder Calorfico Inferior. Se, por outro lado, a gua nos produtos de combusto for considerada na fase lquida, ou seja, com o produtos de combusto temperatura ambiente, o calor desprendido denominado Poder Calorfico Superior. A diferena entre os dois valores exatamente a entalpia de vaporizao da gua formada na combusto do hidrognio constituinte e da gua presente no combustvel na forma de umidade:

PCi = PCs 2440(9h + u ) onde : PCi : Poder Calorfico Inferior (kJ/kg) PCs : Poder Calorfico Superior (kj/kg) h : teor de hidrognio constituinte do combustvel (kg/kg) u : teor de umidade no combustvel (kg H 2 O / kg de combustvel sco)

As medies de Poder Calorfico em laboratrio so realizadas em bomba calorimtrica com temperatura do meio controlada prximo a temperatura ambiente, e o valor obtido sempre o Poder Calorfico Superior. A avaliao do PCI feita atravs da equao acima, e portanto deve ser conhecida o teor de hidrognio do combustvel, ou pelo menos, estimado com alguma margem de segurana. A maioria dos processos industriais tem seus produtos de combusto exauridos a temperaturas onde a gua est na forma de vapor, e por esta razo o conhecimento do Poder Calorfico Inferior til e facilita os clculos de aproveitamento de calor.

16

EM 722 - Gerao, Distribuio e Utilizao de Vapor

Prof Waldir A. Bizzo

1.11 - Temperatura Adiabtica de Chama O desprendimento de calor proveniente da reao de combusto pode ser calculado conhecidos o Poder Calorfico do combustvel e a taxa de consumo de combustvel na fornalha. Se for assumido que todo o calor gerado transformado em entalpia dos produtos de combusto, sem nenhuma perda de calor por radiao ao ambiente externo (uma situao, na prtica, impossvel) ou perda de temperatura por dissociao, possvel calcular a Temperatura Adiabtica de Chama: & & mc PCi = m g Cp g (Tg Tar ) onde : mc : taxa de consumo de combustvel (kg/s) PCi : Poder Calorfico Inferior (kJ/kg) m g : massa de gases de combusto (kg/s) Cp g : Calor Especfico dos gases de combusto (kJ/kg K) T g : temperatura de sada dos gases de combusto(Temperatura Adiabtica de Chama)(K) Tar : temperatura de entrada do ar de combusto (K) A temperatura Adiabtica de Chama uma abstrao, pois nenhum processo real pode ser adiabtico, e tanto mais difcil em altas temperaturas, geralmente produzidas em condies de chama. Alm disso, a dissociao comea a se fazer sentir em temperaturas acima de 2000 K, e o calor desprendido tende a ser menor que o calculado. De qualquer maneira, o clculo pode ser til para efeito de comparao de potenciais de combustveis para uma dada necessidade de calor e temperatura. Observe que no clculo da massa de gases produzidos est implcito a relao ar/combustvel, pois os produtos de combusto a soma das massas do ar de combusto e do combustvel consumido no processo. A temperatura adiabtica de chama pode ser ento calculada para uma massa unitria de combustvel desde que se estabelea a relao ar/combustvel. De modo inverso, conhecido a temperatura de sada dos gases de combusto, possvel calcular o calor recebido pelo processo de combusto, o qual ser a diferena entre a entalpia dos gases temperatura adiabtica de chama e entalpia de sada dos produtos de combusto:

& & & Q = mc PCi m g Cp g (Ts g Tar ) onde : & Q : calor recebido pela fornalha (kJ/s) Ts g : temperatura de sada dos gases de combusto na fornalha (K)

17

También podría gustarte