Está en la página 1de 15

Autores:

Antonio Augusto

&

lvaro Gandolfo

Este curso pode ser copiado e distribudo GRATUITAMENTE, desde que seja mantido este rodap em todas as pginas. Se desejar outros ttulos visite o nosso site: portaldariqueza.com.br .

INTRODUO

Vitria a superao de um obstculo, quando conquistamos o que desejamos, e principalmente o domnio de si mesmo e sobre as coisas, quando alcanamos a plena realizao das nossas possibilidades, das nossas aspiraes mais justas, superiores e benficas.

Voc dever ler as lies deste curso, ler e segui-las por que sero de um proveito inestimvel, para voc e para os que dependem de voc.

Viemos a esta vida para realizar uma misso, e a realizao desta misso a maior vitria que podemos aspirar.

No podemos querer realizar a misso de outra pessoa, pois deste modo alm de deixarmos de realizar a nossa misso, impedimos o outro de realizar a dele, preocupar-se em realizar-se, pois no egosmo, pelo contrrio, egosmo seria no responsabilizar-se com a realizao de seu ideal.

Mos obra.

Aula 1. O PODER DO SUCESSO

POR QUE ALGUNS PROSPERAM E OUTROS FRACASSAM? Esta pergunta tem intrigado a humanidade desde que o ser humano decidiu que no mais queria viver em cavernas e comeou a procurar um meio mais confortvel de viver. Podemos comparar os que so bem sucedidos e outros que fracassam. As pessoas que alcanam xito sabem exatamente o que querem, tm uma estratgia para obt-lo, se dedicam a ela a maior parte do tempo e, principalmente, no se deixam desanimar quando os obstculos aparecem. As pessoas que fracassam, ao contrrio, no tm um propsito na vida, elas acreditam que o xito um produto da sorte, at mesmo um pecado vencer na
Este curso pode ser copiado e distribudo GRATUITAMENTE, desde que seja mantido este rodap em todas as pginas. Se desejar outros ttulos visite o nosso site: portaldariqueza.com.br .

vida e s agem quando so obrigados a faz-lo, no tm iniciativa, agindo somente quando recebem uma ordem direta. Os vencedores pensam antes de falar. Medem suas palavras e do nfase nas qualidades dos demais, sabem assim contratar o melhor profissional para determinado trabalho. No ficam se queixando dos outros e tampouco da situao. Conta-se que Aristteles Onassis, o bilionrio grego, ficava andando em seu iate at altas horas da noite falando sozinho, imaginando cada detalhe da entrevista que iria ter no dia seguinte, memorizava mesmo cada palavra que iria dizer e cada palavra que o seu interlocutor poderia dizer. Os melhores no nascem assim, eles se preparam para ser assim. Por ltimo, as pessoas que triunfam procuram manter sempre uma atitude positiva. Sabem que o xito que tenham e o lugar que ocupam na sociedade dependero da qualidade e quantidade de seu rendimento. Geralmente cedem mais que o esperado. J as pessoas que fracassam intentam obter as coisas sem esforo, e quando fracassam culpam os outros. RESUMINDO: importante ver que h uma diferena muito grande na forma de pensar e agir das pessoas que vencem e das que fracassam, pois cada um est onde est por sua prpria atitude para consigo e para com os demais. Voc que est buscando maneiras de melhorar de vida, j um vencedor. No se deixe esmorecer na metade do caminho, lembre-se sempre: Quando voc no est feliz, preciso ser forte para mudar, resistir tentao do retorno. O fraco no vai a lugar algum. Airton Senna.

Aula 2 ADMINISTRAO DO TEMPO UM GANHO DE VIDA.

Na aula anterior pudemos ver como pessoas vencedoras agem em cada situao da vida e como pessoas que fracassam reagem nas situaes da vida. Nesta aula aprenderemos a ganhar alguns anos de vida. Todos ns queremos viver mais, mas para qu? Para desperdiar nosso tempo fazendo coisas que no levam a lugar algum? Que no nos trazem progresso e felicidade? A maioria de ns vive em um turbilho, trabalhando muito e vendo poucos resultados no final do ms. Ento, vamos ao assunto. Organizao, essa a chave.

Este curso pode ser copiado e distribudo GRATUITAMENTE, desde que seja mantido este rodap em todas as pginas. Se desejar outros ttulos visite o nosso site: portaldariqueza.com.br .

Agora que decidimos o que queremos da vida chegada a hora de organizar as prioridades do que queremos fazendo uma lista em ordem de importncia que chamaremos de lista n. 1. Nesta lista deve conter tudo o que queremos, com data para realizar. Ser a nossa lista de prioridades. A lista n. 2 a nossa lista de afazeres. Ateno: Alm dos afazeres de todo dia, p.ex. trabalho, escola, namoro e etc., esta lista deve conter, diariamente, passos para realizar os nossos desejos. No "Curso da Vitria" voc aprender a fazer, alm da lista de objetivos, sua lista de metas e submetas que sero incorporadas no seu dia a dia. Para ilustrar o que estamos dizendo vamos contar uma estria. Trs pessoas deveriam fazer uma viagem de negcios e procuraram um mestre para saber sua opinio a respeito. O primeiro homem disse ao mestre: - Mestre, devo viajar para Roma e realizar esta lista de tarefas, viajarei por 30 dias. E o mestre respondeu: - Amigo, vejo que voc far vrias coisas que precisa. O segundo homem disse ao mestre: - Mestre, devo viajar para Lion e realizar esta lista de tarefas, tenho um prazo de 15 dias para cumprir esta misso. E o mestre respondeu: - Amigo, vejo que voc vai conseguir realizar muito do que est nesta lista. O terceiro e o ltimo homem disse: - Mestre minha lista de tarefas maior do que a de meus amigos e s tenho 4 dias para realiz-la. E o mestre respondeu: - Amigo, vejo que voc far TUDO que precisa.

RESUMINDO: Estabelea o que importante para voc, concentre-se nisso e no deixe que os afazeres dirios o impeam de alcanar o que quer. E lembre-se: O tempo no escasso, temos 1.440 minutos, 86.400 segundos todos os dias. tempo bastante para ser feliz.

Este curso pode ser copiado e distribudo GRATUITAMENTE, desde que seja mantido este rodap em todas as pginas. Se desejar outros ttulos visite o nosso site: portaldariqueza.com.br .

Aula 3 AUTOCONFIANA

O sucesso na vida perfeitamente sinnimo de uma atitude mental acertada. No importa a que altura coloque as suas aspiraes, primeiramente voc deve crer, firmemente e com sinceridade, que pode realiz-las. Procure entender que onde no h f no futuro, no h foras no presente, que por falta de confiana no prprio futuro muitas pessoas se arruinaram, mesmo tendo todas as qualidades e possibilidades de sucesso. A grande pergunta pois, deve ser, como adquiro essa f sincera, firme, mesmo quando no estou completamente convencido e seguro de mim mesmo? Vamos comear? Siga os passos: 1 A autoconfiana surge atravs do desconhecimento, voc precisa descobrir todo o possvel sobre o que estiver disposto a fazer, no s as boas coisas mas as ms tambm. Na maioria dos casos, os fatores desconhecidos so os que produzem temor, assim, por meio do conhecimento e da compreenso, ns conseguimos desfazer os receios desta espcie. Coragem no a ausncia de medo, mas o triunfo sobre ele. Frank Bettger. Conta-se que Napoleo, durante os ferozes bombardeios no cerco de Toulon, tremia de medo. Um soldado, ao v-lo assim, comentou: - Vejam s, ele est morto de medo. Napoleo ouvindo isso respondeu: - Sim, mas continuo combatendo. Se qualquer outro de vocs sentisse a metade do pavor que estou sentindo, j teria fugido h muito tempo. O incio de toda empresa tem sempre sua poro de dvida, mas depois que se tiver armado do mximo de conhecimentos passe para o passo seguinte, 2 Descubra o que em seu ntimo o faz hesitar, medite em seu ntimo. Pode ser a falta de prtica, talvez seja difcil para voc ajustar a sua personalidade ou os hbitos de trabalho s circunstncias estranhas. Talvez voc esteja arriscando a sua segurana pessoal em algo que lhe parea duvidoso. 3 Venda a si mesmo a idia de que pode realizar tudo quanto se proponha realizar. Repita constantemente: Sou realmente capaz de atingir meus objetivos. Persista, em pouco tempo voc acreditar nisso. Todo o nosso modo de encarar a vida tem de ser o de confiana, precisamos, em primeiro lugar, ter f em ns prprios, acreditando que pode realizar qualquer coisa que se proponha, desde que pague o preo para alcanar o que quer. A chave porm, colocar-se objetivos que valero pena conquista-los. J que teremos que largar todo o resto de nossas vidas, a conquista do nosso desejo deve trazer consigo uma recompensa no mnimo satisfatria.
Este curso pode ser copiado e distribudo GRATUITAMENTE, desde que seja mantido este rodap em todas as pginas. Se desejar outros ttulos visite o nosso site: portaldariqueza.com.br .

Somos ns que idealizamos nossa trajetria pela vida, e colhemos o resultado da ao praticada. No h castigo divino nem destino traado, h sim, um plano bem feito e bem executado, sem desnimos.

Aula 4 Organizao

Na ltima semana tratamos do assunto Autoconfiana, e vimos que onde no h f no futuro, no h fora no presente e que s tem f no futuro quem confia na sua capacidade. Nesta semana, vamos voltar ao assunto organizao para complement-lo, pois quem no sabe estabelecer as prioridades para sua vida e que estabelece uma ordem para realiz-las no pode almejar o sucesso financeiro, profissional e pessoal, em suma, o que devemos buscar a harmonia em nossas vidas, traamos vrios objetivos e tentamos busc-los todos ao mesmo tempo, no concentrando as foras em buscar primeiro a um depois a outro e assim sucessivamente. As pessoas saem sem planejamento ordenado e correto para obter seus resultados, no canalizando suas foras corretamente para conquistar seus objetivos.. Vamos ento a algumas dicas para alcanar esse objetivo. A) Objetivos conflitantes. Um erro muito comum que cometemos estabelecer um objetivo e depois um outro objetivo que dificulta ou at mesmo impede a realizao do objetivo anterior. Aps listar os objetivos que voc deseja alcanar voc deve fazer uma auditoria e estabelecer se estes objetivos no so conflitantes entre si, como por exemplo: 1. Passar mais tempo com a famlia. 2. Terminar a faculdade. 3. Comprar um carro novo. B) Prazo. Outra medida que devemos tomar estabelecer um prazo para cada objetivo se realizar, pois s assim voc pode saber se est caminhando ou no em direo aos seus ideais de realizao. Estabelecendo submetas e alcanando-as dentro do prazo ou prximo a ele nos motiva muito para passar para a outra submeta, ou se no alcanamos no prazo podemos ento aprender com os erros e melhorar nossa performance ao caminhar em direo prxima submeta. Mas esse diferencial s alcana quem se organiza. B) Cada coisa em seu devido lugar.

Este curso pode ser copiado e distribudo GRATUITAMENTE, desde que seja mantido este rodap em todas as pginas. Se desejar outros ttulos visite o nosso site: portaldariqueza.com.br .

importante cada objeto em sua casa e em seu local de trabalho tenha um lugar determinado, isso evita que voc perca um tempo precioso procurando aquilo que devia ser encontrado de imediato, evita tambm o stress da busca, que pode facilmente acabar com um dia de trabalho. C) Momentos ociosos. Procure tirar proveito de todos os momentos ociosos que voc tiver. Use o tempo de locomoo de um local para outro, o tempo de espera por algo. Use e abuse de um Cd player, pois h diversos cursos e livros gravados em CD, que podem ser adquiridos a um custo relativamente baixo, voc pode estudar um segundo idioma por exemplo, enquanto vai para o trabalho.

RESUMO: Tenha cada coisa em seu devido lugar. Estabelea prazos para voc mesmo e atividades consistentes com suas necessidades. Coloque de lado tudo o que for intil e no consistente com o alcance de seus objetivos.

Aula 5 APRENDA COM O SEU BANCO A FAZER O SEU DINHEIRO RENDER MAIS. Eles so capazes de multiplicar vrias vezes o prprio capital. Vivemos um cenrio econmico em nosso pas nada favorvel, mas mesmo assim os bancos continuam lucrando cada vez mais. Mas ser que podemos aprender essa frmula mgica que os bancos parecem possuir? SIM. Precisamos ter em mente que quando conseguimos poupar, por exemplo, R$100,00, ns poupamos muito mais do que isso, no site do Banco Central, podemos usar a calculadora do cidado: http://www.bcb.gov.br/?CALCULADORA e fazer algumas simulaes: * R$100,00 investidos a 1% ao ms (hoje a maioria dos fundos de investimentos rende mais do que isso) por 10 anos teremos = R$ 330,04. Ou seja, no poupamos R$100,00 e sim R$ 330,04. * Agora se conseguirmos investir os mesmos R$100,00 todo ms mesma taxa de 1% veja o que acontece: R$ 23.233,91
Este curso pode ser copiado e distribudo GRATUITAMENTE, desde que seja mantido este rodap em todas as pginas. Se desejar outros ttulos visite o nosso site: portaldariqueza.com.br .

* E se conseguirmos poupar o mesmo valor por 20 anos : R$ 99.914,79 Voc no estar poupando R$100,00 e sim R$100.000,00. Estimulante no mesmo? Preste ateno: As instituies bancrias so extremamente geralmente so completamente desorganizadas. Portanto: PLANEJE Aprenda a fazer um planejamento financeiro para pelo menos 90 dias. Os bancos sabem exatamente as suas receitas e despesas para vrios meses frente. NO SEJA CONSUMISTA Os maiores bancos esto instalados em bairros mais simples, o Ita est no Jabaquara, o Bradesco em Osasco. O Banco Santos tinha uma sede suntuosa na Av. Paulista e gastava fortunas com obras de arte, bom vocs sabem o que aconteceu. CREDIBILIDADE Ningum deposita dinheiro em um banco em que no confia. Fuja dos atrasos, isso vai manter o seu nome limpo e voc vai economizar um bom dinheiro de juros e multas, o ideal fugir a todo custo dos juros. NO EMPRESTE DINHEIRO Esse um dos maiores files dos bancos, mas isso porque eles no teriam o menor pudor em cobrar um dvida e juros exorbitantes por elas, ao contrrio da maioria de ns que prefere perder o dinheiro a perder o amigo. NO PEA DINHEIRO EMPRESTADO PARA TERCEIROS Essa uma das principais causas de ingresso das pessoas fsicas nos servios de proteo ao crdito, numa eventual dificuldade, como o seu nome que vai para o protesto o outro no se preocupar tanto, e se ele j estiver com o nome sujo na praa pior, no pagou uma vez, pode no pagar outra. NO ACREDITE EM PROMESSAS Fundos que oferecem rendimentos de 2% ao ms podem ser muito arriscados, e fundos que rendem 0,7% ao ms podem ter uma taxa de administrao to alta que no est sobrando quase nada para voc. E s para se ter uma idia de quanto pesa uma diferena de 0,3% ao ms no final de 20 anos: R$1.000,00 investidos a 0,7% por 20 anos = R$ 5.334,24
Este curso pode ser copiado e distribudo GRATUITAMENTE, desde que seja mantido este rodap em todas as pginas. Se desejar outros ttulos visite o nosso site: portaldariqueza.com.br .

organizadas./As

pessoas

R$1.000,00 investidos a 1% por 20 anos = um caso para se pensar, no mesmo? AES

R$10.892,55

No arrisque o dinheiro guardado para a sua aposentadoria no mercado de aes. Invista apenas o dinheiro que estiver sobrando e v reinvestindo os lucros, se der um pouco de sorte pode dobrar a sua aposentadoria mas, se der azar, alm de no perder nada que poderia quebr-lo voc ganha experincia valiosa para a prxima tentativa. isso mesmo, no desista se algo der errado.

AULA 6 O PERDO

Para quem quer enriquecer, uma importante lio a aprender perdoar. Muitas vezes as pessoas nos magoam e guardamos essa mgoa, jurando nunca mais esquecer ou at pior, alguns esperam anos por uma oportunidade de se vingar. Quanta energia e tempo de vida desperdiados inutilmente, no mesmo? O fato que as pessoas muitas vezes se arrependem do que fizeram e aguardam ansiosas por uma oportunidade de se desculpar e consertar o mal que causaram. Outras vezes nem se deram conta da ofensa que cometeram e quando se vem esclarecidas de imediato pedem desculpas e propem-se a se redimirem. No perdoando deixamos de poder contar com a pessoa que nos ofendeu e assim podemos perder oportunidades de negcios s vezes importantssimas para o nosso progresso. No estou falando aqui de um perdo ingnuo, onde fechamos nossos olhos para os defeitos do outro e continuamos sendo trados e prejudicados uma vez aps outra; estou falando de perdoar pessoas bem intencionadas e que merecem esse perdo. As pessoas que sabemos ser de sua ndole prejudicar aos outros devemos perdoar tambm, porm afastarmo-nos delas o mais rpido possvel. Mas no s perdoar ao outro, eu quero falar aqui do perdo mais difcil de todos o perdoar a si mesmo, o auto-perdo. Quantas vezes um amigo embriaga-se numa festa e faz aquela baixaria. No dia seguinte vira motivo de gostosas gargalhadas e sadias brincadeiras. Acabamos at o considerando mais, uma pessoa divertida que no deixar de ser convidada para a prxima festa. Porm, quando somos ns que fazemos esse papelo, isso nos envergonha a tal ponto que no mais queremos ver as pessoas que estavam na festa, e meses ou anos aps o ocorrido ainda no nos perdoamos pelo que fizemos. O fato : - Perdoar o outro s vezes difcil. - Perdoar a si mesmo quase sempre impossvel.

Este curso pode ser copiado e distribudo GRATUITAMENTE, desde que seja mantido este rodap em todas as pginas. Se desejar outros ttulos visite o nosso site: portaldariqueza.com.br .

E, para sermos ricos, devemos continuamente aprender com nossos erros e diariamente nos perdoar, pois quem mais acerta quem mais tenta, e quem mais tenta mais erra. Como podemos tentar novamente se no nos perdoarmos por no ter conseguido da primeira vez? Como recomearmos se estamos nos castigando por termos cado? Devemos, portanto nos perdoar por: - Termos falhado quando ramos crianas. - Termos falhado quando j adulto. - Termos, talvez, escolhido a profisso errada e partir para outra. - Termos ofendido algum e pedir desculpas, independente da reao do outro. - No estarmos onde gostaramos de estar. - Por no ter cumprido a meta e os objetivos do ano passado. - E tantas outras coisas. Faa uma lista das coisas que voc se culpa e v trabalhando esse perdo. muito importante e voc vai ver a diferena no seu dia a dia.

AULA 7 CAUSA E EFEITO Ns do Portal da Riqueza no temos nenhuma tendncia religiosa, cada um aqui segue o seu credo. Mas hoje falaremos a respeito de um ensinamento de um dos maiores Mestres da Humanidade Jesus Cristo. Disse Ele: - Quem planta colhe o que plantou. - Quem semeia vento, colhe tempestade. - rvore boa d bons frutos. - Quem procura acha. - Quem pede recebe - Batei e abrir-se-vos-. - Quem vive pela espada morre pela espada. Todas essas frases dizem respeito mesma Lei, a Lei de Causa e Efeito. Essa uma lei imutvel, no podemos fugir dela, mas podemos fazer com que ela trabalhe a nosso favor, observe: - Que tipos de relacionamento voc est cultivando? - Que imagem de si mesmo na sua atividade profissional voc est desenvolvendo? - Que tipos de pensamentos voc est plantando em sua mente? - Que ambiente voc est criando em sua casa? Faa um inventrio para cada uma das perguntas acima e se for o caso adicione outras perguntas.
Este curso pode ser copiado e distribudo GRATUITAMENTE, desde que seja mantido este rodap em todas as pginas. Se desejar outros ttulos visite o nosso site: portaldariqueza.com.br .

10

Comece comprando uma caderneta, aquelas cadernetas de bolso, fcil de carregar consigo. Leve-a sempre junto para onde for e v anotando, por uma semana todo tipo de pensamento negativo, intil, ou contrrio aos planos que tiver, no se censure a princpio, apenas d vazo a eles, no tente neste momento analis-los. Ao final dessa semana deixe a caderneta de lado e passe para outra caderneta e outra pergunta por uma semana. Esse espao de tempo importante para a sua mente subconsciente trabalhar. Ao final da segunda semana volte primeira caderneta e ento sim, analise os pensamentos que teve na primeira semana, se for o caso separe-os em categorias medo da pobreza, medo de perder o emprego, ansiedade, pensamentos ligados a algum trauma de infncia, etc. - e v trabalhando a mudana desses pensamentos, ou melhor, dessas sementes que esto sendo plantadas em seu subconsciente. Fiz este exerccio, e ao agrupar os pensamentos em categorias percebi que eles se resumiam em 5 categorias mas que apenas 2 eram realmente um problema e foi fcil, depois disso interromp-los assim que comeava a pensar neles, tornando-me consciente pude combat-los mais efetivamente. Continue ento com o seu inventrio, passando para as outras perguntas do mesmo modo descrito acima. O importante no desanimar, por isso vou contar-lhes a respeito do cultivo do bambu, que nos d uma idia muito clara do porque devemos perseverar at conseguir o que queremos. Voc semeia a semente, aduba a terra e preocupasse em reg-la constantemente. Durante os primeiros meses, no acontece nada de notvel. Na realidade, no acontece nada semente durante os primeiros sete anos, de tal forma que, um agricultor inexperiente ficaria convencido de que teria comprado sementes infrteis No entanto, durante o stimo ano, num perodo de apenas seis semanas, a planta do bamb cresce mais de 30 metros. Demorou apenas seis semanas a crescer? No! Na verdade, necessitou de sete anos e seis semanas para desenvolver-se. Durante os primeiros sete anos de aparente inatividade, este bamb estava gerando um complexo sistema de razes que lhe permitir sustentar o crescimento que ter nas seis semanas seguintes. Pense nisso enquanto estiver trabalhando por sua fortuna e ela demorar um pouc a chegar, talvez num momento de desesperana voc deixa de regar a frgil plantinha da prosperidade que voc est plantando ela acabaria morrendo, deixando de lhe dar os fruto infinitos que esto rservados a voc desde o seu nascimento. A pobreza pode ser erradicada, no aumentando o nmero de pessoas bemintencionadas que pensam na pobreza, mas aumentando o nmero de pessoas pobres que se proponham com f a enriquecer.

Este curso pode ser copiado e distribudo GRATUITAMENTE, desde que seja mantido este rodap em todas as pginas. Se desejar outros ttulos visite o nosso site: portaldariqueza.com.br .

11

AULA 8 O QUE FAZER HOJE? Cada dia um dia bem sucedido ou dia de fracasso, e so os dias bemsucedidos que lhe trazem os seus sonhos at voc. Caso todo dia seja um dia de fracasso, voc pode nunca ficar rico, mas quando todo dia for um sucesso, voc no pode fracassar em enriquecer. Se voc tiver que fazer algo hoje e no fizer, voc falhou no que diz respeito a essa ao, e as conseqncias podem ser mais desastrosas do que se possa imaginar. No podemos prever os resultados de nenhuma de nossas aes, mesmo as mais triviais. No sabemos como funcionam as foras que se movem a nosso favor. Muito pode depender de nosso modo de realizar um ato simples, e este pode ser exatamente o que vai abrir a porta da oportunidade s grandes possibilidades. Voc no sabe todas as combinaes que a inteligncia suprema est fazendo por voc neste mundo de atribulaes e dificuldades. Realizar a mnima tarefa que seja de modo descuidado pode causar um grande atraso em obter o que voc quer. Faa a cada dia, TUDO que pode ser feito naquele dia. Contudo, h uma limitao para o que acabamos de dizer e que deve ser levado em conta: - Voc no deve agir lanando-se cegamente ao que deve ser feito sem antes refletir com cuidado sobre o que dever ser feito, tampouco se esgotar, no esforo de fazer o mximo no menor tempo possvel. No deve tambm fazer hoje o trabalho de amanh, nem fazer o trabalho de uma semana em um nico dia. No a quantidade de tarefas realizadas que conta, e sim a escolha do que realmente importante se fazer e a eficincia em realizar cada ao separada. Isso o que conta. Cada ao , por si, um sucesso ou um fracasso. Cada ao ineficiente um fracasso, e se voc desperdiar a vida em atos ineficientes, sua vida inteira ser um fracasso, e quanto mais coisas voc fizer, pior. Por outro lado, cada ato eficiente um sucesso, e se cada ato de sua vida for eficiente, sua vida inteira ter que ser um sucesso. No quem muito trabalha que fica rico, mas sim quem faz o que deve ser feito de modo eficiente. Trace um plano para conseguir o que quer e concentre-se nele, elimine as tarefas em sua vida que no levam a lugar algum. Pense em como ganhar dinheiro, cada dia mais. Pense em fontes alternativas de renda. Chamo a isso de Meditao Financeira, falaremos sobre ela e como tirar o mximo proveito num prximo curso. Para terminar, acho que vale a pena repetir: Cada ato eficiente um sucesso, e se cada ato de sua vida for eficiente, sua vida inteira ter que ser um sucesso.

Este curso pode ser copiado e distribudo GRATUITAMENTE, desde que seja mantido este rodap em todas as pginas. Se desejar outros ttulos visite o nosso site: portaldariqueza.com.br .

12

Aula 9 A Coroao de Napoleo

Nesta aula abordaremos um fato muito importante para alcanarmos o xito total em nossas vidas: No precisar da aprovao dos outros. Para isso estudaremos alguns aspectos da vida de uma das maiores personagens da Histria, Napoleo Bonaparte. Napoleo nasceu pobre, muito pobre, na Crsega, uma ilha da Frana. Na poca quem nascia l era muito discriminado, acreditando que l no nasceria ningum de valor. Nasceu pobre, discriminado e excludo, poucos conseguiriam chegar a um cargo muito alto, mas no ele, que sempre estudou muito e acreditou que seria capaz de realizar qualquer coisa a que fosse designado. Foi alcanando patentes mais elevadas no exrcito francs, vencendo batalhas que todos acreditavam que no seria possvel, porm ele nunca acreditou que no conseguiria. Napoleo uma personagem que sempre acreditou em si e certa vez indagado sobre a sorte que o acompanhara at ento, se dirigiu a uma janela prxima e disse: Esto vendo aquela estrela? (apontando para a estrela mais brilhante do cu). A minha estrela brilha muito mais do que aquela. Mas o ponto mais alto, o exemplo mais significativo foi a sua coroao, quando seria coroado pelo Papa Pio VII, tirou-lhe a coroa das mos e coroou-se. Preste ateno: Napoleo no precisou nem da aprovao do Papa, ele coroou a si mesmo. essa atitude que devemos tomar muitas vezes em nossas vidas. No devemos esperar que outros digam que somos competentes, devemos acreditar que somos, que servimos para tal tarefa; devemos tomar a dianteira e assumir a realizao da mesma. A vida premia os corajosos. S para citar mais um exemplo: certa vez uma senhora muito pobre levou seu filho a um professor de msica e canto para ser avaliado. O professor disse que seu filho nunca seria um cantor e que no perdesse seu tempo e dinheiro. A pobre mulher que ganhava a vida como costureira no acreditou nesse professor e trabalhou dia e noite para pagar os estudos de seu filho, Enrico Caruso, o maior cantor de pera de todos os tempos, sendo o primeiro a vender 1.000.000 de cpias de seu disco, no incio do sculo XX. Lembre-se destas histrias da prxima vez que achar que no pode fazer algo, ou quando disserem que voc no completou a faculdade (se for este o caso), coroe-se capaz e seja bem-sucedido em tudo.
Este curso pode ser copiado e distribudo GRATUITAMENTE, desde que seja mantido este rodap em todas as pginas. Se desejar outros ttulos visite o nosso site: portaldariqueza.com.br .

13

Para encerrar o nosso curso vamos transcrever uma mensagem do pensador Epcteto, que nasceu em 55 d.C. em Hierpolis, Frigia, no extremo oriental do Imprio Romano e morreu por volta de 135 d.C. em Nicpolis. Esta mensagem resume bem qual deveria ser o nosso objetivo bsico:

Aula 10 A boa vida a vida com serenidade interior O indcio mais seguro de uma vida superior a serenidade. O progresso moral resulta do fato de voc ser livre do tumulto interior. Voc no se impacienta mais com cada coisa que venha a acontecer. Se uma vida superior que voc est buscando, ento precisa abster-se de padres comuns de pensamento, tais como: Se eu no trabalhar mais e com mais emprenho, unca terei uma renda razovel, ningum me respeitar, no serei ningum na vida. Se eu no repreender meu empregado, ele se aproveitar de minha boa vontade. prefervel morrer de fome mas livre de desgostos e medos a viver na abundncia acossado por preocupaes, desconfianas, temores e desejos incontrolveis. Inicie agora mesmo um programa de autodomnio, comece porm com moderao, com as pequenas coisas que o incomodam. Seu filho derrubou algo no cho? Voc no encontrou a sua carteira? Diga a si mesmo: Lidar calmamente com este aborrecimento o preo que eu pago para ter minha serenidade interior, para livrar-me de perturbaes. No se consegue nada de graa. E quando voc tiver que conversar com o seu filho, prepare-se para no ser ouvido ou, se for, para constatar que ele no fez o que voc queria que ele fizesse. Se isso vier a acontecer, ficar agitado no ajudar seu filho em nada. Ele no deveria ter o poder de lhe causar qualquer perturbao. O progresso espiritual exige de ns que ressaltemos o que essencial e deixemos de lado todas as demais ocupaes banais que merecem a nossa ateno. Alm disso, bom ser considerado ingnuo com relao s coisas que no nos competem. No se preocupe com a opinio alheia a seu respeito, as pessoas em geral esto fascinadas e iludidas pelas aparncias. Mantenha-se firme em seu propsito. S isso poder fortalecer a sua vontade e coerncia sua vida. Evite tentar conquistar a aprovao e admirao de outras pessoas, lembrese de que voc est em busca de um caminho mais elevado. Adapte seus desejos realidade. Se liberdade o que voc procura, ento no deseje nada e rejeite tudo o que depende dos outros. Caso contrrio, ser sempre um escravo indefeso, deseje apenas o que depende de ti mesmo. A liberdade vem da compreenso dos limites de nosso prprio poder e dos limites naturais estabelecidos pela providncia divina. Ao aceitar os limites e
Este curso pode ser copiado e distribudo GRATUITAMENTE, desde que seja mantido este rodap em todas as pginas. Se desejar outros ttulos visite o nosso site: portaldariqueza.com.br .

14

inevitabilidade da vida e ao trabalhar com eles, em vez de lutar contra eles, nos tornamos livres. Se, por outro lado, sucumbimos a nossos desejos passageiros por coisas que no esto sob nosso controle, a liberdade est perdida. o que nos diz a Orao da Serenidade: "Deus, dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu no posso mudar, coragem para mudar as coisas que eu possa, e sabedoria para que eu saiba a diferena: vivendo um dia a cada vez, aproveitando um momento de cada vez; aceitando as dificuldades como um caminho para a paz; indagando, como fez Jesus, a este mundo pecador, no como eu teria feito; aceitando que Voc tornaria tudo correto se eu me submetesse sua vontade para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e extremamente feliz com voc para sempre no futuro. Amen."

Obrigado por ter participado do nosso curso, e no deixe de visitar o nosso site e dar sugestes: www.portaldariqueza.com

Este curso pode ser copiado e distribudo GRATUITAMENTE, desde que seja mantido este rodap em todas as pginas. Se desejar outros ttulos visite o nosso site: portaldariqueza.com.br .

15

También podría gustarte