Está en la página 1de 30

Mensagens Postadas

cdigo de conduta - (Por: JOO SVIO LOPES PINTO/Em: 09/10/2012 21:40) Responder Como bem explicado, o Cdigo de Conduta para os Funcionrios Responsveis Pela Aplicao Da Lei foi adotado pela Assemblia Geral das Naes Unidas, no dia 17 de Dezembro de 1979, atravs da Resoluo n 34/169.

Em suma, reza que os funcionrios responsveis pela aplicao da lei devem sempre cumprir o dever que a lei lhes impe, servindo a comunidade e protegendo todas as pessoas contra atos ilegais, em conformidade com o elevado grau de responsabilidade que a sua profisso requer.

Entendo o dispositovo como verdadeiro manual, sem o qual o profissional de segurana estaria limitado a aes empricas, sem um padro ou mtodo. Certamente, a ausncia do cdigo traria consigo a predominncia do arbtrio, truculncia e a ineficcia da ao. A aplicao do cdigo vem a facilitar o trabalho do aplicador da Lei, simplificando o seu dia-a-dia, prezando-se pela inafastabilidade dos princpios e regras traadas pelo cdigo.

Re: cdigo de conduta - (Por: FRANCISCO CLIO VIANA SILVA/Em: 14/10/2012 06:39) Responder Caro Joo Svio, Muito boa contribuio no forum.

Cdigo de Conduta - (Por: FRANCISCO ALAILTON ARRUDA DE ANDRADE/Em: 10/10/2012 11:23) -

Responder O Cdigo de Conduta em epgrafe tem caracter internacional e aborda de forma genrica as medidas bsicas a serem adotadas em um caso concreto, porm ele vai bem mais alm que simplesmente ditar normas comportamentais de seus aplicadores, mas tambm o tratamento a ser recebido pelos prprios aplicadores, como por exemplo a remunerao equivalente as atividades exercidas, tentando impedir que pessoas sejam tratadas sem dignidade, ao tempo em que lhes so cobradas condutas diferentes

modulo II - (Por: JEAN CARDSON DE OLIVEIRA/Em: 10/10/2012 13:52) Responder o codigo de conduta foi criado atraves da resoluo 34/169 de 17 de dezembro de 1969, o codigo consiste em oito artigos com comentarios explicativos, onde fornece varios informaes sob o tratamento humano de maneira justa, e que destaca a aplicao da lei.

modulo II - (Por: JEAN CARDSON DE OLIVEIRA/Em: 10/10/2012 13:56) Responder ratificando a data do condigo de conduta e de 17 de dezembro de 1979, e vale tambem lembrar dos principios gerais, questes especificas, disciplina e superviso.

MODULO II - (Por: JOSE CLETO FERREIRA DOS SANTOS/Em: 11/10/2012 07:40) Responder Na criao do referido Cdigo de Conduta o que se buscou foi uma regulamentao apesar de suscinta,poucos artigos,mas de uma abrangncia enorme,pois trata-se de algo inerente pesoa humana;

Frum II - (Por: DANIEL WANIER CAVALCANTE NOGUEIRA/Em: 11/10/2012 11:54) Responder

Declarar que as violacoes dos direitos humanos por parte das forcas policiais podem apenas tornar mais dificil a ja de si ardua missao de aplicar a lei e convencer disso os policias seus colegas; lembrar ao mundo que, quando um responsavel pela aplicacao da lei viola a lei, o resultado e, nao apenas um atentado a dignidade humana e a propria lei, mas tambem um erguer de barreiras a eficaz actuacao da policia. As violacoes da lei por parte das forcas policiais tem multiplos efeitos praticos: diminuem a confianca do publico; agravam a desobediencia civil; ameacam o efectivo exercicio da accao penal pelos tribunais; isolam a policia da comunidade; resultam na libertacao dos culpados e na punicao dos inocentes; deixam a vitima do crime sem que se lhe faca justica pelo seu sofrimento; comprometem a nocao de "aplicacao da lei", ao retirar-lhe o elemento "lei"; obrigam os servicos de policia a adoptar uma atitude de reaccao e nao de prevencao; provocam criticas por parte da comunidade internacional e dos meios de comunicacao social e colocam o respectivo Governo sob pressao.

MANUAL DE FORMAO EM DIREITOS HUMANOS PARA AS FORAS POLICIAIS

Re: Frum II - (Por: FRANCISCO CLIO VIANA SILVA/Em: 14/10/2012 06:40) Responder Daniel Wanier, Contibuio erriquecedora, Parabens

Cdigo de Conduta ... - (Por: FRANCISCO MARCOS FERREIRA DE SOUSA/Em: 11/10/2012 14:46) Responder Os Direitos Humanos, que ao longo dos anos, vm ganhando proteo atravs dos Ordenamentoa Jurdicos Internacionais e do prprio Estado, exige cada vez mais uma ateno especial daqueles profissionais que so responsveis pela Manuteno da Ordem Pblica, ou seja, dos Encarregados de Aplicao da Lei. Nesse diapaso, surge de forma bastante oportuna, o Cdigo de Conduta para os Encarregados de Aplicao da Lei, que serve para nortear os profissionais e padronizar as aes, visando sempre a proteo dos Direitos Fundamentais da Dignidade da Pessoa Humana.

A orientao do Cdigo de Conduta, traduz uma linguagem universal, e traz como premissa a conservao dos Direitos Humanos em sua essncia, trazendo a lume, princpios fundamentais para serem aplicados pelos Encarregados de Aplicao da Lei, visando a preservao dos Direitos Humanos.

2-Frum de Contedo- - (Por: GENSIO FLIX DA SILVA/Em: 11/10/2012 20:57) Responder Lendo o mdulo aprend que a conduta tica e legal pela aplicao da lei requesito essencial,no Estado Democrtico de direito que os rgos encarregados por isso prestem contas de seus servios a comunidade,direta ou indiretamente,atravs de seus representantes.As pessoas no esperam apenas que o Estado disponibilize os melhores servios,mas aguardam tambm que a conduta de suas instituies e seus funcionrios seja tica e responsvel.E diz que no basta fazer as coisas bem, fundamental faz-las

da forma correta.Diz tambm fundamental que a conduta seja ntegra e em conformidade com as leis e os regulamentos que regem as suas atividades.E o emprego desses poderes deve ajustar-se aos princpios de Legalidade,da Necessidade e da Proporcionalidade.As pessoas confiam na existencia de uma deotologia profissional e, neste contexto,o que mais se destaca o Cdigo de Conduta das Naes Unidas para os funcionrios responsveis pela aplicao da lei.Um importante instrumento.O cdigo consiste em oito artigos,acompanhados por seus respectivos comentrios explicativos.E o que achei mais importante foi o art. 2 que diz:Requer que os empregados pela aplicao da lei,no cumprimento do dever,respeitem e protejam a dignidade humana,mantenham e defendam os direitos humanos de todas as pessoas.

Re: 2-Frum de Contedo- - (Por: FRANCISCO CLIO VIANA SILVA/Em: 14/10/2012 06:43) Responder Muito boa contribuio caro Gensio, Bom final de semana!

Frum II - (Por: EMILIANO SOUSA LEITE/Em: 12/10/2012 14:12) Responder O Cdigo de Conduta para os encarregados pela aplicao da Lei uma importante ferramenta que rege a conduta dos profissionais que fiscalizam a aplicao da lei. Sua criao de 17/12/1979 atravs da Resoluo 34/169, da Assembia Geral das Naes Unidas. Esse cdigo composto por oito artigos que possuem normas orientadoras aos governos nacionais sobre como os encarregados pela aplicao da lei deve lidar com questes relacionadas aos direitos humanos e a justia criminal. No um tratado mas um conjunto de princpios orientadores a serem observados por esses profissionais. Emiliano.

Frum II - (Por: FRANCISCO SILVIO MAIA/Em: 13/10/2012 16:47) Responder

Caro Tutor e colegas de turma,

Pesquisando sobre o tema verifiquei que:

O Cdigo de Conduta um instrumento foi adotado por intermdio da resoluo 34/169, de 17 de dezembro de 1979, da Assemblia Geral das Naes Unidas. No um tratado, mas pertence categoria dos instrumentos que proporcionam normas orientadoras aos Governos sobre questes relacionadas com direitos humanos e justia criminal.

importante notar que esses padres de conduta deixam de ter valor prtico a no ser que o seu contedo e significado, atravs de educao, treinamento e acompanhamento, passem a fazer parte da crena de cada indivduo encarregado da aplicao da lei. O Cdigo consiste em oito artigos, cada um acompanhado de comentrios explicativos. Como exemplo:

O artigo 1o estipula que os encarregados da aplicao da lei devem sempre cumprir o dever que a lei lhes impe,...

O artigo 2o requer que os encarregados da aplicao da lei, no cumprimento do dever, respeitem e protejam a dignidade humana, mantenham e defendam os direitos humanos de todas as pessoas.

Neste sentido se verifica um significativo melhoramento quanto ao atendimento sociedade, pois, atravs de medidas como a capacitao de profissionais de vrias Foras Policiais e de Segurana pelo Mundo e mais recentemente com o trabalho de Integrao das Normas Internacionais de Direitos Humanos aplicveis s Funes Policiais, nas matrizes curriculares de Cursos de Formao, na rea de Treinamento e na rea de Doutrina Policial de algumas Polcias no Brasil e outros Paises Latino-Americanos, os resultados obtidos em sido muito bem apreciados.

Um abrao todos.

Silvio Maia

Re: Frum II - (Por: FRANCISCO CLIO VIANA SILVA/Em: 14/10/2012 06:42) Responder Excelente Silvio Maia, Suas contribuies nos fruns esto enriquecendo o conhecimento desta turma, Forte Abrao,

Frum - (Por: FRANCISCO WANDIER TEIXEIRA/Em: 13/10/2012 17:47) Responder de extrema a importncia do Cdigo de conduta das naes unidas, pois direcionado a proteo dos direitos do homem e das liberdades fundamentais para todos, sem distino de raa, sexo, lngua ou religio. Mas importante lembrar que muito difcil a misso, pois o ser humano muito imprevisvel e muitos de difcil aceitao de normas, da onde se encaixa a qualidade do treinamento dos funcionrios para o tratamento adequado para com o pblico. Em sntese no meu entendimento, o cdigo de conduta foi criado dentro de todos os parmetros dos direitos fundamentais e humanos e se seguido de forma correta tem como consequncias o reconhecimento da sociedade e a aplicabilidade positiva de lei.

Cdigo de Conduta - (Por: DEIVE ROMO DOS SANTOS/Em: 14/10/2012 15:14) Responder Apesar do Cdigo de Conduta para os Funcionrios Responsveis Pela Aplicao Da Lei possui um carter internacional, a legislao brasileira j absorveu tais princpios, seja na Carta Magna ou outras leis esparsas. O Direito Administrativo brasileiro j trata detalhadamene sobre os princpios da legalidade, necessidade e proporcionalidade, seja em sentido amplo ou estrito. Apesar da maioria dos profissionais de segurana pblico j terem o

conhecimento mesmo que parcial de tais princpios, o difcil encontrar o elo entre a teoria e uma situao real, onde o profissional possui segundos para decidir.

FRUM II - (Por: JOGETE SILVA TEIXEIRA/Em: 15/10/2012 07:55) Responder Como sendo um instrumento adotado por intermdio da resoluo N 34/169, de 17 de dezembro de 1979, da Assemblia Geral das Naes Unidas. O Cdigo de Conduta passou a ser transmitido aos governos com a recomendao de que uma considerao favorvel fosse dada sua utilizao, dentro da estrutura da legislao ou prtica nacional como um conjunto de princpios a ser observado pelos funcionrios responsveis pela aplicao da lei.

modulo II - (Por: GERALDO FRANCISCO DE LUCENA NETO/Em: 15/10/2012 09:16) Responder por meio desta resoluo,o cdigo de conduta foi trasmitido aos governos com a recomendao de que uma considerao favorvel fosse dada sua utilizao,detro da da estrutura da legislao ou pratica nacional como um conjunto de principios a ser observado pelos funcionrios responsveis pela aplicao da lei.nbo um tratado, mas pertence categoria dos instrumentos que proporcionam normas orientadoras aos governos sobrequestoes relacionadas com o direitos humanos e justia criminal.

2 Frum - (Por: ALUISIO SAMPAIO JUNIOR/Em: 15/10/2012 15:00) Responder Este Cdigo busca criar padres para as prticas de aplicao da lei que estejam de acordo com as disposies bsicas dos direitos e liberdade das pessoas. Procura influenciar a atitude e o comportamento prtico dos encarregados da aplicao da lei. Os artigos deste Cdigo tm por finalidade sensibilizar as organizaes de aplicao da lei e seus encarregados para a enorme responsabilidade que o Estado lhes concede. Como um instrumento da autoridade do Estado, so investidos de poderes de grande alcance, e a natureza de seus deveres

coloca-os em situaes de corrupo em potencial. Uma das situaes que enfatizamos o uso da fora pelos encarregados da aplicao da lei deve ser excepcional e nunca ultrapassar o nvel razoavelmente necessrio para se atingir os objetivos legtimos de aplicao da lei.

2 FRUM DE CONTEDO - (Por: JOO BATISTA BARBOSA DA SILVA/Em: 15/10/2012 21:07) Responder COMENTRIO SOBRE A IMPORTANCIA DO CDIGO DE CONDUTA PARA OS ENCARREGADOS PELA APLICAO DA LEI.

A EXPRESSO ENCARREGADOS PEL A APLICAO DA LEI, INCLUI TODOS OS AGENTES DA LEI, QUER NOMEADOS, QUER ELEITOS, QUE EXERAM PODERES DE POLCIA, ESPECIALMENTE PODERES DE PRISO OU DETENO. E O CDIGO APENAS UMA DAS VRIAS MEDIDAS IMPORTANTES PARA GARANTIR A PROTEO DE TODOS OS DIREITOS E INTERESSES DOS CIDADOS SERVIDOS PELOS REFERIDOS FUNCIONRIOS.

MDULO 2 - (Por: FRANISCO RUI MARQUES SOUSA/Em: 16/10/2012 22:25) Responder O cdigo de conduta(tica) torna-se um instrumento de extrema necessidade,um valoroso guia de nossas funes no ambito da segurana pblica.Ajustando nossas atitudes e conceitos em prol da sociedade.O cdigo age como um regulador de pessoas que apresentam desvios de conduta.Uma polcia cidad aquela que "protege as pessosa,preserva a ordem pblica e o fil cumprimento das leis e combate o crime".

mod 2 - (Por: VALDIMIRO GIRO NOBRE NETO/Em: 16/10/2012 23:45) Responder Os agentes responsveis pela aplicao da lei devem cumpir o que o lei impe, servindo e protegendo todas as pessoas da comunidade, sem distino de raas, dos atos ilegais, mantendo o grau de responsabilidade

Mdulo II - (Por: ANTONIO WANDERLON DE SOUSA/Em: 17/10/2012 16:48) Responder O Cdigo de Conduta o conjunto de princpios a serem observados pelos funcionrios responsveis pela aplicao da lei. importante pois proporciona normas orientadoras aos governos sobre questes relacionadas com os Direitos Humanos e com a Justia Criminal. Dentre suas normas o cdigo diz que: devemos cumprir o dever que a lei nos impe; respeitar e proteger a dignidade humanae defender os Direitos Humanos; proibido tortura, corrupo, etc.. Enfim o Cdigo de Conduta trata dos aspectos legais, morais e ticos da profisso sob pena de cometer desvio de conduta e abusos no poder que nos foi conferido para atuar em defesa da sociedade.

comenatario de apresentao e outro - (Por: ROGACIANO RODRIGUES ALVES/Em: 17/10/2012 21:54) Responder caros colegas e amigo tutor estou somente agora acessando o forum por varios motivos, um foi o pleito eleitoral que me custou uma transferencia , e onde eu estava nao tinha internet. bem como os inumeros compromissos que se acumulou sobre mim.

antes quero me apresentar : sou o Policial Militar a 17 anos , infelizmente na mesma graduao, se que soldado pode ser considerado uma graduao. fiz pedagogia pela UVA, terminei o seminario de teologia pela FATECE, e atualmente estou concluindo TEOLOGIA pela FAK. ja fiz aproximadamente 13 cursos pelo senasp, que muito aprendi, mas infelizmente a policia nao valoriza, pois nao vale nem ao menos elogios.

2 Frum - (Por: ADRIANO LIRA DA SILVA/Em: 19/10/2012 15:04) Responder As normas so importantes pois elas regem a conduta dos policiais perante os Direitos Humanos, sendo assim, os atos ilegais que ferem as normas internacionais devem extirpadas!

Cdigo de conduta. - (Por: FRANCIELITON VIEIRA FELIX/Em: 20/10/2012 13:05) Responder Caros amigos venho lhes falar que em toda profisso, cargo, orgos, nucleos e onde tem o ser humano tem que haver leis; pois o homen se no houver um freiamento em seus limites esses tais seram traspassados e teram suas regras quebradas, como ja vimos no mundo atual sem leis para nos redegir, tudo estaria no cals geral, ento o cdigo de conduta em nossa profisso ou em qualquer outra necessrio sim; levando para o lado espiritual imaginem como seria se todos ns seguissimos os mandamentos de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo? viveriamos em paz uns com os outros.

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vs, que tambm vs uns aos outros vos ameis. Joo 13:34

Cdigo de conduta do FEAL - (Por: FRANCISCO JOSE TEIXEIRA/Em: 22/10/2012 21:33) Responder Aos meus 24 anos de instituio policial e ao mim interessar por assuntos que eram verdadeiros tabus, pude perceber que muito companheiros nossos se prejudicaram e at perderam suas funes por puro analfabetismo institucional.Podemos tambm perceber a omisso do estado tanto na esfera estadual, quanto federal. Ao mesmo tempo vemos que o estado de direito no meu pais deu veneno a cobra para...,mas compreendo que abusos existiram, existem e sempre vo existir. Entendo EU que s haveria uma mudana de fato e de direito se a problemtica comeasse a ser tratado na clula mater da sociedade "A FAMLIA".

forum - (Por: ANTONIO SHIRLEY DO NASCIMENTO SILVA/Em: 24/10/2012 15:07) Responder O profissional de segurana publica est inteiramente vinculado lei e seus parametros de aplica na esferal penal. Esse condigo de conduta tem uma dimenso internacional e abrange quasi formas de proteo dignidade do ser humano, em consonancia com a Declarao dos Direitod Humanos. Tal cdigo vem a facilitar e dotar o profissional da segurana pblica em atruar

dentro dos padres legais.

2 Frum - (Por: JULIETA ARAUJO LIMA/Em: 24/10/2012 23:26) Responder O Cdigo de Conduta das Naes Unidas para os funcionrios responsveis pela aplicao da lei foi criado por meio da Resoluo n 34/169, de 17 de dezembro de 1979, da Assembleia Geral das Naes Unidas. Referido Cdigo veio para proporcionar normas orientadoras aos governos sobre questes relacionadas com direitos humanos e justia criminal, sendo constitudo de oito artigos, os quais definem regras a serem adotadas pelos funcionrios responsveis pela aplicao da lei. De acordo com o Cdigo de Conduta, esses funcionrios devem sempre cumprir o dever que a lei lhes impe; devem respeitar e proteger a dignidade humana, manter e defender os direitos humanos de todas as pessoas. Vemos, ainda, nos citados artigos, que os funcionrios encarregados pela aplicao da lei podem, inclusive, fazer uso da fora, desde que estritamente necessrio e apenas para o cumprimento do seu dever. O Cdigo trata, tambm, do sigilo das informaes, quando disciplina, em seu art. 4 que os assuntos de natureza confidencial devem ser mantidos confidenciais, exceto se o cumprimento do dever e a necessidade de justia exigir o contrrio. O art. 5 trata da proibio de tortura ou outro meio ou pena cruel, desumano ou degradante. O art. 6 diz respeito ao dever de cuidar e proteger a sade das pessoas privadas da sua liberdade. J o art. 7 probe os encarregados pela aplicao de lei de cometer qualquer ato de corrupo e, por fim, o art. 8 aconselha esses funcionrios a respeitarem a lei e o cdigo. Como pudemos observar o Cdigo de Conduta disciplina, orienta esses encarregados da aplicao da lei.

Re: 2 Forum - (Por: JOSE EVERALDO DINIZ FERREIRA/Em: 25/10/2012 12:37) Responder Uma conduta tica e moral, respeitando os direitos humanos, a base para o

sucesso das instituies que prestam servios pblicos, principalmente as responsveis pela aplicao da lei, pois atualmente a populao em geral exige dos prestadores de servios pblicos grande cautela no desempenho de suas funes, com a grande velocidade e facilidade no acesso a mdia a conscientizao a respeito dos direitos dos cidados requerem dos funcionrios pblicos uma atuao baseada, sobretudo, na tica. a atuao fundamentada nos princpios ticos e morais imprescindvel no exerccio de sua profisso, carrega consigo uma responsabilidade grandiosa, pois seus atos so capazes de deixar marcas fsicas ou psicolgicas que perduram na vida das pessoas. necessrio que a instituio trabalhe os princpios morais e ticos com bastante nfase nos cursos de formao inicial e todos posteriores, pois esses valores vo alm dos conhecimentos tericos e tcnicos devendo haver uma conduta tica, exigindo sempre do seu profissional um comportamento moral condizente com a funo que desempenha, a fim de cultivar a confiabilidade da sociedade.

A importncia do cdigo de conduta - (Por: JOS VAGNER SALES TABOSA/Em: 25/10/2012 17:23) Responder Todo agente da lei submetido prpria lei. O cdigo de conduta um instrumento jurdico internacional que foi perfeitamente absorvido pelo nosso sistema jurdico e que de grande importncia para regular as atitudes do agente da lei. A segurana pblica deve primar pela boa conduta de seus agentes e o cdigo veio para fazer valer essa ao. Portanto, de grande importncia. Os agentes da lei no esto acima da lei...

codigo de conduta - (Por: RIVADAVIA BANDEIRA DE SOUZA/Em: 25/10/2012 20:18) Responder de suma importncia para todos os aplicadores da lei, em qualquer esfera, fazer uso do Cdigo. Tudo que nele est, ajuda a guiar, disciplinar e regular os atos de quem tem o dever de segui-lo.

Mensagens Postadas

3-Frum de Contedo(3-Mdulo) - (Por: GENSIO FLIX DA SILVA/Em: 19/10/2012 20:39) Responder Dentro do contexto do mdulo que l,um direito um titulo. uma reivindicao que uma pessoa pode fazer para com outra de maneira que,ao exercitar esse direito,no impea que outrem possa exercitar o seu.Assim sendo,os direitos humanos so titulos legais que toda pessoa possui como ser humano.So universais e pertencem a todos,ricos ou pobres,homens ou mulheres.Atualmente os direitos humanos so direitos legais,isso significa que fazem parte da legislao.Ento tanto nos instrumentos internacionais como tambm so protegidos pelas constituies e legislaes nacionais da maioria dos pases do mundo.Os principios fundamentais que constituem a legislao moderna dos direitos humanos tm existido ao longo da histria.No entanto,foi somente no sculo XX que a comunidade internacional se tornou consciente da necessidade de desenvolver padres minimos para o tratamento de cidados pelo governo.Vimos que essencial a proteo dos direitos do homem,atravs de um estado de direito,para que o homem no seja competido,em supremo recurso,a revolta contra a tirania e a opresso.Assim sendo tornar-se necessrio contextualizar os direitos humanos para que possa explicar o papel que os encarregados pela aplicao da lei devem desempenhar para promover e proteger os direitos humanos.Assim sendo,o (DIDH)consiste num conjunto de princpios e regras.E dentre dos princpios do direito internacional de direitos humanos que delimitam as prticas da aplicao da lei,destacam-se os seguintes:A presuno da inocncia; O direito de todas as pessoas a um julgamento justo e ; O respeito pela dignidade,honra e privacidade.E aqui eu relaciono o que acho mais relevante e que merece mais ateno dentro da polcia militar do Cear. *O direito presuno de inocncia,at prova em contrrio, essencial para garantir um julgamento justo.

Re: 3-Frum de Contedo(3-Mdulo) - (Por: FRANCISCO CLIO VIANA SILVA/Em: 23/10/2012 00:04) Responder

Excelente contribuo, de acordo com o objetivo do curso e alinhada com a prosposta do forum.

FRUM III - PRINCPIOS DO D.I.D.H. - (Por: ELIONOR ARISTIDES DE SOUSA/Em: 19/10/2012 23:51) Responder 1 - Princpios do D.I.D.H. delimitadores as prticas de aplicao da Lei: - Presuno da inocncia; - Direito de todas as pessoas a um julgamento justo; - O respeito pela Dignidade, honra e privacidade.

2 - Mais relevante e merecedor de mais ateno, entendo ser: A presuno da inocncia;

Re: FRUM III - PRINCPIOS DO D.I.D.H. - (Por: FRANCISCO CLIO VIANA SILVA/Em: 23/10/2012 00:07) Responder Boa contribuio, Sua contribuio ser mais enriquecedora se explicar sua posio. Forte abrao

modulo III - (Por: JEAN CARDSON DE OLIVEIRA/Em: 20/10/2012 08:30) Responder a presuno da inocencia o dirteito a todas as pessoas a um julgamento justo o respeito pela dignidade, honra e privacidade.

em minha opinio o direito das pessoas a merecerem a um julgamento justo de grande respeito a vida humana. Se observarmos o artigo 5 de nossa constituio, no s esses principos aparecem, como outros artigos que esclarece ao cidado os seus direitos, portanto no se esquecam de ler com mais frequencia a constituio federal.

Re: modulo III - (Por: FRANCISCO CLIO VIANA SILVA/Em: 23/10/2012 00:08) Responder Muito boa contribuio.

Frum - (Por: FRANCISCO WANDIER TEIXEIRA/Em: 20/10/2012 22:34) Responder 1 - Presuno de inocncia 2 - Direitos de todas as pessoas a um julgamento justo 3 - O respeito pela dignidade, honra e privacidade. Os trs princpios so de suma importncia, mas no meu entendimento, o mais importante o respeito pela dignidade, honra e privacidade, pois quando se fala em dignidade, automaticamente engloba a presuno de inocncia e o direito a um julgamento justo. Toda instituio estatal deve seguir este princpio, pois acarretar uma aplicao igualitria e mais justa aos direitos humanos.

Frum III - (Por: DANIEL WANIER CAVALCANTE NOGUEIRA/Em: 22/10/2012 13:40) Responder Em quem confiar? Pensemos bem, ns estamos falando de pessoas que esto em tese acima de qualquer suspeita.

Ex-presidente da Comisso de Direitos Humanos da OAB de Araraquara (SP),

o advogado Roberto Jos Nassutti Fiore foi preso em flagrante anteontem ao levar uma muleta, com seis celulares dentro, a um preso no frum da cidade.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/63422-advogado-leva-muletacom-seis-celulares-para-preso.shtml

O juiz aposentado Mrio Jos Pinto da Rocha, de 65 anos, foi preso em flagrante em Belo Horizonte acusado de estuprar um garoto de 11 anos. O menino foi encontrado na casa do ex-magistrado, na regio da Pampulha. Rocha, segundo a Polcia Civil, j era investigado porque havia sido denunciado pelo mesmo crime.

http://www.dgabc.com.br/News/5956283/juiz-e-preso-acusado-deestuprargaroto-de-11-anos.aspx

Re: Frum III - (Por: FRANCISCO CLIO VIANA SILVA/Em: 23/10/2012 00:17) Responder Sua observao e pertinente, mas devemos acreditar, ainda, que casos como estes no so a regra geral, em cada instituio seja publica ou privada h bons e maus funcionrio, acredito que em geral a maioria fazem parte dos bons profissionail. O ser humano falho, talvez pela propria natureza humana, porem deve serem apurados e seja aplicada a justia para os desvios. Forte abrao.

III - Frum - (Por: ALUISIO SAMPAIO JUNIOR/Em: 22/10/2012 17:40) Responder Os principios do DIDH que delimitam as prticas de aplicao da lei. 1 - A presuno de Inocncia; 2 - O direito de todas as pessoas a um julgamento justo;

3 - O respeito pela dignidade, honra e privacidade.

Acredito que o mais relevantes a presuno de inocncia, j o que merece uma ateno pelas instituies de segurana publica a o direito de todas as pessoas a um julgamento justo.

MODULO III - (Por: JOSE CLETO FERREIRA DOS SANTOS/Em: 22/10/2012 22:37) Responder Caro tutor e demais colegas, Esse mdulo por demais especial, no porque traz insculpido nos tratados internacionais normas referente de como tratar o ser humano em conflito com a sociedade e com ele mesmo, mas porque nos chama reflexo, ser que isso realmente to importnte ou muitas vezes serve de estmulo aos mais vidos em receber toda essa carga de direitos mas que no recenhece que esse mesmo direito para ajud-lo a mudar de vida,uma chance a mais, pois do contrrios, os que perpetram o mal contra seu proximo seriam aniquilados sumariamente; O que se vislumbra at uma conqusta, mas tm voltado contra a sociedade, pois h um grande nmero de pessoas que so profissionais do crime e t~em facilidades para agirem assim, as leis os protegem, vejamos: Presuno de inocncia: fato notrio que uma pessoa s condenada quando h um julgamento, isso t na carta politica nacional e corolrio das leis infraconstitucionais; O direito de todas as pessoas a ter um julgamento justo: Isso no existiu nem vai acontecer, at porque os que fazem mal a sociedade vivem a navegando aos ventos dos inmeros recursos ,fora a morosidades da justia, ou seja, quem precisa de um julgamento justo o ciddo, que tenta viver e criar sua familia com dignidade, honra e privacidade e se v temeroso pelo avano dos direitos e a diminuio dos deveres, sim, como falar de privacidade num estado onde a propria impressa comete as maiores aberraes, j condenando s pessoas de bem, as vezes por um erro, uma situao comum s nossas vidas terrenas, no estou enquadrando aqui, bandidos profissionais no,esses que tm o crime com trabalho, falo do cidado que por vezes tem a vida destruda por ter sua imagem lanada de forma irresponsvel na midia, isso uma situao que precisa ser combatida com urgencia e, muitas vezes issi acontece por incrivel que parea com a

ajuda da policia, quando, deveria ser ela a combater tais atitudes e preservar a imagem e a privacidade dessas pessoas e de suas aes, que na realidade no precisa mostrar para a sociedade em programas sensacionalistas no, ela precisa trabalhar em benefcio do cidado, buscando a paz social, a ordem pblica e o respeito, independente do escript. Obrigado.

Frum III - (Por: EMILIANO SOUSA LEITE/Em: 22/10/2012 23:10) Responder Caro Tutor!

O princpios que delimitam as prticas de aplicao da lei do Direito Internacional de Direitos Humanos so: O princpio da presuno da inocncia; O direito de todas as pessoas a serem julgadas de forma justa; O respeito a dignidade, honra e privacidade dessas pessoas.

O que acredito ser mais relevante o princpio do direito a um julgamento de forma justa, pois atravs desse direito a pessoa tem condies de mostrar-se inocente.

Emiliano.

3 FRUM DE CONTEDO - (Por: JOO BATISTA BARBOSA DA SILVA/Em: 22/10/2012 23:18) Responder DENTRE OS PRINCIPIOS DO DIREITO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS QUE DELIMITAM AS PRATICAS DE APLICAO DA LEI: 1. A PRESENO DA INOCNCIA; 2. O DIREITO DE TODAS AS PESSOAS A UM JULGAMENTO JUSTO; 3. O RESPEITO PELA DIGNIDADE, HONRA E PRIVACIDADE.

E O QUE EU JULGO SER MAIS RELEVANTE E MERECE MAIS ATENO: O DIREITO DE TODAS AS PESSOAS A UM JULGAMENTO JUSTO

Mdulo III - (Por: ANTONIO WANDERLON DE SOUSA/Em: 23/10/2012 18:42) Responder Dentre os Princpios do Direito Internacional dos Direitos Humanos que delimitam as prticas da aplicao da lei, destacam-se: * Presuno de inocncia - Ningum ser considerado culpado t o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. * Direito a um julgamento justo - Todos devem ter direito a Ampla defesa e ao Contraditrio. * Respeito pela dignidade, honra e privacidade - Ningum ser sujeito inferncia em sua vida particular, em sua famlia, em seu lar ou em sua correspodncia, nem de ofensas ilegais sua honra e sua reputao. Acho o mais importante o ltimo, pois um princpio que qualquer um de ns poder, ou melhor dever cumprir, est ao nosso alcance, ou seja, ao alcance de todos.

03 forum - (Por: ANTONIO SHIRLEY DO NASCIMENTO SILVA/Em: 24/10/2012 15:14) Responder Dentro do que foi abordado nos textos, podemos elencar alguns principios que sa basilares filosofia dos direitos humanos na segurana pblica: Respeito vida, dignidade e honra da pessoa humana, devido processo legal para que seja julgado justamente pelos atos praticas, presuno do inocncia e cidadania. Esse principios devem se praticar sempre em conjunto, pois nenehum dels pode atuar de maneira isolada, sob pena de perecer no mundo jurcio. Porque os princpios se completam e sua fuso sistematizada constitui o processo de aplicao justa do direito na punio das pessoas.

resp: - (Por: RIVADAVIA BANDEIRA DE SOUZA/Em: 25/10/2012 20:25) Responder concordo plenamente com Gensio Flix, em que, para nossa PMCe, " O direito presuno da inocncia, at prova em contrrio, essencial para garantir um julgamento justo". Todos temos deveres e direitos e devemos a todo custo promover os direitos humanos, sem distino qualquer.

3 Frum - (Por: JULIETA ARAUJO LIMA/Em: 25/10/2012 23:24) Responder Os princpios do Direito Internacional de Direitos Humanos que delimitam as prticas de aplicao da lei so: - A presuno de inocncia; - O direito de todas as pessoas a um julgamento justo; - O respeito pela dignidade, honra e privacidade. No meu ponto de vista, o princpio mais relevante dentre os acima citados o da presuno de inocncia, o qual preceitua que toda pessoa acusada de delito tem o direito de ser presumido inocente at que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, tendo sido concedidas ao acusado todas as garantias necessrias sua defesa. Porm, no posso deixar de frisar a grande importncia que o princpio que reza acerca do respeito pela dignidade, honra e privacidade tem, no mbito da Polcia Civil, e porque no dizer da Segurana Pblica como um todo, pois ns, como aplicadores da lei, temos o dever de observar as competncias dos policiais e seu alcance prtico, visando proteger a privacidade, a honra e a reputao dos indivduos. Afinal de contas, cabe aos aplicadores da lei da Segurana Pblica proceder s investigaes, buscando a verdade dos fatos, utilizando, para isso, tcnicas de investigao, ficando para o Poder Judicirio o julgamento dos indiciados.

Mensagens Postadas

4 Frum - (Por: ANTONIO WANDERLON DE SOUSA/Em: 25/10/2012 10:02) Responder O uso da arma de fogo considerado medida extrema, no deve ser usada a no ser quando um cidado suspeito oferece uma resistncia armada, ou ainda, coloca em risco a vida de outras pessoa, e que medidas menos extremas no so suficientes para det-lo ou apreend-lo. Os funcionrios responsveis pela aplicao da lei so obrigados a apresentarem rapidamente um relatrio s autoridades competentes cada vez que uma arma de fogo for utilizada.

Uso arma de fogo - (Por: ALUISIO SAMPAIO JUNIOR/Em: 25/10/2012 17:20) Responder O uso de arma de fogo inerente funo policial, mormente, no cumprimento do dever. O uso de armas de fogo, com o intuito de atingir objetivos legtimos de aplicao da lei, deve ser considerada uma medida extrema, e os encarregados da aplicao da lei no usaro armas de fogo contra indivduos, exceto:

Em casos de legtima defesa ou defesa de outrem contra ameaa iminente de morte ou ferimento grave; Para impedir a perpetrao de crime particularmente grave que envolva sria ameaa vida; ou Efetuar a priso de algum que represente tal risco e resista autoridade, ou para impedir a fuga de algum que represente tal risco; E apenas nos casos em que outros meios menos extremos se revelem insuficientes para atingir tais objetivos.

O uso letal intencional de armas de fogo s poder ser feito quando for estritamente inevitvel para proteger a vida, que um direito fundamental do homem.

modulo IV - (Por: JEAN CARDSON DE OLIVEIRA/Em: 25/10/2012 18:46) -

Responder O art.25 do Cdigo Penal preceitua que a legtima defesa, permite reao proporcional a agresso sofrida. Cabe ao agente de segurana usar, moderadamente dos meios necessrios. Havendo excesso, o policial, responder criminalmente por seus atos. o uso da fora letal dever sempre obedecer aos princpios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderao e convenincia. Diante da nova regulamentao federal, fica proibido o chamado tiro de advertncia, quando o policial aciona sua arma de fogo para o alto, com o intuito de controlar alguma situao de conflito. Observao: sempre que o uso legtimo da fora e de armas de fogo for inevitvel, os responsveis pela aplicao da lei devero: a)Exercer moderao no uso de tais recursos e agir na proporo da gravidade da infrao e do objetivo legtimo a ser alcanado; b)Minimizar danos e ferimentos, e respeitar e preservar a vida humana; c) Assegurar que qualquer indivduo ferido ou afetado receba assistncia e cuidados mdicos o mais rpido possvel; d) Garantir que os familiares ou amigos ntimos da pessoa ferida ou afetada sejam notificados o mais depressa possvel.

arma de fogo - (Por: FRANCISCO WANDIER TEIXEIRA/Em: 26/10/2012 08:10) Responder Em sntese, o uso de arma de fogo s deve ser utilizado em caso de legtima defesa prpria ou de terceiros, e deve ser empregado de forma responsvel e proporcional e o suficiente para sanar a agresso. Lembrando que se existe outra forma de resolver o conflito deve ser usado, armas de fogo somente em ultimo caso.

RESULTADO DA SUA AVALIAO Final Voc concluiu a avaliao para Filosofia dos Direitos Humanos Aplicados Atuao Policial

Confira o resultado: Questes Corretas = 10,00 Questes Erradas = 0,00

GABARITO Questo 1

Na atividade dos rgos encarregados pela aplicao da lei, seus funcionrios encarregados pela aplicao da lei (FEAL) possuem, com exclusividade, as faculdades profissionais para empreender algumas aes. Dentre essas aes, NO se encontra:

Sua resposta: julgar um suspeito de atividade delituosa (em 26/10/2012 20:54:48)

Questo 2

Considerando os exemplos atuais do direito de Haia e suas ratificaes pelo Brasil, associe as informaes abaixo:

1.

30 de abril de 1999

( ) conveno sobre a proibio do desenvolvimento, produo e destruio de armas biolgicas e txicas

2.

03 de outubro de 1995

( ) Conveno sobre proibies e restries do emprego de certas armas convencionais que causam danos excessivos

3.

27 de fevereiro de 1973

( ) Conveno sobre a proibio do emprego, armazenamento, produo e transferncia de minas antipessoal e sua destruio

O resultado :

Sua resposta: 3 2 1 (em 26/10/2012 20:56:22)

Questo 3

Correlacione as informaes abaixo:

1.

Direito Internacional Pblico

( ) conjunto de normas cuja finalidade, em tempo de conflito armado, , de um lado, proteger as pessoas que no participam ou que deixaram de participar nas hostilidades e, por outro lado, limitar os meios e mtodos de fazer a guerra

2.

Direito Internacional Humanitrio

( ) corpo de regras que governam as relaes entre os Estados, mas compreende tambm as normas relacionadas ao funcionamento de instituies ou organizaes internacionais, a relao entre elas e a relao delas com o Estado e os indivduos

3.

Direito Internacional dos

Direitos Humanos

( ) sua finalidade principal consiste na concentrao da plena eficcia dos direitos humanos fundamentais, por meio de normas gerais tuteladoras de bens da vida primordiais (vida, dignidade, segurana, liberdade, honra, moral, dentre outros) e previso de instrumentos polticos e jurdicos de implementao dos mesmos

O resultado da correlao :

Sua resposta: 2 1 3 (em 26/10/2012 21:00:37)

Questo 4

Dentre os princpios mais relevantes do Direito Internacional de Direitos Humanos, que delimitam as prticas de aplicao da lei, NO se encontra:

Sua resposta: a manuteno de um convvio comunitrio harmonioso (em 26/10/2012 21:02:18)

Questo 5

Segundo Rover, as situaes de conflito armado so resultantes de:

Sua resposta: deteriorao do estado da lei e da ordem em um pas, pelos quais as organizaes de aplicao da lei possuem uma responsabilidade direta (em 26/10/2012 21:03:45)

Questo 6

Considerando o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Polticos, em seu artigo 14, julgue a veracidade das afirmaes abaixo:

Toda pessoa acusada de um delito ter direito a que se presuma sua inocncia enquanto no for legalmente comprovada sua culpa.

O processo aplicvel a jovens que no sejam maiores nos termos da legislao penal levar em conta a idade dos menores e a importncia de promover sua reintegrao social.

Toda pessoa poder ser processada ou punida por um delito pelo qual j foi absolvida ou condenada por sentena passada em julgado, independente da lei e dos procedimentos penais de cada pas.

O resultado do julgamento :

Sua resposta: VVF (em 26/10/2012 21:08:08)

Questo 7

A categoria do direito humanitrio que trata da proteo das vtimas de guerra sejam elas militares ou civis, na gua ou em terra, e que protege todas as pessoas fora de combate, isto , os doentes, os nufragos e os prisioneiros de guerra o direito de:

Sua resposta: Genebra (em 26/10/2012 21:08:45)

Questo 8

Os cidados tm direito a pedir aos rgos Encarregados de Aplicar a Lei que prestem contas de seus trabalhos e do desempenho de suas funes. Portanto, esses rgos devem registrar, analisar e avaliar seus prprios desempenhos e dar a conhecer das concluses aos cidados. Cabe distinguir trs nveis de PRESTAO DE CONTAS dos rgos Encarregados de Aplicar a Lei e seus membros.

Esses nveis so: prestao de contas no plano internacional, aplicvel aos governos dos pases; prestao de contas a um rgo externo pelas prticas dos rgos encarregados de aplicar a lei; e prestao de contas no plano:

Sua resposta: interno, dos rgos encarregados de aplicar a lei (em 26/10/2012 21:21:45)

Questo 9

O Direito Internacional Humanitrio NO se aplica seguinte situao:

Sua resposta: violncia menor, tais como: supresso de motins, reunies violentas, passeatas, manifestaes, desordens e atos isolados de violncia anlogos. Estes podem ser caracterizados como distrbios ou tenses internas (em 26/10/2012 21:25:15)

Questo 10

As fontes do Direito Internacional se constituem dos modos pelos quais o Direito se manifesta, isto , as maneiras pelas quais surge a norma jurdica. Atualmente, utiliza-se como referncia de fonte do Direito Internacional o Art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justia, estabelecida pela Carta das Naes Unidas como o principal rgo judicirio das Naes Unidas. Assim sendo, a Corte, cuja funo decidir de acordo com o direito internacional as controvrsias que lhe forem submetidas, aplicar:

Sua resposta: as convenes internacionais, o costume internacional, os princpios gerais de direito, as decises judicirias e a doutrina dos juristas (em 26/10/2012 21:28:05)

Legenda: Questo Correta: Questo Incorreta: Questo Parcial:

También podría gustarte