Está en la página 1de 6

11-1=4

12-1=2=4=8 13-1=2=4=16 14-2=4=16 15-2=8=16 16-1=2=8=16=32 17-2=4=8 18-2=4=8=16 19-1=4=8=16 20-1

HISTRIA Questo 11 Sobre o Egito antigo, CORRETO afirmar que: 01. o rio Nilo foi de suma importncia em vrios aspectos da vida dos antigos egpcios. No s a agricultura foi possvel devido ao seu ciclo de cheias, como tambm a noo de tempo cclico, base do pensamento egpcio, levou crena na vida aps a morte. 02. a construo das pirmides atendia s necessidades da vida aps a morte dos faras. Esse tipo de construo foi caracterstica da arquitetura funerria durante todo o perodo do Egito antigo e s foi possvel graas enorme mo-de-obra escrava existente desde o Antigo Reino. 04. os egpcios antigos acreditavam em vrios deuses que se relacionavam entre si e formavam seu sistema mitolgico. 08. a despeito da influncia islmica, o Egito atual mantm as mesmas crenas religiosas do Egito antigo.

Questo 12 Vamos pr de lado a circunstncia de um cidado ter repugnncia de outro; de quase nenhum vizinho socorrer o outro; de os parentes, juntos, pouqussimas vezes ou jamais se visitarem, e quando faziam visita um ao outro, ainda assim s o fazerem de longe..
BOCCACCIO, G. O Decamero. So Paulo: Abril Cultural, 1981.

O trecho acima, extrado da obra de Boccaccio, descreve o comportamento dos moradores de Florena, atingidos pela Peste Negra em 1347. Sobre esse perodo, CORRETO afirmar que: 01. a Peste Negra, conhecida hoje como peste bubnica, teve como elemento facilitador as pssimas condies de higiene das cidades feudais. 02. a Peste Negra foi interpretada por muitos mdicos e leigos medievais como um castigo divino. 04. nesse momento, o comrcio na Europa encontrava-se em desenvolvimento, tendo como principais plos cidades como Veneza, Gnova e Pisa. 08. a grande circulao de diferentes moedas por ocasio das feiras fez surgir um novo personagem responsvel por fazer a troca de moedas e emprestar dinheiro a juros. 16. embora as cidades tenham crescido a partir do sculo XIV, o comrcio no se tornou uma atividade permanente.

COPERVE/UFSC

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2005

2a PROVA: AMARELA

16. uma das principais reivindicaes do terceiro estado era a abolio dos privilgios de nascimento e a instaurao da igualdade civil.

Questo 13 Socialmente, os sans-culottes representam citadinos que vivem de seu trabalho, seja como artesos, seja como profissionais de ofcio; alguns, depois de uma vida laboriosa, se tornam pequenos proprietrios na cidade, e usufruem as rendas de um imvel. Portanto, os sansculottes no devem ser confundidos com o indigente que eles querem socorrer.
PRONNET, Michel. A revoluo Francesa em 50 palavras-chave. So Paulo: Brasiliense, 1988, p. 248-249.

Questo 14 As raas superiores tm um direito perante as raas inferiores. H para elas um direito porque h um dever para elas. As raas superiores tm o dever de civilizar as inferiores (...) Vs podeis negar, qualquer um pode negar que h mais justia, mais ordem e moral, mais eqidade, mais virtudes sociais na frica do Norte desde que a Frana a conquistou?
Julis Ferry discursando no parlamento francs, em 28 de julho de 1885.

Sobre a Revoluo Francesa no sculo XVIII e os sans-culottes, CORRETO afirmar que: 01. a sociedade francesa na segunda metade do sculo XVIII era uma sociedade dividida em: o clero e a nobreza, compondo o primeiro e o segundo estados, que exploravam e oprimiam o terceiro estado, formado por uma composio muito heterognea: burgueses, camponeses e sans-culottes. 02. apenas o terceiro estado pagava os impostos, j que o clero e a nobreza tinham iseno tributria, mas eram eles que usufruam os tesouros reais, atravs das penses vitalcias e dos cargos polticos. 04. os sans-culottes, do ponto de vista material, ganharam muito pouco com a Revoluo Francesa. Mas politicamente deixaram a sua marca na tradio da ao popular, inspirando os sonhos revolucionrios durante o sculo XIX. 08. os sans-culottes, com sua ideologia socialista, formaram a base do primeiro partido comunista organizado na Frana durante os anos da revoluo. COPERVE/UFSC
MESGRAVIS, Laima. A colonizao da frica. So Paulo: Atual, 1994, p. 32.

Sobre o fenmeno a que se refere o texto e a foto acima, CORRETO afirmar que: 01. missionrios catlicos e protestantes acompanharam a ocupao dos novos territrios colonizados, mas raramente se dedicavam converso dos povos nativos, atuando principalmente entre os prprios colonizadores. 02. nessa poca difundiu-se a idia de que a capacidade de direo e organizao, alm do desenvolvimento cientfico e tecnolgico, tornava os europeus superiores aos demais povos do mundo, o que lhes dava o direito 2a PROVA: AMARELA 10

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2005

conquista de povos supostamente atrasados. 04. embora a inteno declarada pelos colonizadores fosse a de civilizar os atrasados povos Africano e Asitico, o resultado do imperialismo foi a escravido, a tortura e a morte de milhes de nativos. 08. a explorao colonial no destrua as indstrias domsticas dos territrios ocupados, pois a mentalidade capitalista estimulava a poupana e a formao das classes mdias nacionais. 16. as colnias impulsionavam as indstrias metropolitanas e eram fundamentais para o grande desenvolvimento do comrcio internacional. Questo 15 No corram tanto! Vo pensar que estamos fugindo!
Frase atribuda a D. Maria I, a Louca, quando a famlia real portuguesa se retirava de Lisboa para o Brasil, em 1807. Nossa Histria. Rio de Janeiro, a. 1, n. 2, dez. 2003.

Questo 16 Ttulo III: Dos Poderes e Representaes Nacionais. Artigo 10 - Os poderes polticos reconhecidos pela Constituio do Imprio so quatro: o poder legislativo, o poder moderador, o poder executivo e o poder judicial. Artigo 98 - O poder moderador a chave de toda a organizao poltica, e delegado privativamente ao Imperador, como chefe supremo da Nao e seu primeiro representante, para que incessantemente vele sobre a manuteno da independncia, equilbrio e harmonia dos demais poderes polticos (...) A Constituio outorgada por D. Pedro I em 1824 afastava as camadas populares da vida poltica ao condicionar a participao poltica renda; alm disso, apresentava a novidade do Poder Moderador. Sobre essa constituio, CORRETO afirmar que: 01. o poder legislativo era formado por um Senado vitalcio e por uma Cmara de Deputados com mandato de trs anos. Os Senadores eram escolhidos pelo Imperador, a partir de uma lista trplice, apresentada pelas provncias. 02. o poder judicirio era exercido por Juzes de Direito e por um Supremo Tribunal de Justia, cujos magistrados eram escolhidos pelo Imperador. 04. embora fosse grande a concentrao de poderes nas mos do Imperador, no houve contestao a essa centralizao porque o que predominava, na poca, eram os ideais absolutistas.

Sobre o incio do sculo XIX na Amrica Portuguesa, CORRETO afirmar que: 01. a vinda da famlia real ao Brasil foi possvel devido a um acordo diplomtico estabelecido entre Dom Joo e Napoleo Bonaparte, no qual Portugal comprometia-se a manter as colnias abertas ao comrcio francs. 02. antes do estabelecimento da Corte portuguesa no Brasil, a Metrpole no havia demonstrado interesse em atender s reivindicaes por melhorias na Colnia. 04. a vinda da Corte significou, para os comerciantes da metrpole, uma oportunidade de enriquecimento, uma vez que a sede do imprio tinha sido transferida para o Brasil. 08. transformaes importantes ocorreram com a vinda da Corte portuguesa ao Brasil. Era necessrio adaptar as condies do modo de vida rstico dos brasileiros s exigncias dos europeus que aqui aportaram. 16. as mudanas implantadas no Brasil para satisfazer os interesses portugueses no impediram a continuidade da escravido. Os escravos exerciam vrias funes no meio urbano e rural e estavam sujeitos a castigos fsicos, tanto em ambientes privados quanto pblicos.

COPERVE/UFSC

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2005

2a PROVA: AMARELA

11

08. o poder moderador exercido, exclusivamente, pelo Imperador, era o mecanismo que lhe permitia intervir nos demais poderes impondo sua vontade e seus desejos absolutistas. 16. o catolicismo, declarado religio oficial do Imprio, era regulado pelo regime do padroado rgio, segundo o qual os padres eram pagos pelo Estado, o que os equiparava a funcionrios pblicos, colocando-os sob as determinaes do Imperador. 32. o poder executivo era exercido pelo Imperador e por um ministrio por ele escolhido e presidido. Questo 17 Sobre a Revolta da Vacina, CORRETO afirmar que:

regulamentao de aplicao obrigatria contra a varola.

da

vacina

08. dentre as vrias causas da Revolta da Vacina destaca-se o descontentamento da populao diante das reformas urbanas praticadas no centro do Rio de Janeiro e a introduo de novos hbitos por meio do Cdigo de Posturas, numa tentativa de tornar a cidade uma capital mais adequada Repblica.

FERNANDES, Tnia Maria. Vacina anti-varilica. Cincia tcnica e o poder dos homens (1808-1920). Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999. p. 60.

Questo 18 Mais uma vez, as foras e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. No me acusam, insultam; no me combatem, caluniam e no me do o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ao, pra que eu no continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes (...) Lutei contra a espoliao do Brasil. Lutei contra a espoliao do povo. Tenho lutado de peito aber-to. O dio, as infmias, a calnia no abateram meu nimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereo a minha morte. Nada receio. Serena-mente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na histria.
Carta-Testamento de Getlio Vargas

01. a Revolta da Vacina teve, como uma de suas causas, a demolio dos cortios que se localizavam no centro do Rio de Janeiro. Esta ao fazia parte de um projeto mais amplo denominado Regenerao e que possua, como meta, a construo de casas populares, favorecendo a populao desassistida da cidade. 02. o decreto que desencadeou o movimento impunha vacinaes e exames, alm de punir aqueles que se recusassem a cumprir suas determinaes com multas e demisses. A populao no foi devidamente esclarecida sobre o efeito da vacina ou seus possveis benefcios. 04. a Revolta da Vacina foi um movimento popular cujo motivo imediato foi a publicao, em 9 de novembro de 1904, do decreto de COPERVE/UFSC

Sobre o longo, conturbado e polmico perodo de governo de Getlio Vargas, CORRETO afirmar que: 01. a despeito dos seus crticos, possvel dizer que Getlio Vargas sempre governou de forma democrtica, defendendo os interesses do povo e se colocando contra os interesses dos grandes empresrios e banqueiros, como se l na sua carta-testamento. 02. em 1934, Getlio foi eleito presidente por sufrgio indireto. Seu mandato deveria durar at 1938, quando seriam realizadas eleies diretas para a presidncia. 04. em 1937, por meio de um golpe de estado, inaugurou-se o Estado Novo, pondo fim campanha para presidente que estava em pleno curso. Terror policial, tortura e prises ocorreram at 1945. 2a PROVA: AMARELA 12

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2005

08. em 1950, Vargas foi eleito presidente da repblica, pela primeira vez pelo voto direto. Esse perodo na presidncia foi marcado por um discurso fortemente nacionalista, pelos constantes apelos aos trabalhadores e pelos embates com uma oposio, como o prprio Vargas, nem sempre democrtica. 16. Getlio Vargas, oriundo da oligarquia gacha, chegou ao poder com um discurso antioligrquico, atravs de um movimento armado, em 1930.

o argumento usado pelos norte-americanos para se opor s suas aes. 16. o presidente Hugo Chvez um ex-coronel do exrcito que tentou chegar ao poder em 1992 por meio de uma ao armada.

Questo 19 O trecho abaixo evidencia uma opinio sobre o significado do governo do presidente da Venezuela, Hugo Chvez: Parte da receita do petrleo est proporcionando educao e sade aos pobres. As razes da popularidade de Chvez se tornam evidentes. Nenhum regime anterior havia dado ateno situao dos pobres. E no podemos deixar de notar que no se trata apenas de uma disparidade entre ricos e pobres, mas tambm de uma desigualdade baseada na cor da pele. Os chavistas tendem a ser morenos, refletindo sua origem indgena e escrava. A oposio formada por pessoas de pele clara, e alguns de seus membros mais revoltantes descrevem Chvez como macaco preto.
Tariq Ali, texto publicado no jornal Folha de So Paulo, em 18 de agosto de 2004.

Questo 20 As lideranas rebeldes construram um discurso hbrido, que envolvia expectativas milenaristas e religiosas fundidas ao descontentamento poltico e rebeldia social. Um conjunto de fatores econmicos, sociais e culturais, concorreu para o desencadeamento desse tipo de revolta e para a formao de um corpo prprio do projeto rebelde (...) A interveno do capital estrangeiro ampliou a crise social j existente no planalto. A oeste, a grilagem e a usurpao perpetradas por agentes da Brazil Railway e da Southern Brazil Lamber & Colonization que passaram a controlar praticamente todo o vale do rio do Peixe nos primeiros anos do sculo XX (...) Alm disso, a implantao do transporte ferrovirio levou decadncia o antigo comrcio baseado nos caminhos de tropas, causando a depresso na regio.
MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranas do Contestado. Campinas: Ed. Unicamp, 2004, p. 335.

Sobre os conflitos na Venezuela, CORRETO afirmar que: 01. as disputas na Venezuela apresentam uma mistura explosiva de conflitos de classe e conflitos tnicos. 02. o governo dos EUA no tem manifestado nem apoio nem contrariedade em relao ao governo de Hugo Chvez, j que est mais preocupado com a guerra no Iraque. 04. embora seja um pas rico em petrleo, a Venezuela apresenta uma grande concentrao de renda, por isso parte significativa da sua populao vive em pssimas condies de vida. 08. a aproximao do governo de Hugo Chvez ao governo cubano de Fidel Castro tem sido COPERVE/UFSC

Tendo em vista o trecho acima, sobre a Guerra do Contestado, ocorrida entre 1912 e 1916, CORRETO afirmar que: 01. o conflito s pode ser entendido pela complexa mescla de questes sociais, culturais, polticas e econmicas. 02. se tratava de um banditismo comum que se utilizou dos smbolos religiosos para se proteger da ao da polcia, atacar os grandes proprietrios de terra e arrebanhar o apoio dos caboclos. 04. no havia nenhum problema social envolvendo a propriedade da terra, j que a regio em disputa era composta de pequenas propriedades j consolidadas desde o sculo XIX. 2a PROVA: AMARELA 13

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2005

08. o capital estrangeiro trouxe um grande desenvolvimento para a regio ao criar novas rotas de comrcio e retirar as populaes do isolamento a que estavam confinadas. 16. foi apenas um movimento messinico motivado por um catolicismo popular entre os

caboclos que esperavam a chegada de um salvador e por isso entraram em conflito com a igreja catlica.

COPERVE/UFSC

CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2005

2a PROVA: AMARELA

14

También podría gustarte