Está en la página 1de 1

Aluno(a):________________________________________________ Disciplina: Qumica Prof.

: Ivy Soares Data: ____/____/____ Srie: 2 ano

Cintica das desintegraes radioativas


1 Tempo de meia-vida (2 ) ou perodo de semidesintegrao (P) o tempo necessrio para desintegrar a metade dos tomos radioativos existentes em uma amostra.

1 A meia-vida (2 ) uma constante especfica do istopo radioativo e independe das condies fsicas ou qumicas da amostra, ou seja, a velocidade de desintegrao ou atividade radioativa no depende de fatores externos como presso e temperatura, nem da substncia sob a qual se apresenta o elemento radioativo. S depende do nmero de tomos N do elemento radioativo presentes na amostra.

Frmulas:

= ; x = T 1 2 2
Onde x = nmero de meias-vidas do processo e T = tempo total decorrido.

Exerccios: 131 01. (UEM-PR) O istopo do iodo 53 produzido artificialmente usado no diagnstico do cncer na tireide. Quando se ingere iodo, ele fica acumulado na tireide. Em estado normal, a glndula absorve pouco o iodo radioativo, mas, afetada pelo cncer, absorve-o em maior quantidade, podendo ser destacado por meio de detectores de radioatividade. Sabendo-se que o tempo de meia-vida do istopo 131 53 de 8 dias, e que, aps 40 dias, encontra-se uma massa de 0,5g, qual a massa inicial do istopo, em gramas?

02. (CEFET-RJ) Quanto mais cedo o paciente usar altas doses de radiaes beta, maior ser a possibilidade de atrasar ou at mesmo de frear o avano da esclerose mltipla, segundo pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, em setembro de 2000. Sendo assim podemos imaginar o Bi-210 como uma possvel alternativa para o tratamento da esclerose mltipla. Se, aps 1 hora, a radiao do Bi-210 diminui para 12,5% do valor inicial, a sua meia-vida de: a) 20 minutos. b) 30 minutos. c) 40 minutos. d) 50 minutos. e) 60 minutos.

También podría gustarte