Está en la página 1de 38

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

ESCREVENTE

DIA D
MATERIAL EXTRA
LNGUA PORTUGUESA
PROF. JOO BOLOGNESI

FEVEREIRO - 2011
1

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

JULGUE AS FRASES
As frases a seguir trazem algumas falhas tpicas de concurso. Logo abaixo, encontram-se noes tericas bem pontuais e ao final do material encontra-se um gabarito com as frases corrigidas.

1 - H polticos que no merecem voltar Braslia. Na frase no cabe o acento grave. O correto voltar a Braslia. O problema est na questo de alguns lugares aceitarem o artigo e outros no. Para analisar o nome de cidades, estados, pases e continentes, procure colocar o nome do lugar em outro contexto, a fim de certificar se vem com artigo ou no. Para ter confiana, pense que Ir / Voltar da Crase h! Ir a / Voltar de Crase para qu?

2- Ele falou da ditadura militar, poca onde prevalecia o silncio. A palavra onde deve referir-se exclusivamente idia de lugar. Para substitu-la, use os pronomes relativos em que e no qual (e variaes).

3- Ele comprou um carro movido lcool. Antes de palavra masculina nunca ocorre crase. Observao H algumas construes em que aparentemente h crase antes de palavra masculina, porm isso no ocorre, pois se subentendem as expresses semelhana de, moda de, maneira de. Exemplos: sapatos Lus XV, estilo Machado de Assis, oratria Rui Barbosa. Alm disso, tambm ocorre crase com pronome demonstrativo: Referi-me quele livro.

4- No ocorreram acordos entre o ru e eu. Para entender o problema da frase acima, necessita-se fazer uma separao entre os pronomes. Os pronomes eu e tu funcionam como sujeito; na funo de complemento aparecem o mim e o ti. Dessa forma, temos frases como: Eu Tu gosto gostas de mim. de ti.
2

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

Os outros pronomes pessoais ele, ns, vs, eles funcionam tanto no caso reto (caso do sujeito) como no oblquo (caso do complemento), indiferentemente: Ele Ns Vs Eles gosta gostamos gostais gostam dele. de ns. de vs. deles.

Deduz-se que os pronomes ele(s), ns, vs, no oferecem risco, no geram equvocos, j que jogam nos dois lados (podem ser sujeito, mas tambm complemento): No ocorreram brigas entre ns, entre ela e eles, entre vs. O cuidado, porm, centra-se em eu - tu (s sujeito) versus mim - ti (s complemento), pois so pronomes que tm funes distintas e separaes bem demarcadas. por isso que na frase No ocorreram acordos entre o ru e mim, o sujeito acordos, restando o uso do mim (pois est na funo de complemento). Esto corretas as frases: No surgiram mais problemas entre mim e ti. No houve namoro entre ela e mim. Aconteceram muitas discusses entre voc, mim e eles. Entre vocs e mim tudo vai bem. Os pssaros ficaram entre ns, ou seja, entre a criana e mim. No nos entendemos: entre os turistas e mim havia a lngua estrangeira..

5- O conceito anterior foi melhor analisado. Antes do particpio a forma correta mais bem. Tal fato se estende tambm construo antnima mais mal; isso sempre diante do particpio. Dessa forma, compare:

Este foi o trabalho mais bem realizado. O quadro no est mais mal pintado que os de mais.

Nos outros tipos de construes usa-se normalmente melhor e pior. Exemplo: Ele est melhor, mas continua enxergando pior que antes.

Observao H gramticos que no condenam melhor/pior analisado, indicando um uso facultativo.

6- No se sabia quantas gramas havia.


3

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

A palavra grama (unidade de medida) do gnero masculino, portanto ateno concordncia: muitos gramas, dois gramas, duzentos gramas, poucos gramas.

7- Mesmo sem o apoio da maioria, urgentes reformas nas regras havero. O verbo haver com o sentido de existir deve permanecer no singular, pois nessas circunstncias classificado como verbo impessoal, formando a orao sem sujeito. O correto Mesmo sem o apoio da maioria, urgente reformas nas regras haver (reformas no o sujeito, mas somente o objeto direto).

8 - Procedeu-se o exame pericial. O verbo proceder com o sentido de realizar, iniciar, executar transitivo indireto, ou seja, exige preposio a no complemento. errado: Procedeu-se o exame pericial. correto: Procedeu-se ao exame pericial.

9 - Hoje fazem trinta dias que ocorreu o acidente. O verbo fazer, quando se refere ao tempo, classificado como impessoal, isto , formar uma orao sem sujeito. Dessa forma, por causa da ausncia de sujeito, o verbo assume uma forma neutra, permanecendo no singular: Fez 40 minutos que eles estiveram aqui. Faz mais de cinco sculos que os portugueses chegaram. Far 20 anos que o Brasil passou por fortes crises econmicas. Em sntese, nunca se deve concordar com o tempo que vem posterior ao verbo fazer. Seja um segundo, seja muitos sculos, nunca concorde: Hoje faz trinta dias que ocorreu o acidente.

Observao O tempo meteorolgico tambm recebe a mesma anlise. J faz dois veres que eles nos visitam. Faz noites lindas neste lugar.

10- O acordo de pacificao veio de encontro s expectativas mundiais.


4

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

A frase possui um problema semntico, pois inicialmente a interpretao nos leva a um sentido positivo (acordo de pacificao), no permitindo a forma de encontro a. Para entender a razo da falha, atente-se s duas expresses: . ao encontro de significa a favor de, em direo a, no mesmo sentido; . de encontro a significa contra a, oposio, choque. Dessa forma, em coerncia com o sentido positivo, deve-se usar: O acordo de pacificao veio ao encontro das expectativas mundiais, pois significa a favor de, em direo a. J a expresso de encontro a aparece em contextos em que o sentido de oposio, choque, contrariedade: O novo imposto vai de encontro s esperanas do povo. O automvel foi de encontro ao muro.

11 - As mudanas no convm a todos. O verbo vir chamado de primitivo porque gera outros verbos, denominados de derivados (advir, avir-se, contravir, convir, desavir-se, desconvir, intervir, malavir, provir, reconvir e sobrevir). Tanto em um como no outro, deve-se ficar atento acentuao da terceira pessoa do presente do indicativo. No caso do verbo vir, o plural recebe um acento circunflexo para se diferenciar do singular: Vir ele vem eles vm

J nos verbos derivados, o singular recebe acento agudo; o plural, para se diferenciar, recebe acento circunflexo. Exemplos: Advir ele advm eles advm Convir ele convm eles convm Intervir ele intervm eles intervm Provir ele provm eles provm

12 - Nascer nova verso ante ao exposto. A forma correta ante, desacompanhada da preposio a. A palavra ante j classificada como preposio, por isso no h razo para o acrscimo. Acompanhe a correo: Nascer nova verso ante o exposto.

Observao Tal informao tambm cabe s preposies perante, mediante e contra, ou seja, todas dispensam o uso da preposio a. Disso se conclui que diante de tais palavras nunca ocorre crase:
5

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

Perante a mulher, o homem mudou sua verso. Mediante a proposta, o acordo foi fechado. Ele manteve-se contra a opinio de todos.

13- Fecharam a porta, pois j havia bastante pessoas. Para organizar a palavra bastante, o caminho mais fcil apelar a seus sinnimos: suficiente ou muito. Se os sinnimos forem para o plural, bastante tambm ir; se os sinnimos ficarem no singular, bastante tambm ficar. Compare: Todos estavam bastante (= muito) felizes. J havia idias bastantes (= suficientes). Aconteceram bastantes (= muitos) acidentes.

Diante dessas vrias possibilidades, use bastante, mas sempre com certa precauo, verificando seu sinnimo: J havia bastantes (= muitas) pessoas. Eles no eram homens bastantes (= suficientes) para fazer aquilo. As pastas estavam bastante (= muito) arrumadas.

Observao O significado original da palavra bastante est ligado a suficiente, pois nasce do verbo bastar (ser suficiente). O sentido, entretanto, sofreu contgio e hoje tambm se equivale a muito.

14- Muitos participaram da festa beneficiente. Falha comum. Atente-se para a ortografia: beneficente. Verifique algumas palavras que tambm trazem dvidas de grafia: ascenso, bem-vindo, catequese, catequizar, chuchu, cinqenta, desequilbrio, deslize, empecilho, enxurrada, expectativa, frustrado, invlucro, laje, obcecado, obsceno, obsesso, pajem, paralisar, pichar, pretenso, privilgio, reteno, suspenso.

15 - J tinha dez dias que o fato ocorrera. muito comum na linguagem oral usar o verbo ter para designar o tempo, em expresses como: Nasceu a criana tem trs dias. J tem dois meses que ele viajou. Essa forma no possui prestgio na linguagem escrita e deve ser evitada; use em substituio o verbo haver ou fazer.
6

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

evite: J tem dois meses que ele viajou. use: J faz dois meses que ele viajou.

evite: Nasceu a criana tem trs dias. use: Nasceu a criana h trs dias.

evite: J tinha dez dias que o fato ocorrera. use: J fazia dez dias que o fato ocorrera.

16- O total cincoenta reais. Quanto ao cardinal 50, use sempre cinqenta. Observao J o nmero 14 aceita duas grafias corretas: quatorze ou catorze.

17 - Fez-se um investimento para depois divid-lo. Como em um lbum fotogrfico, comparamos a imagem das palavras e suas semelhanas, criando, muitas vezes, falsas analogias. Por exemplo: por acentuar instru-lo, estende-se esse acento a divid-lo, gerando uma falha de acentuao. Acentua-se instru-lo pela regra dos hiatos, do i e u tnicos, formao que sempre ter uma vogal anteposta: constru-lo, constitu-lo, conclu-lo, inclu-lo, instru-lo etc. J dividi-lo no recebe acento devido regra das oxtonas (s so acentuadas as terminadas em A, E, O e EM e respectivos plurais). Por isso, sem o acento, so formas corretas: reparti-lo, conduzi-lo, nutri-lo, prevenilo, etc. Esse tipo de falha nasce porque ficamos apenas atentos s igualdades (so palavras terminadas em i e a tnica est na ltima slaba). Passe, portanto, a marcar uma diferena: . quando recebe acento, tem-se uma vogal anteposta (substitu-lo); . quando no se pode acentuar, h uma consoante anteposta (presidi-lo). O olhar deve voltar-se no somente para a vogal i, mas tambm para a letra que a antecede.

18 - Ele no perdoou o ru.

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

O verbo perdoar rege normalmente dois complementos: a coisa perdoada e a pessoa que recebe o perdo. Dessa forma, mantenha sempre esta separao: a coisa perdoada ser o objeto direto; a pessoa que recebe o benefcio do perdo ser o objeto indireto (preposicionado obrigatoriamente). Subjaz a seguinte formao:

algo (objeto direto) perdoar a algum (objeto indireto) perdoar

a dvida

ao pobre homem

por isso que o correto : Ele no perdoou ao ru.

Observao: Tal regncia tambm vale para pagar (algo a algum) e agradecer (algo a algum).

19 - Saram do Pacaemb. As oxtonas terminadas em u no so acentuadas. Dessa forma, no recebem acento: Itu, Botucatu, Bauru. A regra para as oxtonas a seguinte: so acentuadas somente as terminadas em A, E, O e EM (e respectivos plurais): sof(s), caf(s), forr(s), vintm (vintns). No confundir, porm, a regra das oxtonas com a regra do u tnico. Essa letra recebe acento quando forma hiato e vem antecedida por uma vogal: Ja, Anhangaba, sava, sade, ba. Pode estar acompanhado de s: bas, balastre. Para memorizar porque Genipabu, Aracaju e Pacaembu no recebem acento, procure marcar uma diferena, que no est na ltima letra, mas sim na penltima: . acentua-se o u da ltima slaba quando ele tnico e vem antecedido por uma vogal: Ja, Anhangaba, Ita, ba. . no se acentua o u da ltima slaba quando ele (apesar de tnico) vem antecedido por uma consoante: chuchu, tutu, angu, Bangu, Genipabu, Aracaju, Piraju, Pacaembu, Botucatu, Bauru, Itu.

20 - Atende-se das zero horas s sete da manh. O numeral zero exige a concordncia singular: na zero hora, da zero hora s trs, das duas zero hora, zero grau.

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

21 - J era meio-dia e meio (12h30min). O correto meio-dia e meia. Procure subentender a palavra hora e da se justificar com naturalidade a concordncia: 12h30min = meio-dia e meia hora = meio dia e meia.

22 - Sentia muito cimes. Era um cimes doentio. A palavra possui variao normal: singular (o cime) e plural (os cimes). Respeite, portanto, a concordncia: Sentia muitos cimes. Era um cime doentio.

23 - Teria-se revisto a questo se houvesse novo pedido. No se pode pospor o pronome tono ao futuro (do presente ou do pretrito) do indicativo. A colocao que cabe, de acordo com a frase, a prclise (pronome anteposto ao verbo) ou a mesclise (pronome no meio do verbo), mas nunca a nclise (pronome posposto ao verbo). Observe: Ter-se-ia revisto a questo se houvesse novo pedido. Se todos trabalhassem, ver-se-ia logo o resultado. Quando houvesse necessidade, dar-se-iam novos presentes.

Nos casos em que h palavra atrativa, a nclise e tambm a mesclise se tornam proibidas e a prclise obrigatria: errado (duplo erro): Ele pensava que daria-se uma chance aos candidatos. correto: Ele pensava que se daria uma chance aos candidatos.

24 - A polcia interviu na briga. A formao inter + vir = intervir. Procure lembrar-se de que basta conjugar o verbo vir e se obter a resposta. Depois, colocar o prefixo a parte mais fcil. PRETRITO PERFEITO DO INDICATIVO
vir eu tu ele ns vim vieste veio viemos intervir intervim intervieste interveio interviemos 9

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

vs eles

viestes vieram (causa =>

interviestes intervieram efeito)

errado: A polcia interviu na briga. correto: A polcia interveio na briga.

errado: Os policiais no interviram na briga. correto: Os policiais no intervieram na briga.

Observao Cuidado com a acentuao no presente do indicativo: vir ele vem eles vm intervir ele intervm eles intervm

25- Sempre reavejo meus direitos, mas ontem no reavi. O verbo reaver (re + haver) segue a conjugao do verbo haver, porm com um detalhe: s se conjuga reaver quando na conjugao de haver permanece a letra v. Por isso, no presente do indicativo, por exemplo, s h duas pessoas que possuem a conjugao do verbo reaver (ns e vs). J no presente do subjuntivo no haver conjugao. Observe:

Presente do indicativo
haver
eu hei tu hs ele h

Presente do subjuntivo
haver
eu haja tu hajas ele haja ns hajamos vs hajais eles hajam

reaver

reaver


reaveis

ns havemos reavemos vs haveis eles ho

No pretrito perfeito do indicativo, temos a conjugao completa, porm muito estranha para a maioria dos brasileiros. Se h a letra v no verbo haver, conjuga-se tranqilamente o verbo reaver. Compare:
10

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

PRETRITO PERFEITO DO INDICATIVO haver


eu tu ele ns vs eles houve houveste houve houvemos houvestes houveram (causa =>

reaver
reouve reouveste reouve reouvemos reouvestes reouveram efeito)

Como se viu, o verbo reaver (re + haver) no derivado nem do verbo ver nem do verbo vir. No existe, portanto, reavenho ou reavejo, conjugaes equivocadas do presente do indicativo. A forma do passado eu reavi uma conjugao muito usada, porm incorreta; o certo eu reouve. Observe a correo: errado: Geralmente, sempre reavejo meus direitos, mas ontem no reavi. correto: Geralmente, sempre

* meus direitos, mas ontem eu no reouve.

* Nas formas em que o verbo reaver no conjugado, substitua por formas sinnimas (reconquistar, repossuir, obter novamente) ou use locues verbais que tragam um sentido aproximado: tenho reavido, consigo reaver, posso reaver, chego a reaver, estou reavendo etc.

26 - Sentiu muita d. O substantivo d palavra masculina. Dessa forma, o correto o d, muito d, tanto d. Observe outras palavras que trazem dvida quanto ao gnero:

SO MASCULINOS o alvar o aneurisma o apndice o champanha o clarinete o d o eclipse o estigma o formicida o gengibre o grama (peso) o guaran o hematoma o herpes o pernoite o pijama o proclama o pbis o sanduche o ssia o suter
11

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

o edema

o lana-perfume

o trema

12

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

SO FEMININOS a aguardente a alcunha a alface a aluvio a bacanal a cal a cataplasma a derme a dinamite a nfase a gnese a libido a mascote a omoplata a pane.

27 - No devemos se queixar. Nessa locuo verbal, cabe ao pronome tono seguir o nmero do sujeito: No nos devemos queixar.

28 - Vossa Excelncia estais bem aqui, em vossa terra? Os pronomes de tratamento possuem um uso formal e cerimonioso (exceto o voc). Tais pronomes exigem concordncia sempre na terceira pessoa, tanto dos verbos como dos pronomes pessoais e possessivos. Por isso, a frase correta : Vossa Excelncia est bem aqui, em sua terra?.

29 - Nada que nem o Brasil. A expresso comparativa que nem no possui ainda uma tradio na linguagem escrita. Pertence ao uso informal e, quando aparece em textos que exigem formalidade, no cria boa impresso. evite: Nada que nem o Brasil. use: Nada como o Brasil. use: Nada comparvel ao Brasil. use: Nada igual ao Brasil.

30 - O produto no corroe os utenslios. Os verbos terminados em -AIR, -OER e -UIR geralmente oferecem dvida na conjugao do ele (presente do indicativo). A forma correta sempre com I: contrai, retribui, contribui, dilui, mi, remi etc.

13

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

Memorize:

Verbos terminados em -AIR (abstrair, cair, contrair) -OER (remoer, corroer, doer) -UIR (atribuir, restituir, concluir)

Presente do indicativo ele abstrai, cai, contrai ele remi, corri, di ele atribui, restitui, conclui

31 - Pediu-se Vossa Excelncia novo prazo. Antes de Vossa Excelncia (bem como todos os pronomes de tratamento iniciados por Vossa ou Sua e tambm voc) nunca haver crase. Se crase a juno de preposio mais artigo, tais pronomes de tratamento repelem o uso do artigo, resultando na impossibilidade da crase. errado: Pediu-se Vossa Excelncia novo prazo. correto: Pediu-se a Vossa Excelncia novo prazo.

errado: J enviamos Vossa Senhoria o pagamento. correto: J enviamos a Vossa Senhoria o pagamento.

32 - Esperamos que ele esteje bem e seje feliz. No existem tais formas na conjugao do verbo ser e estar. No presente do subjuntivo, a conjugao correta esteja e seja.

33 - Todos fielmente obedeceram o pedido. O verbo obedecer transitivo indireto, exige preposio a em seu complemento: Todos fielmente obedeceram ao pedido.

34- Ele falou dos pensamentos romnticos-platnicos. Nos adjetivos compostos, como regra geral s o ltimo elemento sofre flexo de gnero e nmero: encontros luso-brasileiros, unio hispnico-brasileira, convenes talo-americanas, crises histricoeconmicas, metas poltico-sociais. Dessa forma, o correto na frase acima s o ltimo elemento variar: pensamentos romntico-platnicos

14

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

35 - Segundo informaes, ela tinha queixado-se do atraso. Falha de colocao pronominal, pois no se deve pospor ao particpio. Diante dessa proibio, h outros lugares possveis e corretos: . anteposto ao particpio: a vtima tinha se queixado . posposto ao auxiliar: a vtima tinha-se queixado

36 - Alguns males nem todo o bem do mundo remedia. Os verbos terminados em -IAR so regulares, porm h cinco deles que merecem ateno na hora de conjugar, pois fazem parte de uma exceo: mediar, ansiar, remediar, incendiar e odiar. Nas formas rizotnicas eles sofrem alterao: o e do radical se transforma em ei. Acompanhe o verbo mediar: Presente do indicativo eu medeio tu medeias ele medeia ns mediamos vs mediais eles medeiam Presente do subjuntivo eu medeie tu medeies ele medeie ns mediemos vs medieis eles medeiem

Dos cinco verbos que fazem parte da exceo, dois no so muito freqentes e causam certa estranheza: mediar e remediar. Para simplificar, conjugue-os da mesma forma que o verbo odiar (que de uso mais comum e em geral no aparece com erro). Assim, se o verbo odiar ficar eu odeio, ele odeia, os outros dois verbos o seguem fielmente: eu medeio, ele medeia; eu remedeio, ele remedeia. Isso tambm vale para o verbo derivado intermediar (eu intermedeio, ele intermedeia). A frase acima com correo Alguns males nem todo o bem do mundo remedeia.

37 - Usavam calas brancas e camisas cinzas. O correto camisas cinza. Por haver um substantivo na indicao de cor, ele fica invarivel. As cores normalmente so adjetivos: preto, amarelo, branco, verde, vermelho, azul, bege, roxo etc. Ocorre, todavia, que essa classificao limitada e a variao de cores no, j que a cada dia nasce a urgncia de dar um novo nome. A soluo veio com as cores dos seres e objetos, ou seja, apelando aos substantivos (salmo, vinho, violeta, ouro, gelo, mostarda etc.). Para constatar tal formao, observe que sempre haver de forma explcita ou implcita a expresso cor + de + substantivo. Identificada essa expresso, no h flexo. Confira:
15

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

camisas vinho (subentenda: camisas cor de vinho); sapatos cinza (subentenda: sapatos cor de cinza); paredes azul-mar (azul cor do mar); tons pastel (tons cor de pastel); cortinas verde-bandeira (verde cor da bandeira); cabelos vermelho-cobre (vermelho cor de cobre); paredes marfim (paredes cor de marfim); camisas verdelimo (verde cor de limo); luvas verde-garrafa (verde cor de garrafa); capas verde-dlar (verde cor de dlar); sapatos amarelo-canrio (amarelo cor de canrio).

38 - O Brasil se precaviu da crise, mas o Chile e o Uruguai no se precaviram a tempo. formas rizotnicas (eu, tu, ele e eles do presente do indicativo):

O verbo

precaver no conjugado por completo e por isso chamado defectivo. O seu defeito no possuir as

Presente do indicativo eu tu ele

ns nos precavemos vs vos precaveis eles

Por no ter o eu do presente do indicativo, no possui tambm, por conseqncia, todo o presente do subjuntivo. Visualize como ficam os dois presentes do verbo precaver: Tempo primitivo Presente do indicativo eu tu ele Tempo derivado Presente do subjuntivo eu tu ele ns vs eles

ns nos precavemos vs vos precaveis eles

errado: necessrio que o Brasil se precavenha das mudanas cambiais. correto: necessrio que o Brasil se

das mudanas cambiais.

* No lugar, coloque um sinnimo ou apele para a locuo verbal: adequado: necessrio que o Brasil se previna das mudanas cambiais. adequado: necessrio que o Brasil tente precaver-se das mudanas cambiais.
16

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

Nos outros tempos (pretritos e futuros), o verbo precaver possui conjugao normal e completa: segue os verbos regulares da segunda conjugao (vender, por exemplo). Veja a comparao: PRETRITO PERFEITO DO INDICATIVO eu (vendi) me precavi tu (vendeste) te precaveste ele (vendeu) se precaveu ns (vendemos) nos precavemos vs (vendestes) vos precavestes eles (venderam) se precaveram

Em sntese, o verbo precaver s possui problemas no presente do indicativo e, por conseqncia, nos tempos derivados. No restante, tem conjugao completa e segue um verbo regular. Faamos a correo da frase inicial: errado: O Brasil se precaviu da crise, mas o Chile e o Uruguai no se precaviram a tempo. correto: O Brasil se precaveu da crise, mas o Chile e o Uruguai no se precaveram a tempo.

Observao O verbo precaver, portanto, no segue em momento algum os verbos vir e ver. Assim, no use precavenha, precavejo, precav ou precaviu, formas que no existem na conjugao desse verbo.

39- Os ouvintes no se simpatizaram com a msica. O verbo simpatizar no pronominal, ou seja, no deve ser usado com pronome tono. Compare: evite: Os ouvintes no se simpatizaram com a msica. use: Os ouvintes no simpatizaram com a msica.

evite: O presidente no se simpatizou com a idia. use: O presidente no simpatizou com a idia.

40 - No se sabe porque a vtima no o denunciou. Uma das dificuldades na lngua portuguesa o uso dos porqus. Apesar da igualdade sonora, a grafia diferente, bem como o uso e o sentido de cada um. Observe:
17

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

a) porque - conjuno que introduz uma causa ou uma explicao; na maioria das vezes, pode ser substitudo pela conjuno pois: Ele no vir, porque est descansando (Ele no vir, pois est descansando).

b) porqu - substantivo, aceita pluralizao (os porqus); geralmente vem acompanhado de um determinante (artigo, numeral, pronome) e pode ser substitudo pela palavra motivo: Todos sabiam o porqu da confuso (Todos sabiam o motivo da confuso).

c) por que - preposio + pronome relativo; pode ser substitudo fielmente por pelo qual (e variaes): Essa era a rua por que todos queriam passar (Essa era a rua pela qual todos queriam passar).

d) por que - preposio + pronome interrogativo; para verificar seu uso, faz-se a troca por qual razo : Por que ele no veio reunio? (Por qual razo ele no veio reunio?). No se sabe por que ele no veio reunio (No se sabe por qual razo ele no veio reunio). Ateno: quando estiver perto de pausa (, ; . ! ? ...), recebe um acento circunflexo (No compareceu por qu?).

Para memorizar, procure sintetizar as substituies. Em geral, sero muito teis: . porque = pois Ele no veio porque se atrasou = Ele no veio, pois se atrasou.

. porqu = motivo Sei o porqu de seu atraso = Sei o motivo de seu atraso.

. por que = pelo qual Sei a razo por que ele se atrasou = Sei a razo pela qual ele se atrasou.

. por que = por qual razo Sei por que ele se atrasou = Sei por que motivo ele se atrasou.

. por qu (+ pontuao) = por qual razo Ele no disse por qu, mas resolveu sair = Ele no disse por qual razo, mas resolveu sair

18

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

Acompanhe alguns exemplos:

errado: No se sabe porque a vtima no o denunciou. correto: No se sabe por que (= por qual razo) a vtima no o denunciou.

errado: Por que no havia mais ingressos, no puderam entrar. correto: Porque (= Pois) no havia mais ingressos, no puderam entrar.

errado: Todos conheciam a tese porque ele tinha preferncia. correto: Todos conheciam a tese por que (= pela qual) ele tinha preferncia.

41 - Tal ato til, pois visa o desenvolvimento social. O verbo visar (com o sentido de objetivar, desejar, almejar) transitivo indireto, exige preposio a em seu complemento: errado: Tal ato til, pois visa o desenvolvimento social. correto: Tal ato til, pois visa ao desenvolvimento social.

errado: Estudou diariamente, j que visava a prova. correto: Estudou diariamente, j que visava prova.

Quando vem seguido de verbo, pode-se pr a preposio ou no, um uso facultativo: adequado: O trabalho visava expor a situao econmica. adequado: O trabalho visava a expor a situao econmica.

Observao O verbo visar ainda possui dois sentidos diferentes (assinar ou mirar), porm, neste caso, com complementao direta, sem preposio: O empregado e o patro visaram (= assinaram) os documentos. Ao atirar, visou (= mirou) apenas os pneus do veculo.

19

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

42 - Enquanto um deles entreteu os transeuntes, houve o assalto. Conjugao indevida do verbo entreter. O correto um deles entreteve. O verbo entreter formado pelo prefixo entre + o verbo ter. por essa razo que se deve conjugar a partir do verbo primitivo: ter
eu tive ele teve eles tiveram ele tinha eles tinham se ele tiver se ele tivesse

entreter
eu entretive ele entreteve eles entretiveram ele entretinha eles entretinham se ele entretiver se ele entretivesse etc.

(causa

=> efeito)

No presente do indicativo, ateno aos acentos: eu entretenho, tu entretns, ele entretm, ns entretemos, vs entretendes, eles entretm. Tal conjugao idntica para inmeros verbos derivados de ter: abster-se, ater-se, conter, deter, entreter, manter, obter, reter e suster.

43 - Todos os participantes do curso requiseram o documento. Apesar da aparncia, requerer no segue querer. A nica irregularidade do verbo requerer aparece no eu do presente do indicativo (requeiro) e, por conseqncia, no presente do subjuntivo inteiro: Presente do indicativo
eu requeiro tu requeres ele requer ns requeremos vs requereis eles requerem

Presente do subjuntivo
eu requeira tu requeiras ele requeira ns requeiramos vs requeirais eles requeiram

Do restante, fixe: no segue o verbo querer, mas sim os regulares da segunda conjugao (vender, por exemplo): PRETRITO PERFEITO DO INDICATIVO vender
eu vendi tu vendeste

requerer
eu requeri tu requereste 20

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

ele vendeu ns vendemos vs vendestes eles venderam (causa =>

ele requereu ns requeremos vs requerestes eles requereram efeito)

Pret. imperf. do subj.: se eu requeresse, requeresses, requeresse, requerssemos, requersseis, requeressem. Futuro do subjuntivo: quando eu requerer, requereres, requerer, requerermos, requererdes, requererem. A frase correta Todos os participantes do curso requereram o documento.

Ateno No existem, portanto, tais conjugaes: ontem eles requiseram; se eles requisessem, quando ele requiser. Corretamente temos: ontem eles requereram, se eles requeressem, quando ele requerer.

44- Eles provm de regio pouco habitvel. O verbo provir (que usado para indicar a idia de procedncia, origem) segue fielmente o verbo vir. No presente do indicativo, porm, deve-se ter ateno acentuao: Presente do indicativo
tu vens ele vem eles vm tu provns ele provm eles provm

Dessa forma, o correto Eles provm de regio pouco habitvel.

Observao No presente do indicativo, procure no confundir o verbo provir (= ter como origem, proceder) com o verbo prover (= abastecer, munir, providenciar, nomear para algum cargo): provir
ele provm eles provm

prover
ele prov eles provem

Essas aves provm de regio inspita (= procedem). Essas aves provem seus ninhos de farta alimentao (= abastecem).

21

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

45- O encontro bero-americano revelou algumas tendncias econmicas. A pronncia como paroxtona a correta para ibero. Com a vogal aberta (), deve-se usar: encontro ibero-americano, encontro ibero-brasileiro, encontro ibero-italiano.

46 - No foi identificada a cidade que a vtima nasceu. O verbo nascer, para designar a localidade, exige o uso da preposio em. Por isso usamos nasceu em So Paulo, nasceu no Brasil, nasceu em algum lugar. Quando essa localidade substituda por um pronome relativo, a preposio mantida. Note: No foi identificada a cidade em que a vtima nasceu. No se conhece o bairro no qual ele nasceu.

Por se referir idia de lugar, tambm est correto onde (No foi identificada a cidade onde a vtima nasceu). Procure ficar atento a tais construes que exigem preposio no pronome relativo: errado: Era uma idia que muitos discordaram. correto: Era uma idia de que muitos discordaram. (muitos discordaram da idia)

errado: Recebemos um livro o qual muito gostamos. correto: Recebemos um livro do qual muito gostamos. (gostaram do livro)

47 - Estados Unidos garante a pacificao no Oriente Mdio. H alguns nomes prprios que, apesar de estarem no plural, mantm a concordncia no singular. Observe: Minas Gerais continua a crescer. Alagoas possui belas praias.

A concordncia s vai para o plural no caso de virem determinados (geralmente com artigo ou pronome): As Minas Gerais continuam a crescer. Minhas Alagoas possuem belas praias.

22

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

O pas Estados Unidos exige concordncia no plural. Para assim ser e no ofender a regra, sempre vir acompanhado de artigo. Os Estados Unidos garantem a pacificao no Oriente Mdio. Os Estado Unidos faro acordo na Iugoslvia. Os Estados Unidos mostraram-se descontentes com a crise.

Memorize: sempre com artigo e concordncia no plural. Os Estados Unidos tm plano de ajuda para pases em desenvolvimento.
com artigo verbo no plural

48 - O Brasil quer com urgncia, retomar o crescimento. Falha muito comum de vrgula, pois se usou a pausa como princpio norteador. Para pontuar os adjuntos adverbiais, ou se usam duas vrgulas ou nenhuma, ou seja, se for usar vrgula, caber uma antes e outra depois, ilhando o adjunto adverbial. Observe a forma correta: com duas vrgulas: O Brasil quer, com urgncia, retomar o crescimento. ou nenhuma: O Brasil quer com urgncia retomar o crescimento.

Acompanhe outros exemplos: errado: O governo brasileiro novamente, estabeleceu novas taxas. correto: O governo brasileiro, novamente, estabeleceu novas taxas. correto: O governo brasileiro novamente estabeleceu novas taxas.

errado: O presidente afirmou que sem demora, ser aprovada a reforma. correto: O presidente afirmou que, sem demora, ser aprovada a reforma. correto: O presidente afirmou que sem demora ser aprovada a reforma.

errado: J se pediu com rapidez, a reviso de todas as decises. correto: J se pediu, com rapidez, a reviso de todas as decises. correto: J se pediu com rapidez a reviso de todas as decises.

23

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

49 - Se fosse possvel, ele teria chego antes. Apesar do constante uso na linguagem oral, o particpio irregular chego deve ser evitado em um texto formal que tenha pretenso de seguir a norma culta. Mantenha o uso de chegado.

50 - Os turistas assistiram o espetculo. O verbo assistir (com o sentido de ver, ser o espectador de algo) transitivo indireto, exige a preposio a. O correto, portanto, : Os turistas assistiram ao espetculo. Com tal sentido, o verbo assistir no usado com os pronomes tonos lhe, lhes; no lugar so usados a ele, a ela (e plurais): Assistiu ao espetculo, assistiu a ele; assistiu cena da novela, assistiu a ela.

Observao O verbo assistir possui outros sentidos (atente-se variao de regncia): . assistir com o sentido de ajudar, auxiliar, prestar assistncia, transitivo direto: No local, o policial assistiu o acidentado. . assistir com o sentido de acompanhar, intervir em algo no como parte principal, mas como interessado, transitivo direto: O advogado assistiu o seu cliente no processo. . assistir com o sentido de caber, pertencer, ser de direito, gozar de um direito, transitivo indireto: Este direito assiste aos filhos menores. . assistir com o sentido de morar, habitar, permanecer, intransitivo (aparece geralmente com adjunto adverbial de lugar): De 90 a 95, assistiu em So Paulo. Tal uso arcaico.

51 - Conforme constatou-se, o acidente poderia ser evitado. Quanto colocao dos pronomes, deve-se atentar s palavras atrativas. As conjunes que introduzem oraes subordinadas so atrativas e, por isso, conforme (conjuno subordinativa que introduz a idia de conformidade) atrai o pronome: Conforme se constatou....

Observao As palavras e expresses atrativas so as seguintes:

. palavras com sentido negativo: no, nunca, jamais, ningum, nada, nenhum, nem etc.; . advrbios (sem vrgula): aqui, ali, s, tambm, alm, longe, bem, mal, hoje, amanh, ontem, j, nunca, jamais, muito, pouco, apenas, bastante, to, talvez etc.; . pronomes indefinidos: todo, tudo, algum, qualquer, outro, ningum, algum, muito, tanto etc.; . pronomes ou advrbios interrogativos: O que ? Quem ? Por que ? Quando ? Onde ? Como ? Quanto ?;
24

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

. pronomes relativos: que, o qual, quem, cujo, onde, quanto, quando, como; . conjunes subordinativas: que, uma vez que, j que, embora, ainda que, desde que, posto que, caso, contanto que, conforme, quando, depois que, sempre que, para que, a fim de que, proporo que, medida que etc.; . em + gerndio: em se tratando, em se analisando etc.; . oraes optativas (so as que exprimem desejo): Deus nos abenoe!, Raios o partam!.

52 - At o momento no se confirmou as alteraes de horrio. H na frase uma falha de concordncia verbal. O correto no se confirmaram as alteraes de horrio. Essa construo chamada de voz passiva sinttica, sempre traz um pronome apassivador (ou partcula apassivadora = se), bem como um sujeito (que, sempre bom lembrar, no vir preposicionado). Em geral, aceita ser transposta para a voz passiva analtica (as alteraes de horrio no foram confirmadas). Observe alguns exemplos: No se verificaram os defeitos (= Os defeitos no foram verificados). Fizeram-se as mudanas necessrias (= As mudanas necessrias foram feitas). No se viram os erros no processo (= Os erros no processo no foram vistos).

No confundir tal estrutura com outra muito parecida, construda com verbo transitivo indireto e, portanto, seguido de termo preposicionado: No se acredita nos defeitos. Discordou-se das mudanas necessrias. Desobedeceu-se s ordens dos superiores.

Nesta construo, o verbo fica no singular. Os termos defeitos, mudanas e ordens so objetos indiretos, como nos indica a preposio. A estrutura classificada como sujeito indeterminado, pois em seu lugar aparece o pronome se (ndice de indeterminao do sujeito). Procure memorizar a diferena que h entre essas estruturas muito parecidas, porm com grandes diferenas de concordncia:

. voz passiva sinttica: Confirmaram-se as idias (As idias foram confirmadas).


sujeito

25

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

. sujeito indeterminado: Acreditava-se nas idias.


objeto indireto

53- J bateu duas horas. Frase que contm falha de concordncia, pois o correto J bateram duas horas. Com os verbos bater, soar, repicar e dar, surge essa dvida de concordncia. Para resolver, pense assim: na ausncia de sujeito, concorde com as horas. Assim, duas frases passam a ser possveis: O relgio bateu duas horas.
sujeito

e No relgio bateram duas horas.


adjunto adverbial

Aquilo que antes funcionou como sujeito na primeira frase (O relgio), transformou-se em adjunto adverbial na frase seguinte (No relgio), j que o sujeito no vem preposicionado. Da a concordncia com as horas. Nos casos em que sino e relgio (ou qualquer outro emissor do horrio) no aparecem na frase, concorde tranqilamente com as horas (Bateram trs horas. Soaram duas horas. J deram quatro horas.). Se sino e relgio aparecerem na frase, verifique se esto preposicionados ou no: . sem preposio (concorde com sino, relgio...): Deu cinco horas o relgio. . com preposio (concorde com as horas): Deram cinco horas no relgio.

54 - Conforme a testemunha, eles eram em trs. Nessa formao, dispensa-se a preposio em. Isso ocorrer em qualquer tempo e pessoa (somos trs, sero trs, se fossem trs). Para ajudar a guardar, lembre-se do nome do livro de Maria Jos Dupr: ramos seis. use: Conforme a testemunha, eles eram trs.

errado: Segundo testemunhas, naquele dia eles eram em apenas dois. use: Segundo testemunhas, naquele dia eles eram apenas dois.

26

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

55 - Foi enviado o pedido a Senhora Maria Pereira. Frase que traz falha devido crase. Os pronomes de tratamento Senhora e Senhorita aceitam o artigo, permitindo ocorrer crase quando houver tambm preposio. Para confirmar, pense na troca por um sinnimo masculino e estabelea esta correspondncia: ao = . Ou seja, se no masculino aparecer ao, no feminino cabe o acento grave. Outra forma de verificao a troca por na, da, pela, para a e com a. Quando possvel substituir por uma dessas combinaes, h crase. Observe: Foi enviado o pedido Senhora Maria Pereira.
(Foi enviado o pedido ao Senhor Jos Pereira.) (Foi enviado o pedido para a Senhora Maria Pereira.)

Nos casos em que no ocorrem tais possibilidades de troca, sinal de que no h crase. Confirme: Foi enviado o pedido a cada mulher.
(Foi enviado o pedido a cada homem.) (Foi enviado o pedido para cada mulher.)

56 - Pagou a dvida. Agora estava quites. A palavra quite funciona como adjetivo e, por isso, concorda normalmente com o substantivo ao qual se refere: estou quite, estamos quites. A frase com correo deve ficar: Agora estava quite.

57 - A responsabilidade da pessoa que media a negociao. A frase correta A responsabilidade da pessoa que medeia a negociao. O verbo mediar faz parte de uma exceo e deve ser conjugado igual ao verbo odiar (odeio = medeio; odeia = medeia). errado: Pases do Mercosul mediam acordo de paz entre pases em guerra. correto: Pases do Mercosul medeiam acordo de paz entre pases em guerra.

Tal noo tambm vale para o derivado intermediar: errado: O jornalista intermedia esta noite o primeiro debate. correto: O jornalista intermedeia esta noite o primeiro debate.

27

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

58 - No entregaro o atestado pessoas atrasadas. No trecho no h necessidade de crase porque o artigo est ausente; s h preposio e, portanto, no cabe o acento. Para memorizar, pense que nunca ocorrer crase quando houver um a no singular seguido de palavra no plural. Observe: No entregaro o atestado a pessoas atrasadas. Enviaremos a mulheres com mais de vinte anos. O pedido foi remetido a crianas somente.

Caso fosse usado o artigo, da haveria a necessidade do acento: No informaro o horrio s pessoas atrasadas. Enviaremos s mulheres com mais de vinte anos. O pedido foi remetido s crianas somente.

59 - O brasileiro esquece muito rpido da histria de seu pas. H uma falha de regncia na frase. Dois verbos possuem idnticas caractersticas de construo: esquecer e lembrar. So tambm de fcil memorizao devido oposio semntica. Esses verbos podem, sem alterao de sentido, ser usados de duas formas: com pronome tono ou sem pronome tono. A partir disso, nasce uma regra: . com pronome - tambm se deve usar a preposio de: Ele se lembrou dos compromissos, mas se esqueceu do horrio. No nos esqueceremos de voc. Vocs s se lembraram das minhas dvidas.

. sem pronome - no se deve usar a preposio: Ele lembrou os compromissos, mas esqueceu o horrio. No esqueceremos voc. Vocs s lembraram as minhas dvidas.

Duas so as formas corretas para a frase acima: . com pronome (portanto com preposio): O brasileiro se esquece muito rpido da histria de seu pas.
28

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

. sem pronome (portanto sem preposio): O brasileiro esquece muito rpido a histria de seu pas.

60- Hoje esto fazendo 500 anos que o Brasil foi descoberto. Na frase h uma falha de concordncia. O correto a locuo verbal ficar no singular: est fazendo 500 anos. Podemos definir locuo verbal como um conjunto em que h mais de um verbo, sendo, no mnimo, um auxiliar e o outro principal. H uma correlao em que o verbo principal transfere suas caractersticas para o auxiliar. Assim, analisa-se que o verbo fazer (referindo-se a tempo) impessoal, forma uma orao sem sujeito e, por isso, deve ficar no singular. Essas caractersticas do verbo principal so transferidas para o auxiliar: Hoje est fazendo 500 anos que o Brasil foi descoberto. Observe outros exemplos: errado: Vo fazer trs meses que houve alterao no cmbio. correto: Vai fazer trs meses que houve alterao no cmbio.

errado: Devem fazer duzentos dias que foi realizada a compra. correto: Deve fazer duzentos dias que foi realizada a compra.

61 - Nunca fizeram referncia as nossas idias. So comuns em obras didticas as lies meio apressadas do acento grave facultativo. Equivocam-se s vezes porque se faz a anlise pelo fim, observando a conseqncia (acento grave), e no a causa (unio da preposio mais artigo). a partir da preposio ou do artigo facultativo que se d o reflexo na acentuao (acento grave pode ser usado ou no). Observe alguns casos:

a) antes dos pronomes possessivos, o uso do artigo facultativo: Referi-me /a sua idia. Referi-me a/s suas idias;

b) aps a preposio at (indicando direo), o uso da preposio a facultativo: Fomos at a/ praia. Chegou at as/s praias;

c) quanto ao nome de pessoas, h algo referente ao grau de intimidade. Assim, se houver um tom formal, falta de intimidade, no se usa artigo: Falei a Maria, Escrevi a Maria. Caso haja uma relao mais prxima, informalidade, pode-se usar o artigo: Falei Maria, Escrevi Maria. Caso o nome venha com um determinante, passa a aceitar o artigo: Falei Maria do escritrio.
29

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

Retomando a frase inicial, observa-se uma falha, pois o acento grave obrigatrio. Acompanhe: . a palavra referncia exige preposio (referncia a algo); . o pronome possessivo pode ser usado com artigo ou sem, mas na frase o artigo est presente (o s indica que se usou o artigo). Nunca fizeram referncia s nossas idias.
(preposio) a + as (artigo)

Outra forma correta seria sem o artigo, s com a preposio:


Nunca fizeram referncia a nossas idias.
(preposio) a +

(artigo)

62 - A cerca de dez dias nasceu essa idia. Falha muito comum, pois h uma concorrncia sonora. Na frase, a forma correta H cerca de dez dias nasceu essa idia. Para evitar tal equvoco, primeiro se deve saber que existem duas construes parecidas: . acerca de: significa sobre, em referncia a, em relao a; . cerca de: expresso que indica impreciso, falta de exatido, e significa perto de, aproximadamente. Em geral, os erros acontecem na expresso cerca de. Para resolver, pense assim: se h falta de exatido, passe a trabalhar com a idia exata, isto , retire a expresso cerca de. Do jeito que a frase ficar, em seguida basta encaixar novamente a expresso. Observe: dvida: ??? cerca de cinco mil pessoas foram enviadas as solicitaes. retirar a expresso: A cinco mil pessoas foram enviadas as solicitaes. repor a expresso: A cerca de cinco mil pessoas foram enviadas as solicitaes.

dvida: Isso ocorreu ??? cerca de 100 dias. retirar a expresso: Isso ocorreu h 100 dias. repor a expresso: Isso ocorreu h cerca de 100 dias.

dvida: ??? cerca de trezentos reais na bolsa. retirar a expresso: H trezentos reais na bolsa. repor a expresso: H cerca de trezentos reais na bolsa.
30

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

63 - Casos tm havido em que o Brasil merecedor de elogios. Ocorreu uma falha de concordncia, sendo correto Casos tem havido em que.... Essa concordncia oferece um pouco de dificuldade, pois traz locuo verbal (verbo auxiliar tem + verbo principal havido). Observe, porm, que, nas locues verbais, o verbo principal transfere suas caractersticas ao auxiliar. Como haver o principal e est com o sentido de existir, passa a ser classificado como impessoal, ou seja, a orao no tem sujeito. Nesse caso, nasce a exigncia de que o auxiliar fique no singular, assumindo as caractersticas de seu verbo principal (casos tem havido). Constata-se tambm que o termo casos no sujeito, mas sim objeto direto. Acompanhe outros exemplos de haver na locuo verbal:

errado: Ainda devem haver muitas mudanas na economia mundial. correto: Ainda deve haver muitas mudanas na economia mundial.

errado: Novas propostas at o fim do dia podero haver. correto: Novas propostas at o fim do dia poder haver.

Para facilitar esse tipo de anlise, pense em uma relao entre patro (verbo principal) e empregado (verbo auxiliar). Se h dvida quanto concordncia, coloque o patro para trabalhar sozinho e a concordncia que ele assume voc deve transferir para o empregado (verbo auxiliar). Exemplos:

dvida: Vai ou Vo haver importantes acordos polticos. patro sozinho: Haver (singular) importantes acordos polticos. transferir para o empregado: Vai haver importantes acordos polticos.

dvida: No Brasil, muitos aumentos est ou esto havendo. patro sozinho: No Brasil, muitos aumentos h (singular). transferir para o empregado: No Brasil, muitos aumentos est havendo.

64 - Eles nos enviaram o pedido ontem. Remetemo-lhes o produto hoje. Algumas vezes surgem dificuldades no uso do pronome. H problemas de colocao, tipo de pronome (o ou lhe; eu ou mim) e, o que nos interessa por ora, combinaes que exigem cortes e acrscimos. H trs possibilidades:
31

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

a) Os verbos terminados em -r, -s ou -z perdem essa letra final e o pronome o (e variaes) recebe o acrscimo da letra l: estudar + o = estud-lo refiz + os = refi-los quis + as = qui-las

b) Quando o verbo terminado em som nasal (m ou til), acrescenta-se a letra n ao pronome o (e variaes): repe + os = repe-nos recebem + as = recebem-nas convocaram + a = convocaram-na

c) Os verbos conjugados na primeira pessoal plural (ns) perdem o -s final quando recebem (em nclise) pronomes tonos da mesma pessoa: referimos + nos = referimo-nos identificamos + nos = identificamo-nos referimos + nos = referimo-nos

Como se nota, os nicos pronomes que permitem algum tipo de corte so o, a, os as e nos. Est fora dessa classificao o pronome lhe. Por isso, a construo inicial deve aparecer inteira, sem cortes nem acrscimos: Remetemos-lhes o produto hoje. Enviamos-lhes o solicitado. Dirigimos-lhes novo pedido.

65- Achou que tinha feito mal negcio. Houve falha de grafia, pois o correto o mau negcio. Sempre vlido lembrar uma correlao que garante a grafia correta de mal e mau: . mau bom: mau tempo (bom tempo) . mal bem: falou mal (falou bem)

66 - No fizeram aluso ela. No cabe o acento grave na frase, pois os pronomes pessoais no aceitam a anteposio do artigo feminino. Da se chegar concluso de que antes dos pronomes pessoais nunca ocorrer crase. errado: No fizeram aluso ela. correto: No fizeram aluso a ela. Reconhecer certas estruturas em que nunca ocorre crase (em geral, por nunca vir com artigo feminino) torna-se relevante, pois se cria um esquema preventivo. Acompanhe os casos nos quais no se usa o acento grave: a) palavra masculina: Eles estavam a bordo do navio. Falava a respeito da globalizao. Isso foi a julgamento. Ele chegou a tempo de nos avisar. b) verbo: Haver reformas a partir de janeiro. Elas comearam a discutir. Preo a combinar. Juros a perder de vista.
32

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

c) palavras repetidas: Eles estavam face a face, cara a cara. d) pronome pessoal: Ele se referiu a ela ontem. e) demonstrativos esta(s) e essa(s): Enviaram um presente a essa/esta mulher. f) pronomes de tratamento (Vossa ou Sua): No me referi a Vossa Excelncia. g) a no singular + palavra no plural: Fez-se aluso a leis antigas. h) maioria dos pronomes indefinidos: Enviou-se o pedido a cada uma. i) artigo indefinido uma: Referi-me a uma idia antiga.

67 necessrio que aja mais investimentos no setor. H falha de grafia e confuso HAJA: trata-se do verbo haver conjugado no presente do subjuntivo. Nesse contexto, geralmente tem o sentido de existir, ocorrer. O verbo haver, quando est com tal acepo, classificado como impessoal e forma a orao sem sujeito. Assim, nessa situao, por no ter com o que concordar, fica no singular: preciso que haja mais investimentos. (= preciso que existam mais investimentos.) (= preciso que ocorram mais investimentos.)

AJA: o verbo agir conjugado no presente do subjuntivo. H uma mudana de G para J por uma questo sonora. Para marcar algumas diferenas, essa formao aceita substituio: . por outras pessoas (eu aja, ele aja, eles ajam, ns ajamos); . por sinnimos (agir = atuar, praticar).

Alm disso, pode ser posto em locuo verbal, algo que revela a verdadeira origem e exclui a concorrncia: preciso que ele aja - tente agir - possa agir). Por isso, no se confundem frases como: necessrio que o Brasil aja com mais fora e direo. (= necessrio o Brasil agir com mais fora e direo.)

necessrio que no Brasil haja mais fora e direo. (= necessrio no Brasil haver mais fora e direo.)
33

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

68 - A falta de interesse dos jogadores implicar na derrota. O verbo implicar, com o sentido de acarretar, gerar, produzir, transitivo direto, portanto no exige preposio. Observe: Viver socialmente implica um comportamento positivo. O dolo eventual implica a assuno dos riscos. Reveja a construo: A falta de interesse dos jogadores implicar a derrota

Observao O verbo implicar ainda possui outros sentidos: . com o sentido de envolver transitivo indireto, exige a preposio em (Ele se implicou em assaltos); . com o sentido de importunar, aborrecer, mostrar antipatia tambm transitivo indireto, exige a preposio com (O homem sempre implicava com os vizinhos).

69 - Eles assistiram e gostaram do filme. Quando as palavras possuem regncia diferente (como o caso dos verbos assistir e gostar), no se deve usar um s complemento. Como cada verbo rege uma preposio especfica (assistir ao filme; gostar do filme), correto manter cada um com o seu complemento. Refeito o trecho, assim ficar: Eles assistiram ao filme e gostaram dele. Outros exemplos:

errado: Ele concorda ou discorda de nossas idias? use: Ele concorda com nossas idias ou delas discorda?

errado: Segundo testemunhas, ele chegou e saiu do local rapidamente. use: Segundo testemunhas, ele chegou ao local e saiu de l rapidamente.

70 Sai dessa e v trabalhar. A construo no foi uniforme no tratamento. O interlocutor pode ser invocado pelo pronome tu ou um dos pronomes de tratamento (normalmente o pronome voc) e, diante da escolha, deve-se manter uma nica forma, desde o verbo at os pronomes. tu => fizeste => teu => te voc=> fez => seu => o, lhe Particular ateno merece o modo verbal imperativo. O imperativo afirmativo forma-se a partir dos dois presentes, de acordo com o tratamento dispensado ao ouvinte (tu ou voc):
34

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

tu sai do presente do indicativo (menos o s) v(s), sai(s), olha(s), vai(s). voc sai do presente do subjuntivo veja, saia, olhe, v.

Na frase acima, h duas formas corretas de constru-la: - tratando a pessoa por TU: Sai dessa e vai trabalhar. - tratando a pessoa por VOC: Saia dessa e v trabalhar.

Em muitas regies do Brasil, na linguagem informal do cotidiano, o tratamento normalmente utilizado voc, porm muitas vezes se usa o imperativo na segunda pessoa (tu), algo que gera falta de uniformidade de tratamento. Essa troca constante em propagandas e letras de msicas: Vem (tu) pra Caixa voc tambm. (Corrige-se para Venha pra Caixa voc tambm ou Vem pra Caixa tu tambm.)

Ei, voc a, me d um dinheiro a. (Corrige-se para Ei, voc a, me d... ou Ei, tu a, me d um dinheiro a.)

35

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

GABARITO
1 - H polticos que no merecem voltar A Braslia. 2- Ele falou da ditadura militar, poca EM QUE / NA QUAL prevalecia o silncio. 3- Ele comprou um carro movido A lcool. 4- No ocorreram acordos entre o ru e MIM. 5- O conceito anterior foi MAIS BEM analisado. 6- No se sabia QUANTOS gramas havia. 7- Mesmo sem o apoio da maioria, urgentes reformas nas regras HAVER. 8 - Procedeu-se AO exame pericial. 9 - Hoje FAZ trinta dias que ocorreu o acidente. 10- O acordo de pacificao veio AO encontro DAS expectativas mundiais. 11 - As mudanas no CONVM a todos. 12 - Nascer nova verso ante O exposto. 13- Fecharam a porta, pois j havia BASTANTES pessoas. 14- Muitos participaram da festa BENEFICENTE. 15 - J HAVIA dez dias que o fato ocorrera. 16- O total CINQUENTA reais. 17 - Fez-se um investimento para depois DIVIDI-lo. 18 - Ele no perdoou AO ru. 19 - Saram do PACAEMBU. 20 - Atende-se DA zero HORA s sete da manh. 21 - J era meio-dia e MEIA (12h30min). 22 - Sentia muito CIME. Era um CIME doentio. 23 TER-SE-IA revisto a questo se houvesse novo pedido. 24 - A polcia INTERVEIO na briga. 25- Sempre RECONQUISTO meus direitos, mas ontem no REOUVE. 26 - Sentiu MUITO d. 27 - No devemos NOS queixar. 28 - Vossa Excelncia EST bem aqui, em SUA terra? 29 - Nada COMO o Brasil.
36

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

30 - O produto no CORRI os utenslios. 31 - Pediu-se A Vossa Excelncia novo prazo. 32 - Esperamos que ele ESTEJA bem e SEJA feliz. 33 - Todos fielmente obedeceram AO pedido. 34- Ele falou dos pensamentos ROMNTICO-platnicos. 35 - Segundo informaes, ela tinha SE queixado do atraso. 36 - Alguns males nem todo o bem do mundo REMEDEIA. 37 - Usavam calas brancas e camisas CINZA. 38 - O Brasil se PRECAVEU da crise, mas o Chile e o Uruguai no se PRECAVERAM a tempo. 39- Os ouvintes no simpatizaram com a msica. 40 - No se sabe POR QUE a vtima no o denunciou. 41 - Tal ato til, pois visa AO desenvolvimento social. 42 - Enquanto um deles ENTRETEVE os transeuntes, houve o assalto. 43 - Todos os participantes do curso REQUERERAM o documento. 44- Eles PROVM de regio pouco habitvel. 45- O encontro IBERO-americano revelou algumas tendncias econmicas. 46 - No foi identificada a cidade EM QUE / NA QUAL / ONDE a vtima nasceu. 47 - Estados Unidos GARANTEM a pacificao no Oriente Mdio. 48 - O Brasil quer com urgncia, retomar o crescimento. (sem vrgulas) (ou) O Brasil quer, com urgncia, retomar o crescimento. (isolando o adj. advrbio) 49 - Se fosse possvel, ele teria CHEGADO antes. 50 - Os turistas assistiram AO espetculo. 51 - Conforme SE constatou, o acidente poderia ser evitado. 52 - At o momento no se CONFIRMARAM as alteraes de horrio. 53- J BATERAM duas horas. 54 - Conforme a testemunha, eles eram trs. 55 - Foi enviado o pedido Senhora Maria Pereira. 56 - Pagou a dvida. Agora estava QUITE. 57 - A responsabilidade da pessoa que MEDEIA a negociao. 58 - No entregaro o atestado S (ou) A pessoas atrasadas. 59 - O brasileiro esquece muito rpido A histria de seu pas.
37

ESCREVENTE DIA D MATERIAL EXTRA Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

(ou) O brasileiro SE esquece muito rpido DA histria de seu pas. 60- Hoje EST fazendo 500 anos que o Brasil foi descoberto. 61 - Nunca fizeram referncia S (ou) A nossas idias. 62 - H cerca de dez dias nasceu essa idia. 63 - Casos TEM havido em que o Brasil merecedor de elogios. 64 - Eles nos enviaram o pedido ontem. RemetemoS-lhes o produto hoje. 65- Achou que tinha feito MAU negcio. 66 - No fizeram aluso A ela. 67 necessrio que HAJA mais investimentos no setor. 68 - A falta de interesse dos jogadores implicar A derrota. 69 - Eles assistiram AO FILME e gostaram DELE. 70 Sai dessa e VAI trabalhar. ou SAIA dessa e V trabalhar.

38

También podría gustarte