Está en la página 1de 5

Concordância nominal

A regra geral diz que o artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem.

Aquelas duas simpáticas moças são filhas do coronel.

- Casos especiais Parte I - Palavras específicas As palavras abaixo flexionam-se de acordo com o termo a que se referem. Palavra Anexo Exemplo Veja as folhas anexas. - Muito obrigado, disse o rapaz. - Muito obrigada, respondeu a senhora. Eles mesmos pagaram tudo. Ela mesma fez o serviço. As redações estão inclusas na pasta. Estou quite com você. Estamos quites. Ofender os símbolos nacionais é uma atitude de lesa-pátria. Observação A expressão "em anexo" é invariável: Veja as folhas em anexo.

Obrigado

Mesmo
Incluso Quite Leso

As palavras abaixo são invariáveis.

Palavra Alerta Menos

Exemplo Estejamos alerta diante dos perigos que a vida oferece. Há menos mulheres no recinto.

As palavras abaixo podem flexionar-se ou não. Quando funcionam como adjetivos, sofrem flexão; quando funcionam como advérbios, ficam invariáveis.

É proibida É proibida a entrada. então se flexiona de acordo com o termo ao qual se refere. Essas expressões flexionam-se É proibido / é necessário/ é bom/ é somente se a palavra à qual estão preciso. sua entrada. Se o muito não mudar para muitos. Parte I I. (adjetivo) As roupas custaram barato (advérbio) Minha mãe está meio cansada. difíceis possível. aí é um advérbio. Há bastantes roupas sem passar. com o sentido de sozinho. a palavra O mais.Palavra Exemplo Passaram por problemas bastante difíceis. Só decido julgamentos o mais Nessas expressões. Só / sós / a sós .. ela não muda. Observação! A expressão a sós é invariável. difíceis possíveis.. possível concorda com o artigo (o / possíveis Só decido julgamentos os mais os) que se relaciona a ela. Gastaram só quinze reais. etc. é um adjetivo e. portanto. Passaram por problemas muito difíceis. o bastante não se altera também. Caro Barato Estas roupas custam caro. quando.. (advérbio) Há bastantes roupas sem passar. porém.. se flexiona.. Se o muito sofrer alteração no plural. Há muitas roupas sem passar. Veja: Passaram por problemas bastante difíceis. e não Estou só Estamos sós. (adjetivo) As roupas estão baratas.. A palavra só. (pronome adjetivo) Bastante Dica! Troque a palavra bastante por muito. Se significar metade. (advérbio) Tomei meia garrafa de vinho! (numeral) Meio Dica! Quando a palavra meio significar um tanto. desacompanhado. Experimente nos exemplos acima. tem o sentido de apenas. se referindo estiver especificada. um pouco.. (advérbio) As jóias são caras. possível / Os mais .Expressões e construções específicas Expressão ou construção Regra Exemplo É proibido entrada.. então não tenha receio: o correto é usar bastantes.

As regras a seguir exigem que a construção tenha: . Como estão na frase – O coração da moça é grande. Se for por meio de verbo. . b) predicativo do sujeito O coração da moça é grande. basta verificar o modo pelo qual ele está ligado à palavra a que se refere. .dois ou mais substantivos. Ele pode aparecer como: a) adjunto adnominal A moça tem um grande coração. Dica! Para saber quando o adjetivo está funcionando como adjunto adnominal ou como predicativo do sujeito. para se entender bem como ela é feita. é predicativo do sujeito. Parte III . Então estamos diante de um adjetivo com função Então estamos diante de um adjetivo com função de adjunto adnominal. Caso b Palavra a que se refere – coração. Os noivos ficaram a sós. Se não for por meio de um verbo.Adjetivo O adjetivo apresenta situações especiais de concordância. é adjunto adnominal. devemos observar a função que o adjetivo tem na oração. Como estão na frase – grande coração Há verbo ligando um ao outro? – Não.grande Caso a Palavra a que se refere – coração. Entretanto.muda. a forma verbal é.um adjetivo. Veja: Adjetivo . Há verbo ligando um ao outro? – Sim. de predicativo.

. Ele comprou furadas meias e sapato. Caso 2 . Sua inteligência e carisma eram maravilhosos.o adjetivo é anteposto ao substantivo.SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO + ADJETIVO Caso 2 . ou seja. . b) O adjetivo vai para o plural (se os gêneros forem diferentes. ou seja.Ainda temos que observar se: . . se há ADJETIVO + SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO. se há SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO + ADJETIVO.SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO + ADJETIVO Há duas concordâncias possíveis: a) O adjetivo concorda com o substantivo mais próximo: Ele tinha sapato e meias furadas.Concordância do adjetivo como predicativo do sujeito Caso 1 . prevalece o masculino): Ele tinha sapato e meias furados. Ele comprou novo tênis e meias. Eram maravilhosos sua inteligência e seu carisma. Ele comprou uma calça e uma meia novas. O adjetivo irá para o plural.o adjetivo é posposto ao substantivo.ADJETIVO + SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO O adjetivo irá para o plural ou concordará com o núcleo mais próximo.ADJETIVO + SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO. Ele comprou uma calça e um tênis novos. O adjetivo concorda com o substantivo mais próximo. Era maravilhosa sua inteligência e seu carisma. Ele comprou uma calça e um tênis novo.Concordância do adjetivo como adjunto adnominal - Caso 1 . . Era maravilhoso seu carisma e sua inteligência.

. a) O substantivo fica no singular e coloca-se um determinante (artigo) antes do último adjetivo: O navio russo e o americano afundaram.dois adjetivos.um substantivo. b) O substantivo fica no plural e retira-se o artigo que estava antes do adjetivo: Os navios russo e americano afundaram. .As regras a seguir exigem que a construção tenha: .