Está en la página 1de 15

ABCustos Associao Brasileira de Custos - Vol.

2 n 1 jan/Abr 2007

ISSN 1980-4814

Bonificaes no setor de varejo receita ou reduo de custos?


_______________________________________________________________________
Autores: Jernimo Antunes Mestre e Doutor em Contabilidade e Controladoria pela Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo Professor Doutor da Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 Cidade Universitria So Paulo SP jantunes@usp.br Vincius de Castro Alves Sampaio Graduado em Administrao de Empresas e Cincias Contbeis na Universidade de Fortaleza - UNIFOR Aluno no Programa de Mestrado Profissional em Controladoria da Faculdade de Economia, Administrao, Aturia e Contabilidade da Universidade Federal do Cear Av. da Universidade, 2.431 Benfica Fortaleza Cear viniciussampaio@hotmail com Este trabalho tem por objetivo identificar as formas comerciais mais comuns de bonificaes concedidas pelos fornecedores ao setor de varejo e as implicaes contbeis e fiscais decorrentes desta prtica comercial. enfatizado que no h regras ou posicionamentos estabelecidos nas normas brasileiras de contabilidade vigentes atualmente, quanto ao tratamento e registro de determinados tipos de acordos comerciais comumente empregados no cotidiano dessas entidades. Em decorrncia desta lacuna, tais empresas, em muitas circunstncias, tratam estas bonificaes como receita e, portanto, pagam impostos e contribuies sociais que, como se verificar, nem sempre so devidos, alm de ir de encontro ao correto reconhecimento contbil pela essncia dessas transaes. A proposta deste estudo, alm de destacar a importncia e a complexidade deste tema, o de apresentar algumas orientaes contbeis, mas no esgot-las, tomando por base os procedimentos j adotados em outros pases, a legislao fiscal brasileira e, obviamente, os princpios contbeis brasileiros. Conclui-se o trabalho reconhecendo que as bonificaes so instrumentos importantes nos processos de negociaes junto aos fornecedores do setor de varejo, mas que, para o seu correto reconhecimento nos demonstrativos contbeis, as empresas devero formalizar estes acordos e estruturar alguns controles para identificao e associao dessas bonificaes s mercadorias adquiridas. Palavras-chave: Bonificaes sobre mercadorias, Descontos condicionais, Descontos incondicionais, Acordos comerciais, Fornecedor, Cliente.

Considerations in the retail sector revenue or reduction of costs?


This paper aims at identifying the most common forms of considerations given by vendors to customers as well as the accounting and taxes implications of this commercial act. It emphasizes that there are no rules established in the current Brazilian norms of accounting about the treatment and register of specific kinds of commercial agreements often made by these companies. As a result of this gap, such companies, in many circumstances, treat these considerations as revenues and, therefore, pay taxes and social contributions, which, as it will be verified, is not always necessary. Besides, these companies also fail on following the correct accounting recognitions for the essence of these transactions. The aim of this study is not only to highlight the importance and the complexity of this subject, but also to present some accounting suggestions, although not meaning to exhaust them, taking as a base the procedures already adopted in other countries, the Brazilian taxes legislation, and the Brazilian Generally Accepted Accounting Principles. This paper is concluded with the recognition that considerations are important instruments of purchase to vendors, but in order to recognize them correctly in the financial statements, the companies must formalize these agreements and adopt some instruments of control for identification and association of their considerations to the purchased vendors products. Key-words: Considerations. Conditional Discounts, Unconditional Discounts, Commercial Agreements, Vendor, Customer.

Bonificaes no setor de varejo receita ou reduo de custos? Jernimo Antunes, Vincius de Castro Alves Sampaio

1. Introduo A oportunidade de, em um mesmo local, o consumidor ter acesso ao conjunto de bens desejado tais como: alimentos, produtos de higiene, etc., lastreou o conceito de auto-servio difundido no incio da dcada de 1930 nos Estados Unidos pelas redes de lojas King Kuller e Big Bear. Uma das principais caractersticas do setor varejista o seu crescente dinamismo. De fato, a diversificao de produtos que poderiam ser encontrados em um supermercado ao longo dos ltimos setenta anos aumentou de modo proporcional ao crescimento das grandes redes de lojas. Estes tipos de organizaes comerciais incorporaram neste processo de expanso atividades tais como: utenslios domsticos, perfumaria, bebidas, panificadoras, aougues e diversos outros. O setor de varejo emerge com fora no Brasil entre 1950 e 1960, no bojo das aes desenvolvimentistas preconizadas pelos governos de Getlio Vargas e de Juscelino Kubitschek. Estes governos tinham como objetivo declarado a elevao da renda nacional e, consequentemente, a ampliao do consumo no mercado interno. Em decorrncia do emergente crescimento do comrcio varejista, a competio entre as redes de supermercados de outrora se acentuou, provocando relevante impacto na gesto econmica e financeira destas entidades. Outra marcante caracterstica do mercado varejista que este obtm margem lquido muito pequena em relao s receitas de vendas. Assim, os analistas financeiros e outros interessados nas demonstraes contbeis de empresas varejistas, consideram que a margem bruta um indicador econmico muito importante para mensurar a performance da entidade e que a meta de reduo constante de custos deve ser perenemente perseguida. Cavalcante (2004, p.42) destaca que na guerra por melhores resultados, os grandes conglomerados varejistas passaram a desenvolver tcnicas com o objetivo de reduzir seus custos de operao. Para isto, esse tipo de comerciante, de modo confidencial e normalmente individual, passou a se beneficiar de seu poder de barganha para atingir seus objetivos nas negociaes com os seus fornecedores. Assim, o ato de comprar passou a ser visto como uma transao em que possvel apurar ganhos ou incorrer em perdas. atravs de bonificaes comerciais que os fornecedores do setor de varejo esto procurando tornar seus preos atrativos e competitivos, assim como cativar e perpetuar a fidelidade comercial de seus clientes.

43
ABCustos Associao Brasileira de Custos - Vol. 2 n 1:42-56 - jan/abr 2007

Bonificaes no setor de varejo receita ou reduo de custos? Jernimo Antunes, Vincius de Castro Alves Sampaio

A discusso contbil sobre o reflexo de bonificaes sobre mercadorias (vendor allowances) nos demonstrativos financeiros das empresas ganhou fora aps a fraude identificada na US FoodService, uma diviso americana do grupo de varejo holands Royal Ahold. Os resultados do grupo, oriundo das operaes americanas entre os anos de 2000 e 2002, foram superavaliados em US$ 880 milhes. A fraude, segundo investigao conduzida pela Securities and Exchange Commission (SEC), ocorreu a partir de um esquema montado entre executivos da FoodService e fornecedores. Os executivos da diviso americana solicitaram aos seus fornecedores nos trs exerccios que inflassem os valores a receber oriundos de bonificaes sobre mercadorias, nas confirmaes de saldos e clusulas contratuais solicitadas pelos auditores do grupo. Alguns meses antes deste episdio ter sido divulgado ao mercado, precisamente em novembro de 2002, o Emerging Issue Task Force EITF, criado para traar e definir diretrizes de implementaes de pronunciamentos emitidos pelo Financial Accounting Standard Board (FASB), publicou o EITF 02-16, para tratar dos aspectos contbeis, pelo comerciante, de certos benefcios recebidos de um fornecedor. Esta orientao definiu alguns parmetros para reconhecimento de bonificaes como recebveis e do tratamento contbil destes valores no custo das mercadorias adquiridas. No Brasil, ainda h uma lacuna nas normas contbeis, inexistindo pronunciamentos e posicionamentos formais por parte do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) ou da Comisso de Valores Mobilirios (CVM), em relao contabilizao de bonificaes sobre mercadorias. Neste vcuo, os auditores independentes de demonstraes contbeis de companhia abertas, por exemplo, tm se socorrido, muitas vezes, das normas adotadas internacionalmente, como o prprio EITF citado anteriormente, adaptadas aos princpios contbeis brasileiros (KPMG, 2003). Por outro lado, um grupo maior, formado por empresas de capital fechado e outras sociedades limitadas que atuam no setor de varejo, esto adotando procedimentos contbeis que nem sempre refletem a essncia da transao. Como agravante, tais entidades esto sendo oneradas por uma carga tributria injusta, em decorrncia de um tratamento equivocado de fatos contbeis oriundos de bonificaes comerciais. Os fiscos estadual e federal tm manifestado suas posies atravs de respostas consultas e emisso destas normativas, algumas vezes at conflitantes, quanto tributao de determinadas operaes de bonificaes. Mas a questo principal que vem acirrando disputas

44
ABCustos Associao Brasileira de Custos - Vol. 2 n 1:42-56 - jan/abr 2007

Bonificaes no setor de varejo receita ou reduo de custos? Jernimo Antunes, Vincius de Castro Alves Sampaio

entre contribuintes e o fisco o tratamento de determinadas bonificaes como sendo operaes condicionais ou incondicionais. A legislao fiscal brasileira, tanto no mbito federal como estadual, pacfica quanto excluso dos descontos incondicionais da base de clculo da apurao dos impostos sobre as vendas e sobre os lucros. No prximo tpico so apresentados os principais tipos de bonificaes praticadas entre fornecedores e o setor de varejo, bem como suas implicaes e sugestes de registros em conformidade aos princpios contbeis brasileiros e norte-americanos. A identificao e definio destes tipos de bonificaes foram obtidas a partir de informativos especficos do setor de varejo e de atos normativos e orientaes empregados nos Estados Unidos. 2. Definio de Bonificaes Bonificaes so entendidas, por diversos autores no campo de Direito Comercial, como a concesso feita pelo vendedor ao comprador, ao diminuir o preo do produto ou servio ou entregando quantidades maiores do que as estipuladas contratualmente. As bonificaes, dentro deste contexto, podem ser concesses recebidas tanto em dinheiro como em mercadorias e diferenciam-se de abatimentos, pois segundo Iudcibus (1998, p.119), estes so concedidos aps as vendas em funo de avarias ou outro motivo descoberto a posteriori. As bonificaes no setor de varejo esto, na grande maioria das vezes, vinculadas ao desempenho de vendas do varejista, veiculao de propaganda, alterao de preos no mercado ou estratgias promocionais, exposio de mercadorias, dentre outros fatores, e tm forte influncia no custo das mercadorias adquiridas. importante lembrar o conceito de custo das mercadorias para as consideraes a serem efetuadas a seguir. Segundo Iudcibus et al. (2003, p.119):
o conceito de custo de aquisio que deve englobar o preo do produto comprado, mais os custos incorridos adicionalmente, at estar o item no estabelecimento da empresa. Nesse sentido, os custos de embalagem, transporte e seguro, quando por conta da empresa, devem ser considerados como parte do custo de aquisio e debitados a tais estoques.

Para as empresas do setor de varejo que operam com uma grande variedade de produtos, um dos mtodos mais comumente empregados o Mtodo do Preo de Venda a Varejo, em decorrncia da dificuldade em se manter um controle de estoque permanente satisfatrio. Tambm conforme definiram Iudcibus et al. (2003, p.123):

45
ABCustos Associao Brasileira de Custos - Vol. 2 n 1:42-56 - jan/abr 2007

Bonificaes no setor de varejo receita ou reduo de custos? Jernimo Antunes, Vincius de Castro Alves Sampaio
O mtodo consiste na apurao do total do estoque preo de venda, quer por meio de contagem fsica, quer de controles permanentes valorizados aos preos unitrios de venda, que so ento convertidos a valores de entradas mediante sua multiplicao por quociente mdio do custo com relao aos preos de venda a varejo para o perodo corrente. Essa forma de controle e avaliao representa avaliar estoques finais aos preos aproximados de custo, pois dos estoques valorizados a preos de venda elimina-se, por totais, a margem de lucro, apurando-se assim os estoques finais a preo de custo.

Como elemento de valorizao das mercadorias adquiridas, deve-se considerar tambm os impostos e contribuies no cumulativos incidentes sobre as compras, ou seja, o ICMS, o PIS e a COFINS, sendo estes dois ltimos aplicveis apenas para as empresas tributadas pelo Lucro Real, conforme regidos pelas Leis 10.637/02 e 10.833/03. Esses tributos apresentam mecanismos de apurao similar, e por serem compensveis com os montantes lquidos finais a pagar pela entidade, no devem compor o custo dos estoques de mercadorias. Os principais tipos de bonificaes comumente encontrados em acordos comerciais so: bonificaes por volume; propaganda participada; enxoval/lanamentos de novos itens; bnus de display; logstica; desconto financeiro, e; proteo de preo. A seguir, so apresentadas sobre as principais caractersticas de cada uma destas modalidades de benefcios, assim como os principais aspectos contbeis, de apurao de custos e tributrios. 2.1. Bonificaes por Volume Bonificaes por volume so incentivos concedidos aos varejistas em forma de dinheiro ou novos produtos, visando induzir maiores volumes de negcios. O atrativo das bonificaes em mercadorias para os varejistas reside no s no aspecto financeiro pelo no pagamento da mercadoria mas, tambm, segundo Fabretti (2005, p.48), pela possibilidade do crdito destacado de ICMS em documento hbil, desde que o mesmo tenha sido anteriormente pago pelo fornecedor.

46
ABCustos Associao Brasileira de Custos - Vol. 2 n 1:42-56 - jan/abr 2007

Bonificaes no setor de varejo receita ou reduo de custos? Jernimo Antunes, Vincius de Castro Alves Sampaio

H um impasse na legislao e jurisprudncia fiscal em relao ao tratamento das bonificaes, que a compara aos descontos incondicionais ou condicionais. A Receita Federal, atravs da Soluo de Consulta n. 159 de 12.09.2003, assim se posicionou:
EMENTA: BONIFICAES EM MERCADORIAS: As bonificaes concedidas em mercadorias, quando constarem da nota fiscal de venda dos bens e no dependerem de evento posterior emisso desse documento, significam parcelas redutoras da receita de venda (descontos incondicionais).

J a Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo, atravs da Deciso Normativa CAT n. 4 de 2000, determina que as bonificaes entendidas como abatimento na forma de mercadoria devem fazer parte da base de clculo do ICMS. bonificaes no se assemelham a descontos incondicionais. A Lei Kandir exclui da base de clculo do ICMS os descontos incondicionais. Foi por este motivo, por exemplo, que a Bombril obteve liminar em agosto de 2005, permitindo a excluso da base de clculo do ICMS dos valores referentes bonificaes oferecidas em mercadorias aos seus clientes. Conforme preconiza a legislao estadual em So Paulo, o crdito escritural do ICMS incidente na entrada das mercadorias convertidas em bonificao dever ser estornado, uma vez que a no incidncia configura hiptese de exceo ao aproveitamento do crdito do imposto. Ainda sob a tica fiscal, vale mencionar que as mercadorias recebidas como bonificaes no proporcionam, tambm, direito ao crdito de PIS e COFINS pelo regime no cumulativo, j que as mesmas no sero tributadas pela sada dos fornecedores por se tratarem de descontos incondicionais. Nos casos em que as bonificaes forem oferecidas em dinheiro, na forma de reembolso, nos acordos em que sejam estabelecidas condies de quantidades mnimas de compras - e que, historicamente, essas quantidades foram sempre superadas - esses valores a serem recebidos devero ser provisionados proporcionalmente ao longo do acordo, baseado em compras passadas ou estimativas de compras futuras. Assevera este rgo governamental, a exemplo de outros congneres em diversos estados da federao, que

47
ABCustos Associao Brasileira de Custos - Vol. 2 n 1:42-56 - jan/abr 2007

Bonificaes no setor de varejo receita ou reduo de custos? Jernimo Antunes, Vincius de Castro Alves Sampaio

O EITF 02-16 apresenta o seguinte exemplo ilustrando esse caso: Em 01 de janeiro de 20X1 o fornecedor oferece, em um acordo comercial, um reembolso de $1.000 para um cliente, se durante o ano calendrio de 20X1 este adquirir 1.000 unidades. A mdia de compras do cliente de 1.700 unidades cada ano. Avaliao: Desde que ao cliente garantido receber o reembolso oferecido pelo fornecedor numa compra de 1.000 unidades de estoques, o cliente deve, portanto, registrar a proviso contbil do reembolso sobre as 1.000 unidades, considerando que provvel e razoavelmente estimvel que ir comprar as 1.000 unidades durante 20X1. No exemplo acima, o Princpio da Competncia estaria aplicado de forma mais apropriada, ao invs de se tomar o efeito sobre o resultado apenas no ms em que o reembolso fosse concedido. Nesse caso, no entanto, os valores de reembolso no poderiam ser utilizados para crdito dos tributos no cumulativos em se tratando da operao condicionada. Caso estes reembolsos fossem oferecidos em forma de mercadorias, caberia uma negociao entre varejistas e fornecedores para se estudar a melhor situao financeira e fiscal para as partes envolvidas. 2.2. Propaganda Participada Propaganda participada um tipo de bonificao concedida s empresas varejistas pelos fornecedores, para que estas desenvolvam campanhas e materiais publicitrios de seus produtos. Algumas empresas esto tratando estes recursos como uma forma de receita em contrapartida s entradas em caixa, expondo esses recursos tributao, principalmente em relao ao PIS e a COFINS. O tratamento contbil desses gastos deveria ter efeito apenas entre contas patrimoniais de ativo e de passivo. A ttulo de exemplo, suponha que determinada empresa X repassou R$ 100.000 de verbas empresa Y para serem gastas com campanhas publicitrias de seus produtos. O lanamento

48
ABCustos Associao Brasileira de Custos - Vol. 2 n 1:42-56 - jan/abr 2007

Bonificaes no setor de varejo receita ou reduo de custos? Jernimo Antunes, Vincius de Castro Alves Sampaio

na contabilidade de Y deveria ser uma entrada de caixa (dbito) contra uma obrigao contratual (crdito) no valor do repasse, que ir desaparecer medida que os recursos forem utilizados. Este procedimento contbil vlido desde que esse tipo de operao esteja formalizado em acordo firmado entre as partes e que a empresa varejista possua controles satisfatrios que identifiquem o valor exato dos gastos de propaganda realizados. Para campanhas comerciais de produtos especficos, isto pode aparentar uma tarefa de pouca dificuldade. No entanto, essa separao ganha maior complexidade a partir do momento que essas campanhas envolvem vrios tipos de produtos e fornecedores variados como, por exemplo, anncios promocionais de determinados produtos de uma rede de supermercados em cadeia de televiso ou produtos anunciados em encartes de jornais. 2.3. Enxoval/Lanamento de Novos Itens Bonificaes em forma de enxoval so aquelas oferecidas por fornecedores aos varejistas pela abertura de novas lojas. Este tipo de concesso bastante comum entre fornecedores e grandes redes de supermercado quando da inaugurao de novas filiais. As bonificaes por lanamentos de novos itens so geralmente lotes de mercadorias enviadas aos varejistas como forma de divulgar os produtos recm lanados. O tratamento fiscal e contbil desses estoques recebidos para divulgao dever ser similar ao tratamento comentado no item 1.1, para as mercadorias recebidas por bonificaes de volume, ou seja, dever ser analisada a situao fiscal em que as mesmas saram dos fornecedores para se proceder aos devidos registros na contabilidade do varejista. 2.4. Bnus de Display Bnus de display so concesses feitas, geralmente em dinheiro, s empresas varejistas para uma melhor apresentao de seus produtos em vitrines de lojas, prateleiras de supermercados ou locais estrategicamente colocados e com maior proximidade dos consumidores finais. Uma das dificuldades em se controlar e registrar este tipo de bonificaes nos custos das mercadorias adquiridas pelos varejistas quanto ao problema em associ-las a produtos

49
ABCustos Associao Brasileira de Custos - Vol. 2 n 1:42-56 - jan/abr 2007

Bonificaes no setor de varejo receita ou reduo de custos? Jernimo Antunes, Vincius de Castro Alves Sampaio

especficos e por perodos de tempos intercalados. Estimativas do nmero de unidades que sero compradas e vendidas, assim como o giro e dias de venda dos estoques, sero fatores crticos na valorizao das mercadorias, segundo alerta a Sinopse Contbil elaborada pela KPMG em 2003. Caso no exista esse controle, uma alternativa seria tratar essas bonificaes como redutoras da conta de despesas com vendas, dada a sua natureza. De fato, tal orientao est congruente com o entendimento encontrado em Iudcibus et al. (2003, p.348) para este tipo de gasto, ou seja, ...as despesas de vendas representam os gastos de promoo, colocao e distribuio dos produtos da empresa, bem como os riscos assumidos pela venda, constando nessa categoria despesas como: com o pessoal da rea de vendas, marketing, distribuio,.... 2.5. Logstica Os bnus concedido por logstica s empresas varejistas so compensaes usualmente fornecidas em dinheiro pelos fornecedores, pelo fato dos mesmos despacharem os produtos vendidos para armazns indicados pelos varejistas ou centros de distribuio prprios. A exemplo das bonificaes de display, umas das dificuldades deste tipo de concesso quanto a associao desses recebveis ao custo das mercadorias adquiridas. As empresas de varejo devero possuir critrios de rateio e associao satisfatrios para que esses reembolsos sejam devidamente refletidos nos custos dos estoques. Pela impossibilidade em se associar essas bonificaes s mercadorias compradas, a empresa dever proceder a registro similar ao mencionado no item anterior, ou seja, como uma reduo de despesas de vendas. 2.6. Desconto Financeiro Talvez uma das formas mais comumente empregadas de bonificaes so os descontos financeiros. Esses descontos so identificados apenas na duplicata, ao passo que o documento fiscal emitido com o valor normal da mercadoria. Esse tipo de desconto diferencia-se do desconto comercial, que concedido no momento da compra e destacado no documento fiscal.

50
ABCustos Associao Brasileira de Custos - Vol. 2 n 1:42-56 - jan/abr 2007

Bonificaes no setor de varejo receita ou reduo de custos? Jernimo Antunes, Vincius de Castro Alves Sampaio

A vantagem deste tipo de operao decorre da possibilidade de obter maior crdito dos valores dos tributos no cumulativos, tais como o ICMS, o PIS e a COFINS. A Tabela 1 demonstra que uma mercadoria adquirida com um desconto financeiro acaba possuindo um custo final menor que aquela comprada com desconto comercial.
Tabela 1 Comparao entre desconto comercial e financeiro Desconto Comercial Valor bruto da mercadoria Desconto comercial concedido na nota fiscal -15% Desconto financeiro concedido na duplicata - 15% Custo lquido da mercadoria na nota fiscal Crdito de ICMS na entrada 7% Custo final do produto (valor bruto desconto - crdito ICMS) de 1.000,00 150,00 850,00 59,50 790,50 Desconto Financeiro 1.000,00 150,00 1.000,00 70,00 780,00

2.7. Proteo de Preo Bonificaes por proteo de preo so reembolsos feitos pelos fornecedores para garantir as margens comerciais dos varejistas. Esses tipos de acordos so mais comumente encontrados nas empresas que trabalham com produtos de informtica e em redes de supermercado. Essa bonificao poder ser dada como abatimento pelo pagamento de compras, como crditos de compras futuras ou com o reembolso em dinheiro ou em mercadorias. Esse tipo de acordo comercial no apresenta tanta complexidade na alocao do valor da bonificao aos custos dos produtos adquiridos, diferentemente das bonificaes por display ou logstica. Dever se ter cuidado, no entanto, quanto forma de registro, pois dever ser contemplado com a subtrao de custos cada um dos tipos de modalidade de ressarcimento citados no pargrafo anterior, assim como dever ser efetuado o estorno dos impostos no cumulativos pelas diferenas de numerrio recebidas do fornecedor. Os tipos de bonificaes exemplificados neste trabalho no esgotam todas as modalidades de acordos comerciais em uso. Existem outras variedades de contratos firmados entre indstria e varejo, tais como: bnus por aderncia e respeito clusulas de despacho, pagamentos por exclusividade, salrio de promotores e expositores e outros. O ponto crucial destas outras variaes o de se buscar entender o verdadeiro reflexo de cada tipo de concesses em relao aos custos das mercadorias adquiridas, de maneira tal

51
ABCustos Associao Brasileira de Custos - Vol. 2 n 1:42-56 - jan/abr 2007

Bonificaes no setor de varejo receita ou reduo de custos? Jernimo Antunes, Vincius de Castro Alves Sampaio

que essas operaes possam ser corretamente associadas, classificadas e registradas de acordo com os princpios contbeis brasileiros. Caso essas associaes no sejam possveis, nem tampouco essas bonificaes venham a ter relao direta com determinadas mercadorias, as empresas devero identificar a real natureza dessas operaes e reconhec-las na rubrica mais apropriada do balano patrimonial ou demonstrao de resultado, prevalecendo, sempre, a essncia sobre a forma. 3. Orientaes Contbeis do FASB O Financial Accounting Standard Board (FASB), preocupado com as dificuldades enfrentadas pelos contadores norte-americanos no processo de identificao, mensurao, registro e divulgao das receitas ou ganhos decorrentes de acordos comerciais entre fornecedores e varejistas, que proporcionam os diversos tipos de bonificaes anteriormente identificadas, se pronunciou, atravs do seu grupo de tarefas emergenciais - Emerging Task Issues Force no sentido de estabelecer um mtodo comum de tratamento contbil para esses tipos de transaes financeiras. Em decorrncia, foi publicado o EITF N. 02-16 - Accounting by a Customer (Including a Reseller) for Certain Consideration Received from a Vendor, que, em traduo livre poderia ser assim entendida: Contabilizao por parte do Cliente (Inclusive Revendedor) de Certas Contraprestaes Recebidas de Fornecedores. A manifestao do FASB justifica-se, uma vez que a margem bruta de vendas dos varejistas se constitui em importante elemento nas anlises do desempenho econmico e financeiro deste tipo de atividade. A forma de registro da recuperao de custos, bem como a rubrica contbil eleita para tal ato, pode apresentar o reconhecimento de ganhos ou receitas no efetivamente realizados sob o mandato do princpio contbil da competncia dos exerccios. O EITF N. 02-16 orienta que todas as bonificaes recebidas de um fornecedor por um varejista devem ser reconhecidas como uma reduo do custo dos produtos vendidos (conta de compras no resultado do perodo) e/ou como reduo dos saldos patrimoniais de estoques, para as bonificaes pertinentes aos produtos ainda no comercializados (conta redutora dos estoques no ativo circulante). Entretanto, a regra de registro das bonificaes diretamente como redutora de custos no resultado do exerccio, ou como redutora nos saldos patrimoniais

52
ABCustos Associao Brasileira de Custos - Vol. 2 n 1:42-56 - jan/abr 2007

Bonificaes no setor de varejo receita ou reduo de custos? Jernimo Antunes, Vincius de Castro Alves Sampaio

dos estoques alterada nas seguintes circunstncias relacionadas pelo pronunciamento do FASB em tela: 3.1 Bonificao Recebida em Contrapartida da Prestao de Servios ou Entrega de Bens pelo Comprador ao Fornecedor Este tipo de bonificao pode ser caracterizada como receita do exerccio. Todavia, alm da demanda no sentido de ser factvel a identificao clara do tipo de bonificao percebida, este benefcio pode ser, ainda, registrado contabilmente como outras receitas em uma determinada transao de compra considerando os seguintes critrios: a) o fornecedor poderia ser capaz de adquirir produtos ou contratar esses servios de um terceiro; b) o varejista possui condies de estimar razoavelmente o valor justo dos bens ou servios prestados ao fornecedor, em contrapartida s bonificaes recebidas. Os servios de transporte entre o centro de distribuio do supermercado, por exemplo, e suas lojas, pode ser um dos exemplos desses tipos de bonificaes percebidas, j que, via de regra, os fornecedores preferem entregar grandes quantidades de produtos nos centros de distribuio dos varejistas, para que estes se encarreguem de distribu-los para suas lojas. 3.2 Recuperao de Despesas A recuperao de despesas ocorridas na operao de varejo, especificamente identificadas no esforo das vendas dos produtos ou dos servios prestados, pode ser classificada como uma subtrao dos valores registrados daquelas despesas especficas. Um exemplo desse tipo de bonificao so as verbas de marketing cobradas aos fornecedores para cobrir os custos com a preparao de tablides e comerciais de TV produzidos para divulgar as promoes do varejista, que, na realidade, promovem os produtos anunciados e, indiretamente, as marcas dos seus fornecedores participantes. Tambm, como citado no item anterior, a diferena a maior entre o valor recebido pelo varejista da bonificao e o valor efetivo da despesa que est sendo recuperada deve ser contabilizado como reduo de custo das mercadorias vendidas ou custo de aquisio das mercadorias que ainda se encontram em estoque. H casos, ainda, em que os fornecedores efetuam acordos para conceder bonificaes aos varejistas em decorrncia de, por exemplo, um evento relativo a um perodo de tempo

53
ABCustos Associao Brasileira de Custos - Vol. 2 n 1:42-56 - jan/abr 2007

Bonificaes no setor de varejo receita ou reduo de custos? Jernimo Antunes, Vincius de Castro Alves Sampaio

especfico futuro, ou quando do atendimento de certas condies, como por exemplo: a) se o varejista permanecer como cliente do fornecedor por um determinado perodo de tempo, ou; b) se o varejista mantiver nveis de compras em determinados montantes estabelecidos contratualmente entre as partes compradora e vendedora, etc. Essas bonificaes, geralmente, so contabilizadas apenas quando tais condies so atendidas. Todavia, orienta o FASB, o varejista pode reconhecer os valores da transao em bases pro rata tempore, desde que possua controles internos adequados para garantir que os valores apropriados sejam razoavelmente estimados e que os mesmos tenham reais possibilidade de vir a ser recebidos futuramente. Faz-se oportuno, ainda, mencionar que o EITF N. 02-16 cita alguns cenrios que, se constatados nesse tipo de estimativa de clculo de bonificao, podem inviabilizar o reconhecimento pro rata tempore dessas bonificaes. Os cenrios exemplificados pelo FASB so os seguintes: a) as metas por serem atingidas entre as partes so definidas para perodos muito longos de tempo, como, por exemplo, na situao em que o varejista tem de permanecer comprando do referido fornecedor por diversos anos; b) ausncia de histrico de compras de produtos similares ou mudana no cenrio mercadolgico, de modo que a experincia pregressa existente no relacionamento entre as partes possa no ser mais confivel e razovel no futuro; c) histrico de erros nas estimativas de perodos anteriores nesse tipo de bonificao, bem como existncia de erro na previso de valor justo ou falha na expectativa de recebimento de bonificaes em perodos anteriores, e; d) susceptibilidade do produto a fatores externos, como obsolescncia ou sazonalidade. Em sntese, o FASB entende que se a bonificao no for passvel de ser estimada em bases razoveis, ou seu recebimento no for provvel, esta no dever ser reconhecida no resultado do exerccio da entidade varejista. Nestas circunstncias, o registro contbil dever ser feito somente quando do efetivo recebimento da bonificao. As mudanas na estimativa das bonificaes futuras, e as mudanas retroativas das condies inicialmente acordadas devem ser reconhecidas utilizando o conceito ajuste catchup acumulado, qual seja, todo efeito financeiro e contbil dever ser refletido nos registros contbeis no momento em que a entidade definiu faz-lo. Tal ajustamento realizado pelo varejista com base na diferena de valor apurada entre as condies atuais e quelas anteriormente acordadas e com base no volume j reconhecido. O montante apurado da distoro entre os valores estimados e aqueles ocorridos de fato deve ser lanado to logo

54
ABCustos Associao Brasileira de Custos - Vol. 2 n 1:42-56 - jan/abr 2007

Bonificaes no setor de varejo receita ou reduo de custos? Jernimo Antunes, Vincius de Castro Alves Sampaio

seja consagrado o cenrio, de uma nica vez no custo das mercadorias vendidas, ou reduzindo o custo de aquisio de mercadorias que ainda se encontrem em estoques. 4. Consideraes Finais A variedade de concesses em forma de bonificaes discutidas neste trabalho pode reduzir significativamente os custos de compras, despachos, exposio, logstica, marketing e tributrios das empresas que atuam no setor de varejo. Essas empresas, com todo o seu poderio de compras, atuando como os principais canais de vendas dos produtos de grandes fornecedores de itens de consumo, podem utilizar esta fora para captar e intensificar formas existentes de acordos comerciais, assim como desenvolver novas frentes de negociao. Contudo, importante frisar o correto reconhecimento destas bonificaes nas demonstraes contbeis para que as mesmas reflitam a fiel situao patrimonial e financeira da empresa em termos de valorizao dos custos dos estoques e das mercadorias vendidas, e para que no ocorra tributao indevida sob essas operaes. Trs principais passos devero ser dados nesse sentido pelas empresas varejistas: a) identificar os diferentes tipos de acordos comerciais comumente utilizados por natureza de operao (volume, logstica, propaganda participada, financeiro, display, enxoval, etc.); b) segregar as bonificaes em condicionais ou incondicionais; c) formalizar junto a todos os fornecedores as condies comerciais de cada acordo e adotar os procedimentos acessrios necessrios em termos fiscais; e, d) implantar um processo de controle de bonificaes capaz de registrar seus efeitos de forma tempestiva, completa e irretratvel. Depois de tomadas essas medidas, as empresas que atuam no setor de varejo estaro caminhando em linha com prticas contbeis j internacionalmente em uso. O que ainda mais interessante em termos financeiros que essas entidades podero reduzir assim sua carga tributria, que pode estar sendo calculada sobre os recursos totais recebidos em dinheiro, considerando, por bvio, que o governo mantenha as regras atuais de tributao. Restar, assim, apenas aos rgos contbeis brasileiros competentes regulamentar ou formalizar suas interpretaes quanto a esses procedimentos, para que os mesmos sirvam como balizamento para todo o setor varejista e para os seus fornecedores, bem como para os auditores independentes de demonstraes contbeis destas entidades, no sentido de ganharem nas normas contbeis um respaldo formal dos procedimentos revisados.

55
ABCustos Associao Brasileira de Custos - Vol. 2 n 1:42-56 - jan/abr 2007

Bonificaes no setor de varejo receita ou reduo de custos? Jernimo Antunes, Vincius de Castro Alves Sampaio

Referncias
CAVALCANTE, L.B. 2004. Poder de Compra do Varejo Supermercadista: Uma Abordagem Antrituste. Monografia de MBA em Direito Econmico e das Empresas. Fundao Getlio Vargas, 42 p. Emerging Issues Task Force (EITF). 2002. Accounting by a Customer (Including a Reseller) for Certain Considerations Received from a Vendor. EITF 02-16, nov. Disponvel em: http://www.fasb.org, acesso em 25/06/2005. Emerging Issues Task Force (EITF). 2002. Application of Issue N. 02-16 by Resellers to Sales Incentives Offered to Consumers by Manufacturers. EITF 03-10, nov. Disponvel em: http://www.fasb.org, acesso em 25/06/2005. FABRETTI, C. 2005. Contabilidade Tributria. 9 ed., So Paulo, Atlas, p. 48. FOOD AND DRINK EUROPE. Nine Charged in Ahold Fraud Case. Disponvel acesso em em

http://www.foodanddrinkeurope.com/news/news-ng.asp?n=57354-nine-charged-in, 31/08/2005. IUDCIBUS, S. (Org.). 1998. Contabilidade Introdutria. 9 ed., So Paulo, Atlas, p. 119.

IUDCIBUS, S., MARTINS E. e GELBCKE, E.R. 2003. Manual de Contabilidade das Sociedades por Aes. 6 ed. So Paulo, Atlas, p. 119,123 e 348. KPMG. Sinopse Contbil 2003. Disponvel em http://www.kpmg.com.br/adm/

images/sinopse%20contbil%2003_SITE.pdf, acesso em 28/08/2005. RECEITA FEDERAL. Soluo de Consulta n 159 de 12/09/2003. Disponvel em

http://decisoes.fazenda.gov.br, acesso em 21/08/2005. Submisso: 09/02/2007 Aceite: 28/02/2007

56
ABCustos Associao Brasileira de Custos - Vol. 2 n 1:42-56 - jan/abr 2007

También podría gustarte