Está en la página 1de 18

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9a REGIO

Concurso Pblico para provimento de cargos de


de
R EP

Analista Judicirio - rea Apoio Especializado


B L

ICA O No 89 FE DERA TI VA D vem 18 de b ro

A BR

SIL

____________________________________________________ Prova Cargo L11, Tipo 1 0000000000000000 00001001001

15

Especialidade Administrao de Banco de Dados

N de Inscrio MODELO

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos Prova Dissertativa - Estudo de Caso

INSTRUES
Verifique se este caderno: corresponde a sua opo de cargo. contm 60 questes, numeradas de 1 a 60. contm 3 questes da Prova Dissertativa - Estudo de Caso e respectivos espaos destinados para os rascunhos. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE: - procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, fazendo um trao bem forte no quadrinho que aparece abaixo dessa letra. - transcrever as respostas da Prova Dissertativa - Estudo de Caso no Caderno de Respostas, nos espaos destinados a cada questo.

ATENO
Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. Em hiptese alguma o rascunho das questes da Prova Dissertativa - Estudo de Caso ser corrigido. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. Voc ter 4h30min para responder a todas as questes objetivas e preencher a Folha de Respostas, bem como para responder as 3 Questes da Prova Dissertativa - Estudo de Caso e transcrever as respectivas respostas no Caderno de Respostas correspondente. Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver o Caderno de Questes da Prova Objetiva e a Folha de Respostas, bem como o Caderno de Respostas da Prova Dissertativa - Estudo de Caso. Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados. FUNDAO CARLOS CHAGAS Setembro/2004
010202

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo L11, Tipo


CONHECIMENTOS GERAIS

1
1. Nas linha iniciais do texto,

26/08/04 - 13:38

(A) Instrues: Para responder s questes de nmeros 1 a 6 considere o texto abaixo. (B)

o livro de Horkheimer foi citado como comprovao da idia cabalmente estabelecida de que a expresso indstria da cultura inovadora.

A expresso indstria da cultura foi provavelmente utilizada pela primeira vez no livro Dialtica do Iluminismo que Horkheimer e eu publicamos em Amsterdan, em 1947. Nas verses iniciais, falava-se de cultura de massas.

apresentado de maneira assertiva o fato de que outros autores que antecederam a Dialtica faziam uso da expresso cultura de massas, opondo-a a indstria da cultura.

Substitumos esta expresso por indstria da cultura, a fim de excluir, logo de incio, a interpretao que convm aos advogados daquela, ou seja, que se trataria de qualquer coisa como uma cultura que surge espontaneamente das prprias massas, a forma contempornea da arte popular.

(C)

a palavra que (7a linha), que introduz o segmento se trataria de qualquer coisa (...) da arte popular, tem como antecedente o pronome daquela.

(D)

10 A indstria da cultura encontra-se nos antpodas de tal concepo. Ela reorganiza o que h muito se tornou um hbito, dotando-o de uma nova qualidade. Em todos os setores, os produtos so fabricados mais ou menos segundo um plano, talhados para o consumo das massas 15 e, em larga medida, determinando eles prprios esse consumo. Os setores individuais assemelham-se quanto estrutura ou, pelo menos, articulam-se entre si. Integram-se no sistema de forma ordenada e praticamente sem falhas, processo que fica a dever tanto aos recursos atuais da 20 tecnologia como concentrao econmica e administrativa. A indstria da cultura a integrao propositada de seus consumidores, a partir de cima. Ela impe igualmente a juno do domnio especfico da arte maior e o da arte menor, domnios que estiveram separados durante sculos. 25 Juno que desvantajosa para ambos. A seriedade da arte maior perece na especulao sobre os efeitos que produz; a coao civilizacional destri, por seu turno, o elemento de resistncia rebelde que era inerente arte menor quando o controle da sociedade no era ainda total. 30 Se bem que a especulao da indstria da cultura acerca do estado de conscincia ou inconscincia dos milhes de pessoas a quem se dirige seja um fato incontestvel, as massas no representam uma realidade primria, mas constituem-se antes como objeto secundrio e calculado, 35 um apndice da engrenagem. O cliente no rei, como a indstria da cultura gostaria de fazer crer; no o seu sujeito, mas sim o objeto. (E)
(Adaptado de ADORNO, Theodor W. Breves consideraes acerca da indstria da cultura. In: Sobre a indstria da cultura. Coimbra: ngelus Novus, 2003, p. 97-8)

o cotejo estabelecido pela palavra como (8a linha) esclarece a distino entre cultura de massas e forma contempornea da arte popular, tal como proposta pelos defensores da primeira expresso.

(E)) est expressa a idia de que a substituio feita pelos autores no se deu pela reviso da natureza do fenmeno designado, mas para no favorecer certo tipo de leitura do fato.
_________________________________________________________

2.

A frase A indstria da cultura encontra-se nos antpodas de tal concepo, no contexto, deve ser entendida da seguinte maneira:

(A)

o modo como a indstria cultural se estrutura na contemporaneidade ope-se diametralmente ao modo espontneo como as massas se expressavam anteriormente.

(B)

a concepo de que a cultura de massas qualquer coisa que implique manifestao de arte reverte o sentido que se dava expresso, sendo-lhe acrescentada a qualidade de popular.

(C)) o modo como o autor do texto compreende a indstria da cultura incompatvel com o entendimento de que ela se constitui de manifestaes espontneas das massas.

(D)

a interpretao que o autor do texto prope como correta para a expresso indstria da cultura contrape-se idia de que existe uma forma contempornea de arte popular.

cultura de massas e forma contempornea da arte so manifestaes que, embora em extremidades opostas, no apresentam a contradio que o autor v na aproximao dos termos indstria e da cultura. TRT-9R-CG2

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo L11, Tipo


3. Integram-se no sistema de forma ordenada e praticamente sem falhas, processo que fica a dever tanto aos recursos atuais da tecnologia como concentrao econmica e administrativa. A indstria da cultura a integrao propositada de seus consumidores, a partir de cima. Ela impe igualmente a juno do domnio especfico da arte maior e o da arte menor, domnios que estiveram separados durante sculos. Juno que desvantajosa para ambos. A seriedade da arte maior perece na especulao sobre os efeitos que produz; a coao civilizacional destri, por seu turno, o elemento de resistncia rebelde que era inerente arte menor quando o controle da sociedade no era ainda total. Considerando o fragmento acima, e o contexto, assinale a nica afirmao INCORRETA. (A) Uma possvel redao para o segmento grifado, totalmente adequada norma da gramtica prescritiva, seria: processo que fica em dbito quer com os recursos atuais da tecnologia, quer com a concentrao econmica e administrativa. A expresso a partir de cima, associada a fabricados mais ou menos segundo um plano, contribui para a construo do sentido de que a indstria cultural no contempla a espontaneidade das massas. O segmento na especulao sobre os efeitos que produz expressa noo de processo. No fragmento est pressuposto que, em tempos de indstria cultural, o controle da sociedade completo. 6. 5.

1 26/08/04 - 13:38 MODELO

Ela reorganiza o que h muito se tornou hbito, dotando-o de uma nova qualidade. Considerada a frase acima, correto afirmar: (A) o prefixo que entra na composio de reorganizar tem o mesmo valor que o encontrado em regredir.

(B)) o pronome relativo que (o que h) se refere ao antecedente o (o que h). (C) (D) (E) o pronome o (o que h) da mesma natureza do encontrado em dotando-o. dotando-o de equivale a se lhe favorece com. se fosse colocada uma vrgula depois da expresso h muito, a frase estaria tambm pontuada de acordo com norma padro da lngua escrita.

_________________________________________________________

O cliente no rei, como a indstria da cultura gostaria de fazer crer; no o seu sujeito, mas sim o objeto. Levando em conta o contexto, considere as afirmaes que seguem sobre o autor e seus procedimentos na frase acima.

I. Fazendo uso de linguagem conotativa, expressa


sua opinio acerca do lugar que o cliente verdadeiramente ocupa no contexto da indstria cultural.

(B)

II. Recorrendo a frase hipottica, explicita, pelo deslocamento da posio do cliente, o que lhe parece ser a relao entre aquilo que e aquilo que se deseja fazer parecer que .

(C)

III. Estabelecendo uma comparao articulada pelos


(D) elementos grifados na frase acima evidencia que o cliente no constitui preocupao da indstria cultural, embora esta indstria tente criar a iluso de que a produo ditada pela expectativa das massas. correto o que se afirma em (A) (B)) (C) (D) (E) 7.

(E)) No fragmento, est subentendida a idia de que, sob certas condies, a resistncia rebelde elemento intrnseco arte menor.
_________________________________________________________

4.

Se bem que a especulao da indstria da cultura acerca do estado de conscincia ou inconscincia dos milhes de pessoas a quem se dirige seja um fato incontestvel, as massas no representam uma realidade primria, mas constituem-se antes como objeto secundrio e calculado, um apndice da engrenagem. No perodo acima transcrito, (A) (B) se bem que equivale a tanto que. se houvesse uma vrgula depois de se bem que, no haveria prejuzo da norma padro.

I, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. II, apenas. I, II e III.

_________________________________________________________

A frase em que so levadas em conta as normas de concordncia previstas pela gramtica normativa : (A) Aquela especfica forma cultural de que falvamos, associada a qualquer outra da mesma regio, revelam que se pode esperar muito de grupos a que at agora no foi dado ateno. Tudo indica que deve existirem tcnicas as mais variadas para se fazer publicidade de produtos da indstria cultural, passvel, alis, de serem descritas.

(B)

(C)) o emprego da palavra antes refora a idia de eliminao do que acaba de ser anunciado no primeiro membro coordenado, realizada pelo emprego da conjuno mas. (D) a palavra como tem idntica natureza e funo de como encontrado na frase: As cincias modernas, como a medicina, evoluem rapidamente hoje em dia. se a palavra antes fosse deslocada, a nova seqncia mas constituem-se como objeto secundrio e calculado, antes, um apndice da engrenagem preservaria o sentido original.

(C)) Elas tinham conscincia de ter disposio s objetos padronizados, mas acreditavam que haveria situaes que lhes favoreceriam a criatividade ou que as obrigassem a t-la. (D) inevitvel, em qualquer contexto, as conjecturas sobre aquilo que poder ser feito, mas, nesse caso, a dificuldade est em se definirem quais os pontos mais relevantes. Atualmente, seja quais forem os produtos culturais disposio, o que se vende um consenso geral e acrtico, impostos pela publicidade macia. 3

(E)

(E)

TRT-9R-CG2

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo L11, Tipo


8.

1
11.

26/08/04 - 13:38

A frase totalmente de acordo com as normas da gramtica prescritiva, no que se refere regncia, : (A) Eles esto hesitantes por como apresentar o projeto, pois pensaram, inicialmente, em fazer painel explicativo maneira como funciona a engrenagem. Nem bem chegou o rapaz, ela divisou-lhe, e, aproximando-se a ele rapidamente, entregou as pastas de cujo contedo ele j estava a par. A harmonia do homem e a natureza algo que todos dependem, embora muitos revelem m vontade para com as coisas naturais simplesmente porque no as conhecem bem.

Em uma urna temos 3 bolas azuis, cada uma com 5 cm3 de volume, 3 cubos pretos, cada um com 2 cm3 de volume e 1 cubo azul de 3 cm3 de volume. Retirando-se quatro objetos da urna, sem reposio, necessariamente um deles (A) (B) (C) ter volume menor do que 3 cm3. ter volume maior do que 3 cm3. ser uma bola.

(B)

(C)

(D)) ser azul.


_________________________________________________________

(E)

ser preto.

(D)) Na sua genuna acepo, a cultura nunca se limitou a reproduzir os desejos dos homens, mas sempre ergueu a sua voz contra as duras condies em que se desenrola a vida. Desde o momento que as formas culturais constituram em ganha-po dos seus criadores, o mercado comeou a agir para ficar propcio com elas. _________________________________________________________ 9. A frase totalmente de acordo com a norma padro da lngua escrita : (A)) Ele requereu que o setor central na indstria da cultura, o cinema, revisse suas prticas, e chegou a pr sob suspeio mtodos que tm suscitado crticas de especialistas. (B) Nem todos quizeram se manifestar, mas os que o fizeram assinalaram o excesso de passivo e a dificuldade de superar a crise, se no sobrevirem boas oportunidades. Se os agentes da cultura no se comporem para evitar os riscos de menosprezo da cultura expontnea, por ceticismo em relao quilo que ela cria, muito se perder definitivamente. Repuseram a questo de forma a exigir uma anlize profunda de seus vrios tens, mas, quando se chegou tocar no processo de produo cinematogrfico, a exitao foi grande. Muitos maus-entendidos teriam sido evitados, se alguns tivessem pesquisado melhor a questo e houvessem reconhecido que o projeto contm pontos excelentes. (E)

12.

Um certo nmero de dados de seis faces formam uma pilha nica sobre uma mesa. Sabe-se que: os pontos de duas faces opostas de um dado sempre totalizam 7; a face do dado da pilha que est em contato com a mesa a do nmero 6; os pontos das faces em contato de dois dados da pilha so sempre iguais.

Sendo verdadeiras as trs afirmaes acima, na pilha, a face do dado da pilha mais afastada da mesa (A) necessariamente tem um nmero de pontos mpar.

(B)) tem 6 pontos, se o nmero de dados da pilha for par. (C) (D) (E) tem 6 pontos, se o nmero de dados da pilha for mpar. tem 1 ponto, se o nmero de dados da pilha for par. necessariamente tem um nmero par de pontos.

(C)

_________________________________________________________

(D)

13.

Admita que, a cada semana, um processo seja arquivado em um frum. Uma proposio aberta, com x sendo um nmero natural, equivalente sentena interrogativa em quantas semanas so arquivados mais de 210 processos nesse frum? : (A) (B) (C) (D) 210x > 7 210x = 7 7 + x = 210 7x = 210

(E)

_________________________________________________________

10.

Cada frase abaixo foi reescrita com a substituio do termo grifado por um pronome. Considerando a adequada substituio do pronome e sua devida colocao na frase, de acordo com a norma da gramtica prescritiva, h INADEQUAO em: (A) Na ltima cena, a av tocou as faces da menina com carinho. Na ltima cena, a av tocou-lhe as faces com carinho. (B) Pensou em questionar; mas questionamentos, quem admite questionamentos? Pensou em questionar, mas questionamentos, quem os admite? (C) Os pais abaixam-se, seguram a filha pelos membros e erguem-na at eles. Os pais abaixam-se, seguram a filha pelos membros e erguem-na at si. (D)) Eu julgava aqueles produtores realizados por terem vencido o festival. Eu lhes julgava realizados por terem vencido o festival. (E) Amava-a, a Mariana, mulher dos seus filhos. Amava-a, a ela, mulher dos seus filhos.

_________________________________________________________

(E)) 7x > 210

14.

No retngulo abaixo, cada um dos quatro smbolos diferentes representa um nmero natural. Os nmeros indicados fora do retngulo representam as respectivas somas dos smbolos na linha 2 e nas colunas 2 e 4:

30 20 14 Conclui-se das informaes que o smbolo X representa o nmero


(A)) 3 (B) (C) (D) (E) 5 7 8 9 TRT-9R-CG2

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo L11, Tipo


15. Observe a construo de um argumento: Premissas: Todos os cachorros tm asas. Todos os animais de asas so aquticos. Existem gatos que so cachorros. Concluso: Existem gatos que so aquticos. Sobre o argumento A, as premissas P e a concluso C, correto dizer que (A) (B) (C)) (D) (E) 16. A no vlido, P falso e C verdadeiro. A no vlido, P e C so falsos. A vlido, P e C so falsos. A vlido, P ou C so verdadeiros. A vlido se P verdadeiro e C falso. 19.

1 26/08/04 - 13:38 MODELO

A correta negao da proposio todos os cargos deste concurso so de analista judicirio : (A) alguns cargos deste concurso so de analista judicirio.

(B)) existem cargos deste concurso que no so de analista judicirio. (C) existem cargos deste concurso que so de analista judicirio. nenhum dos cargos deste concurso no de analista judicirio. os cargos deste concurso so ou de analista, ou no judicirio.

_________________________________________________________

(D)

Em uma declarao ao tribunal, o acusado de um crime diz: No dia do crime, no fui a lugar nenhum. Quando ouvi a campainha e percebi que era o vendedor, eu disse a ele: hoje no compro nada. Isso posto, no tenho nada a declarar sobre o crime. Embora a dupla negao seja utilizada com certa freqncia na lngua portuguesa como um reforo da negao, do ponto de vista puramente lgico, ela equivale a uma afirmao. Ento, do ponto de vista lgico, o acusado afirmou, em relao ao dia do crime, que (A) (B) no foi a lugar algum, no comprou coisa alguma do vendedor e no tem coisas a declarar sobre o crime. no foi a lugar algum, comprou alguma coisa do vendedor e tem coisas a declarar sobre o crime.

(E)

_________________________________________________________

20.

Admitindo que certo Tribunal tem 1 800 processos para serem lidos e que cada processo no possui mais do que 200 pginas, correto afirmar que (A) no existem 2 processos com o mesmo nmero de pginas. no existe processo com exatamente 9 pginas. cada processo tem, em mdia, 9 pginas.

(B) (C)

(C)) foi a algum lugar, comprou alguma coisa do vendedor e tem coisas a declarar sobre o crime. (D) (E) foi a algum lugar, no comprou coisa alguma do vendedor e no tem coisas a declarar sobre o crime. foi a algum lugar, comprou alguma coisa do vendedor e no tem coisas a declarar sobre o crime.

(D)) existem pelo menos 9 processos com o mesmo nmero de pginas. (E) mais de 100 000 pginas sero lidas na realizao do servio.

_________________________________________________________

21.

_________________________________________________________

Uma pesquisa sobre inteno de votos dos trs nicos candidatos prefeitura de uma cidade revela que: 50 eleitores preferem A a C, e C a B; 40 eleitores preferem B a C, e C a A; 30 eleitores preferem C a B, e B a A.

17.

Sabe-se que existem pessoas desonestas e que existem corruptos. Admitindo-se verdadeira a frase Todos os corruptos so desonestos, correto concluir que (A) (B) (C) (D) (E)) quem no corrupto honesto. existem corruptos honestos. alguns honestos podem ser corruptos. existem mais corruptos do que desonestos. existem desonestos que so corruptos.

_________________________________________________________

18.

Um economista deu a seguinte declarao em uma entrevista: Se os juros bancrios so altos, ento a inflao baixa. Uma proposio logicamente equivalente do economista : (A)) se a inflao no baixa, ento os juros bancrios no so altos. (B) (C) (D) (E) se a inflao alta, ento os juros bancrios so altos. se os juros bancrios no so altos, ento a inflao no baixa. os juros bancrios so baixos e a inflao baixa. ou os juros bancrios, ou a inflao baixa.

Sabe-se que um dos candidatos desistiu da candidatura, ficando a disputa apenas entre os outros dois. Admitindose que a retirada da candidatura no tenha afetado a transitividade dos resultados verificados, a pesquisa indica que (A) (B) (C) sendo A o candidato desistente, ento B ser eleito. sendo C o candidato desistente, ento A ser eleito. no sendo A o candidato desistente, ento ele ser o eleito. no sendo B o candidato desistente, ento ele ser o eleito.

(D)

(E)) no sendo C o candidato desistente, ento ele ser o eleito. 5

TRT-9R-CG2

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo L11, Tipo


22.

1
23. Considere as proposies abaixo:

26/08/04 - 13:38

Seja A o conjunto de todas as pessoas com mais de 1,80 m de altura, B o conjunto de todas as pessoas com mais de 80 kg de massa, e C o conjunto de todas as pessoas com mais de 30 anos de idade. Tnia diz que Lucas tem menos de 1,80 m e mais de 80 kg. Irene diz que Lucas tem mais de 80 kg e mais de 30 anos de idade. Sabendo que a afirmao de Tnia verdadeira e a de Irene falsa, um diagrama cuja parte sombreada indica corretamente o conjunto ao qual Lucas pertence :

I. entre estas seis proposies, apenas trs so falsas. II. 2 + 2 = 4 III. 3 6 = 17 IV. 8 : 4 = 2 V. 13 6 = 5 VI. apenas as proposies 2 e 4 so verdadeiras.
Do ponto de vista lgico, para que haja contradio entre as frases, so verdadeiras apenas

(A))

(A) (B) (C)

II, IV e VI. II, IV e V. II e IV.

(D)) I, II e IV. (E)

I, II, IV e VI.

_________________________________________________________

24. (B)

Um funcionrio executa uma tarefa a cada 4 dias de trabalho. A primeira vez que fez essa tarefa foi em uma quinta-feira, a segunda vez foi em uma quarta-feira, a terceira em uma tera-feira, a quarta em um sbado, e assim por diante. Sabendo-se que no houve feriados no perodo indicado e que o funcionrio folga sempre no(s) mesmo(s) dia(s) da semana, correto afirmar que sua(s) folga(s) ocorre(m) apenas: (A) (B) (C) (D) segunda-feira. sexta-feira. domingo. domingo e sexta-feira.

(C)

(E)) domingo e segunda-feira.


_________________________________________________________

25.

Em relao aos pases A, B, C, D e E que iro participar das Olimpadas de Atenas neste ano, quatro pessoas fizeram os seguintes prognsticos de classificao:

Joo Lus Teresa (D) Clia

O pas melhor colocado ser B O pas melhor colocado ser B ou D O pas melhor colocado no ser D e nem C O pas E no ser o melhor colocado

Se aps as Olimpadas for verificado que apenas duas pessoas acertaram seu prprio prognstico, conclui-se que o melhor colocado, entre os cinco pases, foi (A) (B) (E) (C) A B C

(D)) D (E) 6 E TRT-9R-CG2

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo L11, Tipo


26. No que diz respeito ao Ministrio Pblico, considere: 28.

1 26/08/04 - 13:38 MODELO

I. Dentre as funes institucionais do Ministrio Pblico do Trabalho, encontra-se a de representao judicial das entidades pblicas, inclusive daquelas vinculadas Justia do Trabalho.

II. Os membros do Ministrio Pblico do Trabalho no


podem, em nenhuma hiptese, exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica.

Joo, servidor pblico responsvel pela fiscalizao em estabelecimentos comerciais, sofreu acidente automobilstico que o deixou impossibilitado de andar e, portanto, de continuar a exercer suas funes. Conseqentemente, foi investido em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao sofrida em sua capacidade fsica. Referido provimento derivado corresponde ao ato denominado

(A)) readaptao.

III. O Ministrio Pblico abrange o Ministrio Pblico


da Unio, que compreende, dentre outros, o Ministrio Pblico do Trabalho. (B) reverso.

IV. So garantias dos membros do Ministrio Pblico


do Trabalho a vitaliciedade, aps dois anos de exerccio, a inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, e, de regra, a irredutibilidade de subsdio. Nesses casos, correto o que se contm APENAS em (A)) III e IV. (B) (C) (D) (E) 27. (E) disponibilidade. (C) reintegrao.

(D)

reconduo.

II e IV. II e III. I e III. I e II.

_________________________________________________________

29.

Waldir Pereira, servidor pblico federal, foi condenado pela prtica de improbidade administrativa por ter frustrado a licitude de concurso pblico. Diante da deciso judicial transitada em julgado, dever ser aplicada ao servidor, na esfera administrativa, a penalidade de

_________________________________________________________

Quatro servidores pblicos federais, lotados no Tribunal a Regional do Trabalho da 9 Regio, discutem durante o horrio de almoo a respeito do prazo legal para o candidato aprovado em concurso pblico tomar posse, bem como a partir de quando ser contado o respectivo prazo. A esse respeito, considere as proposies abaixo. I. O primeiro servidor entende que a posse dever ocorrer no prazo de at 15 (quinze) dias, contados da publicao do ato de provimento, ou seja, do ato de homologao do respectivo concurso.

(A)

advertncia.

(B)

suspenso.

(C)) demisso.

(D)

remoo.

II. O segundo servidor sustenta que o aprovado em


concurso pblico deve tomar posse no dia subseqente ao da publicao do ato de provimento. (E) readaptao.
_________________________________________________________

III. O terceiro desses servidores favorvel ao entendimento de que o candidato aprovado em concurso pblico deve tomar posse no prazo de 30 (trinta) dias contados da publicao do ato de provimento. 30. Marcelo Valadares brasileiro nato, enquanto Luigi Biagi brasileiro naturalizado. Nessas condies, Marcelo e Luigi podero ocupar, respectivamente, os cargos de

IV. O ltimo servidor sustenta que o aprovado em


concurso pblico deve tomar posse no prazo de 7 (sete) dias, contados da publicao do ato de nomeao. correto o que se contm APENAS em (A) (A) Juiz do Trabalho e Cnsul da Carreira Diplomtica.

(B)) Ministro do Supremo Tribunal Federal e Ministro do Trabalho e Emprego.

IV, mas o prazo pode ser prorrogado por igual


perodo. (C) Ministro do Superior Tribunal de Justia e Capito do Exrcito.

(B)) III, conforme previso legal. (C) (D) (E)

II, porque o edital do concurso assim prev. I, porm esse prazo improrrogvel. I, mas o prazo pode ser prorrogado por igual perodo.

(D)

Procurador-Geral da Repblica e Ministro de Estado da Defesa.

(E)

Ministro da Justia e Presidente da Cmara dos Deputados. 7

TRT-9R-CG2

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo L11, Tipo

1
33.

26/08/04 - 14:59

Dados os seguintes contedos de duas tabelas relacionais, denominadas PRINCIPAL e DEPENDENTE:

CONHECIMENTOS ESPECFICOS INFORMTICA


PRINCIPAL Id_Principal 01 02 03 04

31.

No Microsoft Project 2000, a janela de opes a seguir

Nome_do_Principal Joo Maria Aluisio Catarina

Endereco R. Abc, 25 Av. Juary, 32 Trav. A, 34 Al. Hunter, 40

Regiao Sul Norte Leste Oeste

DEPENDENTE Id_Dependente Id_Principal Num_Dependente 01 01 01 02 02 01 04 01 04 02 04 03

Nome_do_Dependente Angela Mauro Anaclcia Amndio Hlcio Marilva

exibida quando do acionamento do menu (A) (B) (C) Editar. Exibir. Arquivo.

Dados os seguintes diagramas entidade-relacionamento conforme Peter Chen e respectivas cardinalidades mnima e mxima, desenhados com a inteno de modelar os dados destas duas tabelas:

DIAGRAMA 1 PRINCIPAL N DEPENDNCIA M DEPENDENTE

(D)) Inserir. (E) 32. Ferramentas.

_________________________________________________________

DIAGRAMA 2 PRINCIPAL N DEPENDNCIA 1 DEPENDENTE

No que se refere a um banco de dados relacional, dados os seguintes comandos SQL:

I. Grant; II. Select; III. Revoke.


correto afirmar que (A)) I um comando usado para atribuio de privilgios de acesso, II um comando usado para obteno de dados e III um comando usado para retirada de privilgios de acesso. (B)

DIAGRAMA 3 PRINCIPAL 1 DEPENDNCIA N DEPENDENTE

Sabendo-se que a tabela DEPENDENTE uma entidade fraca e, portanto, de existncia dependente da entidade PRINCIPAL e que a identificao de um DEPENDENTE (Id_Dependente) especfico necessita de uma concatenao dos identificadores Id_Principal e Num_Dependente, correto afirmar que (A) o DIAGRAMA 2 o que mais adequadamente representa a modelagem dos dados.

I comando usado para obteno de dados, II e III so comandos usados para atribuio e
retirada de privilgios de acesso, respectivamente.

(C)

I comando usado para obteno de dados, II e III so comandos usados para retirada e atribuio de privilgios de acesso, respectivamente.

(B)) o DIAGRAMA 3 o que mais adequadamente representa a modelagem dos dados. (C) os DIAGRAMAS 1 e 2 modelam adequadamente os dados. o DIAGRAMA 1 o que mais adequadamente representa a modelagem dos dados. os DIAGRAMAS 1, 2 e 3 modelam adequadamente os dados. TRT-9R-L11-CE

(D)

I, II e III so comandos usados para obteno


de dados. (D)

(E)

I e II so comandos usados para retirada de privilgios de acesso e III comando usado para
obteno de dados.

(E)

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo L11, Tipo


34. Dados os contedos de duas tabelas relacionais, PARTE e PREDIO, a seguir: 35.

1 26/08/04 - 14:59 MODELO

Dadas as seguintes etapas de atividades:

I. Anlise da Organizao.
PARTE Id_Parte 1 2 3 4 5 6 PREDIO Id_Predio a b c Nome_Parte N1 N2 N3 N4 N5 N6 Vlr_Parte 10 20 30 40 50 60 Id_Predio a a b c c a

II. Diagnstico da Situao Atual. III. Planejamento Estratgico de Informaes. IV. Planejamento Estratgico de Sistemas de Informao.

V. Projeto de Informatizao.
Nome_Predio P1 P2 P3

VI. Programao Estruturada.


So adequadas a uma Metodologia de Planejamento de Informtica SOMENTE as etapas (A)

Sabendo-se que PREDIO pode conter diversas ocorrncias de PARTE e que uma PARTE est contida em um nico PREDIO, o seguinte comando bsico SQL:

I, II, V e VI.

(B)) I, II, III, IV e V. (C)

II, IV, V e VI. IV e V. V e VI.

SELECT FROM

PARTE.Nome_Parte, PREDIO.Nome_Predio PARTE INNER JOIN PREDIO ON PARTE.Id_Predio = PREDIO.Id_predio WHERE (PARTE.Vlr_Parte > 40) OR (PARTE.Vlr_Parte < 20) ORDER BY PARTE.Nome_Parte, PREDIO.Nome_Predio

(D) (E) 36.

_________________________________________________________

So funes do administrador de banco de dados: (A) definio do elenco de acessos; definio da estrutura de acesso e do mtodo de armazenamento; modificao da organizao fsica e da estrutura de consulta; acesso a dados. estabelecimento do perfil do usurio; definio da estrutura de consultas no autorizadas; manuteno da organizao fsica; restrio do acesso a dados. modificao da estrutura de acompanhamento e de divulgao de informaes; organizao fsica e lgica do esquema; concesso de autorizao para definio da estrutura de armazenamento; especificao das transaes para atender aos usurios finais. definio do esquema de acesso; definio da estrutura de acesso e do mtodo de anlise; especificao das transaes para atender aos usurios finais; concesso de autorizao para o acesso a dados.

ter como resultado: (C)) (B) (A) PARTE.Nome_Parte N1 N2 N5 PREDIO.Nome_Predio P1 P3 P2

(C)

(B)

PARTE.Nome_Parte N1 N5 N1

PREDIO.Nome_Predio P2 P3 P3

(D)

(C)

PARTE.Nome_Parte N1 N5 N6

PREDIO.Nome_Predio P1 P3 P1

(E)) definio e modificao do esquema; definio da estrutura de armazenamento e do mtodo de acesso; concesso de autorizao para acesso a dados.
_________________________________________________________

37.

Com relao aos modelos de dados, correto afirmar, quanto s cardinalidades dos relacionamentos, que (A) os modelos Hierrquico e de Rede permitem apenas cardinalidades 1:1 e 1:N. o modelo de Rede permite apenas cardinalidades 1:1 e 1:N. o modelo Relacional permite apenas cardinalidades 1:1 e 1:N.

(D)

PARTE.Nome_Parte N2 N4 N5

PREDIO.Nome_Predio P2 P2 P1

(B)

(C) PARTE.Nome_Parte N6 N4 N3 PREDIO.Nome_Predio P1 P2 P3

(E)

(D)) o modelo Hierrquico permite apenas cardinalidades 1:1 e 1:N. (E) os modelos de Rede e Relacional permitem apenas cardinalidades 1:1 e 1:N. 9

TRT-9R-L11-CE

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo L11, Tipo


38.

1
41.

26/08/04 - 14:59

O datawarehouse requer a definio e a implementao de procedimentos que efetuem a (A) insero de dados dos bancos de dados dos sistemas do nvel operacional; a integrao dos dados inseridos nos diferentes bancos de dados; a agregao dos dados conflitantes e a manuteno de meta-rotinas. extrao de dados dos bancos de dados dos sistemas de nvel gerencial; a integrao dos dados extrados dos bancos de dados equivalentes; a integrao dos dados agregados e a construo de metadados.

Sobre Banco de Dados correto afirmar que: (A)) uma tabela no banco de dados relacional pode ser derivada de uma entidade ou de um relacionamento N:M (muitos para muitos), representado em um diagrama entidade-relacionamento (E-R).

(B) (B)

um banco de dados relacional no pode ser representado por um diagrama entidade-relacionamento (E-R).

(C)

(C)) extrao de dados dos bancos de dados dos sistemas do nvel operacional; a integrao dos dados extrados dos diferentes bancos de dados; a agregao dos dados integrados e a manuteno de metadados. (D) extrao de dados dos sistemas do nvel operacional; a integrao dos dados inseridos nos diferentes bancos de dados; a agregao dos dados integrados em nvel gerencial e a insero de metadados.

em um banco de dados relacional, havendo nomes idnticos de colunas dentro de uma tabela, estabelece-se um relacionamento hierrquico entre essas colunas.

(D)

as regras de derivao de um diagrama entidaderelacionamento (E-R), para o modelo fsico de banco de dados, so idnticas, quer para bancos de dados relacionais, em rede ou hierrquicos.

(E) (E) extrao de dados dos sistemas de nvel operacional; a integrao dos dados codificados em nvel operacional; a agregao dos dados especializados e a manuteno de metadados.

um banco de dados hierrquico no pode ser representado por um modelo lgico.

_________________________________________________________

42.

_________________________________________________________

Quanto ao nvel de abstrao de dados num sistema de banco de dados, correto afirmar que o nvel conceitual (A) o mais alto nvel de abstrao e descreve apenas parte do BD.

39.

No projeto lgico, as restries de integridade so importantes para garantir a integridade de um banco de dados. Algumas dessas restries so denominadas: (A)) integridade referencial, unicidade de chave, integridade de identidade. (B) integridade de relacionamento, integridade de chave, integridade referencial. integridade semntica, integridade de chave, integridade de relacionamento. unicidade referencial, unicidade de chave, unicidade semntica.

(B)

o mais baixo nvel de abstrao e descreve como os dados esto realmente armazenados.

(C)) descreve quais dados esto armazenados de fato no BD e as relaes que existem entre eles.

(C)

(D)

(D)

apresenta a descrio detalhada de complexas estruturas de dados de baixo nvel.

(E) (E) integridade referencial, integridade semntica, integridade de chave.

o nvel de abstrao definido para simplificar a interao do usurio com o sistema, que pode fornecer muitas vises para o mesmo banco de dados.

__________________________________________________________________________________________________________________

40.

O modelo conceitual de um Banco de Dados Relacional pode ser expresso graficamente pelo diagrama entidaderelacionamento (E-R), sendo verdade que entre os principais componentes do referido diagrama esto (A) os losangos, representando os atributos.

43.

Em relao ao Modelo Entidade-Relacionamento MER, quando um atributo possui mais de um valor para cada entidade que caracteriza, definido como um atributo (A) Chave.

(B)) os retngulos, representando os conjuntos de entidades. (C) as elipses duplas, representando os relacionamentos multivalorados. as elipses, representando os conjuntos dos relacionamentos. os retngulos duplos, representando os atributos.

(B)

Composto.

(C)

Derivado.

(D)

(D)) Multivalorado.

(E) 10

(E)

Mutvel. TRT-9R-L11-CE

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo L11, Tipo


44. Analise as seguintes afirmaes relativas a Banco de Dados: 46.

1 26/08/04 - 14:59 MODELO

As regras de integridade garantem que mudanas feitas no banco de dados por usurios autorizados no resultem em perda de consistncia de dados. Nesse sentido, a integridade referencial (A) expressa uma condio que se queira que o Banco de Dados sempre satisfaa, em funo das restries ao conjunto de relaes vlidas. estabelece os padres de testes dos valores inseridos no Banco de Dados e, depois, efetua testes de consultas para assegurar que as comparaes faam sentido.

I. Uma chave primria no pode desempenhar a


funo de identificao nica.

II. Um modelo conceitual de banco de dados representa a estrutura de dados de um Banco de Dados, com os recursos e particularidades de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados especfico. (B)

III. Entidade pode ser definida como um objeto que


existe no mundo real, com uma identificao distinta e com significado prprio.

IV. Uma das regras da integridade do modelo relacional afirma que nenhum campo que participe da chave primria de uma tabela bsica pode aceitar valores nulos.

(C)) assegura que um valor que aparece em uma relao para um determinado conjunto de atributos aparea em outro conjunto de atributos em outra relao. (D) caracteriza-se pela atribuio de parmetros que so executados automaticamente pelo sistema, em conseqncia de uma modificao no banco de dados. estabelece os triggers e as asseres que sero executados automaticamente, quando houver modificao no banco de dados.

correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D)

I e II. I e III. II e III. II e IV.

(E)

_________________________________________________________

47.

As quatro propriedades bsicas que uma transao em um banco de dados tem de manter so (A)) atomicidade, consistncia, isolamento e durabilidade. (B) atomicidade, consistncia, independncia e durabilidade. atomicidade, completeza, independncia e durabilidade. assertividade, consistncia, isolamento e bilidade. dura-

(E)) III e IV.


_________________________________________________________

45.

Analise as seguintes afirmaes relativas a conceitos e arquitetura de um SGBD:

(C)

I. Toda informao em um banco de dados relacional


apresentada, no nvel lgico, por valores em tabelas. (D)

II. Um banco de dados uma coleo de dados


operacionais, logicamente inter-relacionados e armazenados de maneira dependente dos programas que o utiliza. (E) assertividade, completeza, independncia e durabilidade.

_________________________________________________________

III. Um SGBD relacional deve ter uma linguagem para


definio, detalhamento e manipulao de dados.

48.

A respeito da aplicao Telnet, correto afirmar que (A) no utilizada por operadores de sistemas (Sysops) para fazer qualquer tipo de manuteno. nenhum caractere de controle ignorado pelo cliente Telnet. depende do tipo de terminal utilizado. Telnet normalmente utiliza a porta TCP de nmero 20.

IV. Um SGBD relacional no pode permitir valores


nulos em nenhum campo de suas tabelas.

(B) correto o que se afirma APENAS em (A)

I e II.

(C) (D)

(B)) I e III. (C) (D) (E)

II e III. II e IV. III e IV.


(E)) tem a desvantagem de ser ineficiente, haja vista a necessidade de vrias trocas de contexto de processos dentro do sistema operacional local e remoto para cada caractere transmitido. 11

TRT-9R-L11-CE

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo L11, Tipo


49.

1
52.

26/08/04 - 14:59

A respeito do sistema operacional UNIX, correto afirmar que: (A) um sistema operacional multiusurio; como forma de contemplar este requisito, h um diretrio denominado /etc, especialmente disponvel para gravao dos arquivos temporrios dos usurios. o interpretador de comandos, parte do prprio ncleo (Kernel) do sistema operacional, denominado Shell, sendo o primeiro programa a ser rodado quando do login de determinado usurio. vrias so as verses de um sistema operacional UNIX: o SunOS a verso da SUN Microsystems, o AIX a verso da IBM, enquanto o Solaris a verso da Digital.

Em relao aos sistemas de criptografia e assinatura digital, correto afirmar que: (A) um dos principais mtodos de criptografia assimtrica o DES (Data Encryption Standard), desenvolvido pela IBM e adotado pelo governo dos EUA, como mtodo de criptografia padro.

(B)

(C)

(B)) o sistema de criptografia de chave pblica, desenvolvido em 1976, por Diffie e Hellman, revolucionou os sistemas de criptografia at ento existentes. (C) o algoritmo de criptografia RSA, cujo nome deriva das iniciais dos autores Rivest, Shamir e Adleman, constitui-se em um importante mtodo de criptografia simtrica. a eficincia do mtodo de criptografia simtrica baseia-se na dificuldade da fatorao de produto de nmeros primos muito grandes. para criar uma assinatura digital, deve-se aplicar uma funo baseada na chave pblica de um usurio sobre o resultado de uma operao de uma funo de hash, sem, no entanto, utilizar sua chave privada.

(D)) se ao final de um comando no interpretador Shell adicionarmos o caracter &, solicitaremos que o sistema operacional execute o programa em modo background. (E) ao executarmos um comando ls, o resultado ser uma listagem simples dos arquivos de um determinado diretrio; j se executarmos o comando ln s, esses mesmos arquivos aparecero com suas propriedades detalhadas.

(D)

(E)

_________________________________________________________

50.

Em relao comunicao de dados, redes LAN/WAN, correto afirmar que: (A)) SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security) oferecem suporte de segurana criptogrfica para os protocolos HTTP, SMTP e Telnet. (B) o sistema de DNS (Domain Name Service) caracteriza-se por ser um sistema com banco de dados local que converte nomes em endereos IP. atualmente, h predominncia de redes LAN sobre redes WAN na Internet. numa rede Ethernet, quando h coliso dos pacotes de dados que trafegam pela rede, ocorre necessariamente um travamento (deadlock) da rede. ATM e Frame Relay so exemplos de redes LAN.

_________________________________________________________

53.

Analise as seguintes afirmaes relativas Internet, Intranet e Extranet:

I. Por se tratar de sistemas voltados para a rea


comercial, as pginas de um sistema Extranet so, geralmente, disponibilizadas em sites de busca, de forma a atrair cada vez mais clientes para as empresas associadas aos sistemas.

(C) (D)

II. As chamadas redes privadas virtuais (VPNs-Virtual


Private Networks) costumam ser usadas em grandes corporaes financeiras e fazem uso de sistemas de autenticao para acesso. A principal desvantagem dessas redes o fato de que os dados que circulam por elas jamais so criptografados. Isto se justifica pelo compromisso de desempenho, pois se assim no ocorresse, a alta velocidade de transmisso seria reduzida com o processo de criptografia dos dados.

_________________________________________________________

(E)

51.

Um dos quesitos mais importantes das redes atuais a segurana. Acerca deste assunto, correto afirmar que: (A) ferramentas do tipo IDS permitem realizar a deteco de ataques aos sistemas de uma rede. Atualmente, podem apenas ser instaladas em servidores dedicados (NIDS), no sendo possvel sua configurao em estaes propriamente ditas (HIDS). em funo do grande desenvolvimento da Internet e o conseqente aumento do nmero de usurios, o quantitativo de ataques provindos do ambiente externo de uma empresa tem normalmente superado os originados em seu ambiente interno. a poltica de controle de acesso baseada em senhas to eficiente quanto aquela baseada em chaves pblicas e privadas, visto que, em ambas, o acesso depende de uma informao de conhecimento apenas do usurio autorizado. os sniffers de rede representam alto nvel de risco, uma vez que permitem a captura de senhas e informaes confidenciais em uma rede, no permitindo ao atacante, no entanto, obter acesso privilegiado a sistemas.

(B)

III. Por meio de uma Extranet, pode-se trocar grandes


volumes de dados usando aplicaes WebEDI (WEB Eletronic Data Interchange).

(C)

correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D)

I. I e II. I e III. II e III.

(D)

(E)) um dos padres de segurana mais conhecidos o BS7799, o qual estabelece prticas de atuao na gesto da segurana da informao. 12

(E)) III. TRT-9R-L11-CE

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo L11, Tipo


55. INGLS TCNICO Instrues: Para responder s questes de nmeros 54 a 60, considere o texto abaixo. Justice Monitors New Microsoft Software By Jonathan Krim Washington Post Staff Writer Tuesday, July 20, 2004 The Justice Department has begun looking closely at the next generation of Microsofts Windows operating system to ensure that it meets the terms of an antitrust settlement reached with the company more than two years ago. Renata Hesse, the Justice Department lawyer in charge of monitoring Microsofts compliance with the agreement, told a federal judge yesterday that the government wants to look at the software, code-named Longhorn, early enough in its development so that it is not presented as a fait accompli that would be easy to change. Microsoft, which has delayed Longhorns rollout, has not said when it will be released as the successor to Windows XP, the current version of the personal-computer operating system. Several industry analysts have predicted introduction of Longhorn in 2006 or possibly 2007, which is when the antitrust settlement is scheduled to expire. The new operating system probably will showcase an aggressive push by Microsoft on several fronts, including technology for Internet searching, managing multiple homeentertainment devices, and virus scanning and other security measures. The company also has been expanding its efforts to become an industry standard-setter in KK digital entertainment is protected from illegal copying. Some of these moves will pit the company against competitors with similar products and will again shine a spotlight on Microsofts well-honed strategy of bundling more and more programs into its operating system. It was the bundling strategy that led to Microsofts antitrust troubles. Bundling its Internet Explorer Web browser into Windows all but squashed competition from Netscape Communications Inc.s Navigator browser, which was the market leader but often had to be downloaded separately.
(http://www.washingtonpost.com/wpdyn/articles/A6285 2-2004jul19.html?referrer=email)
o

1 26/08/04 - 15:00 MODELO


a

No texto, looking closely (1 pargrafo, 1 linha) significa (A) (B) (C)) (D) (E) procurar. descobrir. acompanhar. defender. criticar.
o

_________________________________________________________

56.

No texto, easy (2 pargrafo, ltima linha) (A) est empregado corretamente.

(B)) est incoerente e deve ser substitudo por difficult. (C) (D) (E) 57. est gramaticalmente incorreto e deve ser substitudo por most easily. est correto, porm slow mais adequado nesse contexto. est correto, mas tambm pode ser substitudo por cheap.

_________________________________________________________

Segundo o texto, o acordo antitruste com a Microsoft (A) (B) (C) no est sendo cumprido pela companhia. est difcil de ser implantado. no atinge novos sistemas operacionais.

(D)) est sendo monitorado pelo Departamento de Justia dos Estados Unidos.
_________________________________________________________

(E)

est em vigor h apenas dois anos.

58.

O lanamento do novo sistema operacional da Microsoft (A)) ainda no tem data marcada. (B) (C) (D) (E) provavelmente ocorrer em 2007. ser em 2006 ou, no mximo, em 2007. est previsto para o final deste ano. est dependendo da aprovao do Departamento de Justia.

_________________________________________________________

59.

No texto, as seguintes palavras so empregadas como sinnimos: (A) (B) (C) (D)) (E) delayed, predicted, scheduled. lawyer, judge, justice. settlement, agreement, development. rollout, release, introduction. early, current, several.

_________________________________________________________

60.

De acordo com o texto, (A) apesar das possveis inovaes do Longhorn com relao tecnologia para fazer buscas na Internet, isso no representar uma ameaa ao Internet Explorer, lder nesse setor. a novidade mais importante do Longhorn dever ser no mbito das medidas de segurana que oferecer.

(B)

(C)) provvel que o Longhorn combine diversas ferramentas de entretenimento digital com medidas que impeam cpias ilegais nesse setor. (D) o Longhorn, devido ao acordo antitruste, no poder mais combinar diversas ferramentas, pois foi justamente essa estratgia que lhe causou problemas com a justia. graas ao acordo antitruste, o navegador da Netscape conseguiu recuperar boa fatia do mercado de browsers. 13

54.

A palavra que preenche corretamente a lacuna na penlo tima linha do 4 pargrafo do texto (A) (B) (C) (D) (E)) that. what. whose. when. how.

(E)

TRT-9R-L11-CE

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo L11, Tipo

26/08/04 - 15:00

PROVA DISSERTATIVA DE ESTUDO DE CASO

Dado o seguinte modelo de dados conceitual:

DEPARTAMENTO

FORMADO POR

TECNICO

ALOCADO EM

PROJETO

e os atributos das entidades: DEPARTAMENTO: COD_DEPTO: NOME_DEPTO: NIVEL_DEPTO: alfanumrico e tamanho = 6 (chave) alfanumrico e tamanho = 30 numrico e tamanho = 1

TECNICO:

COD_MATR: NOME_FUNC: TX_HORA: DATA_ADM:

numrico e tamanho = 5 (chave) alfanumrico e tamanho = 50 numrico e tamanho = 7 (2 decimais) data, com formato dd/mm/aaaa

PROJETO:

COD_PROJ: NOME_PROJ: DATA_INIC: DATA_TERM: TOT_HORAS:

alfanumrico e tamanho = 7 (chave) alfanumrico e tamanho = 50 data, com formato dd/mm/aaaa data, com formato dd/mm/aaaa numrico e tamanho = 5

Pede-se:

Questo 1 Elabore e represente, na forma de diagrama, o modelo de dados lgico correspondente ao modelo conceitual apresentado acima. As quantidades de horas previstas e de horas trabalhadas devero ser armazenadas por tcnico, em cada projeto.

Questo 2 Escreva os comandos SQL para criar cada uma das tabelas ORACLE que implementaro fisicamente o modelo lgico elaborado na questo de no 1. Defina os atributos na criao das tabelas, bem como as chaves primrias e as chaves estrangeiras.

Questo 3 Relacione e descreva os diversos objetos do banco de dados, que compem o sistema ORACLE.

14

TRT-9R-L11-CE

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo L11, Tipo

1 26/08/04 - 15:00 MODELO

Questo 1

TRT-9R-L11-CE

15

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo L11, Tipo

26/08/04 - 15:00

Questo 2

16

TRT-9R-L11-CE

www.pciconcursos.com.br

Prova Cargo L11, Tipo

1 26/08/04 - 15:00 MODELO

Questo 2

TRT-9R-L11-CE

17

www.pciconcursos.com.br

MODELO Prova Cargo L11, Tipo

26/08/04 - 15:00

Questo 3

18

TRT-9R-L11-CE

www.pciconcursos.com.br

También podría gustarte