Está en la página 1de 17

REPBLICA DEMOCRTICA DE TIMOR-LESTE

PARLAMENTO NACIONAL __________________________

LEI N.o 2/2004 de 18 de Fevereiro


SOBRE ELEIO DOS CHEFES DE SUCO E DOS CONSELHOS DE SUCO

As eleies dos Chefes de Suco e dos Conselhos de Suco so de vital importncia para a legitimao da autoridade comunitria e o desenvolvimento das suas estruturas de base.

As estruturas ao nvel local tm por objectivo organizar a participao democrtica do cidado na soluo dos problemas prprios da sua comunidade e desta forma pode contribuir decisivamente para o desenvolvimento sustentvel e harmonioso do pas.

A lei eleitoral ao reconhecer a organizao existente vai permitir a sua legitimao atravs de eleies locais.

As eleies locais realizadas mediante voto secreto, livre, igual e directo dos seus habitantes garantem a necessria legitimidade aos seus lderes em conformidade, com os comandos constitucionais. Por outro lado, tendo em considerao a importncia da participao das mulheres, dos jovens e das pessoas de terceira idade numa sociedade que queremos inclusiva, a presente lei cria um Conselho do Suco, em que tm assento, para alm do Chefe do Suco e dos Chefes de aldeia, elementos daqueles grupos especficos, em representao de todo o Suco.

Entretanto e porque a Constituio determina no artigo 65. que o recenseamento eleitoral obrigatrio, oficioso, nico e universal e uma vez que no foi anteriormente feito nenhum recenseamento a presente lei estabelece princpios gerais que permitiro a sua realizao sem prejuzo de lei posterior, que trate esta matria de forma autnoma.

O Parlamento Nacional decreta, nos termos do artigo 92. e da alnea h) do n. 2 do artigo 95. da Constituio da Repblica, para valer como lei, o seguinte:

PARTE I MBITO E PRINCPIOS GERAIS

Artigo 1. mbito

A presente lei regula a organizao e execuo do processo de eleio do Chefe de Suco e dos membros do Conselho de Suco.

Artigo 2. Eleies

1. 2.

Os Chefes de Suco e os membros dos Conselhos de Suco so eleitos por sufrgio universal, livre, directo, secreto, pessoal e peridico. Podem candidatar-se e ser eleitos como Chefes de Suco e Membros dos Conselhos de Suco designadamente como chefes de aldeia e ancios, mulheres e homens sem discriminao.

Artigo 3. Conselho de Suco

1. O Conselho de Suco composto pelo Chefe do Suco, pelos Chefes de todas as Aldeias que compem o Suco e ainda pelos seguintes membros: a) Duas Mulheres; b) Dois Jovens, um por cada sexo; c) Um Ancio. 2. Para os efeitos da presente lei entende-se por jovem quem no dia das eleies tiver idade compreendida entre os 17 e os 35 anos de idade e por ancio aquele que no dia das eleies tiver idade superior a 50 anos ou aquele que reconhecido na comunidade como lian nain.

Artigo 4. Perda de mandato

1. 2. 3.

O Chefe de Suco e o membro do Conselho de Suco que, durante o mandato, deixe de residir no Suco ou na aldeia pelo qual foi eleito, por mais de trs meses consecutivos, perde o mandato. Perde igualmente o mandato o Chefe de Suco e o membro do Conselho de Suco que seja condenado judicialmente por sentena transitada em julgado por crime doloso a que caiba pena de priso, independentemente da sua durao. A perda de mandato obriga realizao de novas eleies salvo se ocorrer trs meses antes do seu trmino, caso em que d lugar substituio temporria, nos termos do artigo seguinte.

Artigo 5. Substituio temporria

1.

Em caso de perda de mandato nos termos do n. 3 do artigo anterior ou impedimento por doena prolongada, do Chefe de Suco ou de um membro do Conselho de Suco, procede-se substituio aps audio da populao respectiva.

2. A audio da populao , em qualquer das situaes, conduzida pelo Conselho de Suco, em encontro comunitrio, por este promovido reunindo os eleitores da aldeia ou Suco respectivo . 3. Concludo o processo de audio o Conselho de Suco redige uma acta com indicao dos eleitores presentes e, designa um substituto.

Artigo 6. Durao do mandato

1. O mandato dos Chefes de Suco e dos membros eleitos para o Conselho de Suco no primeiro acto eleitoral aps a aprovao desta lei de quatro anos, contados da data da realizao do ltimo acto eleitoral ao abrigo da presente lei. 2. Os mandatos posteriores so de trs anos.

PARTE II CAPACIDADE ELEITORAL E CANDIDATURAS

Artigo 7. Capacidade eleitoral activa

1. Os cidados nacionais com mais de 17 anos de idade tm direito a votar para os rgos do Suco desde que possuam os seguintes requisitos no dia da eleio: a) b) Residam no Suco durante os ltimos seis meses; e Estejam inscritos no caderno eleitoral respectivo.

2. Para votar na eleio do Chefe de Aldeia, para alm dos requisitos enunciados no nmero 1, o eleitor tem de residir na aldeia respectiva.

Artigo 8. Incapacidade eleitoral activa

No podem votar:

a) b)

Os interditos por sentena transitada em julgado; e Os notria e publicamente conhecidos como dementes.

Artigo 9. Capacidade eleitoral passiva

Podem ser eleitos os que estiverem em condies de poder votar sendo-lhes porm exigido que residam h pelo menos um ano consecutivo data das eleies, respectivamente no Suco ou aldeia para cujos rgos se candidatam.

Artigo 10. Limites candidatura

No se podem candidatar aos rgos do Suco: a) O Presidente da Repblica; b) Os Deputados; c) Os Membros do Governo; d) Os Magistrados Judiciais e do Ministrio Pblico; e) As autoridades religiosas; f ) Os membros da polcia; g) Os membros das FALINTIL-FDTL; h) Os funcionrios pblicos.

Artigo 11. Incompatibilidades

No se pode apresentar candidatura simultneamente a Chefe de Suco e a membro do Conselho de Suco.

Artigo 12. Apresentao de candidaturas

1. 2.

A apresentao de candidaturas pode ser feita a ttulo individual ou por um ou mais dos partidos polticos, em dia marcado pelo STAE, anterior ao encontro comunitrio e, amplamente divulgado. A apresentao pblica dos candidatos feita durante o encontro comunitrio convocado pelo STAE nos termos

fixados nesta lei. 3. Os candidatos indicados por partido ou partidos polticos tm de apresentar, no dia da candidatura ou durante o encontro comunitrio, carta comprovativa, da responsabilidade do partido ou partidos polticos, nos termos fixados pelo STAE, sob pena de serem considerados candidatos a ttulo individual. Caso sejam apresentadas vrias candidaturas dificultando ou inviabilizando o processo de votao, apenas so aceites as que, no encontro comunitrio, renam o apoio de mais de 10% dos eleitores presentes. Os candidatos que desejem indicar fiscal eleitoral fazem-no em simultneo com a apresentao de candidatura. As demais normas de procedimento constaro de regulamento a ser elaborado pelo STAE e aprovado pela CNE.

4. 5. 6.

PARTE III PERODO ELEITORAL E VOTAO

Artigo 13. Prazos da campanha eleitoral

A campanha eleitoral inicia-se aps a divulgao das listas de candidatos pelo STAE, tem a durao mnima de uma semana e termina 48 horas antes do dia da eleio.

Artigo 14. Princpios da campanha eleitoral

1.

A campanha eleitoral conduzida no respeito pelos seguintes princpios: a) Liberdade de propaganda eleitoral; b) Igualdade de oportunidades e de tratamento das diversas candidaturas; c) Imparcialidade das entidades pblicas perante as candidaturas; d) Transparncia e fiscalizao das contas eleitorais.

2.

A CNE verifica o respeito por estes princpios e adopta medidas tendentes a encorajar o funcionamento pacfico da campanha.

Artigo 15. Calendrio eleitoral

Aprovada a presente lei o STAE elabora o calendrio eleitoral a ser aprovado pela Comisso Nacional de Eleies - CNE podendo as eleies ser organizadas distrito a distrito ou sub-distrito a sub-distrito.

Artigo 16. Centro de votao

1. 2.

Em cada Suco funciona pelo menos um Centro de votao podendo o STAE, em funo do nmero de eleitores ou da distncia entre as aldeias, abrir mais centros de votao. A localizao e o nmero dos centros de votao divulgada em conjunto com as listas de candidatos.

Artigo 17. Oficiais Eleitorais

Em cada centro de votao deve haver cinco oficiais eleitorais, escolhidos de entre eleitores locais, formados pelo STAE.

Artigo 18. Urnas Eleitorais

Em cada centro de votao haver urnas eleitorais em nmero necessrio realizao do processo eleitoral.

Artigo 19. Boletim de Voto

A votao para Chefe de Suco e para membro do Conselho de Suco faz-se mediante o preenchimento do respectivo boletim de voto.

Artigo 20. Funcionamento do centro de votao e processo de votao

O funcionamento do centro de votao e o processo de votao so objecto de normas regulamentares especficas propostas pelo STAE e aprovadas pela CNE.

PARTE IV CONTAGEM DE VOTOS E APURAMENTO DE RESULTADOS

Artigo 21. Encerramento do centro de votao

1. Aps o encerramento do centro de votao, o respectivo presidente da mesa pergunta aos fiscais eleitorais se tm reclamaes a apresentar sobre o processo de votao informando-os que aps esse momento j no o podem fazer mais. 2. As reclamaes apresentadas aps o encerramento ou durante a votao so analisadas imediatamente pelos Oficiais

Eleitorais podendo, em caso de necessidade, ser consultado o STAE. 3. As reclamaes tm de ser objecto de deliberao dos Oficiais Eleitorais aprovada no mnimo por trs deles. 4. As deliberaes so comunicadas aos reclamantes que se o entenderem podem apresentar a reclamao dirigida CNE que entregue na mesa e que deve acompanhar toda a documentao relativa quele Centro de votao.

Artigo 22. Contagem dos votos

1.

A contagem dos votos inicia-se imediatamente aps o encerramento do centro de votao e analise das reclamaes, e a efectuada pelos Oficiais Eleitorais, na presena dos observadores nacionais e internacionais, fiscais eleitorais e membros da comunicao social. Na eleio dos membros do Conselho de Suco, o centro de votao procede sucessivamente contagem dos votos de cada um dos tipos de candidatos assinalando os votos em branco e nulos.

2.

3. Na eleio do Chefe do Suco e Chefes de aldeia, o centro de votao procede sucessivamente contagem dos votos dos Chefes de aldeia, por ordem

alfabtica, e finalmente contagem dos votos para Chefe do Suco, assinalando os votos em branco e nulos. 4. Aps a contagem ou no decurso da mesma podem os fiscais eleitorais apresentar reclamaes que so decididas nos termos constantes do artigo anterior. 5. O STAE elabora e divulga os procedimentos a adoptar pelos centros de votao para acompanhamento da votao, contagem dos votos e apuramento dos resultados.

Artigo 23. Validao e proclamao dos resultados

1. Nos Sucos em que funciona apenas um centro de votao, concluda a contagem e anlise das reclamaes elaborada uma acta com a relao geral dos resultados e dos candidatos apurados que afixada no exterior do centro de votao. 2. Nos Sucos em que funcione mais de um centro de votao feito o apuramento parcial no dia das eleies e, apenas no dia seguinte, se procede ao apuramento total, no centro de votao previamente definido pelo STAE. 3. Nos casos em que o apuramento feito no dia imediato a vigilncia dos centros de Votao e das urnas assegurada pelos Oficiais Eleitorais e, caso o manifestem, pelos fiscais eleitorais. 4. A acta bem como a relao geral dos resultados e dos candidatos apurados e as reclamaes entregues so enviadas ao STAE, na capital do distrito, que, concludo o processo eleitoral por sub-distrito ou distrito, faz a juno dos documentos relativos votao em cada Suco e entrega CNE para anlise do processo. 5. A CNE analisa o processo bem como as reclamaes que lhe foram dirigidas e delibera, no prazo de uma semana, sob a forma de recomendaes ao tribunal competente. 6. A CNE envia toda a documentao relativa a cada centro de votao ao tribunal competente que valida e proclama os resultados do processo eleitoral, o mais tardar um ms aps a sua recepo. 7. O tribunal competente no valida os resultados apurados num centro de votao, cuja eleio julgada nula, quando se tenham verificado irregularidades que possam influir no resultado final.

8. Em caso de reclamaes sobre o processo de votao ou contagem, apresentadas em centros de votao onde se tenham verificado empates de candidatos, a CNE analisa o processo no mesmo prazo e envia ao tribunal competente que se pronuncia no prazo mximo de uma semana.

Artigo 24. Anulao e repetio da eleio anulada

1.

No caso de ter sido declarada a nulidade da eleio de um Chefe de Suco ou de um membro do Conselho de Suco a eleio anulada deve ser repetida no mais breve espao de tempo possvel a contar da notificao da deciso que declara nula a eleio, no devendo ultrapassar o prazo de duas semanas. A eleio de um Chefe de Suco ou de um membro do Conselho de Suco s pode ser julgada nula, determinando a sua repetio, nos termos do nmero anterior, quando se verifiquem ilegalidades que possam influir no seu resultado.

2.

Artigo 25. Candidatos vencedores

1. O candidato com o maior nmero de votos eleito para o cargo. 2. No caso dos jovens eleito o candidato mais votado de cada um dos dois sexos. 3. Na eventualidade dos candidatos mais votados receberem o mesmo nmero de votos deve proceder-se segunda volta, no prazo mximo de vinte dias, exclusivamente entre estes candidatos, sendo eleito o mais votado.

PARTE IV RECENSEAMENTO ELEITORAL

Artigo 26. Recenseamento

1. 2. 3. 4.

O recenseamento eleitoral obrigatrio, oficioso, nico e universal, sendo actualizado para cada eleio. A realizao do recenseamento feito pelo STAE, competindo CNE a sua superviso. O STAE determina e divulga os procedimentos tcnicos para a realizao do recenseamento. So recenseados todos os jovens com mais de 16 anos, sem prejuzo do disposto no artigo 7. da presente lei.

Artigo 27. Carto do eleitor

1. Cada cidado eleitor receber do STAE o respectivo carto que o habilita a votar. 2. O carto de eleitor tem de ser apresentado nos centros de votao para o exerccio do direito de voto.

Artigo 28. Cadernos eleitorais

1.

O STAE elabora os cadernos eleitorais de acordo com a informao resultante do recenseamento.

2. O STAE apresenta uma primeira verso dos cadernos eleitorais que exibida populao, num perodo a fixar pela CNE, para corrigir qualquer erro ou omisso. 3. Os cadernos eleitorais definitivos devem ser entregues aos centros de votao no mnimo 24 horas antes do incio do processo eleitoral. 4. Para o exerccio do voto requisito estar inscrito no caderno eleitoral.

PARTE V COMISSO NACIONAL DE ELEIES

Artigo 29. Criao

criada uma comisso independente, designada por Comisso Nacional de Eleies (CNE), qual compete a superviso do recenseamento e dos actos eleitorais regulados na presente lei.

Artigo 30. Composio

1. A CNE composta por treze cidados nacionais sendo: a) b) c) d) e) f) Trs nomeados pelo Presidente da Repblica; Quatro eleitos pelo Parlamento Nacional; Trs nomeados pelo Governo; Um magistrado judicial eleito pelos seus pares; Um magistrado do Ministrio Pblico eleito pelos pares; Um Defensor Pblico, eleito pelos seus pares.

2. Cada rgo referido nas alneas a), b) e c) do nmero 1 deve designar pelo menos uma mulher para compor a CNE. 3. S podem ser eleitos ou nomeados cidados timorenses de nacionalidade originria, de reputada idoneidade de carcter e que no assumam responsabilidades de direco em nenhum partido poltico.

Artigo 31. Estatuto

1. Os membros da CNE so inamovveis e independentes no exerccio das suas funes. 2. Os membros da CNE perdem o mandato caso se candidatem nas eleies reguladas pela presente lei.

3. Em caso de perda de mandato procede-se sua substituio nos mesmos termos da nomeao do membro substitudo.

Artigo 32. Mandato

1. O mandato da CNE comea no dia imediato ao anncio oficial dos nomes dos seus membros, que feito em conjunto e antes do incio do processo de recenseamento. 2. O mandato cessa com a apresentao do relatrio final ao tribunal competente.

Artigo 33. Funcionamento

1. O Presidente do Parlamento Nacional convoca a primeira reunio da CNE e d posse aos seus membros. 2. Na primeira reunio a CNE elege o Presidente entre os seus membros. 3. A CNE funciona em plenrio havendo quorum com a presena de sete dos seus membros. 4. Sempre que seja possvel, as deliberaes so tomadas por consenso e no sendo possvel o consenso as decises so tomadas com o voto favorvel de pelo menos sete comissrios . 5. O Director do STAE participa nas reunies da CNE sem direito a voto. 6. No fim de cada reunio da CNE emitido um comunicado de imprensa que d conta dos assuntos discutidos e das deliberaes tomadas.

Artigo 34. Anlise de queixas e reclamaes

1. A CNE deve aprovar, no prazo de 15 dias aps o incio do mandato, os procedimentos para recepo e anlise das queixas e reclamaes, elaborados pelo STAE, que so publicados no Jornal da Repblica. 2. Compete ao STAE divulgar os procedimentos durante o processo de recenseamento e na formao ministrada aos Oficiais Eleitorais.

Artigo 35.

Competncias

So competncias da CNE: a) b) Supervisionar o recenseamento e os actos eleitorais; Zelar pela aplicao das disposies constitucionais e legais relativas ao processo eleitoral;

c) d) e) f) g)

Aprovar Cdigos de Conduta para candidatos, observadores e fiscais e para meios de comunicao social a serem preparados pelo STAE; Definir as regras de funcionamento da campanha eleitoral e verificar o seu cumprimento; Assegurar a igualdade de tratamento dos cidados em todos os actos de recenseamento e actos eleitorais; Assegurar a igualdade de aco e propaganda das candidaturas durante as campanhas eleitorais; Receber, analisar e deliberar sobre queixas e reclamaes apresentadas relativas ao processo de candidaturas e apresentar recomendaes ao Tribunal competente no caso de reclamaes relativas ao processo de votao e apuramento; Apresentar os resultados eleitorais apurados ao Tribunal competente para efeitos de validade e proclamao, com conhecimento ao Parlamento Nacional; Participar ao Ministrio Pblico quaisquer actos de ilcito eleitoral de que tome conhecimento; Apresentar um relatrio final no prazo de 30 dias aps a concluso do processo eleitoral; Quaisquer outras que sejam conformes com a natureza das suas funes.

h) i) j) k)

PARTE VI ILCITO ELEITORAL

Artigo 36. Candidatura de cidado no elegvel

Aquele que, no tendo capacidade eleitoral passiva, dolosamente se candidatar punido com pena de priso de 1 ms a 3 meses ou com pena de multa de 50 a 150 USD.

Artigo 37. Violao de deveres de neutralidade e imparcialidade

Os funcionrios da administrao eleitoral ou que com ela colaborem que infringirem os deveres de neutralidade e imparcialidade a prescritos sero punidos com pena de priso de 3 meses a 6 meses ou com pena de multa de 150 a 250 USD.

Artigo 38.

Utilizao indevida de nome ou smbolo

Aquele que durante a campanha eleitoral utilizar o nome de um candidato ou smbolo de qualquer partido com o intuito de os prejudicar ou injuriar ser punido com pena de priso de 1 ms a 3 meses ou com pena de multa de 50 a 150 USD.

Artigo 39. Violao da liberdade de reunio eleitoral

Aquele que impedir a realizao ou prosseguimento de reunio, comcio, cortejo ou desfile de campanha eleitoral ser punido com pena de priso de 1 ms a 3 meses ou com pena de multa de 50 a 150 USD.

Artigo 40. Dano em material de campanha eleitoral

1.

Aquele que furtar, destruir, rasgar, ou por qualquer forma inutilizar, no todo ou em parte, ou tornar ilegvel o material de campanha eleitoral afixado ou o desfigurar ou colocar por cima dele qualquer material com o fim de o ocultar ser punido com pena de priso de 1 ms a 3 meses ou com pena de multa de 50 a 150 USD. No sero punidos os factos previstos no nmero anterior se o material houver sido afixado na prpria casa ou estabelecimento do agente sem o seu conhecimento ou contiver matria francamente desactualizada .

2.

Artigo 41. Campanha depois de encerrada a campanha eleitoral

Aquele que no dia da eleio ou nos dois dias anteriores fizer campanha eleitoral por qualquer meio ou utilizar de forma visvel smbolos de candidaturas e depois de solicitado recusar retir-los ser punido com pena de priso de 6 meses a 1 ano ou com pena de multa de 250 a 500 USD.

Artigo 42. Venda ou consumo de bebidas alcolicas

Aquele que no dia da eleio vender, fornecer, comprar, servir ou consumir bebidas alcolicas num Centro de votao ou nas suas imediaes at 100 m ser punido com pena de priso de 3 meses a 6 meses ou com pena de multa de 150 a 250 USD.

Artigo 43. Violao da capacidade eleitoral

Aquele que, no possuindo capacidade eleitoral, se apresentar a votar tomando a identidade de cidado inscrito, ou

apresentando carto de recenseamento que tenha sido alterado com inteno de enganar ser punido com pena de priso de 6 meses a 1 ano ou com pena de multa de 250 a 500 USD.

Artigo 44. Admisso ou excluso abusiva do voto

Aquele que concorrer para que seja admitido a votar quem no tem esse direito ou para a excluso de quem o tiver, ser punido com pena de priso de 6 meses a 1 ano ou com pena de multa de 250 a 500 USD.

Artigo 45. Impedimento de sufrgio por abuso de autoridade

A autoridade que, dolosamente, no dia da eleio fizer sair do seu domiclio ou permanecer fora dele qualquer eleitor para que no possa ir votar, ser punida com pena de priso de 1 ano a 2 anos ou com pena de multa de 500 a 1.000 USD.

Artigo 46. Mandatrio infiel

Aquele que acompanhar um deficiente a votar e, dolosamente, exprimir infielmente a sua vontade ser punido com pena de priso de 6 meses a 1 ano ou com pena de multa de 250 a 500 USD.

Artigo 47. Violao de segredo de voto

1.

Aquele que nos centros de votao ou nas suas imediaes, at 100 m, usar de coaco ou artifcio de qualquer natureza ou se servir do seu ascendente sobre o eleitor para saber em que candidato votou ser punido com pena de priso de 6 meses a 1 ano ou com pena de multa de 250 a 500 USD. Aquele que nos centros de votao revelar em que candidatura vai votar ou votou ser punido com a mesma pena.

2.

Artigo 48. Coaco e artifcio fraudulento sobre o eleitor

1.

Aquele que usar de violncia ou ameaa sobre qualquer eleitor ou que usar de enganos, artifcios fraudulentos, falsas notcias ou qualquer outro meio ilcito para o constranger ou induzir a votar em determinada candidatura ou abster-se de votar ser punido com pena de priso de 1 ano a 2 anos ou com pena de multa de 500 a 1.000 USD.

2.

Ser agravada a pena prevista no nmero anterior se a ameaa for cometida com uso de arma ou a violncia for exercida por mais de duas pessoas.

Artigo 49. Abuso de funes pblicas ou equiparadas

O cidado investido de poder pblico, o funcionrio ou agente do Estado ou de outra pessoa colectiva pblica e as autoridades religiosas que, abusando das suas funes ou no exerccio das mesmas, se servir delas para constranger ou induzir os eleitores a votar em determinada candidatura ou abster-se de votar nela ser punido com pena de priso de 2 a 3 anos ou com pena de multa de 1.000 a 2.000 USD.

Artigo 50. Despedimento ou ameaa de despedimento

Aquele que despedir ou ameaar despedir algum do seu emprego, impedir ou ameaar impedir algum de obter emprego, aplicar ou ameaar aplicar qualquer outra sano abusiva, a fim de ele votar ou no votar, porque votou ou no votou em certa candidatura ou porque se absteve ou no de participar na campanha eleitoral, ser punido com pena de priso de 1 ano a 2 anos ou com pena de multa de 500 a 1.000 USD.

Artigo 51. Corrupo eleitoral

1.

Aquele que, por causa da eleio, oferecer, prometer ou conceder emprego pblico ou privado ou outra coisa ou vantagem a um ou mais eleitores ou, por acordo com estes, a uma terceira pessoa, mesmo quando forem dissimuladas a ttulo de indemnizao pecuniria dada ao eleitor ou a pretexto de despesas com a campanha eleitoral, ser punido com pena de priso de 1 ano a 2 anos ou com pena de multa de 500 a 1.000 USD. Ao eleitor que aceitar qualquer dos benefcios previstos no nmero anterior ser punido com pena de priso de 6 meses a 1 ano ou com pena de multa de 250 a 500 USD.

2.

Artigo 52. Introduo de boletim na urna, desvio desta ou de boletins de voto

Aquele que fraudulentamente introduzir boletins de voto na urna antes ou depois do incio da votao, nela colocar qualquer coisa que no seja boletim de voto, se apoderar da urna com os boletins de voto nela recolhidos, mas ainda no apurados, ou se apoderar de um ou mais boletins de voto nela recolhidos, mas ainda no apurados, ou se apoderar de um ou mais boletins de voto em qualquer momento, desde a abertura do Centro de votao ao apuramento dos resultados, ser punido com pena de priso de 1 ano a 2 anos ou com pena de multa de 500 a 1.000 USD.

Artigo 53. Obstruo fiscalizao

Aquele que impedir a entrada ou sada de qualquer fiscal das candidaturas nos centros de votao ou que por qualquer modo tentar opr-se a que eles exeram todos os poderes que lhes so conferidos pela presente lei ser punido com pena de priso de 3 a 6 meses ou com pena de multa de 150 a 250 USD.

Artigo 54. Recusa de receber reclamaes

O Presidente da mesa do Centro de votao que injustificadamente se recusar a receber reclamao ser punido com pena de priso de 1 ano a 2 anos ou com pena de multa de 500 a 1.000 USD.

Artigo 55. Perturbao dos centros de votao

1. 2. 3.

Aquele que perturbar o regular funcionamento dos centros de votao, com insultos, ameaas ou actos de violncia, originando tumulto, ser punido com pena de priso de 2 anos a 3 anos ou com pena de multa de 1.000 a 2.000 USD. Aquele que durante as operaes eleitorais se introduzir nos centros de votao sem ter direito a faz-lo e se recusar a sair, depois de intimado pelo Presidente, ser condenado multa de 150 USD. A mesma pena do nmero anterior, agravada com pena de priso at trs meses, ser aplicada aos que se introduzirem nos referidos centros de votao munidos de armas, independentemente da imediata apreenso destas.

Artigo 56. No comparncia da polcia

Sempre que seja necessria a presena da polcia e esta injustificadamente no comparecer, o responsvel pela no comparncia ser punido com pena de priso de 1 ano a 2 anos.

Artigo 57. Falsificao de cadernos, boletins, actas ou documentos relativos eleio

Aquele que por qualquer modo viciar, substituir, suprimir, destruir ou compuser falsamente os cadernos eleitorais, os boletins de voto, as actas, ou quaisquer dos documentos respeitantes eleio, ser punido com pena de priso de 1 ano a 2 anos ou com pena de multa de 500 a 1.000 USD.

Artigo 58. Denncia caluniosa

Aquele que dolosamente imputar a outrem, sem fundamento, a prtica de qualquer infraco prevista na presente lei ser punido com pena de priso de 3 meses a 6 meses ou com pena de multa de 150 a 250 USD.

Artigo 59. Reclamao de m f

Aquele que, com m f, apresentar reclamao, ou aquele que impugnar decises dos rgos eleitorais atravs de reclamao manifestamente infundada ser punido com pena de priso de 6 meses a 1 ano ou com pena de multa de 250 a 500 USD.

Artigo 60. No cumprimento de outras obrigaes impostas por lei

Aquele que no cumprir nos seus precisos termos quaisquer obrigaes que lhe sejam impostas pelo presente diploma ou no praticar os actos administrativos que sejam necessrios para a sua pronta execuo ou ainda retardar injustificadamente o seu cumprimento ser, na falta de incriminao especial, punido com pena de priso de 1 ano a 2 anos ou com pena de multa de 500 a 1.000 USD.

PARTE VII DISPOSIES FINAIS

Artigo 61. Inicio do mandato dos membros da CNE

O anncio oficial dos membros da CNE deve ser feito no prazo mximo de um ms aps a publicao da presente lei.

Artigo 62. Incio do recenseamento

1. 2.

O recenseamento pode iniciar-se logo aps a tomada de posse dos membros da CNE. As propostas de procedimentos previstos nesta lei quer para o recenseamento quer para as eleies so preparados de forma a serem entregues pelo Director do STAE na primeira reunio da CNE.

Artigo 63. Entrada em vigor

A presente lei entra em vigor no dia imediato publicao no Jornal da Repblica.

Aprovada em 16 de Dezembro de 2003

O Presidente do Parlamento Nacional,

Francisco Guterres Lu-Olo

Promulgadoem 10 de Fevereiro de 2004 Publique-se

Kay Rala Xanana Gusmo

También podría gustarte