Está en la página 1de 4

IAM ESTUDO DE CASO -Diagnsticos e intervenes de enfermagem

1. Dor aguda relacionada dor precordial: Reconhecer a presena da dor e avaliar incio, durao, intensidade, localizao e irradiao. Ouvir atentamente a respeito da dor. Explicar as causas da dor. Explicar por quanto tempo poder durar. Proporcionar alvio ideal da dor com analgsicos prescritos. Aps administrar o medicamento, retornar aps um tempo para averiguar a eficincia. 2. Padro respiratrio ineficaz relacionado dor e ansiedade: Garantir ao paciente que esto sendo tomadas as medidas para manter a segurana. Monitorar frequncia respiratria e padro respiratrio a cada duas horas ou conforme necessidade. Observar saturao de oxignio por meio da oximetria de pulso a cada duas horas ou conforme necessidade. Oferecer oxigenao suplementar conforme prescrio, no esquecendo de trocar a gua destilada dos umidificadores diariamente. Avaliar parmetros da gasometria arterial. Manter cabeceira elevada a 45 graus. Manter paciente na posio de semiFowler. Observar perfuso capilar. Realizar ausculta pulmonar. 3. Risco de desequilbrio do volume de lquidos relacionado aos procedimentos invasivos maiores e diminuio do dbito cardaco: Manter hidratao endovenosa conforme prescrio. Manter a ingesto de lquidos recomendada. Realizar balano hdrico a cada 12 horas. Monitorar os nveis de eletrlitos sricos. Monitorar a hidratao pela colorao da urina. Avaliar sinais de desidratao e edema. 4. Nutrio desequilibrada menos do que as necessidades corporais relacionada incapacidade de absorver nutrientes devido aos vmitos e/ou dietas restritas: Orientar que a restrio da dieta por 24 horas necessria. Incentivar a hidratao. Solicitar avaliao do nutricionista. Explicar a importncia da nutrio adequada. Estar perto e incentivar a alimentao limitando o tempo em no mximo 30 minutos. Evitar procedimentos dolorosos antes das refeies. Planejar formas para reduzir odores durante a refeio. Manter higiene oral. 5. Nusea relacionada dor cardaca, medo e ansiedade: Administrar antiemtico conforme prescrio. Aps administrar o medicamento, retornar aps um tempo para avaliar a eficincia. Encorajar o paciente a ingerir dietas brandas quando liberado. Evitar ingerir grande quantidade de lquidos. Evitar grande ingesto de lquidos durante e aps a refeio Evitar deitar-se por no mnimo duas horas aps a refeio. Evitar odores desagradveis.

6. Ansiedade relacionada ao medo da morrer: Permitir que a pessoa compartilhe as percepes sobre a situao. Explorar a relao que a pessoa estabelece com a espiritualidade. Controlar de forma agressiva, sintomas que no alcanaram alvio. Transmitir segurana. 7. Medo relacionado hospitalizao no Centro de Terapia Intensiva: Orientar quanto ao ambiente usando explicaes simples. Orientar o funcionamento da rotina das atividades de enfermagem. Falar pausadamente. Explicar as modificaes que iro acontecer durante a permanncia no Centro de Terapia Intensiva, como restrio no leito, banho de leito, monitorizao cardaca, avaliao de sinais vitais, dentre outros. Enfatizar que pacientes que so internados no CTI so aqueles dentro das possibilidades teraputicas. Orientar familiares, antes no horrio de visita, sobre a rotina do CTI. 8. Dficit no autocuidado para banho e higiene relacionado restrio de movimentos: Explicar a necessidade e orientar que temporrio. Proporcionar privacidade durante a rotina de banho. Direcionar homens para ajudar na rotina de pacientes do sexo masculino (ex: momento do banho). Definir com o paciente a temperatura da gua. Combinar quando possvel, o melhor horrio de banho. Avaliar queixas lgicas. Manter repouso absoluto no leito nas primeiras 24 horas ou conforme necessidade. 9. Intolerncia a atividade fsica relacionada restrio de movimentos: Explicar a necessidade da restrio de movimentos durante a internao no CTI e orientar que temporrio. Manter repouso absoluto no leito nas primeiras 24 horas ou conforme necessidade. Orientar mudana de decbito a cada duas horas e observar de perto possveis alteraes. 10. Padro de sono perturbado relacionado ao barulho, iluminao, mobilirio para sono no familiares, estimulao excessiva para procedimentos e odores nocivos: Explicar para a pessoa as causas do transtorno do sono. Reduzir o rudo. Limitar o sono durante o perodo do dia. Fazer leitura, assistir televiso ou ouvir rdio durante o perodo do dia. Usar tampes de orelha. Trazer objetos familiares (travesseiros, cobertores, outros). Administrar sedativos ou ansiolticos conforme a prescrio durante o perodo noturno. 11. Interao social prejudicada relacionada a isolamento teraputico: Explicar a necessidade e orientar que temporrio. Ajudar a identificar como o estresse agrava o problema. Proporcionar um relacionamento individual sustentador. Incentivar atividades de distrao, como leitura. Reforar com a famlia sobre a importncia do horrio de visita. 12. Risco para infeco relacionado a procedimentos invasivos: Reduzir a entrada de microrganismos nos indivduos pela lavagem das mos, tcnica assptica, realizar somente procedimentos necessrios e uso de luvas de forma correta. Encorajar a manter a ingesta calrica ideal. Observar manifestaes clnicas de infeco e

registrar caso haja presena. Trocar acesso venoso perifrico e equipos a cada 72 horas ou na presena de sinais inflamatrios e se necessrio colher ponta do cateter para cultura. Trocar fixao dos acessos de micropore e esparadrapo todos os dias ou conforme necessidade. Limpar a insero do acesso com degermante e depois soro fisiolgico 0,9%. 13. Risco de desequilbrio na temperatura corporal relacionado a medicaes vasodilatadoras e exposio a ambiente quente: Ensinar a pessoa a ter uma ingesta de lquidos adequada. Monitorar ingesto e eliminao. Tomar banhos mornos. Evitar cobertores e roupas quentes. Ensinar os sinais precoces de hipertermia. 14. Risco de dbito cardaco diminudo relacionado interrupo do fluxo arterial e ejeo alterada: Observar sinais como fadiga, confuso mental, ausculta pulmonar, dbito urinrio, presso arterial, temperatura perifrica e perfuso capilar. Monitorar nvel de conscincia. Encorajar ingesta hdrica. Realizar balano hdrico a cada 12 horas para evitar sobrecarga hdrica e pulmonar. Verificar nveis sricos bioqumicos. Manter monitorizao cardaca e de saturao de oxignio frequente. Observar presso venosa central a cada duas horas. 15. Perfuso tissular cardaca ineficaz relacionada interrupo do fluxo arterial: As mesmas orientaes acima.

Evoluo de enfermagem A evoluo de enfermagem consiste em um relato dirio ou peridico das mudanas acontecidas ao paciente enquanto estiver sob assistncia profissional. uma sntese global dosplanos de cuidado. (HORTA, 1979). Esta evoluo de enfermagem aconteceu diariamente durante o tempo de internao dopaciente no Centro de Terapia Intensiva, sendo feita pelo enfermeiro. Neste estudo, buscou-serelatar seus aspectos mais relevantes. Faz parte da rotina do hospital em questo manter os pacientes portadores de IAM por no mnimo 72 horas internados em um leito de CTI. Isto foi relatado ao paciente j no primeiro dia, para reduzir sua ansiedade de alta. No mesmo dia, ele foi orientado sobre as intervenes de enfermagem s quais seria submetido e que, durante os dias de internao no CTI, passaria a receber orientaes constantes. Durante as abordagens, ele foi receptivo, demonstrou ateno e em muitos momentos questionou algumas intervenes de enfermagem, o que demonstrava interesse e curiosidade sobre o tema. A despeito das argumentaes, percebeu-se o desconhecimento do mesmo sobre sua patologia, evidenciando, pois, a necessidade de uma orientao especfica sobre a doena.

No segundo dia, o paciente relatou diminuio da ansiedade que, segundo ele, aconteceu devido melhora da dor e devido tambm s orientaes da equipe de enfermagem. Entretanto, o mesmo relatou que os rudos (ambientais, eletrnicos etc) gerados no setor e a monitorizao contnua o incomodavam muito. Neste momento, o paciente foi orientado novamente sobre a necessidade do uso da tecnologia para o tratamento de seu caso e que os rudos eram necessrios, servindo como alerta para a equipe de enfermagem. No ltimo dia de internao, o paciente relatou que as orientaes de enfermagem o ajudaram muito, o deixaram menos ansioso, reduziram o stress gerado pela doena e pela internao e amenizaram o medo de morrer. No momento da alta, o paciente relatou que no gostaria de passar por aquele episdio novamente e que para isso procuraria modificar hbitos alimentares, praticar atividades fsicas aps autorizao mdica e realizar acompanhamento com um cardiologista. Relatou segurana a partir das orientaes e que, caso fosse necessrio, indicaria o hospital como referncia, dizendo que atualmente ele conhece o significado da patologia IAM e a repercusso que pode ter em sua vida.

También podría gustarte