Está en la página 1de 13

PRTIDOS (PROTENAS)

As protenas ou prtidos so compostos quaternrios, constitudos por C, O, H e N, contendo, por vezes, outros elementos como S, P, Mg, Fe, Cu, etc. De acordo com a sua complexidade podem classificar-se em aminocidos, pptidos (polipptidos) e protenas.
So compostos orgnicos de estrutura complexa, sintetizadas pelos organismos vivos atravs da reunio de um grande nmero de molculas, aminocidos, atravs de ligaes peptdicas. Estas ligaes podem ser quebradas por enzimas ou atravs de tratamentos drsticos (cidos ou bases fortes a temperaturas elevadas) num processo conhecido por desnaturao e que conduz perda da actividade biolgica da protena.

Os peptdios, peptdeos ou pptidos so formadas pela ligao de dois ou mais aminocidos. Classificam-se em: dipeptdeos (2 aminocidos); oligopeptdeos (2 a 50 aminocidos) e polipeptdeos (mais de 51 aminocidos). O termo protena usado quando na composio do polipeptdeo entram 90 ou mais aminocidos.
O corpo humano produz cerca de 100.000 protenas, cada uma com algumas centenas de aminocidos de comprimento. Toda essa variedade de protenas formada pelo mesmo grupo de 20 aminocidos.
Uma protena difere de outra: 1) Pelo nmero de aminocidos 3) Pela sequncia dos aminocidos 4) Pela forma e estrutura da molcula

Uma grande parte das protenas so completamente sintetizadas no citosol das clulas pela traduo do RNA enquanto as protenas destinadas membrana citoplasmtica, lisossomas e as protenas de secreo possuem um sinal que reconhecido pela membrana do retculo endoplasmtico onde terminam sua sntese.

COMPOSIO
Quanto sua composio molecular, podem ser classificadas em: Protenas simples constitudas unicamente por aminocidos Protenas conjugadas apresentam a cadeia de aminocidos ligada a um radical diferente (grupo prosttico). Dependendo do grupo prosttico,distinguem-se: Glicoprotenas glcido (ex.: mucina); Cromoprotenas pigmento (ex.: hemoglobina); Fosfoprotenas cido fosfrico (ex.: vitelina); Nucleoprotenas cido nucleico; Lipoprotenas lpido

FORMA
Protenas (forma globosa, compacta) e protenas fibrosas (alongadas).

Tipos de protenas

ESTRUTURA
As protenas podem ter forma globosa ( compacta) e dizem-se globulares e ou serem mais ou menos alongadas e dizem-se protenas fibrosas. A estrutura geral das protenas depende do tipo de aminocidos, do tamanho da cadeia polipeptdica e da sua configurao espacial. Primria dada pela sequncia de aminocidos ao longo da cadeia polipeptdica. Nvel estrutural mais simples e mais importante. Especfica para cada protena e determinada geneticamente. Secundria representado por dobras na cadeia, que so estabilizadas por pontes de hidrognio. o ltimo nvel de organizao das protenas fibrosas, mais simples estruturalmente.. Existem dois tipos de estrutura secundria: e . Terciria ocorre quando a protena sofre um maior grau de enrolamento e surgem, ento, as pontes de dissulfeto para estabilizar este enrolamento.. Esta estrutura confere actividade biolgica protena. Quaternria ocorre quando quatro cadeias polipeptdicas se associam atravs de pontes de hidrognio, como acontece na formao da molcula da hemoglobina.

Estrutura primria- Sequncia linear de aminocidos unidos por ligaes peptdicas (cadeia polipeptdica)(A); Estrutura secundria- As cadeias polipeptdicas podem dispor-se paralelamente e ligar-se entre si por pontes de H (B- direita) ou enrolar-se em hlice devido ao estabelecimento de pontes de H entre aminocidos diferentes (B- esquerda); Estrutura terciria- A estrutura secundria dobra-se sobre si prpria adquirindo uma forma globular (C); Estrutura quaternria- Vrias cadeias globulares estabelecem ligaes entre si (D).

A forma das protenas muito importante para determinar a sua atividade. Se ela alterada, a protena torna-se inativa. Esse processo de alterao da forma da protena denominado desnaturao, podendo ser provocado por altas temperaturas, alteraes de pH e outros fatores. Em certos casos pode verificar-se renaturao da protena.

Desnaturao e renaturao de protena por efeito das altas temperaturas.

FUNES
As protenas esto relacionadas com quase tudo o que ocorre nas clulas. A informao gentica expressa em protenas. Para cada protena existe um gene especfico que codifica uma sequncia bem determinada de aminocidos. Cada protena cumpre uma funo especfica. As protenas podem desempenhar as seguintes funes: Funo estrutural ou plstica - Colagnio: protena de alta resistncia, encontrada na pele, nas cartilagens, nos ossos e tendes. - Actina e Miosina: protenas contrteis, abundantes nos msculos, onde participam do mecanismo da contrao muscular, - Queratina: protena impermeabilizante encontrada na pele, no cabelo e nas unhas. - Albumina: protena mais abundante do sangue, relacionada com a regulao osmtica e com a viscosidade do plasma. Funo enzimtica todas as enzimas so protenas altamente especializadas e com atividade cataltica, ou seja, fundamentais como molculas reguladoras das reaes biolgicas. As enzimas reduzem a energia de ativao das reaes qumicas. A funo da enzima depende diretamente de sua estrutura. Mais de 2000 enzimas so conhecidas, acreditava-se que cada uma era capaz de catalisar apenas um tipo diferente de reao qumica, porm novas pesquisas provaram que algumas enzimas podem catalisar diferentes reaes qumicas. Funo hormonal Muitas hormonas tm natureza proteica. So substncias elaboradas pelas glndulas endcrinas e que, uma vez lanadas no sangue, vo estimular ou inibir a atividade de certos rgos. o caso do insulina, hormona produzido no pncreas e que se relaciona com e manuteno da glicemia (taxa de glicose no sangue). Em rigor a insulina deve ser considerada apenas um polipeptdeo, devido a seu pequeno tamanho. Funo de defesa - existem clulas no organismo capazes de reconhecer protenas estranhas (antgenos). Na presena dos antgenos, vrus, bactrias e outras substncias estranhas, o organismo produz protenas de defesa, denominadas anticorpos. Estes combinam-se, quimicamente, com os

antgenos, do maneira a neutralizar os seus efeitos. A reao antgeno-anticorpo altamente especfica. Os anticorpos so produzidos por certas clulas de corpo (como os linfcitos, um dos tipos de glbulo branco do sangue). Funo nutritiva - as protenas so uma importante fontes de aminocidos, incluindo os essenciais requeridos pelo homem e outros animais. Funo energtica - Os aminocidos podem, ser oxidados como fonte de energia no mecanismo respiratrio. Nos ovos de muitos animais (como os das aves) o vitelo, material que se presta nutrio do embrio, particularmente rico em protenas. Coagulao sangunea - vrios so os fatores da coagulao que possuem natureza proteica, como por exemplo o fibrinognio e a trombina, responsveis pela coagulao do sangue e preveno de perda sangunea em casos de cortes e ferimentos. Transporte o caso, por exemplo, da hemoglobina, protena responsvel pelo transporte de oxignio no sangue.

ENZIMAS
- So a maior e mais especfica classe de protenas - So geralmente especficas - Apresentam um local activo para ligao do substrato - Podem ter necessidade de coenzimas - No se consomem nas reaces FUNES BIOLGICAS DAS ENZIMAS Uma importante funo das enzimas tem lugar no sistema digestivo dos animais. As amilases e proteases, quebram grandes molculas como o amido e protenas, em molculas de menores dimenses, de maneira a que estas possam ser absorvidas no intestino. Algumas enzimas so indispensveis para a transduo de sinais, na regulao celular. A sua aco podem gerar movimento, como no caso da miosina que hidroliza ATP, gerando contraces musculares. Tambm movimentam carga atravs da clula, atravs da aco do citoesqueleto. Algumas enzimas so ATPases (funcionam como bombas inicas), que se localizam na membrana celular, estando envolvidas do processo de transporte activo. As enzimas podem trabalhar em conjunto, seguindo uma ordem de actuao especfica. Desta maneira podem formar vias metablicas (e.g.. gliclise). Nestas vias, uma enzima processa o produto da aco de outra enzima como o seu substrato. Aps a reaco cataltica, o produto depois entregue a outra enzima. Algumas funes mais exticas so operadas por enzimas, como o caso da luciferase que gera luz nos pirilampos. Os vrus podem conter enzimas que auxiliam na infeco de clulas.

ENVOLVIMENTO EM DOENAS Uma vez que o controlo da actividade enzimtica essencial para a homeostase, qualquer alterao em genes que codifiquem enzimas (mutaes ou deleces) poder ter como efeito o aparecimento de doenas genticas. A importncia das enzimas demonstrada pelo facto de que uma doena letal

pode ser causada pelo mau funcionamento de um nico tipo de enzima entre as milhares que esto presentes no corpo humano. Na fenilcetonria, uma mutao num nico aminocido da enzima fenilalanina hidroxilase, que cataliza o primeiro passo na degradao da fenilalanina, resulta na acumulao da fenilalanina no organismo o que pode causar atraso mental se a doena no for tratada. Outro exemplo acontece quando mutaes em genes que codificam enzimas envolvidas no reparao de DNA causam sndromas de cancro hereditrio, tal com a xerodermia pigmentosa. Defeitos nestas enzimas podem causar cancro, visto que o corpo fica com uma habilidade menor para reparar mutaes no genoma. Isto causa uma lenta acumulao de mutaes e resulta no desenvolvimento de cancro. CONTROLE DA ACTIVIDADE ENZIMTICA A atividade enzimtica na clula controlada principalmente atravs da induo ou inibio da expresso enzimtica, ou seja, a produo da enzima pode ser aumentada ou diminuda pela clula em resposta a mudanas no ambiente celular. Algumas enzimas podem ser reguladas por inibidores e ativadores.

AMINOCIDOS
Molculas orgnicas formadas por tomos de carbono (C),hidrognio (H), oxignio (O) e azoto (N). Alguns podem conter enxofre na sua composio. Esses elementos ligam-se, formando um grupo carboxilo (COOH) e um grupo amina ligados a um tomo de carbono. Nesses mesmos tomos de carbono ficam ligados ainda um tomo de hidrognio e um radical (R) que varia de aminocido para aminocido. Existem 20 aminocidos diferentes na natureza, que fazem parte das protenas e peptdeos. As plantas tm a capacidade de fabricar os vinte aminocidos necessrios para a produo das suas protenas, j as clulas animais no sintetizam todos eles, sendo que alguns devem ser ingeridos na alimentao.

Importncia dos aminocidos - so unidades estruturais dos peptdeos e das protenas. Funcionam como sistema tampo, ou seja, atuam no controle do pH das clulas.

Aminocidos naturais ou no essenciais


So produzidos pelo prprio organismo. O organismo animal capaz de produzir apenas 12 dos 20 aminocidos existentes na natureza. Os vegetais so capazes de produzir os 20 aminocidos.

Aminocidos essenciais
So os aminocidos que os animais no conseguem produzir, mas so indispensveis para o fabrico das protenas, portanto devem ser retirados dos alimentos.

Aminocidos no essenciais e essenciais para o homem

Nem todos os alimentos contm todos os aminocidos, por isso a alimentao deve ser bastante diversificada. Os alimentos mais ricos em aminocidos essenciais so de origem animal: carne, ovos, leite, queijos, etc. Os vegetais no possuem todos os aminocidos essenciais, pelo que uma dieta vegetariana precisa de ser complementada.

PEPTDEOS (PPTIDOS)
Os peptdios, peptdeos ou pptidos so formados pela ligao de dois ou mais aminocidos. Esta unio se d entre o grupo carboxilo de um aminocido com o grupo amina do outro aminocido, ocorrendo libertao de uma molcula de gua (reao de condensao). A ligao que une dois aminocidos denomina-se ligao peptdica ou amdica. Os peptdeos classificam-se em: - dipeptdeos (2 aminocidos); - oligopeptdeos (2 a 50 aminocidos); 3 aminocidos - tripeptdeo ; 4 aminocidos - tetrapeptdeo - polipeptdeos (mais de 51 aminocidos).

Geralmente, usa-se o termo protena para designar os polipeptdeos com um nmero superior a 100 aminocidos (segundo outros autores 90).

ESTRUTURA DAS PROTEINAS

También podría gustarte