Está en la página 1de 3

1629

As diferentes tomadas do conceito de memria em Paul Ricoeur


X Salo de Iniciao Cientfica PUCRS

Bolsista apresentador: Leonardo Marques Kussler (UNIBIC), Prof. Dr. Luiz Rohden (orientador)
Faculdade de Filosofia,UNISINOS.

Resumo As leituras de Ricoeur frente aos filsofos precedentes tentam mostrar a capacidade da memria como algo que no significado de imaginao no sentido de fictcio, falacioso, fantasioso, irreal to somente, mas como capacidade de poder ser remetido ou se fazer remeter ao passado, por determinados dados que esto arquivados, de certa forma, na mente humana. O trabalho mostra a importncia desta anlise da ars memoriae (arte memorial, ou da memria) como referente a algum dado passado. A difcil e contraditria por certos entendimentos representao presente de um dado passado e ausente no presente tomada por uma anlise filosfica e, de certa forma, psicolgica, tratando do sujeito que faz uso da memria, que se lembra, que busca retomar algo por intermdio da memria. A pesquisa tenta mostrar a importncia desses dados que so guardados na memria e que podem ser buscados e, rapidamente, trazidos a sua representao, frente ao constante entrave com o esquecimento. A anlise de Paul Ricoeur parte de matizes do pensamento da filosofia antiga, onde j encontramos discusses sobre a temtica memorial, passando pelo pensamento moderno, tal como o de Husserl, seguindo ento para a vertente contempornea, onde lemos Bergson, por exemplo. Nas palavras do autor, ... no temos nada melhor que a memria para significar que algo aconteceu, ocorreu, se passou antes que declarssemos nos lembrar dela (RICOEUR, 2007, p. 40). A memria pode ser encarada no somente como uma ferramenta de guardar dados mnemnicos, mas, sobretudo, como uma capacidade de (re)significao das coisas e de si mesmo; trata-se de uma representao das coisas j apresentadas anteriormente para si, uma possvel reconfigurao de tais dados guardados na memria que so despertados pela rememorao. Tal relembrana exige um esforo ars memoriae diz o autor que faz com que busquemos tal conhecimento obtido anteriormente que est agora guardado na

X Salo de Iniciao Cientfica PUCRS, 2009

1630

memria. O ato de memorizar algo a economia de um reaprender tal coisa novamente, mas tambm exige do autor um trabalho penoso, a fim de que treinando sua memorizao, no caia em esquecimento. Vale ressaltar que a temtica da memria abordada por inmeras linhas de pensamento da sociologia, da psicologia, da histria, do direito, etc. , o que mostra sua importncia e validade atual na pesquisa de mbito acadmico. Introduo O presente trabalho visa mostrar a anlise feita por Paul Ricoeur acerca da temtica memorial em filsofos do perodo antigo tais como Plato e Aristteles, bem como em filsofos modernos como Husserl e da contemporaneidade, como Henri Bergson. Vinculado pesquisa, de mbito maior A Metafsica na Hermenutica Filosfica de Hans-Georg Gadamer, dirigida pelo prof. Dr. Luiz Rohden, a pesquisa busca desenvolver as noes de memria juntamente com a metodologia de leitura, anlise e comparao entre os referenciais tericos de Paul Ricoeur. Metodologia A metodologia utilizada para a realizao da pesquisa foi de anlise das reflexes de Ricoeur em suas obras (descritas na referncia) e comparao entre as obras do autor na busca da explicitao conceito de memria nos filsofos antigos, modernos e contemporneos.

Resultados (ou Resultados e Discusso) A pesquisa, apesar de basear-se apenas em bibliografia, pde expandir a viso que comumente se tem da memria e da arte memorial. A explicao de tal fenmeno, o funcionamento de tal mecanismo, a discusso e, em certa medida, as contradies dos diversos autores quanto as suas concepes, foram constatados ao longo do trabalho. Entender a memria no somente como um reservatrio de lembranas pode trazer um entendimento de experincia do sujeito que (re)significa as coisas, (re)apresenta a realidade para si e para os outros. A memria possibilita trazer os dados mnemnicos, ausentes no presente, novamente tona, trazer o ato de refletir, de se repensar em algo.

X Salo de Iniciao Cientfica PUCRS, 2009

1631

Concluso Provisoriamente, o estudo sistemtico do autor pode mostrar que a memria no pode ser entendida somente como uma busca de uma imagem que, no mais das vezes fantasiosa, mas que pode ser entendida como busca de algum dado que, efetivamente estava guardado e somente estou trazendo sua representao tona, no imaginando algo sempre irreal. A importncia desta pesquisa vai de encontro com o entendimento de que a memria no somente se liga imaginao enquanto fantasia, mas enquanto representao de coisas reais que, de fato esto a. A memria tambm pode ser encarada como a defesa do esquecimento, sendo desenvolvida ao ponto de assegurar os dados na memria com os exerccios de memria assegurar que acontecimentos ruins do passado no ocorram novamente, como no caso do holocausto, to citado por Ricoeur. O lembrar-se uma experincia de (re)significao, (re)conhecimento, (re)criao das coisas e de si.

Referncias
RICOEUR, Paul. O percurso do reconhecimento. Traduo Nicols Nyimi Campanrio. SP: Loyola, 2006. ____________. A memria, a histria, o esquecimento. Traduo: Alain Franois. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

X Salo de Iniciao Cientfica PUCRS, 2009

También podría gustarte