Está en la página 1de 5

ELEMENTOS ALQUMICOS (1) Raquel Gonalves

Departamento de Qumica e Bioqumica, Faculdade de Cincias, Universidade de Lisboa, 1749-016 Lisboa

Ao pintor do Imaginal, Mestre LIMA DE FREITAS

Resumo: Apresenta-se o Selo de Salomo, o que permite nomear os quatro Elementos Alqumicos fundamentais e as quatro qualidades fundamentais da matria. O Selo de Salomo permite, ainda, exprimir correspondncias entre os Elementos e as qualidades, os metais, os planetas, os humores e assim por diante. O selo salomnico funde os princpios masculino e feminino, o Enxofre e o Mercrio e simboliza, ento, o matrimnio alqumico ou a feitura da Obra. A trade alma, esprito e corpo completa-se com a juno do Sal. Como interrogar a Alquimia atravs da Qumica? Como pr-histria da cincia e/ou como pecado original. Um projecto de investigao prtico de transmutao de matria vil em ouro, com a sua correspondente herana material, no primeiro caso; uma manifestao que animou a cincia, onde nem falta a rvore, nem a maa, nem a serpente. Refere-se Gaston Bachelard e a sua anlise do imaginrio, enraizada nos Elementos: o reino do onrismo inaugurado e assegurado pela alquimia das metamorfoses. Refere-se Lima de Freitas, o mestre pintor do Imaginal, atravs da sua obra e do seu mltiplo significado.

1. O Selo de Salomo O Selo de Salomo, tambm conhecido por escudo ou estrela de David, uma estrela de seis pontas, formada por dois tringulos equilteros, um perfeitamente invertido em relao ao outro, que contm, entre vrios atributos, os quatro Elementos Alqumicos: o Fogo no vrtice superior (D), a gua no vrtice inferior (), o Ar na reentrncia esquerda, entre os dois tringulos e, por fim, a Terra na correspondente reentrncia direita - Figura 1 (a).

Fig. 1. O Selo de Salomo

O hexagrama que o Selo de Salomo rene, na sua totalidade, alm do conjunto dos Elementos do universo, as qualidades fundamentais da matria. Estas, situam-se nas pontas laterais da estrela e correspondem-se, duas a duas, com os Elementos: quente e seco para o Fogo, frio e hmido, para a gua, quente e hmido para o Ar e frio e seco, para a Terra. O Selo de Salomo pretende exprimir, na sua aparente simplicidade, a complexidade csmica. Assim, dentro da tradio hermtica, o Selo de Salomo apresenta uma personalidade mltipla - Figura 1 (b). Alm da descrita, pode reunir: - os sete metais bsicos: o Chumbo, o Estanho, o Ferro, a Prata, o Cobre e o Mercrio - nas pontas da estrela e rodando segundo os ponteiros do relgio - e, ao centro, o Ouro; - os sete planetas bsicos: Saturno, Jpiter, Marte, Lua, Vnus e Mercrio seguindo o mesmo trilho de anteriormente - e, ao centro, o Sol; ou, por extenso: as sete esferas celestes, os sete graus de perfeio, os sete dias da semana, as sete cores do arco-ris ou mesmo os misteriosos sete anes da Branca de Neve O mesmo smbolo estrelado pode significar, ainda: os quatro humores vitais: a Mucosidade, a Atrablis (atrabile ou clera negra), o Sangue vermelho e a Blis (Bile), todos pressupostos componentes do sangue; os quatro temperamentos: Linftico, Sanguneo, Nervoso e Bilioso; os quatro estados da matria: Lquido, Gasoso, gneo e Slido; as quatro etapas da vida: Infncia, Juventude, Maturidade e Velhice; as quatro estaes do ano; os quatro pontos cardeais; So, consequentemente, possveis inmeras correlaes entre os Elementos e as qualidades, e os metais, os planetas, os humores, os temperamentos, os estados da matria, as etapas da vida ou as estaes do ano. Assim, por exemplo: - Fogo - quente e seco - Prata - Lua - Sangue vermelho - Nervoso - gneo - Maturidade Vero - Sul

- gua - frio e hmido - Chumbo - Saturno - Mucosidade - Linftico - Lquido - Infncia Inverno - Norte O Selo de Salomo reduz o mltiplo ao uno (reduzir no sentido de transformar, converter, resumir e nunca no de limitar ou minorar); transmuta o imperfeito em perfeito (a imperfeio, que se dispersa pela periferia, converge para perfeio, que simbolizada pelo Ouro ou pelo Sol que se encontra no centro); funde os princpios masculino (o tringulo vermelho) e feminino (o tringulo azul); e encaminha a Grande Obra, quer no plano material, quer no plano espiritual. O facto do selo salomnico fundir os princpios masculino (o tringulo do fogo) e feminino (o tringulo da gua), significa que o Enxofre, quente, expansivo, dinmico e fixador se liga ao Mercrio, hmido, dctil e adstringente. O mesmo smbolo representa, ento, o matrimnio destas duas matrias, criadoras primrias de onde nasce o Ouro vivo. Um elemento esttico, neutral neste casamento alqumico ou feitura da Obra, o Sal, dever juntar-se para perfazer a exigncia da trade alma, esprito e corpo. 2. O Pecado Original Um qumico contemporneo, perante este universo, interroga-se: 1) Fogo, Terra, gua, Ar Que elementos alqumicos so estes que nem compostos qumicos so? 2) Prata, Cobre, Mercrio, Chumbo, Estanho, Ferro, Ouro Que metais alqumicos so estes que no so elementos alqumicos, mas que so elementos qumicos? 3) Mercrio, Enxofre, Sal Que mercrio este que se associa a Mercrio, planeta do sistema solar, umas vezes; outras, associa-se a Enxofre, que elemento qumico e no metal, e a Sal, nome genrico de tantos compostos? Um qumico nos dias de hoje interroga-se mais: a Alquimia a pr-histria da Qumica ou o seu pecado original? Se a Alquimia for entendida como pr-histria da Qumica podemos vislumbrar naquela um verdadeiro projecto de investigao, cujo objectivo prtico consistiria em produzir ouro a partir de matrias no-nobres. difcil encontrar diferenas fundamentais entre este projecto e, por exemplo, o projecto que conduziu produo de diamantes a partir da grafite, escala industrial, empreendido por uma equipa liderada por Tracy Hall, nos laboratrios novaiorquinos da General Electric Company. Em 1957 iniciou-se a sua comercializao e, da para c, j foram produzidos mais diamantes artificiais do que at ento tinham sido extrados diamantes naturais.

Ainda como pr-histria da Qumica de referir a inestimvel herana material da Alquimia: vasos, retortas, cadinhos, fornos (o famoso athanor alqumico), tcnicas e mtodos de anlise e de purificao de compostos, como sejam, a destilao, a sublimao e a cristalizao, e a formao e enumerao das propriedades de metais e de ligas metlicas. E a Alquimia como pecado original da Qumica? Que se saiba, o pecado original de Ado e Eva no teria existido sem uma rvore, uma maa e uma serpente. Analisemos parcialmente os seus contedos simblicos: a macieira a rvore da Vida ou a rvore da Cincia, para o bem ou para o mal; a maa, integrando um pentagrama, uma estrela de cinco pontas, desenhado pelas suas prprias sementes, o fruto do conhecimento, da liberdade, da descoberta e da revelao; e a serpente, por seu turno, fria, sem patas, sem plos e sem pernas, ope-se de tal modo ao homem numa escala evolutiva (gentica) que nada mais do que uma coisa primordial. No representar ela, ento, um potencial vivificante? Os Caldeus utilizavam a mesma palavra para vida e serpente e, em rabe, serpente elhayyah, vida el-hayat e um dos nomes divinos El-Hay, o que d a vida. O Uroboro, a serpente alqumica que morde a sua prpria cauda numa autofecundao permanente, representa o ciclo perptuo de vida e morte e, superiormente, a transformao da morte em vida. Diz a tradio que este smbolo, um arqutipo universal e ancestral segundo Carl Jung, o famoso dissidente da congregao freudiana, foi sonhado pelo qumico Kekul quando investigava a estrutura da molcula do benzeno, sugerindo-lhe a estrutura fechada, em anel de ligaes simples e duplas.

Fig. 2. Uroboro benznico Que mais dizer? Seja, pois, a Alquimia o pecado original da Qumica, na sua mais valia de manifestao que a animou. Na sua experincia prtica, material, laboratorial, a Alquimia aproxima-se da Qumica; na sua vertente espiritual, mstica, afasta-se muito do conhecimento cientfico tal como o concebemos no perodo contemporneo.

Ler a Alquimia e os seus Elementos exclusivamente atravs da Qumica seria um pecado muito pouco original.

Fig. 3. Ulisses, por Lima de Freitas

Na Figura 3, apresenta-se o painel Ulisses, da autoria de Lima de Freitas, o painel maior que decora o tnel de ligao da estao ferroviria do Rossio estao de metro dos Restauradores, em Lisboa. Ulisses, o fundador mtico de Lisboa, encontra Lusitnia, a deusa da terra das serpentes. Lusitnia ostenta uma serpente sobre a cabea, outra num dos pulsos e uma terceira encontra-se enroscada na rvore dos pomos, a rvore do Paraso ou do Jardim das Hesprides. No difcil estabelecer um paralelismo entre as figuras de Ulisses e Lusitnia e as de Ado e Eva. Um suposto Paraso tambm aqui se encontra: na beleza paisagstica, no homem e na mulher, na rvore, nas maas e nas serpentes. A fonte de inspirao do artista para este painel foi a Farsa Auto da Lusitnia de Gil Vicente. Nela se pode ler: E como este Portugal [caador e cavaleiro grego], todo fundado em amores, visse a fermosura sobrenatural da Lusitnia, filha do Sol, improviso se achou perdido por ela.

También podría gustarte