Está en la página 1de 11

Universidade Federal da Paraba

Centro de Cincias Exatas e da Natureza Departamento de Qumica


Programa de Ps-graduao em Qumica

PROVA DE SELEO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM QUMICA - PERODO 2012.1

DATA:____/_____/______

INCIO / TRMINO: 8:00 h / 12:00 h CDIGO DA INSCRIO: _______________ RG: No / rgo Emissor _________________

Joo Pessoa PB Fevereiro/2012

CDIGO DA INSCRIO: _______________ RG: No / rgo Emissor _________________ 1a QUESTO: Utilize o mtodo das semi-equaes para balancear a equao abaixo da reao que ocorre em meio aquoso cido:
2 Cr2O7 Fe 2 Fe3 Cr 3

CDIGO DA INSCRIO: _______________ RG: No / rgo Emissor _________________ 2a QUESTO: Considere os sais poucos solveis em gua PbC2O4 e CaF2, cujos valores do Kps so prximos a 3 x 10 (em gua a 25C e = 0). Explique por que a solubilidade do CaF2 muito maior que a do PbC2O4, apesar de terem praticamente o mesmo valor de Kps.
-11

CDIGO DA INSCRIO: _______________ RG: No / rgo Emissor _________________ 3 QUESTO: Um eletrodo de cobre contm somente ferro, prata e ouro como impurezas. Ao se montar um sistema com este eletrodo de cobre sendo um nodo, aps passagem de 140 A por 482,5 s, a massa do nodo diminuiu de 22,260 g enquanto que o ctodo apresentou um aumento de massa de 22,011 g. Calcule a concentrao percentual de cobre, ferro e metais nobres (ouro e prata juntos) presente no nodo. (Massa atmica: Fe=56, Cu=63,5, Ag=108, Au=197)

CDIGO DA INSCRIO: _______________ RG: No / rgo Emissor _________________ 4a QUESTO: Baseado nos princpios da Mecnica Quntica, explique por que a configurao eletrnica do estado fundamental do Mo (Z=42) [Kr] 4d5 5s1, em vez de [Kr] 4d4 5s2.

CDIGO DA INSCRIO: _______________ RG: No / rgo Emissor _________________ 5a QUESTO: Os metais alcalinos tendem a possuir as menores primeiras energias de ionizao (1 EI), porm as maiores 2 EI entre os elementos da tabela peridica. Explique com base na configurao eletrnica e nos conceitos de blindagem e carga nuclear efetiva.

CDIGO DA INSCRIO: _______________ RG: No / rgo Emissor _________________ 6 QUESTO: A partir do diagrama ou da configurao eletrnica de orbitais moleculares de valncia para as seguintes espcies C2+, C2, C2 , responda: a) Qual a ordem de ligao de cada espcie? b) Qual(is) espcie(s) (so) estveis? c) Classifique as espcies em relao ao seu carter magntico? Dado: C (Z=6)

CDIGO DA INSCRIO: _______________ RG: No / rgo Emissor _________________ 7a QUESTO: Considere as substncias I2(s), Cl2(g) Br2(l) e F2(g) e responda: a) Que o tipo de fora intermolecular atua nessas substncias, a qual determina seus diferentes estados fsicos a 25C? b) Ordene essas substncias conforme a ordem crescente da intensidade da fora intermolecular envolvida no item a. Justifique sua resposta.

CDIGO DA INSCRIO: _______________ RG: No / rgo Emissor _________________ 8 QUESTO: Para os processos descritos abaixo: a) 3 mols de um gs ideal sofrem um aumento de temperatura de 250 K durante uma transformao adiabtica (Cp = 6,5 cal mol -1 K -1). b) 4 mols de um gs ideal so comprimidos adiabaticamente e tem sua temperatura elevada de 150 K at 550 K (Cp = 18,3 J mol -1 K -1). Determine a variao de Energia Interna e o Trabalho realizado sobre o gs. Dados: Cp - Cv = n.R wad = CvT R = 8,3 J mol -1 K -1 1 cal = 4,18 J

CDIGO DA INSCRIO: _______________ RG: No / rgo Emissor _________________ 9 QUESTO: Avaliando-se a reao de formao direta do HI a partir de H2 e I2, na temperatura de 400 oC, diversos pesquisadores propuseram trs mecanismos diferentes: Mecanismo 1: H2 + I2 2 HI (uma nica etapa) Mecanismo 2: I2 2 I 2 I + H2 2 HI

(etapa lenta)

I2 2 I I + H2 IH2 IH2 + I 2 HI (etapa lenta) a) Deduza a equao da taxa para cada um destes mecanismos, em relao s concentraes de H2 e I2. b) Sabendo-se que a equao da taxa observada experimentalmente : taxa=k.[H2].[I2], possvel selecionar algum mecanismo? c) Sabendo-se que mesmo a 200 oC, a radiao ultravioleta faz com que a equao da taxa seja a mesma da letra b), possvel selecionar-se algum destes mecanismos? Mecanismo 3:

CDIGO DA INSCRIO: _______________ RG: No / rgo Emissor _________________ 10 QUESTO: Um aluno de qumica quis sintetizar o anestsico 2-etoxi-2-metilpropano. Ele usou o on etxido e o 2-cloro-2-metilpropano para a sua sntese e finalizou-a com um baixo rendimento do ter. Qual foi o produto predominante para essa sntese? Justifique.

También podría gustarte