Está en la página 1de 4

ENEM 2011

PR-VESTIBULAR COLETNEA DE QUESTES ANTERIORES CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS BIOLOGIA PROF. MICHAEL ROCHA

FOLHA 3

1.

78*2011

Segundo dados do Balano Energtico Nacional de 2008, do Ministrio das Minas e Energia, a matriz energtica brasileira composta por hidreltrica (80%), termeltrica (19,9%) e elica (0,1%). Nas termeltricas, esse percentual dividido conforme o combustvel usado, sendo: gs natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petrleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvo mineral (1,6%). Com a gerao de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensao do carbono liberado na queima do material vegetal pela absoro desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emisses de metano (CH4) das hidreltricas podem ser comparveis as emisses de CO2 das termeltricas. MORET, A. S.; FERREIRA, I. A. As hidreltricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais da eletrificao no Brasil. Revista Cincia Hoje. V. 45, n. 265, 2009 (adaptado).

No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto emisso de gases, as hidreltricas seriam consideradas como uma fonte: a) b) c) d) e) Limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenmeno. Eficaz de energia, tomando-se o percentual de oferta e os benefcios verificados. Limpa de energia, no afetando ou alterando os nveis dos gases do efeito estufa. Poluidora, colaborando com nveis altos de gases de efeito estufa em funo de seu potencial de oferta. Alternativa, tomando-se por referencia a grande emisso de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.

2.

80*2011

Diferente do que o senso comum acredita, as lagartas de borboletas no possuem voracidade generalizada. Um estudo mostrou que as borboletas de asas transparentes da famlia Ithomiinae, comuns na Floresta Amaznica e na Mata Atlntica, consomem, sobretudo, plantas da famlia Solanaceae, a mesma do tomate. Contudo, os ancestrais dessas borboletas consumiam espcies vegetais da famlia Apocinaceae, mas a quantidade dessas plantas parece no ter sido suficiente para garantir o suprimento alimentar dessas borboletas. Dessa forma, as solanceas tornaram-se uma opo de alimento, pois so abundantes na Mata Atlntica e na Floresta Amaznica. Cores ao vento. Genes e fsseis revelam origem e diversidade de borboletas sul-americanas. Revista Pesquisa FAPESP. n.o 170, 2010 (adaptado).

Nesse texto, a ideia do senso comum confrontada com os conhecimentos cientficos, ao se entender que as larvas das borboletas Ithomiinae encontradas atualmente na Mata Atlntica e na Floresta Amaznica, apresentam: a) b) c) d) e) Facilidade em digerir todas as plantas desses locais. Interao com as plantas hospedeiras da famlia Apocinaceae. Adaptao para se alimentar de todas as plantas desses locais. Voracidade indiscriminada por todas as plantas existentes nesses locais. Especificidade pelas plantas da famlia Solanaceae existentes nesses locais.

26/1/2013

Pgina 1 de 4

3.

83*2011

Os vaga-lumes machos e fmeas emitem sinais luminosos para se atrarem para o acasalamento. O macho reconhece a fmea de sua espcie e, atrado por ela, vai ao seu encontro. Porm, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gnero. Quando o macho Photinus se aproxima da fmea Photuris, muito maior que ele, atacado e devorado por ela. BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Cincia & sociedade: A aventura da vida, a aventura da tecnologia. So Paulo: Scipione, 2000 (adaptado). A relao descrita no texto, entre a fmea do gnero Photuris e o macho do gnero Photinus, e um exemplo de: a) b) c) d) e) Comensalismo. Inquilinismo. Cooperao. Predatismo. Mutualismo.

4.

86*2011

Um dos processos usados no tratamento do lixo a incinerao, que apresenta vantagens e desvantagens. Em So Paulo, por exemplo, o lixo queimado a altas temperaturas e parte da energia liberada transformada em energia eltrica. No entanto, a incinerao provoca a emisso de poluentes na atmosfera. Uma forma de minimizar a desvantagem da incinerao, destacada no texto, : a) b) c) d) e) Aumentar o volume do lixo incinerado para aumentar a produo de energia eltrica. Fomentar o uso de filtros nas chamins dos incineradores para diminuir a poluio do ar. Aumentar o volume do lixo para baratear os custos operacionais relacionados ao processo. Fomentar a coleta seletiva de lixo nas cidades para aumentar o volume de lixo incinerado. Diminuir a temperatura de incinerao do lixo para produzir maior quantidade de energia eltrica.

5.
Os Bichinhos e O Homem - Arca de No - Toquinho & Vinicius de Moraes Nossa irm, a mosca. feia e tosca Enquanto que o mosquito mais bonito Nosso irmo besouro Que feito de couro Mal sabe voar Nossa irm, a barata Bichinha mais chata prima da borboleta Que uma careta Nosso irmo, o grilo Que vive dando estrilo S pra chatear

87*2011

MORAES. V. A arca de No: poemas infantis. So Paulo. Companhia das Letrinhas, 1991. O poema acima sugere a existncia de relaes de afinidade ente os animais citados e nos, seres humanos. Respeitando a liberdade potica dos autores, a unidade taxonmica que expressa a afinidade existente entre ns e estes animais : a) O filo. b) O reino. c) A classe. d) A famlia. e) A espcie.
Pgina 2 de 4

26/1/2013

6.
Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reproduo desse mosquito? a)

88*2011

Durante as estaes chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de preveno a dengue, que tem como objetivo a reduo da proliferao do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vrus da dengue.

Colocao de telas nas portas e janelas, pois o mosquito necessita de ambientes cobertos e fechados para a sua reproduo. b) Substituio das casas de barro por casas de alvenaria, haja vista que o mosquito se reproduz na parede das casas de barro. c) Remoo dos recipientes que possam acumular gua, porque as larvas do mosquito se desenvolvem nesse meio. d) Higienizao adequada de alimentos, visto que as larvas do mosquito se desenvolvem nesse tipo de substrato. e) Colocao de filtros de gua nas casas, visto que a reproduo do mosquito acontece em guas contaminadas.

7.

89*2011

De acordo com o relatrio A grande sombra da pecuria (Livestocks Long Shadow), feito pela Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e a Alimentao, o gado e responsvel por cerca de 18% do aquecimento global, uma contribuio maior que a do setor de transportes. Disponvel em: www.conpet.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2010. A criao de gado em larga escala contribui para o aquecimento global por meio da emisso de: a) b) c) d) e) Metano durante o processo de digesto. xido nitroso durante o processo de ruminao. Clorofluorcabono durante o transporte de carne. xido nitroso durante o processo respiratrio. Dixido de enxofre durante o consumo de pastagens.

26/1/2013

Pgina 3 de 4

8.

90*2011

Certas espcies so capazes de absorver rapidamente compostos inorgnicos presentes na gua, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em us-las como biofiltros, para a limpeza de ambientes aquticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrognio e fsforo de resduos orgnicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lanados nas guas. Na tcnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilbrio ecolgico. SORIANO. E. M. Filtros vivos para limpar a gua. Revista Cincia hoje. V. 37, no 219, 2005. (adaptado)

A utilizao da tcnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorvel a um ecossistema mais equilibrado por qu? a) Os animais eliminam metais pesados, que so usados pelas algas para a sntese de biomassa. b) Os animais fornecem excretas orgnicos nitrogenados, que so transformados em gs carbnico pelas algas. c) As algas usam os resduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gs carbnico na fotossntese, usado na respirao aerbica. d) As algas usam os resduos nitrogenados provenientes do metabolismo de animais e, durante a sntese de compostos orgnicos, liberam oxignio para o ambiente. e) As algas aproveitam os resduos do metabolismo dos animais e, durante a quomiossntese de compostos orgnicos, liberam oxignio para o ambiente.

1. D 26/1/2013

2. E

3. D

4. B

5. B

6. C

7. A

8. D

Pgina 4 de 4

También podría gustarte