Está en la página 1de 14

CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU EM EDUCAO A DISTNCIA: ELABORAO DE MATERIAL, TUTORIA E AMBIENTES VIRTUAIS Modalidade On-line EDITAL DE SELEO

Regulamentao de Ps-Graduao Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Ps-Graduao na Modalidade a Distncia

O presente curso de Ps-Graduao Lato Sensu est regulamentado segundo resoluo CNE/CES 1/2007 publicada no Dirio Oficial da Unio de Braslia no dia 8 de junho de 2007, seo 1, pg. 9.

A Universidade Cruzeiro do Sul foi credenciada em 04 de agosto de 2008 pela portaria ministerial n. 938, publicada no dirio oficial da unio (D.O.U.) em 05 de agosto de 2008, para a oferta de cursos de Ps-Graduao Lato Sensu na modalidade a distncia.

Nome do curso: Educao a Distncia: Elaborao de Material, Tutoria e Ambientes Virtuais

Coordenao Geral: Prof. Mestre Ivan Carlos Alcntara de Oliveira

rea do conhecimento: Educao

Descrio: Curso de Ps-Graduao em nvel de Especializao na rea de Educao a Distncia, na modalidade on-line.

Objetivo: O curso visa proporcionar aos participantes o aperfeioamento e aprofundamento de seu conhecimento terico, sua reflexo crtica e sua prtica pedaggica de pesquisa cientfica em Educao a Distncia de forma sistemtica e organizada, voltada para a elaborao de material didtico, tutoria e estudo dos ambientes virtuais de aprendizagem.

Pblico-Alvo: Profissionais portadores de diploma de ensino superior, em especial das reas de Educao, Pedagogia, Psicologia, Comunicao e Tecnologia.

Carga Horria: 400 (quatrocentas) horas.

Modalidade: O curso a distncia utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Blackboard; a avaliao do curso e a apresentao do trabalho de concluso do curso ocorrero nas unidades regionais parceiras de forma presencial ou por meio de webconferncia.

Disciplinas Mdulo I Formao de Professores para Educao a Distncia Aprendizagem em Ambientes Virtuais Aspectos Legais da Educao a Distncia Didtica para Ambientes Virtuais Fundamentos da Educao a Distncia Linguagem Verbal e Interao em Educao em Ambientes Virtuais O Uso da Linguagem para a Elaborao de Materiais para EAV Tutores: Perfil e Papis na Prtica Educativa em Ambientes Virtuais

Nome da Disciplina no AVA

Carga Horria On-line

Professores Responsveis

O mesmo O mesmo Didtica O mesmo

25h 25h 30h 30h

Doutora Rita Maria Lino Tarcia Mestre Anderson Luiz Barbosa Doutora Rita Maria Lino Tarcia Doutora Andra Dalcin Doutora Ana Lcia Tinoco Cabral Doutora Ana Lcia Tinoco Cabral

O mesmo

25h

O mesmo

254h

O mesmo

25h

Doutora Rita Maria Lino Tarcia

Disciplinas Mdulo II Tecnologias para Educao em Ambientes Virtuais Processos de Criao de Contedos Digitais: Hipertexto, Hipermdia e Multimdia Processos de Produo de Contedos Multimdia Interativos e Objetos de Aprendizagem Tcnicas e Linguagens Audiovisuais Tecnologias da Informao e Comunicao Aplicadas Educao Tcnicas de Apresentao em Recursos Audiovisuais Metodologia Cientfica Nome da Disciplina no AVA Carga Horria On-line Professores Responsveis

O mesmo

30h

Mestre Ivan Carlos Alcntara de Oliveira

O mesmo

30h

Mestre Ivan Carlos Alcntara de Oliveira

O mesmo Tecnologias da Informao e da Comunicao O mesmo Metodologia da Pesquisa Cientfica

25h

Doutora Vilma Silva Lima Doutor Carlos Fernando de Arajo Jr Mestre Regina Tavares de Menezes Doutora Ana Brbara Aparecida Pederiva Scheer

60h

25h 40h

Carga Horria e Perodo de Oferta do Curso: Durao de 400 (quatrocentas) horas distribudas ao longo de 15 (quinze meses).

Estrutura do Curso: Atividades e contedos disponibilizados em ambiente virtual, alm de apoio de tutores para acompanhamento, dvidas e orientaes. Turmas, em mdia, com 80 alunos e possibilidade de ingresso no curso a cada novo mdulo.

Metodologia: O CAMPUS VIRTUAL CRUZEIRO DO SUL inova na metodologia deste curso, levando a competncia da Universidade Cruzeiro do Sul a todo o territrio nacional, por meio de parcerias com polos regionais de qualidade.

Os materiais didticos foram especialmente elaborados para o curso e usam vrias mdias como vdeos, podcasts e objetos de aprendizagem, acessados pelo Blackboard, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado mundialmente, cujo acesso se d por meio da internet. Por isso, necessrio que o aluno use o computador. recomendado ter conhecimento bsico das Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs) e possuir um email ativo, com capacidade para receber as informaes.

Avaliao: A avaliao, durante todo o curso, ocorre de duas maneiras, sendo: Avaliaes em Ambientes Virtuais por meio de participao em fruns de discusso, soluo de cases, situaes problema, auto-avaliao e avaliao eletrnica. Avaliao Presencial no polo parceiro indicado no ato da inscrio, de acordo com a Resoluo n 1 de 08 de Junho de 2007.

A forma de constituio da mdia final e os critrios que sero considerados no processo avaliativo ficam a cargo da coordenao e dos professores do curso.

A nota de aprovao de, no mnimo, 7,0 (sete) para cada disciplina.

Trabalho de concluso: De acordo com a Resoluo n 1 de 08 de Junho de 2007, a apresentao individual do Trabalho de Concluso de Curso dever ser presencial. O trabalho de concluso do curso individual e tem o formato de artigo cientfico e sua elaborao deve ser acompanhada e analisada pelo professor orientador, alocado pelo coordenador.

O artigo cientfico parte de uma publicao com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento, apresentado dentro das normas metodolgicas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) e de acordo com as orientaes da Universidade Cruzeiro do Sul. O prazo de entrega do trabalho de concluso do curso, condio bsica para a certificao, de 60 dias depois do encerramento da ltima disciplina, devendo ser apresentando na data estabelecida pelo orientador com aquiescncia da coordenao do curso. O aluno que no apresentar seu trabalho concludo no prazo estabelecido dever matricularse no Mdulo Especial de Prorrogao de prazo e curs-lo, por um perodo mximo de 6 (seis) meses, a fim de concluir/elaborar seu trabalho. necessria a nota mnima de 7,0 (sete), para aprovao no trabalho de concluso do curso.

Controle de Participao: No ambiente virtual: acompanhamento da participao do aluno a partir dos relatrios emitidos pelo ambiente virtual. Nas atividades presenciais: acompanhamento da participao do aluno com base na lista de presena em sala de aula, para realizao das provas presenciais e apresentao do trabalho de concluso do curso.

Documentos Necessrios: No ato da pr- ma tr cula o(a) candidato(a) dever preencher o formulrio e aceitar os termos do edital e enviar ao Polo escolhido, a documentao que ser retransmitida posteriormente para o Campus Virtual. Destacar no envelope o nome do curso - PsGraduao Educao a Distncia: Elaborao de Material, Tutoria e Ambientes Virtuais. Anexar ao formulrio preenchido a seguinte documentao: Certificado ou diploma de concluso de Curso Superior e/ou atestado de que est frequentando o Curso de Graduao, alunos especiais de ltimo ano (com autenticao); Comprovante de residncia (cpia simples, no precisa autenticar) RG e CPF (cpia simples, no precisa autenticar); foto 3x4. A seleo realizada pela coordenao ou por comisso por ela designada.
5

A matrcula do aluno s estar efetivada aps o pagamento da matrcula e aceite dos termos do edital e contrato de prestao de servios educacionais.

Para alunos que foram selecionados e ingressaram no curso necessrio que antes da 1 rematrcula, toda a documentao tenha sido entregue ao Campus Virtual, inclusive cpia autenticada do diploma de concluso do curso superior. importante frisar que o aluno no poder realizar a apresentao do trabalho de concluso do curso, caso possua pendncia de entrega de documentos.

Certificao: A instituio que chancela o certificado a Universidade Cruzeiro do Sul, de acordo com as exigncias da legislao pertinente. O aluno receber um Certificado de Especializao de Educao a Distncia: Elaborao de Material, Tutoria e Ambientes Virtuais. A certificao do curso acontecer quando o aluno aprovado em todas as disciplinas apresentar a verso final e defesa presencial do trabalho de concluso do curso.

Pr-Matrcula: No ato da pr-matrcula o(a) candidato(a) dever preencher o formulrio e aceitar os termos do edital.

Investimento: Alunos da Universidade Cruzeiro do Sul: desconto de 10% sobre o valor total do curso. Esse desconto no incidir sobre a matrcula. Para que o desconto seja concedido necessrio o preenchimento de formulrio contido no endereo http://www.cruzeirodosulvirtual.com.br/desconto/index.php, informando RGM, nome completo, e-mail, telefone, curso, campus no qual estudou. No caso de mrito acadmico faz-se necessrio o envio de declarao comprobatria junto com a documentao. Aps a confirmao dos dados por parte do Campus Virtual, caso o desconto seja concedido, sero emitidos os boletos para pagamento das demais parcelas.
6

Geralmente as mensalidades do curso tm vencimento no dia 10 de cada ms. No entanto, os boletos de matrcula e rematrcula tero o vencimento em datas diferentes.

O(a) aluno(a) poder desistir do Curso a qualquer tempo, no entanto preciso solicitar o trancamento da matrcula, pois caso contrrio a cobrana de parcelas continuar sendo emitida. EM HIPTESE ALGUMA HAVER DEVOLUO DOS VALORES J PAGOS PELO(A) ALUNO(A) DURANTE O CURSO. A reprovao no curso NO envolve a DEVOLUO DOS VALORES J PAGOS PELO(A) ALUNO(A) DURANTE O CURSO.

Descrio do processo de matrcula, gerao de parcelas e rematrcula nos cursos de Especializao:

a) Informaes para o aluno sobre o processo de matrcula e pagamento das parcelas Em um curso na modalidade a distncia a matrcula ocorre de maneira virtual, ou seja, deve ser realizada no site da instituio.

Primeiramente, o aluno deve se cadastrar no curso, ler as informaes constantes no edital e aceit-las. Em seguida, proceder com o preenchimento de seus dados e gerar o boleto para pagamento da matrcula. Aps o pagamento da matrcula, o candidato (a) dever acessar o link para efetivar sua matrcula. Esse link tambm estar disponvel no site do Campus Virtual, na opo Instrues de Matrcula. Aps o preenchimento dos dados e a confirmao da matrcula necessrio que o candidato confirme o aceite do contrato. S assim considera-se a matrcula efetivada. Ao trmino desse processo, ser gerado um requerimento contendo o seu RGM e sua senha de acesso. (Esses dados vo seguir tambm, automaticamente, por email).

Importante: Caso o candidato no visualize seus dados de identificao e de acesso (RGM e Senha) ou no os receba por email, deve entrar no link de matrcula e repetir o processo.
7

Procedimento para pagamento de parcelas Aps receber o RGM e a senha de acesso, e efetuar o pagamento de sua matrcula o aluno dever acessar o site para identificar as demais parcelas: acessar o site do Campus Virtual; Preencher na parte superior do site os espaos: Campus: Campus Virtual (independente do polo escolhido), RGM, senha e clicar em enviar; Ser aberta a rea do aluno; ento, o candidato deve procurar no menu esquerda o espao financeiro onde estaro disponveis os boletos das mensalidades. O pagamento da matrcula configura que o candidato est de acordo com os termos do Contrato de Servios Educacionais do Campus Virtual Cruzeiro do Sul. Se houver alguma dvida referente gerao dos boletos, o aluno dever contatar o Campus Virtual por meio do e-mail suporteead@cruzeirodosul.edu.br ou pelos telefones (011) 33853009 ou 3385-3019.

b) Rematrcula nos cursos em EAD: Nos cursos de Especializao necessrio que o aluno faa a rematrcula de acordo com as datas previstas pelo Campus Virtual, de forma a seguir regularmente matriculado no curso. A informao sobre o processo de rematrcula ser disponibilizada ao aluno por meio de Avisos no Blackboard. Alm desse canal de informao, o aluno poder consultar os prazos de rematrcula no calendrio geral disponvel na disciplina que possui o nome do curso, dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A data para rematrcula ser em funo da durao do curso.

Processo Seletivo: A seleo dos candidatos est vinculada ao pagamento da matrcula e ao nmero mximo de vagas.

Quantidade de Alunos: Abertura de turmas condicionada ao nmero de alunos matriculados.

ACESSO AO CURSO Para acessar o seu curso, o aluno deve proceder da seguinte forma: acessar o site www.cruzeirodosulvirtual.com.br; na pgina aberta, acessar direita o espao Blackboard PS-EAD ou ainda acessar diretamente essa pgina pelo endereo: http://posead.cruzeirodosulvirtual.com.br; ao encontrar a pgina de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, preencher os campos: Nome de Usurio (o RGM) e a Senha (a mesma que o aluno recebeu na matrcula).

SOLICITAES Para solicitar Declaraes, Certificados, Histrico Escolar, atualizao de dados ou acompanhamento de processos, o aluno deve acessar www.cruzeirodosulvirtual.com.br e procurar a rea de Servio ao Aluno.

Corpo Docente: Mestre Ivan Carlos Alcntara de Oliveira Doutora Ana Lcia Tinoco Cabral Doutora Rita Maria Lino Tarcia Doutor Carlos Fernando de Arajo Jr Doutora Vilma Silva Lima Doutora Ana Brbara Pederiva Scheer Mestre Geni Emlia de Souza Mestre Jane Garcia de Carvalho Mestre Regina Tavares de Menezes Mestre Denise Jarcovis Pianheri

Informaes: Caso haja necessidade, informaes adicionais podero ser obtidas: no site: http://www.cruzeirodosulvirtual.com.br; pelo fone: (011) 3385-3039 pelo e-mail suporteead@cruzeirodosul.edu.br

10

También podría gustarte