Está en la página 1de 8

PARTIDO SOCIALISTA

Federao Distrital Porto www.psporto.net

CONFERNCIA DE IMPRENSA

Assunto | RELATRIO DO FMI PARA REPENSAR O ESTADO OU ROTEIRO PARA O

EXTERMNIO DO ESTADO SOCIAL? O CASO DA EDUCAO

O Relatrio do Fundo Monetrio Internacional (FMI), pomposamente intitulado Repensar o Estado, inclui, a pginas 58 e seguintes, um captulo, o VI, dedicado Educao. A primeira nota a fazer a de que, ao contrrio dos captulos referentes Segurana Social, Sade () esta intitula-se, curiosamente, Gastos em Educao. Ser desde logo interessante procurar compreender por que razo um Relatrio com semelhante ttulo se dedica unicamente ao chamado Estado Social, deixando de fora e sem tratamento todas as restantes componentes do Estado, nomeadamente as funes de soberania, a Justia, o setor pblico empresarial ou as Parcerias Pblico Privadas. E tambm nos parece significativo que no prprio nome do captulo se faa a associao explcita entre Educao e Gasto. Estas circunstncias indiciam o que a leitura atenta do Relatrio revela de forma clara: este um documento encomendado pelo Governo Portugus, com dados fornecidos pelo Governo e com concluses prdeterminadas, quer pelas opes ideolgicas que o formatam, quer pela forma como os dados so trabalhados, ou melhor dizendo manipulados, ou em linguagem popular martelados. O Governo construiu uma narrativa com a qual procura retratar a realidade e quando esta no se adequa quela, ento procura ajuda externa para mascarar a realidade e justificar as suas polticas e a sua ao. Olhemos, ento, para o captulo VI Gastos em Educao. A primeira afirmao, logo na segunda linha do ponto 64., a de que, em 2010, Portugal gastou em Educao 6,2% do seu Produto Interno Bruto. A este dado preciso fazer uma correo e uma pergunta: o investimento de Portugal em Educao nesse ano no foi alm de 5%; por que razo usam o ano de 2010 como referncia quando o de 2012 j terminou e o oramento para o de 2013 j est aprovado e em vigor? Ser por que em 2012 esse investimento foi somente de 3,8%, abaixo de todos, repetimos, de todos os pases da Unio Europeia a 27? Foi engano no envio das contas por parte do Governo e distrao por parte do FMI ao considerar o valor de 2010 e no o de 2012? Ou antes, pelo contrrio, uma forma de nos querer convencer de que gastamos em Educao muito, demasiado, mais do que a Europa? Este o primeiro exemplo de manipulao de dados e de correo da realidade.

Rua Santa Isabel, 82 4050-536 Porto Portugal T: +351 226 051 980 F: +351 226 051 989 E: psporto@ps.pt

PARTIDO SOCIALISTA
Federao Distrital Porto www.psporto.net

CONFERNCIA DE IMPRENSA

No mesmo ponto 64., o relatrio reconhece que Portugal melhorou nos resultados do Programme for International Student Assessment (PISA) de 2009, mas esquece-se de assinalar o percurso feito desde 2003 e no refere os ltimos resultados do Trends in International Mathematics and Science Study (TIMMS) e do Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS) 1. Qual a razo? Ser desconhecimento do Governou ou ignorncia dos relatores? Ou, pelo contrrio, a vontade deliberada de esconder os factos, traduzidos em nmeros, to caros ao Senhor Ministro da Educao quando era somente um cidado interventivo? Estamos recordados da forma grosseira como o Ministrio da Educao e Cincia (MEC) procurou desvalorizar os resultados dos alunos portugueses naqueles exames, apoucando, assim, o trabalho dos jovens, dos professores e das famlias. Este um caso nico em que um governante desvaloriza os resultados positivos obtidos pelo seu pas que jurou governar com lealdade. O cidado Nuno Crato utilizou repetidas vezes resultados anteriores do PISA para atacar as polticas educativas dos sucessivos governos, agora que h resultados que no pode reivindicar como seus, opta por esconder e desvalorizar. coerente com a poltica do Governo: se a realidade nos desmente, desmente-se a realidade. No ponto 65., o FMI afirma que o custo da Educao nas escolas com contrato de associao mais baixo que nas escolas estatais e que aquelas produzem melhores resultados que estas. Quanto ao segundo ponto o que a realidade nos diz que as escolas com contrato de associao se distribuem ao longo dos rankings (que o MEC tanto acarinha) o que parece desmentir a afirmao dos seus melhores resultados. Por outro lado duvidoso que se possa comparar 81 escolas concentradas em alguns pontos do pas com mais de 1000 espalhadas por todo o territrio nacional. E ainda relevante considerar que no encontramos escolas com contrato de associao em zonas de forte presso social como os bairros economicamente deprimidos das cinturas das grandes cidades ou as zonas histricas e pobres dos centros de Lisboa ou Porto. Assim, que validade cientfica e que interesse poltico tem fazer a comparao, mesmo que o resultado fosse o propalado? Por outro lado, os custos daquelas escolas foi objeto de dois estudos que no concluem o que se diz no Relatrio. O do Tribunal de Contas alerta para a sua prpria limitao ao considerar dados de anos anteriores forte conteno aplicada s escolas pblicas a partir de 2011. O Relatrio do MEC conclui que em 80% dos casos as turmas das escolas privadas financiadas pelo Estado ficaram mais caras que as das escolas pblicas. Ento qual a razo econmica para propor o aumento destes contratos? No existe, pois a razo ideolgica e visa tambm desta forma a destruio da escola pblica.
1 Os resultados obtidos pelos alunos portugueses no PISA demonstram que desde 2003 a melhoria em Leitura foi de 9 pontos (478-489), em Matemtica foi de 21 pontos (466-487) e em Cincias foi de 25 pontos (468-493), o que significa que os nossos alunos saram do fundo da tabela e se situam agora na mdia dos resultados dos pases participantes. No que toca ao TIMMS os resultados de 2011 dizem-nos que os alunos do 4 ano obtiveram em Cincias 53 pontos, (mdia internacional de 48) ultrapassando a Blgica ou a Noruega. J em Matemtica chegaram aos 59 pontos (mdia internacional de 50) frente da ustria, da Dinamarca, da Alemanha, da Irlanda, da Itlia, da Noruega, da Espanha e da Sucia e colados aos Pases Baixos, ao Reino Unido e aos Estados Unidos!

Rua Santa Isabel, 82 4050-536 Porto Portugal T: +351 226 051 980 F: +351 226 051 989 E: psporto@ps.pt

PARTIDO SOCIALISTA
Federao Distrital Porto www.psporto.net

CONFERNCIA DE IMPRENSA

No ponto 67., o relatrio aborda a questo da racionalizao da rede escolar. O que significativo dizer-se que desde 2010 o Governo encerrou com sucesso 536 escolas rurais, esquecendo que o movimento de encerramento de escolas muito pequenas e sem condies comeou muito mais cedo, conheceu um forte incremento no perodo 2005/2011 e que resultou da sua substituio por vrias centenas de centros escolares com excelentes condies de trabalho para alunos, professores e funcionrios (a que o MEC d o significado de luxo). De seguida refere-se criao de Agrupamentos como uma inveno deste governo, ocultando que o processo de criao de agrupamentos de escolas tambm muito anterior, pois remonta ao incio dos anos 1990 e desenvolveu-se ao longo da vigncia de vrios governos. Os autores confundem (deliberadamente?) a criao dos chamados mega-agrupamentos com a criao dos agrupamentos de escolas, creditando a medida a este governo e, mais uma vez, manipulando a realidade.

No ponto 68., o FMI faz uma pequena anlise da evoluo do nmero de estudantes no ensino superior entre 1990 e 2012, referindo que 15% da populao estudantil encontrava-se no ensino tercirio. Contudo, no foi referenciado que os dois ltimos anos ficaram marcados por uma reduo significativa do nmero de estudantes que entraram no ensino superior. Alis seria importante referir (mas, mais uma vez, omisso) que ano de 2012 representou, desde 2006, o ano com o nmero mais baixo de entrada de estudantes no ensino superior (40.415). No mesmo ponto, parece querer dar-se a ideia que a constituio uma limitao/empecilho ao aumento do valor das propinas. Contudo, importaria referir que o Estado portugus financia 66% do Ensino Superior, uma percentagem notoriamente inferior aos 79% de mdia da Unio Europeia. Em 2012, o investimento em educao representa apenas 3.8% do PIB, enquanto a mdia europeia de 5.5%. Em 2013, o governo planeia cortar ainda mais no investimento com o ensino superior, pondo em risco o funcionamento de vrias universidades e politcnicos e contribuindo ainda mais para o abandono escolar - no ano letivo 2011/2012, mais de 7.000 estudantes cancelaram a matrcula por razes econmicas. Ser fundamental perguntar onde estava a Ao Social Escolar do Ensino Superior do Sr. Ministro Nuno Crato? E por que razo no foram fornecidos estes dados pelo MEC ao FMI, para os relacionar com as propinas apresentadas/encomendadas?

Um dos pontos fulcrais do relatrio, a par com os gastos, e com eles diretamente relacionados, o dos recursos humanos (ponto 69.) e dos respetivos salrios.

Rua Santa Isabel, 82 4050-536 Porto Portugal T: +351 226 051 980 F: +351 226 051 989 E: psporto@ps.pt

PARTIDO SOCIALISTA
Federao Distrital Porto www.psporto.net

CONFERNCIA DE IMPRENSA

O relatrio aponta para a existncia, em 2012, de 230 000 funcionrios na Educao, dos quais 160 000 docentes (117 000 dos quadros e 43 000 contratados) e 70 000 funcionrios no docentes. Afirma tambm que os docentes so mais bem pagos que os outros funcionrios pblicos seniores e que trabalham menos horas (letivas). Finalmente, aponta para um rcio aluno/docente de 7,5 alunos por professor no Ensino Secundrio e de 10,9 no Ensino Primrio (esta designao no existe em Portugal desde 1986). Convm analisar cada um destes aspetos e verificar da sua exatido e at da sua veracidade: 1. Nmero de professores e rcio aluno/professor O Quadro 6.1 aponta para a existncia, em 2012, de 159 484 docentes, mas a nota 2 explica que este nmero corresponde ao equivalente a 139 633 horrios completos dos quais 19 665 no Ensino Superior (!). Desde logo se estranha a incluso dos nmeros do Ensino Superior, pois trata-se de uma realidade completamente diferente e no assimilvel aos ensinos bsico e secundrio. Assim, temos cerca de 110 000 horrios completos e no quase 160 000 como inicialmente afirmado! Este esclarecimento essencial para se perceber como se consegue chegar ao extraordinrio nmero de 7,5 alunos por professor no ensino secundrio. O relatrio aponta ainda a existncia de 12 000 docentes nas administraes local e regional. Esta afirmao totalmente incompreensvel pois no h administrao local, ou melhor, h as escolas, mas esses docentes j so considerados anteriormente. A administrao regional resume-se s extintas Direes Regionais de Educao mas se tomarmos em considerao que a 1 de setembro de 2011, na DREN, a maior direo regional, s estavam colocados 14 docentes, como possvel chegar ao nmero de 12 000? E mesmo se estes nmeros fossem verdadeiros, que sentido faria inclu-los para calcular o rcio professor/aluno, tendo em conta que desempenhariam funes tcnicas e no docentes? Ser tambm til saber-se se o MEC incluiu nestes nmeros docentes substitudos (por doena, por licena de maternidade ou outras) e os seus substitutos. E por que razo so indicados dados de 2010 (comparao do rcio professor/aluno em Portugal e alguns pases da EU) se esto disponveis os nmeros de 2012? Talvez por serem menos favorveis s concluses pretendidas? Ainda assim e mesmo considerando todas as manipulaes estatsticas como se chega ao rcio de 7,5 alunos por professor, se o prprio MEC/FMI afirma existirem 1 500 000 de alunos da educao de infncia ao secundrio? E acima de tudo, para que serve este clculo se sabemos que os grupos/ turmas so de, pelo menos, 25 crianas na educao de infncia, 26 alunos no 1. ciclo e 28 a 30 nos restantes ciclos de ensino? Isto , em cada momento, em cada aula, cada professor, tem, pelo menos, 25 podendo chegar a 30 alunos para ensinar! Estes so os nmeros reais! O exerccio feito pelo relatrio FMI no tem interesse prtico nem rigor cientfico e serve unicamente para efeitos propagandsticos e para justificar a necessidade de despedir 50 a 60 000 profissionais de educao.

Rua Santa Isabel, 82 4050-536 Porto Portugal T: +351 226 051 980 F: +351 226 051 989 E: psporto@ps.pt

PARTIDO SOCIALISTA
Federao Distrital Porto www.psporto.net

CONFERNCIA DE IMPRENSA

2. Salrios dos professores afirmao do relatrio do FMI sobre a comparao de salrios de professores e de outros funcionrios pblicos, respondemos com o desafio de confrontar os mesmos com os demais funcionrios com o mesmo nvel de formao / habilitao acadmica. 3. Horrio dos professores Como todos os restantes funcionrios pblicos, o horrio semanal de trabalho dos docentes de 35h, das quais pelo menos 28 de trabalho com alunos e na escola. As restantes correspondem a reunies da e na escola, preparao da atividade pedaggica letiva para os alunos, formao e um sem nmero de outras atividades. Esta uma realidade que o MEC bem conhece e que s por m-f no foi explicada aos relatores do FMI. E o Aumento das Propinas no Ensino Superior Por ltimo, o FMI aconselha o Governo a aumentar as propinas no ensino superior. O FMI afirma que em 2012, o sistema pblico universitrio gastou cerca de 1,6 mil milhes de euros, dos quais cerca de mil milhes de euros foram financiados pelo oramento da educao, 300 milhes das taxas de inscrio, e o restante de outras fontes, acrescentando que parece razovel que a educao pblica superior contribua para os ajustamentos em curso no sistema de ensino, nomeadamente atravs do aumento das propinas, o que poderia ajudar a alcanar significativas e duradouras poupanas oramentais. Antes de mais, o FMI deveria querer referir-se ao gasto com todo o ensino superior e no s relativo s universidades. Depois sobre a questo do aumento do valor das propinas, como contributo para o ajustamento oramental, no parece ser de aplicao to bvia (claro que quando se analisa os valores com o pr-conceito de gasto, como foi realizado, at pode parecer), seno vejamos: - Os estudantes do ensino superior pblico no suportam apenas os custos de propinas. Os estudantes e as suas famlias suportam, ainda, os custos de vida e de educao relacionados com a frequncia no ensino superior. No ano de 2005, segundo Cerdeira 2 , a despesa pblica anual por um estudante do ensino superior pblico foi de 4151, enquanto as famlias e estudantes suportaram 5310 (significa cerca mais 28%). Em termo comparativos e segundo um estudo do Eurydice 3 , Portugal lidera o conjunto de pases da Europa com propinas mais elevadas.

2 3

Cerdeira L. (2009). O Financiamento do Ensino Superior Portugus: a partilha de custos. Coimbra: Almedina Eurydice (2012). "National student fee and support systems 2011-2012"

Rua Santa Isabel, 82 4050-536 Porto Portugal T: +351 226 051 980 F: +351 226 051 989 E: psporto@ps.pt

PARTIDO SOCIALISTA
Federao Distrital Porto www.psporto.net

CONFERNCIA DE IMPRENSA

- Existem menos estudantes que beneficiam de bolsas de estudo. Segundo dados divulgados pela Direo-Geral do Ensino Superior (DGES) no ano letivo 2011/2012, num universo de cerca de 400 mil estudantes do ensino superior, foram atribudas 53.105 bolsas de estudo. Este nmero s comparvel ao do ano 2000, foram atribudas 56.046 bolsas de estudo, porm num universo de 373 mil estudantes, menos 20 mil estudantes que no ano 2011. Atendendo a que, em 2009, havia 74.935 estudantes bolseiros, num total de estudantes idntico ao ano de 2011, o sistema de ao social atual, aps as revises realizadas pelo Sr. Ministro Crato, excluiu, previsivelmente, mais de 20 mil estudantes nestes dois ltimos anos. O aumento do valor das propinas com o atual sistema de ao social, levar, inequivocamente, a um Sistema de Ensino Superior incessvel aos mais carenciados, ao qual s tm acesso os mais ricos. A aplicao desta poltica implicar um retrocesso sem precedentes na qualificao dos portugueses, significar voltar aos anos 60!

Este o rigor e a exigncia to do agrado do Ministro Nuno Crato e esta a qualidade do relatrio to elogiada pelo Secretrio de Estado Carlos Moedas e pelo Primeiro-Ministro Passos Coelho. O que verdadeiramente est em causa no refundao do Estado ou da Educao. O que aqui se prope a partir de dados fornecidos pelo Governo e a encomenda deste o fim da Escola Pblica. O que este relatrio defende um novo programa de governo para a Educao sem qualquer respeito por alunos, professores, funcionrios e famlias. Este o mais despudorado ataque Constituio da Repblica e Lei de Bases do Sistema Educativo. O Ministro Nuno Crato e o Primeiro-Ministro Passos Coelho no obtiveram qualquer mandato do Povo Portugus para executar este programa e ele no respeita os preceitos constitucionais da Repblica Portuguesa. Lev-lo prtica colocaria este Governo margem da Lei e obrigaria o Povo a fazer sentir a sua voz e os rgos institucionais a atuar em conformidade.

Federao Distrital do Porto do Partido Socialista Porto, 21 de janeiro de 2013

Rua Santa Isabel, 82 4050-536 Porto Portugal T: +351 226 051 980 F: +351 226 051 989 E: psporto@ps.pt

PARTIDO SOCIALISTA
Federao Distrital Porto www.psporto.net

CONFERNCIA DE IMPRENSA

Resultados dos alunos portugueses melhoram no PISA 2009 1. Os resultados dos alunos portugueses no PISA 2009 revelam a mais expressiva melhoria nas trs reas avaliadas leitura, matemtica e cincias -, desde que Portugal participa no PISA. 2. Entre 2006, data da ltima avaliao do PISA, e 2009 verificaram-se progressos considerveis nos resultados de Portugal. 3. Portugal o segundo pas que mais progrediu em cincias e o quarto pas que mais progrediu em leitura e em matemtica. 4. Pela primeira vez, os alunos portugueses atingem pontuaes que se situam na mdia da OCDE, em literacia de leitura, domnio principal no estudo de 2009. 2003 Leitura Matemtica Cincias 478 466 468 2006 472 466 474 2009 489 487 493 Variao +17 +21 +19

Portugal situa-se na 21. posio, num conjunto de 33 pases da OCDE que participaram no estudo, em 2009. Em 2000, Portugal estava na 25. posio, num conjunto de 27 pases da OCDE. Nos trs estudos anteriores, realizados em 2000, 2003 e 2006, os resultados dos alunos portugueses situaram-se significativamente abaixo da mdia da OCDE, situao que foi agora superada. No Estudo do PISA 2009, Portugal est includo no grupo de pases que atingiram a mdia da OCDE. Deste conjunto fazem parte: Portugal, Reino Unido, Dinamarca, Sucia, Alemanha, Frana, Irlanda e Hungria. 5. Os progressos verificados devem-se ao facto de aumentar entre 1,3 pontos (cincias) e 3,6 pontos (leitura e matemtica) a percentagem de alunos com resultados dos nveis mais elevados (nveis 5 e 6) e tambm reduo de 7 a 9 pontos a percentagem de alunos com resultados nos nveis mais baixos (nveis 1 e abaixo de 1). 6. Em literacia de leitura, as alunas portuguesas obtm uma pontuao superior dos alunos em 38 pontos. Em literacia matemtica verifica-se que os alunos obtm melhores resultados. Em literacia cientfica, as alunas apresentam um resultado ligeiramente superior ao dos alunos. Alunas Leitura Matemtica Cincias 508 481 495 Alunos 470 493 491

7 Portugal o 6. pas cujo sistema educativo melhor compensa as assimetrias socioeconmicas. um dos pases com maior percentagem de alunos de famlias desfavorecidas que atingem excelentes nveis de desempenho em leitura.

Rua Santa Isabel, 82 4050-536 Porto Portugal T: +351 226 051 980 F: +351 226 051 989 E: psporto@ps.pt

PARTIDO SOCIALISTA
Federao Distrital Porto www.psporto.net

CONFERNCIA DE IMPRENSA

II PISA - Programme for International Student Assessment O Pisa um estudo de avaliao independente, promovido pela OCDE, que permite informar os governos e os cidados sobre o desempenho dos sistemas educativos dos pases participantes. 1. O estudo avalia as competncias bsicas nos domnios considerados essenciais: Leitura, Matemtica e Cincias 2. A amostra, que incluiu 6298 alunos, representativa dos alunos portugueses com a idade de 15 anos, que frequentam entre o 7. e o 11. ano de escolaridade. Os resultados permitem avaliar em que medida a escola contribui para o desenvolvimento das competncias dos alunos em leitura, em matemtica e em cincias. 3. A amostra conduzida e tecnicamente controlada pela OCDE. 4. O estudo PISA: aplicado em todos os pases da OCDE (e em 32 outros pases que aderiram ao projecto); permite a comparao de resultados entre pases, uma vez que os testes utilizados so elaborados por um conjunto de peritos internacionais independentes; permite avaliar a evoluo das competncias dos alunos, de trs em trs anos, em cada um dos domnios de avaliao. 5. Os resultados do PISA constituem um dos critrios utilizados, por organizaes internacionais, na caracterizao do estado de desenvolvimento dos pases participantes. 6. Os resultados dos estudos PISA so tomados como referncia para verificar o desenvolvimento obtido nas competnciaschave definidas na Estratgia 2020, da Unio Europeia, e nas Metas Educativas 2021, da Organizao de Estados Ibero-americanos (OIE), sendo Portugal pas promotor destas estratgias de desenvolvimento. PISA 2009 - Competncias dos alunos portugueses

Rua Santa Isabel, 82 4050-536 Porto Portugal T: +351 226 051 980 F: +351 226 051 989 E: psporto@ps.pt

También podría gustarte