Está en la página 1de 47

.

REUNIO DA EXCELSA CONGREGAO DOS SUPREMOS CONSELHOS DO RITO ESCOCS ANTIGO E ACEITO DO BRASIL

A CONVENO DE LAUSANNE ( 1875 ) NA HISTRIA DO RITO ESCOCS ANTIGO E ACEITO

Jean-Paul Minsier, 33 Traduo: Moiz Halfon, 33 Cortezia: Manoel Olegrio da Costa, 33

A CONVENO DE LAUSANNE ( 1875 ) NA HISTRIA DO RITO ESCOCS ANTIGO E ACEITO

POR JEAN-PAUL MINSIER TRADUO MOIZ HALFON, 33

A Conveno de Lausanne constitui, mais que um ttulo, uma etapa maior na Histria duas vezes centenria do Rito Escocs Antigo e Aceito; sua ressonncia sobre a Ordem manica no foi negligenciada jamais. Para bem compreender todas as sesses conveniente situ-la em seus contextos: histrico, manico, filosfico, religioso e poltico de 1875, mas tambm naqueles que a precederam. Ns limitaremos a evocar somente as razes que a motivaram no plano manico, suas conseqncias imediatas e suas repercusses ulteriores que influem ainda em nossos dias sobre as relaes internacionais entre os Supremos Conselhos.

A Conveno de Lausanne no uma inovao devida ao acaso das circunstncias: a possibilidade de convocar uma Conveno Universal foi prevista pelo Tratado de Aliana e de Confederao manica assinado em Paris em 24 de fevereiro de 1834 entre os Supremos Conselhos da Frana, da Blgica, do Brasil e do contestado Supremo Conselho do Hemisfrio Ocidental ( do Irmo conde Roume de Saint-Laurent) ao qual aderiram a seguir aqueles da Itlia, das Duas Siclias e da Espanha. Este Tratado foi uma primeira tentativa de unio entre Supremos Conselhos. Seu Artigo I proclamava: ... desde este momento e a perptuo, a unio intensa e indissolvel entre Supremos Conselhos... . Idealistas, os contratantes declaram uma outra pretenso se prestar apoio constante e firme em todas as ocasies e se defender mutuamente contra as associaes manicas irregulares. O Tratado recordava sobretudo que em virtude das Grandes Constituies, no poderia existir seno um nico Supremo Conselho por pas e que nenhuma Potncia do Rito Escocs Antigo e Aceito poderia se fundir com uma Potncia de outro Rito. Os signatrios se engajaram em manter os princpios do Escocismo, a independncia e a integridade de cada Supremo Conselho e adotaram como lei fundamental do Rito Escocs Antigo e Aceito a verso latina das Grandes Constituies do Irmo Roume de Saint-Laurent. Finalmente, este Tratado previa a troca de Grandes Representantes entre Supremos Conselhos e a reunio a cada cinco anos dos delegados dos Supremos Conselhos aliados. Infelizmente, todas estas prometidas disposies se revelaram mais fceis de serem formuladas que concretizadas: foi necessrio esperar por quatro dcadas para que a Conveno de Lausanne realizasse a primeira tentativa.

A CONVENO DE LAUSANNE ( 6 a 22 DE SETEMBRO 1875 )

Face aos distrbios polticos, sociais e religiosos que perturbavam fortemente a vida das Jurisdies, muitos Supremos Conselhos entenderam que havia chegado o tempo de reatualizar o Tratado de Unio, de Aliana e de Confederao de 1834 para permutar sobre a situao do mundo profano e da Maonaria, proclamar os princpios do Rito Escocs Antigo e Aceito, harmonizar a prtica, instaurar um modus vivendi entre Jurisdies, prever as trocas e os reencontros internacionais regulares. Em primeiro lugar foi questionado o local da reunio. A Jurisdio Sul dos Estados Unidos props Washington para 1874; a distncia dissuadiu os Supremos Conselhos europeus que sugeriram Bruxelas, mas o Supremo Conselho para a Blgica declina a oferta em razo da complexidade da situao manica belga do momento. Finalmente, todo o mundo se une em torno da idia de confiar a organizao desta Conveno Universal ao ltimo dos Supremos Conselhos em data de antigidade, o da Suia ( constitudo em 30 de novembro de 1873 pelo Supremo Conselho da Frana ). As reunies da Conveno ocorreram em Lausanne de 6 a 22 de setembro de 1875 e se dividiram em onze sesses plenrias intercaladas por jornadas de trabalhos em Comisses. Cinco pontos importantes foram tratados :

1) a redao de uma verso modificada das Grandes Constituies de 1786. a elaborao de uma Declarao dos Princpios e de um Manifesto.
2)

a instaurao de um novo Tratado de Unio, de Aliana e de Confederao entre os Supremos Conselhos do Rito Escocs Antigo e Aceito.
3) 4) o estabelecimento de um Telhador dos trinta e trs graus do Rito Escocs Antigo e Aceito.

o reconhecimento da regularidade de onze Supremos Conselhos dos vinte e dois existentes at ento.
5)

Os participantes

Por ordem de antigidade de criao :


o Supremo Conselho da Frana ( 1804 ), representado pelos Mui Ilustres Irmos Georges Guiffrey ( Grande Chanceler ), Jules Le Batteaux, Franois Delongray, Eugne Barre, Louis Jousserandot. O Grande Comendador Adolphe Crmieux, impedido, apenas participou das duas ltimas sesses.

- o Supremo Conselho da Itlia ( 1805 ), representado pelo Mui Ilustre Irmo Timothe Riboli.

o Supremo Conselho da Blgica ( 1817 ), representado pelos Mui Ilustres Irmos Henri-Joseph Pappaert, douart Cluydts, P.C. de Bie o Supremo Conselho da Irlanda ( 1826 ) o Supremo Conselho do Peru ( 1830 )

o Supremo Conselho da Inglaterra ( 1845 ), representado pelos Mui Ilustres Irmos John Pulteney Montagu, Robert Hamilton, Hugh David Sandeman.

- o Supremo Conselho da Esccia ( 1846 ), representado pelo Mui Irmo L. Mackersy

Ilustre

o Supremo Conselho de Colon ( Cuba ) ( 1859 ), representado pelo Mui Ilustre Irmo David Elias Pierre o Supremo Conselho de Portugal ( 1869 ) o Supremo Conselho da Hungria ( 1871 ) o Supremo Conselho da Grcia ( 1872 )

o Supremo Conselho da Suia ( 1873 ) representado pelos Mui Ilustres Irmos Jules Besanon ( Mui Poderoso Soberano Grande Comendador ), Antoine Amberny ( Lugar Tenente Grande Comendador ), Jules Duchesne ( Grande Chanceler ), Louis Ruchonnet ( Grande Orador ), Eugne Dulon ( Grande Tesoureiro ), Henri Pachoud ( Grande Capito das Guardas ).

As Sesses Plenrias

A Sesso inaugural de 6 de setembro

Ela foi consagrada ao discurso de boas vindas do Grande Comendador do Supremo Conselho da Suia, Jules Besanon, o qual precisou o quadro e o objetivo dos Trabalhos da Conveno, seguido daquele do Grande Orador Louis Ruchonnet que evocou as metas da Franco Maonaria. Em resposta, e em nome dos Supremos Conselhos presentes, o Grande Chanceler do Supremo Conselho da Frana, Georges Guiffrey, agradece aos Irmos suos pela sua hospitalidade depois evoca a grandeza da empreitada que aguarda os delegados:

Nos erguemos, diz ele, em nome da conscincia, em nome do livre pensamento. Pregamos o empenho de difundir a instruo e a cincia ao nosso redor, nico meio de ensinar aos homens a conhecer seus direitos e seus deveres.
Estes trs discursos, revelam j as empreitadas dos delegados : proclamar os princpios do Rito Escocs Antigo e Aceito promover a unio mais ntima dos Supremos Conselhos e as desconfianas que poder suscitar a

dissipar as prevenes Conveno

participar de regenerao e do progresso da humanidade pelo desenvolvimento das faculdades individuais superar as divises e realizar a universalidade manica para alm das fronteiras e as distncias se comprometer em difundir a instruo e a cincia em nome da conscincia e do livre pensamento. Uma comisso de verificao dos poderes dos delegados formada a seguir: so admitidos como regulares as delegaes dos Supremos Conselhos da Frana, da Inglaterra, da Blgica, da Esccia, da Hungria, da Itlia e da Sua; a de Colon ( Cuba ) colocada em discusso. Depois o Grande Comendador Besanon anuncia a abertura da Conveno. Muitas decises so ento tomadas: a Secretaria da Conveno ser composta dos Oficiais titulares do Supremo Conselho organizador, cada Potncia manica s poder emitir um voto ( qualquer que seja o nmero de seus representantes ), trs Comisses sero criadas : a Primeira ( composta de trs membros ), encarregada de verificar os poderes dos delegados podendo ser colocados em discusso, a Segunda ( composta de cinco membros ) encarregada de estudar as modificaes a serem apresentadas s Constituies, Estatutos e ao Tratado de Aliana de 1834, a Terceira ( composta de cinco membros ) para examinar todas as outras questes.

Segunda Sesso ( 7 de setembro )

Foi decidido enviar um telegrama ao Mui Ilustre Irmo Adolphe Crmieux e discutir o relatrio da Comisso de verificao dos poderes :
o Supremo Conselho da Grcia transferiu os poderes ao Mui Ilustre Irmo Mackersy ( do supremo Conselho da Esccia ) para o representar, este pedido aceito ( mas foi decidido que, qualquer que seja o nmero de Supremos Conselhos que represente, todo delegado s ter direito a um voto ), a solicitao do Supremo Conselho de Palermo foi recusado bem como a do Grande Oriente Nacional do Mxico do Rito Escocs Antigo e Reformado; a do Supremo Conselho de Colon ( Cuba ) foi aceita malgrado um litgio jurisdicional com o Supremo Conselho da Frana concernente ilha de Saint-Thomas.

Terceira Sesso ( 9 de setembro )

O delegado da Esccia ( tambm representando a Grcia ) deixa a Conveno e se explica com uma carta que ser lida dia 13.
O Mui Ilustre Irmo Benjamin Odio 33 , foi reconhecido na qualidade de delegado do Supremo Conselho de Colon ( Cuba ). O Mui Ilustre Irmo David Elias Pierre do Supremo Conselho de Colon ( Cuba ) evoca as perseguies que sofrem os Irmos de Porto Rico. Considerando que os deveres polticos ou religiosos esto fora de suas atribuies, a Conveno passa ordem do dia.

Quarta Sesso ( 11 de setembro )

A solicitao de admisso Conveno do Supremo Conselho da Espanha, no reconhecido, recusada.


O trabalho da Segunda Comisso ( encarregada do exame e da reviso das Grandes Constituies de 1786 ) instrudo. O projeto discutido e adotado artigo por artigo depois em seu conjunto, por unanimidade dos Supremos Conselhos representados na Conveno. A redao definitiva ( formulada em francs e assinada pelos delegados ) ser disponibilizada nos arquivos do Supremo Conselho da Sua e ter fora de lei para os Supremos Conselhos Confederados; um exemplar traduzido para o latim ser endereada a cada Supremo Conselho.

Quinta Sesso ( 13 de setembro )

A mensagem do Mui Ilustre Irmo Mackersy (que deixou a Conveno em 9 de setembro ) lida: o delegado da Esccia e da Grcia justifica sua sada pelo fato que no poderia subscrever, em nome dos Supremos Conselhos que representava, a ausncia da afirmao de um Deus pessoal nas definies do Grande Arquiteto do Universo adotadas pela Comisso. A solicitao de representao do Supremo Conselho da Itlia no Vale de Sebeto ( Oriente de Npoles ) rejeitada. As dos Supremos Conselhos do Peru e de Portugal so aprovados ( o Mui Ilustre Irmo Amberny, do Supremo Conselho da Sua os representar ). O Mui Ilustre Irmo Henri-Joseph Pappaert, do Supremo Conselho da Blgica, relator da terceira Comisso, expe a Declarao dos Princpios do Maom escocs ; esta discutida artigo por artigo e aprovada por unanimidade depois de emendas e modificaes. Sobre a proposta do Supremo Conselho da Frana de adotar o lema Liberdade Igualdade Fraternidade para o Rito, a Conveno decide que o lema geral de todos os Supremos Conselhos permanecer Deus Meumque Jus mas que cada Supremo Conselho ser livre para escolher como sub-lema aquele que lhe parecer melhor. Foi decido que a bandeira da Ordem permanecer a mesma mas que a guia ser de ouro ( em lugar de preto ) e que uma bandeirola saindo dos dois bicos da guia ser semeada de tantas estrelas quantos forem os Supremos Conselhos Confederados. Os diferentes graus do Escocismo atualmente em vigor so examinados um aps o outro e adotados. So determinados de maneira formal os sinais, palavras toques e aclamaes afim de tornar uniformes os meios pelos quais os Maons possam se reconhecer no mundo inteiro. Cada Supremo Conselho regular por decretos especiais as questes e os pontos deixados

em suspenso. O Supremo Conselho da Sua encarregado de estabelecer um Telhador geral do Rito Escocs Antigo e Aceito.

Sexta Sesso ( 15 de setembro )

A ordem do dia trata da discusso sobre as relaes que poderiam existir entre os Supremos Conselhos Confederados e os Grandes Orientes de outros Ritos. Sobre a proposta do Mui Ilustre Irmo Guiffrey, modificada no decorrer da anlise, a seguinte redao mantida artigo por artigo depois aprovada em seu conjunto por unanimidade dos delegados : - 1) Os Supremos Conselhos Confederados podero, aps declarao prvia, continuar as relaes amistosas com certos corpos manicos, emboras estes corpos no sejam regulamente reconhecidos, mas desde que tenham sido estabelecidas anteriormente presente Conveno. - 2) Este acerto entre um Supremo Conselho Confederado e outros corpos manicos da Jurisdio no compromete em nada os outros membros da Confederao. - 3) Todo corpo manico estranho ao Escocismo que no reconhece o Supremo Conselho de seu pas, no poder ser admitido a nenhum gnero de relaes por nenhum dos Supremos Conselhos Confederados.

- 4) Os Graus similares queles do Escocismo, acima do grau de Mestre, conferidos por um corpo manico local no so reconhecidos pelos Supremos Conselhos Confederados ; em conseqncia, no sero admitidos nas Oficinas Escocesas os Irmos, at e inclusive o grau de Mestre, dependentes de uma outra Potncia manica e na extenso da Jurisdio de cada um dos Supremos Conselhos Confederados. - 5) Os Maons pertencentes a corpos no regularmente reconhecidos no podero gozar dos privilgios reservados aos Membros que fazem parte da Confederao, sem se colocarem sob a obedincia do Supremo Conselho Escocs constitudo no territrio onde esto estabelecidos, e obtendo a regularizao de seus ttulos manicos a partir do terceiro grau. ( As cinco decises acima sero intercaladas no Tratado de Aliana dos Supremos Conselhos Confederados do qual formaro o Artigo XVIII ). O Presidente da Conveno prope que, como smbolo do trabalho ao qual so sujeitos os Maons de todos os graus, os Irmos possuidores um dos graus acima daquele de Mestre, continuem a usar seu Avental em Loja simblica: proposta adotada por unanimidade.

Stima Sesso ( 16 de setembro )

A discusso aberta sobre o projeto de Tratado de Unio, de Aliana e de Confederao . O Mui Ilustre Irmo Jules Le Battteaux, relator da segunda Comisso, d conhecimento de cada um dos artigos que so discutidos, corrigidos por emendas e adotados um aps outro, depois o Tratado aprovado definitivamente em seu conjunto por unanimidade. A Conveno convenciona como base de suas deliberaes e de suas resolues os sete pontos principais das doutrinas antigas e imprescritveis da Ordem e uma declarao de princpios, a saber : Para os pontos da doutrina : 1 ) A Franco Maonaria uma instituio de fraternidade universal cuja origem remonta ao bero da humanidade; ela tem como doutrina o reconhecimento de uma fora superior da qual ela proclama a existncia sob o nome de Grande Arquiteto do Universo ; 2 ) Todos os verdadeiros Maons, qualquer que seja sua ptria, formam uma s famlia de Irmos espalhados sobre a superfcie da Terra; eles compem a Ordem manica; 3 ) Cada Supremo Conselho governa, atravs dos estatutos gerais, as Oficinas de sua Obedincia; seu poder soberano e independente em toda extenso de sua

jurisdio territorial, mas sem poder atingir as leis gerais do Escocismo e os estatutos fundamentais do Rito; 4 ) Atentar independncia de um Supremo Conselho regular e reconhecido, atentar independncia de todos os outros; perturbar a Ordem em seu todo; 5 ) A Ao de um Supremo Conselho no pode legalmente se estender alm dos Maons de sua Obedincia; 6 ) O primeiro dever de um verdadeiro Maom a fidelidade sua ptria ; ele tem entre numerosas obrigaes as mais sagradas o respeito aos juramentos que o unem ao seu Rito, sua Loja onde recebeu a Luz, Potncia manica da qual recebeu seus poderes ; 7 ) A misso de todas as Oficinas do Rito Escocs Antigo e Aceito trabalhar para a Ordem ; a dos Supremos Conselho lhes ensinar a doutrina manica e direcionar suas aes para a pureza dos princpios e para a observao dos estatutos fundamentais da Ordem. O Tratado de Unio, de Aliana e de Confederao assinado pelos delegados de nove Supremos Conselhos ( dos quais trs por representao ) alm dos vinte e dois que sero reconhecidos no dia seguinte. Aps o lema do Rito Escocs Antigo e Aceito Deus Meumque Jus , assinaro em nome :

- do Supremo Conselho da Frana : Adolphe Crmieux, Geoges Guiffrey, Julles Le Batteaux. - do Supremo Conselho da Itlia : Timthe Riboli e David Levy. - do Supremo Conselho da Blgica e dos Pases Baixos : Henri-Joseph Pappaert, douard Cluydts. - do Supremo Conselho da Inglaterra e do Pas de Gales : Robert Hamilton, John Pulteney Montagu, Hugh David Sanderman. - do Supremo Conselho de Colon ( Cuba ) : David Elias Pierre, Benjamin Odio. - do Supremo Conselho da Sua : Jules Besanon, Jules Duschesne, Henri Pachoud, Louis Ruchonnet. Assinaro margem igualmente os Mui Ilustres Irmos Suos Eugne Baud ( representante do Supremo Conselho da Hungria ) e Atoine Amberny ( representante dos Supremos Conselhos de do Peru e de Portugal ).

Oitava Sesso (17 de setembro )

Por proposta do Supremo Conselho da Frana, a Conveno apresenta uma lista de vinte e dois Supremos Conselhos Reconhecidos

Regulares com delimitao de sua Jurisdio territorial. Fica decidido que esta lista ir figurar no apndice do Tratado.

Nona Sesso ( 20 de setembro )

Anunciada a chegada de Adolphe Crmieux que assistir a prxima Sesso da Conveno. O Mui Ilustre Irmo Le Batteaux desenvolve esta proposta : Autorizar os Supremos Conselhos a fazer no texto dos Juramentos e Compromissos manicos de cada grau, as modificaes que julgarem necessrias, para os deixar em harmonia com os hbitos de seu respectivo pas . Esta adotada. O Mui Ilustre Irmo Pappaert prope um aditivo que tambm ser consagrado por unanimidade : Nas frmulas do Juramento, os Supremos Conselhos, sempre levando em conta os usos, costumes e crenas dos Maons de sua Obedincia, tero a preocupao, como sano, de invocar ainda e sem a omitir, a honra e a lealdade de homem e de Maom. Quando um Supremo Conselho tiver reformado ou revisado as frmulas dos Juramentos, todas as Lojas, bem como todos os Captulos, Conselhos,

Arepagos, ou todas as outras Oficinas de sua Obedincia no podero mais empregar as outras .

Dcima Sesso ( 21 de setembro )

A ordem do dia designa a leitura do relatrio sobre o estado da Maonaria na Espanha pelo Mui Ilustre Irmo Benjamin Odio. A Conveno decide de no levar em considerao o pedido de reconhecimento de um poder neste pas pelo fato de que os Irmos do 33 grau que constituram um Supremo Conselho no conseguiram comprovar a sua regularidade. O Supremo Conselho da Sua fica encarregada de obter as provas. Discusso sobre um conflito de competncia entre o Supremo Conselho dos Estados Unidas ( Jurisdio Sul ) e o Supremo Conselho da Frana com respeito ao direito de jurisdio territorial sobre as Ilhas Sandwich ( Hawai ) ; foi decidido que o Supremo Conselho da Frana conservar este direito at o estabelecimento de um Supremo Conselho Nacional neste territrio ( que ser anexado aos Estados Unidos em 1898 ). Acolhida do Mui Ilustre Irmo Adolphe Crmieux.

A Conveno constata a existncia de um Supremo Conselho no Brasil mas que duas autoridades pretendem este ttulo: um acordo mtuo entre eles esperado e, em caso de insucesso, eles sero convidados a apelar dentro das normas previstas ao Artigo VII do Tratado de Aliana.

A obrigatoriedade da frase Glria do Grande Arquiteto do Universo colocado em discusso. Foi decidido a tornar obrigatria para as Oficinas que esto sob a direo imediata dos Supremos Conselhos Confederados. No futuro os Supremos Conselhos seguiro o calendrio gregoriano.

Decima Primeira Sesso ( 22 de setembro de 1875 )

A direo dos Trabalhos confiada ao Mui Ilustre Irmo Adoplhe Crmieux. A questo de saber se convm liberar para publicidade um sumrio dos Trabalhos da Conveno levantada. O Mui Ilustre Irmo Adolphe Crmieux, reconhecendo que o sumrio no ofereceria um grande atrativo para o pblico, prefere que seja redigido um Manifesto contendo a Declarao de Princpios.

encarregado, com os Mui Ilustres Irmos Besanon e Montagu, de redigir este Manifesto. O Mui Ilustre Irmo Besanon, retomando a direo dos Trabalhos, anuncia que o jornal manico A Verdade se tornar o Boletim Oficial da Confederao dos Supremos Conselhos do Rito Escocs Antigo e Aceito. O Mui Ilustre Irmo Guiffrey, em nome dos Supremos Conselhos, agradece ao Supremo Conselho da Sua pela acolhida aos delegados bem como pela preocupao tida para a organizao e o sucesso da Conveno. Inicia-se ento o encerramento da Conveno : O Mui Ilustre Irmo Besanon pronuncia a alocuo final evidenciando os resultados obtidos :

- concluso da obra de 1786 adequando as Grandes Constituies s aspiraes da poca ; - fortalecimento das bases do Tratado de Aliana entre os Supremos Conselhos e maior estreitamento dos laos que os unem ; - redao de um Manifesto caloroso endereado a todos os amigos da Luz e do Progresso afim de lutar juntos contra a intolerncia e os preconceitos.

Anuncia o encerramento da Conveno de Lausanne pela frmula :

Em nome de Deus, de So Joo e dos Supremos Conselhos Confederados depois fecha os Trabalhos conforme o Ritual do 33 e ltimo grau do Rito Escocs Antigo e Aceito.

O BALANO DA CONVENO DE LAUSANNE

Pode-se estim-lo muito positivo, realista e futurista. Infelizmente, sua sabotagem e, por conseqncia, sua no aplicao, provaram, embora no o digam seus difamadores, que era visionrio e previdente, como o confirmar a seguir a Histria do Rito Escocs Antigo e Aceito. Se bem que somente nove Supremos Conselhos dos vinte e dois reconhecidos participaram ( deve-se a um dado momento, constituir um ncleo inicial para que venham a seguir se agregar outros Supremos Conselhos ),

esta Conveno Universal conseguiu um trabalho considervel : adaptar sua poca o primeiro Tratado de Unio, de Aliana e de Confederao de 1834 ( que ainda no tinha sido aplicado quarenta anos aps sua assinatura ) ; definir os princpios do Rito ; formular os fundamentos de sua co-gesto atravs do conjunto dos Supremos Conselhos ; ratificar as relaes passadas estabelecidas entre Jurisdies ou Potncias manicas de outros Ritos e fixar as condies destas a porvir ; encontrar as disposies jurdicas para desfazer as diferenas entre Jurisdies. Desta forma, tomam-se as medidas capitais que iro garantir ( se elas fossem aplicadas ) uma harmonizao da prtica do Rito no mundo, o respeito mtuo da soberania e da independncia dos Supremos Conselhos, as condies e meios para instaurar laos estreitos e iguais entre eles, as bases jurdicas da perpetuao do Rito, a saber :

- definio coletiva dos Princpios do Rito Escocs Antigo e Aceito e dos critrios de sua regularidade ; - delimitao dos territrios devolutos s Jurisdies ;

- garantia da soberania inalienvel dos Supremos Conselhos ; - instituio de um tribunal para solucionar as diferena e examinar os recursos ; - determinao das condies de criao de novos Supremos Conselhos : nenhum Soberano Grande Inspetor do 33 grau poder tomar pessoalmente a iniciativa de uma criao sem o aval de todos os membros da Confederao e sem ter obtido a aprovao da maioria ; - determinao das condies de nomeao: nenhum cidado de um pas compreendido na Jurisdio de um Supremo Conselho Confederado poder ser promovido a nenhum dos graus do Rito Escocs Antigo e Aceito pela autoridade de um outro Poder manico, sem o consentimento daquele da Jurisdio do qual desfruta os direitos de cidado, mesmo que resida temporariamente na Jurisdio deste outro Poder ; - deciso de tornar obrigatrio a dedicao dos Trabalhos Glria do Grande Arquiteto do Universo para todas as Oficinas que esto sob a direo imediata de um Supremo Conselho ( o que torna a dizer que sua prpria regularidade, relativamente ao Grande Arquiteto do Universo, no necessariamente ligada quela de uma Obedincia gerando os trs primeiros graus do Rito) ;

- escolha das definies do Grande Arquiteto do Universo no exclusivamente testas mas abertas a outra aproximaes da espiritualidade dentro do respeito da liberdade de conscincias individuais.

A ausncia desta regulamentao internacional vai arruinar toda possibilidade de assentar a universalidade do Rito sobre bases jurdicas slidas, elaboradas coletivamente para uma aplicao livremente consentida pelos contratantes. Todas as divises ( notadamente aquela, catastrfica para o rito, consecutiva aos acontecimentos de 1965 na Frana ), todos os desvios que resultaram da no observncia de um Telhador comum, todos os abusos de poder que se apropriaram de certas Jurisdies, resultaram da contra ofensiva anglo-americana de Edimburgo, que em 1877, desmoronar a obra de Lausanne.

EDIMBURGO (1877) OU A NEGAO DE LAUSANNE

De volta para seus respectivos Supremos Conselhos, os participantes da Conveno de Lausanne prestaram conta a seus pares dos frutos seus trabalhos elaborados, discutidos e

corrigidos em comum depois todos adotados por unanimidade. Infelizmente, este belo acordo no resiste por muito tempo : reviravoltas se produzem rapidamente a propsito das definies do Grande Arquiteto do Universo (como foi previsto pela partida antecipada do representante do Supremo Conselho da Esccia ). Os delegados franceses, retornando confiantes a Paris, pensavam que a calma poderia voltar em suas Oficinas com o retorno ; o Grande Chanceler Guiffrey, na Festa Solsticial de 22 de dezembro de 1875, declara com satisfao :

... Esta frmula to geral e to vaga que s vezes deixa a porta aberta a todas as explicaes, a todas as declaraes. Quem pode sondar o insondvel que est encerrado nestas palavras, o Grande Arquiteto do Universo ? conveniente respeitar a conscincia individual em qualquer acantonamento que ela possa ser colocada...

o Grande Comendador Crmieux, em 1 de maio de 1876 :

... Nossos braos esto abertos para todas as convices. Nos no damos nenhuma forma ao Grande Arquiteto do Universo, nos deixamos a cada um a inquietao de pensar o que quiser. Quanto a ns, nos inclinamos diante do Infinito, do Incompreensvel e no impomos mais a religio de Jpiter que aquela de Adonai : todas so iguais perante nossos olhos.. .

Foi esquecida o ponto de vista testa dos partidrios decididos das Religies do Livro. O Supremo Conselho dos Estados Unidos (Jurisdio Sul ), que no havia participado da Conveno de Lausanne e no se fez representar, foi o primeiro a contestar as decises, seguido dos Supremos Conselhos da Esccia e da Grcia ( todos os dois representados em Lausanne pelo Mui Ilustre Irmo Mackersy que abandonou o local sem ter participado da discusso plenria onde poderia dar sua opinio e curvar as opinies da Conveno ), da Irlanda, da Amrica Central ( Costa Rica ) ou seja cinco Supremos Conselhos dos vinte e dois reconhecidos em Lausanne ( menos de portanto ).

Estes decidiram reformular a Declarao de Princpios num sentido mais restritivo e resolutamente testa, impondo as crenas em um Deus pessoal e no dogma cristo de imortalidade

da alma, em desprezo da liberdade de conscincia dos Irmos :

A Franco Maonaria proclama, como tem proclamado desde as origens, a existncia de Deus, o Grande Arquiteto do Universo, e a imortalidade da alma; acrescentando depois uma clusula de f, declarando necessrio e fundamental a crena em Deus, verdadeiro e vivente sempre deixando a cada um a preocupao de adorar Deus na forma que julgar em sua conscincia devendo Ele ser o mais agradvel.

Uma ciso desta forma se instaura entre os Supremos Conselhos partidrios de impor as crenas religiosas a seus membros, e aqueles, mais tolerantes e no dependentes das Igrejas que, sem serem ateus, entendiam entretanto preservar as liberdades de pensamento e de conscincia individuais.

Expliquemos as posies de uns e de outros. O Grande Comendador Albert Pike da Jurisdio Sul dos Estados Unidos ( adepto episcopal que, por outro lado, no apreciou que a jurisdio das Ilhas Sandwich fora confiada ao Supremo Conselho da Frana ) se emociona :

Nenhum Maom de lngua inglesa desejoso em proclamar sua no crena ao deus de seus pais, nem sua f em um princpio criador, frase sem significado que anula o Deus da Justia e da bondade, a Providncia protetora de nossa existncia cotidiana, destrui com mesmo golpe a Religio e derruba os altares de toda F e de toda a Maonaria .

constatamos, por sua viva reao, que Pike no adota uma posio filosfica neutra mas que se apresenta como partidrio de um Deus pessoal e se coloca como defensor da religio que ento, prudentemente, Lausanne quis descartar a Maonaria deste terreno. Como o Tratado de Unio, de Aliana e de Confederao define o Grande Arquiteto do Universo ? Ao utilizar expresses diferentes que primeira vista poderiam fazer crer a ambigidade, mas que, de fato, permitem admitir e manipular os pontos de vista testa, desta ou agnstico. Eis as formulaes : 1 no prembulo : A Franco Maonaria uma instituio de Fraternidade universal cuja origem remonta ao bero da sociedade humana; ela tem por doutrina o reconhecimento de uma Fora Superior a qual proclama a existncia sob o nome de Grande Arquiteto do Universo .

2 na Declarao de Princpios :

A Franco Maonaria proclama, como tem proclamado desde sua origem, a existncia de um Princpio Criador sob o nome de Grande Arquiteto do Universo .

3 no Manifesto :

Para elevar o homem diante de seus prprios olhos, para o torna digno de sua misso sobre a Terra, a Maonaria afirma em princpio que o Criador Supremo deu ao homem como bem mais precioso, a liberdade, patrimnio da humanidade toda, reinando do alto, o qual nenhum poder tem o direito de extinguir nem de reduzir e que a busca dos sentimentos de honra e de dignidade . ( estas trs definies so grifadas por mim ) .

Para entender o no emprego da palavra Deus sujeito a polmica por alguns Supremos Conselhos, nos coloquemos no contexto da

poca ; analisaremos a seguir o sentido exato das trs definies de substituio.

O contexto de 1875 : - campanhas antimanicas redobradas, nos pases catlicos, depois que o papa perdeu em 1870 seu poder temporal ;

- atitude ultra conservadora da Igreja catlica que no se pronuncia globalmente contra a modernidade, as liberdades individuais e coletivas, os direitos do Homem, a democracia, o sufrgio universal, a cincia, a filosofia ; em conseqncia, a luta contra a empresa da Igreja surge, a esta poca, como a condio obrigada da emancipao das pessoas e dos povos ;

- a radicalizao da doutrina catlica ( infalibilidade pontifical, proclamao da afirmao : fora da Igreja sem salvao ) que vai de encontro liberdade religiosa.

Ser pouca surpresa que estas tomadas de posio que afetaram sobretudo os pases maioritariamente catlicos e originaram ( nas populaes como na Lojas manicas ) uma rejeio palavra Deus em nome de que eles

eram proferidos, que eles tinham formado o leito do positivismo, do cientismo e do materialismo e que haviam motivado o envio do laicismo nos Estados. Estes fenmenos no afetaram ( nas dcadas que precederam Lausanne ) as naes protestantes, em particular anglo-americanas, permaneceram ligadas s suas razes religiosas e no cumpriram na justa medida a causa da exacerbao dos espritos nos pases catlicos.

Teve a Conveno de Lausanne vontade de erradicar toda espiritualidade, de fazer professar o atesmo ou abrir o caminho ? Absolutamente no ; ns daremos conta que sua neutralidade religiosa no exclua nem o tesmo, nem o desmo mas que ao evitar toda proclamao explcita, no queria mais impor uma crena precisa mas respeitar a liberdade de conscincias individuais em matrias religiosas e filosficas. Como primeiras provas :

- a Conveno manteve o lema geral do Rito Deus Meumque Jus : Deus e meu direito;

- o Presidente Besanon encerra a Conveno Em nome Deus , So Joo e dos Supremos Conselhos Confederados .

Quanto s trs formulaes utilizadas, elas deixam o campo livre s interpretaes nas quais cada Maom poder encontrar seu entendimento :

- Criador Supremo para o testa

- O Princpio Criador para o desta

- A Fora Superior para o agnstico.

Mesmo o Supremo Conselho da Inglaterra admite o erro do delegado da Esccia Mackersy em uma circular enviada em 26 de janeiro de 1876 as Oficinas de sua Jurisdio :

Se o delegado escocs permaneceu at o fim da Conferncia, no deveria Ter ousado emitir a declarao insustentvel que o congresso no havia expresso sua crena em um Deus pessoal... pois o nico ponto sobre o qual o Congresso insistiu fortemente, era de se colocar, como princpio fundamental do Rito Escocs Antigo e Aceito, a crena na pessoa de Deus, o

Criador Supremo, o Grande Arquiteto do Universo ,

e a circular de reconhecer :

Um dos grandes intentos do Congresso foi de provar ao mundo atravs de seu Manifesto, que o Rito Escocs Antigo e Aceito da Maonaria no admitiria jamais em suas fileiras qualquer pessoa que no acredite em Deus como um Deus pessoal, o Criador, o Autor e o Governador de toda coisa, o Jeov .

Para apoiar sua afirmao, a circular recorda as trs definies contidas no Tratado : Fora Superior, Princpio Criador e Criador Supremo, antes de concluir :

Se estas palavras no designam o nico Deus, que est acima de tudo, e que um Deus pessoal, nenhuma lngua ser capaz de fazer .

E durante este tempo Mackersy conseguiu fazer passar a desconfiana do atesmo ( ainda mais imperdovel porque ele no tinha participado da Conveno at o trmino) aos Supremos Conselhos um pouco excessivamente empenhados em acreditar em sua palavra. Bem rpido, duas atitudes muito conciliatrias deram ganho de causa aos partidrios

de Edimburgo. Para evitar uma diviso que predizia fatalmente a existncia de duas Declaraes de Princpios diferentes para o mesmo Rito, o novo Grande Comendador do Supremo Conselho da Sua, Antoine Amberny, suplica ao Supremo Conselho da Frana de se opor Declarao de Edimburgo, por ser um erro aceitar este ltimo, mesmo provisoriamente, na esperana que a Conveno prevista para 1878 em Roma ou em Londres possa encontrar uma soluo consensual. Duas atitudes conciliatrias mas falveis em vez de deixar isolados alguns Supremos Conselhos muito minoritrios e ausentes em Lausanne, iro suspender a aplicao do Tratado, faro hesitar os novos aderentes e permitir a qualquer signatrio trocar de opinio. A Conveno de 1878 no pode se reunir: tendo terminado a Conveno de Lausanne. Desde ento mais nenhuma Conveno universal do Rito Escocs Antigo e Aceito no consegui se reunir. Assistiremos doravante ao aumento progressivo da fora dos Supremos Conselhos testas apoiados pelas Jurisdies americanas; estes ltimos acabaro por se tornar lideres nas Conferncias Internacionais, aps o golpe de fora de 1965 que isolou o ltimo partidrio da Conveno de Lausanne : o Supremo Conselho da Frana.

QUAIS PERSPECTIVAS PARA O SCULO XXI ?

Nele havia Vida, e a Vida era a Luz dos Homens, E a Luz resplandece nas trevas, e as trevas no a compreenderam. Prlogo do Evangelho de Joo, I , 4 5

Constataes prvias

No estamos mais no sculo XIX, acabamos de deixar o sculo XX, e no obstante muitos ainda no examinaram o Rito Escocs Antigo e Aceito aqui e agora na nossa poca mas relativamente a um perodo completo. Confundindo Tradio e conformismo,

perenidade e conservadorismo, eles no medem a amplitude da mutao acelerada na qual a Humanidade inteira est empenhada, mutao radical com a qual a Franco Maonaria de todos os pases est confrontada. Trata-se de nos contradizermos de nossas razes, de evitar artificiosamente ou renegar dois sculos de nossa Histria, de pregar um modernismo de circunstncia para responder aos desafios de nosso sculo ? Certamente no, mas somente no nos curvarmos sobre ns mesmos nem sobre um passado idealizado afim de olhar a realidade, a realidade de hoje, bem de frente, de opor aos desvios do mundo profano as virtudes iniciticas e espirituais do nosso Rito e fazer dessa forma um instrumento portador do futuro para os nossos Irmos em dvida. Em fase com o dinamismo da vida e aberto ao paradigma da no dualidade universal, o Rito Escocs Antigo e Aceito poder ento se regenerar de si prprio e realizar sua vocao mundialista, tornado-se atravs de seus diversos componentes da Ordem manica o exemplo concreto de uma metamorfose de xito.

Se as religies institucionalizadas so as primeiras vtimas da mundializao materialista e se omitem, se as sociedades so arrancadas de suas tradies ancestrais, se a fecunda diversidade das culturas tende a se uniformizar ao redor de um modelo nico, em toda parte se desperta uma necessidade por uma reao,

ainda difusa e multiforme, de espiritualidade vivente. No esqueamos o que j declarou Albert Schweitzer em 1934:

Uma verdade inabalvel : tudo que se passa na Histria baseada sobre o espiritual. Se o espiritual forte, ele cria a Histria, se ele fraco, ele a submete. A questo saber se ns devemos fazer a Histria ou a submeter. Nosso pensamento deve ser de uma nova tica e religiosa ? Reconquistaremos um ideal que se opor realidade ? Eis a questo que est aberta diante de ns hoje . ( Religion in Modern Civilisation , The Christian Century, Chicago, p. 1483 ).

Esta constatao se aplica tambm, de forma bem evidente, Maonaria do Rito Escocs Antigo e Aceito. Todos os pensadores atuais concordam em dizer que, para escapar dos perigos que a ameaam, a Humanidade deve induzir uma nova maneira de pensar. Desta forma Edgar Morin em Terre Patrie :

A reforma do pensamento um problema antropolgico e histrico. Isto implica uma revoluo mental ainda mais considervel que a revoluo coperniquiana. Jamais na histria da

humanidade as responsabilidades do pensamento foram to esmagadoras. O corao da tragdia est tambm no pensamento .

Teremos ns tambm, no seio da Ordem Escocesa, reformar nossa maneira de pensar, nos tornarmos lcidos e inovadores para afrontar o sculo XXI ?

O sculo XX foi marcado por um fracasso da maior parte das ideologias religiosas, filosficas, cientficas e polticas cujos resultados foram calamitosos para a Humanidade. Felizmente, sinais de uma renovao surgiram aqui e l : a cincia ( admitindo doravante que uma certeza generalizada um mito ), reinventa outros paradigmas para explicar a realidade complexa; o racionalismo constata seus limites e apela inclusive para uma lgica paradoxal ; a filosofia, esclarecida pelas ltimas descobertas cientficas, reconhece que a matria perseguida em suas ltimas barricadas se apaga e se absorve em uma substncia nica de natureza espiritual ; as religies ( quando elas no se radicalizam mais no integralismo e fundamentalismo para represar um mundo e adeptos que lhe escapam ) se abrem ao conceito de um Deus de Amor mais prximo, mais humano e mais tolerante.

Muitas causas explicam a diviso atual do Rito. Primeiro o insucesso da Conveno de Lausanne. Ao definir uma espiritualidade especfica ao Rito Escocs Antigo e Aceito desligado da esfera religiosa mas conservando o Esprito sua supremacia sobre a matria, ao conciliar uma plena liberdade de conscincia ( hoje admitido ) relativamente idia que cada um podia se tornar a ltima realidade, colide de frente com os Supremos Conselhos desejosos de manter a concepo testa do Grande Arquiteto do Universo. Ora, em nossos dias, o antagonismo dualista entre tesmo personalista e desmo no personalista assimilado numa interpretao mais ampla, assim j o sugeriu Albert Shweitzer em Aus meinem Leben und Denken ( Minha vida e meu Pensamento, Leipzig 1931 ) :

Todo cristianismo verdadeiramente vivente pantesta na medida onde deve conceber tudo aquilo que existe como existente no Ser universal. Mas ao mesmo tempo, toda piedade verdadeiramente tica se coloca acima de toda mstica pantesta. Pois ela no encontra o Deus do Amor na natureza; ela somente o conhece porque ele se revela em nos como vontade de Amor. O Ser universal, tal qual se manifesta na natureza, para nos sempre qualquer coisa de impessoal. Mas, com o Ser universal que se revela em nos como vontade de Amor, nos, nos colocamos em relao como que com uma

personalidade tica. O tesmo no est em oposio com o pantesmo, mas ele surgiu de seu solo, como a determinao tica sada da indeterminao natural .

Para aqueles que alguma vez tentaram compreender a relao entre desmo e tesmo sem fazer objeto de polmica religiosa, a questo no oferece muito para tomar partido; infelizmente, alguns de nossos contemporneos condizem dificilmente que no existe antilogia entre o pessoal e o impessoal, o sujeito e o objeto, a causa e o efeito, o absoluto e o relativo, o finito e o infinito, o temporal e o eterno, o material e o espiritual; optando por um ou por outro deste termos aparentemente antnimos, eles se enclausuram numa percepo dualista, linear, mecanista do mundo e no conseguem iar ao nvel superior de uma Realidade complexa, animada pela inter-relao dinmica de fatores multidimensionais, a aceitar o carter incompleto e provisrio de todo conhecimento. portanto o que afirma agora a cincia moderna, reencontrando assim os ensinamentos das Grandes Tradies da Humanidade. O Maom do Rito Escocs Antigo e Aceito no pode se erguer concepo de uma substncia ou de uma Realidade universais sem no entanto as encerrar numa terminologia religiosa particular e ignorar aquilo que a cincia contempornea, certa filosofias ou o pensamento oriental concebem a este propsito ? Se o Rito Escocs Antigo e

Aceito quiser se fazer ouvir a todas as grandes correntes de pensamento e se tornar verdadeiramente universalista, no lhe caber aceitar, ao lado da concepo tipicamente e exclusivamente religiosa de antigamente, a possibilidade de uma formulao espiritualmente neutra do Grande Arquiteto do universo, portanto aberto a todas as aproximaes e a todas as sensibilidades humanas? Neste domnio tambm a mundializao em marcha far pouco caso das querelas de capelas.

A situao bloqueada na qual se encontra o Rito Escocs Antigo e Aceito tem outras causas, bem atuais, que o fracasso de Lausanne. Ela provm notadamente da Frana onde uma Obedincia, se glorificando do reconhecimento anglo-americano e confundindo a inteno de regularidade e reconhecimento, afirma que a invocao do Grande Arquiteto do Universo se dirige exclusivamente ao Deus pessoal das Religies do Livro ( portanto mesmo que cada uma desta trs religies monotestas tenha uma concepo diferente das outras duas ! ) e faz crer que esta posio permanece firmemente como aquela da Maonaria anglo-americana, ento que esta aqui, apreciada pelas instituies religiosas com perda de audincia em seus prprios pases, reconhece pouco a pouco o bom fundamento da posio de Lausanne.

Esta Obedincia francesa no hesita em conservar a exclusividade de suas apadrinhaes, destilar controvrsias ao estrangeiro para prejudicar aqueles que, permaneceram fundamentalmente e sinceramente espiritualistas e fieis aos valores constitutivos do Rito Escocs Antigo e Aceito no sendo menos permanentes dos mais regulares. Persistindo nas falsas alegaes durante decnios, eles acabaram por fazer acreditar as novas geraes de Maons que no esto sempre preparados em conhecer a verdade histrica e os anteriores pensamentos estratgicos: assim que nascem as lendas enganosas e tenazes.

Uma outra causa de bloqueio reside no fato de que existe uma confuso no esprito de certas Jurisdies entre a presena protocolar que implica sempre naturalmente anterioridade de sua criao e um direito de primogenicidade sobre as Jurisdies mais recentes, se traduzindo por uma fixao unilateral de critrios de regularidade por uma retirada de seu reconhecimento, se houver a menor divergncia de ponto de vista ou uma tentativa de no dependncia. Nesta matria, Lausanne conseguiu consagrar plena soberania, igualdade e colegialidade entre todas as Jurisdies.

Exceder as probabilidades da Histria ou sucumbir ?

O sculo XXI entrou em uma era planetria com os efeitos felizes e nefastos que o conheceram. No restam meios para que as instituies, quer sejam religiosas, sociais, econmicas, polticas, no governamentais (O . N. G. ) ou manicas, que possam mais arcar sobre si mesmos com o risco de serem condenadas estagnao, a regressar, ver desaparecer ; doravante uma viso global e futurista das coisas se impe, as aproximaes e os reagrupamentos tornam-se necessrios para sobreviver e gerar novos dinamismos. A tendncia no recente: assim, as duas guerras mundiais fizeram compreender a necessidade de instaurar uma Sociedade de Naes ou de uma Organizao das Naes Unidas para tentar regular as relaes internacionais. No enxergam hoje as religies institucionais, com perda da credibilidade e de efetivos, outrora em conflitos permanentes entre elas, mas no presente confrontadas ao perigo comum do materialismo, do consumismo e da economia ultra liberal induzindo a uma forte desespiritualiza o do Homem, escutar-se mutuamente e tentar descobrir os critrios e perspectivas que poderiam os aproximar, fazendo passar a um segundo plano suas diferenas doutrinrias ? No podiam lamentar que o mundo manico, rico em sua diversidade, portador dos ideais do

Sculo da Luzes, podendo se orgulhar de ter sido no passado a vanguarda da conquista dos Direitos do Homem, da justia social e da democracia, no poder ser para si prprio um fermento inovador ? E o Rito Escocs Antigo e Aceito que, bem antes, estava entretanto dotado de uma constituio mundialista visionria, que uso fez dela e qual promessa para o futuro far ? Continuar ela a se atormentar nas quer ela de um outro tempo, padecer ainda e sempre os trmites do passado, decepcionar a gerao de Maons j com um p no sculo XXI ou lhes oferecer uma formidvel perspectiva por vir ? Teramos ns, no seio de nosso prprio Rito, nos tornados menos clarividentes e menos tolerantes que as Igrejas que outrora nos combateram mas que hoje entenderam a necessidade de revisar seu posicionamento ( Encclica Ecclesiam Suam de Paulo VI, 1964, e criao de um Conselho pontifical sobre o dilogo interreligioso, Encontro de Assis ), menos capazes que as naes que tentam se federar ( construo europia ), menos hbeis que o mundo da finana ( Fundo Monetrio Internacional, Banco Central Europeu ), menos audaciosos que a Organizao Mundial do Comrcio, etc ... ? Teramos nos tornados incapazes de aplicar a ns mesmos nossos prprios ideais para nos colocarmos em adequao com os nossos princpios, de abrir simplesmente nosso corao ao dilogo, conciliao e Fraternidade antes de perseguir conflitos irrelevantes ao olhares mundiais e de nos refugiarmos passivamente

atrs de teses obsoletas ? No necessrio ser um grande sbio para predizer que se continuarmos a nos ignorar ou a nos anatemizar mutuamente, daremos desta forma a demonstrao que nos cortamos nossas razes vivificantes do Esprito e da Vida: o enfraquecimento e a marginalizao inexorveis do Rito Escocs Antigo e Aceito sero as funestas conseqncias.

O tempo chegado para o Rito Escocs Antigo e Aceito reconsiderar positivamente e criativamente o por vir das relaes internacionais entre os Supremos Conselhos regulares. Se temos realmente o desejo e a vontade, um desbloqueio da situao poder se efetuar progressivamente, sem mudar de atitude nem incriminar nossos primrdios : primeiramente esquecer o passado para poder imaginar criativamente o por vir; cessar a seguir de declarar irregulares as Jurisdies preenchendo todos os critrios tradicionais da Regularidade ; tornar possvel as intervisitas ; deixar contatos confiantes e fraternais se unirem ; nos reconhecermos mutuamente como coherdeiros e co-responsveis de um mesmo Rito ; viabilizar e realizar finalmente a reconciliao da famlia escocesa. Certamente, as Grandes Constituies no autorizam seno um Supremo Conselho por pas, mas se quisermos um dia voltar a este ideal, tornar-se- necessrio comear por nos reencontrarmos e dialogar

durante um perodo intermedirio; se no pudermos conseguir, resta a soluo de adaptar as Grandes Constituies realidade dos fatos : nossos antecessores em seu tempo legislaram a este respeito, por que no poderemos fazer o mesmo, visto que aquilo que se reclama das Grandes Constituies antes de 1875 est longe de poder os aplicar tais quais estando portanto na irregularidade que denunciam. A mundializao em curso, a situao internacional deletria e o estado atual da Franco Maonaria pleiteiam em favor de uma concentrao pacfica : no podem faltar reunies se no se deseja ser ultrapassado ou esquecido no curso dos acontecimentos. Pertence aos Maons Escoceses de boa vontade, lcidos e criativos, tomar o destino em suas mos. Quem abrir seus olhos sobre nosso mundo porvir ? Quem estender uma mo fraternal ? Quem responder ao apelo da Histria ?

No poderamos apoiar melhor nosso apelo em renovar a dilogo no seio da Famlia Escocesa seno lembrando a alocuo de encerramento do Grande Comendador do Supremo Conselho da Sua, organizador da Conveno de Lausanne :

A Conveno manica de Lausanne terminou seus trabalhos ; antes de os fechar, vosso presidente exprime seu reconhecimento ; nunca uma empreitada to temida se tornou to fcil graas ao vosso esprito fraternal e vossa indulgncia.

Elas eram de uma grande gravidade, as questes submetidas vossa deliberao e que felizmente resolvestes :

- finalizar a obra de 1786, apropriando as Grandes Constituies s aspiraes de nossa poca e sem os privar desta caracterstica de elevada sabedoria que distinguia nossos ancestrais em maonaria. Nossos esforos foram, assim o esperamos, coroados do maior sucesso ; no tivemos de vencer nenhuma resistncia, e cada um de nos pode levar sua pedra ao edifcio comum ;

- firmar as bases do Tratado de Aliana entre os Supremos Conselhos Escoceses e estreitar mais ainda os laos que os unem. L ainda, grandes progressos foram realizados; a Maonaria Escocesa ser doravante um feixe indestrutvel, uma s famlia, apesar da distncia, apesar das diferenas de usos e costumes, de

nacionalidades, de religies; o ideal da Maonaria.

A Conveno no desejou se separar sem antes dirigir um manifesto caloroso a todos os amigos da luz e do progresso. A Maonaria Escocesa os associa a seus trabalhos e os convida a lutar com ela contra a intolerncia e os preconceitos.

Estas grandes, estas importantes decises foram tomadas de um s corao, de uma s alma, como convm a verdadeiros Maons. A Arte real possuir novas foras para lutar contra as trevas da superstio e da ignorncia. A f Manica se reacender, todas as Oficinas sero doravante focos de luz, cuja influncia benfeitora invadir o mundo e o transformar. Possa o Grande Arquiteto do Universo satisfazer nossas esperanas e fecundar o campo onde trabalhamos !

Infelizmente, as esperanas do Grande Comendador da Sua e dos iniciadores de Lausanne foram frustradas bem rpido ! Neste caso que o Conclio Vaticano II conseguiu corrigir Vaticano I e se colocou em harmonia com a sua poca, o Conselho Pontifical para o Dilogo interreligioso no teve receio de

escrever, a propsito de uma aproximao positiva das tradies religiosas:

Estas tradies devem ser aproximadas com grande respeito, por causa dos valores espirituais e humanos que contm. Elas requerem nossa considerao pois, atravs dos sculos, elas foram a testemunha dos esforos para encontrar respostas aos enigmas escondidos da condio humana... O dilogo interreligioso no tende simplesmente a uma compreenso mtua e s relaes amigveis. Ela chega a um nvel muito mais profundo, quele do esprito, onde a permuta e a partilha consistem em um testemunho mtuo daquilo que cada um cr e uma explorao comum das convices religiosas respectivas. ..

O dilogo sincero implica de um lado que se aceite a existncia de diferenas e mesmo de contradies, e por outro lado que se respeite a livre deciso que as pessoas tomam de acordo com os imperativos de sua conscincia.. . num dilogo atento que necessrio saber reconhecer e acolher os valores culturais que favorecem a dignidade do homem e de sue destino transcendente. .. Poder tambm ajudar a promover valores culturais tradicionais ameaados pela modernidade e o nivelamento por baixo que toda internacionaliza o indiferenciada pode trazer consigo... ( Atas da

Santa-Matriz : Dilogo e Anuncio 19 de maio 1991 ) .

Neste caso em que esta abertura em andamento na Igreja catlica, e j comprometida do lado protestante e ortodoxo, leva a contatos regulares entre o cristianismo e o judasmo, o islamismo e o budismo para um melhor conhecimento recproco, quem por ns ? As religies que aceitam hoje a tolerncia mtua que defendamos no sculo XVIII, foram um surpreendente avano para os Maons que pareciam tem regressado neste domnio !

Os Maons Escoceses sero incapazes de seguir uma evoluo semelhante ? Sero eles devassados por aqueles que, tornados conscientes da necessidade de resistir dominao tcnico-econmico, j se compem para a instaurao de uma cidadania mundial humanista e espiritualista ? Iro deixar escapar a oportunidade e a vantagem que lhes do suas Grandes Constituies internacionalistas pelo fato de os ajustar e se adaptar eles mesmos realidade e s exigncias do mundo contemporneo ? Um mnimo de realismo e de fraternidade lhes ir permitir aceitar um dilogo interjurisdicional e se abrir um dia esperana de um Lausanne II ?

As reunies internacionais dos Supremos Conselhos regulares do mundo, impulsionados pelo Supremo Conselho da Frana desde 1995 e reunindo a este momento vinte e seis Supremos Conselhos distribudos sobre trs continentes trazem um elemento de resposta a esta questo essencial.

También podría gustarte