Está en la página 1de 9

as coisas.

De fato, se ambos so necessrios, o lazer mais desejvel que os negcios, e o objetivo destes; temos portanto de perguntar: como devemos fruir nosso lazer? Certamente no ser jogando, pois se assim fosse os jogos seriam o objetivo de nossa vida; como isto impossvel e as diverses so mais teis no tempo em que nos dedicamos aos negcios (quando se est fatigado tem-se necessidade de relaxar, e o relaxamento o objetivo dos jogos, ao passo que os negcios so acompanhados de fadiga e concentrao), ao introduzir as diverses na cidade devemos discernlr os momentos favorveis para as usarmos, pois as empregamos como se fossem remdios; a sensao que elas criam na alma relaxante para a mesma, e relaxante por ser agradvel. Mas o lazer parece conter em si mesmo o prazer, a felicidade e a bemaventurana de viver, e isto no est ao alcance dos homens ocupados, e sim dos que usufruem o lazer; o homem de negcios se ocupa na busca de algum objetivo ainda no alcanado, mas a felicidade um objetivo alcanado, que todos os homens consideram acompanhado no pelo sofrimento, e sim pelo prazer; nem todos os homens, porm, definem este prazer da mesma forma; cada um o concebe segundo sua prpria natureza e seu prprio carter, e o . prazer que o melhor dos homens considera ligado felicidade o melhor prazer e provm das mais nobres fontes. ~ claro, portanto, que h ramos do conhecimento e da educao que devemos cultivar apenas com vistas ao lazer dedicado atividade intelectual, e tais ramos devem ser apreciados por si mesmos, enquanto as formas de conhecimento relacionadas com os negcios so cultivadas como necessrias e como meios para atingir outros fins. Por esta razo os antigos incluram a msica na educao, no por ser necessria (nada h de necessrio nela), nem til no sentido em que escrever e ler so teis aos negcios e economia domstica e aquisio de conhecimentos e s vrias atividades da vida em uma cidade, ou como o desenho tambm parece til no sentido de tornar-nos melhores juzes das obras dos artistas, nem como nos dedicamos ginstica, por causa da sade e da fora (no vemos qualquer destas duas resultarem da msica); resta, portanto, que ela seja til como uma diverso no tempo de lazer; parece que sua introduo na educao se deve a esta circunstncia, pois ela classificada entre as diverses consideradas prprias para os homens livres. . (Aristteles, Poltica. Trad. de Mrio da Gama Kury. Braslia, Ed. Universidade de Braslia, f985 , p. 269-270.)

Antiguidade

a humanltas

romc:na:

. sua vez o rude vencedor e A Grcia vencida conqulsto~ ~or cio) levou a civilizao ao brbaro t.acto. (Hor _. onse uido submet-Ios a no ser .parAs armas ,:,aotmha~ c 9 domou. (Plutarco) cialmente; foi a educaao que os

Primeira parte Contexto histrico


1. Introduo
ao segundo milnio a.C., quando a Os primeiros tempos remontam da por tribos de provvel h , Ia se ac a povoa di arte centro-sul da peUin~u . 't 'l'cos que se subdividem em 1P 'ia, o s ztalwtas ou l, a I de , desenvolvimento dif eren tes, l origem indo-europ 1 s costumes e Uive de I versos povos mgua , 'outros agricultura. dedicando-se alguns a~ pastorelO" e de comunidade primitiva, no ha~ O povo latino Vive ~m reglm, d da terra, Os membros do cl vendo, de incio, a propnedade pn~;a~ a autoridade mxima do paierrendem culto aos antepassados e aLc~l, regl'-ao onde mais tarde, provar as do acio, id ' t co famlias . Ocupam as C m nda d a a Cl a de de Roma ' aconteclmen o 'f velmente em 753 a. ., e u envolto em lendas. am a colonizao do sul da No sculo VII a.C., os gre~os come M Grcia. Bem ao norte, heclda como agna d pennsula que passa a ser con , mais adiantado e conhecedor a na Etrria (atual Toscana), ~ P~v~:I os etruscos iniciam sua expanso escrita. Por' volta do mesmo se~~ o d Lcio onde o regime gentlico se conquistando, inclusive, a reglao _o , achava em processo de .des~grega:~'a em trs perodos: Vamos dividir a hlstna rem f d - de Roma queda do ltimo Realeza (de 753 a 509 a.C.): da un aao rei etrusco. 63 .

62

Repblica (de 509 a 27 a.C.): a Repblica marcada, de incio, pela luta entre patrcios e plebeus e, depois, pelo expansionismo militar. Imprio (de 27 a.C. a 476 d.C.): da instaurao do Imprio sua queda com a invaso dos brbaros.

2. Realeza
No perodo da Realeza, a economia passa do pastoreio cultura de cereais. Roma, com o desenvolvimento do comrcio, comea a se transformar em urbs (cidade). A posse comum da terra substituda pela propriedade privada. Surge, ento, a diviso de classes: de um lado a aristocracia de nascimento, representada pelos patrcios, e de outro a maioria da populao, constituda de plebeus, geralmente homens livres (camponeses, artesos, comerciantes), mas sem direitos polticos. H tambm uma camada intermediria, os clientes, plebeus ou estrangeiros que se colocam na dependncia de uma famlia patrcia para obter proteo jurdica em troca da prestao de servios. Nessa poca tambm h escravos, embora ainda em nmero reduzido.

, I V C j no sculo Il l a.C. As conquistas comeam n~ se~~e~ dosaro~:nos. Comea, ento, a toda a pennsula se encontr~ e G p Pu'n icas contra os cartagineses. d - com as tres uerras, ._, gran e expansao, d 1 ti mente as mais diversas regioes ate Em no secu o occupao =~t~e~i~~:rneo ~orna-se conhecido como Mare que, segui?a lsOIa.., Nostrum (Nosso Mar).

o , rn z w
X
l-

w_

= :2.9 -s x " , ,.,

:2'"
o :;)c:
rn", o"
I

~$
z" rl
:20 o,g.
ec-

3. Repblica
Com a queda do ltimo rei etrusco, inicia-se a Repblica que representa os interesses dos patrcios, nicos a terem acesso aos cargos polticos. O poder executivo representado por dois cnsules eleitos. O Senado, composto por membros vitalcios, o principal rgo da Repblica. No entanto, algumas camadas da plebe enriquecem _ sobretudo aquelas que se dedicam ao comrcio -, e so intensas as lutas para a obteno de iguais direitos polticos e civis. Os plebeus alcanam diversas conquistas nos sculos V e IV a.C., como a criao do Tribunato da Plebe, a publicao da Lei das Doze Tbuas, a permisso do casamento misto etc. O que de fato est ocorrendo o surgimento de uma nova aristocracia (no mais pelo nascimento, mas pela riqueza) que passa a ocupar os altos cargos pblicos. Os plebeus pobres continuam margem do processo poltico e tm sua situao econmica piorada com o aumento da importao de escravos estrangeiros em razo das guerras de conquistas. Com isso, muitos pequenos agricultores perdem suas terras, e os artesos vem o trabalho manual ser desvalorizado ao se tornar trabalho de escravos.
64

o
oW 11.

li:

65

Evidentemente so grandes as transformaes ocorridas. Intensificam-se as relaes comerciais e surgem grandes fortunas. Aumenta con. sideravelmente o nmero de escravos, conseguidos nas guerras, pela pirataria e por dvidas. Muitos deles pertencem ao Estado e se ocupam com a construo de monumentais obras pblicas. Outros so propriedade de particulares e trabalham no campo ou na cidade,' onde desempenham at funo de preceptores, quando instrudos. s vezes tornam-se libertos, geralmente por recompensa a servios prestados. A situao em que se encontram to brutal e desumana que, nos sculos II e I a.C., ocorrem diversas revoltas de escravos, das quais a mais famosa foi a de Esprtaco (73 a.C.). A expanso romana altera profundamente as tradies devido influncia estrangeira, sobretudo do helenismo (a Grcia fora anexada em 146 a.C.). A influncia oriental tambm marcante, fazendo-se sentir no luxo dos costumes e nos governos cada vez mais personaHstas, imagem do despotismo oriental.

A perseguio aos cristos se inicia com Nero (ano 64) e se repete riodicamente at que, em 313, Constantino permite a liberdade de ulto. No final do sculo IV o cristianismo se torna reHgio_ oficial.. A prpria doutrina se modifica nesse t~mpo: ~onsegu!n.do a adesao ~a elite, 1\ sume cada vez mais a estrutura hierarquizada tpica do Imprio, co~ representantes em todas as suas partes. Numa. poca em qu~ o prprio Imprio se descentraliza e se fragmenta, a Igreja passa a surgir como um plo aglutinador. A partir do sculo 11 d.C. inicia-se a decadncia do Imprio: dificuldades em manter a mquina burocrtica; corrupo; lutas pelo poder, que se torna cada vez mais personalista; altos impostos; esvaziamento dos cofres pblicos e dissipao dos costumes, afrouxados pelo luxo.
A ,

4. Imprio
As manobras de Csar em busca do poder absoluto demonstram a fragilidade da Repblica. Em 27 a.C. Otvio recebe o ttulo de Augusto (filho dos deuses) e implanta o Imprio. . O "Sculo de Augusto" conhecido pelo grande desenvolvimento cu1turaL~rbano. So construdos templos, aquedutos, termas, estradas e edifcios pblicos. As artes so incentivadas e, nessa poca, Virglio, Horcio, Ovdio e Tito Lvio refletem ntida influncia helenstca. Novos portos e estradas abrem novos mercados e fazem expandir o comrcio. Grandes latifndios se especializam em alguns produtos, e o escravismo continua na base do processo econmico. O Imprio. atinge sua extenso mxima no incio do sculo II d.C. e necessita uma incrvel mquina burocrtica para manter a administrao. Da a importncia dos funcionrios' do governo, sobretudo para o controle da arrecadao dos impostos das provncias. Dada a complexidade das questes de justia, desenvolve-se a instituio do Direito Romano. O surgimento do na poca de Augusto, obra dos evangelstas considerada subversiva ao divino imperador e 66 cristianismo foi um fato importante. Cristo nasceu e suas idias foram levadas alm da Palestina por que convertiam os pagos. A doutrina crist por no aceitar os deuses pagos, no render culto por ter, entre seus adeptos, os pobres e os escravos.

Com o cessar das guerras de expanso d-se, no sculo 111, a crise do escravismo, que faz surgir, lentamente, o sistema de colonato. O declnio do artesanato e do comrcio leva a uma ruralizao da economia. Nas fronteiras, os brbaros vo se infiltrando como colonos ou sol.dados. No incio do sculo V uma onda de guerreiros brbaros, de diversas origens, invade o Imprio, fragmentando-o. Em 395 dividido em Imprio Ocidental (com sede em Roma) e Imprio Oriental (com sed~ em Constan tinopla). Em 476 a Itlia cai em poder de Odoacro, rei dos hrulos.

Segunda parte A educao romana


1. Introduo
De maneira geral, podemos distinguir trs fases na educao .romana: de incio, trata-se da educao latina original, de naturez~. patrarcal; depois, a admirao pelo helenismo entremeada com crtcas dos defensores da tradio; por fim, d-se a fuso da cultura romana com a helenstica (que j supe elementos orientais), notando-se ntida supremacia dos valores gregos. A fuso dessas culturas traz um elemento novo, a bilingismo (e s vezes at o trilingismo), pelo qual, desde cedo, as crianas aprendem o latim e o grego. 67

Vale ressaltar ainda alguns aspectos remanescentes da antiga educao, qual seja o papel da famlia, representado pela onipotncia paterna (que no destituda de afeto), e a ao efetiva da mulher, de que so exemplos as clebres "mes romanas".

2. A educao herco-patrca
. A educao dos patrcios (proprietrios rurais e guerreiros) de cunho aristocrtico, visando perpetuar os valores da nobreza de sangue e cultuar os ancestrais da famlia. B bom lembrar que no se trata da famlia nuclear moderna, mas da ~xtensa famlia composta tambm pelos filhos casados, pelos escravos e chentes, dos quais o paterfamilias proprietrio, juiz e chefe religioso. At os 7 anos as crianas permanecem sob os cuidados da me ou de outra matrona ("mulher respeitvel") da famlia. Depois dessa idade, as meninas continuam no lar aprendendo os servios domsticos, enquanto o filho assumido pelo pai, que se encarrega pessoalmente da sua educao.
f.'" .

Quando cresce um pouco mais (15 anos), acompanhao pai ao foro, praa central onde so tratados os assuntos pblicos e privados, e em torno da qual se erguem os principais monumentos da cidade, inclusive o tribunal. A o jovem aprende o civismo. Caso o pai no pudesse desempenhar pessoalmente essas tarefas que s vezes ocorria devido s guerras -, elas eram assumidas por um parente ou mesmo por um escravo instrudo. Aos 16 anos o jovem encaminhado para a funo militar ou poltica. O que ressalta nessa educao a aprendizagem pela vida e para a vida, a importncia da imitao (no s do pai, mas dos antepassados) e o carter predominantemente moral e menos intelectual.

3. A educao cosmopolita
J na poca da Repblica, o desenvolvimento do comrcio, o enriquecimento de uma certa camada de plebeus e o incio da expanso romana tornam mais complexa a nova sociedade que est sendo constituda. Da, a necessidade de um outro tipo de educao. A partir do sculo IV a.C., aparecem escolas elementares particulares, que se generalizam no sculo seguinte. So as escolas do ludi magister tludus, ludi, "jogo, divertimento"; magister, "mestre"), onde dos 7 aos l2 anos aprende-se demoradamente a ler, escrever e contar. Os mestres so pessoas simples e mal pagas, ajeitando-se em qualquer espao (uma tenda, a entrada de um templo ou de um edifcio pblico). As crianas usam tabuinhas enceradas nas quais escrevem com estiletes. Tudo se aprende de cor, e o mestre, muitas vezes, recorre ao castigo. Por volta dos sculos 111 e 11 a.C., as incurses militares e o comrcio colocam os romanos em contato com os povos helnicos, provocando a exigncia da aprendizagem do grego. Inicia-se a educao bilnge, que resulta no aparecimento de inmeros professores gregos. Surgem ento as escolas dos gramticos, onde dos 12 aos 16 anos os jovens entram em contato com clssicos gregos. Ampliam, assim, seus conhecimentos literrios e tm acesso s "disciplinas reais" como geografia, aritmtica, geometria e astronomia. Iniciam-se na arte de bem escrever e bem falar. Seguindo a tradio helenstica, consideram que o homem livre deve ter uma educao encclica, isto , enciclopdica. Tais novidades assustam os mais conservadores, e Cato, o Antigo, critica aquilo que considera influncia deformadora da tradio romana. Com o tempo, o aperfeioamento da retrica exige o aprofundamento do contedo e da forma do discurso. Surge, ento, a necessidade de um nvel tercirio de educao, representado pela escola do retor (pro69

:~
~

_ - . ~~k:;"t: . ,~.,': (f~1J_-~"": .~:{,

:-~,,~:~J

-J!

'~"''4~,~'I'j!.~g~:!f.l''i,.~':T~~+I.!.(

"!~2.~.c<

AA B

'\
~ ~

B
CG

/:)

o
E
V(wJF

E
'(V

Os gregos assimilaram a inveno ienicle do alfabeto e provavelmente a transmitiram aos latinos durante a colonizao do sul da Itlia e da Slcllia.

Sendo essa uma sociedade agrcola, o menino aprende a cuidar da terra, trabalho que, de incio, colocava lado a lado o senhor e o escravo. Aprende tambm a ler, escrever e contar, torna-se destro no manejo das armas, na natao, na luta e na equitao. Tais exerccios fsicos visam antes a preparao do guerreiro do que propriamente o esporte desinteressado. O filho acompanha o pai s festas e acontecimentos mais importantes, ouve o relato das histrias dos heris e dos antepassados, aprende de cor a Lei das Doze Tbuas. Isso desenvolve a conscincia histrica e o patriotismo. 68

fessor de retrica). Dos trs tipos de professores, so os retores os mais considerados e bem pagos. ' Essas escolas desenvolvem-se no decorrer do sculo I a.C. (poca de Ccero) e crescem durante o Imprio. So freqentadas pelos jovens da elite que se destacaro na vida pblica e devem ser preparados para as assemblias e as tribunas. Estudam poltica, direito e filosofia, sem esquecer as disciplinas reais, prprias de um saber enciclopdico. Acrescenta-se a isso uma viagem de estudos prpria Grcia. A educao fsica tambm merece a ateno dos romanos, mas com caractersticas menos voltadas para o esporte e mais para as artes 'marciais. Em vez de freqentarem ginsios, lutam nos circos e anfiteatros. Trata-se, afinal, de formar soldados. Como se v, predomina a educao aristocrtica, no s porque privilgio da elite, mas tambm por estar voltada para as atividades consideradas mais nobres e que excluem o trabalho manual.

4. A educao no Imprio
A educao romana durante o Imprio no muito diferente daquela a que j nos referimos, a no ser quanto sua complexidade e organizao. Um fato notvel a crescente interveno do Estado nos assuntos educacionais. Isso se explica pelo fato de a administrao do Imprio requerer uma bem montada mquina burocrtica, cujos funcionrios de'vem ter, pelo menos, instruo elementar. A continuidade dos estudos exigida no caso de se aspirar a posies mais altas como cargos prprios da justia e da administrao superior. De incio o Estado mero inspetor, mais ou menos distante das atividades da educao, sempre restrita iniciativa particular. Com o tempo, passa a oferecer subveno, depois controla por meio da legislao e, por fim, toma para si a responsabilidade da educao. Assim, no sculo I a.C. estimulada a criao de escolas municipais em todo o Imprio. O prprio Csar concedera, nessa poca, o direito de cidadania aos mestres de artes liberais. No sculo I d.C. Vespasiano libera de impostos os professores de ensino mdio e superior e institui o pagamento de alguns cursos de retrica, de que se beneficiou o famoso mestre Ouintiliano. Pouco tempo depois, Trajano manda alimentar os estudantes pobres. Mais tarde, outros imperadores legislam quanto pontualidade do pagamento feito aos professores, pelos particulares, e quanto ao montante a ser-lhes pago.

Mas foi o imperador [uliano (ano 362) que praticamente oficializou o ensino ao exigir que toda nomeao de professor fosse confirmada pelo stado. E bem verdade que esse imperador, tambm chamado o Apstata, opunha-se expanso do cristianismo e pretendia, com essas medidas, impedir a contratao de professores cristos. Outro aspecto a ser destacado na poca do Imprio o desenvolvimento da educao terciria, com os cursos de filosofia e retrica a que j nos referimos, e a criao de ctedras de medicina, matemtica, mecnica e, sobretudo, escolas de direito. Durante a Repblica, a formao do jurista era informal, bastando acompanhar com freqncia os trabalhos dos tribunais. J no Imprio exige-se a formao sistemtica por quatro ou cinco anos, tal a complexidade que adquirira a nova cincia do direito, cujos grandes centros de estudo eram Roma e Constantinopla. Inmeras bibliotecas so criadas, e muitos manuscritos so apropriados pelos romanos nas regies conquistadas. Os grandes centros de estudos helnicos continuam florescendo, como o Museu de Alexandria, o Crculo de Prgamo e a Universidade de Atenas. Em Roma, no sculo 11 d.C., Adriano funda o Ateneu, no Capitlio, que se torna centro de discusso e cultura. Tambm as distantes provncias da Espanha, Glia e frica recebem o estmulo imperial e criam importantes escolas, onde estudam homens da categoria de Sneca, Ouintiliano e, posteriormente, Marciano Capella e Santo Agostinho.

Terceira parte A pedagogia romana


1. Caractersticas gerais
Para compreender melhor a pedagogia romana, convm estabelecer algumas comparaes com a pedagogia grega. Ambas, Roma e Grcia, constituem, na Antiguidade, sociedades escravistas. O trabalho manual desvalorizado, enquanto a atividade intelectual restrita aristocracia, a nica a desfrutar do "cio digno". Isso ocorre at na Atenas democrtica, pois vimos que tal democracia se destina a uma parcela mnima de cidados livres. Resulta da que o modelo de homem a ser-objeto das reflexes sobre a educao justamente o do homem racional, capaz de pensar corre-

70

71

tamente e se expressar de forma convincente. l! evidente que tal modelo o mais adequado elite dirigente. Agora vamos apontar algumas diferenas. Na Grcia, a pedagogia (de Plato, por exemplo) fundada em uma viso filosfica sistematizada e tambm supe que o prprio aluno, nos estgios superiores, se dedique filosofia no seu sentido mais amplo, incluindo sobretudo a metafsica. Por outro lado, em Roma, a reflexo filosfica no recebe ateno de forma to sistemtica. Quintiliano e outros at encaram a filosofia com certa descrena e, quando recorrem a ela, tm preferncia pelos assuntos ticos e morais, influenciados que so pelos pensadores esticos e epicuristas do perodo helenstico. Isto se deve ao fato de os romanos terem uma postura mais pragmtica, voltada para a prtica cotidiana, para a ao poltica efetiva e no para a mera contemplao e teorizao do mundo. Percebe-se o prevalecimento da retrica sobre a filosofia. A trama do discurso sempre mais literria que filosfica e da decorrem os riscos do formalismo oco tpico do perodo de decadncia. De fato, com o tempo, h em Roma um declnio da formao cientfica e artstica, prevalecendo uma cultura de letrados, preocupados com as mincias das regras gramaticais e questes filolgicas e com os artifcios que permitem ao cidado o brilho nas conversaes. Outra diferena entre Grcia e Roma que a primeira, enquanto autnoma, nunca constituiu uma nao, mas se dividia em inmeras pleis. J a segunda desenvolve a concepo de Imprio e se estende por vrios povos diferentes. Mas Roma no discrimina o vencido e lhe confere o direito de cidadania romana em troca do pagamento dos impostos. Em vez de impor o latim, incorpora o idioma grego da civilizao helnica, bem como vrios padres dessa cultura que se torna universal. A cultura universalizada pode ser expressa na palavra humanitas, o equivalente romano paidia grega. Mas distingue-se desta por ser uma cultura predominantemente "humanstica": busca no homem aquilo que '0 caracteriza como homem, em todos os tempos e lugares, e no se restringe ao ideal do sbio, mas tambm ao do homem virtuoso, como ser moral, poltico e literrio. Com o tempo, o ideal da humanitas degenera, restringindo-se, como j vimos, ao estudo das letras, mas descuidando-se das cincias.

2. Principais representantes
Assim como a produo filosfica pequena entre os romanos, tambm a pedagogia no merece tanta ateno e, quando existe, quase sempre voltada para questes prticas. Tambm tardia, e os principais 72

presentantes aparecem sobretudo por volta dos sculo~ I a.C. e I d.C., figuras de Ccero, Sneca e Quintiliano. Mas, o mais antigo desses nsadores Cato, o Antigo (234-149 a.C.), cujos dois livros sobre ducao desapareceram. Ele defende a tradio romana contra o incio da influncia helnica, conclamando ao retorno s suas razes. Um sculo depois, Varro (116-27 a.C.) representa bem a transio que termina por aceitar a influncia grega. Seu trabalho sobretudo prtico, tendo escrito uma enciclopdia didtica, que servir de base a trabalhos posteriores, onde discute o ensino da gramtica. Escreveu tambrn stiras que, por meio de mximas edificantes, orientam o jovem na virtude. Ccero (106-43 a.C.) se destaca entre os grandes pensadores romanos, se bem que sua filosofia no seja original, mas ecltic. Em todo caso, ampliou sobremaneira o vocabulrio latino a partir de .larga experincia com o grego e uma vasta erudio. Famoso pela oratria brilhante contundente, mais de uma vez interferiu nos rumos da poltica do Imprio, do qual foi cnsul. Tal atividade poltica culmina com seu assassinato. Homem culto, de saber universal, Ccero valoriza a fundamentao filosfica do discurso, no que difere de seus conterrneos. E um dos mais claros representantes da humanitas romana. Suas idias pedaggicas tratam da formao integral do orador, desde a importncia da fundamentao filosfica, da cultura geral, da formao jurdica e dos aspectos literrios e at teatrais que o exerccio da persuaso requer. Preocupa-se tambm com os aspectos psicolgicos do educando, a partir do carter pessoal de cada um. . A importncia de Ccero no se restringe . Antiguid.ade, pois tornou-se um dos principais modelos dos pedagogos renascentstas. A moda do ciceronismo foi to grande que chegou a merecer duras crticas de Rabelais. Sneca (4 a.C.-65) nasceu na Espanha e tornou-se preceptor do imperador Nero, por ordem de quem foi obrigado a abrir ~s p:p~ias veias. Filsofo de influncia estica, mas aberto a outras influncias, compreende a filosofia corno um assunto prtico, capaz de orientar o homem pata o "bem viver". Para ele a filosofia tem a funo docente de ensinar a vida humana verdadeira, que no se confunde com o gozo dos prazeres, mas com o domnio das paixes, pois a verdadeira felicidade consiste na tranqilidade da alma. Sneca apresenta uma viso prtica da educao que deve preparar o homem para o ideal de vida estico: o domnio dos apetites pessoais. Por isso, ele enfatiza menos as qualidades do retrico e mais as da 73

formao moral do educando. Aponta tambm o valor da psicologia na procura da individualidade de cada um. Para Sneca, a educao deve ser prtica, voltada para a vida e vivificada pelo exemplo. Plutarco (45-c. 125) de origem grega, tendo ensinado muito tempo em Roma. Sua formao filosfica tambm ecltica. Reconhece na educao a importncia da msica e da beleza, bem como a formao do carter. Dentre suas obras destaca-se Vidas paralelas, onde rene valores gregos e romanos, fazendo uma comparao biogrfica de figuras importantes das duas nacionalidades, como, por exemplo, Pricles e Fbio Mximo, Demstenes e Ccero e assim por diante. Um dos mais respeitados pedagogos romanos foi Ouintiliano (c.35c.95), nascido na Espanha. Em Roma abre uma escola de retrica, que se toma famosa e onde leciona por 20 anos. Foi o primeiro retor a receber pagamento diretamente do governo do imperador Vespasiano. Ao contrrio de Ccero, v a filosofia com uma certa desconfiana, preferindo discorrer sobre os aspectos tcnicos da educao, sobretudo da. formao do orador. Escreveu vrias obras, com destaque para A educao do orador. Ouintiliano valoriza a psicologia como instrumento para conhecer a individualidade do aluno. No se prende a discusses tericas mas procura fazer observaes tcnicas e indicaes prticas. Assim, considera que os cuidados com a criana devem comear na primeira infncia, desde a escolha da ama. Ao iniciar a criana nas primeiras letras, sugere a aprendizagem simultnea da leitura e da escrita, criticando as formas vigentes que dificultavam a aprendizagem. Recomenda alternar trabalho e recreao para que a atividade escolar seja mais proveitosa. Considera importante que a criana aprenda em grupo, pois a educao coletiva favorece a emulao que ele considera altamente saudvel e estimulante. No ideal da formao enciclopdica, Ouintiliano inclui os exerccios fsicos, desde que sem exagero. No estudo da gramtica, busca a clareza, a correo, a elegncia. Valoriza o recurso aos clssicos Homero e Virglio, reconhecendo na literatura no s o aspecto esttico mas, tambm, o espiritual e o tico. Por fim, na formao do orador, Ouintiliano enfatiza as caractersticas morais. Baseando-se em Aristteles, analisa os aspectos fsicos, psicolgicos e morais que compem a figura do orador. Alm disso, acrescenta a importncia da instruo e dos exerccios que tornaro a apren. dizagem uma segunda natureza. A repercusso do trabalho de Ouintiliano tambm no se restringe a seu tempo, retomando com vigor na poca da Renascena. Outros representantes do estoicismo romano so Epicteto (c. 50-130), ex-escravo 74

admirado pelo seu talento filosfico, e o imperador Marco Aurlio (121180), que nos intervalos de longas guerras anotava suas reflexes, reunidas depois em Meditaes.

3. Outras tendncias
Convm lembrar que a crescente desagregao do Imprio Romano leva Constantino a transferir, em 330, a sede do governo de Roma para Constantinopla (hoje Istambul). E quando, em 395, o Imprio dividido em duas partes, o Imprio do Oriente (Bizncio) continua durante todo o perodo subseqente a desenvolver uma vida cultural e reli~ios~ i?tensa. Bizncio ser, no incio da Idade Mdia, o local da. efervescenCla mtelectual onde inmeros copistas desenvolvem as tcnicas cuidadosas de reproduo das obras clssicas. , ~ . , Outro aspecto digno de nota, nesse penodo de decadncia, e a crescente importncia da educao crist. Inicialmente essa educao de carter exclusivamente domstico mas, medida que o cristianismo atinge maior nvel de expanso e se torna religio oficial, surgem os telogos, que procuram adaptar os textos clssicos pagos , v~rdade ~evelada '. Por uma questo didtica, tratamos desse assunto no prximo captulo, no tem referente aos padres da Igreja.

Dropes
Pater _ A palavra [pater] a mesma em grego, em latim e em snscrito, e assim podemos j concluir ser esta palavra. datada .d~ tem.po e~ que os ant~passados dos helenos, dos italianos e dos hindus vrvrarn aln~a Juntos ,n.a Sia Central. Qual o seu sentido e que idia podia representar en.tao ao ~SP.'~ltO dos homens? Podemos conhec-Ios porque guardou o seu significado prllT~ltlvo nas frmulas da linguagem rellgipsa e do vocabulrio jurdico. ( ... 1 ~m linguagem religiosa aplicava-se esta expresso a todos os deuses; no vernacuio do foro, a todo o homem que no dependesse de outro e tendo autoridade sobre uma famlia e sobre um domnio, paterfamilias. Os poetas mostram-nos que era empregada indistintamente a todos quantos se desejava honrar. O escravo e o cliente usam-na para com seu senhor. ( ... 1 Encerrava, em si: n~o o con~eito de paternidade, mas aquele outro de poder, de autoridade, de dignidade majestosa.

(Foustel de Coulangesl

2
Era costume romano as famlias ricas recorrerem a amas-de-Ieite rigorosamente escolhidas, que deveriam no s amamentar, mas tambm banhar,
Amas _

cuidar e at dormir com o recm-nascido. O que no se comenta que a ama tambm me, e que seu prprio filho deveria ser desmamado, alimentado com papas sem leite, rel~ado a segundo plano.

3
~nteressante observar como foi importante o papel desempenhado pela educaao no processo de expanso do Imprio Romano. Diz o argentino Anbal Ponce: "To logo os exrcitos romanos ocupavam um novo pas, os retores instalavam as suas escolas junto s tendas dos soldados. O retor seguia as pegadas dos comerciantes, e isso tanto nas areias da frica, quanto nas neves da Bretanha. Plutarco descreveu com que habilidade foi necessrio servir-se da educao para habituar os espanhis a viverem em paz com os romanos. 'As armas no tinham conseguido submet-Ios, a no ser parcialmente; foi a educao que os domou' ".

xemplos, tenham permitido a voc, sem dvida, armaze~ar copi~sa doutrina lIIosfica, no considero tudo isso suficiente sua educaao. Por ISSO, ac?nselho-o a fazer o mesmo que fiz para minha utilidade pessoal: servi-me da Imgua Iltlna e grega, no s para meus estudos de Filosofia, como tambm para meus xerccios de Oratria. Assim agindo, voc poder adquirir igual facilidade no p rfeito manejo de ambos os idiomas. Devido a iS~O, d~z-se que prestei. ~juda e lavor, sem dvida importantes, aos nossos concdados, por ter facilitado o caminho do conhecimento das letras gregas, no apenas aos que estavam pouco versados nelas, seno tambm aos doutos que, por esse meio, puderam tirar algum proveito no tocante eloqncia, filosofia e educao do gosto. Deixo-o em liberdade, portanto, para aproveitar-se, quanto puder, e pelo tempo que quiser, das lies do grande mestre, prncipe dos filsofos de nosso tempo; e voc no deixar de querer prosseguir estudando, enquanto no lhe pesar o Ao opinio critrio outorgo leitura muito que tiver aproveitado e aprendido. . _ . ler minhas obras de Filosofia, vera que, na essencia, nao discrepam da dos peripatticos; coloque-se em absoluta liberdade para seguir seu prprio e pessoal, mas esta liberdade de juzo, que de bom .grado a voc, no o impedir, como lhe digo, de colher o fruto essencial da de meus escr.itos, o que tanto lhe desejo: ensln-lo a fazer uso da

Atividades
Questes
1. L~ia a citao de Horcio, constante da epgrafe deste captulo, e explique quem foi Horcio, o que o Lcio e qual o significado da frase. 2. Mostre e justifique a importncia da educao pblica durante o Imprio. 3. E:m que sentido a economia escravista determina o teor das concepes pedaggicas? 4. Quais so as caractersticas comuns aos diversos pedagogos romanos?

Pesquisa
5. "Mente s em corpo so" (Mens sana in corpore sano), eis a famosa mxima do poeta Juvenal, Explique o significado dela para os povos da Antiguidade greco-romana. Em seguida, faa um levantamento da histria da educao subseqente, para uma anlise da questo, observando o lugar que a educao fsica passa a ocupar. Veja tambm os autores que a valorizam. Por fim, reflita sobre o fato de que, a partir da dcada de 60, e durante as dcadas de 70 e 80 do sculo XX deu-se uma explosiva valorizao do corpo. 6. "De que me serve saber dividir um campo, se no sei dividi-Io com um irmo?" (Sneca). Diga que tipo de crtica Sneca faz a uma certa educao. A partir disso mostre o que, para ele, mais importante ensinar. Mostre como essa caracterstica tambm aparece em outros pensadores romanos.

riqueza de nossa Ifngua. No quisera que algum tomasse por vaidade minhas pala~ras, porq~e, embora aceite prazerosamente o fato de muitos me serem superiores na Filosofia, no que concerne Oratria, quer dizer, verossimilhana,. claridade e el~gncia do discurso, reclamo, com justia, vantagem sobre muitos outros, pOIS consagrei minha vida inteira ao estudo e cultivo desse. ramo do _sabe!. Por esta razo, meu filho, exorto-o a ler com a mxima atenao, nao somente meus discursos forenses, mas meus trabalhos filosficos, estes quase to numerosos quanto aqueles. Nos primeiros, h elevao e eloqncia; ma~, ne_m por isso, desdenhe o estilo simples e ponderado dos segundos. Ademais. nao sei de nenhum grego que haja cultivado, como eu, ao mesmo tempo, a eloqncia dos tribunais e a tranqila simplicidade das obras didticas, a ~? ser Demtrio de Faleros, filsofo sutil e orador pouco veemente, mas suficientemente delicado para deixar-se reconhecer como discpulo de Teofrasto. Quanto a mim, o leitor estimar quantos progressos obtive num e noutro gnero, posto cultivei os dois. (Ccero, Dos deveres, in M. da Glria de Rosa, A

histria da

educao atravs dos textos, p. 63-65.)

2. [A educao da criana]
Trazido o menino para o perito na arte de ensinar, este logo perceber sua inteligncia e seu carter. Nas crianas, a memria o principal ndice de inteligncia, que se revela por duas qualidades: aprender faci.lmente a guardar ?o_m fidelidade. A outra qualidade a imitao que prognostica \.~mbm _a aptido para aprender desde que a criana reproduza o que se lhe ensma, e nao apenas adquira certo 'aspecto, certa maneira de ser ou certos ditos ridculos. ( ... ) . ..'. o mestre dever perceber de Que modo dever ser tratado o esprito do aluno. Existem alguns que relaxam, se no se insistir com eles Incessantemente. Outros se indignam com ordens; o medo detm alguns ~ enerva outros; alguns no conseguem xito seno atravs de um trabalho contnuo: em outros,

Leituras complementares
1. Dos deveres ~ um ano, querido filho Marcus, voc vem recebendo as lies de Cratipo, precisamente em Atenas. Embora as lies de to grande mestre e a vida numa Cidade to famosa, um com o tesouro da Cincia, outra com seus ilustres

76

77

a violncia traz mais resultados. Dem-me um menino a quem o elogio excite, que ame a glria e chore, se vencido. Este dever ser alimentado pela ambio; a este a repreenso ofender, a honra excitar; neste jamais recearei a preguia. A todos, entretanto, deve-se dar primeiro um descanso, porque no h ningum que possa suportar um trabalho contnuo; mesmo aquelas coisas privadas de sentimento e de alma, para conservar suas foras, so afrouxadas por uma espcie de repouso alternado; alm do mais, o trabalho tem por princpio a vontade de aprender, a qual no pode ser imposta. ( ... ) Haja, todavia, uma medida para os descansos; seno, negados, criaro o dio aos estudos e, em demasia, o hbito da ociosidade. H, pois, para aguar a inteligncia das crianas, alguns jogos que no so inteis desde que se rivalizem a propor, alternadamente, pequenos problemas de toda espcie. (Quintiliano, De lnsttutlone Oratoria, in M. da Glria de Rosa, p. 76-78.)

A histria

da educao

atravs

dos textos,

6. Idade Mdia:
formao do homem de f
a

UNIDADE
78

AEDUCAAO MEDIEVAL

También podría gustarte