Está en la página 1de 52

SBOT

COMISSO DE ENSINO E TREINAMENTO Caro Residente, Esta a verso 2000 do TESTE DE AVALIAO DOS RESIDENTES EM ORTOPEDIA, TARO, desenvolvido por esta Comisso para, alm de trein-lo na realizao de provas, colaborar com seu aprendizado, j que nas ltimas pginas esto relacionadas as referncias bibliogrficas para a soluo dos testes. Como no ano de 1999, ser utilizado um carto de leitura tica que no deve, em hiptese alguma, ser dobrado. Sua identificao j foi feita no carto-resposta. Nas questes de 1 a 100, preencha totalmente a alternativa escolhida com lpis preto e no deixe de responder a nenhuma questo. Devolva-nos somente o carto-resposta, completamente preenchido e NO DOBRADO, para nossa correo. O livreto seu para posterior estudo das questes, com discusso em grupo. Bom Teste!!!

COMISSO DE ENSINO E TREINAMENTO Dr. Mrcio Malta (Presidente) Dr. Wilson Roberto Rossi (Secretrio Executivo) Dr. Arlindo Gomes Pardini Jnior Dr. Ingo Schneider Dr. Joo Maurcio Barretto Dr. Rames Mattar Jnior Dr. Srgio Luiz Checchia
1

ORTOPEDIA ADULTO
ASSINALE AS CORRETAS 1. Com relao osteoartrose correto afirmar que: a) na mo acomete, preferencialmente, as articulaes metacarpofalngicas, causando desvio ulnar; b) na mo, raramente ocorre na articulao selar carpo-metacrpica do polegar; c) quando compromete a articulao rdio-ulnar distal, h limitao do desvio ulnar do punho; d) quando h comprometimento da articulao interfalngica proximal dos dedos, mesmo em fase inicial, o tratamento indicado a artrodese; e) ndulos de HEBERDEN relacionam-se com a osteoartrose da articulao interfalngica distal. 2. Paciente do sexo masculino, 32 anos de idade, refere entorse do joelho esquerdo em jogo de futebol h seis meses, seguido de derrame articular. Desde ento relata sensao de instabilidade, apresentando ao exame fsico manobra de ressalto de +++/+++. Das opes abaixo, qual a melhor alternativa ? a) solicitar ressonncia magntica para elucidao diagnstica; b) fortalecimento progressivo da musculatura e retorno gradual atividade esportiva; c) fisioterapia com nfase em propriocepo; d) orientar o paciente a no praticar esportes; e) reconstruo ligamentar.

3. Com relao osteomielite crnica, correto afirmar que: a) no h comprometimento da vascularizao ssea nos canais de VOLKMANN; b) a difise torna-se delgada, o canal medular estreito e as fraturas patolgicas ocorrem na metfise; c) no h comprometimento de partes moles e o revestimento cutneo encontra-se preservado; d) as causadas por Salmonella ocorrem em associao com hemoglobinopatias; e) o tecido sseo cortical comprometido substitudo, ao contrrio do metafisrio. 4. Com relao ao tumor de clulas gigantes, correto afirmar que: a) ocorre, preferencialmente, em pacientes com linha epifisria aberta; b) mais freqente nas metfises de menor crescimento como: distal do mero, proximal do fmur e distal da tbia; c) radiograficamente caracteriza-se por reas de densidade diminuda na epfise e metfise, com afilamento da cortical; d) h elevao do peristeo e formao de osso novo; e) a curetagem isolada, associada enxertia ssea, proporciona alto ndice de cura definitiva. 5. Com relao osteoporose ps-menopausa, correto afirmar que: a) no est relacionada atividade osteoblstica ou osteoclstica; b) associa-se fraturas vertebrais, principalmente, na juno tracolombar; c) apresenta calcemia e fosfatemia normais; d) deve ser tratada com exerccios antigravitacionais, como a natao; e) no est associada ao tabagismo e ao alcoolismo.

6. Com relao s cervicobraquialgias, correto afirmar que: a) sua ocorrncia tem relao direta com o grau de discopatia artrsica visvel na radiografia; b) a radiculopatia C6 tem relao com o espao discal C6-C7 e parestesias no polegar; c) o tratamento deve ser preferencialmente cruento, j que o incruento demorado e incapacitante ao paciente; d) a imagem de ressonncia magntica, aps radiografias adequadas, o melhor exame na sua avaliao; e) o estudo eletromiogrfico deve ser usado rotineiramente para excluir outras doenas. 7. Com relao ao canal vertebral e sua estenose, correto afirmar que: a) o tratamento deve ser preferencialmente cruento; b) laminectomia ampla est indicada nas estenoses centrais, laterais ou foraminais; c) na raa negra o canal medular maior que na raa branca; d) o dimetro do canal vertebral aumenta at o final da adolescncia; e) na estenose, dor radicular bilateral a queixa principal. 8. Com relao s leses tumorais no membro superior, correto afirmar que: a) o tumor de clulas gigantes da bainha tendinosa deve ser tratado por resseco em bloco, incluindo os tendes comprometidos; b) o tumor sseo mais freqente na mo o osteocondroma; c) o tumor de clulas gigantes da extremidade distal do rdio raro, localiza-se na epfise e provoca grande reao periostal; d) o tumor glmico muito doloroso e pode provocar deformidades ungueais; e) o osteoma osteide freqente nos ossos do carpo, causando deformidade ssea e instabilidade crpica, devendo ser tratado pela resseco em bloco.
5

9. Com relao sndrome do tnel tarsal, correto afirmar que: a) ocorre por compresso do nervo tibial posterior pelo retinculo extensor, na face lateral do p; b) a manobra de PHALEN ou PHALEN reverso positiva; c) dor, parestesia e diminuio da sensibilidade no dorso do p so achados freqentes; d) as alteraes eletromiogrficas so de pouca valia, sendo prefervel imagens de ressonncia magntica; e) hipertrofia do retinculo flexor, leses que ocupam espao e hipertrofia do abdutor do hlux so causas da doena. 10. Com relao aos tumores de partes moles, correto afirmar que: a) quando sarcomas, seu estadiamento baseado, principalmente, no aspecto histolgico e na quantidade de necrose intratumoral; b) tumores malignos de mesmo tamanho tm prognstico semelhante, qualquer que seja sua localizao anatmica; c) o melhor mtodo de imagem, para definir se um tumor maligno ou benigno, a de ressonncia magntica; d) calcificaes irregulares dentro de um tumor de partes moles sugere lipossarcoma ou sinoviossarcoma; e) tumor com borda bem definida , em geral, benigno.

11. Com relao ao ombro doloroso do adulto, correto afirmar que: a) a resseco da extremidade distal da clavcula, na vigncia da sndrome do impacto, est indicada na presena de artrose acromioclavicular; b) a acromioplastia artroscpica prefervel quela por via aberta, devido as complicaes que podem ocorrer com o msculo deltide; c) a etiologia da capsulite adesiva est hoje bem definida, assim como seu tratamento; d) a tendinite calcria decorrente da sndrome do impacto, sendo a acromioplastia uma opo importante no tratamento cirrgico; e) a frouxido cpsulo-ligamentar do ombro determina instabilidade, sendo infreqentes as dores decorrentes de tendinites. 12. Com relao s entesopatias do cotovelo e seus diagnsticos diferenciais, correto afirmar que: a) a sndrome compressiva do intersseo anterior mimetiza a epicondilite lateral; b) a compresso do nervo radial bem identificada pela eletroneuromiografia; c) a compresso do nervo radial bem evidenciada na manobra de pronao contra resistncia; d) o tendo do msculo extensor longo dos dedos o principal afetado na epicondilite lateral; e) o exame antomo-patolgico mostra, predominantemente, leses degenerativas.

13. Com relao aos condrossarcomas, correto afirmar que: a) somente ocorrem secundariamente a uma leso cartilaginosa prexistente; b) atingem, preferencialmente, adultos idosos, acima dos 70 anos de idade; c) como so grandes e no homogneos, as bipsias devem ser realizadas por via aberta; d) as localizaes mais freqentes so o esterno e a calota craniana; e) quando afeta as crianas tm evoluo mais favorvel. 14. Paciente do sexo feminino, 78 anos de idade, refere dor de aparecimento sbito no compartimento medial do joelho direito, h dois meses. Qual das alternativas abaixo inclui a principal opo diagnstica, seguida dos diagnsticos diferenciais? a) leso degenerativa do menisco medial / leso condral / artrose medial; b) fratura subcondral / artrose medial / osteonecrose; c) doena de PELLEGRINI-STIEDA / tendinite da "pata de ganso" / leso condral; d) osteonecrose / artrose medial / leso meniscal; e) artrite reumatide / gota / condrocalcinose. 15. Em paciente do sexo feminino, de 12 anos de idade, com indicao de correo da instabilidade patelo-femoral, qual das tcnicas abaixo a melhor opo para o realinhamento distal do mecanismo extensor? a) ROUX-GOLDWAIT; b) ELMSLIE-TRILLAT; c) MAQUET; d) FULKERSON; e) HAUSER.

16. Com respeito gota e suas manifestaes clnicas, correto afirmar que: a) quando acomete mulheres, mais freqente na terceira dcada da vida; b) transtorno metablico que determina deposio de sais de fosfato nas articulaes; c) tem carter de transmisso hereditrio ligado ao sexo; d) a supresso do hormnio adrenocorticotrfico tem relao com episdios agudos de gota; e) todo paciente hiperuricmico deve receber tratamento medicamentoso profiltico. 17. Com relao tuberculose steo-articular, correto afirmar que: a) a raa branca fator predisponente; b) a relao linfcito/moncito bom indicador de resistncia imunolgica; c) a infeco no compromete, primariamente, a sinvia, chegando articulao atravs do osso subcondral; d) na coluna vertebral, a infeco se inicia no disco intervertebral; e) a reao intradrmica de MANTOUX tem valor diagnstico, principalmente, quando positiva. 18. Com relao artrite reumatide, correto afirmar que: a) na mo, a ruptura de tendes flexores do polegar e indicador a mais freqente; b) na sinovectomia do cotovelo mandatria a preservao da cabea do rdio; c) na coluna cervical, rigidez a regra na artrite reumatide juvenil e instabilidade a caracterstica no adulto; d) no antep, as deformidades metatarsofalngicas so melhor tratadas com artrodese; e) no ombro, ao contrrio de outras articulaes, a artroplastia total traz pouco benefcio com relao ao alvio da dor.
9

19. Com relao ao cisto sinovial, correto afirmar que: a) mais freqente em pacientes entre 50 e 60 anos de idade; b) sua localizao mais freqente a regio dorso-radial do punho e se origina da cpsula articular; c) no ocorre em bainhas tendinosas; d) uma vez feito o diagnstico sua remoo cirrgica indicada; e) recidiva aps remoo cirrgica rara. 20. Com relao contratura de DUPUYTREN, correto afirmar que: a) mais freqente em mulheres alcolatras ou epilpticas; b) no acomete as aponeuroses digitais; c) a cirurgia deve ser indicada precocemente, to logo surjam os ndulos palmares; d) mais benigna quando afeta paciente mais idoso; e) dor o sintoma principal, determinando a indicao cirrgica. 21. Com relao espondilite anquilosante, correto afirmar que: a) a fasciite plantar pode ser a manifestao inicial; b) enquadra-se dentro das artropatias soro positivas; c) as artroplastias do quadril evoluem como nos pacientes com osteoartrose primria; d) alteraes radiogrficas s aparecem nos estgios clnicos tardios; e) rara a associao com distrbios psico-emocionais.

10

22. Com relao s doenas neuromusculares, correto afirmar que: a) na distrofia fscio-escpulo umeral os msculos bceps e trceps no esto comprometidos; b) a ataxia de FRIEDREICH provocada por disfuno do arco reflexo-medular; c) a seringomielia caracteriza-se por provocar, inicialmente, perda da sensibilidade dolorosa e trmica e, tardiamente, alteraes motoras; d) na doena de DEJERINE-SOTTAS (neuropatia neuro-sensorial hereditria, tipo III), o paciente mantm capacidade de marcha, apesar do desenvolvimento de ps planos rgidos; e) a distrofia muscular da cintura plvica caracteriza-se pela presena de paresia do quadrceps e fora muscular normal dos glteos e iliopsoas. 23. Com relao s artroses do quadril, correto afirmar que: a) as osteotomias valgizantes so mais freqentemente indicadas que as varizantes, como medida teraputica; b) nas de causa idioptica ou metablica, as osteotomias so melhor indicadas que as prteses totais de quadril; c) a artroplastia parcial confere alvio da dor em pacientes acima da stima dcada de vida; d) em pacientes jovens (abaixo dos 40 anos de idade), a artroplastia total a melhor indicao de tratamento; e) a artrodese de quadril a opo de escolha em pacientes de baixa demanda funcional. 24. Com relao marcha normal, correto afirmar que: a) conservao de energia um de seus pr-requisitos; b) seu ciclo inicia e termina com o desprendimento do p; c) a fase de balano a maior do ciclo; d) o padro de marcha de adulto atingido aos 10 anos de idade; e) no contato inicial ("toque do calcneo") o joelho est em 20 graus de flexo.
11

25. Com relao disfuno ou insuficincia do tendo do tibial posterior, incorreto afirmar que: a) acomete, preferencialmente, pacientes acima de 50 anos de idade; b) a etiopatogenia mais degenerativa e inflamatria do que traumtica; c) as queixas principais so dor e deformidade progressiva, com valgo do retrop e abduo do antep; d) a marcha na ponta dos ps no se altera, desde que no haja concomitncia de leso no tendo calcneo (Aquiles); e) a dor , geralmente, na face medial do p, mas poder manifestarse no seio do tarso por sobrecarga mecnica.

12

ORTOPEDIA INFANTIL
ASSINALE AS CORRETAS 26. Com relao s deformidades congnitas, correto afirmar que: a) no torcicolo muscular, h inclinao lateral da cabea para o lado afetado; b) na sinostose cervical, a flexo-extenso est mais comprometida que a inclinao lateral; c) na escpula alta, a mobilidade passiva do ombro est diminuda; d) na pseudartrose da clavcula, o lado mais acometido o esquerdo; e) na sinostose cervical, a presena do "pterygium colli" abranda a aparncia alargada do pescoo. 27. Com relao luxao congnita do quadril, correto afirmar que: a) h aumento da orientao crnio-caudal do acetbulo; b) no recm-nato, escoliose sinal de risco para a doena; c) a avaliao ultrassonogrfica dinmica se faz pelo mtodo de GRAF; d) quando tratada com suspensrio de PAVLIK, deve-se tensionar os tirantes posteriores para se obter a abduo completa dos quadrs; e) a rotao lateral completa do quadril, mesmo em pequenos graus de abduo, comprime a artria circunflexa medial da coxa. 28. Com relao ao p torto varo eqino congnito, correto afirmar que: a) a cabea do tlus est desviada plantar e lateralmente; b) mdio e antep encontram-se abduzidos e evertidos; c) o idioptico se diferencia do postural pelo calcneo menor e em eqino; d) o ngulo talo-calcneano na radiografia em AP de 30 graus; e) a deformidade em "mata borro" decorre de correo inadequada do varismo.
13

29. Com relao osteomielite aguda hematognica, correto afirmar que: a) a infeco tem incio na poro arterial dos sinusides metafisrios; b) a dor decorre da necrose tecidual; c) na criana o peristeo pouco aderido ao osso, favorecendo seu descolamento; d) cintilografia normal exclui o diagnstico; e) a antibioticoterapia parenteral pode ser substituda pela oral, mesmo sem melhora clnica. 30. Com relao sinovite transitria do quadril, correto afirmar que: a) a segunda maior causa de dor no quadril infantil; b) h limitao dos movimentos, principalmente da rotao lateral; c) o diagnstico diferencial com a doena de PERTHES se faz pela cintilografia; d) a tomografia computadorizada o mtodo de eleio para se avaliar o tipo de derrame articular; e) a taxa de antiestreptolisina "O" est aumentada em 50% dos casos. 31. Com relao osteomielite subaguda, correto afirmar que: a) o quadro clnico exuberante apenas no incio da doena; b) BRODIE descreveu um abcesso esclerosante no colo do fmur; c) a cultura do material purulento positiva em 60% dos casos; d) os tipos I e II de ROBERTS so de localizao diafisria; e) responde bem antibioticoterapia endovenosa na fase inicial da doena.

14

32. Com relao ao osteocondroma, correto afirmar que: a) uma neoplasia com alto potencial de malignizao; b) a camada cartilaginosa aumenta de espessura com a idade do paciente; c) quando da fratura de seu pedculo, a resseco contra-indicada; d) sua exrese ps-malignizao tem prognstico reservado; e) raramente se desenvolve nos ossos do carpo e do tarso. 33. Com relao ao cisto sseo simples, correto afirmar que: a) raramente se estende para a epfise; b) localizado na difise classificado como ativo; c) o do tero superior do fmur apresenta adelgaamento simtrico da cortical; d) sua localizao, em relao a linha epifisria, no afeta o prognstico; e) o tero superior do fmur a localizao mais freqente. 34. Com relao doena de OLLIER, correto afirmar que: a) se diferencia histologicamente do encondroma pela hipocelularidade; b) quando a mo acometida, dor o sintoma inicial; c) assim denominada quando o acometimento tem predomnio unilateral; d) as imagens so, preferencialmente, radiopacas e extendem-se da epfise at a difise; e) o alongamento sseo est contra-indicado.

15

35. Com relao s alteraes do aparelho locomotor na sndrome de DOWN, correto afirmar que: a) h diminuio da altura das vrtebras lombares; b) a instabilidade atlanto-axial decorre de alteraes do dente do axis; c) apresenta coxa vara; d) na luxao habitual do quadril o tratamento de eleio orttico; e) o p plano valgo grave tratado com tenosuspenso do tibial posterior. 36. Com relao s deformidades do p e tornozelo na mielomeningocele correto afirmar que: a) o p calcneo melhor tratado por transferncia tendinosa; b) no tornozelo valgo h encurtamento da fbula, o qual aumenta com a idade; c) o p eqino varo rgido e grave porm, corretamente tratado no recidiva; d) o p eqino causado pela paralisia do msculo tibial anterior; e) o p convexo responde bem ao tratamento incruento. 37. Com relao artrogripose mltipla, correto afirmar que: a) alm da atrofia muscular h diminuio da sensibilidade; b) no tipo distal, com a mo acometida, o polegar encontra-se abduzido; c) a obstruo ao movimento intra-articular; d) as deformidades, uma vez corrigidas, no recidivam; e) a deformidade mais freqente o p eqino varo.

16

38. Com relao artropatia hemoflica, correto afirmar que: a) mais comum no tornozelo; b) hemartroses de repetio causam alargamento da linha epifisria e anisomelia; c) no grau IV de ARNOLD reversvel com o tratamento antihemoflico; d) no joelho, prevenida com aspirao da hemartrose e tubo gessado; e) as artrodeses devem ser estabilizadas por fixadores externos. 39. Com relao osteognese imperfeita, correto afirmar que: a) o defeito principal a diminuio da quantidade total de colgeno; b) o tipo IA de SILLENCE e DANKS apresenta dentinognese imperfeita; c) o tempo de consolidao das fraturas mais longo que o normal; d) as fraturas localizam-se de preferncia na parte convexa do osso; e) as osteosnteses devem ser feitas com placas e parafusos. 40. Com relao deficincia focal femoral proximal, correto afirmar que: a) nos casos bilaterais rara a associao com outras anomalias; b) no tipo D de AITKEN, o acetbulo e a cabea femoral so normais; c) os msculos adjacentes ao quadril afetado so normais; d) anisomelia a alterao mais importante; e) amputao est indicada nos casos bilaterais.

17

41. Com relao s osteomielites especficas, correto afirmar que: a) acometimento unifocal caracterstico de salmonelsica; b) a brucelsica acomete preferencialmente ossos longos; c) acometimento simtrico caracterstico da sifiltica; d) a dactilite tuberculosa acomete crianas maiores de 10 anos de idade; e) a via hematognica a preferida da mictica. 42. Com relao paralisia cerebral, correto afirmar que: a) procedimentos em partes moles esto bem indicados no tipo atxico; b) na diplegia espstica, o acometimento nos membros superiores mnimo; c) na quadriplegia espstica, a durao do perodo hipotnico independe da extenso do acometimento cerebral; d) o tipo rgido tem como causa a hiperbilirrubinemia no perodo no-natal; e) na hemiplegia perinatal, a espasticidade est presente desde o nascimento. 43. Assinale a alternativa correta: a) no p plano valgo postural do perodo no-natal, apenas o antep est evertido; b) o p plano convexo manifesta-se, clinicamente, aps o terceiro ms de vida; c) no p plano "peroneiro espstico", o valgismo costuma ser maior nos casos de barra calcneo-navicular do que nos de barra talocalcaneana; d) no p plano valgo flexvel, o teste da extenso do hlux eficaz, mesmo na presena de retrao do trceps sural; e) na criana, o p plano flexvel no causa dor.

18

44. Com relao ao nanismo acondroplsico, correto afirmar que: a) a ossificao intramembranosa deficiente; b) o dimetro da difise dos ossos longos normal; c) a mo menor e alargada, mas os dedos so de aspecto normal; d) radiograficamente, h alargamento das epfises; e) apresenta ndice elevado de osteoartrose na vida adulta. 45. Com relao enfermidade de BLOUNT, correto afirmar que: a) acomete, indistintamente, pacientes deambuladores ou no; b) h toro lateral da tbia; c) crianas com ngulo de DRENNAN-LEVIN, maior do que 11 graus, tm grande chance de desenvolver a doena; d) dos dois aos cinco anos de idade o tratamento orttico est contraindicado; e) o joelho estvel em todos os graus de flexo-extenso. 46. Com relao pseudartrose congnita da tbia, correto afirmar que: a) o tipo displsico de BOYD est associado neurofibromatose; b) a fbula no se encontra comprometida; c) as alteraes vasculares concomitantes inviabilizam procedimentos microcirrgicos; d) o tipo congnito de BOYD caracteriza-se pela fratura de fadiga no segmento esclertico da tbia; e) no h comprometimento concomitante de msculos e partes moles circunjacentes tbia comprometida.

19

47. Com relao ao sarcoma de EWING, correto afirmar que: a) origina-se das clulas mesenquimais do peristeo e endsteo; b) localiza-se predominantemente na metfise, causando insuflao e rompimento precoce da cortical; c) responde bem quimioterapia e mal radioterapia; d) por causar febre e leucocitose, pode ser confundido com osteomielite; e) o tumor, caracteristicamente, preserva os canais de HARVERS. 48. Escolha a alternativa que melhor preenche o quadro deixado em branco:
Defeito glomerular primrio

sntese 1,25 (OH)2D

Absoro intestinal de clcio

?
Hipocalcemia Hiperparatireoidismo secundrio Raquitismo e osteomalcea Ostete fibrosa cstica

a) hiperfosfatemia e hipocalcemia; b) hipofosfatemia hipocalcemia; c) normofosfatemia e hipocalcemia; d) normofosfatemia e hipercalcemia; e) hiperfosfatemia e hipercalcemia.
20

ASSINALE AS INCORRETAS 49. Com relao sndrome de GRISEL, incorreto afirmar que: a) um torcicolo adquirido no traumtico; b) uma forma de torcicolo doloroso que ocorre na infncia; c) deve ser diferenciado das subluxaes rotatrias ps-traumticas C1-C2; d) o tratamento deve ser, de preferncia, cirrgico para evitar-se complicao neurolgica; e) normalmente, associa-se infeco respiratria alta. 50. Com relao s escolioses congnitas, incorreto afirmar que: a) progridem de acordo com a velocidade do crescimento esqueltico; b) o tratamento incruento, , normalmente, ineficaz nas deformidades progressivas; c) quanto maior o nmero de vrtebras mal formadas, menor a chance de progresso da deformidade; d) o tratamento cruento est indicado em qualquer faixa etria, se documentada a progresso da deformidade; e) ao nascimento as radiografias so normais.

21

TRAUMA
ASSINALE AS CORRETAS 51. Com relao s leses traumticas do punho, correto afirmar que: a) a fratura de BARTON palmar (SMITH III) , preferencialmente, tratada por reduo incruenta e fixao externa; b) a artrodese entre o escafide, o trapzio e o trapezide opo de tratamento para a dissociao escafosemilunar crnica; c) na fratura luxao transescafoperilunar do carpo, o ligamento escafosemilunar deve ser reparado; d) no tratamento das fraturas do escafide, o acesso dorsal mais seguro, quanto a preservao de sua vascularizao; e) a utilizao do fixador externo, para o tratamento das fraturas da extremidade distal do rdio, no deve ultrapassar quatro semanas. 52. Com relao ao trauma raquimedular cervical, correto afirmar que: a) leso neurolgica sem alterao radiogrfica comum na infncia; b) a compresso mecnica mais importante que a isquemia na gnese das leses neurolgicas; c) luxaes facetrias unilaterais so instveis e de fcil reduo; d) o "mergulho em gua rasa" a causa mais comum no nosso meio; e) nas leses em flexo, instveis, sem leso neurolgica, o tratamento cirrgico deve ser por via anterior.

22

53. Com relao ao trauma raquimedular tracolombar, correto afirmar que: a) a laminectomia ampla descompressiva, sem artrodese, indicada nas leses em flexo com comprometimento neurolgico; b) a fratura sem leso neurolgica deve, de preferncia, ser tratada incruentamente; c) a presena de fragmento sseo no canal vertebral implica em sua resseco cirrgica; d) o alargamento do espao interespinhoso significa leso ligamentar; e) leso neurolgica ocorre, com freqncia, nos casos associados osteoporose. 54. Com relao s fraturas supracondleas do mero em crianas, correto afirmar que: a) o nervo mediano o mais freqentemente lesado nas fraturas com desvio pstero-medial; b) as leses da artria braquial so mais freqentes naquelas com desvio pstero-lateral; c) a contratura isqumica de VOLKMANN ocorre, com maior freqncia, naquelas com desvio anterior (em flexo); d) a deformidade em varo do cotovelo ("cubitus varus") ocorre, na maioria das vezes, por leso da linha epifisria; e) naquelas em extenso, que evoluem com diminuio do pulso radial, aps manobra de reduo, deve-se aumentar o grau de flexo do cotovelo.

23

55. Quanto s leses cpsulo-ligamentares na mo, correto afirmar que: a) na luxao dorsal irredutvel da interfalngica proximal, a banda central do aparelho extensor lesada fica interposta na articulao; b) a luxao ventral da interfalngica proximal, aps reduo, pode evoluir para uma deformidade em "pescoo de cisne"; c) na luxao da articulao metacarpofalngica do indicador, o feixe vsculo-nervoso radial encontra-se superficial cabea metacarpal, o lumbrical situa-se lateral e os tendes flexores medial esta; d) na leso do ligamento colateral ulnar do polegar ("gamekeeper's", "skier's thumb"), a leso de STENER caracteriza-se por interposio da placa volar; e) na luxao dorsal da articulao metacarpofalngica do polegar h leso dos ligamentos colaterais. 56. Com relao s fraturas da difise do fmur, correto afirmar que: a) sndromes compartimentais na coxa so to comuns quanto na perna mas, freqentemente, passam despercebidas; b) as artrias nutrcias do fmur penetram no seu tero distal e so freqentemente lesadas nesta regio; c) a fixao intramedular permite que o calo em formao seja submetido s foras de compresso que estimulam sua remodelao; d) nas do tero distal, submetidas osteossntese intramedular bloqueada, os parafusos de bloqueio distal devem ficar a, pelo menos, 3 cm. do foco; e) quando segmentares, devem ser classificadas como grau IV de WINQUIST e HANSEN.

24

57. Com relao ao esquema anexo de fraturas transtrocantricas (classificao de BOYD e GRIFFIN), correto afirmar que:

II

III

IV

a) a do tipo I estvel, sem desvio e deve ser, preferencialmente, tratada com gesso ingino-podlico por 12 semanas, independente da idade do paciente; b) a do tipo II instvel e deve ser, preferencialmente, tratada com artroplastia total do quadril; c) a do tipo III instvel, com alta tendncia de desvio lateral se no fixada; d) a do tipo IV pode ser estvel ou instvel, dependendo da concomitncia ou no de fratura do grande trocanter; e) a do tipo IV instvel e osteotomia do grande trocanter + medializao da difise so procedimentos estabilizadores recomendveis.

25

58. Com relao ao anel plvico e suas leses, correto afirmar que: a) independente da posio ereta ou sentada, o peso do corpo transmitido da pelve para os membros inferiores atravs das cabeas femorais; b) segundo YOUNG, nas leses por compresso lateral, classificadas como de grau III, ocorre fratura por compresso de ambas as articulaes sacro-ilacas; c) a radiografia em AP da pelve, com a ampola inclinada 40 graus no sentido ceflico ("inlet view"), permite avaliar melhor o desvio vertical de uma das hemi-pelves; d) quando se faz a fixao da articulao sacro-ilaca, por via de acesso anterior, a quinta raiz lombar limita a exposio do sacro; e) na presena de instabilidade plvica vertical, a fixao da snfise pbica com placa e parafusos dispensa a estabilizao das estruturas posteriores. 59. Com relao s fraturas da extremidade distal do rdio, correto afirmar que: a) nas extra-articulares instveis, a reduo deve ser mantida com o punho em flexo volar e desvio ulnar; b) a ligamentotaxia restabelece o comprimento do rdio e a inclinao volar de sua superfcie articular; c) na suspeita de instabilidade rdio ulnar distal, o antebrao deve ser imobilizado em rotao neutra; d) a combinao de fixao percutnea e fixao externa diminui a incidncia de rigidez articular do punho; e) na fixao percutnea, pela tcnica de KAPANDJI, os pinos so colocados atravs do foco da fratura.

26

60. Com relao s rupturas do tendo calcneo (Aquiles), correto afirmar que: a) estudos recentes demonstram sua relao com o uso de ciprofloxacin; b) considerando a alta incidncia de nova ruptura aps o tratamento cirrgico, aconselhvel o reforo da sutura com tendes vizinhos; c) o reparo percutneo seguro e com baixo ndice de complicaes; d) so mais comuns no lado direito, em razo da maior freqncia de indivduos destros; e) o diagnstico deve ser confirmado pela ultrassonografia. 61. Com relao leso do tendo extensor dos dedos na zona I, correto afirmar que: a) nas leses agudas, a fixao com fio de KIRSCHNER , mantendo a articulao interfalngica distal em extenso, o tratamento de eleio, independente do grau de deformidade; b) a leso tendinosa pura ou associada com fratura e no h leso de cpsula nem de ligamentos; c) a imobilizao com aparelho gessado, mantendo a falange distal extendida e a mdia flexionada, eficiente, simples e isenta de riscos; d) a imobilizao deve ser por seis semanas; e) as leses crnicas devem ser tratadas com artrodese interfalngica, independente de eventual leso cartilaginosa.

27

62. Com relao s fraturas dos ossos do antebrao em crianas, correto afirmar que: a) no tratamento das fraturas em "galho verde" necessrio fraturar a outra cortical, devido facilidade de remodelao dos ossos na criana; b) trinta graus de deformidade angular no tero mdio ou distal do rdio ou ulna no causa perda funcional; c) quanto mais prximas metfise distal, pior o prognstico; d) fraturas da difise, com cavalgamento, so de indicao cirrgica freqente; e) refratura ocorre independente da imagem radiogrfica de consolidao e mais provvel aps fratura em "galho verde". 63. Com relao fratura-luxao do cotovelo, correto afirmar que: a) a cabea do rdio a principal estrutura estabilizadora no estresse em valgo; b) as fraturas da cabea do rdio esto associadas a outras leses em 20% dos casos; c) quando da impossibilidade de reconstruo da cabea do rdio, o ligamento colateral medial deve ser reparado; d) as fraturas da cabea do rdio somente devem ser fixadas na presena de instabilidade articular; e) a artroplastia de interposio, com prtese de cabea do rdio, oferece estabilidade adicional, mesmo com o ligamento colateral medial ntegro.

28

64. Com relao ruptura do tendo do bceps no cotovelo, correto afirmar que: a) os resultados obtidos com o tratamento cruento so semelhantes aos obtidos com o tratamento incruento; b) haver dficit importante da fora de flexo do cotovelo; c) o uso de ncoras de sutura est contra-indicado nestes casos, devido a baixa resistncia ssea; d) o tratamento cirrgico est contra-indicado em trabalhadores braais; e) o uso da via de acesso anterior, isoladamente, aumenta o risco de sinostose rdio-ulnar proximal. 65. Com relao s fraturas da difise do mero, correto afirmar que: a) menos de 60% das fraturas tratadas incruentamente evoluem para consolidao; b) as associadas leso vascular devem ser tratadas incruentamente; c) quando da associao com leso do nervo radial, devemos indicar o tratamento cruento pois, freqentemente, esta completa; d) o tratamento operatrio, com hastes bloqueadas, coloca em risco o nervo axilar, quando da colocao dos parafusos de bloqueio proximal; e) mesmo aps 6-7 meses, possvel tratar retardo de consolidao por mtodos incruentos. 66. Com relao s fraturas da clavcula, correto afirmar que: a) a leso vascular mais freqente a que ocorre na artria braquial; b) quando de leso neurolgica, por ao direta da fratura, o nervo mais freqentemente acometido o ulnar; c) devido a impossibilidade de imobilizao rgida dos fragmentos, evoluem, freqentemente, para pseudartrose; d) as do tero mdio devem ser tratadas com enfaixamento em "8", pois a tipia tipo Velpeaux no permite um tratamento adequado; e) a utilizao de fixadores externos boa opo de tratamento.
29

67. Com relao luxao anterior traumtica do ombro, correto afirmar que: a) em pacientes acima dos 40 anos de idade, h maior risco de leso associada do manguito rotador; b) fratura do tubrculo menor est freqentemente associada, principalmente quando decorrente de choque eltrico; c) as leses vasculares so mais freqentes nos jovens, devido aos traumas de alta energia; d) a reduo deve ser realizada com a manobra de KOCHER, devido inexistncia de complicaes com esta tcnica; e) fraturas da borda anterior da cavidade glenide so freqentes e, em geral, no requerem tratamento cirrgico. 68. Com relao s fraturas dos cndilos tibiais (planalto), correto afirmar que: a) o mecanismo de produo mais freqente trauma axial em varo; b) quelas com comprometimento dos cndilos medial e lateral apresentam boa indicao de fixao percutnea sob controle artroscpico; c) o tipo mais freqente associa compresso com fraturacizalhamento do planalto homolateral; d) so caractersticas do paciente jovem por trauma de alta energia; e) as leses ligamentares so freqentes, particularmente nas fraturas sem desvio.

30

69. Com relao s leses do mecanismo extensor do joelho, correto afirmar que: a) leses do tendo quadriciptal ocorrem por entorse; b) leses do tendo quadriciptal ocorrem em faixa etria mais elevada que as do ligamento patelar; c) leses do tendo quadriciptal e do ligamento patelar, raramente, esto associadas processos degenerativos; d) rupturas negligenciadas do tendo quadriciptal so compatveis com atividade esportiva; e) a tcnica de KELIKIAN consiste no uso do tendo do msculo semimembranceo para reparo de leses do ligamento patelar. 70. Paciente do sexo masculino, 22 anos de idade, lutador de jud, refere toro grave do joelho direito, h uma semana. Ao exame fsico, verifica-se varo discreto e assimtrico do joelho D, derrame articular ++/+++, manobra do ressalto de +++/+++, gaveta anterior positiva com o p em rotao medial de 30 graus e manobra de HUGHSTON positiva.. Com relao ao caso descrito, correto afirmar que: a) dos ligamentos cruzados, h leso apenas do anterior; b) h leso completa do complexo ligamentar medial; c) complicaes vasculares no so esperadas; d) as radiografias so de pouco valor na avaliao inicial; e) reparo do canto pstero-lateral, reconstruo dos ligamentos cruzados anterior e posterior esto indicados.

31

71. Paciente com fratura exposta grau III b (GUSTILLO) da tbia foi tratado, inicialmente, com limpeza mecano-cirrgica e fixao externa. Qual o tempo ideal para se realizar a enxertia ssea? a) b) c) d) e) por ocasio da cobertura cutnea definitiva; aproximadamente seis semanas aps a cobertura; aproximadamente trs meses aps a cobertura; aproximadamente seis meses aps a cobertura; quando se estabelecer pseudartrose.

72. Paciente do sexo masculino, 20 anos de idade, vtima de acidente automobilstico, apresenta fratura cominutiva do tero distal do fmur, comprometendo a regio supracondlea e fratura diafisria transversa do tero mdio da tbia ipsilateral. Ambas apresentam desvio e as condies cutneas so boas. Assinale a alternativa de tratamento mais apropriada: a) placa em ponte no fmur e haste intramedular na tbia; b) fixao anatmica com placa no fmur e placa de compresso na tbia; c) fixao da tbia com haste intramedular e tratamento incruento do fmur sob trao; d) fixao do fmur com haste intramedular bloqueada e imobilizao, tipo SARMIENTO, na tbia; e) tratamento de ambas as fraturas sob trao esqueltica. 73. Com relao s fraturas do colo do fmur na criana, correto afirmar que: a) as transepifisrias DE DELBET e COLONA so as mais freqentes; b) a necrose avascular ocorre mais comumente nas crvico-trocantricas; c) nas transcervicais o fechamento precoce da linha epifisria causa de coxa vara; d) nas crvico-trocantricas, complicaes independem do desvio dos fragmentos; e) nas crvico-trocantricas e transcervicais a fixao no pode ultrapassar a linha epifisria.
32

74. Com relao fratura descolamento epifisrio do tornozelo, correto afirmar que: a) a denominada "Tillaux juvenil" , anatomicamente, SALTERHARRIS II; b) no tipo supinao-flexo plantar de TACHDJIAN-DIAS, a leso na tbia melhor visualizada na incidncia radiogrfica em nteroposterior; c) a triplanar acomete pacientes mais jovens do que as do tipo "Tillaux juvenil"; d) seus padres independem do fechamento assimtrico da linha epifisria da tbia; e) parada assimtrica do crescimento comum nos tipos II e V de SALTER-HARRIS. 75. Com relao s leses traumticas do p, incorreto afirmar que: a) nas fraturas desviadas do colo do tlus, ocorre interrupo da irrigao sangnea para o corpo, com alta possibilidade de necrose avascular; b) nas fraturas intra-articulares do calcneo, por compresso axial, ocorre afundamento e rotao da faceta articular posterior; c) nas fraturas-luxaes de LISFRANC, a maior dificuldade diagnstica o reconhecimento da subluxao do primeiro metatarso em relao base do segundo; d) nas fraturas dos metatarsos, os desvios laterais so aceitos com maior tolerabilidade que os encurtamentos ou desvios plantares; e) as fraturas por avulso da base do quinto metatarso confundemse com linha epifisria aberta, at ao redor dos 12 anos de idade.

33

BSICO
ASSINALE AS CORRETAS 76. Condroplastia por abraso at o osso subcondral, resulta em tecido de reparao produzido por que clulas? a) condrcitos articulares; b) osteoblastos subcondrais; c) clulas mesenquimais indiferenciadas; d) clulas inflamatrias; e) clulas sinoviais tipo B. 77. Com relao biomecnica do joelho, correto afirmar que: a) h predomnio de movimento articular no plano coronal; b) a flexo-extenso ocorre de forma uniplanar; c) o centro mecnico de rotao fixo e situado num ponto mdio entre os epicndilos lateral e medial; d) a flexo acompanhada de rotao medial da perna; e) os movimentos de aduo / abduo so mais amplos com o joelho em extenso. 78. Com relao anatomia e biomecnica do cotovelo, correto afirmar que: a) o complexo ligamentar lateral composto por quatro elementos, sendo o mais importante o colateral lateral radial; b) o ligamento colateral medial radial importante na estabilizao em valgo; c) a trclea tem inclinao anterior de 30 graus em relao difise umeral; d) o msculo anconeu tem importncia na flexo do cotovelo; e) a articulao rdio-umeral importante nos movimentos de flexoextenso do cotovelo.
34

79. Observando o esquema anexo de fraturas do tornozelo, assinale a alternativa que melhor correlaciona a figura com seu respectivo mecanismo de trauma:

a) A - pronao/rotao lateral; b) B - pronao/aduo; c) C - pronao/abduo; d) B - supinao/aduo; e) C - supinao/abduo. 80. Com relao s foras que atuam sobre a articulao do quadril e suas aplicaes prticas, correto afirmar que: a) para manter a pelve nivelada durante apoio monopodlico, os msculos abdutores deste quadril desenvolvem fora igual ao peso corporal; b) o centro de gravidade do corpo fica situado no mesmo eixo do quadril e neutraliza as foras de flexo sobre o componente femoral de uma prtese total; c) quando o componente femoral de uma prtese total do quadril cimentado em valgo, aumenta-se o brao de alavanca dos msculos abdutores; d) durante marcha antlgica, por artrose do quadril, o centro de gravidade do corpo deslocado para o lado do quadril normal; e) a carga sobre a cabea femoral, durante a fase de apoio da marcha, de aproximadamente trs vezes o peso corporal.
35

81. Com relao aos fixadores externos e suas aplicaes, correto afirmar que: a) a rigidez dos uniplanares depende, fundamentalmente, do nmero de pinos utilizados; b) os circulares, por serem mais rgidos, esto particularmente indicados nas fraturas expostas da tbia; c) a perfurao prvia, com broca ou fio de STEINMANN, diminui a possibilidade de afrouxamento dos pinos; d) converso de fixao externa em osteossntese intramedular tem alto ndice de infeco; e) associao de fixao interna mnima com fixao externa formalmente contra-indicada. 82. Com relao s vias de acesso, para exposio cirrgica da articulao do quadril, correto afirmar que: a) na anterior (SMITH-PETERSEN), o msculo tensor da fscia lata seccionado transversalmente; b) na pstero-lateral (GIBSON), o nervo citico deve ser identificado na incisura isquitica; c) na posterior (OSBORNE), encontra-se o nervo citico entre os msculos gmeo superior e inferior; d) na medial (LUDLOF), a artria femoral deve ser identificada e protegida; e) na lateral (OLLIER), obrigatria a osteotomia do trocanter maior.

36

83. Com relao ao grfico do mdulo de YOUNG (figura anexa), correto afirmar que:

2 b

carga

deformao a) dentro da fase 1, o metal exibe qualidade plstica; b) a partir do ponto "a", a deformao do metal permanente; c) o ponto "a" determina a carga mxima que o metal pode suportar, antes de quebrar; d) a fase 2 caracteriza sua qualidade elstica, quando pequeno aumento da carga determina deformao permanente; e) o ponto "b" caracteriza o "limite de elasticidade" do metal.

37

84. Com relao inervao sensitiva do p (esquema anexo), assinale a alternativa correta:

4 4 7 4 1 2 3

6 5

a) rea 1 - nervo fibular superficial; b) rea 2 - nervo fibular profundo; c) rea 3 - nervo safeno; d) rea 4 - nervo sural; e) rea 5 - nervo plantar lateral. 85. Com relao s amputaes, correto afirmar que: a) as causas traumticas so as mais comuns na infncia; b) nas crianas, sempre que possvel, devemos evitar as amputaes e preferir as desarticulaes; c) a ocorrncia de sensao de "membro fantasma" mais comum em crianas; d) no idoso diabtico, a amputao na coxa prefervel desarticulao do joelho; e) a colocao da prtese de imediato ao ato cirrgico no faz diferena na qualidade da reabilitao.
38

86. correto afirmar que: a) a face lateral da perna corresponde ao dermtomo sensitivo de S1; b) o reflexo do tendo calcneo corresponde raiz L5; c) a ocorrncia do sinal de LSEGU contralateral ciatalgia no tem importncia diagnstica nas radiculopatias; d) a escoliose lombar antlgica, convexa para o lado da ciatalgia, caracteriza hrnia discal lateral raiz; e) a fraqueza do quadrceps relaciona-se radiculopatia L3. 87. Observando as caractersticas do parafuso na figura abaixo (orientao da rsca, caracterstica do passo, relao dos dimetros do orifcio sseo e alma do parafuso, tipo de ponta, etc.) voc o identificaria como sendo:

a d a

a) canulado; b) cortical AO; c) esponjoso AO; d) maleolar AO; e) STEINMANN rosqueado.


39

88. Com relao s vias de acesso coluna vertebral, correto afirmar que: a) a posterior ideal para as discectomias torcicas; b) a anterior lombar baixa, no homem, tem alto risco de impotncia; c) nos casos de escoliose, onde se planeja liberao anterior, deve ser sempre no lado da concavidade; d) a anterior cervical, para discectomias, feita lateral ao msculo esternocleidomastide; e) a tcnica cirrgica idntica, tanto na criana quanto no adulto. 89. Com relao s bipsias dos tumores msculo-esquelticos, correto afirmar que: a) as excisionais so raramente indicadas; b) deve-se preferir a rea central da leso; c) em alguns casos de tumor maligno das extremidades, a inciso pode ser transversa; d) realizada na rea do tringulo de CODMAN, revela osso normal; e) nos malignos, a aberta prefervel percutnea . 90. Alteraes laboratoriais, caracterizadas por hipercalcemia, hipofosfatemia, hipercalciria, hiperfosfatria e aumento do nvel srico de fosfatase alcalina, sugerem: a) hiperparatireoidismo; b) pseudohipoparatireoidismo; c) raquitismo; d) doena celaca; e) sndrome de FANCONI.

40

91. Com relao utilizao dos meios diagnsticos, em Ortopedia, utilizando rdio-istopos, correto afirmar que: a) a cintilografia revela precocemente, e com mais detalhes, o comprometimento sseo no mieloma mltiplo; b) em todas as fases da necrose ssea (osteonecrose) h hipocaptao do rdio-frmaco; c) a cintilografia pouco til no acompanhamento clnico de quadros infecciosos sseos, quanto eficincia do tratamento ou recidiva; d) h diminuio da concentrao do rdio-frmaco nos ossos de pacientes portadores de osteoporose; e) a cintilografia est contra-indicada para pacientes portadores de artrite reumatide. 92. De acordo com a diviso em regies ou "zonas" na face ventral da mo, punho e antebrao proposta por VERDAN, correto afirmar que: a) as leses na zona I comprometem a insero do flexor superficial na falange mdia e o tendo flexor profundo; b) na zona II localizam-se as polias arciformes A3 e A4, enquanto que na zona III situam-se as polias A1 e A2; c) na zona III localiza-se a origem dos msculos lumbricais; d) na zona IV localiza-se o quiasma de CAMPER; e) a zona V caracteriza-se pela presena do ligamento transverso do carpo.

41

93. Com relao distrofia simptico-reflexa, causalgia e atrofia de SUDECK, correto afirmar que: a) h perodos de vasodilatao, intercalados com vasoconstrico, fazendo com que a pele apresente-se hipermica e quente, ou plida e fria; b) bloqueios anestsicos do gnglio simptico eliminam os fenmenos vasomotores, mas no promovem alvio da dor; c) manipulao do segmento afetado, mudana de temperatura (contraste trmico) e movimentao ativa e passiva proporcionam alvio dos sintomas; d) quando associada leso parcial do nervo perifrico, h indicao de neurectomia ou alcoolizao do nervo; e) as alteraes na eletroneuromiografia so tpicas e patognomnicas. 94. Com relao histologia ssea e cartilaginosa, correto afirmar que: a) vasos sangneos nutrientes penetram pelos canais de HARVERS e no invadem os canais de VOLKMANN; b) as lamelas sseas localizam-se, de forma concntrica, em volta dos canais de VOLKMANN; c) na linha epifisria, da epfise para a metfise, temos, respectivamente, a zona de cartilagem calcificada, madura, proliferativa e de repouso; d) os osteoclastos so clulas multinucleadas que ocupam as lacunas de HOWSHIP e tem funo de absoro do tecido sseo; e) a cartilagem pobre em gua (cerca de 25% de seu peso), principalmente em sua superfcie articular.

42

95. Com relao sndrome compartimental, correto afirmar que: a) no compartimento anterior do antebrao, mesmo quando associada leso de nervos perifricos, o sinal da extenso passiva positivo; b) aps a fasciotomia, se o msculo persistir isqumico, h indicao para epimisiotomia; c) no compartimento anterior do antebrao, os msculos flexores superficiais so afetados precocemente e, s nos casos mais graves, h comprometimento dos profundos; d) no compartimento anterior da perna, o comprometimento dos msculos pode promover retrao em flexo do p; e) a presso diastlica do paciente no interfere com a perfuso tissular em compartimentos com hiperpresso. 96. Com relao ao exame clnico do joelho, correto afirmar que: a) na manobra de LACHMAN necessrio anteriorizao da tbia maior que 5 milmetros, com relao ao joelho contralateral, para definir leso do ligamento cruzado anterior; b) o teste da gaveta anterior o mais especfico para leses do ligamento cruzado anterior; c) com leso do ligamento cruzado anterior, a manobra do ressalto provoca rotao medial da perna; d) a manobra da gaveta anterior, realizada com rotao medial da perna, especfica para avaliao do complexo ligamentar medial; e) a manobra do ressalto reverso (JAKOB) patognomnica de leso do ligamento cruzado posterior.

43

97. Com relao semiologia do ombro, correto afirmar que: a) a manobra para evidenciar dor na articulao acrmio-clavicular realizada colocando-se o brao em abduo e rotao medial (manobra de JERK); b) na suspeita clnica de tendinite do supra-espinhal, na sndrome do impacto, o alvio da dor aps a injeo de 10 ml de anestsico na cavidade articular do ombro confirma o diagnstico; c) a manobra de NEER, para o diagnstico da sndrome do impacto, realizada com a elevao do membro afetado em rotao lateral; d) a manobra de apreenso, para o diagnstico da instabilidade anterior, realizada com o brao colocado em abduo de 120 graus e rotao medial; e) a manobra de apreenso, para o diagnstico da instabilidade posterior do ombro, realizada com o brao colocado em flexo anterior de 90 graus, aduo e rotao medial.

44

ASSINALE AS INCORRETAS 98. Com relao s sndromes compressivas nos membros superiores, assinale a alternativa que no correlaciona o teste com a estrutura lesada: a) b) c) d) e) teste teste teste teste teste do pronador - nervo mediano; do flexor superficial do dedo mdio - nervo ulnar; do supinador - nervo radial; de PHALEN - nervo mediano; de flexo do cotovelo e pronao - nervo ulnar.

99. Com relao articulao metatarsofalngica do hlux e seus sesamides, incorreto afirmar que: a) durante a marcha, a cabea do primeiro metatarso desliza sobre o complexo sesamoideo; b) no sesamide lateral (fibular) insere-se a poro lateral do flexor curto do hlux e os dois fascculos do adutor do hlux; c) no sesamide medial (tibial) insere-se a poro medial do flexor curto do hlux e o tendo do abdutor do hlux; d) entre os dois sesamides, atravessando o complexo sesamoideo, passa o tendo do flexor longo do hlux; e) por no haver nenhum tipo de conexo entre eles, a funo de cada sesamide independente, permitindo maior acomodao do metatarso contra o solo. 100. So causas relacionadas ao desenvolvimento de pseudartrose, exceto: a) b) c) d) comprometimento de "partes moles"; hiperparatireoidismo; infeco; fratura do colo do fmur, com ngulo de PAUWELLS maior que 70 graus; e) foras de compresso e trao aplicadas intermitentemente no foco

45

de fratura. BIBLIOGRAFIA DAS PERGUNTAS DO TARO - 2000


1. Turek, Principles & their Applications, 3 ed., pg. 660. 2. Sizinio, 2 ed., pg. 676. 3. Turek, Principles & their Applications, 3 ed., pg. 211-215. 4. Turek, Principles & their Applications, 3 ed., pg. 547-548. 5. Sizinio, 2 ed., pg. 348. Turek, 4 ed., pg. 253. 6. Sizinio, 2 ed., pg. 61. 7. Sizinio, 2 ed., pg. 71 e 107. 8. Turek, 3 ed., pg. 966. 9. Campbell's, Captulo de "miscelania de afeces do sistema nervoso". 10. JBJS: 81-a, 882-892, 1999. 11. RBO: setembro,1994, 627-634; setembro,1997, 669-674; maio,1998, 329-332 julho, 1999, 415-420; setembro, 1996, 697-701. 12. Campbell's, 7 ed., vol.4, 1987, pg. 2515 RBO: maro, 1997, 216-220. 13. Campbell's, 7 ed., vol. 2, 1987, pg. 782. 14. Sizinio, 2 ed., pg. 244. 15. Sizinio, 2 ed., pg. 224. 16. Turek, Ortopedia Principios y Aplicaciones, pg. 235. 17. Turek, Ortopedia Principios y Aplicaciones. 18. Turek, 5 ed., vrios captulos. 19. Turek, 5 ed., pg. 433-435. 20. Pardini, Cirurgia da Mo - Leses No Traumticas, pg. 199-135. 21. Turek, 4 ed., pg. 1570. 22. Turek, 5 ed., captulo 6, pg. 234-249. 23. Sizinio, 1 ed., Quadril Adulto 24. Sizinio, pg. 383-385. 25. Sizinio, 2 ed., pg. 302. 26. Tachdjian, 2 ed., pg. 112, 128, 138, 168. Nomina Anatmica, pg. 42. 27. Tachdjian, 2 ed., pg. 311, 317, 322, 339, 433. Nomina Anatmica, pg. 81. 28. Tachdjian, 2 ed., pg. 2434, 2450, 2451, 2460. Nomina anatmica, pg. 47.

47

29. Tachdjian, 2 ed., pg. 1082, 1084, 1085, 1087 1095. 30. Tachdjian, 2 ed., pg. 1461, 1462. 31. Tachdjian, 2 ed., pg. 1097, 1098, 1099. 32. Tachdjian, 2 ed., pg. 1163, 1164, 1165, 1167, 1171. 33. Tachdjian, 2 ed., pg. 1258, 1259, 1261, 1264. Nomina Anatmica, pg. 37. 34. Tachdjian, 2 ed., pg. 1195. 35. Tachdjian, 2 ed., pg. 891, 892, 895. Nomina Anatmica, pg. 43. 36. Tachdjian, 2 ed., pg. 1795, 1804, 1809, 1811. 37. Tachdjian, 2 ed., pg. 2087, 2097, 2098, 2099. 38. Tachdjian, 2 ed., pg. 1495, 1497, 1498, 1503. Nomina Anatmica, pg. 37. 39. Tachdjian, 2 ed., pg. 759, 760, 762. 40. Campbell's CD Rom. 41. Tachdjian, 2 ed., pg. 1122, 1123, 1124, 1127, 1129. 42. Tachdjian, 2 ed., pg. 1620, 1616, 1617, 1613, 1614. 43. Tachdjian, 2 ed., pg. 2425, 2563, 2586, 2724, 2728. 44. Tachdjian, 2 ed., pg. 720, 721, 727. 45. Campbell's Operative Orthopaedics. 46. Lovell & Winter, Pediatric Orthopaedics, 4 ed., vol. 1, pg. 322-330. 47. Turek, 3 ed., pg. 569-572. 48. Turek, 3 ed., cap. 7 + Netter, vol. 8 - parte I, pg. 212. 49. Sizinio, 2 ed., pg. 57. 50. Sizinio, 2 ed., pg. 104. 51. Rockwood , Fractures in Adults, vol.1, 4ed., pg. 789, 804, 809/18, 826, 768. 52. Sizinio, 2 ed., Captulo 30, pg. 459. 53. Sizinio, 2 ed., Captulo 31, pg. 467. 54. Rockwood, Fractures in Children, 3 ed., vol. 3, pg., 589, 595, 615. 55. Rockwood, pg. 631, 684, 700, 708. 56. Rockwood, Fraturas em Adultos, 4 ed., vol. 2, captulo. 27. 57. Rockwood, Fractures in Adults, Captulo de Fraturas Intertrocantricas. 58. Rockwood, Fraturas em Adultos, 4 ed., vol. 2, captulo 24. 59. Rockwood, Fraturas em Adultos, 4 ed., vol. 1, captulo 12. 60. JBJS: 81-A, pg. 1019-1031, 1999. 61. Pardini, Traumatismos da Mo, 3 ed., pg. 351-380. 62. Rockwood, Fractures in Children, 4 ed., pg. 515-542. 63. RBO, setembro 1998, 707-712. 64. RBO, setembro 1998, 685-688, maro 1998, 195-198. 65. Rockwood, 4 ed., ingls, 1996, pg. 1025.

48

66. Rockwood, 4 ed., ingls, 1996, pg. 1109. 67. Rockwood, 4 ed., ingls, 1996, pg. 1193. 68. Campbell's, 7 ed., pg. 1654. 69. Campbell's, 7 ed., pg. 2232. 70. Campbell's, 7 ed., pg. 2324. 71. JBJS: Gustillo et al., 72-A, 299-304. 72. Sizinio, Captulo "Fraturas". 73. Rockwood, Fractures in Children. 74. Rockwood, Fractures in Children. 75. Sizinio, Captulo de "Fraturas do Tornozelo e P". 76. JBJS: 76-A, 579-592, 1994. 77. Sizinio, 2 ed., pg. 41. 78. RBO, agsto 1999, 481-488. 79. Rockwood, Fractures in Adults, Captulo de "Fraturas do Tornozelo e P". 80. Campbell"s, Ortopedia Operatria, 7 ed., vol. 1 cap. 2. 81. Rockwood, Fraturas em Adultos, 4 ed., vol. 1, cap. 2. 82. Campbell's, Ortopedia Operatria, 7 ed., vol. 1, cap. 2. 83. Campbell's, Captulo de "Artroplastia do Quadril". 84. Rockwood, Fractures in Adults, Captulo de "Fraturas e Luxaes do P". 85. Campbell's 7 ed., cap. 22, pg. 597. 86. Campbell's, 7 ed., pg. 3289. RBO, vol. 27, pg. 93-100, maro 1992. 87. Campbell's, Captulo de "Fraturas". 88. Campbell"s, 7 ed., pg. 3091-3288. 89. Sizinio, cap. 23, pg. 366. 90. Turek, 4 ed., vol. 1, pg. 226. 91. Turek, Principles & their Applications, 2 ed., vol. 2, pg. 1669-1674. 92. Campbell's, 8 ed., vol. 5, pg. 3015. 93. Turek, Principles & their Applications, 2 ed., vol. 1, pg. 797. 94. Turek, 4 ed., vol. 1, pg. 14-38. 95. Turek, 4 ed., vol. 1, pg. 684-695. 96. Sizinio, 2 ed., pg. 674. 97. RBO, setembro 1993, 635-639. 98. Pardini, Cirurgia da Mo - Leses No Traumticas, pg. 337-359. 99. Sizinio, Captulo "P do Adulto". 100. Turek, 4 ed., vol. 1, pg. 60.

49

50

ANOTAES

51

ANOTAES

52

También podría gustarte