Está en la página 1de 10

FACULDADE DE TECNOLOGIA INTERNACIONAL

IZABEL CRISTINA DE MOURA SAMPAIO

ATIVIDADE AVALIATIVA DO CURSO DE MBA EM GESTO DE RECURSOS HUMANOS: ESTUDO DE CASO.

LORENA 2009

FACULDADE DE TECNOLOGIA INTERNACIONAL IZABEL CRISTINA DE MOURA SAMPAIO

ATIVIDADE AVALIATIVA DO CURSO DE MBA EM GESTO DE RECURSOS HUMANOS: ESTUDO DE CASO.

Produo de

Aprendizagem

apresentada

FATEC

INTERNACIONAL, no curso de MBA em Gesto de Recursos Humanos nas disciplinas de Polticas de Negociao e Mediao e Legislao Trabalhista e Relaes Trabalhistas.

Tutor local: Rosagela Aparecida Rosario Mendes. Centro Associdao: Lorena.

LORENA 2009 2

INTRODUO

O presente trabalho foi realizado para as disciplinas de Polticas de Negociao e Mediao , Legislao Trabalhista e Relaes Trabalhistas no curso de P-Graduao em MBA em Gesto de Recursos Humanos, tendo por finalidade a concluso do mdulo atravs da Produo do Conhecimento. Nosso trabalho foca os direitos do empregado, deveres do empregador, a terceirizao e a negociao. Os assuntos esto relacionados ao Direito do Trabalho e a Negociao assuntos esses presentes no cotidiano das empresas exigindo informaes precisas que permitam vislumbrar perspectivas e traar metas para o futuro. O caso da ROAD uma empresa de construo civil que possui um efetivo mdio de 150 homens trabalhando na construo de uma Unidade Fabril. Seu pessoal composto por funcionrios e empreiteiros que so estimulados pelo sindicato da categoria a entrarem em greve pelo fato da data de pagamento ser mudada. Mas na presena dos Dirigentes Sindicais o engenheiro negocia e

todos entram em acordo, porm alguns funcionrios e empreiteiros em questo de horas resolvem paralisar novamente provocando tumulto com brigas que resultam em leso corporal e danos a propriedade da empresa. A presente Produo do conhecimento faz uma reflexo sobre como proceder com relao demisso por justa causa e a importncia da negociao dentro da relao empregador e empregado, contratante e contratado.

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA ROAD

Diante da situao vivenciada pela empresa ROAD a resciso de contrato por justa causa foi inevitvel. Entendendo que a resciso de contrato por justa causa ocorre quando o empregado comete algum tipo de ato faltoso que provoca desconfiana e faz desaparecer a boa-f entre empregador e empregado tornando a relao empregatcia invivel. Fato esse que d ao empregador o direito de mandar seu funcionrio embora sem pagar lhe os direitos trabalhistas, por exemplo, aviso prvio, FGTS e seguro desemprego. A CLT prev 12 hipteses para resciso de contrato de trabalho sem o pagamento das verbas rescisrias. So elas: a) ato de improbidade; b) incontinncia de conduta ou mau procedimento; c) negociao habitual; d) condenao criminal; e) desdia; f) embriaguez; g) violao de segredo da empresa; h) ato de indisciplina ou insubordinao; i) j) abandono de emprego; ato lesivo da honra ou da boa fama;

k) ofensa fsica; l) prtica constante de jogos de azar;

H ainda o Pargrafo nico que constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado a prtica, devidamente comprovada em inqurito administrativo, de atos atentatrios contra a segurana nacional.1 O Engenheiro da obra, aqui no caso representante do empregador, para assegurar os direitos da empresa pede aos funcionrios, que sofreram com as consequncias da segunda paralisao, que formulem um termo de declarao
1

Pargrafo nico acrescentado pelo Decreto-lei n 3, de 27 de janeiro de 1966

relatando o acontecido na parte da manh e ao acordo firmado por todos. Esclarecendo que um termo de declarao realizado por pessoas que tem interesse na causa como vtimas e denunciantes, ou seja, pessoas que tem a sua imparcialidade diminuda. Tambm registrou um Boletim de Ocorrncia Policial registrando o fato ocorrido naquele dia atestando os danos pessoais e os danos, a propriedade da ROAD, derivados da ao dos funcionrios da segunda paralisao. Esse documento indispensvel ao encaminhamento de determinadas reclamaes de sinistro. O funcionrio que tem por tempo de servio superior a um ano e quando demitido sem justa causa tem direito a: Saldo de salrio; Aviso prvio; 13 salrio proporcional; Frias vencidas (caso haja); 1/3 sobre as frias vencidas; Frias proporcionais; 1/3 sobre as frias proporcionais; FGTS +40%. Porm no caso em questo os funcionrios com o mesmo tempo de servio, mas dispensados por justa causa tiveram direito apenas a: Saldo de salrio; Frias vencidas (se houvesse); 1/3 sobre as frias vencidas. Os funcionrios com tempo de servio inferior a um ano tiveram direito apenas ao Saldo de salrio. Quanto aos empreiteiros foi realizada a resciso de contrato, pois o empreiteiro considerado por lei um profissional autnomo, por isso no cobrar na justia trabalhista direitos previstos na CLT. Quanto negociao ocorrida neste caso, vamos ver o que afirma Cludio Giraldi sobre negociao. Para ele negociao mais que um processo interativo de comunicao que ocorre entre duas ou mais partes; a arte de administrar conflitos.
...no Brasil comum as pessoas encararem a negociao como um jogo e no como o incio de uma relao prspera, em que se busca o desenvolvimento de mercado ou a construo de uma rede de valores auto-sustentvel. Trata-se de uma postura "ganha-perde", em que apenas um dos lados leva vantagem. Com isso, na maioria das vezes, os resultados so de curto prazo. ...a negociao o nico jogo em que pode haver mais de um ganhador (postura "ganha-ganha"). "S perde quem est fora dele", disse, lembrando que o correto equilibrar a competio com a colaborao.

(Jornal Administrador Profissional - n 203 - Maio 2003)

Com base na idia de Giraldi percebe-se que um negociador para atuar em situaes, como no caso aqui citado, deve encontrar solues que beneficiem ambas as partes superando o clima ganha-perde e procurando superar a competio. Deve criar um clima de cooperao descobrindo e apresentando os interesses comuns para que se estabelea um clima de ganhaganha mostrando que prefervel chegar a um acordo que perder o relacionamento empregatcio. No caso da ROAD o engenheiro, que foi o mediador, agiu eticamente tanto que no acordo firmado entre as partes conflitantes houve a concordncia das partes inclusive dos Dirigentes Sindicais. Quanto ao ocorrido no perodo da tarde o mediador tomou todas as medidas cabveis dentro da lei. Com relao empresa terceirizada que teve a participao dos funcionrios no conflito teria que ter sido melhor avaliada antes da contrao.
A terceirizao refere-se a um processo de transferncia de servios desenvolvidos por uma empresa (contratante) para uma outra (contratada). A contratante deixa de realizar vrias atividades-meio com seus prprios recursos e as passa para a empresa contratada, concentrando-se em sua atividade-fim, gerando ganhos em produtividade, qualidade e competitividade. Dentre as vantagens da terceirizao, destaca-se a reduo dos custos da empresa, que elimina a necessidade de fazer investimentos em atividades de apoio, enxugando a estrutura organizacional, tanto na extenso de sua base como na quantidade de nveis hierrquicos, e melhorando a dinmica decisria e o fluxo de informaes. (ALVARENGA, 2003. p 1)

O especialista Andr afirma que para evitar problemas com empresas terceiras o gestor de RH deve2: atentar para um planejamento bem detalhado das atividades a serem desenvolvidas, pesquisar e buscar referncias sobre empresas terceirizadas no ramo que se deseja a contratao,

Reportagem de Kelly Carvalho Construo Mercado 54 - janeiro de 2006

fazer a cotao de preos e definir critrios para a seleo, verificar a capacidade tcnica via atestado tcnico em cada situao.

Queiroz em seu livro Manual de Terceirizao: onde podemos errar no desenvolvimento e na implantao dos projetos e quais so os caminhos do sucesso afirma que para contratar os servios de uma empresa que se diz capacitada para terceirizao deve se exigir que apresente:

Poltica de administrao de fcil auditagem; Amplo conhecimento da rea; Qualidade e Custos Competitivos; Infra-estrutura e logstica compatvel.

Alvarenga (2003, P.18) diz:


A qualidade dos servios terceirizados comea pela maneira como as Empresas-Cliente selecionam seus futuros parceiros. O ideal no mtodo de seleo seria convocar pelo menos trs empresas, aps a checagem, buscando informaes em departamentos como o de recursos humanos, jurdico e produo, avaliar os equipamentos utilizados pela empresa e at mesmo conhecer as suas instalaes. Outro ponto importante inovador ouvir os empregados do futuro parceiro, conversar com empresas que j utilizam os seus servios, conhecer os planejamentos a curto e longo prazo e, principalmente, a filosofia central da empresa. 19 Aps todos esses levantamentos, o resultado final certamente restringir os riscos.

CONSIDERAES FINAIS A CLT (Consolidao das Leis do Trabalho), que constitui o principal ordenamento jurdico que rege as relaes trabalhistas no pas, foi criada para garantir os benefcios dos empregados e deveres dos empregadores. Cita-se aqui parte das leis trabalhistas: -jornada semanal de 44 horas; -irredutibilidade salarial; -seguro desemprego; -13 salrio; -participao nos lucros; -horas extras com adicional; -aposentadoria; -reconhecimento de normas coletivas; -seguro acidente de trabalho -fundo de garantia por tempo de servio -direito de greve; -estabilidade provisria de membros de Comisses de Prevenes de Acidentes empregados vitimados por acidente de trabalho e gestante. Mas uma nova modalidade surge como tentativa das empresas de diminuir custos, aumentarem a eficincia e se verem livres dos encargos trabalhistas, que a terceirizao. Porm necessria muita ateno, s vezes, na busca de baixos custos e agilizao dos servios pode se surpreender com uma ao trabalhista. Por exemplo, a contratao de empresas inadequadas sem competncia e idoneidade financeira pode causar problemas trabalhistas. Ao pensar na terceirizao a empresa deve buscar acima de tudo qualidade, para que a relao entre contratante e contratada seja de pareceria. Para o empregado a terceirizao tambm pode representar perda, pois sua remunerao antes certa passa a ser incerta, perde os benefcios sociais.

No caso da ROAD o ocorrido provocou a demisso por justa causa pelo mau procedimento dos funcionrios e empreiteiros que foram demitidos segundo o estabelecido pela lei. Pois empregado que tem tal comportamento de desrespeito ao empregador, afinal havia-se firmado horas antes um acordo, e agride os companheiros de servio por discordar da deciso tomada por eles, por si s se demite. Pois impossvel numa relao de trabalho restabelecer um clima de parceria depois de atos to indignos. necessrio que se entenda que o contrato de trabalho une o empregado e empregador, contratante e contratado prevendo obrigaes mutuas.

REFERNCIAS

ALVARENGA, Luis Carlos. Logstica e terceirizao: o caso da Volkswagen Taubat. Taubat: 2003. 73p. CAMPANHOLE, A., CAMPANHOLE, H. L. Consolidao das leis do trabalho, legislao complementar. So Paulo, 90 edio, 1994. QUEIROZ, C. A. R. S. de. Manual de Terceirizao: onde podemos errar no desenvolvimento e na implantao dos projetos e quais so os caminhos do sucesso. So Paulo: STYS, 1998. 313 p. Boletim de Ocorrncia. Disponvel em: http://dicionario.babylon.com/Boletim_de_Ocorr%C3%AAncia_Policial. Acesso em 27/10/09. CLT. Disponvel em: http://www.sitro.com.br/informacoes/rescis%C3%A3ocontraturalart482483.htm. Acesso em 27/10/09. GIRALDELI, Cludio. Negociao: a arte de administrar conflitos. Disponvel em: http://www.crasp.com.br/jornal/jornal203/princ2.html. Acesso em 30/10/09. Histria do Direito do Trabalho no Brasil. Disponvel em:

http://www.fontedosaber.com/direito/historia-do-direito-do-trabalho-no-brasil.html. Acesso em 29/10/09. Procon: da prestao de servio. Disponvel em: http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=666. Acesso em 30/10/09. REVISTA CONSTRUO MERCADO. Entrevista. Disponvel em: http://revista.construcaomercado.com.br/negocios-incorporacaoconstrucao/54/imprime121602.asp. Acesso em 29/10/09.

10

También podría gustarte