Está en la página 1de 23

www.jurisway.org.

br

Direito Empresarial

2008

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

01 - Alienado o estabelecimento empresarial, correto afirmar, quanto s obrigaes ligadas sua explorao, que A) o adquirente sub-rogar-se- legalmente em todos os contratos estipulados pelo alienante. B) o adquirente no poder fazer concorrncia ao alienante pelo prazo de cinco anos. C) o adquirente receber por cesso todos os crditos do alienante, invalidando-se qualquer pagamento posterior feito pelo devedor ao cedente. D) o adquirente obrigar-se- solidariamente por crditos regularmente contabilizados, vencidos e vincendos, existentes na data do trespasse, agora por ele devidos. 02 - A sociedade simples difere, essencialmente, da sociedade empresria porque A) aquela no exerce atividade prpria de empresrio sujeito a registro, ao contrrio do que ocorre nesta. B) aquela no exerce atividade econmica nem visa ao lucro, ao contrrio desta. C) naquela, a responsabilidade dos scios sempre subsidiria, enquanto nesta, sempre limitada. D) aquela deve constituir-se apenas sob as normas que lhe so prprias, enquanto esta pode constituir-se utilizando-se de diversos tipos.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

03 - Com relao s regras que disciplinam a situao do scio-quotista da sociedade limitada, assinale a opo correta. A) As quotas representam a necessria diviso do capital social em partes iguais, sendo as deliberaes consideradas de acordo com o nmero de quotas de cada scio. B) As quotas podem ser integralizadas pelos scios por valores representados em dinheiro, bens ou prestao de servios, respondendo solidariamente todos os scios pela exata estimao dessas contribuies. C) As quotas so bens de livre disposio do scio, que poder vend-las a outro scio ou a terceiro, independentemente da anuncia dos demais scios. D) A responsabilidade dos scios restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem pela integralizao do capital social. 04 - O empresrio individual: A) ao se inscrever na Junta Comercial, adquire a condio de pessoa jurdica. B) est dispensado de promover sua inscrio na Junta Comercial. C) deve possuir capacidade de exerccio, adquirida com a maioridade ou emancipao. D) sujeito de direito sem personalidade jurdica. 05 - A sociedade empresria adquire personalidade jurdica: A) com a inscrio de seus atos constitutivos na Junta Comercial. B) com a assinatura do contrato do contrato social. C) com o incio de suas atividades, previsto no contrato social. D) com o acordo de vontades dos scios, ainda que verbal.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

06 - Quanto necessidade do nome empresarial das sociedades empresrias fazerem referncia ao seu objeto social, CORRETO afirmar: A) a referncia ao objeto social obrigatria nas sociedades limitadas quando usarem firma ou denominao. B) a referncia ao objeto social obrigatria na denominao das sociedades annimas. C) a referncia ao objeto social no obrigatria na formao do nome empresarial de nenhum tipo societrio. D) a referncia ao objeto social obrigatria no nome empresarial da sociedade em conta de participao. 07 - So clusulas obrigatrias do contrato social da sociedade simples, EXCETO: A) indicao dos scios, com seu nome e qualificao e a cota de cada scio no capital social, como a referncia ao modo de sua realizao. B) a participao de cada scio nos lucros e perdas e as pessoas naturais incumbidas da administrao, com seus poderes e atribuies. C) o capital social, expresso em moeda corrente e a denominao da sociedade. D) o objeto, sede, prazo da sociedade e os direitos conferidos aos titulares de cada uma das espcies de cotas. 08 - A sociedade limitada pode adotar deliberaes sociais: A) apenas pela convocao e realizao de assemblia, observadas as formalidades legais. B) apenas pela convocao e realizao de reunio, observadas as formalidades legais. C) por assemblia ou reunio, conforme estiver previsto no contrato social, independentemente do nmero de scios. D) sem a convocao e realizao de assemblia ou reunio, quando todos os scios decidirem por escrito sobre a matria que seria objeto delas.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

09 - Marque a alternativa INCORRETA em relao s seguintes operaes societrias: A) a transformao a operao pela qual uma sociedade passa de um tipo societrio para outro, mediante a dissoluo da sociedade transformada e constituio de uma nova. B) a fuso a operao pela qual se unem duas ou mais sociedades para formao de uma nova, que lhes sucede em todos os direitos e obrigaes, com extino das anteriores. C) a incorporao a operao pela qual uma ou mais sociedades so absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigaes, com extino das sociedades incorporadas. D) A ciso a operao pela qual a sociedade transfere parcelas do seu patrimnio para uma ou mais sociedades constitudas para esse fim ou j existentes. 10 - A preferncia do crdito com garantia real na falncia: A) limitada a 150 (cento e cinqenta) salrios-mnimos. B) limitada ao valor do bem gravado. C) limitada a 50% da avaliao dos bens arrecadados D) ilimitada. 11 - So requisitos para a recuperao judicial: A) quitar, previamente, 30% do passivo quirografrio. B) exercer a atividade empresarial regularmente h dois anos. C) no ser falido ou, se o foi, ter obtido a extino de suas obrigaes. D) no ter sido condenado por crime previsto na lei falimentar.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

12 - So consideradas mutualsticas A) as companhias. B) as sociedades limitadas. C) as sociedades de economia mista. D) as sociedades cooperativas. 13 - As aes de uma companhia aberta no so passveis de A) penhora. B) hipoteca. C) penhor. D) usufruto. 14 - Entre os rgos da sociedade annima, detm o maior poder poltico A) o conselho fiscal. B) a assembleia geral. C) a diretoria. D) o conselho de administrao. 15 - Assinale a opo em que apresentada declarao cambial que transmite, de modo imediato, a propriedade do ttulo de crdito. A) endosso-mandato B) endosso-penhor C) endosso puro e simples D) mera assinatura do beneficirio ou tomador no anverso do ttulo

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

16 - No Brasil, o estabelecimento empresarial regulado pelo Cdigo Civil tratado como A) pessoa jurdica. B) patrimnio de afetao ou separado. C) sociedade no-personificada. D) universalidade. 17 - Acerca do contrato de trespasse e negcios empresariais afins, assinale a opo correta. A) O trespasse equipara-se ciso parcial para todos os efeitos legais. B) A cesso de todas as participaes de uma sociedade, assim como ocorre com o trespasse, altera a titularidade nominal sobre o respectivo estabelecimento. C) O trespasse equipara-se incorporao de sociedades para todos os efeitos legais. D) O trespasse pode ocorrer entre empresrios individuais, assim como entre sociedades empresrias, ou entre estas e aqueles. 18 - patentevel como inveno ou modelo de utilidade A) aquilo que for contrrio moral e aos bons costumes, desde que preencha os requisitos da patenteabilidade novidade, atividade inventiva e aplicao industrial. B) aquilo que for contrrio segurana, ordem e sade pblica, desde que preencha os requisitos da patenteabilidade novidade, atividade inventiva e aplicao industrial. C) microrganismo transgnico que atenda aos requisitos da patenteabilidade novidade, atividade inventiva e aplicao industrial e que no seja mera descoberta. D) sinal distintivo visualmente perceptvel e no compreendido nas proibies legais.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

19 - O valor mobilirio que confere ao seu titular crdito eventual perante a companhia, consistente na participao nos lucros anuais, A) a ao. B) o bnus de subscrio. C) o commercial paper. D) a parte beneficiria. 20 - Com relao ao encerramento da falncia, assinale a opo correta. A) Da sentena de encerramento da falncia caber apelao. B) A falncia somente se encerra aps a extino de todas as obrigaes do falido. C) Para o encerramento, o administrador judicial dever apresentar as contas, acompanhadas dos documentos comprobatrios, nos prprios autos da falncia. D) As contas do administrador judicial podero ser impugnadas no prazo de 5 dias, contados da data de sua apresentao ao juzo da falncia. 21 - A ao renovatria do aluguel empresarial deve ser A) ajuizada no penltimo ano do prazo do contrato em vigor. B) proposta no interregno de, no mximo, 6 meses, at 2 meses, no mnimo, anteriores data da finalizao do prazo do contrato em vigor. C) ajuizada no segundo semestre do penltimo ano do prazo do contrato em vigor. D) proposta no interregno de um ano, no mximo, at 6 meses, no mnimo, anteriores data da finalizao do prazo do contrato em vigor.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

22 - Acerca do exerccio da empresa em sociedade, assinale a opo correta. A) A qualificao de uma sociedade como empresarial s ocorre quando ela exerce atividade prpria de empresrio sujeito a registro. B) A sociedade que precipuamente exercer atividade de empresrio rural s poder adotar tipo reservado s sociedades empresrias. C) A constituio de sociedade para a realizao de apenas um negcio determinado incompatvel com a atividade empresarial, pois impede a habitualidade de seu exerccio. D) O conceito de sociedade implica o exerccio de atividade econmica, embora nem toda sociedade que realize atividade econmica seja necessariamente considerada empresarial. 23 - Com base na Lei n. 6.406/1976, que dispe sobre as sociedades por aes, assinale a opo correta acerca das caractersticas jurdicas desse tipo de sociedade empresarial. A) Os bnus de subscrio conferem direito de crdito contra a companhia, podendo conter garantia real ou flutuante. B) As partes beneficirias compem o capital social desse tipo de sociedade, sendo permitida a participao nos lucros anuais. C) As aes, quanto forma, podem ser classificadas em ordinrias e preferenciais. D) Nessas sociedades, apenas acionistas podero ser simultaneamente titulares de aes e debntures. 24 - De acordo com as leis brasileiras, considera-se criao passvel de ser objeto de direito de patente A) o mtodo cirrgico de transplante de corao em animais. B) um processo de fabricao de tinta. C) a pintura em que se retrata a imagem de um grupo de pessoas. D) o livro cientfico em que se descrevem aplicaes de medicamentos.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

25 - Os ttulos de crdito so tradicionalmente concebidos como documentos que apresentam requisitos formais de existncia e validade, de acordo com o regulado para cada espcie. Quanto aos seus requisitos essenciais, a nota promissria A) poder no indicar o nome do sacado, permitindo-se, nesse caso, saque ao portador. B) precisa ser denominada, com sua espcie identificada no texto do ttulo. C) poder ser firmada por assinatura a rogo, se o sacador no puder ou no souber assin-la. D) conter mandato puro e simples de pagar quantia determinada. 26 - A Lei n. 11.101/2005 prev a possibilidade de o empresrio renegociar seus dbitos mediante os institutos da recuperao judicial e da recuperao extrajudicial. Acerca das semelhanas e diferenas entre ambos os institutos, assinale a opo correta. A) Ambos os procedimentos exigem que o devedor apresente plano de recuperao, o qual somente vincular os envolvidos se devidamente aprovado em assemblia geral de credores. B) Diferentemente do previsto para a recuperao extrajudicial, o pedido de recuperao judicial poder acarretar a suspenso de aes e execues contra o devedor antes que o plano de recuperao do empresrio seja apresentado aos credores. C) Diferentemente do previsto para a recuperao judicial, a recuperao extrajudicial limita-se a procedimento negocial entre o devedor e os respectivos credores, excluda a participao do Poder Judicirio em qualquer uma de suas fases. D) Ambos os procedimentos envolvem a negociao de todos os crditos oponveis ao devedor, sendo a recuperao extrajudicial reservada apenas s microempresas e empresas de pequeno porte.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

10

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

27 - Sobre o registro do empresrio CORRETO afirmar: A) a sua ausncia impede a utilizao do benefcio da recuperao judicial. B) facultativo s sociedades empresrias que exploram atividade claramente mercantis. C) somente para iniciar as atividades que o empresrio pratica o ato de registro. D) deve ocorrer aps o incio das atividades. 28 - Em relao sociedade limitada, assinale a afirmativa INCORRETA: A) livre a cesso de quotas de capital se no houver oposio de titulares de mais de um quarto do capital social. B) O uso da firma ou denominao social privativo dos administradores que tenham os necessrios poderes, bem como dos scios titulares da maioria das quotas que compem o capital social. C) A instituio de conselho fiscal facultativa nas sociedades limitadas. D) A destituio de scio administrador de sociedade empresria nomeado no contrato social exige a deliberao de scios cujos votos representem, no mnimo, dois teros do capital social, salvo disposio contratual diversa. 29 - Sobre o protesto CORRETO afirmar: A) apenas os ttulos executivos podem ser levados a protesto. B) o registro do protesto prescinde de maiores formalidades. C) o pagamento do ttulo apresentado a protesto ser feito em instituio financeira oficial. D) no cabe ao tabelio de protesto investigar a ocorrncia de prescrio ou caducidade dos ttulos a ele apresentados.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

11

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

30 - Sobre o plano de recuperao judicial INCORRETO afirmar: A) trata-se de oferta de contratar apresentada pelo devedor empresrio a seus credores. B) se aceito pelos credores, implica novao dos crditos anteriores ao pedido. C) deve contemplar todas as classes de credores. D) ser apresentado em juzo, no prazo improrrogvel de 60 (sessenta) dias, contados da publicao da deciso que deferir o processamento da recuperao judicial. 31 - legitimado (a) para requerer a falncia do devedor: A) o cotista ou acionista do devedor, na forma da lei ou do ato constitutivo da sociedade. B) o credor com garantia real, desde que renuncie sua garantia. C) qualquer credor, independentemente do valor do ttulo de crdito, desde que vencido, protestado e no pago. D) o prprio devedor, mediante confisso, apenas aps a ocorrncia de protesto de ttulo por ele devido, vencido e no pago. 32 - A liquidao de uma sociedade em conta de participao: A) ocorre somente por deciso judicial. B) regida pelas normas relativas prestao de contas, na forma da lei processual. C) ser eficaz apenas quando arquivada no registro de comrcio. D) exige aprovao em assemblia especialmente convocada para essa finalidade. 33 - So ttulos de crdito que contm ordem de pagamento: A) nota promissria e duplicata. B) warrant e partes beneficirias. C) nota promissria e debnture. D) letra de cmbio e duplicata.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

12

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

34 - Por meio do contrato de alienao fiduciria em garantia, o credor torna-se: A) proprietrio do bem alienado, mas no possuidor. B) proprietrio do bem alienado e seu possuidor indireto. C) proprietrio do bem alienado e seu possuidor direto. D) possuidor do bem alienado, mas no proprietrio. 35 - Assinale a opo correta com relao sociedade em comum. A) Enquanto no forem arquivados os atos constitutivos, a sociedade annima rege-se pelas normas da sociedade em comum. B) A sociedade em comum constitui um tipo societrio elegvel pelas partes e passvel de ser levado a registro como tal. C) Enquanto no levados a registro os atos constitutivos de uma sociedade simples, a esta se aplicam as normas da sociedade em comum. D) Os bens e dvidas da sociedade em comum constituem patrimnio especial, titularizado e gerido exclusivamente pelo respectivo scio-administrador. 36 - De acordo com a legislao em vigor, so atos prprios do registro pblico de empresas A) a matrcula de atos constitutivos de sociedades empresrias, o arquivamento de atos constitutivos de sociedades annimas e a autenticao dos instrumentos de escriturao dos agentes auxiliares do comrcio. B) a matrcula de leiloeiros, o arquivamento de atos constitutivos de sociedades em comandita por aes e a autenticao dos instrumentos de escriturao empresarial. C) a matrcula de tradutores pblicos, o arquivamento de documentos relativos constituio de firmas individuais e a autenticao de atos constitutivos de sociedade simples. D) a matrcula de escriturao empresarial, o arquivamento de atos constitutivos de sociedades por aes e a autenticao feita por tradutores pblicos.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

13

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

37 - No constitui elemento do contrato de sociedade referido no Cdigo Civil A) o exerccio de atividade econmica. B) a partilha dos resultados. C) a contribuio dos scios consistente apenas em bens. D) a affectio societatis. 38 - O menor de 18 anos de idade pode ser scio em A) sociedade em nome coletivo. B) sociedade annima, desde que no haja no respectivo ato constitutivo a previso de capital autorizado. C) sociedade limitada, desde que o capital esteja integralizado. D) sociedade subsidiria integral. 39 - Com relao aos empresrios, s sociedades e s relaes de famlia, assinale a opo correta. A) Os casados sob o regime da comunho universal podem contratar sociedade entre si. B) O empresrio casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imveis que integrem o patrimnio da empresa ou grav-los com nus real. C) Tanto os herdeiros do cnjuge de scio quanto o cnjuge de scio que tenha se separado judicialmente podem exigir desde logo a parte que lhes couber na quota social. D) Diferentemente do que sucede com a fiana, qualquer dos cnjuges, sem autorizao do outro, pode prestar aval.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

14

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

40 - Acerca do contrato de franquia, assinale a opo correta. A) A legislao brasileira confere tratamento detalhado ao contrato de franquia, sendo nela estabelecido, expressamente, o rol dos direitos e deveres do franqueador e do franqueado. B) A falta da prvia circular de oferta de franquia torna nulo, de pleno direito, o contrato de franquia. C) O contrato de franquia pode ser verbal, tendo, neste caso, efeito apenas entre as partes. D) Para produzir efeitos perante terceiros, o contrato de franquia deve ser registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). 41 - A respeito das licenas para explorao e das cesses de patentes, assinale a opo correta. A) As cesses de patentes, assim como as licenas para explorao, so legalmente classificadas em voluntrias e compulsrias. B) Para ter efeito entre as partes, as licenas para explorao de patentes devem ser registradas no INPI. C) As licenas compulsrias sero concedidas com carter de exclusividade para a explorao da patente. D) Tanto o pedido de patente quanto a patente, ambos de contedo indivisvel, podem ser cedidos, total ou parcialmente.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

15

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

42 - Assinale a opo correta no que diz respeito a inveno e modelo de utilidade realizado por empregado ou prestador de servio. A) A inveno pertence exclusivamente ao empregador quando decorrer de contrato de trabalho cuja execuo ocorra no Brasil e que tenha por objeto a pesquisa ou a atividade inventiva. B) O empregador, titular da patente, obrigado a conceder ao empregado autor de invento participao nos ganhos econmicos resultantes da explorao da patente. C) A inveno pertence, em regra, exclusivamente ao empregador quando decorrer de contrato de estgio cuja execuo ocorra no Brasil e que tenha por objeto a pesquisa ou a atividade inventiva, ainda que aquela seja resultado de contribuio pessoal do estagirio. D) Considera-se desenvolvida pelo empregado, em regra, a inveno cuja patente tenha sido por ele requerida at o prazo de um ano aps a extino do vnculo empregatcio. 43 - No est previsto, expressamente, na atual Lei de Falncias, o procedimento de A) pedido de restituio. B) embargos de terceiros. C) habilitao de crdito. D) recuperao extrajudicial. 44 - O prazo para o devedor apresentar contestao ao requerimento de falncia de A) vinte e quatro horas. B) quarenta e oito horas. C) dez dias. D) quinze dias.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

16

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

45 - Armando e Arnaldo, advogados, resolveram celebrar contrato de sociedade para realizar, por prazo indeterminado, a fabricao regular de peas para automveis. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta. A) A sociedade s existir se o instrumento do contrato for submetido a registro. B) O instrumento do contrato dever ser inscrito no Registro Pblico de Empresas Mercantis, por ser empresarial o objeto da atividade. C) O instrumento do contrato dever ser inscrito no Registro Civil de Pessoas Jurdicas, em razo de os scios serem advogados. D) Sendo ambos os scios advogados, a sociedade ser necessariamente simples. 46 - Com base nas disposies do Cdigo Civil relativas sociedade em conta de participao, correto afirmar que A) o ato constitutivo da sociedade deve ser, obrigatoriamente, inscrito na junta comercial. B) todos os scios devem responder ilimitadamente pelas obrigaes sociais devidas a terceiros. C) somente scios que sejam pessoas fsicas podem constitu-la. D) apenas os scios ostensivos podem exercer a atividade constitutiva do objeto social. 47 - Segundo o art. 122 da Lei n. 9.279/1996, so suscetveis de registro como marca os sinais distintivos visualmente perceptveis, no compreendidos nas proibies legais. Com base no regime jurdico das marcas, previsto nessa lei, assinale a opo correta. A) marca de produto ou servio ser concedida proteo para distinguir produto ou servio de outro, idntico, semelhante ou afim, de origem diversa. B) marca notoriamente conhecida, desde que registrada no Brasil, ser concedida proteo em todos os ramos de atividade. C) marca de alto renome ser concedida proteo em seu ramo de atividade, independentemente de estar registrada no Brasil. D) marca coletiva, se devidamente registrada no Brasil, ser concedida proteo para ser utilizada por todos os que atuarem no correspondente ramo de atividade.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

17

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

48 - De acordo com a legislao em vigor relativa a ttulos de crdito, no passvel de aceite a A) letra de cmbio. B) nota promissria. C) duplicata. D) duplicata rural. 49 - Consoante a regulamentao processual da falncia, prevista na Lei n. 11.101/2005, compete necessariamente ao juzo falimentar A) a reclamao trabalhista oferecida contra o falido aps a decretao da falncia. B) a execuo fiscal em curso contra o devedor falido quando da decretao da falncia. C) a ao em que o falido figurar como autor e que seja oferecida aps a decretao da falncia. D) o pedido de restituio de bem alheio sob posse do devedor quando da decretao da falncia. 50 - Ainda que exera atividade econmica com profissionalismo e organizao, no ser empresrio: A) o empreendedor rural, mesmo se promover o seu registro na Junta Comercial. B) quem atua em profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, mesmo se o exerccio dela constituir elemento de empresa. C) as cooperativas. D) todos os citados nas opes anteriores so empresrios.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

18

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

51 - Todas as alternativas sobre o empresrio individual so verdadeiras, EXCETO: A) precisa contar com a capacidade civil adquirida com a maioridade ou com a emancipao. B) deve se registrar no Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas. C) usa firma individual, com observncia do princpio da veracidade, pelo qual o nome empresarial se forma semelhana do seu nome civil. D) a incapacidade superveniente no impede o empresrio individual de dar prosseguimento atividade, atravs de representante ou devidamente assistido. 52 - A exibio de livros e papis da escriturao do empresrio deve ser autorizada pelo juiz: A) sempre que a Junta Comercial fizer requerimento nesse sentido, independentemente de motivao. B) mediante simples requerimento de qualquer cidado. C) mediante requerimento de qualquer credor que exibir ttulo executivo com valor superior a 40 salrios mnimos. D) quando necessria para resolver questes relativas a sucesso, comunho ou sociedade. 53 - No trespasse, se o alienante no permanecer com bens suficientes para pagamento dos credores: A) a eficcia do contrato depender do pagamento dos credores ou do consentimento deles. B) a eficcia do contrato depender do seu registro no Cartrio de Ttulos e Documentos. C) a eficcia do contrato depender da assuno pelo adquirente de todas as obrigaes do alienante. D) a eficcia do contrato no ser atingida.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

19

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

54 - Na sociedade limitada, o scio remisso: A) pode ser cobrado pela via da ao executiva. B) pode perder as cotas adquiridas, sem direito de receber de volta o que houver pago. C) substitudo por terceiro, desde que este j possua cotas da sociedade. D) responde sozinho perante credores por dvidas da sociedade. 55 - A administrao da sociedade annima pode competir ao conselho de administrao e diretoria. Sobre a matria, INCORRETO afirmar: A) o conselho de administrao rgo de deliberao colegiada. B) as companhias abertas contaro necessariamente com o conselho de administrao. C) a representao da sociedade annima compete aos membros do conselho de administrao. D) as atribuies e poderes conferidos por lei aos rgos de administrao no podem ser outorgados a outro rgo. 56 - A sociedade annima extinta: A) com a sentena declaratria da falncia. B) com a deciso que defere a recuperao judicial. C) pela incorporao em outra sociedade e pela fuso com outra sociedade. D) aps o transcurso de 8 anos, nas sociedades com prazo indeterminado de durao que no comunicarem Junta Comercial sua inteno de prosseguir no exerccio da atividade econmica.

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

20

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

57 - Na falncia, o crdito trabalhista habilitado conta com posio de destaque na hierarquia da classificao dos credores at o valor de 150 salrios-mnimos. Em relao ao credor trabalhista cujo crdito superar esse limite, verdade afirmar: A) os saldos excedentes do seu crdito sero includos na classe dos crditos quirografrios. B) os saldos excedentes do seu crdito sero includos na classe dos crditos subordinados. C) os saldos excedentes do seu crdito sero includos na classe dos crditos com privilgio especial. D) os saldos excedentes do seu crdito no podero ser reclamados na falncia

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

21

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008


Respostas: 01 Anulada 02 A 03 D 04 C 05 A 06 B 07 D 08 D 09 A 10 B 11 Anulada 12 D 13 B 14 B 15 C 16 D 17 D 18 C 19 D 20 A 21 D 22 D 23 D 24 B 25 B 26 B 27 A 28 B 29 D 30 C 31 A 32 B 33 D 34 B 35 C 36 B 37 C 38 C 39 B 40 D 41 D 42 A 43 B 44 C 45 B 46 D 47 A 48 B 49 D 50 C 51 B 52 D 53 A 54 A 55 C 56 C 57 A

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

22

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

Sobre as questes desta coletnea:


As questes de 01 a 03 so do Exame Unificado 2008.3 que foi aplicado no dia 18/01/2009 As questes de 04 a 11 so do Exame de Minas Gerias 2008.3 que foi aplicado no dia 07/12/2008 As questes de 12 a 21 so do Exame de So Paulo 2008.3 que foi aplicado no dia 11/01/2009 As questes de 22 a 26 so do Exame Unificado 2008.2 que foi aplicado no dia 17/09/2008 As questes de 27 a 34 so do Exame de Minas Gerias 2008.2 que foi aplicado no dia 24/08/2008 As questes de 35 a 44 so do Exame de So Paulo 2008.2 que foi aplicado no dia 14/09/2008 As questes de 45 a 49 so do Exame Unificado 2008.1 que foi aplicado no dia 18/05/2008 As questes de 50 a 57 so do Exame de Minas Gerias 2008.1 que foi aplicado em Abril de 2008

Coletnea de questes de Direito Empresarial 2008

23

También podría gustarte