Está en la página 1de 4

Blog dos Concursos Curso de Lgica com o professor Tcio Maciel Exerccio para fixao das aulas 13 e 14:

D a Csar o que de Csar

01. Ftima, Beatriz, Gina, Slvia e Carla so atrizes de teatro infantil, e vo participar de uma pea em que representaro, no necessariamente nesta ordem, os papis de Fada, Bruxa, Rainha, Princesa e Governanta. Como todas so atrizes versteis, o diretor da pea realizou um sorteio para determinar a qual delas caberia cada papel. Antes de anunciar o resultado, o diretor reuniu-as e pediu que cada uma desse seu palpite sobre qual havia sido o resultado do sorteio. Disse Ftima: Acho que eu sou a Governanta, Beatriz a Fada, Slvia a Bruxa e Carla a Princesa. Disse Beatriz: Acho que Ftima a Princesa ou a Bruxa. Disse Gina: Acho que Silvia a Governanta ou a Rainha. Disse Slvia: Acho que eu sou a Princesa. Disse Carla: Acho que a Bruxa sou eu ou Beatriz. Neste ponto, o diretor falou: Todos os palpites esto completamente errados; nenhuma de vocs acertou sequer um dos resultados do sorteio ! Um estudante de Lgica, que a tudo assistia, concluiu ento, corretamente, que os papis sorteados para Ftima, Beatriz, Gina e Slvia foram, respectivamente, a) rainha, bruxa, princesa, fada. b) rainha, princesa, governanta, fada. c) fada, bruxa, governanta, princesa. d) rainha, princesa, bruxa, fada.

02. Cinco irmos exercem, cada um, uma profisso diferente. Lus paulista, como o agrnomo, e mais moo do que o engenheiro e mais velho do que Oscar. O agrnomo, o economista e Mrio residem no mesmo bairro. O economista, o matemtico e Lus so, todos, torcedores do Flamengo. O matemtico costuma ir ao cinema com Mrio e Ndio. O economista mais velho do que Ndio e mais moo do que Pedro; este, por sua vez, mais moo do que o arquiteto. Logo, a) Mrio engenheiro, e o matemtico mais velho do que o agrnomo, e o economista mais novo do que Lus. b) Oscar engenheiro, e o matemtico mais velho do que o agrnomo, e Lus mais velho do que o matemtico. c) Pedro matemtico, e o arquiteto mais velho do que o engenheiro, e Oscar mais velho do que o agrnomo. d) Lus arquiteto, e o engenheiro mais velho do que o agrnomo, e Pedro mais velho do que o matemtico. e) Ndio engenheiro, e o arquiteto mais velho do que o matemtico, e Mrio mais velho do que o economista.

03 - Depois de um assalto a um banco, quatro testemunhas deram quatro diferentes descries do assaltante, segundo quatro caractersticas, a saber: estatura, cor de olhos, tipo de cabelos e usar ou no bigode. Testemunha 1: Ele alto, olhos verdes, cabelos crespos e usa bigode. Testemunha 2: Ele baixo, olhos azuis, cabelos crespos e usa bigode. Testemunha 3: Ele de estatura mediana, olhos castanhos, cabelos lisos e usa bigode. Testemunha 4: Ele alto, olhos negros, cabelos crespos e no usa bigode. Cada testemunha descreveu corretamente uma e apenas uma das caractersticas do assaltante, e cada caracterstica foi corretamente descrita por uma das testemunhas. Assim, o assaltante :

a) b) c) d) e)

baixo, olhos azuis, cabelos lisos e usa bigode; alto, olhos azuis, cabelos lisos e usa bigode; baixo, olhos verdes, cabelos lisos e no usa bigode; estatura mediana, olhos verdes, cabelos crespos e no usa bigode; estatura mediana, olhos negros, cabelos crespos e no usa bigode.

04 - Um pequeno restaurante oferece a seus clientes trs opes de escolha do prato principal carne assada, salada de batatas ou frango frito e trs opes de escolha da sobremesa fruta da poca, pudim de leite ou goiabada com queijo. Trs amigos Alusio, Jnior e Rogrio foram a esse restaurante e constatou-se que: cada um deles se serviu de um nico prato principal e uma nica sobremesa; Rogrio comeu carne assada; um deles, que vegetariano, comeu uma fruta da poca como sobremesa; Alusio escolheu goiabada com queijo como sobremesa. Nessas condies, correto afirmar que

a) Alusio comeu salada de batatas. b) Alusio vegetariano. c) Rogrio comeu pudim de leite. d) Jnior comeu frango frito. e) Jnior comeu pudim de leite. 05 - Trs Agentes Administrativos Almir, Noronha e Creuza trabalham no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas: um, no setor de atendimento ao pblico, outro no setor de compras e o terceiro no almoxarifado. Sabe-se que: esses Agentes esto lotados no Cear, em Pernambuco e na Bahia; Almir no est lotado na Bahia e nem trabalha no setor de compras; Creuza trabalha no almoxarifado; o Agente lotado no Cear trabalha no setor de compras.

Com base nessas informaes, correto afirmar que o Agente lotado no Cear e o Agente que trabalha no setor de atendimento ao pblico so, respectivamente,

a) Almir e Noronha b) Creuza e Noronha. c) Noronha e Creuza. d) Creuza e Almir. e) Noronha e Almir.

06 - Cinco irms nasceram, cada uma, em um Estado diferente do Brasil. Lcia morena como a cearense, mais moa do que a gacha e mais velha do que Maria. A cearense, a paulista e Helena gostam de teatro tanto quanto Norma. A paulista, a mineira e Lcia so, todas, psiclogas. A mineira costuma ir ao cinema com Helena e Paula. A paulista mais moa do que a goiana, mas mais velha do que a mineira; esta, por sua vez, mais velha do que Paula. Logo: a) Norma gacha, a goiana mais velha do que a mineira, e Helena mais moa do que a paulista. b) Paula gacha, Lcia mais velha do que Helena, e a mineira mais velha do que Maria. c) Norma mineira, a goiana mais velha do que a gacha, e Maria mais moa do que a cearense. d) Paula cearense, Lcia mais velha do que a paulista, e Norma mais moa do que a gacha.

07- Um agente de viagens atende trs amigas. Uma delas loura, outra morena e a outra ruiva. O agente sabe que uma delas se chama Bete, outra se chama Elza e a outra se chama Sara. Sabe, ainda, que cada uma delas far uma viagem a um pas diferente da Europa: uma delas ir Alemanha, outra ir Frana e a outra ir Espanha. Ao agente de viagens, que queria identificar o nome e o destino de cada uma, elas deram as seguintes informaes: A loura: No vou Frana nem Espanha. A morena: Meu nome no Elza nem Sara. A ruiva: Nem eu nem Elza vamos Frana. O agente de viagens concluiu, ento, acertadamente, que: a) A loura Sara e vai Espanha. b) A ruiva Sara e vai Frana. c) A ruiva Bete e vai Espanha. d) A morena Bete e vai Espanha. e) A loura Elza e vai Alemanha. 08 - Certo dia, trs tcnicos distrados, Andr, Bruno e Carlos, saram do trabalho e cada um foi a um local antes de voltar para casa. Mais tarde, ao regressarem para casa, cada um percebeu que havia esquecido um objeto no local em que havia estado. Sabe-se que: - um deles esqueceu o guarda-chuva no bar e outro, a agenda na pizzaria; - Andr esqueceu um objeto na casa da namorada; - Bruno no esqueceu a agenda e nem a chave de casa. verdade que: a) Carlos foi a um bar. b) Bruno foi a uma pizzaria. c) Carlos esqueceu a chave de casa. d) Bruno esqueceu o guarda-chuva.

09 - Trs amigas encontram-se em uma festa. O vestido de uma delas azul, o de outra preto, e o da outra branco. Elas calam pares de sapatos destas mesmas trs cores, mas somente Ana est com vestido e sapatos de mesma cor. Nem o vestido nem os sapatos de Jlia so brancos. Marisa est com sapatos azuis. Desse modo, a) o vestido de Jlia azul e o de Ana preto. b) o vestido de Jlia branco e seus sapatos so pretos. c) os sapatos de Jlia so pretos e os de Ana so brancos. d) os sapatos de Ana so pretos e o vestido de Marisa branco. 10 - Segundo dados de uma pesquisa, em 2006 cinco deputados cujas letras iniciais dos nomes eram A, B, C, D e E encaminharam Mesa da Cmara, 9, 12, 14, 15 e 18 projetos, no respectivamente. Constam tambm nessa pesquisa as seguintes informaes: tais deputados tinham 28, 36, 42, 45 e 56 anos de idade e eram filiados ao PT, PSDB, PFL, PSOL e PTB, no necessariamente nesta ordem; o deputado mais idoso era filiado ao PSDB; o deputado mais jovem era filiado ao PSOL e a letra inicial do seu nome no B; o deputado filiado ao PT tinha 42 anos e a letra inicial do seu nome no D e nem C; tanto o deputado cujo nome comea por E, que apresentou 18 projetos, como o deputado cujo nome comea por C, que apresentou 15 projetos, no eram filiados ao PSDB e nem ao PFL; o deputado cujo nome comea por D apresentou 12 projetos: dois a menos que o filiado ao PTB, cuja letra inicial do nome no B; o deputado cuja letra inicial do nome A no era filiado ao PSDB; o deputado que tinha 36 anos no foi aquele que apresentou 14 projetos; o deputado cuja letra inicial do nome D no tinha 56 anos.

Com base nas afirmaes dadas, correto afirmar que o deputado filiado ao: a) PTB tinha 36 anos. b) PSDB apresentou 12 projetos. c) PSOL tem por inicial de seu nome a letra C. d) PFL tinha 45 anos. Gabarito: 1.D; 2.A; 3.C; 4.C; 5.E; 6.D; 7.E; 8.D; 9.C; 10. C. Confira outros simulados em: www.folhape.com.br/blogdosconcursos

También podría gustarte