Está en la página 1de 3

Crnica N 87 O ENVELHECIMENTO

Por Henrique de Almeida Cayolla PREMBULO: Dividi este artigo em duas partes. A primeira constituda por um texto que veio parar s minhas mos, proveniente de autor desconhecido, que pela forma como est escrito, se pode deduzir ter sido elaborado por um brasileiro. Trata-se de um verdadeiro hino de gratido ao facto de o autor ter chegado idade snior, com sade, e dotado de uma filosofia de vida muito peculiar. Como no tinha nome, escolhi como ttulo uma frase extrada do texto. No alterei o que quer que fosse, para assim permitir visionar de forma exacta, a personalidade, a forma de encarar a vida, e de se exprimir, de to interessante personagem. A segunda, contem consideraes sobre o envelhecimento, com aquilo que a vida nos ensina, e a necessidade de melhorar a nossa vida espiritual.

1 - A liberdade que vem com o envelhecimento


Eu nunca trocaria meus amigos surpreendentes, minha vida maravilhosa, minha amada famlia, por menos cabelos brancos, ou uma barriga mais lisa. Enquanto fui envelhecendo, tornei-me mais amvel para mim, e menos crtico de mim mesmo. Eu me tornei meu prprio amigo. Eu no me censuro por comer biscoitos extra, ou por no fazer a minha cama, ou para a compra de algo bobo que eu no precisava, como uma escultura de cimento, mas que parece to avant garde no meu ptio. Eu tenho direito de ser desarrumado, de ser extravagante. Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que vem com o envelhecimento. Quem me vai censurar se resolvo ficar lendo ou jogar no computador ate s quatro horas e dormir at ao meio-dia? Eu danarei ao som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 60 e 70, e se eu, ao mesmo tempo, desejo chorar por um amor perdido. Vou andar na praia em um short excessivamente esticado sobre um corpo decadente, e mergulhar nas ondas com abandono, se eu quiser, apesar dos olhares penalizados dos outros do jet set. Eles tambm vo envelhecer. Eu sei que eu sou s vezes esquecido. Mas h mais algumas coisas na vida que devem ser esquecidas. Eu me recordo das coisas importantes. Claro, ao longo dos anos meu corao foi quebrado. Como no pode quebrar seu corao, quando voc perde um ente querido, ou quando uma criana sofre, ou mesmo quando algum amado animal de estimao atropelado por um carro?

Mas coraes partidos so o que nos do fora, compreenso e compaixo. Um corao que nunca sofreu imaculado e estril e nunca conhecer a alegria de ser imperfeito. Eu sou to abenoado por ter vivido o suficiente para ter meus cabelos grisalhos, e ter risos da juventude gravados para sempre em sulcos profundos em meu rosto. Muitos nunca riram, muitos morreram antes de seus cabelos virarem prata. Conforme voc envelhece, mais fcil ser positivo. Voc se preocupa menos com o que os outros pensam. Eu no me questiono mais. Eu ganhei o direito de estar errado. Eu gosto de ser velho. Ele me libertou. Eu gosto da pessoa em que me tornei. Eu no vou viver para sempre, mas enquanto eu ainda estou aqui, eu no vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que ser. E eu vou comer sobremesa todos os dias (se me apetecer). Meu comentrio : Aqui est algum com o qual podemos aprender alguma coisa. Eu sei que serei suspeito, por j pertencer idade snior, mas temos que reconhecer, que ele diz muitas verdades, e que muitos dos leitores pertencentes mesma faixa etria, se iro rever nas afirmaes proferidas. Quanto aos mais novos, uma oportunidade para compreenderem melhor os mais velhos, e reflectirem o que os esperar, preparando-se para, chegando l, tirarem partido desse percurso da nossa caminhada neste mundo.

2 - CONSIDERAES SOBRE O ENVELHECIMENTO. O CURSO TIRADO NA UNIVERSIDADE DA VIDA


Este patamar da nossa estadia terrena, oferece-nos entre outras coisas boas, o Curso tirado na Universidade da Vida isto , a quantidade de coisas que aprendemos, as experincias por que passamos, as amizades que ganhamos, o nosso aperfeioamento, a recolha do que nos ofereceram, e isso, bem aproveitado, pode proporcionar-nos momentos de felicidade, pelo bem que podemos fazer a muitos, mesmo em nfimas coisas. Bastar, por exemplo, na conversa com outrem, ser alegre, comunicativo, simptico, interessado nalgum pormenor da sua vida, e rapidamente estabelecido um dilogo que nos pode levar a descobrir forma de ajudar ou ser prestvel a essa pessoa. E tantas vezes obtemos assim a oportunidade de ser amvel e til a algum, contandolhe algo que lhe interessa, prestando uma informao importante, ou at a saber preferncias, o que nos possibilitar, mais tarde, em ocasio propcia, ofertar qualquer coisa que, mesmo insignificante, poder ir de encontro a um gosto que o nosso interlocutor tem. Veja-se este exemplo: Recentemente, quis ter uma pequena ateno com uma recepcionista de um estabelecimento de sade, situado num rs-do-cho, numa rua estreita do Porto, funcionria essa que foi muito prestvel a resolver uma situao que iria ser demorada e implicaria l voltar. Tinha reparado que havia, do outro lado da

rua, mesmo em frente, um pequeno caf, pelo que fui l para comprar um bolo e uma bebida para o lanche dela. Na abordagem, lembrei-me de perguntar se conheciam as preferncias da dita recepcionista. Levei ento os referidos produtos, e ao entreg-los, quando mencionei que eram adequados aos seus gostos, ela no queria acreditar! Foi lindo ver a alegria pelo nfimo pormenor, at parecia que lhe estava a dar um caro ramo de flores!

Uma melhoria da nossa vida mental e espiritual.


Quem tem a sorte de a famlia lhe ter proporcionado as bases de uma orientao espiritual catlica, tem a semente imprescindvel para entender a existncia de Deus, e depois tentar compreender minimamente os seus altos desgnios. A F um dom, e quem a tem, deve cultiv-la, e procurar disseminar tudo o que de bom tem o que nos transmitiu Jesus Cristo: O amor a Deus e ao prximo. medida que a idade avana, temos a conscincia que j percorremos muito do caminho da nossa vida fsica, mas tambm temos a responsabilidade de no esconder a nossa F e de a transmitir devidamente s geraes que nos seguem. No podemos deixar que se perca o respeito pela vida humana, no podemos consentir que a moral e os bons costumes sejam atacados e ridicularizados, que a instituio do casamento seja vilipendiada, que a mulher seja utilizada e o seu pudor atirado para as calendas, que tudo se resuma a uma vida que procura o prazer, a facilidade, a ganncia a qualquer preo, ignorando que tudo deve ser conquistado pelo esforo, pelo trabalho srio, pela competncia. TENHAMOS A PREOCUPAO DE DAR UM EXEMPLO DE INTEGRIDADE AOS QUE NOS SEGUEM.

También podría gustarte