Está en la página 1de 11

INTRODUO Na aula sobre esfera voc deve ter notado que praticamente impossvel construir o desenvolvimento perfeito de uma

a superfcie esfrica e que, se voc tentou construir, o fez de forma aproximada. Isto porque a superfcie esfrica considerada no desenvolvvel, ela uma superfcie curva de revoluo gerada por uma linha curva. Uma linha reta pode gerar uma superfcie curva. Um exemplo o cone e o cilindro, porm essas dua superfcies so desenvolvveis. Mas existem superfcies que so curvas e geradas por retas e no podemos planific-las, e por isto so chamadas superfcies regradas no desenvolvveis. PROPRIEDADES As superfcies chamadas regradas no desenvolvveis possuem algumas propriedades que as identificam: 1. No podem ser desenvolvidas sobre um plano. 2. Duas geratrizes infinitamente prximas se cruzam. 3. O plano tangente superfcie em um ponto contm a geratriz que passa pelo dito ponto, mas no tangente superfcie em outros pontos da geratriz citada.

TIPOS Existem diversos tipos de superfcies regradas no desenvolvveis e esses tipos so classificados de acordo com a posio da geratriz, diretriz e do plano diretor. As mais conhecidas so: cilindride, conide, hiperbolide parablico e hiperbolide de revoluo de uma s folha. Abaixo vemos a superfcie regrada conhecida por parabolide hiperblica. Ela gerada por uma reta (geratriz) que se move apoiada em duas retas (diretrizes) reversas, isto , que no pertencem ao mesmo plano.

Abaixo vemos a superfcie regrada conhecida por cilindride. Ela gerada por uma reta que se desloca paralelamente a um plano diretor, apoiando-se sempre sobre duas curvas (diretrizes).

Abaixo vemos a superfcie regrada conhecida por conide. Ela gerada por uma reta que se desloca paralelamente a um plano diretor e se apia em duas diretrizes: uma reta e uma curva que no pertencem ao mesmo plano.

O conide se diz reto quando a diretriz reta perpendicular ao plano diretor.

Abaixo vemos a superfcie regrada conhecida por hiperbolide de revoluo. Ela gerada por uma reta (diretriz), que gira em torno de um eixo vertical reverso mesma, isto , a reta AB pertence a um plano diferente daquele que contm o eixo.

1. CILINDRIDE: CONSTRUO DAS VISTAS A figura abaixo a representao de um cilindride que tem por diretrizes uma semicircunferncia e uma semi-elipse.

As geratrizes so retas horizontais paralelas ao plano diretor, que no caso o PH.

Para construir a representao mongeana (vistas) do cilindride acima voc deve primeiro traar a semi-elipse de centro O e eixo maior AB e depois traar a semicircunferncia de centro O e dimetro CD. Em seguida, voc deve dividir a semi-elipse em "n" partes iguais (n=12) e traar retas perpendiculares LT por cada ponto da diviso.

Para traar as geratrizes observe que na vista frontal voc dever traar retas paralelas LT partindo dos pontos da diviso da semi-elipse at encontrarem a semicircunferncia. Depois deve descer linhas de chamada para representar as geratrizes na vista superior. Em seguida, dever traar linhas de chamada para representar o cilindride na vista lateral.

2. HIPERBOLIDE PARABLICO: CONSTRUO DAS VISTAS A superfcie hiperbolide-parablica de cobertura do losango AGBH, pode ser usada para cobertura do tringulo ABG, sendo que uma parte da superfcie avana exteriormente projeo horizontal do tringulo.

Se a superfcie a ser coberta for a de um hexgono regular podemos considerar os seis tringulos inscritos no hexgono, e obter os seis losangos correspondentes e os seis hiperbolides-parablicos. Clique p/ redimensionar

3. HIPERBOLIDE PARABLICO SOBRE UM QUADRADO A associao de quatro hiperbolides-parablicos permite a cobertura de uma superfcie quadrada, com belos efeitos.

Clique p/ redimensionar

O mdulo ABCD est representado na figura abaixo em pura e em perspectiva:

HIPERBOLIDE PARABLICO: UMA DEFINIO DE MATEMTICOS Hiperbolide Parablico um corpo gerado por uma parbola, de parmetro constante, NAN', cujo plano fica perpendicular ao plano de uma parbola fixa e oposta MAM', enquanto o vrtice da parbola mvel escorrega ao longo da parbola diretriz MAM'. O corpo tambm pode ser gerado pela parbola MAM' escorregando ao longo da parbola NAN'. Clique p/ redimensionar

HIPERBOLIDE DE REVOLUO DE UMA S FOLHA uma superfcie de revoluo que pode ser gerada por uma reta "AB", que gira em torno de um eixo vertical reverso mesma, isto , a reta AB pertence a um plano diferente daquele que contm o eixo.

Para construir graficamente a superfcie basta acrescentar mais uma reta CD.

E assim por diante...v acrescentando mais retas at chegar reta inicial AB.

Alguns exemplos de Hiperbolide de revoluo de uma s folha Clique na imagem para redimensionar. A seo da superfcie, por plano verticais que contm o eixo, so hiprboles. O hiperbolide de revoluo de uma s folha pode tambm ser gerado por uma hiprbole ao rodar em torno de seu eixo imaginrio. Se a rotao fosse feita em torno do eixo real da hiprbole a superfcie gerada seria o hiperbolide de revoluo de duas folhas.

También podría gustarte