Está en la página 1de 12

Ensino Bsico Vocacional

Marinha Grande, 14 de dezembro de 2012

Objetivos
Criar uma via que corresponda s necessidades dos alunos tendo como finalidade a incluso de todos na escolaridade obrigatria. Criar uma alternativa mais adaptada aos jovens que procuram um ensino mais prtico, mais tcnico e mais ligado ao mundo das empresas. Dotar esses jovens de ferramentas que lhes permitam enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Natureza dos cursos


Matriz curricular com trs componentes: geral, complementar e vocacional. No tm uma durao fixa. A durao adaptada ao perfil dos alunos reunidos em cada turma/curso. A escola tem um elevado grau de autonomia na estruturao e organizao das trs componentes. Os cursos podem ser feitos num ano ou em dois anos consoante o perfil dos alunos.

Pblico-alvo
Jovens com duas retenes no mesmo ciclo ou com trs retenes em ciclos diferentes ou jovens a partir dos 13 anos de idade que manifestem insatisfao com o ensino regular. O encaminhamento feito aps processo de avaliao vocacional a cargo do psiclogo escolar. O acesso opcional e exige o acordo dos Encarregados de Educao

Matriz curricular
A formao organizada por mdulos. Cada mdulo uma sequncia de ensino com durao compreendida entre as 21 e as 45 horas. Componente geral: portugus (5 tempos); ingls (3 tempos); matemtica (5 tempos); educao fsica (3 tempos. Total de 16 tempos (40% da carga horria global).

Matriz curricular: elevado grau de autonomia da escola


As escolas podem: Integrar os alunos em turmas regulares nas disciplinas da componente geral. Os programas so os mesmos do ensino regular. Fazer coadjuvao com par pedaggico sempre que exista elevada diversidade de domnio dos pr-requisitos. Criar grupos de homogeneidade relativa.

Matriz curricular: componente complementar


Cincias Sociais (histria e geografia) Cincias do Ambiente (cincias naturais e fsico-qumica). Eventualmente uma segunda lngua estrangeira. Nenhuma unidade curricular pode ter menos de 2 tempos letivos. Total de 8 tempos (20% da carga horria global). A estruturao da componente complementar deve servir a componente vocacional.

Matriz curricular: componente vocacional


Ocupa 40% da carga letiva: 16 tempos semanais. Ofcios: Artes; Comrcio; Cartografia; Desporto; Informtica; Tecnologias (eletricista, serralheiro, mecnico, cozinheiro, talhante, hortelo, jardineiro, etc); sade (massagista, socorrismo, etc.), secretariado (telefonista, rececionista, etc). feita uma sensibilizao aos 3 ofcios durante cada ano sempre que possvel em contexto de empresa.

Nmero de alunos por turma e parceria com empresas


Nmero mnimo: 22 alunos. Nmero mximo: 24 alunos. Cada escola estabelece parcerias com empresas de modo a tornar possvel a prtica simulada de 2 a 3 semanas por cada trimestre. As prticas simuladas/estgios ocupam 210 horas anuais. As escolas tm autonomia para estruturar e concretizar as prticas simuladas.

Avaliao dos alunos e progresso


Os alunos com aprovao nos exames nacionais do 9 ano podem transitar quer para o ensino regular quer para o ensino profissional. Os alunos com aproveitamento em todos os mdulos das trs componentes podem transitar para o ensino secundrio profissional. Os alunos podem transitar para o ensino secundrio vocacional desde que tenham obtido aproveitamento em todos os mdulos da formao vocacional e em pelo menos 70% dos mdulos das componentes geral e complementar. Assiduidade: pelo menos 90% dos tempos letivos de cada mdulo e participar integralmente nas prticas simuladas.

Sobre a experincia-piloto
Arrancou no dia 24 de setembro em 13 escolas. Abrange 271 alunos. reas vocacionais/ofcios: restaurao (cozinha e pastelaria), transformao e controlo alimentar, artes manuais e grficas (design, pintura, cermica, expresso musical, tapearia, tecelagem e construo de instrumentos musicais), comrcio, agricultura, eletricidade, socorrismo, informtica, serralharia, mecnica e secretariado. Mais de

Bibliografia
Portaria n. 292-A/2012 Ensino Vocacional regulamentado

También podría gustarte