Está en la página 1de 3

11017 - tica e Educao: E-flio A - Ana Maria Esteves Cerqueira A.

Martins
N 1104760 14

2012/13

O que define o objeto da tica? o tema que nos proposto analisar. Antes de mais devemos saber o que a tica. tica uma palavra de origem grega, com duas origens possveis: a primeira, thos, que pode ser traduzida por costume e a segunda, thos cujo significado remete para a ideia de propriedade do carter. A primeira a que serviu de base para a traduo latina Moral, -mos ou mores que significa os usos e costumes, modo de ser adquirido pelo hbito e, a segunda orienta a utilizao atual que damos palavra tica. A confuso entre as palavras Moral e tica existe h muitos sculos mas so realidades distintas embora interligadas. A tica a teoria do comportamento moral dos seres humanos em sociedade Dias (2004). A tica como reflexo, influenciada pela Cincia Arajo (1992); a tica apresenta-se para alguns autores como uma Cincia. Adolfo Snchez Vsquez, na sua obra tica diz que a tica a Cincia da Moral, ou seja, de uma esfera do comportamento humano. Assim, o objeto da tica a Moral, diz que a tica o legislador do comportamento moral caraterizado pela generalidade; considera que sendo uma cincia, um ramo da Filosofia, a tica deve dedicar-se a investigar ou explicar o comportamento moral considerado na sua totalidade, variedade e diversidade, sem jamais julgar a moral de um povo ou sociedade. Os princpios morais so particulares, temporais e muitas vezes a histria demonstrou que eram incompatveis com os ensinamentos das cincias, da concluir-se que a Moral no uma Cincia, mas sim, o objeto de uma Cincia. A tica no a Moral e, portanto, no pode ser reduzida a um conjunto de normas e prescries, a sua misso explicar a Moral efetiva. A tica a arte da convivncia, a reflexo sobre a forma de conviver. Concluindo, a Moral reporta-se a comportamentos concretos de ndole particular; o pensamento do Homem sobre a melhor forma de viver ou conviver. A tica a base normativa da Moral, procura os princpios fundamentais do comportamento humano, apresentando-se como universal e permanente. O principal problema abordado no texto de Paulo Guinote a ausncia da dimenso tica nas discusses sobre a Educao e a Escola. Na perspetiva do autor a dimenso tica da educao devia estar presente e ser transversal a toda a questo educativa, refletindo-se em todo o espao escolar, tanto ao nvel do modelo de gesto e funcionamento da escola como nas condutas de todos os intervenientes educativos. Em contraponto lembra que no passado a questo da tica esteve muito ligada Educao, independentemente da razo que lhe estava subjacente, o certo que era discutida, tratada e exigida. Concluiu pela necessidade de se revivificar esta dimenso, muitas vezes menosprezada, devendo as Escolas ser espaos onde

todos os que a frequentam ajam eticamente consoante as suas funes e obrigaes, independentemente da existncia ou no de cdigos que o determinem. impretervel concordar com Paulo Guinote. tica e Educao so duas faces da mesma moeda. Para levarmos a cabo a rdua tarefa de educar numa escola com diversidade cultural, tnica, religiosa, sexual e social muito grande, temos que ter sempre presente que educar vai muito alm de transmitir conhecimento. A Escola corresponsvel na formao do indivduo. Educar um exerccio dirio de compromisso, responsabilidade e coragem. A necessidade de adquirir conscincia tica hoje uma urgncia pois, por vezes chegam-nos s salas de aulas alunos sem capacidade de distinguir o bem do mal, o correto do incorreto, o justo do injusto, de hierarquizar valores, sem capacidade de pensar eticamente sobre o que fazem, nem sequer se questionam. No ensinar tica a partir de um manual e com um professor de tica. Basta o regresso interrogao tica mais simples, a uma atitude, a uma consciencializao que atravesse as relaes interpessoais, os programas e as prticas de ensino. A escola pode propiciar situaes e conduzir o aluno condio de crtico dos seus atos, fazendo com que reflitam e discutam sobre as suas atitudes, comportamentos, liberdades, responsabilidades, o respeito que devem ao outro, o cumprimento das normas que as Instituies nos impem, justia, solidariedade. Nesta singela proposta de simples reflexo-discusso h uma tica universal, em que a liberdade/ responsabilidade, o respeito mtuo, e a justia compem a inteno tica que de todos os seres humanos. S uma compreenso tica constri a capacidade de tomar decises e de agir com responsabilidade. S nos tornamos humanos com a ajuda de outros humanos e na convivncia com eles.

Bibliografia: - ARAJO, Lus de (1992). A tica como Pensar Fundamental. Elementos para uma Problemtica da Moralidade. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. - Dias, J.M.B (2004). tica e Educao. Lisboa : Universidade Aberta. - GUINOTE, P. (2007). A Educao do meu Umbigo: A Educao, a Escola e a tica. Recuperado em 8 de Novembro, 2012, de http://educar.wordpress.com/2007/11/06/aeducacao-a-escola-e-a-etica-1 - VZQUEZ, Adolfo Snchez. (1999). tica. (19 Edio). Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira.

Ana Maria Esteves Cerqueira Alves Martins

N 1104760 - 14

También podría gustarte