Está en la página 1de 3

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUIO N.

, DE 2011
(Do Deputado Federal Fbio Trad)

D nova redao ao inciso I, do artigo 93, e ao 3., do artigo 129, ambos da Constituio Federal, para exigir dos candidatos ao ingresso na magistratura e promotoria de justia 5 anos de efetiva prtica forense.

As Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do art. 60 da Constituio Federal, promulgam a seguinte emenda ao texto constitucional: Art. 1. O inciso I, do art. 93, da Constituio Federal, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 93................................................................................... ......... I - ingresso na carreira, cujo cargo inicial ser o de juiz substituto, mediante concurso pblico de provas e ttulos, com a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases, exigindo-se do bacharel em direito, no mnimo, cinco anos de prtica forense e obedecendo-se, nas nomeaes, a ordem de classificao; Art. 2. O 3., do artigo 129, da Constituio Federal, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 129................................................................................. .. 3. O ingresso na carreira do Ministrio Pblico far-se- mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realizao, exigindo-se do bacharel em direito, no mnimo, cinco anos de prtica forense e observando-se, nas nomeaes, a ordem de classificao.

Art. 3. Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicao.

JUSTIFICAO

A importncia de instituies como a Magistratura e o Ministrio Pblico para o Estado Democrtico de Direito impe a necessidade de aprimorarmos o sistema constitucional que rege o ingresso de candidatos nessas carreiras. De fato, a sociedade brasileira revela hoje uma sria preocupao com a preparao profissional do candidato que pretende ingressar nas carreiras da Magistratura e do Ministrio Pblico. Segundo o ordenamento constitucional vigente, o bacharel em direito que tiver to-somente 3 anos de atividade jurdica j pode se inscrever no concurso para ingresso nos quadros da Magistratura e do Ministrio Pblico (vide artigos 93, I, e 129, 3., da Constituio Federal, com a redao dada pela EC 45). Ora, atividade jurdica expresso muito ampla, que abarca toda e qualquer atividade ligada ao direito. No preciso, portanto, ser advogado para se tornar juiz ou promotor. No necessrio ter atuado efetivamente em processos judiciais. O funcionrio pblico impedido de advogar no est impossibilitado de se inscrever para tais funes, desde que exera atividade jurdica. Isso levou o Conselho Federal da OAB a ajuizar ADI perante o STF, sustentando que a atividade jurdica pressupe experincia efetiva no trato das questes nessa rea e no a mera atividade acadmica como aluno, por exemplo. Porm, o STF entendeu que, no cmputo desses 3 anos, iniciados a partir da data da concluso do curso de Direito, conta-se inclusive o tempo de curso de psgraduao na rea jurdica. A nosso sentir, o texto constitucional deveria ter se referido prtica forense, e no atividade jurdica, que conceito muito mais amplo do que o primeiro. Pela nova redao constitucional, exigir-se- dos candidatos a comprovao da efetiva prtica forense, que consiste na prtica do foro, dos Tribunais, e que implica no manuseio e manejo dos processos, e no apenas o mero exerccio de atividade ligada ao direito, que imponha ao indivduo o simples contato com a legislao ptria. Alm disso, o perodo de 3 anos exigido atualmente desenganadamente exguo para que bacharis ainda imaturos possam agregar conhecimentos e acumular experincias no mundo jurdico, se preparando na prtica para exercer

as relevantes funes de magistrado e promotor de justia, que demandam, alm de conhecimentos tcnicos, muita maturidade, experincia de vida, prudncia, bom-senso e equilbrio. O lapso temporal de cinco anos de efetiva prtica forense , a nosso sentir, o mnimo necessrio para que o bacharel alie a capacitao tcnica com a experincia de vida e profissional que o habilitar para o nobre exerccio das relevantes funes atribudas aos membros do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico. De outra parte, vale ressaltar que, nos embates profissionais verificados entre juzes, promotores de justia e advogados, no dia-a-dia da profisso, a maioria envolve justamente os operadores do direito mais jovens e inexperientes o que tambm ser evitado. Ante ao exposto, por confiar que a aprovao da presente proposta atender de forma plena ao interesse pblico e contribuir para o aperfeioamento de instituies democrticas to relevantes, como o Poder Judicirio e o Ministrio Pblico, esperamos poder contar com a sua acolhida junto aos nossos ilustres Pares. Sala das Sesses, de de 2011.

Fbio Trad Deputado Federal PMDB/MS

También podría gustarte