Está en la página 1de 7

PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS DE AO CORROSO

Dentre as diversas patologias que podem afetar uma estrutura de ao, a mais comum a corroso, que se manifesta nos detalhes construtivos e, principalmente, nas ligaes de solda. A corroso pode ser evitada com um esquema de pintura adequada, executada para evitar que as demais fases da obra possam danific-la. Nestas estruturas, os detalhes devem ser minudentemente estudados para evitar problemas de acesso, acmulo de sujeira e umidade. Esquemas de pintura englobam o preparo da superfcie; a aplicao de uma tinta de fundo para aderncia das demais camadas; uma camada intermediria responsvel pelo desempenho do sistema e, se for o caso, uma tinta de acabamento utilizada para proteo e/ou identificao dos esquemas de pintura. A maioria das patologias em pinturas pode ser relacionada a deficincias no preparo de superfcie. O estado da superfcie determina o mtodo de preparo, que pode ser manual, mecnico ou por jateamento. Escovamento e lixamento podem ser executados manualmente, com escovas rotativas ou agulhadeiras. O processo remove o produto de corroso e muito empregado em reas menores e de difcil acesso, sendo contra-indicado para preparo de peas novas, por no formar a rugosidade necessria para adeso da tinta de fundo. Tal rugosidade obtida com jateamento abrasivo. O uso de areia nesse procedimento foi proibido pelo potencial de provocar silicose, doena bonso-respiratria. Outros abrasivos, como a granalha de ao, esferas de vidro e hidrxido de alumnio so muito caros para aplicao em campo, onde se perde material. A alternativa mais vivel para o jateamento parece ser a chamada escria de cobre, rejeito do processo de fundio do cobre.

DEFINIO DE POSSVEIS CAUSAS


As anlises efetuadas indicaram que o sistema de manuteno preventiva, atualmente utilizado, corresponde basicamente em limpeza por lixamento e escovao manual com posterior aplicao de tinta alqudica de acabamento na estrutura, na cor definida no caderno de especificaes da empresa. Nas reas da ETE e proteo dos equipamentos da rea de moagem so utilizados tintas epoxdicas, mas somente como acabamento protetivo sendo necessria tambm uma interveno mais severa desde a especificao correta da preparao da superfcie, aplicao do fundo e do acabamento que pode ser epxi ou poliuretano, conforme o ambiente agressivo do local. Outro agravante, observado nas vistorias das estruturas, diz respeito as falhas de projeto e/ou de execuo com pintura sobre carepa de laminao, reas de solda no preparadas devidamente, ou reas de difcil acesso, para manuteno preventiva. O processo corrosivo na estrutura de sustentao dos tanques, nas soldas e na estrutura de suporte do fechamento lateral se encontra em severa condio de corroso e necessitando de interveno correta. Apenas o lixamento e aplicao de material no solucionam as manifestaes patolgicas existentes, promovendo, assim, o agravando do problema e gerando custos que num curto espao de tempo se tornam maiores, quando comparado com o custo nico de uma interveno correta. Os produtos qumicos, que vem sendo utilizados no sistema de tratamento das indstrias, se tornam bastantes nocivos s estruturas metlicas, necessitando da aplicao de um acabamento de proteo que resista por maior tempo a esse ambiente agressivo, permitindo, futuramente,

apenas manutenes preventivas em tempos mais longos dos que os executados atualmente. A manuteno preventiva em estruturas galvanizadas, empregadas na Indstria II, geralmente no se executa, a no ser que ocorra a oxidao do ao carbono (oxidao vermelha). Normalmente, o que se verifica, com grande freqncia, o surgimento de oxidao branca, proveniente da corroso natural dos materiais. Segundo as normas, esse tipo de corroso no critrio de reprovao, pois se a pea possuir camada de zinco, no haver problemas. No processo de galvanizao existe um processo de passivao, que tem a funo de evitar a corroso branca por um determinado perodo de tempo. A deteriorao da galvanizao, seja por retrabalhos na pea, soldas e remoo da camada de zinco e outros, causam a corroso no ao carbono. A galvanizao em reas de ambiente agressivo somente plena com a aplicao de um acabamento sobre a pea ou na utilizao de ao resistente a corroso, da famlia COS AR COR, que garantir a proteo da galvanizao ou, na falta desta, ter maior vida til. O acompanhamento da estrutura no aparecimento de patologias, a correta especificao de preparo de superfcie e recuperao contribuiro para a garantia da qualidade da galvanizao da pea ao longo do tempo. As falhas de projeto, execuo ou de fabricao (como manchas e escamao nas peas constatadas) relacionadas com o processo de zincagem, devido ao pr-tratamento ineficiente, ou limpeza da pea no processo de decapagem ou na fluxagem (Cloreto Duplo), poder influir na vida til da pea se a camada de zinco no atingir a espessura correta, conforme especificao da NBR 6323. A seguir, ilustrado com que apresenta-se uma anlise parcial resumida das patologias constatadas, destacando-se o material empregado, o tipo de corroso, o aspecto das pelculas e as provveis causas desse processo patolgico instalado.

Foto 01.Vista de patologias em reas de solda na ETE. Material: Estrutura de ao carbono revestido com tinta epxi. Tipo da corroso: oxidao vermelha. Aspecto da pelcula: Processo corrosivo nas reas de solda, com descascamento da pelcula de tinta e produto da corroso j perfurando os perfis de sustentao da estrutura Causas Provveis: Preparo deficiente nas reas de solda, possibilitando a permanncia de respingos de solda e/ou fluxo de solda que geralmente contm sais.

Foto 02. Patologias na estrutura Material: Estrutura de sustentao dos tanques e piso superior em ao carbono revestido com tinta epxi. Tipo da corroso: oxidao vermelha com descascamento de pintura. Aspecto da pelcula: Processo corrosivo nas reas de solda de ligao dos perfis, Fotos 11 e 12. Causas Provveis: Estrutura em contato constante com rea mida. Utilizao de pelcula protetora ineficiente. Preparo deficiente nas reas de solda, possibilitando a permanncia de respingos de solda e/ou fluxo de solda que geralmente contm sais. Material: base de coluna em ao carbono Tipo da corroso: oxidao vermelha.

Foto 03. Patologias na base da estrutura de cobertura. Material: Estrutura de sustentao da cobertura - setor de moinho. Tipo da corroso: severa oxidao vermelha. Aspecto da pelcula: Processo corrosivo generalizado no perfil, cantoneiras da coluna e chapas da base. Causas Provveis: Estrutura em contato constante com rea mida, com formao de lmina de gua interna no perfil, a presena de gua com grande freqncia e com maior tempo de permanncia na parte inferior, aliado a falha de execuo sem orifcios para escoamento da gua. Preparo deficiente de superfcie e aplicao ineficiente de tinta de proteo, possibilitando a permanncia de carepa de laminao e ataque por produtos qumicos e sais solveis.

Foto 04. Patologias por pites na base de sustentao da cobertura. Material: Coluna e base de coluna em ao carbono revestido com tinta epxi. Tipo da corroso: oxidao vermelha com formao de pites ou alvolos com reduo da espessura da chapa da base, e no perfil externo, Fotos 18 e 19. Aspecto da pelcula: Processo corrosivo nas reas de solda, chumbadores, cantoneiras e perfis. Causas Provveis: A Estrutura apresenta corroso nos chumbadores de fixao das bases e na chapa da base. Estrutura em contato constante com rea mida. Utilizao de pelcula protetora ineficiente. Preparo deficiente nas reas de solda, possibilitando carepa de laminao e ataque por produtos qumicos e sais solveis.

Foto 20. Patologias em trelias de apoio da cobertura. Material: Estrutura de sustentao da cobertura em ao carbono revestido com tinta epxi, travadas nas estruturas de concreto. Tipo da corroso: oxidao vermelha. Aspecto da pelcula: Processo corrosivo nas reas de solda, cantoneiras, perfis e adaptaes na estrutura, Causas provveis: Estrutura com falhas de execuo falta de concordncia no travamento das estruturas nas colunas, emendas e perfis. Preparo deficiente nas reas de solda possibilitando a permanncia de carepa de laminao e respingos de solda e/ou fluxo de solda que geralmente contm sais.

Foto 05.Vista detalhe da oxidao por pites. Material: Colunas de sustentao do transportador revestido com tinta epxi, travadas no piso de concreto sem base em ao carbono. Tipo da corroso: severa oxidao vermelha. Aspecto da pelcula: Processo corrosivo nas paredes externas da chapa dobrada, nas reas de solda e chapa da base. Causas provveis: Estrutura com falhas de execuo na presena constante com produtos qumicos e gua com grande freqncia e com maior tempo de permanncia na parte externa, aliado a deficincia do revestimento aplicado na coluna, causou a corroso com conseqente formao de xido de ferro. Preparo deficiente de superfcie e nas reas de solda, possibilitando a permanncia de carepa de laminao e respingos de solda e/ou fluxo de solda que geralmente contm sais.

TCNICAS DE RECUPERAO
As estruturas afetadas por patologias devem, necessariamente, passar por um processo de recuperao. No caso de estruturas metlicas, a interveno , normalmente, efetuada atravs de limpeza e pintura.

Patologias provenientes de sais solveis


Para limpeza de estruturas contaminadas com sais solveis torna-se necessrio: reduzir o pH da superfcie metlica para valores inferiores a 7, de modo a facilitar a quebra das ligaes qumicas; a limpeza qumica deve ser feita com produtos passveis de serem diludos em gua que, por si s, contm cerca de 600 ppm de cloretos, neutralizando-os de imediato; impedir a presena de qualquer tipo resduo na superfcie, que interfira com a adeso das tintas/revestimentos; desejvel que, aps o hidrojateamento com areia, se faa outro hidrojateamento, com produto qumico removedor de sais especfico, utilizando energia mecnica superior a 20 MPa (3000 psi) de modo a penetrar profundamente nos vales e cumes (viso ao microscpio) existentes na superfcie do ao. A gua e a areia utilizados na primeira limpeza devero ser checadas contra presena de cloretos.

Patologias em ao carbono e aos galvanizados


Neste caso, tanto para uma nova aplicao, como para recuperao de estruturas corrodas, a inspeo deve analisar: o estado da estrutura em relao intensidade da corroso e a aparncia da pintura aplicada; a anlise da agressividade do meio de exposio vai fornecer diretrizes necessrias para escolha do sistema de recuperao/proteo; A eficincia da pintura depende de trs fatores importantes:

da qualidade da tinta; do preparo adequado da superfcie; da aplicao dos produtos. To logo a superfcie esteja limpa e o perfil de rugosidade concludo, deve ser feita aplicao da tinta de fundo. O primer tem de ser adequado ao substrato e ao mtodo de preparo da superfcie. O acabamento ser realizado quando a pea for instalada no local definitivo de uso. Importante observar que os lados dos perfis podem ficar expostos, encobertos ou protegidos pela alvenaria e voltados para o lado interno da construo. A exposio s variaes climticas d guarida para a cobertura com tinta de poliuretano, resistente aos raios ultravioletas. As peas localizadas no interior da construo, desde que livres de agressividades significativas, podem ser protegidas apenas com esmalte sinttico (tintas alqudicas). Em qualquer caso, recomendvel atentar para infiltrao de gua e vazamentos de tubulaes. Ao recuperar uma estrutura interessante checar vedaes das junes de alvenaria com as peas metlicas. Nenhum componente est livre de sofrer cortes, pancadas, riscos ou soldagens. Nesses casos, e para constatar falhas de execuo, as manutenes peridicas facilitam e tornam menos onerosas as correes, que devem, sempre que possvel, repetir o sistema de pintura. A m execuo dessas etapas acarreta patologias. Toda tinta, em maior ou menor intensidade, absorve gua. Ento, se a limpeza no for bem-feita, a absoro de gua resultar em inchamento da sujeira aderida e ocorrer empolamento formao de bolhas na pintura. Outros tipos de sujeira, como leos, impedem a aderncia completa e, assim, ocorre em certos trechos o destacamento da tinta. Em ambos os casos so necessrios repetir o trabalho. Ensaios de aderncia e medies da espessura das camadas so procedimentos que permitem o acompanhamento da execuo. recomendvel que as camadas tenham cores diferentes para facilitar a identificao das tintas aplicadas. Nas estruturas com manifestaes patolgicas, a recuperao deve ser feita consoante procedimentos listados abaixo: lavar com gua e tensoativo (detergente biodegradveis) usando escova de nilon ou manta no tecida; enxaguar com gua limpa; deixar secar naturalmente ou usar ar comprimido; limpar com escova de arame de ao ou com lixadeira (disco de escova); remover a poeira, utilizando-se escovas de plo ou ar comprimido; aplicar a tinta de fundo; aplicar a tinta de acabamento (poliuretnica ou epxi).

6.3 Pintura sobre ao galvanizado


Por serem fceis de achar, as tintas alqudicas ou primers sintticos, so muito freqentemente especificados para aplicao em estruturas de ao galvanizado. comum que, meses aps a aplicao, comecem a apresentar destacamento. Os leos vegetais que compem as resinas contm cidos graxos. Os cidos reagem em contato com os produtos de corroso do zinco, que tem carter alcalino. Assim, formado sabo de zinco (reao de saponificao). Com alta permeabilidade, aps algum tempo, a tinta est aderida no ao substrato mas sobre os produtos de corroso xidos, hidrxidos e sabes de zinco. Como so solveis, esses produtos ocasionam o surgimento de bolhas, agravando ainda mais o destacamento. O envelhecimento precoce da camada alqudica outro efeito negativo da m utilizao dessas tintas sobre o zinco. Ao perder aderncia e flexibilidade, ocorre o fissuramento, aumentando ainda mais a penetrao de gua na interface metal-tinta.

O uso de tinta epxi-isocianato, epxi amina evita tais patologias. Alm de se ligar quimicamente ao metal, insaponificvel e oferece base de aderncia para sistemas de pintura alqudicos, acrlicos, a linha do epxi e poliuretanos, dentre outros. H obras (nesse sistema) com mais de 20 anos sem destacamento de pintura. A manuteno do ao zincado depende do estado evolutivo da corroso. Aquele que apresenta apenas corroso leve pode ser recuperado com lavagem com gua e tensoativo, escovao e aplicao de tinta epxi-isocianato.

También podría gustarte