Está en la página 1de 20

A VIDA NO MANGUEZAL, ALTERNATIVA INTEGRADA LAMA VIVA. MANGROVE LIFE, MUD LIFE.

. Grupo de Pesquisa: Agropecuria, Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel. Maviael Fonsca de Castro (PPGExR/UFSM e IPA) Vivien Diesel (PPGExR/UFSM) Jos Marcos Froehlich (PPGExR/UFSM)

RESUMO O homem rural das polticas pblicas brasileiras foi percebido preponderantemente como agente econmico e, quando diferenciado, foi por sua condio econmica (pequeno, mdio ou grande produtor).. Iniciativas recentes indicam que alguns setores reivindicam a utilizao de novos referenciais tericos para representao do homem rural; no intuito de considerar-se a dimenso sociocultural, com perspectivas de etnodesenvolvimento. O presente trabalho inscreve-se no esforo maior de avaliar os desafios colocados s polticas de desenvolvimento sustentvel dos povos e comunidades tradicionais mediante uma aproximao realidade dos povos do mangue no litoral sul de Pernambuco, municpio de Rio Formoso. Num primeiro momento apresenta-se uma breve reviso sobre os povos e comunidades tradicionais. Aps a breve reviso, realiza-se a aproximao realidade dos povos do mangue no litoral sul de Pernambuco, municpio de Rio Formoso para, ento, discutir questes relativas a aplicabilidade das polticas pblicas. Palavras-chaves: Povos-do-Mangue, pesca artesanal, modos de vida, reciprocidade, Pernambuco. ABSTRACT The agricultural man of the Brazilian public politics traditionally was perceived as economic agent and, when differentiated, was for its economic condition (small, average or large producer). Recent initiatives indicate that some sectors demand the use of new theoretical approaches for representation of the agricultural man; in intention to consider it cultural dimension in developmental strategies. The present work is oriented to evaluate the challenges placed to the politics of traditional peoples and communities sustainable development by means of an approach to the reality of the peoples of the mangrove at Rio Formoso city, in the south Pernambuco coast, Brazil. One brief revision on the traditional peoples and communities are presented, reality of the peoples of the mangrove is described and then, questions about the applicability of the sustainable development public policies are proposed. Key Words: People of the Mangroves, artisanal fisheries, livelihoods, reciprocity, Pernambuco. 1. INTRODUO O Brasil um pas que se destaca internacionalmente por sua extenso territorial e riqueza de recursos naturais, condies essas que lhe assegurariam perspectivas promissoras de desenvolvimento.
1

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Em busca do desenvolvimento, o Estado brasileiro vem mantendo uma postura intervencionista atravs da formulao e implementao de polticas pblicas relativamente adequadas s variantes conjunturas sociais, polticas e econmicas. Uma observao retrospectiva sobre a interveno do Estado brasileiro no meio rural revela que as polticas pblicas de desenvolvimento se intensificaram aps a dcada de 1950 orientando-se a promover o crescimento econmico pela via da modernizao tecnolgica dos processos de produo agrcola e agroindustrial e articulao com demandas de exportao e do setor urbano- industrial (GONALVES NETO, 1997). Apesar da adequao das polticas pblicas para o desenvolvimento rural s variantes conjunturas sociais, polticas e econmicas constata-se que essas utilizaram-se de um esteretipo simplificado de homem rural. O homem rural das polticas pblicas brasileiras foi percebido preponderantemente como agente econmico e, quando diferenciado, foi por sua condio econmica (pequeno, mdio ou grande produtor) 1 ou, mais recentemente, pela lgica de gesto da unidade produtiva (base da distino da agricultura familiar e empresarial)2. Iniciativas recentes indicam que alguns setores reivindicam a utilizao de novos referenciais tericos para representao do homem rural no mbito da formulao de polticas pblicas. Trata-se da reivindicao de considerar-se a dimenso sociocultural e, a partir disso, realizar uma releitura das realidades e dinmicas sociais e econmicas rurais com vistas a favorecer processos de etnodesenvolvimento. Little (2002), por exemplo, argumenta da necessidade de avanar na construo de uma antropologia da territorialidade uma vez que observa que coexistem, no Brasil, territrios sociais cujos regimes de propriedade fundiria so baseados em leis consuetudinrias que, todavia, no so reconhecidos legalmente pelo Estado. A utilizao dessa perspectiva permite perceber o homem rural como gerador de cultura prpria e tambm a origem cultural de conflitos sociais no campo sobretudo aqueles relacionados a ao de um agente externo que no respeita esses direitos consuetudinrios sobre o acesso a terra e outros recursos.3 Uma retrospectiva histrica evidencia que a magnitude dos conflitos territoriais explica a busca de solues legais pela demarcao das terras indgenas, de remanescentes de quilombos e criao de reservas extrativistas e de desenvolvimento sustentvel (LITTLE, 2002, CREADO et al., 2012). Compreende-se que alm de constiturem respostas aos conflitos resultantes da resistncia dos afetados, muitos avanos polticos observados recentemente no Brasil relacionam-se com normativas previstas em acordos internacionais os quais tem buscado assegurar a diversidade cultural.4 nesse contexto que, em 2007, apresenta-se um decreto lei preconizando a adequao das polticas pblicas
1

Cabe acrescentar, com base em Neves (1987), a importncia - para a atuao dos servios de extenso rural - das representaes sociolgicas do homem rural construdas pela teoria da modernizao - baseadas no antagonismo tradicional x moderno. 2 Referimo-nos aqui aos critrios de diferenciao de tipos sociais utilizados no relatrio INCRA/FAO, de 1996, que constituiu importante subsdio para discusso da condio da agricultura familiar no Brasil. 3 Relatrio recente CPT mostra a indesejvel atualidade e magnitude desse tipo de conflito no Brasil (CPT, 2011). 4 Segundo Little (2002, p.21) No nvel internacional, nas ltimas duas dcadas, preocupao pelo respeito por parte dos Estados-nao aos direitos diferenciados dos povos indgenas e/ou tradicionais cresceu de forma acelerada, notavelmente em referncia a questes fundirias e territoriais. Um dos instrumentos mais importantes nesse campo a Conveno 169 da Organizao Internacional do Trabalho (OIT) sobre Povos indgenas e tribais em pases independentes, de 1989, que estabelece no Artigo II, que os governos tm a responsabilidade de proteger os direitos desses povos e garantir o respeito sua integridade. Para uma identificao do conjunto de medidas referentes aos direitos dos povos e comunidades tradicionais no Brasil ver Shiraishi Neto (2007).

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

de desenvolvimento s especificidades socioculturais dos beneficirios quando esses so povos ou comunidades tradicionais (Decreto Lei 6040 de 07/02/2007 que instituiu a Poltica Nacional de Desenvolvimento Sustentvel dos Povos e Comunidades Tradicionais)5. Do exposto percebe-se a emergncia de uma nova conjuntura, que se distingue por um conjunto de polticas pblicas para o desenvolvimento rural que para sua operao requer uma reviso na forma como convencionalmente se percebe o homem rural. Tal perspectiva se aplicaria s polticas orientadas aos povos e comunidades tradicionais e sua aplicao cria novos desafios, pois embora a diversidade do Brasil seja reconhecidamente grande, no se dispe de marco referencial consensual para a realizao de releituras que considerem adequadamente a dimenso sociocultural e, portanto, no se conhece sistematicamente a diversidade sociocultural rural brasileira. Vive-se, ento, um contexto caracterizado pela necessidade de redescobrir o homem rural e, sobretudo, avaliar a viabilidade da aplicao das novas polticas orientadas ao desenvolvimento sustentvel dos povos e comunidades tradicionais. O presente trabalho inscreve-se no esforo maior de avaliar os desafios colocados s polticas de desenvolvimento sustentvel dos povos e comunidades tradicionais mediante uma aproximao realidade dos povos do mangue no litoral sul de Pernambuco, municpio de Rio Formoso. Num primeiro momento apresenta-se uma breve reviso sobre os povos e comunidades tradicionais. Aps a breve reviso, realiza-se a aproximao realidade dos povos do mangue no litoral sul de Pernambuco, municpio de Rio Formoso para, ento, discutir questes relativas a aplicabilidade das polticas pblicas.
2 POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS E POVOS DO MANGUE 2.1 Povos e comunidades tradicionais

Diversos autores reconhecem que certos termos so melhor compreendidos se for considerado seu uso poltico. Sob essa perspectiva os termos povos e comunidades tradicionais podem ser compreendidos considerando-se a dinmica de reconhecimento poltico da diversidade cultural no Brasil. Considera-se que um primeiro passo no reconhecimento poltico da diversidade tnica se fez com reconhecimento dos indgenas. A diversidade entre os povos indgenas brasileiros muito acentuada, no obstante foram agrupados legalmente sob uma categoria genrica. Segundo Little (2002, p.13)
Terras indgenas uma categoria jurdica que originalmente foi estabelecida pelo Estado brasileiro para lidar com povos indgenas dentro do marco da tutela. De todos os povos tradicionais, os povos indgenas foram os primeiros a obter o reconhecimento de suas diferenas tnicas e territoriais, mesmo que tal reconhecimento tenha sido efetivado por meio de processos que, em muitos casos,
5

O respeito e a valorizao da diversidade cultural como principio bsico de cidadania esta garantido pela constituio brasileira de 1988, e reforado por meio da EMENDA CONSTITUCIONAL N 48, DE 10 DE AGOSTO DE 2005, que acrescenta o 3 ao art. 215 da Constituio Federal, instituindo o Plano Nacional de Cultura; de durao plurianual, que visa ao desenvolvimento cultural do Pas e integrao das aes do poder pblico que conduzem : I - defesa e valorizao do patrimnio cultural brasileiro; II - produo, promoo e difuso de bens culturais; III - formao de pessoal qualificado para a gesto da cultura em suas mltiplas dimenses; IV - democratizao do acesso aos bens de cultura; E finalmente..., V - valorizao da diversidade tnica e regional (NR).

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

prejudicaram seus direitos. Durante os 57 anos de existncia (1910-1967) do Servio de Proteo dos ndios (SPI), 54 reas indgenas foram demarcadas, a maioria delas de pequeno tamanho e dentro de uma poltica em que cada terra era muito menos uma reserva territorial do que uma reserva de mo-de-obra.

Um segundo grupo foi reconhecido como culturalmente diferenciado por ocasio da elaborao da Constituio Federal de 1988 e foi denominado de remanescentes de quilombos.
Com o surgimento de uma conscincia negra, como parte de um processo maior de organizao poltica a partir da dcada de 1980, os quilombos rapidamente passaram a gozar de uma nova visibilidade poltica que tambm se refletiu no crescente interesse pelos antroplogos. formao de associaes regionais, tais como a Associao de Moradores das Comunidades Rumo-Flexal no Maranho (1985) e a Associao de Comunidades de Remanescentes de Quilombos do Municpio do Oriximin no Par (1990), e realizao de eventos regionais, tais como o I Encontro de Comunidades Negras Rurais no Maranho (1986) e o I Encontro de Razes Negras no Par (1988), seguiram-se eventos de ordem nacional, como o II Seminrio Nacional Sobre Stios Histricos e Monumentos Negros em Gois (1992) e o I Seminrio Nacional de Comunidades Remanescentes de Quilombos (1994), culminando com os festejos, em todo o pas, em 1995, do 300 aniversrio da morte de Zumbi dos Palmares. Em meio a esse processo, a categoria de remanescentes das comunidades dos quilombos ganhou reconhecimento formal por parte do Estado na Constituio de 1988. (LITTLE, 2002, p.14).

A partir do reconhecimento desses direitos inicia-se, conforme relata Chagas (2001), uma significativa discusso acadmica e jurdica em torno da identificao dos titulares desses direitos pois que as condies histricas dos grupos sociais que reivindicam esses direitos muitas vezes no correspondem aos esteretipos que embasam os preceitos legais. A partir de meados dos anos 2000 o termo povos tradicionais passa a assumir maior peso poltico. Conforme Little (2002, p.22-23) trata-se de um termo que teve uma histria de utilizao muito diversa:
No contexto das fronteiras em expanso, o conceito surgiu para englobar um conjunto de grupos sociais que defendem seus respectivos territrios frente usurpao por parte do Estado-nao e outros grupos sociais vinculados a este. Num contexto ambientalista, o conceito surgiu a partir da necessidade dos preservacionistas em lidar com todos os grupos sociais residentes ou usurios das unidades de conservao de proteo integral, entendidos aqui como obstculos para a implementao plena das metas dessas unidades. Noutro contexto ambientalista, o conceito dos povos tradicionais serviu como forma de aproximao entre socioambientalistas e os distintos grupos que historicamente mostraram ter formas sustentveis de explorao dos recursos naturais, assim gerando formas de co-gesto de territrio. Finalmente, o conceito surgiu no contexto dos debates sobre autonomia territorial, exemplificado pela Conveno 169 da OIT, onde cumpriu uma funo central nos debates nacionais em torno do respeito aos direitos dos povos.
4

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Entende-se que os termos povos e comunidades tradicionais se consagraro com o Decreto Lei n.6040 - Poltica Nacional de Desenvolvimento Sustentvel dos Povos e Comunidades Tradicionais. Esse se refere s comunidades tradicionais, definindo-lhe uma srie de atributos caractersticos:
As comunidades tradicionais so grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas prprias de organizao social, que ocupam e usam territrios e recursos naturais como condio para sua reproduo cultural, social, religiosa, ancestral e econmica, utilizando conhecimentos, inovaes e prticas gerados e transmitidos pela tradio (DECRETO N 6.040, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2007).

Creado et al (2012) apresentam informaes que contribuem para o entendimento dos termos adotados no Decreto Lei 6.040:
O ento secretrio de Desenvolvimento Sustentvel do Ministrio do Meio Ambiente (SDS-MMA) Gilney Viana, afirmou que o processo de elaborao dessa poltica pblica teve como alguns de seus resultados: (1) uma diversidade scio-cultural pronunciada; e (2) uma amplitude territorial imprevista. Diante dessa proliferao de identidades, optou-se por uma abertura relativa aos processos de auto-identificao, reconhecidos em outras leis e dispositivos, como o decreto 4.887 sobre os quilombolas e a Conveno 169 da Organizao Internacional do Trabalho (OIT). Uma abertura relativa, pois, como afirmou o secretrio: (1) deveria respeitar um limite de razoabilidade, como a insero mnima nas relaes de mercado e um tipo de relao com o territrio, baseada em certa estabilidade de permanncia; e (2) a definio das populaes tradicionais no poderia ser ampla em demasia para no criar uma clientela muito grande para o governo.

Por fim, os termos povos e comunidades tradicionais assumiram carter abrangente, passando a incluir tambm os indgenas e quilombolas (CREADO et al, 2012).6 Assim, a denominao de povos e comunidades tradicionais abriga grupos muito diversos, como adverte Little (2002, p.2):
De uma perspectiva etnogrfica, por exemplo, as diferenas entre as sociedades indgenas, os quilombos, os caboclos, os caiaras e outros grupos ditos tradicionais alm da heterogeneidade interna de cada uma dessas categorias so to grandes que no parece vivel trat-los dentro de uma mesma classificao.

Mesmo reconhecendo essa diversidade, para Little (2002) utilizar o termo povos tradicionais tem sentido na medida em que esses apresentam semelhana quanto aos processos de territorializao:
Acredito que os trs elementos analisados dentro do que foi chamado aqui a razo histrica regime de propriedade comum, sentido de pertencimento a um lugar especfico e profundidade histrica da ocupao guardada na memria coletiva mostram semelhanas importantes
6

Conforme Santili (2004 apud Creado et al. 2012) Trata-se de uma meta-categoria, na qual as de quilombolas e a de ndios vm cada vez mais sendo inseridas .

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

quando vistos da tica do Estado brasileiro e sua diviso entre terras privadas e terras pblicas. (LITTLE, 2002, p.22 )

Num contexto de grande diversidade, uma maior aproximao s caractersticas de um grupo social determinado requer previa considerao de sua especificidade. Denominaes identitrias mais restritivas podem ser acessadas para esse fim. 2.2 Histria e especificidades das populaes costeiras do litoral nordestino Desde a colonizao, o povoamento do territrio brasileiro se deu fortemente nas reas costeiras; a priori pelo prprio processo de desbravamento do continente, mas posteriormente como estratgia efetiva de domnio e defesa territorial. Boa parte da populao costeira; possivelmente a maioria do ponto de vista de acumulao de capital cultural, vincula-se s antigas vilas - formadas ainda no processo de colonizao. Estas foram compostas por ndicos brasileiros, europeus e africanos. Dessa miscigenao, algumas mais ou menos acentuadas, se formaram as tais vilas de pescadores, que no incio do sculo XX foram inseridas, ou organizadas, em colnias de pescadores, mais como uma forma poltica e militar de controle e defesa do territrio, do que de fato como uma tentativa de organizao e/ou representao de categoria ou modo de vida.
No ano de 1919, o comandante da Marinha, Frederico Villar, fez uma viagem ao longo da costa brasileira, comeando por Belm do Par, com a finalidade de fundar colnias de pescadores, com funo de defender a costa nacional e industrializao da pesca e da exportao do peixe, as colnias nestes perodos so consideradas viveiros da marinha. At o fim de 1920 j estavam fundadas colnias em toda Costa, de cima para baixo, sem a participao dos pescadores (FIGUEIREDO, LEITO, 2009, p. 2).

Surgiam assim as populaes costeiras, conceituadas como:


Comunidades pesqueiras, cultura martima, comunidades humanas martimas, gentes do mar, comunidades tradicionais de pesca, comunidades costeiras ou, simplesmente, povos do mar, representam, no Brasil, um contingente populacional de aproximadamente 800 mil pescadores e pescadoras, envolvendo 2 milhes de pessoas que produzem cerca de 55% da produo pesqueira nacional. (CALLOU, 2010, p.45)

Nota-se uma certa diversidade nos modos de vida das populaes costeiras, o que, para Diegues (1983), est relacionado forte ligao dessa(s) populao(es) com o contexto econmico e produtivo regional. Alm disso, muitas mudanas ocorreram com a introduo da pesca empresarial - que seria uma categoria produtiva resultante do capital e de seu movimento. A emergncia da pesca empresarial fez surgir no Brasil por exclusouma camada ou categoria social: a dos pescadores artesanais, que foi decisiva para a consolidao do territrio e da cultura nacional.. Para Callou (2010, p. 45):
Habitantes tradicionais das reas costeiras, os pescadores artesanais tambm chamados de praieiros, jangadeiros, caiaras e aorianos, a depender da regio onde habitam e de seus artefatos socioculturais e tcnicos, so reconhecidos como trabalhadores que se dedicam captura de pescado e que exercem as funes de membros de tripulaes dos barcos pesqueiros, executando diversas tarefas de pesca
6

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

de altura no caso dos pescadores martimos ou tarefas especficas da pesca de gua doce e guas costeiras. (CALLOU, 2010, p.45)

Em Pernambuco os pescadores artesanais tem presena significativa:


A Pesca Artesanal representa a maior parcela da produo pesqueira do Estado de Pernambuco, caracterizada pelo trabalho familiar e comunitrio, utilizando tcnicas e tecnologias tradicionais, quer a p ou com uso de embarcaes, como: jangadas, canoas, baiteras e barcos motorizados de pequeno porte. As artes de pesca empregadas nesta modalidade para captura do pescado incluem: coleta manual, vara de pesca, linha e anzol, tarrafa, redes de cerco, de emalhe, de arrasto e armadilhas, com fins comerciais e/ou de subsistncia (LIRA, 2010, p.16).

Do exposto observa-se que se mantiveram comunidades na costa brasileira ao longo de, pelo menos, quatro sculos potencializando que, ao longo do tempo, se constitusse uma identidade socioambiental especifica, agregando conhecimentos (antigos e novos) de pelo menos trs etnias: indgena (genuinamente brasileira), europeia (sobretudo a portuguesa, mas tambm a holandesa, espanhola e francesa) e africana. Diegues (1999) avalia a evoluo dos estudos sobre pescadores nas Cincias Sociais - que levou a configurao de um campo especfico a Antropologia martima e, para ele,
Em trabalhos anteriores (Diegues 1983, 1995), diferenciamos sociedade dos pescadores e sociedade camponesa, apesar de ambas estarem inseridas na pequena produo mercantil. Nesses trabalhos, foi ressaltado o particularismo da gente do mar, seu modo de vida especfico marcado por prticas sociais e culturais diferenciadas das camponesas. Essas prticas e modos de vida se constroem em relao a um meio tanto fsica quanto socialmente instvel e imprevisvel. O mar, espao de vida dos pescadores martimos, marcado pela fluidez das guas e de seus recursos, pela instabilidade contnua provocada por fatores meteorolgicos e oceanogrficos, pela variao e migrao das espcies, seus padres de reproduo, migrao, etc. A vida no mar tambm marcada no s por contingncias naturais, mas por temores e medos, acidentes e naufrgios, pela flutuao dos preos e pela extrema perecibilidade do pescado que, uma vez capturado, deve ser vendido rapidamente, o que obriga o pescador a acertos particulares de comercializao que, usualmente, lhe so desfavorveis. (DIEGUES, 1999, p. 371)

Esses grupos sociais seriam representados predominantemente como pescadores artesanais identificando-se, entretanto, diferenciaes conforme contextos em que vivem mas enfrentam desafios semelhantes no que se refere aos processos de territorializao. Para Little (2002, p. 18-19)7:

Em outro momento Little (2002, p.9) expe: Entre as comunidades de ribeirinhos da Amaznia e os pescadores artesanais do litoral, existem formas de apropriao articuladas em funo de seus usos, significados e conhecimentos das guas. No caso desses ltimos, o usufruto coletivo de reas determinadas estendia-se para alm da terra para incluir territrios marinhos. Para esses grupos, a marcao um elemento fundamental apropriao e ao usufruto do mar pelos pescadores. (...) A familiaridade de cada grupo de pescadores com uma dessas reas martimas, cria territrios que so incorporados sua tradio. Na mesma medida em que um recurso ou um espao de subsistncia, o territrio encompassa tambm a noo de lugar mediante a qual os povos martimos definem e delimitam o mar (...)

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Os povos tradicionais dedicados extrao de recursos pesqueiros os ribeirinhos e os pescadores confrontam outro conjunto de obstculos para o reconhecimento formal de suas reas de ocupao e uso, uma vez que, em muitos casos, no so terras` que esto em questo, mas sees de um rio, de um lago ou do mar, gerando assim terras aquticas ou marinhas` que no contam com uma legislao adequada que reconhea as particularidades dessa apropriao.

2.3 Povos do mangue O Brasil possui uma das maiores extenses de manguezais do mundo. O litoral de Pernambuco, apesar de ser curto, com cerca de 190 km de extenso, possui 14 importantes zonas estuarinas - onde se produz mais de 60% do pescado estadual (LIRA, 2010) e se gera alternativa de trabalho e renda para milhares de famlias, que encontram no manguezal e na plataforma continental fontes importantes de protena. O mangue se revela como ambiente de acentuada importncia ecolgica. 8 Se mostra muito dinmico e rico biologicamente em funo de sua complexa cadeia trfica e das influncias das mars salinas que conferem caractersticas peculiares para a vida nesse ecossistema. Muitos trabalhos indicam que o mangue funciona como verdadeiro berrio, pois vrias espcies costeiras (peixes, crustceos, moluscos, quelnios e at alguns mamferos marinhos) bem como alguns pssaros e pequenos mamferos terrestres se refugiam ali para a sua reproduo, encontrando alimento em abundncia e proteo contra predadores naturais. Os relatos histricos permitem depreender que ocupao humana da rea do mangue foi paulatina. Os pescadores artesanais estavam ligados, a princpio, ao meio rural, mas as cidades e metrpoles foram avanando sobre os ambientes costeiros - reprimindo, ou at mesmo expulsando, as populaes que ocupavam historicamente ambientes peculiares como baias, enseadas e praias. Uma parcela dessa populao refugiou-se em reas de acesso mais restrito, prximas a locais que ainda no haviam despertado o interesse imobilirio, ou ainda dentro de reservas legais e de proteo ambiental, como as reas de manguezais, o que lhes permitiu manter seu modo de vida. Conforme reconhece Souto (2007) no Brasil a captura do caranguejo (Ucides cordatus) uma das atividades mais antigas e, acrescentaramos, caractersticas, dos manguezais. Realizando levantamento etnoecolgico em rea de manguezal nas proximidades de Santo Amaro (Bahia), o autor identificou que os pescadores apresentam apurado conhecimento sobre interaes trficas nas cadeias alimentares e do ciclo de vida do caranguejo planejando estratgias de captura a partir desses e de seu conhecimento sobre caractersticas e preferncias do mercado local. Embora a extrao do caranguejo seja uma das atividades mais caractersticas do manguezal, os modos de vida daqueles que residem ali podem incluir atividades produtivas das mais diversas, como demonstram Furtado et al. (2006) em estudos conduzidos no Par.

Manguezal: ambiente presente nas zonas costeiras sob a influncia das mars, nas regies intertropicais, formando uma unidade faunstica e florstica de muita importncia ecolgica e socioeconmica (VANNUCCI, 2002, apud CARNEIRO et al. 2008, p.149). Segundo Canestri e Riuz (1973, apud DA NOBREGA ALVES e KIOHARU NISHIDA, 2002) os manguezais so identificados como uma unidade ecolgica da qual dependem dois teros da populao pesqueira do mundo. Constituindo, consequentemente base de sustentao ecolgica de uma vasta e diversificada biota, e de grande importncia econmica.

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Apesar de sua importncia ecolgica e social, no sculo XX grandes reas do bioma manguezal foram devastadas no litoral brasileiro, sobretudo no Nordeste. A a expanso urbana das principais cidades, como: Recife, Salvador e So Luiz, se deu em reas de aterro de manguezais. Alm disso, esse ambiente tem sido frequentemente tratado como verdadeiro depsito de esgoto no tratado e lixo domstico, industrial e hospitalar. Alm disso, houve uma quase total devastao de alguns manguezais nos estados do Rio Grande do Norte e Cear em consequncia da expanso desgovernada da carcinocultura marinha empresarial no final dos anos 1990. Esse processo condenou a populao local que vivia de atividades extrativistas no manguezal ao trabalho pesado e mal remunerado nas enormes fazendas de camaro. No estado de Pernambuco, apesar haver algumas fazendas de tamanho expressivo, a expanso da carcinocultura de deu de forma mais modesta e tardia, talvez pelo fato do estado possuir controle ambiental mais rgido para investimentos privados em reas de domnio pblico por meio da ao conjunta da Agncia Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e do IBAMA que, alm das duras normas restritivas, mantinha uma mquina burocrtica enferrujada e de difcil acesso nos anos 90 e incio dos anos 2000.9 Dessa forma, o empresrio capitalista investiu nos estados mais receptivos para a atividade, como o Cear e o Rio Grande do Norte, mas tambm na Bahia e Sergipe. Este fato; tenha sido ele proposital ou no, acabou evitando a degradao do modo de vida de vrias comunidades em manguezais pernambucanos. Entretanto, os diversos estudos de caso conduzidos em reas de mangue revelam que nesses ambientes as mudanas sociais tem sido aceleradas e que se do no sentido de ameaa aos modos de vida tradicionais ( TEIXEIRA, 2008, RELATORIAS NACIONAIS...., 2008, SOUZA, 2009). A partir dessas consideraes cabe conduzir a proposta avaliao exploratria da potencialidade das polticas pblicas na promoo do desenvolvimento sustentvel desses povos e comunidades tradicionais. 3. METODOLOGIA O estudo de campo foi conduzido na zona costeira de Pernambuco, que estreita em se comparando com outros estados da federao, correspondendo a uma faixa de 187 km de extenso, mas que, no entanto comporta 44% da populao do estado segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatstica- BGE (2010). Certamente essa concentrao urbana exerce uma presso sobre o principal bioma encontrado nessa regio que o manguezal. Apesar de sua estreita extenso litornea, Pernambuco possui 14 importantes esturios, dentre eles o esturio do Rio Formoso no litoral Sul. Na Mata Sul de Pernambuco (entre as coordenadas 82727.11S, 345859.25O e 85450.31S, 350912.41O)10, pode-se identificar cinco importantes reas estuarinas, a saber: esturio do rio Maracape, esturio do rio Sirinhem, complexo estuarino do Rio Formoso, esturio do rio Mamucaba e esturio do rio Una e a existncia de 16 comunidades que apresentam caractersticas de populaes costeiras tradicionais: Porto de
9

Recentemente passou por uma renovao de quadro de recursos humanos e implantou novo sistema online para informaes e licenciamentos 10 Segundo dados publicados no Diagnstico Socioeconmico da Pesca Artesanal do Litoral de Pernambuco (LIRA, 2010), considerando os municpios de Ipojuca, Sirinham, Rio Formoso, Tamandar, Barreiros e So Jos da Coroa Grande.

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Galinhas, Salinas, Maracape, Serrambri, Agrovila (de Sirinham), Barra de Sirinham, Santo Amaro, Vila de Sirinham, Vila de Aver o Mar, Rio Formoso, Siqueira (comunidade quilombola de Rio Formoso), Tamandar, Barreiros, Vrzea do Una, Abreu do Una e So Jos da Coroa Grande. Trs dessas comunidades encontram-se integradas no complexo do mangue do Rio Formoso: comunidade quilombola de Rio Formoso e comunidade de Rio Formoso e Vila de A-ver- o- Mar, (Figura 1). Nesse esturio em particular, podemos destacar como atividade produtiva caracterstica a dos catadores de caranguejo. O trabalho se restringe, assim, ao estudo do caso de Rio Formoso, localizado no litoral Sul e inserido nas APAS de Guadalupe (estadual) e Costa dos Corais (federal).

Figura 1 Complexo estuarino do rio Formoso (PE) com localizao das comunidades. Fonte: Esquema grfico (CASTRO, 2005); foto (Google MAPS).

Do ponto de vida de operacionalizao metodolgica partiu-se do referencial de estudo de modo de vida (CHAMBERS, CONWAY, 1992, SCOONES, 1998, 2009). Esta abordagem foi escolhida por permitir uma primeira asproximao diversidade social local. Quando toma-se o modo de vida como ponto de partida para investigao, observase o conjunto de capacidades e os bens (incluindo tanto os recursos materiais e sociais) acessados para assegurar a subsistncia familiar.11 A Figura 2 mostra um esquema grfico que sintetiza o referencial do estudo de modos de vida.

11

Chambers e Conway (1991, p.1) definiram o termo modos de vida sustentveis da seguinte forma: A livelihood comprises people, their capabilities and their means of living, including food, income and assets. Tangible assets are resources and stores, and intangible assets are claims and access.

10

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Figura 2: Modo de vida rural sustentvel: um quadro para anlises Fonte: Scoones (1998) modificado por Castro (2011).

No estudo dos modos de vida seguimos a opo pela observao participante, realizando visitas peridicas ao local no perodo de outubro de 2011 a janeiros de 2012, e uma travessia nas pricipais comunidades ao longo do manguezal em Rio Formoso. A observao participante uma das tcnicas mais utilizadas pelos pesquisadores na abordagem qualitativa e consiste na insero do pesquisador no interior do grupo observado, tornando-se parte dele, interagindo por um perodo com os sujeitos, buscando partilhar o seu cotidiano para sentir e perceber o que significa estar naquele contexto. Adicionalmente, realizou-se um levantamento mais sistematico da diversidade social atraves da realizao de uma travessia com realizao de entrevistas abertas. O trajeto percorrido na travessia est representado na Figura 3.

11

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

Figura 3 - Complexo estuarino do rio Formoso (PE) com localizao da cidade de Rio Formoso e o trajeto da travessia nas comunidades da Rua da Lama, Rua do Pescador e Levada. Foto: Google MAPS.

4. APROXIMAO AOS MODOS DE VIDA EM RIO FORMOSO O levantamento dos modos de vida atravs de travessia e entrevistas abertas se iniciou na ponte que corta o rio Formoso na PE 60, logo aps o trevo de acesso a PE 073, sob o arco de boas vindas da cidade onde se pode ler: Bem vindo a Rio Formoso cidade dos manguezais. Do ponto de vista ecolgico, esse um local de inerente transio entre um ambiente de gua totalmente doce ao ambiente salobro (caracterstico do mangue). Nesse ponto a gua totalmente doce (0 ppt de salinidade) durantes a mar baixa, e salobra nas grandes mars altas (preamar) - caractersticas dos perodos de lua cheia e nova. A partir desse ponto que ser considerado como o marco zero foi feita uma caminhada no sentido a foz, atravessando localidades, bairros, ruas, vilarejos e povoados que se formaram nas margens e dentro do manguezal na rea urbana e rural do municpio de Rio Formoso (percurso ilustrado na Figura 3). Em Rio Formoso, alguns povoados, vilas ou ruas foram construdos dentro do mangue, com evidente desmatamento e aterro do mesmo, e onde podemos ainda verificar a descarga direta do esgoto domiciliar no leito do rio. No entanto, nas entrevistas, sobretudo com os moradores mais antigos de Rio Formoso, verificou-se que as comunidades de pescadores originalmente formadas nas localidades da Levada e Siqueira (comunidade quilombola), no invadiram o mangue para construo de moradias; no entanto, os novatos que chegam desesperados com suas famlias
12

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

acabam se alojando em casas da taipa12 construdas em pequenos aglomerados que se instalam nas beiras do mangue. A maioria nem sabe andar no mangue, mas consegue sobreviver aqui (depoimento de um morador da Levada, Rio Formoso,PE). A primeira localidade encontrada nesse percurso a Rua da Lama, onde segundo dados da Secretaria Municipal de Ao Social, vivem cerca de 500 famlias. Verificamos que parte dela localiza-se em reas de desmatamento e aterro do manguezal; sem saneamento ou pavimentao adequada. As casas foram construdas de forma irregular, sem qualquer perspectiva de urbanizao mais elaborada; muitas delas utilizam-se do barro vermelho (casas de taipa), e esto muito prximas umas das outras. No h sistema de saneamento no local; as casas mais prximas ao rio canalizam seus efluentes diretamente para o leito do rio, as que esto mais afastadas possuem fossas spticas para os dejetos sanitrios e o esgoto domstico corre por canais abertos nos becos que servem de ruas entre as casas. A Rua da Lama constantemente atingida por enchentes no perodo chuvoso; e tem registro de alto ndice de criminalidade, com ocorrncias de trfico de drogas, furtos e homicdios. No uma comunidade que tem a interao direta com o manguezal como base de reproduo social dos moradores; porm, muitos moradores das margens do rio tm na atividade pesqueira uma fonte complementar de alimento; sendo algumas famlias mais vinculadas e dependentes do manguezal para prpria sobrevivncia. Aps a Rua da Lama encontramos a Rua dos Pescadores; um aglomerado que se estabeleceu recentemente (a menos de 15 anos) nas margens do manguezal. Assim como na Rua da Lama, as casas foram construdas de forma irregular em terrenos de propriedade da Unio. Tambm no h sistemas de saneamento bsico. So cerca de 30 casas (famlias), onde cada casa tem em mdia cinco crianas com menos de 12 anos. As famlias vivem quase que exclusivamente da pesca de crustceos, mais especificamente do caranguejo e siri, j que so espcies de mais fcil captura. Poucos moradores possuem embarcao, pois no sabem como a construir, nem tampouco dominam a arte de confeco de redes e outros apetrechos de pesca.Mesmo sem acesso aos conhecimentos tradicionais que possuem outras comunidades prximas na regio, foi no mangue que essas famlias encontraram um meio de sobrevivncia; fonte de alimento, trabalho e renda. Os depoimentos so ilustrativos: Aqui tem muito caranguejo e siri, essa a nossa valia afirmou o Sr. Antnio Soares, morador da Rua do Pescador que nasceu e cresceu na Rua da Lama e por falta de oportunidade de trabalho, procurou e encontrou no mangue uma fonte de vida: Agente no pescador; pescador, pescador mesmo agente no , mas desde menino que todo mundo aqui aprende logo a pegar caranguejo e siri; porque quando a fome apertava mesmo, era pro mangue que a gente corria. Na Rua do Pescador se estabeleceu uma pequena cadeia produtiva comercial em torno do extrativismo. O dono do bar do lugarejo se responsabiliza pela comercializao do caranguejo e siri capturados pela comunidade. O ponto de venda do caranguejo e siri fica as margens da rodovia PE-60, a cu aberto, onde uma amostra do produto fica exposta amarrada em trips de madeira. O produto vendido vivo, amarrado na chamada corda de caranguejo, que formada por dez unidades - caranguejos e siris amarrados uns aos
12

A casa de Taipa um processo milenar de construo. Os Portugueses trouxeram-na para o Brasil, quando s havia as ocas dos ndios, e a difundiram de norte a sul do pas. Tornou-se assim uma das manifestaes mais tradicionais de nossa arquitetura, e teve seu perodo de excelncia durante o ciclo do ouro em cidades como Ouro Preto, Congonhas e Diamantina. Hoje [...] relegada como tcnica primitiva, desprezada no s pelas elites mas at mesmo pelas camadas populares, este tipo de construo ficou ligado misria e traz embutido um carter de moradia provisria, um abrigo passageiro contra a opresso da natureza (http://www.csaarquitetura.com.br/index3.htm).

13

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

outros com cordas confeccionadas em fibra de bananeira. As cordas de caranguejo so vendidas ao atravessador (dono do bar do lugarejo) ao valor de R$ 6,00, que revende a mesma corda a menos de 200 metros dali, no seu ponto, nas margens da rodovia PE-060, ao preo de R$ 10,00, R$ 12,00 ou at R$ 30,00 a corda. O sentimento de abandono pelas polticas pblicas aparece em falas como: Aqui ns somos esquecidos, ningum lembra que estamos aqui, s chegam aqui na poca de eleio. Era bom que tivesse aqui uns cursos pra ensinar a gente a fazer rede e barco, mas nem isso chega aqui; o presidente da colnia que podia t ajudando a gente, agora virou vereador e no tem mais tempo pra nada. Se a gente tivesse uns barquinhos, umas canoinhas, a gente podia pescar outras coisas tambm e aproveitar mais a pescaria, porque a gente atravessa o mangue andando e perde muito o tempo da mar desabafou o Sr Antnio Soares. Como se sabe, cada curso de mar dura seis horas; assim ocorrem quatro mars por dia, duas mars enchentes e duas vazantes. A pesca do caranguejo realizada com a mar baixa, perodo em que a lama do mangue fica exposta entre as trs horas finais da mar vazante e trs horas iniciais da mar enchente. Assim, um pequeno canal do mangue que chega at a rua do Pescador o meio de acesso ao mangue, seja a p ou em pequenas embarcaes (canoas) na mar alta. Nessa poca do ano (outubro e novembro), apesar de ter muito caranguejo, ele no est bom de ser capturado, segundo informaes do Sr Antnio; pois ele est de leite, ou seja, com a carne leitosa. Essa uma caracterstica que o caranguejo apresenta em sua poca de reproduo, quando se diz que o caranguejo est de andada, visto que ele passa a ser expor mais fora da toca, certamente em busca de pares para a fecundao. Saindo da Rua do Pescador, encontra-se o Sr Caetano, o dono do bar que estava em seu ponto de comercializao de caranguejo. O mesmo confirmou as informaes dadas pelo Sr Antnio e completou que contrata um adolescente que fica no ponto vendendo as cordas de caranguejo, e que paga pelo servio R$ 2,00 por cada corda comercializada. Segundo ele h boa procura pelo produto todos os dias, e em qualquer poca do ano; porm nos fins de semana e feriados que a demanda se sobressai. Muitos fregueses querem comprar tudo, mas ai a gente perde os outros fregueses que sempre param aqui, tem que agradar todo mundo n? falou o comerciante. No vero, quando o movimento maior, o comerciante oferece degustao A gente sabe que no pode fazer isso na beira da estrada, mas a gente deixa bem guardado, e oferece ao fregus quando ele insiste em saber se o bicho t bom mesmo. importante comentar que Rio Formoso fica em um ponto estratgico para esse tipo de mercado, visto que a cidade se localiza no meio de dois grandes polos de turismo praieiro da regio, a 27 km Sul ficam as praias de Tamandar e Carneiros, de forma que todo fluxo que vem de Recife passa por esse ponto; e a 40 km Norte fica o acesso a Porto de Galinhas, de maneira que todos que vm de Macei de do interior do Estado passam por esse ponto. Seguindo a travessia, encontra-se a Rua do Hospital, onde fica o Hospital da cidade (s margens do rio Formoso, e do mangue). Nessa localidade j encontramos um grupo de moradores que tem um modo de vida mais estritamente ligado dinmica do mangue; muitos deles dominam as tcnicas de construo e manuteno de pequenas embarcaes, confeces de redes e outros apetrechos, e conhecem- de fato- o mundo do mangue. Muitos so pescadores profissionais, com o registro geral de pescador do Ministrio da Pesca e Aquicultura; e muitos vivem no, e do mangue, explorando adicionalmente o turismo fluvial com os barcos adaptados para passeios e transporte de moradores e turistas
14

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

para as praias da regio. Nessa localidade o mangue mais denso e o rio j apresenta uma melhor condio de navegabilidade para embarcaes de maior porte. Aqui funcionava o porto da cidade, ainda no perodo colonial, sendo escoado pelo rio Formoso (antes Iobuguau) grande quantidade de madeira (Pau Brasil). Atualmente, apesar da precariedade da infra-estrutura de apoio, nessa localidade o principal ponto de embarque de turistas. Por fim encontra-se Levada, onde se encontra a maior concentrao de pescadores, e de outras categorias profissionais que tem no mangue seu principal meio de vida. De acordo com o Sr Joelington, morador de Levada, hoje boa parte dos moradores da localidade que vivem do mangue so barqueiros durante o vero, ou seja, pescadores que param as atividades de explorao do pescado e se dedicam exclusivamente as atividades de turismo, oferecendo passeios e transporte fluvial; e alguns so apenas barqueiros. No entanto, nem todos conseguiram barcos com infra-estrutura adequada para esse tipo de servio, e a capitania dos portos passou a fiscalizar a atividade com mais rigor em funo da dimenso que ela tomou na regio nos ltimos 10 anos. S na Levada so 94 embarcaes registradas na capitania dos portos; e so cerca de 250 barqueiros registrados no municpio segundo informaes do morador, que tambm barqueiro. Logo se percebe que a atividade de barqueiro atrai com mais facilidade o interesse dos jovens da comunidade. O Joelington logo se antecipou em esclarecer que no pescador; sou barqueiro, trabalho com turismo ecolgico, afirmou com orgulho.

5. CONSIDERAES SOBRE A RELAO COM O MANGUE COMO BASE DE SUBSISTENCIA E IDENTIDADE A percorrida de terreno e visita s comunidades realizadas na foz do Rio Formoso aponta para a diversidade de estratgias de sobrevivncia acessadas pelas famlias que ali residem. Revela-se uma diversidade de ocupaes, que se mostram condicionadas s capacidades, recursos e aos contextos sociais onde os grupos se encontram. As populaes que se organizaram de forma coletiva s margens das praias, esturios e manguezais no Brasil, e que tiram desse meio ambiente o seu sustento e adaptam sua estratgia de vida ele so, talvez pela maioria das pessoas e suas instituies, denominadas convencionalmente de pescadores; ou ainda, pra ser mais especfico, de pescadores artesanais. Mas pode haver uma outra designao local em funo da atividade especifica exercida no mbito da pesca artesanal, onde encontramos: os barqueiros, lagosteiros, marisqueiras, catadores (de caranguejo, siri, sururu, marisco, mexilho, unhade-velho, aratu, guaiamum, ostra, tatu, etc.), pescadores do mar de fora, pescadores do mar de dentro, pescadores estuarinos, dentre outras modalidades. Apesar da grande maioria da populao dessas comunidades estar inserida em uma dessas denominaes em funo de sua principal atividade produtiva corresponder ao extrativismo na pesca, h tambm queles que praticam outras atividades produtivas/econmicas no extrativistas, mas voltadas ao mundo das mars, como o caso por exemplo, dos (as) artesos, catadores de coco-de-praia - tpicos do litoral Norte de Pernambuco, os construtores artesanais de pequenas e mdias embarcaes de pesca e recreao, donos de bares e pequenos restaurantes locais, vendedores ambulantes de artigos de praia, rezadeiras, parteiras, ambientalistas, lderes comunitrios e religiosos, capoeiristas, pintores e desenhistas, e
15

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

guias de turismo ecolgico; alm de outras atividades como pedreiros, marceneiros, agentes de sade, professores, instrutores e condutores. Todas essas categorias de trabalhadores foram identificadas em visitas realizadas entre outubro de 2011 e janeiros de 2012 em comunidades do litoral Sul e Norte de Pernambuco. Alm da diversidade de ocupaes, o caso estudado no litoral sul de Pernambuco evidencia, sobretudo, que a diluio das fronteiras entre o rural e urbano pela facilidade de comunicao e como a presena urbana no rural (com o turismo, por exemplo) torna a pluriatividade um fato. Num quadro de diversificao das estratgias econmicas das famlias se insere o extrativismo dos recursos do mangue. Ou seja, no conjunto das estratgias de sobrevivncia, ganha destaque o extrativismo de recursos naturais tanto como base econmica de sustentao da famlia, quanto para gerao de renda complementar. Tanto dados histrico-demogrficos, as observaes de campo quanto as condies de infra-estrutura e os depoimentos de entrevistados revelam que uma parte da populao local recorreu recentemente ao mangue para buscar sua subsistncia por falta de alternativa, reforando as representaes de Josu de Castro do mangue como espao de vida para os excludos. Deste grupo fazem parte famlias que recorrem ocasionalmente ou sistematicamente ao mangue, mas que detm limitado conhecimento tcnico e de meios na explorao desse ambiente. Essa realidade contrasta com aquela de comunidades que se organizaram h mais tempo de forma coletiva s margens das praias, esturios e manguezais e que tiram desse meio ambiente o seu sustento e adaptam sua estratgia de vida ele. Nesses casos o mangue exerce um poder na vida dessas pessoas, assumindo um papel que vai alm de um meio de sobrevivncia. Na viso da populao mais tradicional do manguezal do rio Formoso, como na Levada, o mangue a casa, e a cidade o quintal. H um sentimento de pertencimento e resignao: eu preciso de pouco pra ser feliz. Um pouco que na verdade tanto que no h meios matemticos ou estatsticos de avaliar sua grandeza, ao no ser sentindo-a de perto. Com isso entende-se o que significa a lgica de ajuda mtua ou de solidariedade do sistema de reciprocidade descrita por Eric Sabourin (SABOURIN, 2009), em que esse processo no visa a produo de valores de uso ou de bens comuns a compartilhar, e sim a criao de ser, de vnculo social.13 De qualquer modo, mais do que uma dicotomia entre situaes extremas, parece predominar um continuum ao longo do esturio do Rio Formoso onde a diferenciao das estratgias das famlias e a forma de vinculao com o mangue- se faz segundo os ambientes, que so variados quanto a recursos de flora e fauna (em qualidade e quantidade)
13

Outro aspecto a destacar quanto ao modo de vida refere-se a importncia das relaes de reciprocidade para essas populaes. Fazendo uma comparao com as caractersticas das comunidades camponesas descritas por Eric Sabourin (2009) no serto nordestino, podemos traar um paralelo que descreva as comunidades tradicionais extrativistas na costa de Pernambuco. O autor onde o mesmo destaca trs caractersticas dos camponeses sertanejos: o parentesco, a localidade e a reciprocidade; alm da hospitalidade como uma das primeiras formas universais da reciprocidade. Nesse grupo tambm se pode perceber as seis caractersticas da agricultura camponesa moderna descrita por Sabourin (2009) com base em Ploeg (2006, 2008, apud SABOURIN, 2009): -A autonomia relativa ligada a uma dependncia parcial, por um lado, de mercados diversificados e, por outro, de recursos naturais escassos; esta situao de tenso obriga o campons a buscar uma eficincia tcnica, enquanto deve preservar a qualidade de recursos naturais limitados; -A prioridade aos recursos em trabalho (familiar) sobre os recursos em capital e, assim, intensificao do trabalho; -A unidade orgnica entre os recursos sociais e materiais: a produo e seu uso so governados por regras oriundas do patrimnio cultural e por relaes primordiais de gnero, parentesco e reciprocidade; -O carter central do trabalho familiar e interfamiliar (comunitrio), tanto em termos de investimentos quanto de inovaes adaptadas s realidades sociais; -A relao de autonomia parcial perante mercados e, em particular, o mercado capitalista -A criao de valor agregado e de empregos produtivos que diferenciem a unidade de produo camponesa da empresa agrcola capitalista.

16

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

de forma que o que vai ser explorado por cada comunidade e famlia depende de sua localizao, acesso aos recursos (institucionalidade como direitos de propriedade e acesso, por exemplo), bem como da disponibilidade de meios (embarcaes, por exemplo) e conhecimentos tcnicos (de explorao de recursos). Tais observaes indicam a pertinncia das abordagens de modo de vida para o entendimento da diversidade de condies e estratgias encontradas no local. De qualquer modo o mangue mostra-se como fonte de recursos tanto para assegurar alimentao de familias em condio de pobreza quanto para manuteno do modo de vida de populaes tradicionais. Se observar-se a questao da sustentabilidade revela-se, numa primeira anlise, a permanente ameaa externa base de recursos naturais da qual depende essa populao. Ao reconhecerem a importncia do manguezal, essa populao tem reivindicado e protestado frente s autoridades locais e a sociedade em geral pela preservao desses ambientes, bem como pelo direito de explorao prioritria e sustentvel de seus recursos naturais. Nesse contexto podemos citar o movimento dos pescadores de Rio Formoso entre o perodo de 2001 a 2005, no litoral Sul, frente ao Ministrio Pblico e ao poder legislativo local pela adequao do sistema de saneamento na cidade de Rio Formoso; sistema esse que no comportava o fluxo da rede municipal, o que invariavelmente resultava em grandes descargas de matria orgnica no tratada no esturio, causando impactos ambientais de grandes propores. A populao que vive em funo do manguezal ento passou a reivindicar uma interveno mais forte do poder pblico atravs dos meios legais convencionais (Ministrio Pblico) e Cmara de Vereadores e de manifestaes pacficas, como passeatas e barqueadas, mas tambm adotando aes mais radicais, como o fechamento parcial da rodovia PE-60 em decorrncia da inoperncia do poder pblico com relao s reinvindicaes apresentadas.

6. CONSIDERAES FINAIS A pesquisa esteve motivada pela inteno de realizar uma avaliao exploratria da potencialidade das polticas pblicas de desenvolvimento sustentvel de povos e comunidades tradicionais, pois a reviso bibliogrfica indicou que vem sendo enfrentadas dificuldades de identificar quem so os beneficirios (legtimos) dos novos direitos. Adams (2000) analisando o caso dos caiaras, por exemplo, coloca que, em geral, os esteretipos apresentam as comunidades tradicionais como dependentes de um nmero limitado de recursos extrativistas, tradicionais, isoladas, auto-suficientes, primitivas e dotadas de um referencial cosmolgico muito particular e que estas caractersticas dificilmente so encontradas nos grupos estudados empiricamente. O grupo que tratamos nesse texto foi aquele especificamente indexado ao ambiente manguezal no esturio do Rio Formoso, em Pernambuco, seja na sua vida cotidiana, produtiva e/ou afetiva. Um grupo bastante expressivo no litoral nordestino do Brasil, onde se encontram uma das maiores extenses de manguezal do mundo. O fato mais evidente nos levantamentos empricos realizados nessa pesquisa que os grupos que utilizam o mangue so diversos e mantm graus diferenciados de vinculao e dependncia com ele. A utilizao de critrios restritivos na identificao do grupo potencialmente beneficirio das polticas pblicas orientadas ao desenvolvimento sustentvel dos povos e comunidades tradicionais, nesse caso, possivelmente excluiria do
17

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

acesso aos recursos um nmero considervel de famlias que se instalaram recentemente na regio e que no compartilha do saber acumulado sobre sua explorao, mas que tem forte dependncia econmica do mangue. Por outro lado, poderiam ser considerados beneficirios os grupos que tem ocupao histrica estvel desse territrio e compartilha do saber acumulado sobre sua explorao. Entretanto, esses grupos podem no se auto-identificar como povos do mangue uma vez que, como observado, muitos tem reagido criativamente ao contexto econmico passando a desenvolver novas atividades e identidades. Assim, embora se reconhea a propenso a formao de identidade coletiva14 como povo do mangue-, ela est constantemente ameaada seja pelo avano de ocupaes no tradicionais (que acompanham turismo introduzindo modos de vidas diferenciados) seja pelo risco de comprometimento da base de recursos naturais que sustenta as populaes estabelecidas. As tentativas historicamente implementadas para tornar essa populao em um grupo economicamente vivel so diversas: modernizao da frota pesqueira, aquisio de tecnologias, investimentos em infra-estrutura de armazenamento e comercializao de pescado, cursos profissionalizantes em diversas reas de conhecimentos, etc.. Essa riqueza de investidas e possibilidades se traduz em dois cenrios possveis: por um lado temos uma ampliao de possibilidades de fontes de recursos e financiamentos, aes e estratgias com o objetivo de melhoria geral das condies de vida dessa populao; mas por outro lado, esses agentes de desenvolvimento ao atuarem de forma isolada, sem integrao, remetem ao enfraquecimento de representatividade desse grupo, ou desse modo de vida, que ora considerado como uma comunidade tradicional atravs do Ministrio do Desenvolvimento Social (MDS), ora enquadrado como categoria trabalhista pelo Ministrio do Trabalho e pelo Ministrio da Pesca e Aquicultura (MPA)15, ou ainda se desintegra ao ser includo como agricultor familiar pelo Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA)16. Entretanto, nesses diferentes casos exemplificados perde-se a dimenso scio-cultural do homem num contexto em que as autoridades brasileiras, e a sociedade em geral, continuam menosprezando tanto o ecossistema, quanto as pessoas que vivem dele, e nele. Nesse contexto parece adequado considerar a singularidade e dinmica dos processos de etnognese enquanto balizadores da compreenso das realidades de desenvolvimento com valorizao cultural no caso das comunidades e povos tradicionais.

14

Portanto a viso de identidades socioambientais, sobretudo de identidade que adotamos aqui se refere ao contexto em que o perfil cultural das populaes construdo, com base no uso de territrios e recursos naturais como condio basilar para a reproduo cultural, social, religiosa, ancestral e econmica do grupo como citado no texto do decreto de lei sobre as Comunidades Tradicionais. Porm, no esquecendo que o conceito de identidade vai alm de uma representao de grupo em funo de aspectos culturais e/ou tradicionais. Segundo Cohen-Scali e Guichard (2008): A estrutura de identidade o meio pelo qual as funes e os valores que definem a identidade so organizados. o "filtro" atravs do qual cada um recebe, mantm, manipula, avalia suas experincias de vida diferentes: Este filtro permite a todos encontrar um sentido sua existncia. Estas estruturas aparecem sucessivamente. Eles formam uma seqncia de desenvolvimento - a partir de uma identidade forclose a uma identidade accomplie atravs de uma moratria traduzindo formas mais complexas e diferenciadas para organizar os elementos de identidade. (COHEN-SCALI E GUICHARD, 2008, p.7, traduo livre) 15 A atividade produtiva pesqueira foi regulamentada no Brasil, nas ltimas cinco dcadas, pelo Decreto-lei n.221/1967 (Cdigo de Pesca) e pela Lei de Pesca n.11.959/2009. 16 LEI N 11.326, DE 24 DE JULHO DE 2006. Art. 3o, 2o, IV.

18

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
ADAMS, C. As populaes caiaras e o mito do bom selvagem: a necessidade de uma nova abordagem interdisciplinar. Revista de Antropologia, So Paulo, v.43, n.1, 2000. ALMEIDA, I. C. S. Delimitao de parques aqucolas para o cultivo da ostra nativa Crassostrea rhizophorae (GUILDING, 1828) no litoral norte do estado de Pernambuco Brasil. Dissertao ( Programa de Ps-Graduao em Recursos Pesqueiros e Aquicultura ) Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife, 2006. BRITTO, Rosyan Campos de Caldas. Modernidade e tradio: construo da identidade social dos pescadores de Arraial do Cabo - RJ. Niteri: EdUFF, 1999. CALLOU, Angelo Brs Fernandes. Povos do mar: herana sociocultural e perspectivas no Brasil. Cienc. Cult. [online]. v. 62, n. 3, p. 45-48, 2010. CARDOSO, C.F.S. A brecha camponesa no sistema escravista. In: Agricultura, escravidao e capitalismo. Petropolis: Vozes, 1979. p. 133-154. CARNEIRO, M. A. B., FARRAPEIRA, C. M., EUZBIO DA SILVA, K. M. O manguezal na viso etnoecolgica dos pescadores artesanais do Canal de Santa Cruz, Itapissuma, Pernambuco, Brasil. Biotemas, v.21, n.4, p.147-155, 2008. CASTRO, M. F. Abundncia, distribuio e desenvolvimento das fases iniciais de peixes no esturio do rio Formoso, Pernambuco - Brasil. Dissertao (Programa de Ps-Graduao em Recursos Pesqueiros e Aquicultura). Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2005. CHAGAS, M. de F. A poltica de reconhecimento dos remanescentes de comunidades dos quilombos. Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 7, n.1, p.209-235, jul.2001. CHAMBERS, R., CONWAY, G.R. Sustainable Rural Livelihoods: Practical Concepts for the 21st Century. Brighton, UK: Institute of Development Studies. 1992. Discussion Paper 296 COHEN-SCALI, V., GUICHARD, J. Lidentit : perspectives dveloppementales , L'orientation scolaire et professionnelle [En ligne], 37/3 | 2008, mis en ligne le 15 septembre 2011, Consult le 02 mars 2012. URL : http://osp.revues.org/index1716.html ; DOI : 10.4000/osp.1716. CPT. Conflitos no Campo Brasil 2010. Goiania: CPT, 2011. CREADO, E.S.J., MENDES, A.B.V., FERREIRA, L. da C., CAMPOS, S.V.de O Parque Nacional do Jau e os moradores de sua parte central: agencia ou sujeio? Revista VITAS Vises Transdisciplinares sobre Ambiente e Sociedade, n.2, jan. 2012. DIEGUES, A. C. Pescadores, camponeses e trabalhadores do mar. So Paulo, tica, 1983. DIEGUES, A.C.S. Realidades e falcias sobre pescadores artesanais. So Paulo: CEMAR-USP, 1993. Srie documentos e Relatrios de Pesquisa, n.7. 15 p. DIEGUES, A. C. A scio-antropologia das comunidades de pescadores martimos no Brasil: uma sntese histrica. Etnogrfica, v.III, n.2, p.361-375, 1999. DIEGUES, A. C., ARRUDA, R.S.V (Org.). Biodiversidade e comunidades tradicionais no Brasil: Os saberes tradicionais e a biodiversidade no Brasil. Brasilia:MMA, Sao Paulo:USP, 2000. FADIGAS, Amanda Braga de Melo. As marisqueiras e a Reserva Extrativas Aca-Goiana: uma anlise de prticas participativas para a conservao do ambiente. Dissertao ( Programa Regional de Ps-Graduao em Desenvolvimento e Meio Ambiente). Universidade Federal da Paraba/Universidade Estadual da Paraba, 2009. FIGUEIREDO, A. C. A. de O.; LEITO, M. R. F. A. O processo da extenso pesqueira no municpio de Itapissuma: Pernambuco Perodo de 1975-2009. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSO (IX JEPEX) / Semana Nacional de Cincia e Tecnologia SNCT 2009 / Semana Pernambucana de Cincia e Tecnologia SPCT 2009. Recife, 2009. GONALVES NETO, W. Estado e Agricultura no Brasil: poltica agrcola e modernizao econmica brasileira, 1960-1980. So Paulo: Hucitec, 1997.
19

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

LIRA, L. (Org.) Diagnstico socioeconmico da pesca artesanal do litoral de Pernambuco. 1. reimpr. Recife: Instituto Oceanrio de Pernambuco: Departamento de Pesca e Aqicultura da UFRPE, 2010. LITTLE, P. E. Territrios Sociais e Povos Tradicionais: por uma antropologia da territorialidade. Brasilia: UNB, 2002. Serie Antropologia 322. MELO FILHO, D. A. de. Mangue, homens e caranguejos em Josu de Castro: significados e ressonncias. Histria, Cincias, Sade Manguinhos, v.10, n.2, p. 505-24, mai/ago. 2003. NEVES, D. P. As polticas agrcolas e a construo do produtor moderno. Cadernos de Cincia e Tecnologia, Brasilia, v.4, n.3, set./dez. 1987. NBREGA, R. R.; NISHIDA, A. K. Aspectos socioeconmicos e percepo ambiental dos catadores de caranguejo-u Ucides cordatus cordatus (L. 1763) (Decapoda, Brachyura) do esturio do rio Mamanguape, Nordeste do Brasil. Interciencia, 28, p.36-43, 2003. RELATORIAS NACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS AO MEIO AMBIENTE E TRABALHO. Relatrio da misso de seguimento: Violao aos direitos humanos, econmicos, sociais, culturais e ambientais dos trabalhadores e trabalhadoras da Ilha de Sirinhaem. Pernambuco, 2008. SABOURIN E. Camponeses do Brasil: Entre a troca mercantil e a reciprocidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. SCOONES, I. Sustainable Rural Livelihoods: A Framework for Analysis. Brighton, UK: Institute for Development Studies, 1998. Working Paper 72. SCOONES, I. Livelihoods perspectives and rural development. Journal of Peasant Studies, v. 36, n. 1, jan. 2009. SHIRAISHI NETO, J. (Org.) Comunidades Tradicionais no Brasil: Declaraes, Convenes Internacionais e Dispositivos Jurdicos definidores de uma Poltica Nacional. Manaus: UEA, 2007. SOUTO, F.J.B. Uma abordagem etnoecolgica da pesca do caranguejo, Ucides cordatus, Linnaeus, 1763 (Decapoda: Brachyura), no manguezal do Distrito de Acupe (Santo Amaro BA). Biotemas, v. 20, n.1, p.69-80, mar. 2007. SOUZA, R.M. Natureza, espao e cultura em comunidades haliuticas. Espao e cultura, Rio de Janeiro, n.26, p.19-31, jul./dez. 2009. TEIXEIRA, A. C. de. O trabalho no mangue nas tramas do (des)envolvimento e da (des)iluso com esse furaco chamado carcinocultura: conflito socioambiental no Cumbe, Aracati CE. Tese (Programa de Ps Graduao em Educao Brasileira). Universidade Federal do Cear. Fortaleza, 2008. AGRADECIMENTOS: Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (Capes) Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria (Embrapa) Instituto Agronomico de Pernambuco (IPA) Centre de Coopration Internationale en Recherche Agronomique pour le Dveloppement (CIRAD)

20

Vitria, 22 a 25 de julho de 2012 Sociedade Brasileira de Economia, Administrao e Sociologia Rural

También podría gustarte