Está en la página 1de 3

FACULDADE CENECISTA DE OSRIO CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE Rua 24 de maio, 141 Tel.

./Fax: ( 51) 3663 -1763 3663-2666 3663-3359 CEP.: 95.520-000 Osrio/RS

Eron Lopes Junior Ana Paula Borba

EXERCCIOS CPC 03 DEMONSTRAO DOS FLUXOS DE CAIXA Com base no CPC 03, responda as seguintes perguntas:
1)

Quais os benefcios das informaes dos Fluxos de Caixa ? A demonstrao dos fluxos de caixa, quando usada em conjunto com as demais demonstraes contbeis, proporciona informaes que permitem que os usurios avaliem as mudanas nos ativos lquidos da entidade, sua estrutura financeira (inclusive sua liquidez e solvncia) e sua capacidade para mudar os montantes e a poca de ocorrncia dos fluxos de caixa, a fim de adapt-los s mudanas nas circunstncias e oportunidades. Qual finalidade da opo pela DFC em relao a DOAR pela \lei 11.638/07? O DFC pode ser facilmente compreendido por um leigo enquanto a DOAR somente um contador pode interpretar. Esta alterao da legislao societria, proposta pelo Projeto de Lei 3.741/00, veio com o objetivo de harmonizar as normas contbeis com as Normas Internacionais de Contabilidade, emitidas pelo International Accounting Standards Board IASB. Fazem parte desta harmonizao todas as normas contbeis emitidas pela Comisso de Valores Mobilirios CVM, que tem o objetivo de emitir normas para as companhias abertas de acordo com os padres internacionais.

2)

De acordo com o CPC 03 o que Caixa e Equivalentes de Caixa ? Caixa compreende numerrio em espcie e depsitos bancrios disponveis.
3)

Equivalentes de caixaso aplicaes financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que so prontamente conversveis em montante conhecido de caixa e que esto sujeitas a um insignificante risco de mudana de valor. Demonstrao dos Fluxos de Caixa se dividem em trs atividades quais so elas ? Atividades operacionais, Atividades de investimento, Atividades de financiamento.
4) 5)

Qual o conceito de Atividades Operacionais? Cite 3 exemplo.

So as principais atividades geradoras de receita daentidade e outras atividades que no so de investimento e tampouco de financiamento. 1- recebimentos de caixa decorrentes de royalties, honorrios, comisses eoutras receitas; 2- pagamentos de caixa a fornecedores de mercadorias e servios; 3- pagamentos de caixa a empregados ou por conta de empregados.
6) Qual o conceito de Atividades de Investimento? Cite 3 exemplos. So as referentes aquisio e venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos no includos nos equivalentes de caixa. 1- adiantamentos em caixa e emprstimos feitos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e emprstimos feitos por instituio financeira); 2- recebimentos de caixa pela liquidao de adiantamentos ou amortizao de emprstimos concedidos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e emprstimos de instituio financeira); 3- pagamentos em caixa por contratos futuros, a termo, de opo e swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociao imediata ou futura, ou os pagamentos forem classificados como atividades de financiamento.

7)

Qual o conceito de Atividades de Financiamentos? Cite 3 exemplos So aquelas que resultam em mudanas no tamanho e na composio do capital prprio e no capital de terceiros da entidade. 1- caixa recebido pela emisso de aes ou outros instrumentos patrimoniais; 2- pagamentos em caixa a investidores para adquirir ou resgatar aes da entidade; 3- caixa recebido pela emisso de debntures, emprstimos, notas promissrias, outros ttulos de dvida, hipotecas e outros emprstimos de curto e longo prazos.

8)

Quais os mtodos de divulgao dos Fluxos de Caixa das atividades operacionais? Mtodo direto e mtodo indireto. Explique a diferena entre o Mtodo Direto e Mtodo Indireto;

9)

O mtodo direto, segundo o qual as principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos so divulgadas e no mtodo indireto, segundo o qual o lucro lquido ou o prejuzo ajustado pelos efeitos de transaes que no envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriaes por competncia sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento.
10)

Defina Fluxos de Caixa;

So as entradas e sadas de caixa e equivalentes de caixa.


11)

Comente sobre a apresentao da Demonstrao dos Fluxos de Caixa;

A demonstrao dos fluxos de caixa tambm concorre para o incremento da comparabilidade na apresentao do desempenho operacional por diferentes entidades, visto que reduz os efeitos decorrentes do uso de diferentes critrios contbeis para as mesmas transaes e eventos.
12)

O que vem a ser Fluxo de Caixa em moeda estrangeira? Comente.

Os fluxos de caixa advindos de transaes em moeda estrangeira devem ser registrados na moeda funcional da entidade pela aplicao, ao montante em moeda estrangeira, das taxas de cmbio entre a moeda funcional e a moeda estrangeira observadas na data da ocorrncia do fluxo de caixa.
13)

Qual o tratamento dado aos Juros e Dividendos na DFC?

Os fluxos de caixa referentes a juros, dividendos e juros sobre o capital prprio recebidos e pagos devem ser apresentados separadamente. Cada um deles deve ser classificado de maneira consistente, de perodo a perodo, como decorrentes de atividades operacionais, de investimento ou de financiamento.
14)

Qual o tratamento dado a Contribuio Social e Imposto de Renda sobre o lucro lquido na DFC?

Os fluxos de caixa referentes ao imposto de renda (IR) e contribuio social sobre o lucro lquido (CSLL) devem ser divulgados separadamente e devem ser classificados como fluxos de caixa das atividades operacionais, a menos que possam ser identificados especificamente como atividades de financiamento e de investimento.
15)

Qual o tratamento dado ao Investimento em Controlada, Coligada e Empreendimento Controlado em conjunto na DFC?

Quando o critrio contbil de investimento em coligada ou controlada basear-se no mtodo da equivalncia patrimonial ou no mtodo de custo, a entidade investidora fica limitada a apresentar, na demonstrao dos fluxos de caixa, os fluxos de caixa entre a prpria entidade investidora e a entidade na qual participe (por exemplo, coligada ou controlada), representados, por exemplo, por dividendos e por adiantamentos.
16)

Que tipos de transaes no envolvem Caixa ou Equivalentes de Caixa?

Transaes de investimento e financiamento que no envolvem o uso de caixa ou equivalentes de caixa devem ser excludas da demonstrao dos fluxos de caixa. Tais transaes devem ser divulgadas nas notas explicativas s demonstraes contbeis, de modo que forneam todas as informaes relevantes sobre essas atividades de investimento e de financiamento.

También podría gustarte