Está en la página 1de 16

!

"#2

JANEIRO DE 2013

Como criar filhos bondosos num mundo egosta

NESTE N UMERO

!"#26

MAIS ON-LINE
www.jw.org

ADOLESCENTES

M AT E R I A D E C A PA

r
OS JOVENS PERGUNTAM . . . COMO REAGIR AO ASSEDIO SEXUAL? No ensino basico, diz Coretta, os meninos puxavam a alca do meu sutia e diziam coisas ofensivas por exemplo, como eu me sentiria muito melhor se fizesse sexo com eles. O que voce faria nessa situacao? E mais provavel que parem de assediar voce se souber como reagir!

Como criar filhos bondosos num mundo egosta


PAGINAS 8-11

CRIANCAS 3 OBSERVANDO O MUNDO 4 AJUDA PARA A FAMILIA Como se comunicar com seu filho adolescente 6 ENTREVISTA Uma bioqumica fala de sua fe 12 PAISES E POVOS Uma visita a Camaroes 14 O CONCEITO DA BIBLIA Paraso 16 TEVE UM PROJETO? O sistema de navegacao do fuselo

r
ATIVIDADES COM FIGURAS Baixe e imprima a figura. Faca a atividade com seus filhos. Ajude-os a aprender mais sobre personagens bblicos e princpios morais.

Vol. 94, No. 1 / Monthly / PORTUGUESE (Brazilian Edition) Tiragem de cada numero: 43.524.000 em 98 idiomas
Esta publicac ao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra educativa bblica, mundial, mantida por donativos. A menos que haja outra indicac ao, os textos bblicos citados sao da Traducao do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referencias. Despertai! e publicada mensalmente pela Associac ao Torre de Vigia de Bblias e Tratados. Sede e grafica: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901. Diretor responsavel: A. S. Machado Filho. Revista registrada sob o numero de ordem 511. 5 2013 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil.

Gostaria de receber mais informacoes ou ter um curso bblico gratuito em sua casa?
TESTEMUNHAS DE JEOVA: BRASIL: Caixa Postal 92, Tatu, SP, 18270-970. PORTUGAL: Apartado 91, P-2766-955, Estoril. Para uma lista completa de enderecos em outros pases, acesse www.jw.org/contato.

Acesse www.jw.org ou escreva para um dos enderecos abaixo.

OBSERVANDO O MUNDO

GOLFO DO MEXICO Em abril de 2010, um acidente numa plata forma de petroleo provocou o vazamento de uma enorme quantidade de oleo e gas no mar que durou quase tres meses. Uma equipe de pesquisadores constatou que, dois meses e meio apos isso, parte dos poluen tes havia desaparecido devorada, conclu ram eles, por bacterias que se alimentam de metano. Mas alguns pesquisadores tem suas duvidas. Eles acreditam que boa parte do oleo desceu para o leito oceanico.

RUSSIA Segundo uma pesquisa, 59% dos russos de 18 a 35 anos acreditam ` que as vezes e preciso ignorar seus princpios e padroes morais para ser bem-sucedido na vida, diz o jornal Rossiiskaya Gazeta.

PERU Algumas das espigas de mi lho mais antigas ja encontradas (como esta mostrada acima) indicam que os habitantes do norte do Peru faziam pipoca e farinha de milho pelo menos 3 mil anos atras. AFRICA DO SUL No comercio ilegal, o valor do chifre de rinoceronte para fins medicinais chegou a 65 mil dolares por quilo. Em 2011, so na Africa do Sul, cacadores clandestinos mata ram o numero recorde de 448 rinocerontes. Na Europa, gan gues tem arrombado museus e casas de leiloes em busca de chifres. Acredita-se que ate mesmo rinocerontes em zoo logicos europeus corram perigo.

ITALIA Lucio Soravito De Fran ceschi, bispo catolico de Adria-Rovigo, acredita que uma mensagem religiosa deve ser levada ` diretamente as pessoas no lugar onde elas moram. Nossos servicos pastorais devem passar dos sinos das igrejas para as campainhas das casas, diz ele.

No alto: Foto de John Kepsimelis, U.S Coast Guard; no meio: Cortesia de STRI; abaixo: 5 llukee/Alamy

AJUDA PARA A FAMILIA  CRIACAO DE FILHOS

Como se comunicar com seu filho adolescente

O DESAFIO Quando era crianca, seu fi lho contava tudo para voce. Agora que e adoles cente, ele nao conta nada. Quando voce tenta conver sar, ele da respostas cur tas ou entao comeca uma discussao que transforma seu lar num campo de batalha. Mas voce pode aprender a conversar com seu filho. Primeiro, porem, veja dois fatores que podem contribuir para esse desafio.

POR QUE ACONTECE Desejo de independencia. Para se tornar um adulto res ponsavel, seu filho precisa, por assim dizer, passar aos poucos do banco do passageiro para o do motorista e aprender a dirigir pelos caminhos tortuosos da vida. E claro que alguns adolescentes querem mais liberdade do que deveriam ter; por outro lado, alguns pais dao menos liberdade do que seus filhos poderiam ter. Isso pode resultar num cabo de guerra, causando muito estresse para os pais e para os filhos. Meus pais tentam controlar cada detalhe da minha vida, reclama Brad,1 de 16 anos. Se eles nao me derem mais liberdade ate os 18 anos, vou sair de casa! Pensamento abstrato. Os adolescentes nao pensam como as criancas. Para as criancas, tudo e preto ou branco. Ja os adolescentes comecam a enxergar tons cinzas. Esse e um aspecto importante do pensamento abstrato e aju da os adolescentes a desenvolver bom criterio. Por exem plo, para uma crianca, o conceito de justica e simples: Mamae partiu um biscoito e deu metade para mim, meta de para meu irmao. Nesse caso, justica se resume a uma formula matematica. Mas, para os adolescentes, esse con ceito nao e tao simples assim. Afinal, tratar um assunto com justica nem sempre significa trata-lo com igualdade, e vice versa. O pensamento abstrato ajuda seu filho a tirar conclu soes proprias sobre assuntos complexos. Mas isso tem um lado negativo: as conclusoes dele poderao ser contrarias ` as suas.
1 Os nomes neste artigo foram mudados.

Encontre mais ajuda para a famlia no site www.jw.org

O QUE VOCE PODE FAZER Tenha conversas descontradas. Aproveite os momentos ` em que seu filho esta mais a vontade para conversar. Por exemplo, alguns pais descobriram que os adolescentes se abrem mais quando estao fazendo alguma tarefa domesti ca ou andando de carro, ocasioes em que estao lado a lado com os pais, nao frente a frente com eles. Princpio bbli co: Deuteronomio 6:6, 7. Seja breve. Voce nao precisa dar um longo sermao para cada problema. Diga o que precisa ser dito . . . e pare por a. Isso podera surtir efeito mais tarde. Quando seu filho estiver sozinho, ele tera condicoes de pensar melhor no que voce disse. De a ele a chance de fazer isso. Princpio b blico: Proverbios 1:1-4. Ouca e seja flexvel. Para ter uma visao completa do pro blema, ouca com atencao sem interromper. Quando dis ` ser algo, seja razoavel. Se voce se apegar demais as regras, seu filho se sentira tentado a procurar brechas. E a que os filhos comecam a levar uma vida dupla. Eles dizem aos pais o que os pais querem ouvir, mas fazem o que bem enten dem quando estao longe deles, alerta Michael Riera num livro sobre comunicacao com filhos adolescentes. Princ pio bblico: Filipenses 4:5. Fique calmo. Quando discordamos, minha mae fica ofendida com cada coisa que eu digo, diz uma adolescen te chamada Kari. Isso so me irrita, e a conversa acaba vi rando uma discussao. Em vez de perder a cabeca, mostre que voce entende o lado do seu filho. Por exemplo, em vez de dizer Isso nao e nada!, diga Percebi que isso nao esta sendo nada facil para voce. Princpio bblico: Proverbios 10:19. Sempre que possvel, de orientacao em vez de ordens. A habilidade do seu filho de pensar de forma abstrata e como um musculo que precisa ser exercitado. Entao, quan do ele tiver de tomar uma decisao, nao faca o exerccio por ele. Ao conversar sobre o problema, deixe que ele sugi ra algumas solucoes. Depois, diga algo como: Agora que voce deu algumas opcoes, pense nelas por um ou dois dias. Depois podemos conversar sobre qual delas voce prefere e por que. Princpio bblico: Hebreus 5:14.

T E X T O S P R I N C I PA I S Seja rapido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor. Tiago 1:19. Uma resposta, quando branda, faz recuar o furor. Proverbios 15:1. Nao tratem os seus filhos de um jeito que faca com que eles fiquem irritados. Pelo contrario, voces devem cria-los com a disciplina e os ensinamentos cristaos. Efesios 6:4, Bblia na Linguagem de Hoje.

PA R A O S ADOLESCENTES Voce quer receber mais liberdade dos seus pais? Gostaria que eles entendessem voce de ver dade? Entao, facilite as coisas para eles. Como? Nao tenha re ceio de contar o que esta acon tecendo em sua vida. Nao es conda nada. Quando voce se fecha, perde a confianca de seus pais e nao tem como ganhar mais liberdade sem confianca. Lembre-se: uma boa comuni cacao nao depende so dos seus pais. Faca a sua parte. Conte como foi seu dia. Pergunte como foi o deles. Se for reclamar de algo, aprenda a fazer isso de modo respeitoso. Quando for adulto, voce preci sara saber se comunicar. En tao, desenvolva essa habilida de desde ja.

Despertai! janeiro de 2013 5

E NT RE V I S TA  PAO L A C H I O Z Z I

Uma bioqumica fala de sua fe


Por mais de 20 anos, a Dra. Paola Chiozzi trabalha como biologa molecular na Universidade de Ferrara na Italia. Despertai! perguntou sobre sua profissao e sobre sua fe.
so, embora ele seja vital para a nossa saude.

Fale sobre sua criacao.


Meu pai era sapateiro e minha mae trabalhava numa fazenda. Mas eu queria ser cientista. Eu ficava fascinada com a be leza das flores, passaros e insetos que via perto de casa. Achava que eram produto de uma sabedoria sobre-humana.

eu pensei: Por que o Criador de tanta beleza permite o sofrimento e a morte?

Entao voce sempre acreditou num Criador? Nao. Na verdade, minhas duvidas sobre Deus comecaram na infancia. Meu pai morreu de re pente de um ataque cardaco, e

O estudo da ciencia ajudou voce a encontrar a resposta? A princpio, nao. Quando me tor nei biologa molecular, comecei a estudar a morte a morte normal e programada das celu las do nosso corpo, que e bem diferente da morte celular descontrolada que causa inflama cao e gangrena. Ate alguns anos atras, os cientistas davam pouca atencao a esse proces

Por que a morte celular programada e vital? Bem, nosso corpo e formado por trilhoes de celulas microscopicas. Praticamente todas elas precisam morrer e ser substitu das. Cada tipo de celula tem uma duracao de vida diferente; algumas sao constantemente substitudas em poucas semanas e outras em poucos anos. O sistema de morte celular programada requer um controle altamente preciso para manter o sensvel equilbrio entre morte e formacao celular.

O que pode dar errado?


Alguns estudos indicam que, quando celulas continuam vi vendo alem do que deveriam, isso pode resultar em artrite reumatoide ou cancer. Por outro lado, quando morrem antes do que deveriam, isso pode causar mal de Parkinson ou mal de Alz heimer. Minha pesquisa esta relacionada a encontrar tratamentos para essas doencas.

Visto que quase todas as nossas celulas sao substitudas com regularidade, viver para sempre e totalmente possvel
Voce tinha duvidas sobre Deus e o sofrimento. Como encontrou as respostas?
Dois jovens Testemunhas de ` Jeova bateram a minha porta em 1991, e eu perguntei por que nos morremos. Eles me mostraram a resposta da Bblia: Por intermedio de um so homem entrou o pecado no mun do, e a morte por intermedio do pecado. (Romanos 5:12) Se o primeiro homem nao tivesse desobedecido a Deus, ele nunca teria morrido. Naquele instante, percebi que isso estava de acordo com o que eu havia aprendido em minhas pesquisas. Fi cou claro que Deus nao queria que as pessoas morressem. Visto que quase todas as nossas celulas sao substitudas com re gularidade, viver para sempre e totalmente possvel. convencida eu ficava de que ela e inspirada por Deus.

Como o estudo da morte celular afetou voce?


Para ser sincera, fiquei perple xa. Era obvio que esse processo maravilhoso havia sido projeta do por alguem que deseja que sejamos saudaveis. Entao, per manecia a duvida: Por que as pessoas sofrem e morrem? Eu nao conseguia encontrar uma resposta.

Que ajuda voce recebeu para entender a Bblia? Uma Testemunha de Jeova se ofereceu para me ensinar a Bblia. Finalmente, aprendi por que Deus permite o sofrimento. Tambem aprendi que Deus tra gara a morte para sempre. (Isaas 25:8) Sera facil para o Criador fazer os sistemas maravilhosos do nosso corpo funcionarem perfeitamente, possibilitando assim vivermos para sempre. Como voce usa o que apren deu da Bblia para ajudar as pessoas?
Eu me tornei Testemunha de Jeova em 1995 e, desde entao, aproveito cada oportunidade para ensinar as coisas que aprendi da Bblia. Por exemplo, uma colega minha ficou ar rasada quando seu irmao se suicidou. A igreja dela ensina que Deus nunca perdoa o suicdio. Mas eu lhe mostrei a es peranca bblica da ressurreicao. (Joao 5:28, 29) Saber que o Criador se importa conosco deu muito consolo a ela. Em oca sioes assim, percebo que falar das verdades bblicas me da mais satisfacao do que meu tra balho com a ciencia.

Mas voce estava convencida de que a morte celular programada foi projetada?
Sim. A complexidade de todo o processo e inacreditavel, e sua elegancia evidencia sabedoria excepcional. Eu acredito que e a sabedoria de Deus. Uso micros copios potentes para estudar os muitos mecanismos complexos que regulam o processo. Alguns desses mecanismos podem desencadear o processo de destruicao em questao de segundos, se for necessario. As celulas participam na sua pro pria destruicao. Tudo e tao bem projetado que e absolutamente impressionante.

O que convenceu voce de que a Bblia e a Palavra de Deus? Aprendi o que a Bblia diz sobre Deus no Salmo 139:16: Teus olhos viram ate mesmo meu embriao, e todas as suas partes estavam assentadas por escrito no teu livro. Como bioqumica, estudo as informacoes geneti cas escritas em nossas celulas. Como o salmista sabia dessas informacoes escritas? Quanto mais aprendia da Bblia, mais

Despertai! janeiro de 2013 7

M AT E R I A D E C A PA

Como criar filhos bondosos num mundo egosta

ODOS os dias, temos varias oportunidades de fazer coisas boas para os outros. Mas parece que muitas pessoas so pensam em si mesmas. Isso fica evidente em praticamente todo lugar desde a forma descarada como alguns defraudam os outros ate o modo agressivo como dirigem; desde seu palavreado vulgar ate seus ataques de raiva. Um clima de egosmo tambem existe em muitos lares. Por exemplo, algumas pessoas se divorciam simplesmente por que acham que merecem algo melhor. Ate mesmo alguns pais, sem se dar conta, con tribuem para um ambiente egosta. Como? Por fazer todas as vontades dos filhos e hesitar em aplicar qualquer tipo de disciplina.

Por outro lado, existem muitos pais que estao ensinando seus filhos a pensar primeiro nas outras pessoas e isso resul ta em grandes benefcios. Filhos bondo sos tem mais chances de fazer amizades, ter relacionamentos estaveis e estar sa tisfeitos com o que tem. Por que? Por que, como diz a Bblia, ha mais felicidade em dar do que ha em receber. Atos 20:35. Se voce tem filhos, como pode aju da-los a sentir a alegria de ser bondosos e evitar que sejam contaminados pela cul tura egocentrica que os cerca? Veja tres armadilhas que podem alimentar um es prito egosta em seus filhos e como evitalas.

1 Elogiar em excesso
O problema. Pesquisadores notaram uma tendencia preocupante: muitos jo vens adultos estao entrando no mercado de trabalho com um senso exagerado de merecimento, isto e, esperam ser bem-sucedidos mesmo tendo feito pouco ou nada para merecer isso. Alguns imaginam que logo serao promovidos mesmo sem ter do mnio da profissao. Outros estao convenci dos de que sao especiais e merecem um tratamento especial e da ficam ressen O que a Bblia diz. A Bblia admite que tidos quando percebem que o mundo nao o elogio e apropriado quando merecido. os veem da mesma maneira. ` (Mateus 25:19-21) Mas elogiar os filhos A raiz do problema. As vezes, esse so para aumentar sua autoestima pode senso exagerado de merecimento come leva-los a ter um conceito distorcido de si ca na infancia. Por exemplo, o Movimento mesmos. A Bblia diz: Se alguem acha da Autoestima, que surgiu algumas decaque ele e alguma coisa, quando nao e das atras, influenciou demais alguns pais. nada, esta enganando a sua propria men A ideia desse movimento parecia fazer te. (Galatas 6:3) Nao e por nada que a B sentido: se um pouco de elogio e bom blia aconselha os pais: Nao deixe de cor para as criancas, bastante elogio e melhor rigir a crianca.1 Proverbios 23:13, ainda. Acreditava-se tambem que mostrar Bblia na Linguagem de Hoje. qualquer tipo de desaprovacao so deixaria O que voce pode fazer. Tenha por oba crianca desmotivada. E num mundo de jetivo corrigir quando necessario e elogiar terminado a inflar a autoestima, alguem quando realmente merecido. Nao elogie que mostrasse desaprovacao era o exem seus filhos so para faze-los se sentir bem. plo perfeito de um pai negligente. Os Isso dificilmente da certo. O livro Generapais aprenderam assim que os filhos nun tion Me (Geracao Primeiro Eu) diz: A ca deviam ser levados a ter um sentimen verdadeira autoconfianca vem do aprendi to negativo sobre si proprios. zado e do aperfeicoamento de seus talen Muitos pais e maes passaram entao a tos, nao de se ouvir que voce e o maximo inundar os filhos de elogios, mesmo quanso porque existe. do nao havia motivo especial para isso. 1 A Bblia nao incentiva os pais a agredir os filhos, nem Cada coisa boa que faziam, por menor de modo fsico nem verbal. (Efesios 4:29, 31; 6:4) O obje que fosse, era comemorada; cada erro cotivo da correcao e ensinar, nao servir de valvula de esca pe para a raiva dos pais. metido, por pior que fosse, era desconsiderado. Esses pais acreditavam que o segredo para aumentar a autoestima era ignorar o mau comportamento e elogiar todo o resto. Massagear o ego dos filhos Nao pense de si mesmo mais do que deve se tornou mais importante do que ensina los a fazer coisas que realmente os fariam pensar. Ao contrario, pense de maneira modesta. Romanos 12:3, BFL se sentir bem.
Despertai! janeiro de 2013 9

2 Ser superprotetor
O problema. Muitos jovens adultos que entram no mercado de trabalho parecem despreparados para lidar com problemas. Alguns ficam arrasados por causa de qualquer crtica que recebem. Outros sao difceis de agradar e aceitam apenas trabalhos que satisfacam suas altas ex pectativas. Por exemplo, no livro Escaping the Endless Adolescence (Fugindo da In terminavel Adolescencia), o Dr. Joseph Allen fala de um jovem adulto que lhe disse numa entrevista de emprego: Tenho a im ` pressao de que as vezes alguns aspec tos do trabalho sao entediantes, e eu nao quero ficar entediado. O Dr. Allen conti nua: Parecia que ele nao entendia que to dos os trabalhos tem alguns aspectos en tediantes. Como alguem pode chegar aos 23 anos sem saber disso? A raiz do problema. Em decadas recen tes, muitos pais tem se sentido induzidos a proteger seus filhos de qualquer tipo de dificuldade. Por exemplo: se a filha foi mal numa prova, eles vao falar com a professora e exigem uma nota mais alta. Se o filho foi multado no transito, pagam a mul ta. Se o namoro nao deu certo, dizem que a culpa e toda da outra pessoa.

Prove cada um quais s ao as suas proprias obras, e entao tera causa para exultacao.
Galatas 6:4

E natural querer proteger os filhos, mas superprotege-los pode transmitir a men sagem errada de que eles nao precisam assumir a responsabilidade por suas acoes. Em vez de descobrir que podem suportar a dor e o desapontamento, e ate aprender com isso, [esses] filhos crescem extremamente egocentricos, convencidos de que o mundo e seus pais lhes devem algo, diz o livro Positive Discipline for Teenagers (Disciplina Positiva para Adolescentes). O que a Bblia diz. As dificuldades fa zem parte da vida. A Bblia diz: Coisas ruins acontecem com todos. (Eclesiastes 9:11, Easy-to-Read Version) Isso inclui pessoas boas. O apostolo cristao Paulo, por exemplo, suportou todo tipo de proble ma durante sua obra de pregacao. Mas isso na realidade o fortaleceu! Ele escreveu: Aprendi a ser autossuficiente em qualquer circunstancia em que esteja . . . aprendi o segredo tanto de estar suprido como de ter fome, tanto de ter abundan cia como de sofrer carencia. Filipenses 4:11, 12. O que voce pode fazer. Considerando o grau de maturidade de seus filhos, esfor ce-se para seguir o princpio bblico: Cada um deve aceitar sua propria res ponsabilidade. (Galatas 6:5, Bblia Facil de Ler) Se sua filha foi mal numa prova, isso talvez sirva de alerta para que ela se prepare melhor para a proxima. Se seu fi lho foi multado no transito, talvez seja melhor deixar que ele pague usando a me sada ou o salario dele. Se o problema foi o namoro que nao deu certo, console seu filho mas na hora certa ajude-o a pensar em perguntas como Esse episodio mostra que eu preciso amadurecer em algum sentido?. Quando os filhos resolvem seus proprios problemas, eles se tornam mais fortes e ganham mais confianca quali dades que provavelmente nao desenvol-

Encontre mais ajuda para a famlia no site www.jw.org

veriam se sempre fossem salvos por al guem.

3 Satisfazer todos os desejos


O problema. Numa pesquisa com jovens adultos, 81% disseram que a meta mais importante de sua geracao e ficar rico, muito a frente da meta de ajudar os outros. Mas ir atras de dinheiro nao traz satisfacao tanto que, segundo pesqui sas, pessoas que se concentram em bens materiais sao mais infelizes e mais deprimidas. Tambem tem uma probabili dade maior de desenvolver problemas fsicos e mentais. A raiz do problema. Em alguns casos, os filhos sao criados num ambiente materialista. Os pais querem que seus filhos sejam felizes, e os filhos querem bens materiais, diz o livro The Narcissism Epidemic (A Epidemia do Narcisismo). E por isso que os pais compram coisas para eles. Isso deixa os filhos felizes, mas essa felicidade dura pouco. Depois, eles querem ainda mais coisas. E claro que a industria publicitaria nao perde a oportunidade para explorar esse desejo de adquirir bens materiais. Ela faz propaganda de ideias como Voce merece o melhor. Muitos jovens adultos tem mor dido essa isca e agora estao endividados, sem condicoes de pagar pelas coisas que merecem. O que a Bblia diz. A Bblia admite que o dinheiro e necessario. (Eclesiastes 7:12) Ao mesmo tempo, ela alerta que o amor ao dinheiro e raiz de toda sorte de coisas prejudiciais. Ela acrescenta: Alguns, por procurarem alcancar este amor, . . . se traspassaram todo com muitas dores. (1 Timoteo 6:10) A Bblia nao nos incentiva a buscar bens materiais, mas a estar satisfeitos com o necessario. 1 Timoteo 6:7, 8.

Os que estao resolvidos a ficar ricos caem em tentacao e em laco, e em muitos desejos insensatos e nocivos. 1 Timoteo 6:9
O que voce pode fazer. Examine seu proprio conceito sobre o dinheiro e as coi sas que ele pode comprar. Nao se esqueca de suas prioridades e ajude seus filhos a fazer o mesmo. O livro The Narcissism Epidemic, ja citado, recomenda: Pais e filhos podem ter conversas sobre assun tos como Quando e bom aproveitar uma promocao?, Quando nao e bom?, O que e uma taxa de juros? e Quando voce comprou algo so porque alguem disse que voce devia?. Tome cuidado para nao usar bens ma teriais como um remedio para esquecer os problemas familiares que precisam ser resolvidos. Segundo o livro The Price of Privilege (O Preco do Privilegio), tentar re solver problemas usando bens materiais nao da certo: os problemas precisam ser tratados com inteligencia, discernimento e empatia, nao com sapatos e bolsas.

Despertai! janeiro de 2013 11

PAISES E POVOS  CAMAROES

Uma visita a Camaroes

CAMAR OES
Rio San aga

IAUNDE
Golfo da Guine
Ri o D ja

S BAKAS tambem conhecidos como pigmeus provavelmente foram os primeiros habi tantes de Camaroes. Depois, no seculo 16, os portu gueses chegaram. Seculos depois, os fulas um povo islamico conquistaram o norte de Camaroes. Hoje, 40% da populacao camaronesa diz ser crista, 20% muculmana e os restantes 40% seguem reli gioes africanas tradicionais. As pessoas que moram em areas rurais nesse pas sao especialmente hospitaleiras. Elas convidam os visitantes para entrar em suas casas, os cumpri mentam e lhes servem agua e alimento. Recusar essa demonstracao de hospitalidade e visto como um insulto; e aceita-la, como uma gentileza. No incio da conversa, cumprimenta-se a famlia e pergunta-se como ela esta. E costumeiro perguntar ate mesmo como estao os animais! Joseph, que e de Camaroes, diz: Antes de um convidado sair da

As Testemunhas de Jeova em Camaroes estao organizadas em mais de 300 congregacoes e ensinam a Bblia para cerca de 65 mil pessoas

A estatura da maioria dos pigmeus adultos varia de 1,2 metro a 1,5 metro

E comum ver canoas no rio Sanaga. As velas sao feitas com qualquer material disponvel

casa, nao basta dizer tchau. Geralmente, o anfitriao acompanha o convidado parte do caminho, enquan to continuam conversando. Da, chega um ponto em que ele se despede do convidado e volta para casa. Se um convidado nao recebe esse tratamento, pode ficar ofendido. Numa refeicao, um grupo de amigos talvez coma ` do mesmo prato as vezes, com as maos. Em Ca maroes, esse costume e um forte smbolo de uniao. Para se ter uma ideia, ha ocasioes em que essa pra tica e usada para reatar amizades abaladas. De cer to modo, uma refeicao assim e um modo de se dizer: Agora, estamos em paz.
As Testemunhas de Jeova produzem publicacoes bblicas em bassa, um idioma falado em Camaroes

DADOS GE RAI S
Populacao: Cerca de 20 milhoes Capital: Iaunde Clima: Quente e seco no norte, umido na regiao costeira Exportacoes: Petroleo, cacau, cafe, algodao, madeira e alumnio Idiomas: Ingles, frances e cerca de 270 idiomas e dialetos africanos

Despertai! janeiro de 2013 13

O CO NCE I TO DA B I B L I A  PA R A I S O

PARAISO
O que e o Paraso?
O QUE AS PESSOAS DIZEM Algumas acham que o Paraso e apenas uma lenda. Outras acreditam que nao passa de um jar dim imaginario onde as pessoas vivem felizes para sempre fazendo coisas produtivas. O QUE A BIBLIA DIZ A palavra paraso e usada para se referir ao primeiro lar da humanidade: o jardim do Eden. (Genesis 2:7-15) A Bblia diz que esse jardim era um lugar real, onde o pri meiro casal humano vivia livre de doencas e da morte. (Genesis 1:27, 28) Mas eles perderam seu lar paradsico depois que deso bedeceram a Deus. Mesmo assim, muitas profecias da Bblia afir mam que os humanos viverao num Paraso recuperado. POR QUE ISSO DEVERIA INTERESSAR VOCE? Se Deus e amoro so, entao faria sentido que ele recompensasse seus adoradores fieis com uma vida boa num lugar como o Paraso. Tambem faria sentido que ele informasse as pessoas sobre o que elas pre cisam fazer para receber a aprovacao dele. A Bblia diz que voce pode receber a aprovacao de Deus por obter conhecimento sobre ele e obedecer aos seus mandamentos. Joao 17:3; 1 Joao 5:3.

Jeova Deus plantou um jardim no Eden . . . e ali pos o homem que havia formado.
Genesis 2:8.

Encontre mais respostas a perguntas bblicas no site www.jw.org

Onde fica o Paraso?


O QUE AS PESSOAS DIZEM Algumas acreditam que o Paraso fica no ceu. Ja outras afirmam que ele sera estabelecido na Terra. O QUE A BIBLIA DIZ O Paraso original para a humanidade fi cava na Terra. Deus deixou claro que a Terra e o lar permanente dos humanos. A Bblia diz que Deus fez nosso planeta para durar para sempre. (Salmo 104:5) Ela tambem diz: Os ceus perten cem a Jeova, mas a terra ele deu aos filhos dos homens. Salmo 115:16. Assim, nao e de surpreender que a Bblia prometa o Paraso na Terra. Nele, Deus abencoara a humanidade com vida eterna. Sera um lugar de completa paz e harmonia. Nao existira dor e so frimento. E as pessoas poderao aproveitar totalmente as belezas naturais de nosso planeta. Isaas 65:21-23.

A tenda de Deus esta com a humanidade, . . . e nao havera mais morte, nem havera mais pranto, nem clamor, nem dor.
Revelacao [Apocalipse] 21:3, 4.

Quem vai morar no Paraso?


O QUE AS PESSOAS DIZEM Muitas religioes ensinam que so as pessoas boas vao viver no Paraso. Mas existe muita confusao sobre o que significa ser uma pessoa boa. Alguns acham que bas ta participar de cultos e outros ofcios religiosos e fazer oracoes repetitivas. O QUE A BIBLIA DIZ A Bblia ensina que os justos viverao no Paraso. Mas o que precisamos fazer para ser considerados justos por Deus? Nao adianta sermos ativos em nossa religiao e ao mesmo tempo desconsiderarmos a vontade de Deus. A Bblia diz: Tem Jeova tanto agrado em ofertas queimadas e em sacrif` cios como em que se obedeca a voz de Jeova? Eis que obedecer e melhor do que um sacrifcio. (1 Samuel 15:22) Resumindo, os justos que viverao para sempre no Paraso sao os que obe decem aos mandamentos de Deus registrados na Bblia. O QUE VOCE PODE FAZER Obedecer aos mandamentos de Deus envolve muito mais do que participar em cerimonias religiosas. Por meio de seu comportamento no dia a dia, voce pode agradar ou desagradar a Deus. Voce pode aprender a agradar a Deus por estudar com atencao a Bblia. E nao e difcil agradar-lhe. A Bblia diz que os mandamentos [dele] nao sao pesados. (1 Joao 5:3) Deus deseja muito recompensar sua obediencia por permitir que voce viva no Paraso.

Os proprios justos possuirao a terra e residirao sobre ela para todo o sempre.
Salmo 37:29.

Despertai! janeiro de 2013 15

TEVE UM PROJETO?

A
O sistema de navegacao do fuselo

MIGRACAO do fuselo e uma das mais incrveis do mun do. O trajeto de 11 mil quilometros feito por essa ave pode levar mais de oito dias.

Analise o seguinte: Pesquisadores acreditam que algumas es pecies de aves usam o campo magnetico da Terra como recurso de navegacao, como se tivessem uma bussola embutida em seu cerebro. Alem disso, e possvel que o fuselo se baseie no Sol de ` dia e nas estrelas a noite. Parece que essa ave tambem detecta antecipadamente a proximidade de tempestades que poderiam bene ficia-la com vento de cauda. Mas continua sendo um misterio para os especialistas o que exatamen te esta envolvido na migracao dessa ave. O biologo Bob Gill comentou: Faz 20 anos que estudo o fuselo, mas ainda fico boquiaberto. O que voce acha? Sera que o sistema de navegacao do fuselo e resultado da evolucao? Ou teve um projeto?

Foto: Cortesia de Grandpa450

n o

Arquivos gratuitos para download desta revista e de revistas anteriores

m q

Artigos e atividades para pais, adolescentes e criancas

Bblia on-line disponvel em cerca de 50 idiomas


g13 01-T

También podría gustarte