Está en la página 1de 15

MERCHANDISING: TCNICA UTILIZADA NO TRADE MARKETING PARA OTIMIZAR OS RESULTADOS.

Anderson Passos de Medeiros


1 2

Andr Ramos Silvestre

RESUMO

O Merchandising uma atividade muito antiga que intensificou-se do auto-servio nos Estados Unidos, na dcada de 30. Era feito para dar destaque a todas as mercadorias, hoje se tornou algo mais completo, pois procura acompanhar todo o ciclo de vida de um produto, considerada a mdia mais rpida e eficaz. Tendo como objetivo planejar e melhorar o posicionamento do produto garantindo a atuao da marca, o Merchandising bem feito consegue inmeras vantagens, portanto de grande valor para o mercado varejista. Este artigo estuda, por meio de ensaio terico, como aplicado o merchandising no varejo. PALAVRAS-CHAVE: Merchandising; varejo; posicionamento; ABSTRACT The Merchandising is an ancient activity that intensified over the self-service in the United States in the decade, 30. It was done to give prominence to all goods, today became something more complete, because demand monitor the entire life cycle of a product, considered the quickest and most effective media. With the goal plan and improve the position of product ensuring the performance of the mark, the Merchandising well done to many advantages, so it is of great value to the retail market. This article examines, through theoretical test, as implemented in the retail merchandising. KEYWORDS: Merchandising; retail; positioning;
_______________________________________ 1 2

Faculdade do Vale do Ipojuca (FAVIP). E-mail: ranso_passos17@hotmail.com Faculdade do Vale do Ipojuca (FAVIP). E-mail: andre_dreko@hotmail.com

INTRODUO Com a evoluo das tcnicas de merchandising utilizadas no ponto-de-venda, o aumento de concorrentes, e uma maior demanda no mercado, fez compreender que o consumidor necessite de uma interao com o produto para sentir-se presente, num espao voltado para suas necessidades e desejos. Merchandising pode ser entendido com uma tcnica do Trade Marketing cuja funo proporcionar informaes da exposio de produtos e ambientes nos pontos-de-vendas. Fabricantes e varejistas esto se juntando para tentar construir uma imagem de marca de seus produtos frente importncia dessa identidade para a fidelizao do seu consumidor. Com isso vale ressaltar que a merchandising a parte que determina o planejamento de seu mercado e trade marketing a integrao com base em um relacionamento estratgico entre o fornecedor e o ponto-de-venda, ligando assim reas de marketing e vendas na prpria empresa, ou seja, ambos tm o objetivo de ligar o cliente ao produto, com o poder de tornar os produtos irresistveis, que provocam desejos, necessidades e que vendem muito. Atualmente, os pontos-de-vendas esto em fase de transformao, onde a ambientao simulada no dia-a-dia de acordo com seu pblico-alvo, criando assim uma identidade e personificando decorativamente todas as ferramentas que circundam os produtos. Tendo como exemplo lojas de artigos masculinos que transformam o ambiente de compras em verdadeiros escritrios, porque segundo pesquisas, a maioria dos homens no tem pacincia para compras, desta forma estas lojas tornam essa experincia menos desgastante para seu pblico. Em uma outra pesquisa, descobriu-se que 85% das decises na compra de produtos acontecem no ponto-de-venda, ali que todo o planejamento de marketing e toda a verba gasta em divulgao sero testados. Sendo assim, o objetivo principal deste artigo mostrar a eficcia do merchandising aplicado no Trade marketing, representando o momento e o lugar certo para se convergirem diante de todos os elementos que compem a venda do produto para o consumidor gerando dinheiro.

O SURGIMENTO DO MERCHANDISING Merchandising uma derivao da palavra merchandise, que podemos entender como operao com mercadorias. Podemos entender sua definio como o conjunto de tcnicas sua definio como o conjunto de tcnicas responsveis pela informao e apresentao destacada dos produtos na loja, de maneira que acelere sua rotatividade. Com o passar dos anos, as antigas lojinhas comearam a notar o sucesso que as vitrinas faziam notar o sucesso que as vitrinas faziam, e perceberam que as mercadorias expostas eram mais vendidas do que as que no eram expostas, da transformaram o interior de suas lojas em verdadeiras vitrinas, as quais se podia ver e escolher todas as mercadorias. O merchandising era ento feito para dar destaque a todas as mercadorias, por onde comeava a partir do layout da loja, seus corredores e prateleiras at a disposio dos produtos e sua promoo atualmente, o merchandising algo muito mais completo, que busca acompanhar todo o ciclo de vida de um produto desde a adequao de sua imagem para os PDV, at sua performance diante dos consumidores vale ressaltar um ponto importante sobre o merchandising no ponto-de-venda: considerado a mdia mais rpida e eficaz, pois a nica em que a mensagem conta com os trs elementos-chave para concretizao de uma venda: o consumidor, o produto, e o dinheiro.

APRESENTAO NO PONTO-DE-VENDA Precisamos avaliar como o consumidor distingue produtos e servios que o levam compra no PDV. Com isso entenderemos as caractersticas dos estmulos que levam ao consumidor a atribuir valores ao produto, por exemplo, qualidade que percebida atravs de sinais de qualidade de um produto a marca, ao preo, a aparncia fsica e tambm a reputao do PDV no que se oferecido. Segundo MARTINEAU citado por (BLESSA, 2007, p.12); afirma que na verdade, todos os produtos so similares e,
para que sejam percebidos como nicos, e para que ocorra lealdade de marca, o ponto fundamental estabelecer uma imagem diferenciada do produto, de maneira que o consumidor possa identific-lo facilmente entre tantos outros. A embalagem e as cores do produto ajudam a estabelecer essa imagem.

VISO DO CONSUMIDOR Diante do processo de compra a viso o sentido humano responsvel pela escolha, sendo o primeiro estmulo que faz o crebro reagir em direo do produto e a merchandising trabalha sua impresso que de grande importncia, pois o consumidor vai resolver se leva o seu produto ou da concorrncia. 3

MEMORIZAO E GENERALIZAO Condio fundamental por meio da qual estabelece a recordao de uma idia associada outra em determinado momento. J a generalizao permite respostas apropriadas e estveis. Se o consumidor vai a uma loja e verifica que os preos ali so baixos. E logo generaliza as filiais dessa loja assim ela forma um estentipo similaridade. Exemplo se gostamos de um perfume de um determinado sabonete, esperamos uma idia positiva caso a compra de desodorante da mesma marca.

POSICIONAMENTO DO PRODUTO um resultado bem-sucedido aprendizado que faz com que haja discriminao de que esse muito melhor, ou pior, ou mais amargo. A imagem de um produto ou marca resultante de significados simblicos percebidos e atribudos a essa marca ou produto. O posicionamento de produtos ento coloca a marca ou o produto em posio relativa em relao aos outros.

EMBALAGEM A embalagem tem um poder de atrao que atinge diretamente na sensibilidade do seu cliente, motivando e levando o indivduo a realizar o ato da compra. A embalagem alm de ser um veculo publicitrio direto e atuante, discriminada por sua forma, cor e texto com isso a identificao do produto no feita somente por marcas. A mesma tem uma funo principal que ocasionar a venda do produto, porque o consumidor, ao atravessar os corredores de um hipermercado ou de uma loja com o propsito de adquiri algum artigo especfico, datem se, muitas vezes, para observar artigos bem diversos que chamaram sua ateno. Embalagens com design bem planejado fazem da linha completa um verdadeiro outdoor dentro da loja.

COMPRA POR IMPULSO A Compra impulsiva um processo decisrio no planejado e exatamente rpido pelo motivo de o consumidor est numa fila esperando sua vez para ser atendido, como no h mais nada para fazer alm de observar os produtos oferecidos, ele se v cercado de vrios produtos atrativos como: Chocolates, balas, revistas, etc. Por ser um impulso provocado pela viso de um produto percebido como necessrio e til. Pode, na verdade, ser um padro de compra que deixa a deciso final para ser tomada dentro da loja, onde pesquisas mostram que 85% das compras em lojas de auto-servio (supermercados) ocorrem no ponto-de-venda, isto , so feitas apenas quando o consumidor resolve comprar a mercadoria porque a viu exposta.

AMBIENTE DE COMPRA E TCNICAS DE MERCHANDISING A atmosfera refere-se ao design de um ambiente por meio de comunicaes visuais, iluminao, cores, msica, aromas para estimular as respostas emocionais e de percepo dos clientes que no final pode afetar seu comportamento de compra. Vrios fatores podem influenciar o consumidor para que ele sinta-se tentado ou no, a comprar. As caractersticas da loja, a disposio de produtos, o nmero e altura de balces e gndolas, o cho, as paredes, o teto, o ar condicionado e at o prprio pblico que transita no ambiente. O merchandising no PDV realizado por meio da criao de uma atmosfera que induza compra por impulso, portanto, existem 5 princpios bsicos que formam um conjunto para tentar agradar o consumidor: * Como o consumidor v o ponto-de-venda (decorao/visibilidade); * Como se sente nele (conforto/facilidades); * Como atendido (simpatia e disposio dos funcionrios); * Como espera encontrar os produtos (Localizao/qualidade e preos); * Qual a impresso que vai levar, comprando ou no; Tais princpios so avaliados pelos consumidores em conjunto com os produtos, e muito importante que ele se sinta bem dentro da loja, pois assim ser fiel a ela. (Segue em anexo TABELA na pgina 15, referente a dicas para planejar um bom merchandising)

LAYOUT DA LOJA Com a grande competitividade existente atualmente, a busca de um diferencial com base nos produtos, no preo, na localizao e na promoo cada vez mais importante. Com diversas opes de lojas, e de varejos virtuais, existentes no mercado atual, necessrio mais do que uma boa mercadoria para fazer com que os consumidores saiam de suas casas e v at sua loja para comprar. Portanto, preciso criar um design diferenciado e agradvel de loja para disponibilizar de visitas e muitas vendas. A necessidade de um arquiteto com experincia no tipo de produto que vai ser vendido fundamental para se desenhar o layout de uma loja, pois alm de ter um projeto que dimensione a produtividade dos espaos, preciso dispor de uma imagem que esteja de acordo com a localizao, pblico-alvo e com o estilo que a loja necessita, assim como, dispor de uma ambientao e atmosfera de compra que influencie positivamente a deciso dos consumidores.

Existem vrios fatores relacionados com o layout de uma loja que devem ser considerados:

COMUNICAO A comunicao visual de uma loja tem como propsito principal sinalizar, informar, chamar a ateno dos consumidores para que os mesmos compreendam de maneira fcil e gil a informao que a loja quer passar. Pode-se citar as indicaes que de grande valia para satisfao do consumidor de modo que sejam bem visveis e legveis definindo as vantagens, as ofertas de seus determinados grupos de produtos. O preo importante que seja adequadamente informado ao consumidor, pois pode decidir compra que segundo pesquisas o maior estimulador da compras por impulso a oferta de preos, de modo que se apresenta vantagem tende a ser apresentado com nmeros grandes para atrair, os procuradores de oferta. Em muitos casos os lojistas utilizam a tcnica de precificar com valores para confundir o consumidor como: R$ 5,99 em vez de R$ 6,00, pois os consumidores pensam que esto comprando mais barato. A vantagem a informar oferecer vantagens, descontos, brindes os quais anunciados de forma simples e esclarecedora. Tablides e malas diretas, atraem os consumidores de forma a manter maior sincronia entre o produto e o desejo do consumidor de forma que enviando de acordo com as regies especificas avaliado o tipo de perfil desse cliente de cada regio ou grupo (cluster) de consumo atingindo a cada loja.

COR As combinaes de cores devem ser de acordo com a categoria de pblico que se quer atingir. A escolha de tons fundamental como elemento de decoraes para combinar com os demais elementos informativos e assim atingir seu pblico-alvo.

LUZ A iluminao de fundamental importncia para o ambiente de uma loja, pois ela que vai destacar as mercadorias podendo tambm at mudar o humor e o comportamento dos consumidores.

EXIBITCNICA a principal ferramenta do merchandising existente em um conceito que diz que a visibilidade cria vendas, sendo assim com uma exposio de produtos bem planejados e bem feitos chamando ateno dos consumidores iro impulsion-los a comprar, logo se pode concluir que a mercadoria no exposta no ir vender facilmente.

VANTAGENS DE UMA EXPOSIO BEM-FEITA A exposio quando relacionada ao consumidor tende a facilitao da compra e a economia de tempo levando em considerao a necessidade de cada um. J para os varejistas criada a fidelidade da loja para atrair novos consumidores e em conseqncia aumentar sua lucratividade valorizando assim o espao de sua loja. Enquanto para o fornecedor aumenta a rotatividade dos produtos, cria fidelidade ao produto e marca bloqueando as atividades da concorrncia.

EXPOSIO E AMBIENTAO DE LINHAS As formas decorativas e as vitrines tm a finalidade de atrair os consumidores para dentro da loja de forma que a ambientao sirva para informar, seduzir e aclimatar o consumidor que j est disposto a comprar dentro da loja. Pode-se citar tambm que existem dois tipos de exposio/ambientao: a promocional e a institucional preciso experimentar, analisar e at trocar para saber qual exposio funcional mais adequada para cada tipo de pblico e de loja.

DISPOSIO DE PRODUTOS A separao, visibilidade, acessibilidade e disponibilidade todos esses itens devem ser separados por categorias conforme a procura do consumidor, que pode ser feita por sexo, por tamanho, por cor, por preo ou por estilo. A mercadoria precisa estar bem visvel, pois os produtos mal expostos no vendem bem, quando algum produto apresenta giro abaixo do normal pede-se que mude-o de lugar, para que tenha obtenha um fcil acesso e um bom sinnimo de visibilidade para que o consumidor possa se sentir atrado e sinta o desejo de querer possuir.

PONTOS PRINCIPAIS A SEREM OBSERVADOS EM UMA EXPOSIO * Localizao (quanto a melhores locais para o trfego); * Agrupamento (separar por categorias de produto); * Posicionamento (altura para olhar, alcance para pegar); * Comunicao (sinalizao com preo, oferta); * Volume (quantidade suficiente da mercadoria).

REAS NEGATIVAS Toda loja possui pontos negativos quanto viso de um produto que prejudicada dentro da loja ou supermercado os quais podemos citar: na entrada e sada da loja, incio e final das gndolas, locais atrs dos balces promocionais, nos corredores apertados, nas arrumaes atrs das colunas ou perto de 7

portas de acesso, atrs de pilhas ou ilhas altas, abaixo de 0,50cm do cho e acima de 1,80 cm, perto do estacionamento dos carrinhos e nas reas fora do fluxo normal dos corredores.

REAS POSITIVAS So as reas que possuem boa visibilidade so elas: parte central das gndolas, quatro metro depois da entrada da loja, nas pontas das gndolas, ilhas baixas, corredores largos, perto de produtos de alta procura, corredores de fluxo obrigatrio, prateleiras na altura dos olhos. Lugares esses que podem facilitar as sadas dos produtos.

TCNICAS PARA EXPOSIO DE PRODUTOS - PONTO NORMAL Localizao do produto de forma permanente onde o consumidor est acostumado a encontr-lo, ou seja, junto categoria a qual pertence. Ex: wisky no corredor de bebidas fortes.

- PONTO PROMOCIONAL OU EXTRA Localizao do produto por tempo limitado que tem como objetivo de destac-lo de sua posio, ou seja, em caso de exposies promocionais localizadas em rea de maior trfego para pega-los de surpresa. Ex: Vinho na ponte das gndolas no corredor de queijos.

- LOCALIZAO JUNTO OU LONGE DA CATEGORIA Exposio de produtos que a compra de um hindus a compra de um outro, estimula a compra por serem mais prticos (tudo que precisa ta ali) e tendem a comprar tudo de uma s vez, ao invs de andar em cada corredor coletando o que seria necessrio, dependendo de cada situao bom ou ruim, importante observar se as vendas esto em queda ou no. Ex: Molho de tomates junto s massas.

- DURAO DE EXPOSIO EM PONTO EXTRA Ponto na loja com cartazes que enfatizam o produto como novidade e atrao para que os consumidores se sintam desejados a compr-lo, tem como durao por 30 dias ou mais, as vendas comeam a diminuir duas semanas depois de montado.

- AGRUPAMENTO o ato de agrupar produtos por categorias ou segmento conforme sua procura, ou seja, manter vrios produtos de marcas diferentes para que o consumidor escolha. Ex: Todos os liquidificadores de 8

todas as marcas no mesmo lugar, com preos, formas de pagamentos, e suas respectivas funes para que o consumidor possa escolher o que melhor lhe convm.

- ASSOCIAO Tcnica que diz que os produtos tm de serem arrumados nas gndolas de forma que sejam correlatados e com usos relacionados. Ex: Xampu perto de sabonetes e no sabo perto dos refrigerantes. Em alguns casos os produtos que compem um conjunto, que, cria a possibilidade de impulso a desejo da compra.

- CROSS-MERCHANDISING Tcnica de associao dos produtos em pontos extras, todos os produtos tem que ficarem em seus respectivos pontos normais e eventualmente nos pontos extras visando o aumento de vendas. Ex: amendoim no corredor de bebidas

- IMPULSIONADORES Tcnica utilizada quando um produto de destaque (top de linha) tende estar na posio em que puxe as vendas de outros produtos menos importantes, ou seja, os produtos pegam uma carona em uma localizao privilegiada. Ex: caso tenha um grande estoque de biscoitos e esteja precisando vender poderia posicion-los junto aos pes, pois um produto campeo de vendas. importante ressaltar que pesquisas mostram que como a maioria das pessoas destra (usa a mo direita) os produtos tentem a ficarem expostos a direita do produto de destaque e fcil acesso.

- VOLUME Tende a est compatvel com a relao da mercadoria nas prateleiras, deve-se ter uma previso da quantidade de sadas para que nunca fiquem vazias as prateleiras.

- NGULO DE VISO E PONTO DE PEGA De acordo com o tamanho das gndolas, prateleiras, e expositores sempre respeitando o ngulo de viso, altura mxima para colocar os produtos 2 m, altura ideal para expor 1,6m na altura dos olhos, quanto altura das mos ponto de pegar 1 a 1.60 m e sua altura mnima 0.50 m abaixo s a base.

ARRUMAO EM GNDOLA Todos os produtos devem ser expostos independentemente do tamanho sempre preenchendo os espaos da prateleira at em cima de forma a agrupar todos os tamanhos de um mesmo produto prezando pelo alinhamento das embalagens, isso ajuda a rpida identificao do produto procurado.

- VERTICALIZAO Arrumao feita em sentido vertical, quando o mesmo produto ocupa todas as prateleiras de cima a baixo, com a funo de proporcionar maior impacto e clareza visual.

- HORIZONTALIZAO D-se quando so formadas linhas longas do mesmo produto na prateleira que pouco utilizado, pois confunde visualmente e da impresso de que s tem aquele produto.

- EM BLOCOS Quando os produtos so arrumados lado a lado formando pequenos blocos, considerada uma visualizao difcil confunde os consumidores na compra e apenas so usadas quando falta espao das prateleiras. importante ressaltar que nos dias de hoje possuem novos softwares que proporcionam o gerenciamento de espao para ajudar no processo de arrumao.

- RODZIO Tcnica de arrumao que exposto os produtos de fabricao mais antigos na frente e atrs os de fabricao mais recentes conhecidos como PEPS (primeiro a entrar e primeiro a sair).

- LIMPEZA Mtodo utilizado independente da marca do produto, onde todos os produtos devem primar por um aspecto que transmita a certeza de sua qualidade, ou seja, devem apresentar perfeitas condies de higiene.

- VITRINISMO um trabalho que permite uma identificao com o consumidor, a loja faz uma declarao clara a respeito do segmento do pblico que pretende atingir e refletem a imagem da loja com o objetivo de atrair os olhares mais distrados. Sempre lembrar que toda vitrina deve ser trocada a cada 15 dias, no deve expor produtos que esto em falta no estoque, no entupir a vitrina com vrios produtos para que no cause desconforto visual e a falta de produtos expostos. 10

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Os motivos do comportamento do consumidor detm filosofia, psicologia e sociologia que determinam as repostas e as reaes aos apelos mercadolgicos. Entretanto h uma seqncia comportamental e psicolgica que so: Reconhecimento do problema; Processo decisrio; Procura de alternativas; Avaliao das alternativas; Compra; Resultado da compra.

ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR considerado o principal ponto de venda, a excelncia no atendimento pode transformar o comprador espordico ou de liquidaes no consumidor permanente, mas uma pessoa que for mal atendida vai gerar uma propaganda negativa transmitida atravs do boca a boca que pode ser mais arrasadora do que qualquer ao da concorrncia assim como o atendimento simultneo a venda importante, o servio ps-venda indispensvel, pois vai influenciar na deciso do consumidor em comprar novamente na mesma loja.

MATERIAL DE PONTO-DE-VENDA Todos os tipos de sinalizao, displays ou matrias impressos tm como finalidade informar, relembrar, persuadir, indicar posio, expor, vender. O material de ponto-de-venda o que d voz a marca. O PDV se concentra na exata hora da compra e no local onde se decide e se escolhe o produto. Costuma-se dizer que a propaganda promete e o ponto-de-venda entrega. Se a entrega decepcionar, toda a promessa ser refutada.

PONTOS ESSENCIAS NA CRIAO Alguns pontos so essenciais na confeco do material de PDV e sua incluso no esquema promocional da loja: - criatividade: O material de PDV tem que ser antes de tudo criativo e bem dimensionado para o local onde ser aplicado. - originalidade: Texto curto e fcil com um bom impacto visual faro com que sua mensagem seja bem memorizada. 11

- funcionalidade: Simplicidade, boa acomodao do produto, montagem, colocao e reposio fcil garantiro a aceitao e seu uso pelos lojistas.

VANTAGENS DOS MATERIAIS Os materiais de merchandising geralmente ampliam os efeitos da propaganda feita em outros veculos, por que eles complementam as mensagens, diretamente ao nvel da loja, onde as decises de compra esto sendo tomadas. Para os fornecedores que no tm condies de no momento fazer propaganda na mdia impressa ou eletrnica, devido ao aumento dos custos tanto na mdia tradicional quanto eletrnica, os materiais de PDV so a mais razovel opo j que possuem custo baixo na hora certa e com marketing flexvel.

DISPLAYS A funo display colocar o produto em evidncia. No display preciso considerar que a embalagem passa a ser parte de um todo maior ao qual ela deve estar relacionada harmonicamente. O display deve apresentar como qualidade primordial, a aparncia de uma unidade onde vrios produtos expostos se integrem, mas ao mesmo tempo que se discrimine do ambiente atraindo a ateno do pblico.

MATERIAIS INAQUEDADOS PARA O PDV preciso melhorar o padro por parte das indstrias, agncias de propagandas e fornecedores, para que os materiais cumpram sua funo com o consumidor e se encaixem nos padres dos PDVs sem atrapalhar os espaos e layout das lojas. A qualidade dos materiais de merchandising ainda deixa a desejar. Os materiais precisam ser criados nos padres das lojas e com envolvimento voltado para as carncias de comunicao que os PDVs tm com seus consumidores.

O ABASTECIMENTO um fator importante da comercializao onde deve repor os produtos da loja sabendo o que comprar a que quantidade e a quem para manter um sortimento de produtos, ou seja, comprar evitando uma ruptura (faltas) lembrando que deve-se abastecer a loja com tipos de produtos que correspondem preferncia do consumidor-alvo.

12

ANEXO Pgina 5

Dicas para planejar um bom merchandising 1 Descubra qual a imagem visual que seu produto tem no ponto-de-venda. Pesquise os pontos fortes e fracos da embalagem, do material promocional, dos displays e da localizao. 2 Encontre o diferencial entre seu produto e os demais concorrentes. Classifique-o entre os outros. 3 Identifique e atenda s necessidades de seu consumidor. 4 Trace objetivos e planos de trabalho para os PDVs, assim como se planeja mdia. Calcule a porcentagem esperada de vendas ou pblico a atingir. 5 Analise sempre os resultados de suas aes nos PDVs, para medir acertos, perdas, tendncias sazonais e calcular riscos nas prximas aes. 6 Tente agregar valor a seus produtos com demonstraes, degustaes e promoes. 7 Oua o consumidor e o varejista sobre o que eles acham de seu produto e de sua equipe de merchandising. 8 Invista em novidades para o lojista e para o consumidor. 9 Crie materiais simples, fceis de montar, compreensveis e que no poluam as lojas. 10 Mantenha-se sempre em parceria com o Trade (varejo), mas saiba desafiar os limites impostos por alguns varejistas que no tm padres coerentes de aceitao de aes e materiais promocionais. 11 Tenha agilidade para repor estoques. 12 Estimule sua equipe de campo com conversar francas e motive-a para alcanar metas possveis, pois a confiana rege 100% da conduta e entusiasmo de funcionrios que esto 99% do tempo longe de voc nos PDVs. 13 D total cobertura a sua equipe, que enfrenta uma batalha diria no varejo. Acompanhe sua equipe constantemente, mesmo que por meio de supervisores. Nunca menospreze um funcionrio seu, por meros interesses comerciais. 14 Adote um dia da semana para rodar os PDVs e enxergar o que seus consumidores enxergam diariamente. 15 Tendo flexibilidade e descentralize suas decises. 16 No tente corrigir falhas na poltica de preos de sua empresa com promoo. Assim, voc estar promovendo um concorrente. 17 Exija que sua agncia de propaganda tome conhecimento do que acontece com seu produto dentro do ponto-de-venda. 18 Se voc no conseguir acompanhar todos esses itens, contrate uma agncia de merchandising e terceirize sua equipe.

13

CONCLUSO Neste artigo vimos que o principal objetivo foi mostrar aos leitores a eficcia e o destaque que merchandising aplicado no Trade marketing vem ganhando ao longo dos ltimos anos no Brasil e no mundo. Alguns itens confirmam a importncia das aes de merchandising realizado dentro das lojas, aes que tiveram como responsabilidade destacar um produto perante os demais, visando, assim, estimular o impulso de compra dos consumidores, pois, os consumidores necessitam de uma interao com o produto para sentir-se presente, num espao voltado para suas necessidades e desejos. Podemos perceber que diante do processo de compra a viso o sentido humano responsvel pela escolha, por isso, que precisamos avaliar como o consumidor distingue produtos e servios que o levam compra no PDV. Neste ponto entram os profissionais de marketing que de grande importncia no mercado varejista, pois de certa forma eles conseguem estmulos que levam os consumidores a atribuir valores ao produto. Com a grande competitividade existente atualmente, vimos que a busca de um diferencial com base nos produtos, no preo, na localizao e na promoo cada vez mais importante. Assim, mostramos que existem vrios fatores relacionados com o layout de uma loja que devem ser considerados como: a comunicao que produtos anunciados de forma simples podem oferecer vantagens, descontos, brindes e etc. Luz, a iluminao de fundamental importncia para o ambiente de uma loja, pois ela quem vai dar destaque as mercadorias e assim vimos tambm reas positivas, negativas dentre outros itens que foi mostrado e explicado no artigo.

14

BIBLIOGRAFIA BLESSA, R.; MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA. ED. ATLAS S.A. 2007; ED. 4; SO PAULO.

EDITORES Revista VEREDAS FAVIP Revista Eletrnica de Cincias e Cultura

15

También podría gustarte