Está en la página 1de 3

ALUNOS:

Daniel Guimares Frana Renata Bandeira de Moura

Problema: A no regulamentao do casamento homoafetivo contraria as garantias constitucionais de igualdade e liberdade?

Objetivo Geral Analisar a situao do casamento entre homoafetivos, em face de atual legislao e jurisprudncia. Objetivos Especficos - Analisar legislao e princpios do direito, garantidores da igualdade e liberdade. - Identificar leis e jurisprudncias aplicveis s unies homoafetivas. - Identificar aspectos morais e religiosos que possam influenciar a regulamentao do casamento homoafetivo.

Justificativa Em face do claro descaso Legislativo quanto manuteno das garantias Constitucionais de igualdade e liberdade aos LGBTTTs, v-se necessrio a discusso dos porqus que levam a marginalizao dessa camada social. Entretanto, o Direito no deve se abster de garantir o que a lei (ainda) no garante, portanto, consideramos que desde 2011 houve um avano em relao s decises judiciais sobre os reconhecimentos de unies homoafetivas. Desdeo ano passado ocorreram muitas decises nos tribunais que em geral - foram favorveis aos interessados. Em fevereiro, houve uma deciso em que o juiz utilizou-se da Lei Maria da Penha para deliberar proteo a um homem que sofria ameaas do seu excompanheiro, estabelecendo que esse mantivesse uma distncia da vtima maior do que 100 metros de distncia. A Lei j fora utilizada antes com casais homoafetivos, mas entre casais de mulheres. Outro avano foi no dia 5 de Maio de 2011, quando o STF reconhece a unio estvel entre um casal homoafetivo, assegurando alguns direitos. Outra deciso do STF, tomada um ano aps a primeira, reconheceu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, incluindo mais garantias matrimoniais (fazer declarao conjunta do IR; autorizar cirurgia de risco; somar renda para aprovao de financiamentos; somar renda para alugar imveis; adoo do filho do cnjuge; assumir guarda do filho do cnjuge; adotar sobrenome do parceiro; etc).

Ainda no mbito jurisprudencial, no final do ano de 2011, o STJ autorizou o casamento civil de um casal de mulheres e em dezembro, em Porto Alegre (RS), o casamento civil comeara a ser autorizado. Portanto, notrio o interesse de casamento dessa parte da populao e, consequentemente, se faz necessrio que a lei garanta o casamento homoafetivo sem necessidade de uma tramitao legal para que seja liberada a garantia por intermdio de jurisprudncia. Por trs do gozo que essas decises proporcionam para os que so favorveis causa LGBTTT, se encontra uma maquiagem da realidade legislativa, pois as jurisprudncias apenas so um paliativo para o verdadeiro problema: ausncia de normas reguladoras e garantidoras de casamento aos casais homoafetivos. A falta de regulamentao deixa ao critrio de juzes a mudana do estado civil dos indivduos (maiores de 18 anos, capazes e consensualmente interessados em casar), que podem ter seu pedido negado caso o juiz seja movido por questes de cunho fundamentalista religioso. Alguns avanos j podem ser percebidos no mbito legislativo, dos quais dois se destacam: O primeiro que um PEC (Projeto de Emenda Constitucional), que necessita da assinatura de mais de 70 parlamentares para que possa iniciar sua tramitao no CN, de garantia ao casamento para homoafetivos (tendo o Deputado Jean Wyllis como um dos principais que lutam para obteno das assinaturas); Alm disso, este ano a CDH aprovou o projeto que inclui casamento gay no Cdigo Civil (ainda precisa passar por CCJ e plenrio do Senado e pela Cmara). Esses dois avanos so assim considerados por lutarem por direitos positivados, j que a luta por reconhecimento no deve se restringir apenas ao reconhecimento jurisprudencial. Entre tantos avanos, o que vemos como o maior de todos (seria, caso aprovado) o Estatuto da Diversidade Sexual, elaborado com a ajuda das mais de 60 Comisses da Diversidade Sexual das Seccionais e Subsees da OAB, que modifica a concepo restrita do conceito de casamento e entidade familiar, ampliando para as novas formas de unio parental. O Anteprojeto do Estatuto encontra-se na etapa de coleta de assinaturas, pois apenas com 1 milho delas que as modificaes sugeridas sero vistas e incorporadas pelas Comisses da Diversidade Sexual. A necessidade de constante discurso do tema se d, pois ainda existe um grande preconceito tanto por parte da populao, como dos prprios legisladores, que em sua grande maioria vm se abstendo da regulamentao do tema, causando uma grande insegurana jurdica para todos aqueles que pretendem ter a sua situao enquanto casal homoafetivo respeitada e regulamentada.O casamento homoafetivo entra nesse espao ao percebermos que a necessidade de autoafirmao da massa LGBT, numa sociedade construda sobre uma infraestrutura crist-judaica-homofbica, fomenta nessa camada a luta por visibilidade e igualdade, o que responsabiliza o Direito de garantir tal igualdade (imputada Constitucionalmente como um princpio).

A adequao do direito s mudanas sociais lenta e gradual, mas precisa acompanhar as novas formas de organizao social e costumes, atendendo a necessidades que antes no existiam. Portanto, fez-se necessrio uma anlise dos motivos que excluram/excluem esses cidados do mbito de garantias legais para uma anlise crtica que desconstrua o antigo e construa o novo conceito de casamento, atendendo as reais necessidades da sociedade e as novas configuraes familiares. Almejamos, ento, aps esclarecer que a ausncia de garantia legal do casamento homoafetivo contraria garantias constitucionais de liberdade e igualdade, que os agentes de direito tenham um material de pesquisa que alimente discusso crtica do Direito e contribua para que os mesmos atuem em prol de uma mudana do legislativo que possibilite uma mudana favorvel a essa parcela da sociedade que se encontra privada de direitos apenas por causa de um preconceito direcionado a sua orientao sexual.

También podría gustarte